Luana Uchôa Torres
Doutora em Letras e Linguística (área de concentração Estudos Literários) pelaUniversidade Federal de Goiás (UFG/2021). Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás(UFG/2011), na linha de pesquisa Música, Criação e Expressão, sob orientação vocal da Dr Marília Álvares. Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2008). Licenciada em Letras/Português, pelaUniversidade Estadual do Piauí (UESPI/2004). Cantora lírica (soprano), tendo atuado em diversos corais, dentre eles o coral da Escola de Música de Teresina e o Coral da UFPI. Também foi cantora do Madrigal da UFPI e do Coro Feminino da UFPI, ambos regidos pelo professor Dr. Vladimir Silva. Atuou no Coro Sinfônico municipal da cidade de Goiânia - GO; no Grupo de Música Antiga da Escola de Música e Artes Cênicas - UFG e no Coro de Câmara da EMAC/UFG, sob a regência do professor Dr. Angelo Dias. Como solista (soprano) já se apresentou em vários estados brasileiros. Foi professora do Centro de Educação Tecnológica do Piauí, onde lecionou Teoria Musical e Canto. Atualmente é Professora de Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus Goiânia e pesquisadora do Núcleo de Estudos Literários (NEL) do IFG. A ênfase de suas pesquisas recai sobre o Canto Lírico e Letras/Literatura, desenvolvendo trabalhos sobre a interpretação da canção de câmara - especificamente a brasileira -; sobre as relações músico-literárias; e poesia lírica.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras e Linguística
2017 - 2021
Universidade Federal de Goiás
Título: Diálogo Músico-Literário na Lírica de Mário de Andrade e Manuel Bandeira
, Ano de obtenção: 2021. Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo. Palavras-chave: Poesia; Música; Melopoética; Mário de Andrade; Manuel Bandeira.
Mestrado em Música
2009 - 2011
Universidade Federal de Goiás
Título: Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical
, Ano de Obtenção: 2011.Angelo de Oliveira Dias.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Retórica Musical; Canção de arte brasileira; Cecilia Meireles.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística (Música)
2001 - 2008
Formação complementar
2022 - 2022
Um cisco à escala das galáxias. Apologia do ínfimo em Wislawa Szymborska. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Arte Publicitária e Sociedade de Consumo. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2016 - 2016
Palestra: A Filosofia e as Potências da Criação. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2016 - 2016
Cours de Français Langue Étrangère A2. (Carga horária: 60h). , Alliance Française de Paris - Île-de-France, AF PARIS, França.
2013 - 2016
Curso de Francês. , SESC IDIOMAS GOIÂNIA, SESC, Brasil.
2012 - 2016
Curso de Inglês. , SESC IDIOMAS GOIÂNIA, SESC, Brasil.
2015 - 2015
FLE, Français Langue Étrangère. (Carga horária: 60h). , Université de La Rochelle, UNIV LAROCHELLE, França.
2014 - 2014
Violência de Estado: sobre os processos de acumula. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2014 - 2014
Mimese e diferença numa estética moderno-periféric. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2014 - 2014
A Inserção da arte na vida cotidiana: uma contribu. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2014 - 2014
ESL - English Second Language. (Carga horária: 60h). , Maryville College - Maryville, M.C., Estados Unidos.
2013 - 2013
Língua Francesa. (Carga horária: 20h). , Aquitaine Langues, AL, França.
