Thiago Otavio Scarelli

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo-SP. Pós-graduado Lato Sensu, em nível de especialização, com dupla titulação e reconhecimento internacional em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão pelo Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental (CIAMO) em Jundiaí-SP e pelo Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China (C.E.M.E.T.C) em Madrid-ESP, sendo a primeira turma brasileira a obter esta titulação. Reconhecimento por Destaque e Mérito que tem por base o desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Anhembi Morumbi, obtendo Participação no Conselho, Ensino, Pesquisa e Extensão. Fisioterapeuta Clínico Moderno atuante, atendendo em consultório particular durante a semana e ministrando cursos e palestras aos finais de semana. Atuante no Núcleo de Estudos em Educação Continuada no Instituto Nichioka em São Paulo-SP. Autor da Editora Thieme Revinter. Colaborador e Representante da E-lastic Brasil. Colaborador e Colunista da Runners Brasil. Colaborador e Pesquisador no Gastrocentro - UNICAMP em Campinas-SP. Atuação em Reuniões Clínicas e Científicas no Centro de Traumatologia do Esporte e em Ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo e Escola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM em São Paulo-SP.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão

2016 - 2018

Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental
Título: O uso do Aparelho Eletromagnético como método de tratamento para Doença de Crohn e Reto Colite Ulcerativa: Uma Abordagem pela Acupuntura Bioenergética
Orientador: Cassiano Mitsuo Takayassu e Mara de Lúcia Paiva Tambarucci

Graduação em Fisioterapia

2013 - 2017

Universidade Anhembi Morumbi
Título: Avaliação dos valores da Pressão Arterial e Correlação com o Nível de Atividade Física dos Estudantes de Fisioterapia de uma Universidade do Centro da Cidade de São Paulo
Orientador: Eliana Corrêa dos Santos

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

E.E. Profª Maria de Lourdes de França Silveira

Formação complementar

2019 - 2019

Bases Científicas dos Exercícios Físicos no Controle da Dor. (Carga horária: 15h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Efeitos Imediatos da terapia Manipulativa Vertebral Inespecífica em Pacient. (Carga horária: 5h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Reabilitação Musculoesquelética do complexo do ombro em atletas. (Carga horária: 5h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Incidência e Biomecânica nas lesões no esporte. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Prevenção FIFA 11+. (Carga horária: 5h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Abordagem Científica dos Calçados na Corrida. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Tratamento Conservador, Pré e Pós Operatório das Principais Lesões do Omb. (Carga horária: 25h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2019 - 2019

Dor Lombar Crônica ? Avaliação e Tratamento. (Carga horária: 30h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Atenção Integral à Saúde das Mulheres. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Acurácia Diagnóstica dos Testes Musculoesqueléticos nas Disfunções da Colun. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Anatomia, Biomecânica e Mecanismos de Lesões do LCA. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Osteoartrose de Joelho - Abordagem Contemporânea. (Carga horária: 15h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Disfunções de Controle e Movimento - Abordagem Global na Dor Lombar Crônica. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Estabilização Segmentar Lombar. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Etiologia da Disfunção Sacroilíaca. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2018 - 2018

Fundamentos da UTI. (Carga horária: 3h). , FisioIntensiva, FI, Brasil.

2018 - 2018

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. (Carga horária: 20h). , Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, COFFITO, Brasil.

2018 - 2018

Liberação Miofascial Instrumental, Pontos Gatilhos e Ventosaterapia. (Carga horária: 30h). , Instituto Cefisa, IC, Brasil.

2017 - 2017

Laserterapia e Laseracupuntura. (Carga horária: 10h). , Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental, CIAMO, Brasil.

2017 - 2017

Acupuntura Auricular Bioenergética. , Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental, CIAMO, Brasil.

2017 - 2017

Restauração Bioenergética. (Carga horária: 10h). , Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental, CIAMO, Brasil.

2016 - 2016

Eletroacupuntura. (Carga horária: 10h). , Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental, CIAMO, Brasil.

2014 - 2014

Suporte Básico de Vida - BLS. (Carga horária: 5h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2014 - 2014

Design Thinking. (Carga horária: 10h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2014 - 2014

Fundação Clinton Global Initiative - Grandes apostas na filantropia. (Carga horária: 10h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Acupuntura Bioenergética e Moxabustão.

