Anna Maria Ruschel
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1972) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Integração Alemã, Corpo - cidade, Sigilo da cidade perante uma doença.
Informações coletadas do Lattes em 15/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
1995 - 1998
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Eloisa Jochims Reichel.Bolsista do(a): Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. Palavras-chave: Integração Alemã; Corpo - cidade; Sigilo da cidade perante uma doença.Grande área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Saúde humana.
Formação complementar
2000 - 2000
Extensão universitária em II Viagem Internacional de Estudos Sobre Psicotera. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1992 - 1995
Extensão universitária em Terapia do Casal e da Família. , Centro de Estudos da Família, CEF, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Conceitos Chave Em Psicoterapia. , Centro de Estudos Luis Guedes, CELG, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Diagnóstico e Manejo Terapêutico das Manifestações. , Centro de Estudos Luis Guedes, CELG, Brasil.
1987 - 1989
Extensão universitária em Psicoterapia. , Núcleo de Estudos Psicoterápicos, NEP, Brasil.
1977 - 1979
Extensão universitária em Coordenadores de Dinâmica de Grupo. , Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, SBDG, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia dos Grupos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica (individual e familiar).
Participação em eventos
Reunião Mensal da Associação dos diabéticos e Familiares do Vale dos Sinos.A doença como renovação. 2006. (Oficina).
5 encontro do Serviço de Psicologai Clínica do Instituto de cardiologia.As relações no hospital: um olhar da Psicologia. 2006. (Encontro).
Encontros de ética.Os gritos das doenças psicossomáticas no nosso contexto. 2006. (Encontro).
V Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar - Psicologia da Saúde e Hospitalar: perspectivas e desafios.Diferentes abordagens em hospital geral. 2006. (Outra).
Educar para a vida refletindo sobre a morte.Perdas e morte no ambiente escolar. 2006. (Outra).
Psicologia hospitalar: compartilhando a prática.Psicologia hospitalar: compartilhando a prática. 2006. (Outra).
60 Congresso da Sociedade Brasileira de cardiologia. XVIII Fórum de Psicologia em Cardiologia. 2005. (Congresso).
II Seminário de Psicologia - A prática do Psicólogo hoje: múltiplos olhares, múltiplos fazeres.Doença como fenômeno psicossomático. 2004. (Seminário).
Fundamentos básicos de grupoterapia.Fundamentos básicos de grupoterapia. 2004. (Outra).
II Salão do Intercâmbio.Estudei no exterior. 2002. (Outra).
Profissionais do Futuro - a sua conexão com o mercado.Desenvolvendo a competência interpessoal no trabalho. 2002. (Outra).
Psicanálise e Cinema. 2002. (Outra).
1º Seminário Sobre Adolescência,.Laços de família: A família e o filho adolescente. 2001. (Seminário).
I Encontro de Supervisores de Estágio em Psicologia. 2000. (Encontro).
Família Hoje.Família Hoje. 2000. (Outra).
As Patologias do Psiquismo no Meio Social.O corpo e o psiquismo - A Psicossomática. 2000. (Outra).
Saude no Cinema: ciclo de vídeo e debate. Temas: Saúde, Cidadania e Cultura.Outros tempos, outras famílias. 2000. (Outra).
II Viagem Internacional de estudos sobre Psicoterapia Familiar. Conhecendo o trabalho de Maurizio Andolfi. 2000. (Outra).
Cenas de Vida Formação em Psicoterapia Familiar Módulo II. 1998. (Outra).
Projeto de valorização da Vida.Sexualidade: Antes, durante e depois. 1998. (Outra).
I Jornada de Psicologia Clínica do Centro Multiprofissional - Princípio de uma prática.Psicoterapia de Casais. 1998. (Outra).
Psicoterapia familiar - A família contemporânea e os elementos básicos de diagnóstico e intervenção.Psicoterapia familiar - A família contemporânea e os elementos básicos de diagnóstico e intervenção. 1998. (Outra).
Aspectos Psicossomáticos em pacientes com transtornos respiratórios.Aspectos Psicossomáticos em pacientes com transtornos respiratórios. 1998. (Outra).
Visão Inaciana da Educação: Desafios Hoje. 1997. (Seminário).
LDB: Implicações e perspectivas - II etapa. 1997. (Encontro).