2013 - 2013
Prática de Canto Coral. (Carga horária: 9h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2013 - 2013
Debatendo as normas da ABNT. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2012
Painel FUNARTE de Regência Coral. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
36º Festival Nacional de Música. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
II Goiânia Ópera Festival. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
III Encontro de Musicologia Histórica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
I Simpósio Nacional de Musicologia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
XI SEMPEM - Seminário de Pesquisa em Música. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês IV. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Música, Ciência e Pesquisa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
A prática coral c ferramen pedag. interdisciplinar. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
35º Festival Nacional de Música. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês III. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Catalogação RISM de documentos musicais. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
34º Festival Nacional de Música. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
29º Festival de Música de Londrina. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Teoria Musical para Cantores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Piano em grupo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
Materclass - Música Contemporânea para piano. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2008
Extensão universitária em CANTO. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2008
Extensão universitária em PIANO. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Canto -Árias de Mozart. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2007 - 2007
A Escuta Musical: construção e história. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em VII Curso de Extensão em canto. (Carga horária: 72h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2006 - 2006
28º Curso Internacional de Música. (Carga horária: 90h). , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2006 - 2006
II Festival Internacional de Música. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2006
Extensão universitária em Francês Elementar. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em VI Curso de Extensão em Canto. (Carga horária: 72h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2005 - 2005
27º Curso Internacional de Música. (Carga horária: 90h). , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2005 - 2005
I Festival Internacional de Música. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em V Curso de Extensão em Canto. (Carga horária: 72h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2004 - 2004
26º Curso Internacional de Música. (Carga horária: 120h). , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em IV Curso de Extensão em Canto. (Carga horária: 72h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Alemão. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Polonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
Organização de eventos
TORRES, Luana Uchôa . Palestra: Normas do Português Brasileiro para o Canto Lírico. 2016. (Outro).
TORRES, Luana Uchôa . I Master class de Canto Lírico do IFG. 2016. (Outro).
MITCHEL, M. ; TORRES, Luana Uchôa . XI Festival de Artes de Goiás. 2013. (Festival).
SANTOS, T. F. ; TORRES, Luana Uchôa . I Semana do Livro e da Biblioteca - IFG Anápolis. 2012. (Outro).
Participação em eventos
17º Sict ? Seminário de Iniciação científica e tecnológica do IIFG. 2024. (Seminário).
16º Sict ? Seminário de Iniciação científica e tecnológica do IFG. 2023. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Professores de Canto - PROCANTO. Reflexões sobre o estilo belting em Goiânia. 2023. (Congresso).
XVI Festival de Artes de Goiás - Art((é))ria Irrigar Dilatar Circular. 2023. (Outra).
Um cisco à escala das galáxias. Apologia do ínfimo em Wislawa Szymborska. 2022. (Outra).
Poéticas da Canção. 2020. (Encontro).
I COLÓQUIO DE POESIA GOIANA. 2017. (Outra).
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: presenças clássicas na Literaturas de Língua Portuguesa.Recorrências de elementos da literatura clássica na tragédia 1826 de Ivo Bender. 2017. (Outra).
6º Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia. 2016. (Seminário).
III Colóquio Arte e Filosofia.Coordenação das Atividades Artísticas. 2016. (Outra).
XIII Festival de Artes de Goiás. 2015. (Outra).
I Seminário NUPEFIL. 2014. (Seminário).
IV Seminário de Canção Brasileira. 2014. (Seminário).
XII Festival de Artes de Goiás. 2014. (Outra).
Goiânia em Canto.Concerto - Coro de Câmara da EMAC/UFG. 2013. (Encontro).
Simpósio de Pesquisa, ensino e extensão- SIMPEEX.A Escola de música de Anápolis: uma retrospectiva sociocultural e artística. 2013. (Simpósio).
PAINEL FUNARTE DE REGÊNCIA CORAL.Concerto de Encerramento. 2012. (Outra).
XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 2010. (Congresso).
X SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA.Concerto de Abertura. 2010. (Seminário).
IX Seminário de Pesquisa em Música da UFG - SEMPEM.Breve Análise Retórico-Musical da Canção "Os Poderes Infernais" de Edino Krieger. 2009. (Seminário).
V SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Monitora do evento. 2009. (Simpósio).
VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música- SEMPEM. 2008. (Seminário).
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música - SEMPEM.Uma Análisa da Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros de Emmanuel Coêlho Maciel. 2007. (Seminário).
