Augusto Gonçalves de Abrantes Sobrinho
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Atualmente é farmacêutico do Ministério da Saúde, onde atua na regulação e monitoração do mercado de medicamentos, de insumos e produtos estratégicos para a saúde inseridos na Política Nacional de Saúde, os quais envolvem um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, entre outras atividades. Tem larga experiência na área de medicamentos, com ênfase em análise de processos de registro, alterações pós-registro e renovação de medicamentos, na definição dos fluxos e de procedimentos técnicos, formulação de Resoluções e Controle de Medicamentos. É bacharerando do 5º semestre do curso de Direito, pós-graduando em Direito Processual Civil e estagiário da Defensoria Pública da União de Categoria Especial - Tribunais Superiores.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Espacialização em Saúde Coletiva
2002 - 2002
Universidade de Brasília
Orientador: Mourad Ibrahim Beleciano
Bolsista do(a): Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Medicamentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Medicamentos/Especialidade: Regulação/Vigilância Sanitária.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Monitoramento do Mercado de Medicamentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Políticas Públicas de Assistência Farmacêutica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Regulação do Mercado de Medicamentos.
Participação em eventos
III Seminário de Assistência Farmacêutica. 2007. (Seminário).
1º Seminário Internacional de Implementação da Atenção Farmacêutica no SUS: semeando o cuidado ao paciente e o uso racional de mediamentos. 2006. (Seminário).
VI Encontro Internacional dos Profissionais em Vigilância Sanitária. 2006. (Encontro).
X Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos. 2004. (Congresso).
XII Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos. 2004. (Encontro).
IV Encontro de Farmacêuticos do Mercosul. 2004. (Encontro).
I Encontro Nacional de Farmacêuticos do SUS. 2004. (Encontro).
Fórum Científico sobre Farmacovigilância, totalizando 20 (vinte) horas-aula. 2004. (Outra).
Capacitação em Dissolução de Medicamentos, totalizando 16 horas-aula. 2004. (Outra).
Fórum Ciêntífico sobre Pesquisa Clínica. 2004. (Outra).
Água para uso Farmacêutico. 2004. (Outra).
HPLC fundamentos e aplicações. 2004. (Outra).
Dissolução e Validação de Métodos Analíticos, com 16 horas-aula. 2002. (Outra).
Validação de Métodos Analíticos para Ensaios de Biodisponibilidade e Bioequivalência, com carga horária total de 12 horas. 2001. (Outra).
Workshop de Assuntos Regulatórios: Visão Internacional/Novas Tendências. 2001. (Outra).
Tecnologia das Formas Farmacêuticas Sólidas, com carga horária total de 24 horas. 2001. (Outra).
Biodisponibilidade e Bioequivalência, com carga horária total de 08 horas. 2001. (Outra).
XXIV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas SBAC, acompanhando o Ciclo de Atividades Científicas. 1997. (Congresso).
I Congresso Pernambucano de Farmacêuticos. 1997. (Congresso).
I Encontro Internacional de Ciências Farmacêuticas. 1997. (Encontro).
I Simpósio de Estudos Farmacêuticos-Bioquímicos e I Encontro de Farmacêuticos Militares de Brasília-DF. 1994. (Simpósio).
III Encontro de Linhas de Pesquisas do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, realizado de 10 a 12 de dezembro de 1991. 1991. (Encontro).
Outras produções
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . Documento contendo normas e protocolos para a assistência farmacêutica, no que tange propostas estruturantes, explicitando suas diretrizes, prioridades e linhas estratégicas de atuação, visando a garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais. 2008.
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . DOCUMENTO CONTENDO NORMAS DE COMUNICAÇÃO COM OS LABORATÓRIOS OFICIAIS, QUE PERMITA A ATUALIZAÇÃO PERMANENTE DOS PLANOS E PROCESSOS PRODUTIVOS.. 2007.
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . DOCUMENTO CONTENDO A APRESENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DOS LABORATÓRIOS, EVIDENCIANDO A PERFORMANCE, RESULTADOS DE MELHORIAS, OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO, CAPACITAÇÃO E QUE PERMITA A EMISSÃO DE GRÁFICOS DE ATENDIMENTO, POR CLIENTE, PRODUTO E LABORATÓRIO, SUBSIDIANDO, AS AÇÕES DE FOMENTO. 2007.
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . Documento contendo formas de viabilização efetiva do papel das instituições federais, estaduais e municipais, junto aos usuários de medicamentos, quanto à garantia de acesso aos mesmos, em cumprimento da legislação vigente. 2007.
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . Documento contendo procedimentos operacionais para implementação do Núcleo de Acompanhamento da Produção dos Laboratórios Oficiais . 2006.
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . Documento contendo modelos desenvolvidos de planilhas e relatórios para repasse de informação ao DAF. 2006.
ABRANTES SOBRINHO, A. G. . Documento contendo lista de produtos e capacidade produtiva de cada laboratório, com máquinas e equipamentos disponíveis. 2006.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério da Saúde. , Esplanada dos Ministérios, Plano Piloto, 70000-000 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 33152603
Experiência profissional
2006 - Atual
Ministério da SaúdeVínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 40
2001 - 2005
Agência Nacional de Vigilância SanitáriaVínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2001
Minas Droga LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico/Responsável Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 1999
Genética - Com. de Import. e Export. LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico/Responsável Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 1999
Farmácia MenezesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Augusto Gonçalves de Abrantes Sobrinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?