CARLOS ALEXANDRE DE CARVALHO MORENO

possui graduação em Comunicação Social (com Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura/Semiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de pesquisa ELO - Comunicação Intercultural.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

1991 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Electra em preto e Branco Uma Leitura semiológica do teatro mítico de Nelson Rodrigues
Orientador: Maria do Carmo Peixoto Pandolfo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Semiologia; Literatura; Teoria; Teatro; Jornalismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Semiologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Comunicação

1987 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Milton José Pinto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Semiologia; Comunicação; Teoria; Jornalismo; Publicidade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo

1981 - 1984

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Interculturalidade.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria do Discurso.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. A semiologia barthesiana como prenúncio da análise do discurso. 2012. (Congresso).

Magias, encantos e metamorfoses - Fabulações modernas e suas expressões no imaginário contemporâneoões. 2012. (Simpósio).

II Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. 2011. (Encontro).

9º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo.O GOOGLE NOTÍCIAS COMO FERRAMENTA DE PESQUISA HISTÓRICA E JORNALÍSTICA - ASPECTOS DA MEMÓRIA DOS REGIMES MILITARES NA ARGENTINA E NO BRASIL (1976). 2011. (Encontro).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Do conceito aos usos do termo propaganda na Argentina e no Brasil. 2010. (Congresso).

Comunicação, Arte e Cultura na Cidade do Rio de Janeiro.Cidade e consumo. 2010. (Seminário).

XXI Uerj Sem Muros.Revista ELO - Grupo de Pesquisa em Comunicação Intercultural. 2010. (Outra).

X Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.O cotidiano da produção dos veículos institucionais da UERJ. 2010. (Outra).

II World Journalism Education Congress. 2010. (Outra).

XX Uerj Sem Muros.Revista LOGOS (coordenação). 2009. (Outra).

XX Uerj Sem Muros.Revista ELO - Grupo de Pesquisa em Comunicação Intercultural. 2009. (Outra).

XI Congresso Internacional da ABRALIC. Masculinidades de Interbellum no carioquismo de Marques Rebelo. 2008. (Congresso).

XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. O Rio de Janeiro do imaginário de Hollywood como instrumento de propaganda ideológica. 2008. (Congresso).

I Simpósio Uerj de Estudos em Jornalismo Cultural no Brasil.Coordenação da mesa Filosofia. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Uerj de Estudos em Jornalismo Cultural no Brasil.O pensamento do melodrama como modo estético e epistemológico. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Uerj de Estudos em Jornalismo Cultural no Brasil.A hermenêutica de Gadamer e a questão da linguagem. 2007. (Simpósio).

XI Encontro da Socine.O problema do realismo. 2007. (Encontro).

XI Encontro Regional da Abralic.A revelação de Querelle em Genet e Fassbinder. 2007. (Encontro).

XI Encontro Regional da Abralic.Coordenação de sessão. 2007. (Encontro).

18ª Uerj Sem Muros.Laboratório de Jornalismo Cultural. 2007. (Outra).

XII Colóquio Heidegger. 2007. (Outra).

Comunicação, Arte e Cidade.Comunicação e Cultura Metropolitana. 2005. (Seminário).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Esquecer e lembrar McLuhan. 2004. (Congresso).

I Seminário Integrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ.Mídia e Discurso. 2004. (Seminário).

VIII Congresso Internacional Abralic 2002 Mediações. O problema do emprego semiológico de um conceito psicanalítico. 2002. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A proposta de um jornalismo político-sociológico. 2002. (Congresso).