III PRATO CHEIO DE ARTE E CULTURA.Um Convite à Ópera. 2006. (Oficina).
XV Seminário de Iniciação Científica da UFPI.CANTATA RELIGIOSA SOBRE TEMAS FOLCLÓRICOS BRASILEIROS DE EMMANUEL COÊLHO MACIEL: EDIÇÃO E ANÁLISE. 2006. (Seminário).
2º SALIPI - Salão do Livro do Piauí. 2004. (Outra).
III Seminário de Iniciação Científica da UESPI.A Poesia Piauiense das Décadas de 40 e 50 Através dos Jornais e Revistas de Circulação da Época. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO AVANÇADO EM TEORIA LITERÁRIA. 2004. (Seminário).
Encontro Regional Dos Estudantes De Letras. 2003. (Encontro).
I Simpósio de Letras/Português. 2003. (Simpósio).
Formação de Platéia em Música. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
TORRES, Luana Uchôa. OUSADO AMOR: a cena enunciativa no contexto do Worship. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia.
TORRES, Luana Uchôa; SCHNEIDER, I. C. B.. Atuação da mulher na música brasileira: levantamento e análise de dissertações e teses entre 2011 e 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia.
TORRES, Luana Uchôa. Banca examinadora do processo seletivo para professor temporário de Artes/Música/Canto. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
TORRES, Luana Uchôa. Banca examinadora do processo seletivo para professor temporário de Artes/Educação Musical. 2016.
TORRES, Luana Uchôa. Banca examinadora do processo seletivo para professor temporário de Artes/Teatro. 2016.
TORRES, Luana Uchôa. Banca de contratação de docente efetivo Artes/Música/Coral. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
TORRES, Luana Uchôa. Banca examinadora do processo seletivo para professor temporário de Artes/Música. 2014.
TORRES, Luana Uchôa. Professor de Artes/Dança Contemporãnea. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
TORRES, Luana Uchôa. Correção de redações do Concurso para Técnicos Administrativos do Instituto Federal de Goiás. 2012.
TORRES, Luana Uchôa. Professor de Letras/Português/Inglês. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
TORRES, Luana Uchôa. Banca de elaboração e correção das provas do Vestibular da Licenciatura em Música do IFG. 2016.
TORRES, Luana Uchôa. Correção de redações do vestibular do IFG. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
TORRES, Luana Uchôa. Correção de redações do Vestibular do Instituto Federal de Goiás. 2012.
TORRES, Luana Uchôa. Correção de redações do vestibular do IFG- 2012-2. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
TORRES, Luana Uchôa. Correção de redações do Vestibular do Instituto Federal de Goiás. 2010.
Orientou
Reflexões sobre a apreciação de obras músico-literárias na EJA; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; (Orientador);
ASPECTOS DE BARROCO E MODERNISMO NA OBRA DE VILLA-LOBOS: ESTUDO DA BACHIANAS N; 6 PELO PARADIGMA DO FAGOTE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
SUGESTÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO VOCAL INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
SUGESTÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO VOCAL INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Dialogia músico-literária: abordagem teórico-metodológica em livro didático de Arte do Ensino Médio; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Pedagogia vocal do belting: reflexões e propostas de aplicabilidade em Goiânia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
EVOCAÇÃO POÉTICA, MÚSICA E IMAGEM EM PRÉLÚDIOS DE DEBUSSY: O CASO DE LA FILLE AUX CHEVEAUX DE LIN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
ESTUDO DAS INTERCONEXÕES MÚSICO-LITERÁRIAS EM CIRCULADÔ DE FULÔ DE CAETANO VELOSO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Canto lírico para adolescentes: a interpretação vocal por meio da canção brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Canto lírico para adolescentes: a interpretação vocal por meio da canção brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Estudo de Música e Cena na Canção 'Ouve o Silêncio' do compositor Claudio Santoro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Estudo de Música e Cena na Canção 'Ouve o Silêncio' do compositor Claudio Santoro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Luana Uchôa Torres;