Mãe X Profissão.Como lidar com estes espaços?.Mãe X Profissão. Como lidar com estes espaços?. 1997. (Outra).
Reunião Clínica no IEPP.Comentarista de Reunião Clínica. 1997. (Outra).
Psicossomática: da compreensão à intervenção.Psicossomática: da compreensão à intervenção. 1997. (Outra).
Psicologia Unisinos - 25 anos de trajetória, retrospectiva e atualidade.Psicologia Unisinos - 25 anos de trajetória, retrospectiva e atualidade. 1997. (Outra).
Congresso Internacional em homenagem a Jean Piaget - Desarrollos en Psicologia Genética. 1996. (Congresso).
VII Jornada Formas de expressão em psicoterapia: do corpo à palavra. 1995. (Outra).
II Jornada do Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa. 1994. (Congresso).
Vivendo com Saúde.Palestrante no projeto Vivendo com Saúde. 1994. (Outra).
I Jornada do Seviço de Doenças Afetivas da Santa Casa. 1993. (Congresso).
XVI Jornada Sul Riograndense de Psiquiatria Dinâmica. 1993. (Congresso).
Curso Conceitos chave em psicoterapia. 1993. (Congresso).
V Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar.Ensino de Psicologia Hospitalar. 1993. (Encontro).
V Encontro nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar.Visualização: Teoria e Técnica. 1993. (Encontro).
Ciclo de palestras em saúde. 1993. (Encontro).
I Encontro sobre diabetes no Vale do Rio dos Sinos. 1993. (Encontro).
Curso de Extensão Universitária."Psicologia hospitalar". 1993. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar. 1992. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar. Curso Introdutório em psicologia hospitalar. 1992. (Congresso).
Simpósio de Atualização Terapêutica em Psiquiatria. 1992. (Simpósio).
Introdução à Teoria Lacaniana. 1992. (Outra).
XV Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica. 1991. (Congresso).
A Criança e a comunicação. 1991. (Encontro).
I Curso de Enfermagem Psiquiatrica.Ética. 1991. (Outra).
Diagnóstico e Manejo Terapêutico das Manifestações clínicas dos comportamentos autodestrutivos. 1991. (Outra).
VI Jornada de Psicologia da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. 1990. (Congresso).
VI Jornada de Psicologia Sa Sociedade de Psicologia do RS.A técnica do atendimento em adolescentes. 1990. (Simpósio).
XIV Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica. 1989. (Congresso).
V Jornada de Psicologia do Rio Grande do Sul. 1988. (Congresso).
7 Simpósio do pré-escolar do Vale dos Sinos e Caí.A sensibilização do professor pré-escolar. 1987. (Simpósio).
Psicopedagogia em questão. 1986. (Outra).
II Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos e VII Encontro Regional de Psicologia Organizacional. 1984. (Encontro).
4º congresso Regional de Informática. Círculo de controle de Qualidade de PD. 1982. (Congresso).
I Simpósio do Pré- escolar do Vale dos Sinos. 1981. (Simpósio).
Curso de CIPA. 1979. (Outra).
2º encontro Regional de Psicologia Organizacional.Desenvolvimento de recursos humanos como base para a eficáciia organizacional. 1977. (Encontro).
Seminário Intensivo de Desenvolvimento Organizacional. 1976. (Seminário).
1º Encontro Reginal de Psicologia Organizacional.Potencial dois Recursos Humanos na organização. 1976. (Encontro).
Desenvolvimento Gerencial. 1976. (Outra).
I Seminário de Refrigeração. 1975. (Outra).
Formação de instrutores do programa JRT - Relações Humanas no Trabalho. 1975. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Educação Audiovisual. Treinamento em empresas e os recursos audiovisuais. 1974. (Congresso).
Determinação de necessidades de desenvolvimento pessoal. 1974. (Outra).
Treinamento pelo método "TWI"- 1ª Fase Ensino correto de um trabalho. 1974. (Outra).
Liderança de Reuniões. 1974. (Outra).
Formação de instrutores curso ensino correto e um trabalho. 1974. (Outra).
Aspectos Médicos e Psicológicos da Maternidade. 1971. (Outra).
Fenômenos Parapsicológicos do Conhecimento. 1971. (Outra).
Programa Juventude Hoje. 1970. (Seminário).
XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1970. (Encontro).
Fenômenos Parapsicológicos de Conhecimento. 1966. (Outra).