VI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Socine).Uma leitura semiológica de O Viajante, de Paulo César Saraceni. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: RENATA CRISTINA SANTANA

MORENO, C. A. C.. Discurso e mídia. 2007. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Dayse Silva Dudley

MORENO, C. A. C.. Indústria da informação: empresas de interesse público e privado e a construção do pensamento hegemônico no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Regina da Silva Lobo

MORENO, C. A. C.; BARBOSA, W. D.; TADDEI, S.. Arte bruta, arte virgem, arte do insconsciente: estados incomuns da criação em Fernando Diniz. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Janete da Silva Oliveira

MORENO, C. A. C.; FREITAS, Ricardo; PAIVA, R.. Comunicação, Universidade e Shopping Center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Geraldo Garcez Condé

MORENO, C. A. C.; ROCHA, E.; HELAL, R.. A imprensa conselheira: comunicação de massa, indivíduo e cotidiano. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane Portes Vargas

VARGAS, E. P.;MORENO, C. A. C.. Corpo e sexualidade através das imagens em vídeo. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Angélica Marquês Coutinho

MORENO, C. A. C.; SCHOLLAMMER, K. E.; COCO, P. M. A.; KIFFER, A. P. V.; COSTA, L. C.. Espaço híbrido: novas narrativas no cinema contemporâneo brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Leila Souto de Castro Longo

LONGO, L. S. DE C.;MORENO, C. A. C.. A república dos velhacos: o discurso e a verdade. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dea Maria da Rocha Mesquita

MESQUITA, D. M. DA R.;MORENO, C. A. C.. Teias míticas na escritura de Gérard de Nerval. 1997. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ceumar Gentil Turano

MORENO, C. A. C.; PAIVA, R.; VILLAÇA, Nízia Maria de Souza. Novas Experiências Comunicativas do Luxo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Eco (UFRJ).

Aluno: André Cardoso de Araújo

MORENO, C. A. C.. Jornalismo Open Source: Blogs como ferramenta jornalística. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria de Assumpção Estrella

MORENO, C. A. C.; BARBOSA, F. A. M.; MARANINI, N. J. C.. Rádio Fluminense FM: A porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lilian Rebello Tufvesson

MORENO, C. A. C.; RÉGIS, Fátima; BRASIL, Antônio. Documentário em cinema e televisão: Estratégias de abordagem do imaginário social. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Maria Ferreira

MORENO, C. A. C.; LÁZARO, André Luiz de Figueiredo;MOREIRA, Sonia Virginia. A vida carioca em crônica: Machado de Assis e Luiz Fernando Veríssimo. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Barbara Elias Valle

MORENO, C. A. C.; RÉGIS, Fátima; MARIANI, Luiza. "Ópera do malandro" - A constituição do filme e sua cobertura jornalística. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata dos Santos Ferreira

MORENO, C. A. C.; FELINTO, Erick; RÉGIS, Fátima. O cinema brasileiro e o jornalismo cultural na década de 90. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Venerável Silva

FREITAS, Ricardo;MORENO, C. A. C.; Marcondes Machado Neto, M.. O "boom" dos centros culturais: novas estratégias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaysse de Arruda Zuba

FREITAS, Ricardo F.;MORENO, C. A. C.; Marcondes Machado Neto, M.. Rio de Janeiro: um cidade de eventos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Paulo de Souza Cruz

MORENO, C. A. C.; HOLLANDA, Ricardo de; GUEDES, A. L.. Histórias em quadrinhos e seu potencial como mídia e arte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MORENO, C. A. C.; HOLLANDA, Ricardo de; VIEIRA, J. P. D.. Métodos de controle de qualidade no jornalismo impresso: a relação entre o leitor e o jornal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel dos Santos Tambarotti

MORENO, C. A. C.; FREITAS, Ricardo; HOLLANDA, Ricardo de. "Deus e o Diabo" na imprensa: Constatações sobre o impacto da obra de Glauber Rocha. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Paulo de Souza Ramos

MORENO, C. A. C.; NOGUEIRA, Ilana P.; MACHADO, Paulo Sérgio Magalhães. Editoriais nos jornais contemporâneos: exemplos nos jornais O Globo e Jornal do Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MORENO, C. A. C.. Concurso Público para Professor Adjunto de Jornalismo. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORENO, C. A. C.. Concurso Público para professor assistente 40h DE na área de conhecimento de Jornalismo Empresarial. 2008. Universidade Federal Fluminense.