EVOCAÇÃO POÉTICA, MÚSICA E IMAGEM EM PRÉLÚDIOS DE DEBUSSY: O CASO DE LA FILLE AUX CHEVEAUX DE LIN; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
ESTUDO DAS INTERCONEXÕES MÚSICO-LITERÁRIAS EM CIRCULADÔ DE FULÔ DE CAETANO VELOSO; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Dialogia músico-literária: estudo da abordagem teórico-metodológica em livro didático de Arte do ensino-médio; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Canções sobre o poema Cantiga de Manuel Bandeira: um estudo comparatico poético-musical; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Três canções sobre o poema Cantiga de Manuel Bandeira: um estudo comparatico poético-musical; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Luana Uchôa Torres;
A prática e o ensino do canto coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Uchôa Torres;
A prática e o ensino do canto coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Uchôa Torres;
A Escola de Música de Anápolis: uma retrospectiva sociocultural e artística; 2012; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Uchôa Torres;
A Escola de Música de Anápolis: uma retrospectiva sociocultural e artística; 2012; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Uchôa Torres;
A Escola de Música de Anápolis: uma retrospectiva sociocultural e artística; 2012; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Uchôa Torres;
Produções bibliográficas
-
TORRES, Luana Uchôa ; CLEMENTE, F. C. . A Eterna chama e a melodia infinita: leitura de um soneto de Jorge de Lima. Travessias Interativas , v. 12, p. 71-87, 2022.
-
UCHÔA TORRES, LUANA . Configuração da subjetividade lírica em As Enfibraturas do Ipiranga. LETRAS ESCREVE , v. 8, p. 203-211, 2019.
-
TORRES, Luana Uchôa . Metaficcionalidade em Um sopro de vida de Clarice Lispector. FRONTEIRAZ , p. 57-73, 2019.
-
TORRES, Luana Uchôa ; GEOCHING, Claliver . Arte em interação: música e literatura no Ensino Médio. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2024.
-
TORRES, Luana Uchôa ; LOPES, Noêmia G. ; DUMONT, Danielle . Pedagogia vocal do belting em Goiânia. 1. ed. , 2024.
-
TORRES, Luana Uchôa . Diálogo músico-literário de Mário de Andrade e Manuel Bandeira. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022.
-
TORRES, Luana Uchôa . Música e Subjetividade na Estética de Hegel. In: Cristiano A. da Costa; Eliton P. R. Pereira; Marshal G. Pinto; Ronan G. de Morais. (Org.). Música: educação, arte e ofício. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. , p. 141-164.
-
TORRES, Luana Uchôa ; FONSECA, A. L. V. . Elementos Clássicos na Tragédia 1826 de Ivo Bender. In: Paula Morão; Cristina Pimentel. (Org.). A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: presenças clássicas nas literaturas de língua portuguesa. 1ed.Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2019, v. , p. 441-451.
-
TORRES, Luana Uchôa . O diálogo lítero-musical: proposta para a formação do docente de música. In: Jenny Patricia Acevedo-Rincón (ed.). (Org.). PRÁTICAS DOCENTES, METODOLOGIAS E INCLUSÃO: UM OLHAR DESDE A COMPLEXIDADE DA ESCOLA À UNIVERSIDADE. 1ed.Madrid: Global Knowledge Academics, 2019, v. , p. 51-61.
-
COSTA, L. G. ; VASCONCELOS, E. T. S. C. ; TORRES, Luana Uchôa . A prática e ensino do canto coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória. Em Formação: cadernos de iniciação científica e tecnológica do IFG. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2015, v. , p. 259-271.
-
TORRES, Luana Uchôa . Canção sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: estudo retórico-musical. In: IV Seminário da Canção Brasileira, 2014, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário da Canção Brasileira - UFMG, 2014.
