Andrea Bezerra Chaves
Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2010), graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2008). Servidora da Secretaria de Estado de Saúde.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, leis, pessoa com deficiência, saúde mental, acessibilidade e projetos sociais. Atua com docência e instrutória de cursos. Experiência de 14 anos com programas de inserção de pessoas com deficiência em diversos seguimentos, é uma das representes do GDF no plano Viver sem Limites do Governo Federal. Analista de Projetos, prestação de contas e executora de contratos públicos. Palestrante e conferencista em congressos no Brasil.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2008 - 2010
Universidade Católica de Brasília
Título: Valores do Trabalho em deficientes auditivos:Existe equivalência da estrutura da EVT-R?,Ano de Obtenção: 2010
Dr Juliana Barreiros Porto.Palavras-chave: Valores do Trabalho, Lingua de Sinais, deficiência; valores do trabalho, diversidade.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Psicologia
2003 - 2008
Universidade Católica de Brasília
Título: VALORES E EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:UM ESTUDO LONGITUDINAL
Orientador: Juliana Barreiros Porto
Formação complementar
2014 - 2014
Operacionalização do SICONV IV. (Carga horária: 24h). , ORZIL CONSULTORIA, OC_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Gestão e Fiscalização de Contratos. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Distrito Federal, EGOV, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Libras-Lingua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 120h). , Instituto,Cul Educ, e Profissionalizante de PCD, ICEP BRASIL, Brasil.
2003 - 2003
Multiplicadora de Treinamento. (Carga horária: 160h). , CIa Brasileita de Contact Center, CBCC, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante de Pessoas com Deficiência.
Organização de eventos
CHAVES, A. B. . Cuidando de quem Cuida a Saúde Mental dos Servidores de Urgências e Emergências. 2018. (Outro).
CHAVES, A. B. ; LEAO, M. F. F. . Renda-se Feiras de Bordados e Rendas. 2014. .
CHAVES, A. B. ; MARTINEZ, R. G. . I I Seminário de gestão ocupacional de servidores com deficiência. 2012. (Outro).
CHAVES, A. B. ; MARTINEZ, R. G. . I Seminário de gestão ocupacional de servidores com deficiência. 2011. (Outro).
CHAVES, A. B. ; Fabricio Romão de Sá Bezerra . Workshop de Planejamento Organizacional. 2010. (Outro).
CHAVES, A. B. . Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência. 2009. (Outro).
LEITE, S. M. ; CHAVES, A. B. . Divesidade e Inclusão:Faça a Diferença. 2008. (Outro).
LEITE, S. M. ; CHAVES, A. B. . Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
Curo de Gestão e Fiscalização de Contratos. 2014. (Outra).
Mostra Nacional de Experiências em Gestão e Estratégia e Participativa no SUUS. 2014. (Congresso).
Seminário de Controle de Políticas Públicas de Acessibilidade. 2014. (Seminário).
Inclusão de Pessoas com Deficiência na Administração Pública. 2013. (Encontro).
III Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva do Rio de Janeiro. Qualificação e Oportunidade. 2010. (Congresso).
2° Congresso de Turismo Muito Especial de Pernambuco. O Ambiente Profissional Inclusivo no Turismo. 2009. (Congresso).
6° Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Valores do Trabalho de Pessoas com Deficiência um estudo longitudinal. 2009. (Congresso).
A 1° Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Diversidade nas Organizações a Inclusão da Pessoa com Deficência. 2008. (Congresso).
III Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Valores do Trabalho de PCD nas organizações. 2008. (Congresso).
III Congressso de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coordenador de Apresentações de Casos. 2008. (Congresso).
I Encontro de Portadores de Necessidades Especiais.A inclusão da Pessoa com Deficiência na Sociedade. 2007. (Encontro).
III Fest Surdo.Inclusão de Deficiêntes Auditivas em organizações de trabalho. 2007. (Oficina).
I Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho. 2007. (Simpósio).
O Mercado de Trabalho e a Pessoa com Deficiência.Técnias e Manejos com Pessaos com Deficiência nas organizações. 2007. (Seminário).
Conferência Empresarial:Entendendo o Comportamento Organizacional. 2006. (Oficina).
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.Fábrica de Software para Pessoas com Deficiência. 2006. (Encontro).
II Congresso Brasilieiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2006. (Congresso).
III Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2006. (Congresso).
VIII Seminario Interno de Psicologia.DEz razões para Participar de uma Empresa Júnior de Psicologia. 2006. (Seminário).
XIV EMEJ-Encontro Mineiro de Empresas Juniores. 2006. (Encontro).
Projetos e Recursos para o Terceiro Setor.Elaboração de Projeto e Captação de Recursos. 2005. (Oficina).
V Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro-Oeste. 2005. (Encontro).