MORENO, C. A. C.. Concurso Público para Professor Adjunto - área Jornalismo e Editoração. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MORENO, C. A. C.. Comitê de Avaliação do Programa de Bolsas-Auxílio da UERJ. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MORENO, C. A. C.. Seleção para o PPGCFCS/UERJ - Mestrado. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MORENO, C. A. C.. Exame de Qualificação (Mestrado) de Cláudio Faria Marques. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MORENO, C. A. C.. Exame de Qualificação (Mestrado) de Geraldo Condé. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

COUTINHO, L. E. B.. Electra em preto e branco: Leitura semiológica de Senhora dos Afogados. 1996. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nizia Maria Souza Villaca

VILLACA, N. M. S.. Electra em preto e branco; leitura semiológica de Senhora dos Afogados. 1996. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luís Celestino de França Júnior

A fome na imprensa: Um estudo sobre critérios de noticiabilidade nos jornais Folha de S; Paulo e O Povo; 2006; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Sônia Cristina Pedrosa Pereira

A construção do trabalhador do capitalismo flexível: uma análise do discurso dos suplementos de empregos; 2006; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Francine Teixeira Machado

A moda no tempo e o tempo da moda; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Maria Isabel Ferreira Gomes

O espaço do documentário no jornalismo impresso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Maria Martha Bruno de Arruda

Retratos do anonimato no século XX e estudo de críticas jornalísticas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

João Paulo Cruz

Adaptações cinematográficas de histórias em quadrinhos e sua visão pelo jornalismo cultural brasileiro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Maria de Assumpção Estrella

Rádio Fluminense FM: A porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Renato dos Santos Ferreira

O cinema brasileiro e o jornalismo cultural na década de 90; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Ana Barbara Elias Valle

"Ópera do malandro" - A constituição do filme e sua cobertura jornalística; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Sonia Maria Ferreira

A vida carioca em crônica: Machado de Assis e Luiz Fernando Veríssimo; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Evandro dos Reis José

Jornalismo e literatura policial; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Lilian Rebello Tufvesson

Documentário em cinema e televisão: Estratégias de abordagem do imaginário social; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Paulo Maurício Neri da Costa

O cinema de Brian de Palma; 2001; 70 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Maria Helena Barbosa Balabram

A crítica de cinema como instrumento de comunicação do universo fílmico; 2000; 100 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Bernadeth Firmino Porto

O conceito de cultura e a linguagem jornalística; 2000; 80 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Renata Augusta Ferreira

Uma proposta de jornalismo cultural da TV aberta: a cobertura do programa Caderno 2 e seus reflexos na mídia impressa; 2000; 100 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Rayana Coutinho dos Santos

A promoção das marcas na trama televisiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Rafaela Rodrigues dos Santos

A sustentabilidade como discurso institucional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Hizabelli Celini Menezes Lopes

A construção de imagem feminina pelo discurso publicitário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Angela Cantoni

Jornalismo econômico - Uma análise a partir do conceito de Sabedoria Popular; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Isaac Bruno Teixeira

A construção da reportagem no conto-reportagem Um Dia no Cais, de João Antônio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Viviane Rodrigues Maia

Aspecto da música pop na era digital; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Thiago Ibelli de Andrade

Alterações no roxk e na indústria fonográfica causadas pela cibercultura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Camila de Oliveira Pitanga

A educomunicação ambiental na construção de um conhecimento participativo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Gustavo Melione Abreu

Leitura rápida; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Raimundo Fernandes de Aquino

Da coluna para a capa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Carolina Guimarães de Faria

No escurinho do cinema: o uso da publicidade nas salas de exibição do Rio de Janeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Viviane de Lima Oliveira

O Jornalismo e a narrativa historiográfica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Rennan da Rocha Setti

O discurso sobre favelas na série de reportagens Favela S; A; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Amanda dos Santos Moura

A representação da favela no filme Cidade de Deus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Yana dos Santos Vale

A Folha de S; Paulo & quadrinhos de Caco Galhardo - Manifestações semióticas e estéticas das matérias e tirinhas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Carolina Silva de Souza

Imagens da alegria e da existência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Priscila Iglesias Rosa

Uma experiência de reportagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Ryza de Assis Azevedo Barrozo do Couto