-
TORRES, Luana Uchôa . Breve Análise Retórico-Musical da Canção. In: IX Seminário de Pesquisa em Música da UFG - SEMPEM, 2009, Goiânia. Anais do 9º SEMPEM, 2009. p. 135-141.
-
TORRES, Luana Uchôa ; SILVA, V. A. P. . Uma análise da Cantata Religiosa sobre temas folclóricos brasileiros de Emmanuel Coêlho Maciel. In: VII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2007, Goiânia. Anais do VII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2007. v. 1. p. 125-134.
-
TORRES, Luana Uchôa . A prática e ensino do canto coral em Anápolis:um estudo da sua trajetória. In: 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - IFG, 2014, Itumbiara. Anais do 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2014.
-
TORRES, Luana Uchôa . A Escola de Música de Anápolis: uma retrospectiva sociocultural e artística. In: 7º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, GOIÂNIA. SIMPEEX 2013/ 7ºSEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG, 2013. v. 7.
-
TORRES, Luana Uchôa ; SILVA, V. A. P. . CANTATA RELIGIOSA SOBRE TEMAS FOLCLÓRICOS BRASILEIROS DE EMMANUEL COÊLHO MACIEL: EDIÇÃO E ANÁLISE. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2006, Teresina. XV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2006.
-
TORRES, Luana Uchôa ; LOPES, Maria Suely de O. . Pesquisa da Poesia Piauiense nas Décadas de 40 e 50 através de Jornais e Revistas de Circulação em Teresina. In: III Seminário de Iniciação Científica - UESPI, 2004, Teresina. III Seminário de Iniciação Científica - UESPI, 2004.
-
TORRES, Luana Uchôa . O diálogo lítero-musical como contribuição para a formação do docente de música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TORRES, Luana Uchôa ; FONSECA, A. L. V. . Recorrências de elementos da literatura clássica na tragédia 1826 de Ivo Bender. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TORRES, Luana Uchôa . Canção sobre o poema Retrato de Cecília Meireles:estudo retórico-musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TORRES, Luana Uchôa . Breve análise retórico-musical da canção "Os poderes Infernais" de Edino Krieger. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TORRES, Luana Uchôa ; SILVA, V. A. P. . Uma análise da Cantata Religiosa sobre temas folclóricos brasileiros de Emmanuel Coêlho Maciel. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TORRES, Luana Uchôa ; SILVA, V. A. P. . EDIÇÃO E ANÁLISE DA CANTATA RELIGIOSA DE EMMANUEL COELHO MACIEL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TORRES, Luana Uchôa ; LOPES, Maria Suely de O. . Pesquisa da Poesia Piauiense nas Décadas de 40 e 50 Através de Jornais e Revistas de Circulação em Teresina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TORRES, Luana Uchôa ; Carvalho, Marylene Borges de . O processo de ensino-aprendizagem da ortografia na alfabetização 2005 (Trabalho de conclusão do curso de Graduação em Letras/Português).
Outras produções
TORRES, Luana Uchôa . Avaliadora de projetos no 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG. 2023.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de projetos de iniciação científica submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG. 2018.
TORRES, Luana Uchôa . Consultor ad hoc do 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG. 2017.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de projetos de iniciação científica submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG. 2016.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de projetos de iniciação científica submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG. 2015.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de resumos expandidos de pesquisas de iniciação científica submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG. 2015.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de projetos submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG. 2014.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de artigos submetidos à Revista Eletrônica Cardernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - IFG. 2014.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de projetos submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG. 2013.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de relatórios de iniciação científica submetidos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG. 2013.
TORRES, Luana Uchôa . Parecerista ad hoc de resumos expandidos submetidos ao SIMPEEX- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG. 2013.
