Rosicler Amado Mendes
Atualmente a área de atuação compreende a Psicologia Clínica, com abordagem cognitiva comportamental.
Tem experiência profissional no CRAS, sendo que as atividades foram desenvolvidas sob a perspectiva do PAIF. O objetivo sempre foi promover e prevenir a saúde. As atividades, orientações e intervenções circulavam entre os seguintes temas: intervenção psicossocial, desenvolvimento e fortalecimento comunitário, comportamentos de saúde e risco, dinâmica de grupos, saúde do indivíduo, resiliência, ajustamento social, rede de apoio social, qualidade de vida e aspectos cognitivos e emocionais dos sujeitos.
Além disso, ressalva-se a realização de avaliações psicológicas como perita para Foro de Rodeio Bonito/RS no período de Maio/2010 a Junho 2014.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Psicologia
2009 - 2011
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Saúde da família
Graduação em Psicologia
2004 - 2008
Universidade Luterana do Brasil
Título: Estudo sobre Resiliencia e Ajustamento Social em jogadores de futebol
Orientador: Tania Rudnicki e Fernada Serralta
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Psicologia do Esporte.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Desenvolvimento e Fortalecimento Comunitário.
Participação em eventos
Feira de Iniciação Científica Salão de Extensão - FEEVALE.Hábitos Alimentares, Saúde e Satisfação como o Corpo em Meninas Adolescentes. 2008. (Outra).
Feira de Iniciação Científica Salão de Extensão - FEEVALE.Estilos de Vida e Hábitos Saudáveis em Escolares. 2008. (Outra).
III Salão de Iniciação Científica e Extensão - IPA.Terapia Comunitária: Favorecendo Laços e Contribuindo Para a Mudança Social. 2008. (Outra).
IX Salão de Iniciação Científica - PUC.Sacando as DST'S - Programa de Promoção e Prevenção da Saúde. 2008. (Outra).
IX Salão de Iniciação Científica - PUC.Ajustamento Social e Resiliência em Jogadores de Futebol. 2008. (Outra).
Palestra - Serviço de Proteção à Criança.Conhecendo a Terapia Cognitiva Comportamental. 2008. (Outra).
Aula Inaugural: Pedofilia. 2007. (Outra).
Espaço Psi: Para Compreender a Depressão na Abordagem Psicanalitica. 2007. (Outra).
I Jornada da Liga de Dependência Química: Da Prevenção ao Tratamento. 2007. (Outra).
3ª Jornada de Família: Homem e Mulher Construindo Vinculos. 2005. (Seminário).
I Fórum Regional de Saúde Mental do Médio e Alto Uruguai. 2005. (Outra).
III Semana Acadêmica do Curso de Psicologia - Inovações do Ontem: Psicologia em Foco. 2004. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BLAZINA, S. ; MENDES, R. A. ; SERRALTA, F. B. ; RUDNICKI, T. . Estudo sobre Resiliência e Ajustamento Social em Jogadores de Futebol. In: IX Salão de Iniciação Científica - PUCRS, 2008, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica - PUCRS. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008.
-
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. ; CAMARA, S. G. . Sacando as DST´S - Programa de Promoção e Prevenção na Adolescência. In: IX Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2008, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008.
-
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. ; BUENO, C. O. ; STRELHOW, M. R. W. ; CAMARA, S. G. . Estilos de Vida e Hábitos Saudáveis em Escolares. In: Feira de Iniciação Científica Salão de Extensão, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica Salão de Extensão. Novo Hamburgo: Feevale, 2008.
-
STRELHOW, M. R. W. ; BUENO, C. O. ; MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. ; CAMARA, S. G. . Hábitos Alimentares, Saúde e Satisfação com o Corpo em Meninas Adolescentes. In: Feira de Iniciação Científica Salão de Extensão, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica Salão de Extensão. Novo Hamburgo: Feevale, 2008.
