Eduardo Castejon Molina

Mestre em ?Planejamento e Análise de Políticas Públicas?, área de conhecimento interdisciplinar, linha de pesquisa: desenvolvimento urbano, rural, regional e ambiental, pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? Unesp ? Franca, (2019). Bacharel e Licenciado em História pela UNESP - Campus de Franca e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor da Fundação Educacional da Alta Mogiana (Feam COC), ministrando as disciplinas de História e Ciências Sociais e atua como docente no curso de Pedagogia da Fundação Educacional de Ituverava - unidade de São Joaquim da Barra (FAJOB). Tem experiência e interesse na pesquisa nas seguintes áreas: Ensino de História, Políticas Públicas educacionais, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.

Informações coletadas do Lattes em 02/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas

2017 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Ensinar com o patrimônio: o estudo para a elaboração e implementação da política de Educação Patrimonial na rede pública estadual de ensino, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Lílian Rodrigues de Oliveira Rosa
Palavras-chave: Políticas Públicas; educação patrimonial; patrimônio cultural.

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade Federal de São Carlos
Título: Multiculturalismo: Documentos que viabilizam práticas pedagógicas multiculturais em sala de aula

Graduação em História

2005 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O retrato de uma era: Burckhardt e o conceito de unidade cultural para o Renascimento italiano
Orientador: Lelio Luiz de Oliveira

Formação complementar

2003 - 2004

Técnico em Informática. , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Participação em eventos

VI Simpósio de Educação e III Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação.POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DA LEI N 10.639/03. 2017. (Simpósio).

Curso de Extensão: Educação Especial na perspectiva inclusiva. 2013. (Encontro).

Fórum de Socializaçãoda disciplina de Estágio Supervisionado. 2012. (Seminário).

Movimento negro e Educação no Brasil. 2011. (Oficina).

O Tempo do Jornalista e o Tempo do Historiador. 2008. (Simpósio).

XVII Semana de História: Novos embates Historiográficos. 2008. (Simpósio).

Arte Pet 2006: Homem, Tempo e Sociedade. 2006. (Simpósio).

Entre representações e aproximações: O ofício do Historiador. 2006. (Seminário).

I Semana Alternativa do Centro Acadêmico de História. 2006. (Simpósio).

Simpósio de Questões Raciais, Identidade e Movimentos Sociaisiais. 2006. (Simpósio).

XVI Semana de História: História Repensada. 2006. (Simpósio).

Ciclo de Conferências e Debates: A Escrita da História. 2005. (Encontro).

IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais: formas de pensar na Antiguidade e na Idade Média. 2005. (Outra).

O Espelho de Quixote: O universo real num jogo de palavras. 2005. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

João Luiz Passador

ROSA, L. R. O.; MARTINO, V. F.;PASSADOR, João Luiz. Ensinar com o patrimônio: o estudo para a elaboração e a implementação da Política de Educação Patrimonial no ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista.

LÉLIO LUIZ DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, Lelio Luiz de. O retrato de uma era: Burckhardt e o conceito de unidade cultural para o Renascimento italiano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESP-Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus de Franca.

Vânia de Fátima Martino

MARTINO, Vânia de Fátima; ROSA, L. R. O.; PASSADOR, J. L.. Ensinar com o Patrimônio: o estudo para a elaboração e implementação da Política de Educação Patrimonial no Ensino Fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- UNESP- Franca.

Vânia de Fátima Martino

MARTINO, Vânia de Fátima; ROSA, L. R. O.. O estudo sobre a viabilização para implementação da política de educação patrimonial na rede pública estadual de ensino fundamental II de uma cidade do interior de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- UNESP- Franca.

Claudia Souza Passador

ROSA, L. R. O.; MARTINO, V. F.; PASSADOR, J.L.;PASSADOR, CLÁUDIA SOUZA. ENSINAR COM O PATRIMÔNIO: O estudo para a elaboração e implementação da Política de Educação Patrimonial no ensino fundamental II,. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Universidade Estadual Paulista.

Tânia da Costa Garcia

OLIVEIRA, L. L.;GARCIA, T.C.; PINHEIRO, L. M.. O retrato de uma era: Burkhardt e o conceito da unidade cultural para o renascimento italiano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESP/FRANCA.

Sandra Rita Molina

MOLINA, S. R.. O estudo sobre sobre a viabilização para a implementação da política de educação patrimonial na rede pública estadual de ensino fundamental II de uma cidade do interior de São Paulo.. 2018 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

MARTINO, V. F.; PASSADOR, J. L.;ROSA, L. R. O.. Ensinar com o patrimônio: o estudo para a elaboração e implementação da Política de Educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento e análise de políticas públicas) - Universidade Estadual Paulista Campus de Franca.

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

ROSA, L. R. O.; MOLINA, S.R.; MARTINO, V. F.. O Estudo sobre a viabilização para implementação da política de educação patrimonial na rede pública estadual de ensino fundamental II de uma cidade do interior de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Planejamento e análise de políticas públicas) - Universidade Estadual Paulista Campus de Franca.

Reginaldo Fernando Carneiro

CARNEIRO, Reginaldo F.; FISCARELLI, R.; LASARETTO, Lucilaine N.. Multiculturalismo: documentos que viabilizam práticas pedagógicas multiculturais em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil - UFSCar.

Foi orientado por

LÉLIO LUIZ DE OLIVEIRA

O retrato de uma era: Burckhardt e o conceito de unidade cultural para o Renascimento Italiano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNESP-Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus de Franca; Orientador: Lelio Luiz de Oliveira;

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

O Estudo sobre a viabilização para implementação da política de educação patrimonial na rede pública estadual de ensino fundamental II de uma cidade do interior de São Paulo; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento e análise de políticas públicas) - Universidade Estadual Paulista Campus de Franca,; Orientador: Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa;

Produções bibliográficas

  • MOLINA, E. C. . Educação Patrimonial: perspectivas para sua inserção no currículo. In: Maria Madalena Gracioli; Vânia de Fátima Martino. (Org.). Estudos em Políticas Educacionais III. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 65-81.

  • MOLINA, E. C. . http://eventos.unifacef.com.br/simpedu/2017/files/5SIMPEDU-Ebook.pdf. In: Célia Maria David; Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DA LEI N 10.639/03. 1ed.Franca-SP: Editora Uni-Facef, 2017, v. 1, p. 1464-1483.

  • MOLINA, E. C. . Para além dos muros da escola: a educação patrimonial como ferramenta para o exercício da cidadania ativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

FEAM COC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e Ciências Sociais, Carga horária: 15

2009 - 2013

Colégio São Joaquim - Anglo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e Ciências Sociais, Carga horária: 15