TORRES, Luana Uchôa . 90 Anos da Semana de Arte Moderna no Brasil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
TORRES, Luana Uchôa . Memória, discurso e introspecção na obra de Clarice Lispector. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
TORRES, Luana Uchôa ; CLEMENTE, F. C. . A escrava que não é Isaura de Mário de Andrade: reflexões músico-literárias. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TORRES, Luana Uchôa . XIII Festival de Artes de Goiás. 2015. (Grupo de Trabalhos de Música).
TORRES, Luana Uchôa . Oficina de Canto Coral. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TORRES, Luana Uchôa . Oficina de Canto Coral. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TORRES, Luana Uchôa . XI Festival de Artes de Goiás - Comunicações em Música. 2013. (Grupo de Trabalhos de Música).
TORRES, Luana Uchôa . Encenação e Montagem - curso de formação inicial e continuada. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TORRES, Luana Uchôa . Oficina de Canto Coral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TORRES, Luana Uchôa . Oficina de Canto Coral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TORRES, Luana Uchôa . A Presença Negra no Brasil: história, influências artísticas e a atualidade. 2012. (Debate).
TORRES, Luana Uchôa . Oficina de Canto Coral. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TORRES, Luana Uchôa . A afetividade na educação infantil: a contribuição das múltiplas linguagens no processo educativo - curso de formação inicial e continuada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TORRES, Luana Uchôa . A Sistematização do Trabalho do Professor - O Artista em sala de aula. 2011. (Palestra).
TORRES, Luana Uchôa . Música e literatura: suas interfaces. 2011. (Palestra).
TORRES, Luana Uchôa . Oficina de Técnica Vocal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VIEIRA, Bruna ; TORRES, Luana Uchôa . A técnica pianística: uma abordagem teórica e prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TORRES, Luana Uchôa . Técnica Vocal para o Canto Lírico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TORRES, Luana Uchôa . III PRATO CHEIO DE ARTE E CULTURA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TORRES, Luana Uchôa . Cantata Religiosa sobre temas folclóricos. 2006. (Editoração/Outra).
AMORIM, Avelar ; TORRES, Luana Uchôa . OS SALTIMBANCOS. 2008. Teatral.
Amélia, Luzia ; TORRES, Luana Uchôa . Lago dos Cisnes. 2004. Coreográfica.
DIAS, A. O. ; TORRES, Luana Uchôa . Ein Deutsches Requiem, Op. 45 de Johannes Brahms (1833 -1897). 2017. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Missa Brevis em C, SPATZENMESSE (KV220)- W.A.Mozart. 2013. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Vestido de Noiva - Nelson Rodrigues. 2012. Audiovisual.
DIAS, A. O. ; TORRES, Luana Uchôa . Messias- Oratório de Natal de G. F. Handel. 2012. Interpretação.
DIAS, A. O. ; TORRES, Luana Uchôa . Messias- Oratório de Natal de G. F. Handel. 2012. Interpretação.
DIAS, A. O. ; TORRES, Luana Uchôa . Concerto de Gala do Coro de Câmara da EMAC/UFG. 2011. Interpretação.
DIAS, A. O. ; TORRES, Luana Uchôa . Música Sacra em Goiás. 2011. Interpretação.
DIAS, A. O. ; TORRES, Luana Uchôa . A Loteria do Diabo - Comédia em três atos (séc XIX). 2011. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Aniversário do Instituto Federal De Goiás - Anápolis. 2011. Interpretação.
Coro FOSGO ; TORRES, Luana Uchôa . Stabat Mater - Emanuele D'Astorga. 2010. Interpretação.
MATIAS, Jânio ; TORRES, Luana Uchôa . Actus Tragicus. 2010. Interpretação.
CARNEIRO, Vinicius ; TORRES, Luana Uchôa . Missa em Sol Maior, D 167 - Franz Schubert. 2010. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Concerto de Natal - Coral IFG Campus Anápolis. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).
