Tania Teresinha Sava

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1986) é especialista em Processos Biotecnólogicos pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (1995). Atualmente é consultora na área de química em gestão ambiental de residuos liquidos na LS - Manutenção Industrial Ltda, no campo de regeneração de oleos minerais usados e Perito Químico - Tribunal Regional do Trabalho 9º Região (PR). Tem experiência de mais de 20 anos na área de Microbiologia e biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia agrícola.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Processos Biotecnologicos

1994 - 1995

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Orientador: Marilu Sato

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química

1982 - 1986

Universidade Federal do Paraná

Formação complementar

2005 - 2005

Segurança e Operação de Caldeira - Caldeirista. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná.

1988 - 1993

Curso de Ingles. (Carga horária: 720h). , Escola de Idiomas Words.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Participação em eventos

XIII RELARE. 2006. (Outra).

Seminários de Atualização em Fermentação e Formulações de Inoculantes com Pesquisadores da Inglaterra, Canadá, Austrália e Estados Unidos..Produção de Inoculante Líquido Para Leguminosas. 2004. (Seminário).

Treinamentos sobre Produção e Controle de Qualidade do Bioinseticida Baculovirus Anticarsia. 2002. (Outra).

Curso de Atualização sobre Produção de Inoculantes. 2001. (Outra).

Curso de Atualização sobre Produção de Inoculantes.. 1996. (Outra).

Curso sobre Atualização ao Código de Defesa do Consumidor. 1994. (Outra).

Curso sobre Princípios de Filtração.. 1993. (Outra).

Estágio sobre bactérias do gênero Azospirillum com a Pesquisadora Dra. Johanna Dobereiner.. 1992. (Oficina).

Curso de Tecnologia de Tratamento de Águas Industriais. 1991. (Outra).

Curso sobre Tecnologia de Fermentações. 1990. (Outra).

Processos Biotecnológicos Integrados.. 1988. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Wendling Sava

SAVA, T. T.. Avaliação da Sobrevivência de Bactérias do Gênero Bradyrhizobium em inoculante Líquido para Soja Glycine max (L.) Merrill. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Orientou

Guilherme Wendling Sava

Avaliação da Sobrevivência de Bactérias do Gênero Rhizobium em Inoculante Líquido para soja Glycine Max (L; ) Merril; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Tania Teresinha Sava;

Produções bibliográficas

  • SAVA, T. T. . Produção de Inoculante Líquido Para Leguminosas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Galli, L.V. ; DONADELLO, S. M. S. ; SAVA, T. T. . Avaliação das Estirpes de Bradyrhizobium Japonicum usadas na Produção de Inoculantes Comercial.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, S. C. ; DONADELLO, S. M. S. ; SAVA, T. T. . Sobrevivência de Bradyrhizobium Japonicum em Inoculante com Células Liofilizadas.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAVA, T. T. . Sobrevivência de Células de Bradyrhizobium Japonicum Liofilizadas submetidas a Diferentes Temperaturas de Estocagens. 1995 (Monografia de Conclusão do Curso de Especialização).

Outras produções

DONADELLO, S. M. S. ; SAVA, T. T. . Produção de Inoculante Líquido para Leguminosas. 1995.

SAVA, T. T. . Produção e Controle de Qualidade de Inoculantes para Leguminosas.. 2007. .

SAVA, T. T. . Produção e Controle de Qualidade de Inoculantes Para Leguminosas. 2006. .

DONADELLO, S. M. S. ; SAVA, T. T. . Produção e Controle de Qualidade de Inoculantes para Leguminosas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de aperfeiçoamento sobre Produção e controle de qualidade de Inoculantes para Leguminosas).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Tribunal Regional do Trabalho 9º Região (PR), TRT - 9º REGIÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Perito Químico

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Perita nomeada pelo Juiz, com a responsabilidade de realizar perícias em processos trabalhistas deste Tribunal.

2008 - Atual

LS - Manutenção Industrial Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora na Área de Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Analise de Laudos Técnicos de amostras de óleos minerais usados. Analise de gestão ambiental em resíduos líquidos óleos minerais usados. Orientação a clientes sobre o processo de regeneração de óleos minerais usados. Visitas a clientes para palestras e coleta de amostras. Colaboração na área de vendas do serviço. Colaboração na área de marketing e divulgação.

