Alessandra Taeko Nakazato

Atualmente, estuda Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília (10º Período). Possui experiência em programas de simulação em elementos finitos (ANSYS Workbentch), BEASY (Mecânica da fratura), de simulação numérica (Matlab) e CAD (Solidworks e AutoCad). Opera máquina de ensaio universal MTS 810 (ensaios de tração, compressão, fadiga, tenacidade à fratura e propagação de trincas) e opera sistema de aquisição de dados (calibração e extensometria).

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Mecânica

2004 - Atual

Universidade de Brasília

Graduação em Engenharia Mecânica - Graduação Sanduíche

2008 - 2009

Institut des Sciences et Techniques de l'Ingénieur de Lyon
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Formação complementar

2009 - 0000

Soldagem. (Carga horária: 15h). , Institut des Sciences et Techniques de l'Ingénieur de Lyon.

2009 - 0000

Dinâmica de Choques. (Carga horária: 30h). , Institut des Sciences et Techniques de l'Ingénieur de Lyon.

2009 - 0000

Energia e Propulsão. (Carga horária: 45h). , Institut des Sciences et Techniques de l'Ingénieur de Lyon.

2008 - 0000

ANSYS Workbench / BEASY. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2007 - 0000

Curso de Operação de Máquina Universal de Ensaios. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2007 - 0000

Aquisição de Dados e Extensometria - LINX. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2006 - 0000

SolidWorks. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2006 - 0000

Motores de Combustão Interna - Módulo Básico. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

19º Congresso de Engenharia Mecânica - COBEM. 2007. (Congresso).

IX Competição Sae Brasil de Aerodesign - Society of Automotives Engineers.IX Competição Sae Brasil de Aerodesign - Classe Regular - Equipe Draco Volans de Aerodesign. 2007. (Outra).

VIII Competição SAE Brasil de Aerodesign - Society of Automotive Engineers.Equipe Draco Volans de Aerodesign. 2006. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC - Identificação das Condições de Falha por Fadiga em Materiais Usados na Fabricação de Pás de Turbina Hidráulica - Tenacidade à Fratura e Propagação de Trincas, Descrição: Trabalho de pesquisa teórico-experimental que consiste na identificação das condi por fadiga dos aços usados na fabricação de pás de turbinas hidráulicas. Um intenso trabalho experimental realizado com a intenção de identificar as condições de falha desses materiais na presença de trincas. Mais especificamente, estamos interessados em obter a tenacidade à fratura e a curva de propagação de trincas para esse material. Os resultados deste trabalho fornecerão subsídios às empresas de geração de energia visando uma otimização do dimensionamento estrutural ou da seleção de materiais de pás de turbinas hidráulicas ou de componentes de hidrogeradores. Além disso, os procedimentos de inspeção e manutenção destas poder atualizados no sentido de minimizar falhas por fadiga, evitando eventos catastróficos e melhorando a confiabilidade do sistema... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandra Taeko Nakazato - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. , Departamento de Engenharia Mecânica - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 91549233

Experiência profissional

2009 - 2009

RENAULT s.a.s.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Modelagem de compressor centrífugo, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de um modelo físico de compressor centrífugo no programa SAPPY, validando o modelo por meio de ensaios. Conhecimentos requeridos: Turbomáquinas, Aerodinâmica, Acústica e Programação (MATLAB). Resultados: - Desenvolvimento de um modelo físico de compressor - Desenvolvimento de rotinas em MATLAB - Realização do modelo SAPPY do circuito de admissão completo do motor K9K (Laguna) - Comparação cálculo/ensaio na bancada motor VIb1

Atividades

  • 04/2009 - 09/2009

    Estágios , Centre Technique de Rueil NVH Groupe Moto Propulseur, .,Estágio realizado, Modelagem de Compressor Centrífugo no programa SAPPY.

2007 - 2008

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa na Área de Mecânica da Fratura