Richard Peter de Paiva

Mestre em Engenharia Automobilistica pela Escola Politecnica da Universidade de São Paulo/USP na área de Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Fornecedores e Seguimento de projetos. Participação em vários Cursos, Seminários, Conferências, Worshops, Feiras Especializadas, e Treinamentos, na área de Engenharia Mecânica. Carreira profissional desenvolvida nas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Qualidade e Engenharia de Manufatura. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em CAD/CAE, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Produtos, Gestão da qualidade, Coordenação de grupos de desenvolvimento e processos de fabricação de produtos. Desde agosto de 1998 trabalhando em projetos automobilísticos e análises experimentais em montadoras como DaimlerChrysler, Volkswagen e PSA Peugeot Citroën, nas áreas de Periféricos do Motor e Trem de Forca, Eixos diferenciais, Sistemas de transmissão, Estruturas veiculares e Motores à diesel.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestre Profissional em Engenharia Automotiva

2007 - 2009

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Orientador: Paulo Carlos Kaminski
Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos; Co-desenvolvimento de produtos; Processo de seleção de fornecedores.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Transporte terrestre; Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias.

Graduação em Engenharia Mecânica

1996 - 2001

Instituto Maua de Tecnologia

Curso técnico/profissionalizante

1991 - 1992

SENAI Mario Amato

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Peugeot Citroen do Brasil Automóveis, Peugeot Citroen do Brasil Automóveis. , Avenida das Nações Unidas - de 17281 ao fim - lado ímpar, Vila Almeida, 04795100 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 25365126, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Peugeot Citroen do Brasil Automóveis

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos de produtos, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenação de projetos nas áreas de Sistemas de arrefecimento, escape e admissão de ar (Filtro de ar), linha de combustível e sistema de refrigeração (Ar condicionado).

2003 - 2006

DaimlerCrhysler do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de produtos, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhos em Projetos de produtos, processo de fabricação, análises de campo e documentação, Sistemas de transmissão, Eixos cardan, Lay out, analise de cálculos junto ao fornecedor, Caixas de transmissão, Estruturas veiculares, analise de cálculos estruturais, Motores à diesel, sistemas de refrigeração (cooling), sistema de exaustão e coxinização, Projetos de montagem de freios a disco, tambor e freio de estacionamento, Suspensão Primaria, analise de cinemática e construção de suportes.

1998 - 2003

T Systems do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Projetista de produtos, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos e produtos automobilísticos com o uso de CATIA.