IV Encontro de Medicina Comportamental e do Trabalho. 2004. (Encontro).
III Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro Oeste. 2003. (Encontro).
VI Seminário Interno de Psicologia & III Mostra Integrada da Universidade Católica de Brasília. 2003. (Seminário).
Orientou
Supervisão de Estágio Local; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Universidade Católica de Brasília; (Orientador);
Prática de Atuação em Psicologia Organizacional; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Instituto de Educação Superior de Brasília; (Orientador);
Outras produções
CHAVES, A. B. . Educação para Acessibilidade um Trabalho Multiprofissional. 2018.
CHAVES, A. B. . Análise de Acessibilidade para Eventos. 2014.
CHAVES, A. B. . Gestão de Pessoas e processos. 2014.
LEAO, M. F. F. ; CHAVES, A. B. . Turismo Cidadão. 2014.
CHAVES, A. B. . Cartilha em Braile do Projeto Turismo Cidadão. 2014.
CHAVES, A. B. . Validação de diretrizes para a saúde do trabalhador. 2013.
CHAVES, A. B. . Assessoria em Projeto de Qualificação. 2009.
GASPAR, S. A. P. ; CHAVES, A. B. . Sistema de Controle e Gestão de Vila Olimpica. 2011.
GASPAR, S. A. P. ; Fabricio Romão de Sá Bezerra ; CHAVES, A. B. . SISCLOC. 2007.
CHAVES, A. B. ; LEITE, S. M. . Central de Libras Contact Center. 2009.
CHAVES, A. B. ; LEITE, S. M. . Centro de Referência em Qualificação Profissional e Inclusão Social. 2009.
CHAVES, A. B. ; LEITE, S. M. . Curso de Libras EAD. 2009.
CHAVES, A. B. ; LEITE, S. M. . Basquete em Cadeiras de Rodas. 2009.
CHAVES, A. B. ; Kátia Christina Godeiro e Silva . Projeto de Estimulo ao Primeiro Emprego. 2008.
CHAVES, A. B. . Projeto Segundo Tempo. 2008.
CHAVES, A. B. ; Kátia Christina Godeiro e Silva . I Centro de Referência em Qualificação para Pessoas com Deficiência. 2007.
CHAVES, A. B. ; Kátia Christina Godeiro e Silva . Luz do Lago-Remo para Deficiêntes Visuais. 2006.
CHAVES, A. B. ; Kátia Christina Godeiro e Silva . Projeto Primeiro Emprego para Pessoas com Deficiência. 2005.
CHAVES, A. B. . As pessoas não querem morrer querem acabar com a Dor. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, A. B. . Núcleo de Saúde Mental Samu- DF. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, A. B. . Bom dia DF. 2018.
CHAVES, A. B. . Secretaria de Saúde Investe em inclusão de servidores com deficiência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, A. B. . CER e o Transporte para Acesso à Saúde. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, A. B. . Oficinas Ortopédicas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAVES, A. B. ; LEAO, M. F. F. . Curso de Capacitação Projeto Turismo Cidadão. 2014. .
CHAVES, A. B. ; LEAO, M. F. F. . Guia de Orientação para Professor. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
CHAVES, A. B. . Congresso Internacional sobre saúde da pessoa com deficiência e grupos especiais. 2013. .
CHAVES, A. B. . Acessibilidade. 2012. .
CHAVES, A. B. ; PORTO, J. B. . ADAPTAÇÃO DA ESCALA REVISADA DE VALORES DO TRABALHO PARA LINGUA DE SINAIS-LIBRAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAVES, A. B. . Capacitação Profissional de Instrutores do Programa ProJovem Trabalhador-Qualificação Profissional. 2010. .
CHAVES, A. B. . Capacitação Profissional do Projovem Trabalhador Ceará. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CHAVES, A. B. . Capacitação Profissional Planseq Afrodescendente. 2010. .
CHAVES, A. B. . Elaboração de Projetos Sociais Nova Cultura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAVES, A. B. . Orientação sobre técnicas e manejos assertivos relativos às pessoas com deficiência. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAVES, A. B. . Capacitação Profissional de Instrutores da Qualificação Social do Projeto Projovem trabalhador. 2010. .
CHAVES, A. B. . Práticas de Inclusão em Turmas Mistas-Pessoas com deficência em contexto de sala de aula. 2010. .