Inclusão musical: nas ondas da Rede; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Marilia da Costa Motta

Análise do discurso da revista Veja na campanha para o referendo das armas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Rafael Chaves Ribeiro

Os enredos patrocinados das escolas de samba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Victor Carneiro de Barros

Madonna: uma analise do discurso sobre revistas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Fabiana Marcello Zveiter Jorge

Perfis jornalísticos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Thaís de Oliveira Britto

O cinema brasileiro na imprensa: estudo do enquadramento jornalítico do filme "O homem que copiava"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Métodos de controle de qualidade no jornalismo impresso: a relação entre o leitor e o jornal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Denise de Castro Peyró

A reforma gráfica do Extra; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Marcelo Toledo do Couto

O tema Comportamento nos títulos de Realidade e Veja em 1968 e 2003; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Alessandro Victor Alves Ferreira

Jornalista, com ou sem diploma; 2003; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Orizanda da Luz Almeida

Do Jornalismo na Internet ao Webjornalismo; 2003; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Renato Deccache

Jornalismo econômico; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Daniel dos Santos Tambarotti

"Deus e o Diabo" na imprensa: constatações sobre o impacto da obra de Glauber Rocha; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Marcos Paulo de Souza Ramos

Editoriais nos jornais contemporâneos: exemplos nos jornais O Globo e Jornal do Brasil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Carla Cristina Costa Alves

Nelson Rodrigues e a reportagem policial: realidade X ficção; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Pedro Sloboda Jorge

Estudo comparativo do jornalismo policial impresso e audiovisual: o caso da barbárie de Santa Teresa; ; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Maria Eduarda Mattar

Problemas em termos de legislação e ética nos sites de informação jornalística brasileiros; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Tônia Matosinhos

Humor e crítica social no jornalismo brasileiro; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Elisa Travalloni

Textos que se reencontram: a escrita do hipertexto e a informação; 2000; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Juliana Barreto Farias

História e histórias de Como era Gostoso meu Francês: o conceito do filme e as críticas publicadas na imprensa; 2000; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Michel Castellar de Resende Santos

A cobertura jornalística dos esportes amadores; 2000; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Luciano Cordeiro Ribeiro

O discurso da verdade dos fatos: o duelo de Veja e Isto É no caso PC Farias; 2000; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Patricia Alves do Rego Silva

Cassino da Urca: uma experiência de livro-reportagem; 2000; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Clarisse da Silva Pereira

Retratos de Gabriela: Um estudo sobre a construção do mito Sônia Braga pela mídia impressa; 1999; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Maria Angélica Salcedo Lemgruber

Um retrato da sociedade carioca através do humor da revista Fon-Fon; 1999; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Luiz Eduardo Neves Peret

1960 em Revista: sob o foco de O Cruzeiro; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

Electra em Preto e Branco:uma leitura semiológica de Senhora dos Afogados(Co-Orientação em Semiologia); 1996; 0 f; Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Luiz Edmundo Bouças Coutinho;

Maria do Carmo Peixoto Pandolfo

Electra Em Preto e Branco: Leitura Semiológica de Senhora dos Afogados; 1996; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Carmo Peixoto Pandolfo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORENO, C. A. C. . A retomada da crítica ideológica de Roland Barthes no campo da comunicação. Candelária (Rio de Janeiro) , v. V, p. 109-118, 2008.

  • MORENO, C. A. C. . Uma leitura do discurso telejornalístico. Eco-Pós (UFRJ) , v. 08, p. 893, 2006.

  • MORENO, C. A. C. . Modos de existência angustiada na sociedade da extrema vulnerabilidade. Eco-Pós (UFRJ) , v. 09, p. 1133, 2006.

  • MORENO, C. A. C. ; MOREIRA, Sonia Virginia ; HUYSSEN, A. . Mídia e discursos da memória. INTERCOM (São Paulo) , São Paulo, v. XXVII, n.1, p. 97-106, 2004.

  • MORENO, C. A. C. ; MEDITSCH, E. . Estudos em jornalismo. INTERCOM (São Paulo) , São Paulo, v. XXVII, n.2, p. 93-107, 2004.

