Bianca Gomes da Silva

Atualmente é aluna do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, desde 2007. Atua como estagiária no Laboratório de Biologia Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA, da UFOPA desde outubro de 2008, desenvolvendo atividades relacionadas as áreas de Limnologia, Ecotoxicologia e Biomonitoramento, utilizando principalmente macroinvertebrados aquáticos.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2007 - Atual

Universidade Federal do Oeste do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Extensão universitária em Genética Humana no novo Milênio. (Carga horária: 3h). , Regional Norte da Sociedade Brasileira de Genética.

2009 - 2009

Extensão universitária em A Genética Moderna e o o Estudo da Biodiversidade. (Carga horária: 3h). , Regional Norte da Sociedade Brasileira de Genética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Lminologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecotoxicologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Biomonitoramento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III ENGENOR-Encontro de Genética do Norte. 2009. (Encontro).

VII Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Reinaldo Pacheco Peleja

Inventário da Diversidade de Macroinvertebrados Bentônicos em Igarapés Associados à Floresta Nacional do Tapajós nas proximidades da BR-163, Amazônia-Brasil; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Reinaldo Pacheco Peleja;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Diagnóstico e Conservação da Biodiversidade em áreas naturais e manejadas da Floresta Nacional do Tapajós, área de influência da BR-163, Estado do Pará., Descrição: A conservação da biodiversidade representa hoje um dos maiores desafios da atualidade, especialmente quando se considera a crescente demanda da sociedade humana por recursos naturais e espaço físico. A proteção efetiva da biodiversidade e dos processos associados; especiação, competição, predação, dispersão, entre outros; está longe de ser alcançada, simplesmente pela via da criação de unidades de conservação. A rica biodiversidade do Bioma Amazônico é um dos vários fatores que levam à conclusão de que são necessários maiores esforços para a sua conservação. Riscos atuais para a biodiversidade nas florestas amazônicas incluem desmatamento, exploração madeireira, queimadas, fragmentação, mineração, extinção da fauna, invasão de espécies exóticas, tráfico de animais silvestres e mudanças climáticas. Neste sentido, este projeto visa fazer um estudo de diagnóstico e conservação da biodiversidade em áreas naturais e manejadas da Floresta Nacional do Tapajós, na área de influência da BR-163, no Estado do Pará. A articulação de competências regionais para o conhecimento da biodiversidade, também está sendo considerada no presente. Sendo assim, através desta proposta se pretende consolidar a implantação efetiva do Núcleo Regional do Programa de Biodiversidade no Oeste Paraense, com sede no Município de Santarém, o qual estará associado à Rede de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental, com sede no Museu Paraense Emílio Goeldi em Belém. O diagnóstico da biodiversidade da FLONA Tapajós será iniciado com a implementação dos protocolos básicos (topografia e cartografia, clima e estrutura da vegetação) seguidos dos protocolos biológicos - mosquitos, insetos de palmeiras, moscas e abelhas, invertebrados aquáticos, peixes, herpetofauna, mamíferos e vegetais fanerógamos (árvores, arbustos, lianas e palmeiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Gomes da Silva - Integrante / José Reinaldo Pacheco Peleja - Coordenador / Ynglea Georgina de Freitas Goch - Integrante / Marlisson Augusto Costa Feitosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA. , Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, 68040-070 - Santarem, PA - Brasil, Telefone: (093) 30649066, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Oeste do Pará

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2008

    Estágios , Laboratório de Biologia Ambiental, .,Estágio realizado, Estágio no Laboratório de Biologia Ambiental, atuando nas áreas de Limnologia e Ecotoxicologia.