-
BLAZINA, S. ; MENDES, R. A. . Terapia Comunitária: Favorecendo Laços e Contribuíndo Para a Mudança Social. In: III Salão de Iniciação Científica e Extensão - Centro Universitário Metodista - IPA, 2008, Porto Alegre. Ciência em Movimento (Impresso). Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2008. v. 1. p. 54-54.
-
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. . Sacando as DST'S. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. . Orientação para o Primeiro Emprego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. . Auto Cuidado e sua Essência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, R. A. . "Coisa de Mulher" - trabalhando aspectos de gênero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, R. A. . A sociedade e a articulação do saber com o fazer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. . "Comportamento de Risco na Adolescência". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MENDES, R. A. ; BLAZINA, S. . Programa de Intervenção: Identificando Habilidades para o auto-emprego. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MENDES, R. A. . Monitoria - Disciplina Cód. 403702 Intervenção da Psicologia na Educação. 2008 (Monitoria) .
MENDES, R. A. . Monitoria - Disciplina Cód. 403696 Psicologia da Saúde. 2008 (Monitoria) .
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2011
Estilos de vida de adolescentes escolares, Descrição: O tema da saúde adolescente tem adquirido cada vez mais importância entre os pesquisadores e profissionais da área de saúde, especialmente no que tange aos comportamentos de risco entre jovens. O presente projeto enfoca o tema dos estilos de vida entre os adolescentes como uma forma de identificar tanto as práticas que contribuem para o risco, como aquelas que potenciam a saúde. Trata-se de um estudo transversal híbrido, qualitativo e quantitativo, que tem como objetivos principais identificar a relação existente entre os estilos de vida de adolescentes escolares e seu bem-estar psicológico, satisfação com a vida, afetos positivos e negativos e capacidade para lidar com suas emoções; e, conhecer os estilos de vida dos adolescentes escolares a partir de seu cotidiano, aprofundando a percepção do que os adolescentes compreendem por estilo de vida saudável e seus fatores intervenientes. Para o estudo quantitativo será realizado o cálculo amostral, visando uma amostra representativa de estudantes de sétima série, com idades entre 12 e 16 anos do ensino médio de escolas da rede estadual do município de Porto Alegre. Para o estudo qualitativo, serão realizados grupos focais com adolescentes da mesma faixa etária em uma escola do município. Os instrumentos da parte quantitativa investigam comportamentos referentes a atividade física, alimentação, consumo de álcool, cigarros e outras drogas ilegais, higiene dental, hábitos de descanso, respeito pelas normas de trânsito, escola e tempo livre e percepção de saúde. São também avaliados, através de escalas específicas, a inteligência emocional percebida, afetos positivos e negativos, bem-estar psicológico e satisfação geral com a vida. Os grupos focais abordarão como tópicos a vivência e as representações sociais dos jovens em relação a estilos de vida saudáveis, saúde e bem-estar. Para a análise dados quantitativos serão realizadas análises univariadas, bivariadas e multivariadas, de acordo com os objetivos específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosicler Amado Mendes - Integrante / Suelen Blazina - Integrante / Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Cheila de Oliveira Bueno - Integrante / Miriam Raquel Wachholz Strelhow - Integrante.
-
2007 - 2009
Construção e validação de um instrumento para a avaliação de estratégias de enfrentamento (Coping) de situações estressantes no trabalho, Descrição: O projeto de pequisa visa construir e validar um instrumento para analisar a população que vivencia situações estressantes no trabalho, visando identificar quais são as estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rosicler Amado Mendes - Integrante / Suelen Blazina - Integrante / Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador / Cheila de Oliveira Bueno - Integrante / Miriam Raquel Wachholz Strelhow - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Res., Res.. , Avenida General Flores da Cunha - 1954, Vila Bom Princípio, 94950001 - Cachoeirinha, RS - Brasil, Telefone: (51) 993142372
Experiência profissional
2016 - Atual
consultórioVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicoterapia cognitiva comportamental, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento clínico com crianças, adolescentes e adultos. Abordagem dinâmica por meio da Terapia Cognitiva Comportamental.