  • MORENO, C. A. C. . Memória e comunicação no contexto ibero-americano. INTERCOM (São Paulo) , Editora INTERCOM, v. 26, n.1, p. 91-101, 2003.

  • MORENO, C. A. C. . Notas sobre as conexões teóricas entre mídia e representação social. Revista Contemporânea (UERJ) , Uerj, v. 1, n.1, 2003.

  • MORENO, C. A. C. . O campo jornalístico e a importância da distinção política entre direita e esquerda. INTERCOM (São Paulo) , São Paulo - SP, v. XXV, n.1, p. 158-164, 2002.

  • MORENO, C. A. C. . Catarse brasileira: por uma leitura da tragédia. Semiosfera - Revista Acadêmica On-Line de Comunicação e Cultura, ECO-UFRJ, Rio de Janeiro - RJ, 2002.

  • MORENO, C. A. C. . O paradigma da notícia como construção social. Logos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, FCS, Uerj, v. 16, p. 63-71, 2002.

  • MORENO, C. A. C. . O espelho de João do Rio. Logos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, FCS, Uerj, v. 10, p. 43-45, 1999.

  • MORENO, C. A. C. . Suvenir de Lévy: comunicação, memória e hipermídia. Logos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, FCS, Uerj, v. 7, p. 25-27, 1997.

  • MORENO, C. A. C. . Considerações semiológicas . 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2000. v. 1000. 100p .

  • MORENO, C. A. C. . Tramas da comunicação na revisão de Genet por Fassbinder. In: COUTINHO, Angélica; LÍRIO, Gabriela. (Org.). Interseções: cinema e literatura. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010, v. 1, p. 30-35.

  • MORENO, C. A. C. . Publicidade e cômico. In: Malena Segura Contrera; Osvaldo Takaoki Hattori. (Org.). Publicidade e Cia.. 1ed.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, v. 1, p. 83-92.

  • MORENO, C. A. C. . A virtualização do corpo. In: Nízia Villaça; Fred Góes; Ester Kosovski. (Org.). Que corpo é esse? Novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 1999, v. 1, p. 47-53.

  • MORENO, C. A. C. ; OLIVEIRA, Janete da Silva . Cosplay e a visão da cultura japonesa no Brasil. ELO - Grupo de Pesquisa em Comunicação Intercultural, Rio de Janeiro, 01 ago. 2009.

  • MORENO, C. A. C. . Do conceito aos usos do termo propaganda na Argentina e no Brasil. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

  • MORENO, C. A. C. . Masculinidades de Interbellum no carioquismo de Marques Rebelo. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo, Brasil. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008.

  • MORENO, C. A. C. . A proposta de um jornalismo político-sociológico. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador - BA. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2002.

  • MORENO, C. A. C. . O problema do emprego semiológico de um conceito psicanalítico. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002, Belo Horizonte - MG. Anais do VIII Congresso Internacional Abralic 2002 - Mediações. Belo Horizonte - MG: Abralic, 2002.

  • MORENO, C. A. C. . A semiologia barthesiana como prenúncio da análise do discurso. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. v. XVI. p. 50-50.

  • MORENO, C. A. C. . O problema do emprego semiológico de um conceito psicanalítico. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002, Belo Horizonte - MG. VIII Congresso Internacional Abralic 2002 Mediações Programa Resumos, 2002. p. 308-308.

  • MORENO, C. A. C. . Uma leitura semiológica de O Viajante, de Paulo César Saraceni. In: VI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Socine), 2002, Niterói - RJ. Caderno de Resumos do VI Encontro da Socine. Niterói - RJ: Comissão Organizadora do VI Socine, 2002. p. 17-17.