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Cuidador de Pessoas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Gerente de Supermercado. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Operador de Telemarketing. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Recepcionista. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Operador de Caixa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Qualificação Social Planseq Afrodescendente. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Presotti, Luara ; CHAVES, A. B. . Planseq Afrodescendentes: Fortalecendo a Cultura Negra. 2010. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
CHAVES, A. B. ; LEITE, S. M. . Estação Digital-Acessibilidade Caderno De Formação Fundação Banco do Brasil. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
Celistre,Sinara ; CHAVES, A. B. ; Presotti, Luara . Empreendedor individual. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CHAVES, A. B. ; Kátia Christina Godeiro e Silva . Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recurso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAVES, A. B. . Como conviver bem com pessoas deficiêntes. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
CHAVES, A. B. . Projeto Primeiro Emprego. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAVES, A. B. . Ações de Treinamento para Pessoas com Deficiência. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAVES, A. B. ; MADUREIRA, D. F. . Diversidade e Inclusão: Faça a Diferença. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
CHAVES, A. B. ; MADUREIRA, D. F. . Orientação para Contratação de uma Pessoa com Deficiência. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
CHAVES, A. B. . Atendimento de Público Diferenciado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAVES, A. B. ; LEITE, S. M. . Centro de Referência em Educação Profissional para Pessoas com Deficiência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAVES, A. B. . Como elaborar Projetos no Terceiro Setor. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CHAVES, A. B. . Telemarketing ativo e receptivo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CHAVES, A. B. . Projetos e Captação de Recursos. 2005. .
CHAVES, A. B. . Multiplicador de Treinamento. 2003. .
CHAVES, A. B. . Liderança. 2003. .
CHAVES, A. B. . Técnicas de Vendas- Avançada. 2003. .
Prêmios
2013
25° Jornada Odontologica de Estudos sobre pacientes especiais- JOPE, Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais.
2010
Amigo do Surdo, Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência.
2009
Cooperadora Social, Brasil eu Acredito.
2007
Parceiros da Escola, Secretaria de Estado de Educação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Secretaria de Estado de Turismo e Projetos EspeciaisVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora de Regionalização e Produção Associada do Turismo, atuou como gestora de contratos e convênio no período da Copa do Mundo 2014, parecerista e prestação de contas.
2013 - 2013
Escola Superior de Ciências e SaúdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações:
Curso de Especialização nível médio em Técnico de Enfermagem do Trabalho
2016 - Atual
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 40
Outras informações:
Psicologa do 1 Núcleo de Saúde Mental em Urgências e Emergências do Brasil. Instrutora do Núcleo de Educação em Urgência SAMU-DF, atuando com Educação profissional em Saúde Mental de Servidores.
2010 - 2013
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Psicóloga da Diretoria de Saúde Ocupacional, atuando em projeto de Inclusão e Acessibilidade e apoio Técnico em Medicina do Trabalho.Atualmente e membro da comissão de avaliação admissional de PCD e atua em bancas de avaliação como auxiliar técnico de pericia jurídica. Fundou o 1° Núcleo de Inclusão de Saúde da Pessoa com Deficiência e foi gestora do núcleo por 3 anos, tendo mais de 95% de aprovação dos usuários durante a gestão.
2004 - 2012
INSTITUTO CULTURAL E PROF. DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA DO DFVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
Outras informações:
Consultora em projetos e programas de inserção da pessoa com deficiência.
2004 - 2009
INSTITUTO CULTURAL E PROF. DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA DO DFVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora de Pessoas, Carga horária: 30
2005 - 2006
Lógica Empresa Júnior de PsicologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Gestão de Pessoas, Carga horária: 16
Atividades
-
06/2006 - 08/2007
Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Vice-Presidente, atuando com a organização e direção da empresa bem como sua solidificação no que tange a atuação de uma empresa Júnior.
2008 - 2009
Instituto,Cul Educ, e Profissionalizante de PCDVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
Implementação da Coordenação de Treinamento, Desenvolvimento & Emprego para Pessoas com Deficiência
2002 - 2004
CIa Brasileita de Contact CenterVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Central de Atendimento, Carga horária: 30
2015 - 2016
Companhia Imobiliária de BrasíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessora de Projetos da Presidência. Autora da Politica de Inclusão para Servidores com Deficiência com a supervisão da Ministra Nancy Andrighi
2017 - 2017
Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e AgronomiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Setor de Compras e Licitações, Carga horária: 40
2015 - Atual
Instituto de Educação Cultura e Artes PopularesVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Consultora de Projetos de Educação Profissional de Jovens, Conselheira Técnica
2018 - Atual
Instituto IdheiasVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Consultora de Projetos de Educação, Inclusão e Saúde Mental no Eixo Goiais/Brasília
2018 - 2018
Companhia de Águas e Esgotos de BrasíliaVínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Treinamentos na área de Gestão de Pessoas
2010 - Atual
Menes Cha Consultoria & TreinamentoVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Psicologa
Outras informações:
Consultora de Projetos e Pesquisas na área de Saúde e Educação Profissional, atuando com Palestras e Eventos no Brasil com temas de saúde mental, inclusão de pessoas com deficiência, gestão de pessoas, processos administrativos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andrea Bezerra Chaves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?