Gabriela Neves da Silva

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo ? EACH USP (2019); -Licenciada em Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). -Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo ? EACH USP (2021 -presente) Gestora de projetos na área de resíduos sólidos. Atuação na área ambiental, com experiência nas áreas de: Educação ambiental, Ecologia botânica, manejo, Novo Institucionalismo, Bens comuns, Governança ambiental, Resíduos recicláveis e Gestão de Projetos Ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 10/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sustentabilidade

2021 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Governança de bens comuns e ações coletivas: uma análise histórica sobre o desenvolvimento do Parque Linear Tiquatira, São Paulo ? SP, Brasil
Alexandre Toshiro Igari.

Graduação em Geografia

2021 - 2022

Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em Gestão Ambiental

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Aspectos populacionais do Pittosporum undulatum em um trecho de manejo de Livistona chinensis no Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL) - São Paulo, Brasil.
Orientador: Leonardo Dias Meireles

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Etec de Embu

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Gestão Ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Botânica.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: sustentabilidade.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: governança.

Organização de eventos

SILVA, G. N. . Seminário Interdisciplinar de Sustentabilidade - SIS. 2022. (Outro).

SILVA, G. N. ; OLIVEIRA, C. E. ; IGARI, A. T ; PAVANELLI, J. ; CORRÊA, G. . Seminários de Pesquisa em Sustentabilidade. 2021. (Outro).

SILVA, G. N. . Semana Aberta de Gestão Ambiental- EACH ? USP. 2015. (Outro).

SILVA, G. N. . Semana Aberta de Gestão Ambiental- EACH ? USP. 2015. (Outro).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Ambiente, economia e mudança institucional, Descrição: A relação entre ambiente e economia é investigada a partir de perspectivas teóricas bastante diversas, e recorrentemente conflitantes. A Economia Ecológica propõe uma abordagem alternativa à dominância da racionalidade da Economia Ambiental Neoclássica para o enfrentamento dos desafios socioambientais presentes, como a exploração e degradação ambiental que ultrapassam os limiares de resiliência na natureza e o aprofundamento da desigualdade social, principalmente no tocante à injustiça nos padrões distributivos dos benefícios e ônus do uso e apropriação do capital natural e dos serviços ecossistêmicos. Entretanto, a conservação e a justiça ambiental, na magnitude e abrangência almejadas pela Economia Ecológica, demandam profundas e disruptivas mudanças institucionais (no sentido de normas e regras que balizam as relações sociais), que vão além da inércia, ou no máximo, do incrementalismo nas instituições que mantém o status quo. Assim, este projeto busca contribuir com a conciliação dos objetivos civilizatórios colocados pela sustentabilidade e os avanços teóricos e empíricos sobre os processos de mudança institucional, principalmente com relação à governança de bens comuns, justiça ambiental, limites socioambientais e serviços ecossistêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Neves da Silva - Coordenador / Alexandre Toshiro Igari - Integrante / Camila Espezio de Oliveira - Integrante / João Marcos Mott Pavanelli - Integrante / Artur Franco Bueno - Integrante / Ricardo Alexandre Batista da Costa Rosado - Integrante / Patrícia Elaine da Silva - Integrante / Luiza Friedrichsen Canellas - Integrante / Bruna Miranda Arnaldo dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna

Outras informações:
Projeto de Pesquisa com Espécies exóticas e Invasoras.

Atividades

  • 08/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, USP Leste.,Linhas de pesquisa

  • 05/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, USP Leste.,Linhas de pesquisa

2016 - 2017

Instituto Butantan

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Coletas de campo, análise e processamento de dados, participação na redação de projetos de pesquisa

2016 - 2018

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 22

Outras informações:
Encarregada da comunicação geral das atividades, agenda e controle orçamentário dos projetos desenvolvidos pela Secretaria do Verde e comunicação social com a população da região Norte-1. Implementação de coleta seletiva no prédio da prefeitura Regional do Tucuruvi, em conjunto com atividades educativas voltada ao consumo, reuso e sustentabilidade e capacitação de todos os funcionários. Agente de educação ambiental em escolas, órgãos públicos e privados. Aplicação de cursos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Gestão de resíduos sólidos e Hortas urbanas.

2013 - 2014

Alebimar Kids Comercio de Brinquedos Ltda

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 22

Outras informações:
Organização de documentos, recebimento de fornecedores e encaminhamento de materiais, elaboração de agendas e relatórios orçamentários, redação de documentos e comunicados. Controle de estoque, entrada e saída. Gestão de resíduos sólidos.

2022 - Atual

Grupo muda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora de Projetos, Carga horária: 45

Outras informações:
Gestão de projetos sustentáveis voltados a gestão de resíduos sólidos e logística reversa.