  • MORENO, C. A. C. . A semiologia barthesiana como prenúncio da análise do discurso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . O GOOGLE NOTÍCIAS COMO FERRAMENTA DE PESQUISA HISTÓRICA E JORNALÍSTICA - ASPECTOS DA MEMÓRIA DOS REGIMES MILITARES NA ARGENTINA E NO BRASIL (1976). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . O GOOGLE NOTÍCIAS COMO FERRAMENTA DE PESQUISA HISTÓRICA E JORNALÍSTICA - ASPECTOS DA MEMÓRIA DOS REGIMES MILITARES NA ARGENTINA E NO BRASIL (1976). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . Do conceito aos usos do termo propaganda na Argentina e no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . Masculinidades de Interbellum no carioquismo de Marques Rebelo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . O Rio de Janeiro do imaginário de Hollywood como instrumento de propaganda ideológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . A teoria do discurso em Foucault. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, C. A. C. . O pensamento do melodrama como modo estético e epistemológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . A hermenêutica de Gadamer e a questão da linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . O problema do realismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . A revelação de Querelle em Genet e Fassbinder. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, C. A. C. . Os terroristas do milênio: subjetivação e violência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORENO, C. A. C. ; OLIVEIRA, Janete da Silva . Revista ELO - Grupo de Pesquisa em Comunicação Intercultural. 2012. (Website).

MORENO, C. A. C. . Informe Uerj; Uerj em Dia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicações).

MORENO, C. A. C. . Sociologia do Consumo - Conceitos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORENO, C. A. C. . Sociologia do Consumo - Conceitos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORENO, C. A. C. ; ABAMEC . Abamec-Rio 30 Anos. 2000. (Editoração/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    História do discurso propagandista, Descrição: O projeto consiste na leitura e contextualização de textos de comunicação política, publicidade e propaganda. A leitura em questão estará sobretudo baseada na análise do discurso. A contextualização terá um caráter predominantemente histórico, já que a intenção é selecionar textos de períodos em que a história brasileira recente esteve marcada pelo autoritarismo: de 1930 ao apogeu do Estado Novo e do golpe de 1964 ao fim da ditadura militar. A razão para tal seleção tem a ver com o fato de, em tais dois períodos, certamente conviverem a informação política, a mensagem publicitária e a propaganda ideológica. A partir da vinculação deste pesquisador ao Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação, passou a ser levada em consideração a história comunicacional comparativa de Brasil e Argentina nos períodos de exceção. Este pesquisador coordena o Grupo de Pesquisa ELO - Comunicação Intercultural, que é uma das áreas em que o grupo Geografias da Comunicação tem como objetivo promover a circulação de produção científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno - Coordenador / Sonia Virginia Moreira - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Sentidos da propaganda no cotidiano da metrópole, Descrição: Subáreas: (1) "Sociologia do Consumo: Comunicação e sustentabilidade; (2) Discursos ideológicos no Brasil de Interbellum (1919-1939) ; (3) A propagação do pensamento germânico no Brasil ; (4) "O ethos do discurso propagandista"; (5) "Comunicação Intercultural: Mídia e migrações".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2002 - 2007

    Jornalismo e discurso: fenomenologia da informação na contemporaneidade, Descrição: Descrição: Subáreas: (1) "Sociologia do Consumo: Comunicação e sustentabilidade; (2) Discursos ideológicos no Brasil de Interbellum (1919-1939) ; (3) A propagação do pensamento germânico no Brasil ; (4) "O ethos do discurso propagandista"; (5) "Comunicação Intercultural: Mídia e migrações"... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Comunicação Social. , Rua São Francisco Xavier, 524, pavilhão João Lyra Filho, bloco F, sala 10129, Maracanã, 20550-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340244, Fax: (21) 23340501, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1996 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2008

      Ensino, Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociologia do Consumo

    • Extensão universitária , Faculdade de Comunicação Social, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Revista ELO - Grupo de Pesquisa em Comunicação Intercultural.

    • 04/1996

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Comunitária, Assessoria de Imprensa

    • - 11/2011

      Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social, .,Cargo ou função, Subchefe de Departamento (DRP).

    • 03/2010 - 08/2011

      Direção e administração, Coordenação de Publicações da Diretoria de Comunicação Social, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 03/2000 - 01/2008

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Jornalismo Cultural.

    • 02/2004 - 05/2005

      Direção e administração, Reitoria, Diretoria de Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador de Publicações.