TORRES, Luana Uchôa . Abertura da SECITEC - Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Anápolis). 2010. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Recital de Canto e Piano. 2008. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa ; VIEIRA, Bruna . Recital de canto. 2008. Interpretação.
SILVA, V. A. P. ; TORRES, Luana Uchôa . Missa em Sol Maior - Franz Schubert. 2008. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Recital de Canto. 2007. Interpretação.
SILVA, V. A. P. ; TORRES, Luana Uchôa . GLÓRIA RV 589 - ANTONIO VIVALDI. 2007. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Recital solo de piano. 2007. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Recital de Canto. 2006. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Cavalleria Rusticana. 2006. Interpretação.
SILVA, V. A. P. ; TORRES, Luana Uchôa . Recital de Canto - Madrigal da UFPI. 2006. Interpretação.
TORRES, Luana Uchôa . Recital de Piano. 2006. Interpretação.
SILVA, V. A. P. ; TORRES, Luana Uchôa . MISSA DA COROAÇÃO KV 317 - W. AMADEUS MOZART. 2006. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
SUBJETIVIDADE LÍRICA E IMAGINÁRIO EM ODE DESCONTÍNUA E REMOTA PARA FLAUTA E OBOÉ. DE ARIANA PARA DIONÍSIO, Descrição: Este projeto propõe análise do conjunto de dez poemas intitulados Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio, escrito por Hilda Hilst e publicado no livro Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974). O intuito é investigar o conteúdo subjetivo e imagético, a fim de compreender as configurações assumidas pela subjetividade lírica. Por justificativa, ressaltamos a possibilidade de gerar conhecimento para a área e de embasar vocalizações de poemas. Como procedimento metodológico, realizaremos análise dos textos poéticos, utilizando o paradigma qualitativo. Para alcançar os objetivos, a pesquisa será dividida em três etapas, sendo a primeira um levantamento da bibliografia teórico-crítica. A segunda etapa corresponderá à análise dos poemas em questão e, por último apresentaremos os resultados em minicursos, palestras e saraus músico-literários. Para tanto, serão utilizados na fundamentação teórica trabalhos de autores como Alfredo Bosi (2000), Octavio Paz (2012) e Bachelard (1993) no que diz respeito ao imaginário simbólico; Dominique Combe (2009/2010) e Michel Collot (2013; 2015), no que concerne à subjetividade lírica. Espera-se, com os resultados da pesquisa, gerar bibliografia sobre o tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Coordenador / Poliane Vieira Nogueira - Integrante.
-
2016 - Atual
Subjetividade, lirismo e contemporaneidade: estudos críticos da poesia brasileira e portuguesa (2a. etapa), Descrição: O projeto de pesquisa Subjetividade, lirismo e contemporaneidade (2a. etapa): Estudos críticos da poesia brasileira e portuguesa se constitui como continuidade do projeto apresentado em 2012 ao CNPq, porém, com foco nos estudos críticos do corpus poético selecionado. Constituem o corpus de pesquisa Paulo Henriques Britto, Francisco Alvim, Cláudia Roquette-Pinto, Antonio Cicero, Marcos Siscar e MichelinyVerunsck, da parte brasileira; da parte portuguesa, selecionamos Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Luís Quintais, Manuel de Freitas, Ruy Pires Cabral e José Tolentino Mendonça. A partir da pesquisa, leitura e discussão dos tópicos demarcadores do campo de reflexão acerca da poesia brasileira e lusitana ? subjetividade, lirismo e contemporaneidade ?, da leitura preliminar das obras poéticas indicadas no projeto e de outras obras poéticas, que formam o cenário da poesia contemporânea, serão feitas a exegese dos poemas escolhidos como representativos e pertinentes ao objeto da pesquisa. A abordagem dos poemas, além do respaldo da bibliografia teórico-crítica, que temos discutido desde a etapa anterior, articulada ao mapeamento que fizemos da produção poética brasileira e portuguesa contemporâneas, será inscrita nas bases dos campos da teoria da lírica, literatura comparada, da historiografia literária, da história da cultura; convocaremos nossas leituras da filosofia, da sociologia, da crítica da cultura etc, na medida que esses modos de pensar contribuírem para a compreensão da poesia produzida na contemporaneidade. A