Participação em bancas
RUSCHEL, A. M.. Investir para perder: uma questão subjetiva das Unidades Neonatais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Ser cuidada para podercuidar: uma reflexão sobre o Holding na Psicoterapia com gestantes em situação de risco social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Reflexões sobre a somatização na Depressão a partir da Psicanálise e Psicossomática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Fraturas na relação Mãe-Bebê prematuro: considerações sobre a reintegração hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. A inclusão da Fé na Clínica Psicológica e suas implicações no setting Hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. As vicissitudes dos processos de estruturação e vinculação nas famílias recasadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Efeitos Psicológicos da Mediação Familiar nos casos de separação e divórcio de casais com filhos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. O padecimento de Eva: infecção hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Caracterização da clientela adulta masculina atendida na Clínica-Escola da Unisinos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. A perda do objeto libidinal e a potencialidade Melancólica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Políticas públicas de Saúde na Atenção ao Pós-Parto: análise de um atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do Município de novo Hamburgo/RS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Intervenções possíveis no âmbito da Saúde Mental e Coletiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Compreendendo a Obesidade Infantil: um caso Clínico percebido através da Psicanálise e da Psicossomática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Aspectos Emocionais das Crianças que ficam o Turno Integral em Escola de Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. O Processo de Vinculação entre a diade Mãe e seu Bebê portador de cardiopatia congênita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Estilos e Estratégias de Coping em pacientes com primeiro episódio de infarto agudo do miocárdio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Existe lugar como o nosso lar? uma proposta de articulação entre o papel da professora, a adaptação escolar e o desenvolvimento infantil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Assistência Hospitalar ao parto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Além dos Seios: uma abordagem Psicossomática em Mulheres com Câncer de mama. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Análise das Relações Objetais numa Empresa Familiar a partir da Liderança - Um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. O acompanhamento familiar antes e depois da morte da criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Saúde e Adoecimento do Cuidador: um estudo com Trabalhadores da enfermagem do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre - RS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Sexualidade Feminina: o papel da Mãe. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. O Estrangeiro: um ensaio entre a Psicologia e o Cinema. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Entendendo a Compulsão Alimentar em Sujeitos Obesos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. A possibilidade de criação de Espaço Transicional num Grupo de Mães de Crianças em desnutrição grave. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. O significado da Amputação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. A complexidade do Câncer e suas possíveis intervenções. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Desafios da prática da Terapia Familiar com Grupos Multifamiliares em Instituições Comunitárias e Redes Sociais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. E quando a família adoece com o paciente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Abordagem integral em Psicologia: Re-unindo Corpo, Mente e Espírito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Existe receita para a manutenção do casamento?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RUSCHEL, A. M.. Os atravessamentos da Adoção. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
O Ser Humano no seu contexto Biopsicossociocultural, o vínculo terapêutico e a interdisciplinaridade como aspectos fundamentais à adesão na Intervenção Nutricional do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Clínica da urgência Subjetiva: uma dor que rompe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A influência da Rede de apoio Social e Afetivo no tratamento de pacientes crônicos: resgatando as relações afetivas e efetivas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
As implicações das vozes familiares no processo de diferenciação de um sujeito; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Vínculo Materno e suas subjetividades; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O enfrentamento da doença e da morte no Contexto do Hospital Oncológico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Acompanhamento Psicológico às famílias, acompanhantes e cuidadoras de crianças com sintomas e doenças Psicossomáticas no Ambulatório de Gastropediatria; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Vivências e experiências de mães e pais de bebês Cardiopatas na UTI Pediátrica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Maternidade: reflexões sobre o processo de ser mãe e do desejo de ter um filho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um olhar da Psicologia sobre a prática Docente na Educação inclusiva: experiências com grupos de professores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Os limites e entraves do pai na relação mãe-criança Transplantada Renal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Pacientes Borderlines e o Holding Terapêutico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Grupo: espaço de desenvolvimento da socialização e aprendizagem de crianças; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Conto Da Vida: uma reflexão sobre famílias Psicossomáticas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Construção de um Grupo Cognitivo-Comportamental para o tratamento da Fobia social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Alexitimis em pacientes Diabéticos: um campo transdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O uso da técnica do Brasão em psicoterapia de Grupo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Clínica Psicossomática: uma Clínica dos afetos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
