Brenda Barbosa Cândido
Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (2005). É Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Ciência no Processo Educativo - Faculdade São Luís- Jaboticabal- SP; e em Ensino Religioso pela PUC-MG.Possui Licenciatura Plena em Biologia - Universidade Vale do Rio Verde (1996), Licenciatura Plena em Matemática -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (1984). Na Universidade Presidente Antônio Carlos,atuou como orientadora de Estágio supervisionado, ministrou os conteúdos de zoologia;Laboratório de Recursos Didáticos e Estratégias de intervenção Pedagógica ;Prática de Formação II ,no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; os conteúdos: Metodologia do Ensino de Ciências ; Matemática, Conteúdo de Ciências, no curso de Pedagogia. No centro Universitário do Sul de Minas UNIS, módulo sobre Avaliação da Aprendizagem ,no curso da Pós- Graduação em Docência do Ensino Superior.
Nos Colégios, São Paulo e Arnaldo - BH, lecionou Matemática - Ensino Fundamental II.
Foi coordenadora- adjunta do Acadêmico e secretária do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade São Camilo - BH.
Atualmente, é professora , no Curso de Ciências Biológicas- INCISA/IMAM - BH.
Ministra palestras, mini-cursos e oficinas em cursos, seminários e congressos, para educadores - Conexa - Eventos - BH.
Tem experiência como docente nas disciplinas de Ciências Biológicas, Matemática e Metodologia da Pesquisa Científica, e como coordenadora - adjunta no curso da Pós-Graduação
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Educação
2003 - 2005
Universidade Vale do Rio Verde
Orientador: DRª Maria Queiroga Amoroso Anastácio
Especialização em Especialização em Ensino Religioso
1999 - 2001
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador: Lusia Ribeiro Pereira
Especialização em Metodologia do Ensino da Ciência no Processo Educa
1996 - 1996
Faculdade de Educação de São Luís- Jaboticabal
Orientador: DRª Célia Maria David
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática
1981 - 1984
Formação complementar
2008 - 2008
Introdução a reflexaõ Filosófica do Ens Fundamenta. (Carga horária: 40h). , Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças.
2005 - 2005
PROGESTÃO. (Carga horária: 270h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.
2005 - 2005
PEAS- Programa de EducaçãoAfetivo- Sexual. (Carga horária: 196h). , Secretaria de Estadode Educação de Minas Gerais.
2004 - 2004
Programa INTEL Eduicação para o Futuro. , Centro de Formação Profissional Geny.
2003 - 2003
Programa de Educação Afetivo Sexual. , Fundação Odebrecht.
2001 - 2002
Educação Religiosa. , Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG.
1998 - 1998
Programa de Capacitação de Professores. , União Brasileira de Educação e Ensino.
1996 - 1996
curso de ciências. , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.
1994 - 1994
Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso. , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Participação em eventos
Congresso. Oficina: "Trabalhando a Resolução de Problemas no Fundamental II". 2009. (Congresso).
Congresso Internacional. Mini -curso: "Explorando a Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Fundamental". 2009. (Congresso).
Seminário de Educação.Resolução de Problemas e Desenvolvimento do Raciocínio Lógico. 2009. (Seminário).
Simpósio de Educadores - Matemática.Interseção e Intercessão na Sala de Aula de Matemática - EFII e EM. 2009. (Simpósio).
Simpósio."Como Preparar o Aluno para o Vestibular e ENEM". 2009. (Simpósio).
Palestra.Palestra: Taxonomia de Bloom na Perspectiva de Vasco Moretto. 2004. (Outra).
Avaliação na Educação. 2003. (Congresso).
II Encontro de Pesquisa da Pós- Graduação.Avaliação. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
CÂNDIDO, B. B.; BARROSO, D.G.L. Avaliação Contínua nos Cursos Tecnólogos do UNIS/MG. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário do Sul de Minas.
Denise Paulina Duarte;CÂNDIDO, B. B.. TCC: Do lixo ao luxo". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universida Presidente Antônio Carlos - Betim.
Carmem Jurema de Souza Nithamer;CÂNDIDO, B. B.. "Plantas Medicinais, Plantas que Curam". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Marilene Maia Braga;CÂNDIDO, B. B.. TCC : Educação Ambiental: Efeitos de nossos hábitos no meio ambiente . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Maria Isabel Alves;CÂNDIDO, B. B.. TCC: A importância da educação alimentar com alunos da 4ª série de escolas públicas em Betim . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Letícia Oliveira D'Avila;CÂNDIDO, B. B.. TCC Educação sexual: prevenção da gravidez precoce em alunas do Ensino Médio da E.E. do Bairro Amazonas Betim -MG . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Jordânia Aparecida Carvalho;CÂNDIDO, B. B.. TCC Gravidez na Adolescência . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Rosana do Rosário de Oliveira;CÂNDIDO, B. B.. TCC: Importância da utilização de métodos contraceptivos por alunas de 6ª e 7ª séries de escolas públicas em Betim . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Andréia Rodrigues Caetano;CÂNDIDO, B. B.. TCC: Incidente Transfusional . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Harlei Frank da Silva;CÂNDIDO, B. B.. TCC Tecnologias Sociais Sustentáveis . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
Wandra de Fátima Diniz Ventura;CÂNDIDO, B. B.. TCC: A educação ambiental como eixo temático inserido na prática pedagógica da Escola Municipal Maria Cristina Betim- MG . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Presidente Antônio Carlos.
CÂNDIDO, B. B.; BRASILEIRO, M. G.. A informática aliada a educação do novo milênio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BRASILEIRO, M. G.;CÂNDIDO, B. B.. Avaliação: Uma questão social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BRASILEIRO, M. G.;CÂNDIDO, B. B.. Projeções para uma ética do professor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Sul de Minas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade São Camilo-MG. , Rua Visconde de Tawnay, 173, São Lucas, 30240-300 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33036820, Ramal: 11
Experiência profissional
2010 - 2010
Tribunal de Contas do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo
Outras informações:
Substituição de um mês, cargo assistente administrativo.
2010 - Atual
Instituto Superior de Ciências da SaúdeVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia
2010 - Atual
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e ExtensãoVínculo: Professora da Pós- Graduação, Enquadramento Funcional: Profª de Metodologia da pesquisa Científica
2009 - 2009
Colégio São PauloVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universida Presidente Antônio Carlos - BetimVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Prática de Formação II, Carga horária: 2
2007 - 2008
Universidade Presidente Antônio CarlosVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Zoologia
2006 - 2009
Faculdade São Camilo Minas GeraisVínculo: Coordenação adjunta, Enquadramento Funcional: Pós- Graduação
2006 - 2008
Colégio ArnaldoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Matemática - Ens Fundamental
2005 - 2005
Centro Universitário do Sul de MinasVínculo: Professora Pós- Graduação, Enquadramento Funcional: Docência do Ensino Superior
1999 - 2002
Colégio Marista de VarginhaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Ensino Religioso
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Brenda Barbosa Cândido e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?