natureza da exegese dos poemas será analítico-crítico-interpretativa. Por fim, é preciso ressaltar, que norteará nosso percurso de análise a subjetividade e sua problemática na poesia brasileira e portuguesa face ao lirismo e à contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Integrante / Goiandira de Fatima Ortiz de Camargo - Coordenador / Jamessom Buarque de Souza - Integrante / Ebe Maria de Lima Siqueira - Integrante / Maria Severina Batista Guimarães - Integrante / Elis Regina Castro Araújo - Integrante / Fabrício Clemente - Integrante / Gabriella de Moura Gomes - Integrante / Isabella Lima Santos - Integrante / Leandro Bernardo Guimarães - Integrante / Marília Steger Consuelo Mendes - Integrante / Miguel D'Abadia Ramos Jubé Júnior - Integrante / Murilo Amaral do Prado Castro - Integrante / Vinícius Nogueira - Integrante / Yasmeen Pereira da Cunha - Integrante.
-
2013 - 2014
A Prática e Ensino do Canto Coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Coordenador / Leonardo Gomes Costa - Integrante.
-
2012 - 2013
A Escola de Música de Anápolis: uma retrospectiva sociocultural e artística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Coordenador.
-
2009 - 2011
Três Canções Sobre o Poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical, Descrição: Desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Coordenador.
-
2005 - 2006
EDIÇÃO E ANÁLISE DA CANTATA RELIGIOSA DE EMMANUEL COELHO MACIEL, Descrição: Pesquisa musicológica que tratou da edição e análise da obra Cantata Religiosa, de Emmanuel Coêlho Maciel, compositor mineiro radicado em Tereisna há mais de 20 anos. O estudo aborda aspectos históricos, biográficos, harmônicos, formais, fraseológicos, instrumentais e textuais da obra, revelando os principais traços estéticos e estilísticos da obra e do compositor. O projeto foi desenvolvido com financiamento do CNPq, através do projeto PIBIC, em parceira com a UFPI... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Integrante / VLADIMIR ALEXANDRO PEREIRA SILVA - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2003 - 2004
Pesquisa da Poesia Piauiense nas Décadas de 40 e 50 através de Jornais e Revistas de Circulação em Teresina, Descrição: Desenvolve estudos e análises de poesias publicadas em jornais e revistas de circulação em Teresina durante as décadas de 40 e 50. Tem como objetivo identificar as características e estilos recorrentes na arte poética teresinense daquela época.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Uchôa Torres - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música 2 e 3, Instrumento/Voz 3, Trabalho de Conclusão de Curso, Estudos Músico-Literários
-
05/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia.,Linhas de pesquisa
-
05/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia.,Linhas de pesquisa
-
08/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes/Música
-
03/2013 - 06/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Social da Arte
-
09/2010 - 12/2013
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Anápolis.,Atividade de extensão realizada, Curso de Canto Coral.
-
03/2013 - 08/2013
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
03/2011 - 07/2012
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Anápolis.,Atividade de extensão realizada, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA ATORES.
-
08/2010 - 07/2011
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Anápolis.,Atividade de extensão realizada, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA..
2009 - 2010
Orquestra Sinfônica de Goiânia/ Secretaria Municipal de CulturaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cantora, Carga horária: 20
2008 - 2008
ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Temporária -Regente Coral, Carga horária: 20
2008 - 2008
Centro Federal de Educação Tecnológica do PiauíVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA TEMPORÁRIA-Curso Técnico em Música, Carga horária: 40
2008 - 2008
Fundação Cultural Monsenhor ChavesVínculo: Outros - Serviços de Terceiros, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE CANTO, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luana Uchôa Torres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?