As Redes de Apoio na elaboração do Luto de um filho portador de Necessidades Especiais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A influência da Familia do Adoecer Psicossomático Infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Psicoterapia Psicanalítica Breve; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Câncer Infantil: a importância do Saber Infantil no Tratamento; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um mergulho histórico na relação do homem com a morte; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A criança frente a morte do pai; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Ter filhos: é uma necessidade?; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Quando o corpo adoece; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Grupo de pais: uma possibilidade de intervenção na adolescência; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A utilização da Arte como dispositivo terapêutico; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Reversibilidade Psiqui-soma; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Jornal Apaezito: um discurso em direção a comunidade; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Aspectos Psicossociais da aderência aos Esquemas Terapêuticos em pacientes hipertensos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Adoecimento do Corpo: as causas dos caminhos de suas dores; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Tecendo a família; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Psicologia hospitalar e suas implicações no tratamento fisiatrico; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Gestalt - Terapia e arte: Padroes que convergem; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Mitos familiares; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Psicologia feminina na otica fenomenologica; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A dimensão da crise conjugal; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Professor, adolescente e intervenção grupal; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Auto-estima questões fundamentais; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Psicossomática - o atalho que leva ao corpo; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um diálogo inclusivo: O sofrimento e o desejo nas relações escolares; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
As implicações da influência familiar no desenvolvimento e na manutenção da patologia mental do indivíduo; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A deficiência visual como eclosão da hostilidade familiar; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O grupo T e sua relação com o institucional; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Sexualidade & DST; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O lugar da criança na família; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
As mulheres e a libido início do século XX; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Do selvagem ao psicossomático - uma aventura humana; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Grupo de mulheres como processo de desenvolvimento; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
As Vicissitudes do brincar infantil; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Psicossomatica na infância; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
De menina a mulher: Reflexões acerca da construção do feminino; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Escolha conjugal: Implicações e motivações; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Reflexão sobre a atuação do psicologo em um bloco cirurgico pediatrico; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Brincar: a expressão da criança; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Adolescencia o segundo nascimento; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Relação familiar e escolha conjugal; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Climatério: A busca de feminilidade perdida; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Valorizando os transtornos psicossomaticos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Maternidade, entre o mito e a realidade: Reflexoes a partir de uma experiência com um grupo de mães; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Teatro corporal - o recorte da realidade brasileira; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Depressão - Transtorno de personalidade; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A dimensão psicologica do perdão; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Corpo/ Santa Cidade/ Helena - Uma cartografia afetiva; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O vinculo Mãe-bebê numa cultura Kaigang no RS; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Complexo de Édipo e suas manifestações na família; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Família- Um olhar sobre o desenvolvimento e as relações; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A tecnica de psicoterapia breve uma discussão; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Proposta de assessoramento psicologico no tratamento da AIDS; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Vinculo Mãe-bebe de risco; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Infidelidade conjugal: a traição da intimidade; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Psicossomatica e o cancer; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Psicossomatica: A linguagem do corpo; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A criança hospitalizada; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Uma viagem histórica pela família; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O processo de tansplante renal com suas implicações emocionais; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
As aventuras de um grupo de crianças - um estudo de caso na Vila Jardim; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Aspectos psicologicos envolvidos no processo de transplante cardíaco; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Tríade: Cancer, paciente terminal e morte; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Os transtornos alimentares e a psicossomática; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Paciente identificado no sistema familiar como reflexo do conflito conjugal; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Etica na psicologia- uma questão de valor; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A música enquanto instrumento terapeutico; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Papel de brincar na recuperação das crianças hospitalizadas; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A mulher de Freud; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Papel do psicologo na promoção de saude; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O conceito, a história e as defesas do homem perante a morte; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Da dependencia primaria rumo a identidade; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Da histeria a psicossomatica um estudo comparativo; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Brincar, lugar do aprender; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Gestão Participativa: Produtividade com qualidade; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Psicoterapia breve na adolescencia; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Grupos na escola: Uma alternativa; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A criança, sua família e a equipe no hospital; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Adolescer em jovens portadores de doença cronica; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Musicoterapia no hospital geral; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A laqueadura tubaria e o fator idade: Suas intercorrencias; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Integração do Psicólogo no Hospital Geral; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Psicoterapia breve em nossa realidade social atual; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O adolescente portador de doença crônica e seus aspectos emocionais; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Atuação do Psicólogo no contexto hospitalar; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A logica psicossomatica atraves de um estudo em psicanalise; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Atuação do estagiario de psicologia no contexto de internação clínica do adolescente; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Visualizações reflexos sobre uma nova tecnica terapeutica; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Sandor Ferenczi: Um personagem importante na psicanálise; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Repensando o trabalho hospitalar; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Processo histórico e dinâmico na terapia de grupo transferencia e contratransferencia em grupoterapia; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Sobre a sexualidade feminina - maternidade e gravidez; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O aborto provocado e as repercussões no universo feminino; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Meu bebê tem problemas: drama vivido pelas mães da Utip; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Masculino e Feminino: e ética da diferença; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Uma experiência de grupos terapêuticos com mães de crianças hospitalizadas; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A morte da Instituição Hospitalar - algumas considerações de vida; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Adolescente grávida em Hospital Público; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Criança Vitimizada: a história de um vazio; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Aborto provocado: um ato sem liberdade; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Reflexões Psico-sociais no Projeto de Assessoria Comunitária; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O idoso Asilado: um discurso negado; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um estudo do comportamento dos brasileiros no trânsito; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A noção de morte na criança pré-escolar; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Terapia Familiar: o caso da Família S; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Crise como fator de produtividade; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A Mulher - A conquista de sua identidade - seu papel na sociedade e na Igreja - Estudo realizado a partir de uma pioneira; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um estudo e uma proposta de orientação vocacional; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Gravidez na Adolescência dentro da sexualidade feminina; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Sucessão na empresa familiar; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O prostituto viril: sua subjetividade e o social; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um estudo exploratório junto ao HPS: a relação entre acidentes de trânsito X uso de álcool; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Considerações teóricas acerca do Superdotado; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Repensando a Psicologia do tarbalho; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Terapia Familiar; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Análise Institucional; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Rotatividade de Pessoal: causa e consequência; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O processo de comunicação, suas implicações e influências na organização; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Clima Organizacional; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
A percepção das chefias da área de Recursos Humanos e sua integração a outros setores em uma empresa comercial; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Ensaio teórico sobre a condição de ordenar as representações do afeto pela apologia da falta; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Relação de uma filial com sua matriz; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Um estudo sobre Turnover e a relação com a motivação e integgração; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Pesquisa-ação: diagnóstico institucional; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Compreensão dinâmica de um processo grupal numa empresa; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Religião: uma visão sob dois paradigmas; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Sentimentos e defesas apresentadas num centro cirúrgico; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
O Papel do Psicólogo e as relações de poder numa Instituição; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Investigação de um funcionamento empresarial através de diagnóstico; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anna Maria Ruschel;
Outras produções
RUSCHEL, A. M. ; BOLZE, S. D. A. . Psicologia Hospitalar: Compartilhando a prática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RUSCHEL, A. M. ; BORTOLUZZI, R. F. A. ; ZIMERMAN, D. ; RIETH, C. E. ; SANCHEZ, M. ; SCHMAL, L. S. ; BANDEIRA, D. R. ; SANTOS, C. S. S. ; BARROS, T. M. ; RUSCHEL, P. P. ; ROVATTI, K. B. ; POTTER, J. R. ; AZEVEDO, F. M. ; VIGUERAS, E. S. R. . Psicologia Hospitalar: Compartilhando a Prática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RUSCHEL, A. M. ; HOCH, L. ; KRATOCHVIL, R. . Encontros de Ética - Trabalho: Os gritos das doenças psicossomáticas no nosso contexto.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RUSCHEL, A. M. ; FERNANDES, A. A. ; JUNGES, J. R. ; GARRIDO, S. ; SCHNEIDER, N. ; FIDELIS, S. L. ; ANDREATTA, C. ; ELMIR, C. P. ; COSTA, A. P. R. ; MARTINS, M. C. B. ; DECKMAANN, E. C. ; SCARLATELLI, C. C. S. . Educar para a Vida refletindo sobre a Morte - Trabalho: Perdas e Morte no Ambiente Escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RUSCHEL, A. M. . Especialização em Clínica Hospitalar. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós-Graduação).
