Cibele Sabioni

Mestre em Ensino das Práticas Musicais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Lackschevitz. Sua pesquisa é voltada para a música em conjunto (com ênfase em regentes iniciantes). Produziu e elaborou o website Começando Um Coro do Zero, ferramenta de apoio ao regente iniciante (www.comecandoumcorodozero.com). Professora de Regência Coral e Canto Coral no Conservatório Dramático e Musical "Dr.Carlos de Campos" de Tatuí (2006 a 2018). Regente do Coro Sinfônico Jovem e Coro de Câmara na mesma instituição. Regente selecionada pela ACDA ( American Choral Director Association) a participar do programa de intercâmbio entre regentes corais profissionais ICEP em 2017. Coordenou e Fomentou o Curso de Pós-graduação e Extensão em Regência Coral pela Alpha Cursos no ano de 2018.Coordenou a I e a II Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí em parceria com a ACDA (EUA) e ETSU (EUA) nos anos de 2017 e 2018. Colaborou com a UFMA ( Universidade Federal do Maranhão) na fomentação e implantação do Coral UFMA - PH em 2016. Pós graduada em Música de Câmara pela UNINTER no ano de 2013. Formada em Regência Instrumental no Conservatório Dramático Musical de Tatuí. Bacharel em piano erudito pela USC - Bauru, onde trabalhou como preparadora vocal do Coral Véritas da Universidade. Cursou Metodologia do Ensino Musical em Havana, Cuba. Regente e diretora artística do Coral da Cidade de Tatuí " Prof. José dos Santos" de 2009 a 2015. Maestrina da Banda Sinfônica Sopra Mulheres de 2006 a 2008.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Música

2015 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Em Busca do Perfil do Regente Coral Iniciante no Brasil, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Eduardo Lackschevitz Xavier Assunção
Palavras-chave: Regente iniciante, canto coral, regência coral.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação musical. Setores de atividade: Educação.

Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DE CÂMARA

2012 - 2013

Centro Universitário Internacional
Título: O Canto Coral como Elemento de Formação do Músico de Câmara
Orientador: Valentina Daldegan

Graduação em Curso de Instrumento

1993 - 1998

Universidade do Sagrado Coração

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Regência coral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Coordenação Pedagógica.

Organização de eventos

Alan Stevens ; SABIONI, C. ; Judson Nascimento . II Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí/ ETSU (EUA).. 2018. (Congresso).

Alan Stevens ; SABIONI, C. . Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí/ ACDA. 2017. (Congresso).

SABIONI, C. . Workshop En Cantar na Escola - Reflexões sobre a atividade coral com crianças. 2016. (Outro).

SABIONI, C. . Workshop Técnica Vocal: Fundamentos Teóricos e Práticos. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Anatomia e Fisiologia Aplicada á Clínica Vocal na fala e no Canto- CEV. 2014. (Outra).

Prática de Música de Câmara.Apresentação da Disciplina de Prática em Música de Câmara, classe do prof. David Chew - Uninter. 2013. (Outra).

IX Seminário de Educação , Educação: Arte de Conhecer, de Cuidar e de criar.. 2002. (Seminário).

Oficina para Regentes de Corais.Oficina para Regentes de Corais ,Ministrada pelo maestro Paulo Rowlands. 2001. (Oficina).

Metodologia do Ensino Pianístico.Metodologia do Ensino Pianístico. 1997. (Outra).

Outras produções

SABIONI, C. . Site Começando Um Coro do Zero. 2017.

SABIONI, C. ; ASSUNCAO, E. L. X. . Começando um Coro do Zero. 2017; Tema: Começando um Coro de Zero - Material de Apoio ao Regente Iniciante.. (Site).

SABIONI, C. . Introdução ao Coro nas Escola: Práticas e Reflexões para Educadores. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABIONI, C. . Oficina Começando um Coro do Zero. 2017. .

SABIONI, C. . Workshop Começando Um Coro do Zero. 2017. .

SABIONI, C. . Workshop Começando um Coro do Zero. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SABIONI, C. . IV Congresso Ibero Americano de Compositores, Directores y Arregladores de Bandas Sinfônicas y Ensembles. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABIONI, C. . Música Popular Brasileira, Estilos e Interpretação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABIONI, C. . Clínica Vocal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABIONI, C. . 'Coral da Cidade de Tatuí Canta Bimbo Azevedo'. 2012. Registro Fonográfico.

SABIONI, C. . Brazilian Music Clinic and Performance.. 2007. Interpretação.

SABIONI, C. . Quarteto Fala Brasileira ' Samborins' Sambando com a História. 2007. Interpretação.

SABIONI, C. . I Encontro Latino Americano de Compositores, Arranjadores e Regentes. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

SABIONI, C. . ' Samborins' Sambando com a História. 2006. Interpretação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos Campos de Tatui. , Rua, 18275-760 - Tatui, SP - Brasil

Experiência profissional

2006 - Atual

Conservatório de Tatuí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 32

Outras informações:
Professora de Música na área de teoria musical de Março a Junho de 2013; atuou como professora na disciplina Iniciação aos Gêneros Brasileiros na área de Canto Coral no ano de 2006.