Participação em eventos

III Jornada UNIFESP/ABRAFITO de Reabilitação do Tornozelo e Pé. 2019. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Atualização em Cirurgias do Quadril. 2019. (Simpósio).

Reunião Clínica sobre Fáscia. 2019. (Encontro).

II Jornada de Reabilitação do Tornozelo e Pé (UNIFESP/ABRAFITO). 2018. (Seminário).

Laserterapia e Fotobiomodulação.Laserterapia e Fotobiomodulação. 2018. (Encontro).

Seminário Internacional de Formação em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão - Anatomia e Fisiologia Energética. 2017. (Seminário).

Seminário sobre Obesidade, Diabetes e enfermidades endócrinas através da MTC. 2017. (Seminário).

Terapeuta como Terapia: Qi e seu Engajamento. 2017. (Simpósio).

4ª Jornada Científica de Fisioterapia. 2016. (Simpósio).

Seminário de Restauração Bioenergética. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional Utilização dos Raios Infravermelhos Longo (Photonterapia) e ) e o Biomagnetismo. 2016. (Seminário).

3ª Jornada Científica da Fisioterapia. 2015. (Simpósio).

6º Encontro da Escola de Ciências da Saúde.6º Encontro da Escola de Ciências da Saúde - Envelhecimento Saudável. 2015. (Simpósio).

2ª Jornada Científica da Fisioterapia. 2014. (Simpósio).

Câncer de Mama. 2014. (Outra).

El fisioterapista en salud laboral.El fisioterapista en salud laboral. 2014. (Encontro).

Evento Científico da Fisioterapia. 2014. (Encontro).

O Corpo Neolítico na Era da Informação. 2014. (Encontro).

Posturologia. 2014. (Encontro).

Dia da Responsabilidade Social.Dia da Responsabilidade Social. 2013. (Outra).

VIII Semana de Atendimento as Vítimas de Trauma. 2010. (Seminário).

Orientou

Cassiano Mitsuo Takayassu e Mara Lúcia de Paiva Tambarucci

O USO DO APARELHO ELETROMAGNÉTICO COMO MÉTODO DE TRATAMENTO PARA DOENÇA DE CROHN E RETO COLITE ULCERATIVA: UMA ABORDAGEM PELA ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão) - Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental; Orientador: Thiago Otávio Scarelli;

Eliana Corrêa dos Santos

AVALIAÇÃO DOS VALORES DA PRESSÃO ARTERIAL E CORRELAÇÃO COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DE UMA UNIVERSIDADE DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Thiago Otávio Scarelli;

Produções bibliográficas

  • LOURENCO, L. H. ; FRESCA, A. ; MORAES, C. ; SCARELLI, T. O. . Enfermagem em Endoscopia - da Teoria a Prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2019. v. 1. 350p .

Outras produções

SCARELLI, T. O. . Como evitar a dor na atividade física. 2019; Tema: Fisioterapia Esportiva. (Site).

Prêmios

2016

Anhembi Morumbi Honors, Universidade Anhembi Morumbi.

2014

Representante Discente do Centro Acadêmico de Fisioterapia, Universidade Anhembi Morumbi.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador e Pesquisador, Carga horária: 10

Atividades

  • 10/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento e Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Participação, Enquadramento Funcional: Ouvinte, Carga horária: 60

Outras informações:
Participação Presencial na IV Reunião Clínica de Atualização em Ortopedia e Traumatologia da EPM/UNIFESP. Carga Horária Teórica de 60hs. Linha Programática ou de Extensão sobre Educação Continuada sob Coordenação (Responsável Técnico Científico) de Fernando Baldy dos Reis.

2019 - Atual

Instituto Nichioka

Vínculo: Participação, Enquadramento Funcional: Ouvinte

Outras informações:
Atuante no Núcleo de Estudos em Educação Continuada no Instituto Nichioka em São Paulo-SP, relacionados a Reabilitação Musculoesquelética, Esportiva e Neurociência da Dor embasado nas melhores diretrizes científicas.