2010 - 2015
Agroval Mármores e GranitosVínculo: Prest. serv de psic, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no desenvolvimento de estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral. Entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Do colaborador com a organização. O exercicio de recrutamento e seleção de pessoal, considerando aspéctos da personalidade e o perfíl profissional. Elaboração e a perpectiva saudável de escuta, por meio de entrevistas individuais, e momentos propícios ao lazer do coletivo, com dinâmicas de intregração e dinâmicas de grupo.
2010 - 2014
Judiciário/FÓRUMVínculo: Perícia-Avaliação psicológica, Enquadramento Funcional: prestação de serviços, Carga horária: 0
Outras informações:
Realização de Avaliações psicológicas. Atendimentos clínicos com crianças, adolescentes e adultos. Com objetivo de realizar Avaliação Psicológica, com diversas finalidades: adoção, posse de guarda, aposentadoria, entre outras...
2013 - 2014
Prefeitura Muncipal de Frederico WestphalenVínculo: Prest.serviços de psicologia, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimentos de atividades em grupo, realizadas no CRAS, através de dinâmicas de grupo, com perspectiva da psicoterapia breve-focal. Técnicas e métodos de resolução de conflitos, resiliência, habilidades sociais e autoconhecimento. Atendimentos individuais em indivíduos com necessidades de escuta devido a algum transtorno de personalidade ou de comportamento por meio da psicoterapia cognitiva-comportamental.
2011 - 2013
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTESVínculo: Profissional liberal- autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades em grupos (Mulheres, Gestantes e Idosos) regrados pelos princípios do PAIF. Atendimento individual e coletivo sob perspectiva da terapia cognitiva comportamental, e psicoterapia breve-focal. Coordenadora do Projeto PROJOVEM, desenvolvendo junto aos adolescentes, habilidades sociais, prevenção de comportamentos de risco, e orientação vocacional.
2007 - 2008
Serviço de Pesquisa e Psicologia Comunitária - ULBRAVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 16
Outras informações:
Atendimento Individual e grupal Intervenções psicossociais Atuações: Comunidade Getúlio Vargas-Mathias Velho-Canoas/RS Comunidade Mato Grande-Canoas/RS Comunidade Vila Cruzeiro-Porto Alegre/RS Comunidade Nova Santa Rita/RS
2008 - 2008
Serviço de Proteção à Criança - Posto de Saúde IAPIVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 16
Outras informações:
Atendimento Clínico Psicoterapia Cognitiva Comportamental Posto de Saúde IAPI- Porto Alegre/RS
2008 - 2008
Laboratório de Estudos e Pesquisa em PsicologiaVínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 8
2007 - 2007
Núcleo de Atendimento às Vítimas de ViolênciaVínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informações:
Atendimento Clínico infantil Psicoterapia Breve Focal Fórum Municipal Canoas/RS
2007 - 2007
Clínica São JoséVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6
Outras informações:
Atendimentos Individuais Adolescentes e Adultos Setor de Dependência Química Clínica Psiquiátrica São José- Porto Alegre/RS
2007 - 2007
Porto Alegre Futebol ClubeVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6
Outras informações:
Atendimentos grupais com identificações de papéis e liderança. Desempenho e aspectos emocionais como motivação, resiliência e ajustamento social. Público alvo: jogadores de futebol. Porto Alegre/RS
2007 - 2008
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Bolsista Voluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista PROICT/ULBRA, Carga horária: 8
Outras informações:
Projetos de Pesquisas: Saúde pública e Saúde Coletiva
2005 - 2005
Frigorífico MabelaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 4
Outras informações:
Obsevação participante Seleção e Recrutamento Avaliação de Desempenho Frigorífico Mabela-Frederico Westphalen/RS
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosicler Amado Mendes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?