RUSCHEL, A. M. . A prática do Psicólogo hoje: múltiplos olhares, múltiplos fazeres - Trabalho: Doença como fenômeno psicossomático.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RUSCHEL, A. M. . Relações Interpessoais. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia. , Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, 93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275, Telefone: (51) 59033333, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - 1995
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
10/1995 - 10/1995
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão Coletiva - Palestra
1986 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo IV - Abordagem Teoria e Prática Psicos
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Laboratório de Estudos e processos grupais
-
07/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de estudos clínicos II, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Laboratório de estudos e processos grupais
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de estudos clínicos II, Psicossomática, Psicologai Hospitalar, Processos Grupais II, Laboratório de estudos e processos grupais
-
07/2006 - 12/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Processos Grupais II, Processos de Avaliação Psicológica III, Laboratório de estudos e processos grupais
-
02/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade realizada, Monografia.
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Processos grupais II, Laboratório de estudos e processos grupais
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, M11 - Seminários Avançados em Nutrição
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de estudos e processos grupais, Psicossomática, Psicologia Hospitalar
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de estudos e processos grupais, Psicossomática, Psicologia Hospitalar
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Processos Grupais II, Laboratório de estudos e processos grupais
-
07/2004 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processo Psicoterapêutico II
-
07/2004 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Processos Grupais I, Laboratório de estudos e processos grupais
-
02/2004 - 07/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Processos Grupais I, Laboratório de estudos e processos grupais
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicossomática, Psicologia Hospitalar, Processos grupais I e II, Laboratório de estudos e processos grupais
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 3º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada III
-
02/2003 - 07/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de estudos e processos grupais, Processos Grupais I e II, Psicossomática, Psicologia Hospitalar
-
06/1986 - 12/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de grupo e relações humanas I e II, Estágio em Psicologia clínica, Processos Grupais I e II; Laboratório de estudos e processos grupais, Psicologia aplicada à saúde; Atenção à Saúde-Intercâmbio, Psicologia clínica e Aconselhamento Psicológico II, Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Técnicas de entrevista II
-
08/2002 - 11/2002
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 3º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada II
-
03/2002 - 06/2002
Ensino, Psicoterapia Familiar e do Casal 1º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada III
-
03/2002 - 06/2002
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 3º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada I
-
03/2002 - 03/2002
Ensino, Psicologia nas Organizações 1º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Competências Pessoais
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 3º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria da técnica em Psicoterapia I, Seminário Clínico
-
08/2001 - 11/2001
Ensino, Psicoterapia Familiar e do Casal 1º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada II
-
10/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador: Viagem Internacional de Estudos à Espanha: Intercâmbio em Saúde.
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Psicoterapia Familiar e do Casal 1º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada I
-
08/2000 - 11/2000
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 2º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada III
-
08/1999 - 08/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Debatedor: Saúde no Cinema: Ciclo de Vídeo e Debate Temas: Saúde, Cidadania e Cultura.
-
06/2000 - 06/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador : Intervenção em Psicossomática.
-
03/2000 - 06/2000
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 2º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada II
-
08/1999 - 11/1999
Ensino, Psicoterapia Psicanalítica 2º Edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada
-
04/1999 - 06/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Prof. ministrante - Psicoterapia Familiar - A Família Contemporânea e os Elementos Básicos de Diagnóstico e intervenção.
-
09/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Debatedor e coordenador de mesa: XII Cong do círculo Bras de Psicanálise- Fórum Latino Americano de Assocs de Psicot e Psican- Corpo e Psicanálise.
-
09/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Prof. Ministrante Psicoterapia Familiar - A Família Contemporânea e os Elementos Básicos de Diagnóstico e Intervenção.
-
09/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Prof. ministrante - Aspectos Psicossomáticos em Pacientes com Transtornos Respiratórios.
-
04/1998 - 06/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Professor ministrante: Psicoterapia Familiar - A Família Contemporânea e os Elementos Básicos de Diagnóstico e Intervenção.
-
03/1998 - 06/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Palestrante: Teorias e Técnicas Psicossomáticas.
-
09/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Professor Ministrante: Psicossomática: da compreensão à intervensão.
-
08/1997 - 08/1997
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador: Festa Baile dos 25 anos da Psicologia - unisinos.
-
03/1997 - 03/1997
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador - Psicologia - UNISINOS 25 anos de tragetória, retrospectiva e atualidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anna Maria Ruschel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?