Diego Bernard Varella de Castro Latorre
Graduado em Ciências Sociais (2010) e Mestre em Ciências da Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq entre 2008 e 2009 realizando um inventário avaliativo sobre as relações entre "problemática sócio-ambiental e pensamento crítico social".
Bolsista de Mestrado CAPES entre 2011 e 2013 dissertando sobre as "condições de trabalho dos professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Florianópolis".
Professor de Sociologia do Ensino Médio Básico e Tecnológico Integrado com atuação no setor público (SED-SC) e privado (SENAI-SC) entre os anos 2010 e 2013.
Desde 2012 é Servidor Público concursado na área Administrativa da Saúde Estadual (SES-SC).
Informações coletadas do Lattes em 25/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2010 - 2013
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O fenecer da educação capitalista : estudo das condições dos trabalhadores temporários da educação (ACTS) no ensino público de Florianópolis, Ano de Obtenção: 2013
Nise Maria Tavares Jinkings.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Trabalho docente temporário; Neoliberalismo e reestruturação produtiva; Precarização e proletarização.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais
2006 - 2010
Universidade Federal de Santa Catarina
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2000 - 2005
English Course. , FISK Brasil, FISK, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia do Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia Ambiental.
Participação em eventos
Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.O Fenecer da Educação: análise do processo de alienação, precarização e proletarização docente.. 2011. (Encontro).
I Encontro sobre teoria Social, Educação, Ontologia e Realismo Critico.. 2009. (Encontro).
IX Semana de Ciências Sociais: Movimentos Sociais e Poder e Estado.. 2008. (Outra).
O ritmo da vida na pós-modernidade: o reencantamento do tempo?. 2008. (Encontro).
Fórum Social da Juventude do Mercosul. 2007. (Outra).
Primer encuentro Nacional e Internacional sobre Economia Política y Derechos Humanos.. 2007. (Congresso).
"Dimensões da Vida Republicana:Justiça e Cidadania". 2006. (Outra).
"IV Simpósio de Ciências Sociais: Diferentes olhares sobre o contemporãneo e I Simpósio de Filosofia". 2006. (Simpósio).
"Religião,história e educação no pensamento de Augusto Comte". 2006. (Outra).
" V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais-Cultura e Educação: Ética e Ação Política". 2006. (Outra).
Mini Curso " A Idade Média Através das Fontes: Aspectos Sócio-Políticos". 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LATORRE, Diego. . O Fenecer da Educação: análise do processo de alienação, precarização e proletarização docente.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2013
Dissertação de Mestrado, Descrição: O fenecer da educação capitalista : estudo das condições dos trabalhadores temporários da educação (ACTS) no ensino público de Florianópolis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Diego Bernard Varella de Castro Latorre - Coordenador / Nise Maria Tavares Jinkings - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2008 - 2009
As Ciências Sociais e o meio ambiente no Brasil: Inventário e avaliação da produção acadêmica no periodo 1998-2008 (Análise da produção marxista face à problemática sócio-ambiental contemporânea)., Descrição: O presente trabalho centra-se no contexto da problemática sócio-ambiental contemporânea em suas mais variadas causas e conseqüências. É dividido metodologicamente em duas partes que em última instância estão totalmente conectadas. O primeiro elemento é a sistematização e avaliação de um inventário referente ?as ciências sociais do meio ambiente no Brasil?. O segundo versa sobre alternativas frente a dinâmica ambiental sob a perspectiva do estudo epistemológico das ciências ambientais e o marxismo, sob suas mais variadas acepções, em particular aquelas que almejam uma nova sociabilidade unindo conceitualmente suas bases epistemológicas e ontológicas com a ecologia. Para contemplar esta empreitada pesquisamos; (1) na base de banco de dados do CNPq e Capes, núcleos de pesquisa e ou lideres atuantes na problemática sócio-ambiental no período de 1998-2008. Com isso pretendemos reelaborar e dar continuidade (atualizar) a pesquisa realizada antes de 1992 com a mesma proposta. (2) Através de uma ampla consulta bibliográfica, procuramos suprir uma necessidade e lacuna que encontrávamos em nosso Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD-UFSC) referente a epistemologia das ciências ambientais. Utilizando a metodologia de revisão ordenada de literatura com fichamentos padronizados ( título, abstract, linha de argumentação do autor, comentários pessoais), procuramos elucidar algumas questões e conceitos pertinentes a nossa problemática. Por ser uma pesquisa com primazia teórica buscamos através desta sistematização bibliográfica produzir um artigo que contribua com o campo cientifico. Nele procuramos identificar as ?correlações causais? existentes entre a destruição do meio ambiente e a necessidade de crescimento econômico-desenvolvimentista atual. Para além da mera crítica a um modelo de desenvolvimento, refletimos também o significado real de uma sociabilidade gerida pela determinação econômica do capital. E é neste contexto que procuramos identificar em. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego Bernard Varella de Castro Latorre - Integrante / Paulo Henrique Freire Vieira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital Regional de São José. , Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida, 88040970 - São José, SC - Brasil, Telefone: (48) 32719184
Experiência profissional
2012 - Atual
Fundo Estadual de Saúde do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Servidor Técnico Administrativo.
2011 - 2012
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa de mestrado CAPES-DS.
2008 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
SENAI - Departamento Regional de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Sociologia do Ensino Médio Integrado.
2011 - 2011
SENAI - Departamento Regional de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Sociologia do Ensino Médio Integrado.
2012 - 2013
Escola Básica Jurema CavallazziVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Sociologia do Ensino Médio.
2010 - 2011
Colégio Estadual Wanderley JuniorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor admitido em caráter temporário (ACT).
Ensino Médio: Sociologia e Filosofia.
Magistério: Filosofia da Educação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diego Bernard Varella de Castro Latorre e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?