2005 - 2007

Total Biotecnologia Indústria e Comércio Ltda, Total

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Produção, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Diretora de produção, pesquisa e desenvolvimento de inoculantes aplicados na agricultura. Assessora dos departamentos comercial e de marketing. Avaliação e otimização tecnológica da produção. Responsável técnica do produto acabado junto ao CRQ/PR E MAPA. Orientador de alunos da graduação na área de Biotecnologia aplicada na Agricultura. Responsável pela expedição do produto acabado. Responsável pelo almoxarifado da empresa. Responsável por palestras e treinamentos de vendedores. Responsável pela contratação/ treinamento de funcionários da área de produção. Responsável pela determinação das especificações técnicas de matérias primas, embalagens e demais insumos da produção. Responsável pela caldeira. Conhecimentos em processos de fermentação, desenvolvimento de meios de cultura, esterilização de ar, esterilização de equipamentos, cinética de crescimento microbiano. Conhecimentos em microbiologia, purificação de produtos biotecnológicos. Conhecimentos em bioprocessos, operação e instalação de biorreatores, construção de equipamentos para fermentação. Montagem da planta de indústria de produção de inoculantes Conhecimentos em formulações comerciais de microorganismos. Vasto conhecimento em microbiologia agrícola, bioengenharia, bioprocessos, engenharia microbiológica, engenharia bioquímica.

1999 - 2005

Nitral Urbana Laboratórios Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Responsavel Técnica, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Dezoito anos atuando como gerente de produção e gerência de pessoal. Responsável técnica substituta da empresa junto ao CRQ/PR e MAPA. Implantação do sistema de controle de estoque de matérias-primas e produto acabado. Responsável por compras de matérias-primas e embalagens e pela determinação de suas especificações técnicas. Gerente de produção do Bioinseticida Baculovirus anticarsia, melhorando a tecnologia de produção e controle de qualidade do produto acabado. Responsável pela otimização de processos biotecnológicos e manutenção preventiva de equipamentos. Supervisora do Departamento Comercial e Assistência Técnica à Campo. Responsável por pesquisa e desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos. Implantação do projeto de reciclagem de resíduos industriais, minimizando os impactos junto ao meio ambiente. Responsável pela seleção e orientação dos estagiários na empresa. Responsável pelo plano de estágios de Iniciação Cientifica do CNPq-RHAE junto à empresa. Responsável pela contratação/ treinamento de funcionários da área de produção (de 50 a 100 funcionários). Responsável pelo setor de caldeiraria. Desenvolvimento tecnológico da planta de indústria de produção de inoculantes. Conhecimento de Liofilização Microbiana Conhecimentos em processos de fermentação, desenvolvimento de meios de cultura, esterilização de ar, esterilização de equipamentos, cinética de crescimento microbiano. Conhecimentos em microbiologia, purificação de produtos biotecnológicos. Conhecimentos em bioprocessos, operação e instalação de biorreatores, construção de equipamentos para fermentação. Montagem e modificação da planta de indústria de produção de inoculantes Conhecimentos em formulações comerciais de microorganismos. Vasto conhecimento em microbiologia agrícola, bioengenharia, bioprocessos, engenharia microbiológica, engenharia bioquímica.

1987 - 1999

Nitral Indústria e Comércio de Inoculantes e Produtos Agropecuários

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Dezoito anos atuando como gerente de produção e gerência de pessoal. Responsável técnica substituta da empresa junto ao CRQ/PR e MAPA. Implantação do sistema de controle de estoque de matérias-primas e produto acabado. Responsável por compras de matérias-primas e embalagens e pela determinação de suas especificações técnicas. Gerente de produção do Bioinseticida Baculovirus anticarsia, melhorando a tecnologia de produção e controle de qualidade do produto acabado. Responsável pela otimização de processos biotecnológicos e manutenção preventiva de equipamentos. Supervisora do Departamento Comercial e Assistência Técnica à Campo. Responsável por pesquisa e desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos. Implantação do projeto de reciclagem de resíduos industriais, minimizando os impactos junto ao meio ambiente. Responsável pela seleção e orientação dos estagiários na empresa. Responsável pelo plano de estágios de Iniciação Cientifica do CNPq-RHAE junto à empresa. Responsável pela contratação/ treinamento de funcionários da área de produção (de 50 a 100 funcionários). Responsável pelo setor de caldeiraria. Desenvolvimento tecnológico da planta de indústria de produção de inoculantes. Conhecimento de Liofilização Microbiana Conhecimentos em processos de fermentação, desenvolvimento de meios de cultura, esterilização de ar, esterilização de equipamentos, cinética de crescimento microbiano. Conhecimentos em microbiologia, purificação de produtos biotecnológicos. Conhecimentos em bioprocessos, operação e instalação de biorreatores, construção de equipamentos para fermentação. Montagem e modificação da planta de indústria de produção de inoculantes Conhecimentos em formulações comerciais de microorganismos. Vasto conhecimento em microbiologia agrícola, bioengenharia, bioprocessos, engenharia microbiológica, engenharia bioquímica.