Victor Silva Correa
É bolsista produtividade do CNPq (PQ-2) (2023-2026). Professor titular e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista (Mestrado e Doutorado) (Capes 5). Atuou como coordenador do Mestrado Interinstitucional (Minter) realizado pela UNIP em Cacoal/Rondônia (2019-2022). Autor da tese de Administração eleita pela Capes a melhor do Brasil em 2016. Vencedor do PRÊMIO CAPES DE TESE 2017 na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Visiting professor da Polytechnic de Pozega, na Croácia (2022). É Editor Associado do Entrepreneurship and Small Business Journal (A3). Revisor Ad hoc de agência de fomento (CNPq) e de diversos periódicos científicos e congressos do Brasil e do exterior. Especialista convidado do Global Entrepreneurship Monitor 2020, maior estudo sobre a dinâmica empreendedora do mundo. Atua como líder de tema no EnAnpad (2021-2024), Semead (2023-atual), Egepe (2022-atual) e Reiad (2024). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Abordagens Sociais em Redes Organizacionais (PPGA/UNIP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Estratégias Empreendedoras e Redes Organizacionais (NUPERE/PUC Minas), ambos cadastrados no CNPq. Liderou a área de estudos organizacionais do Consórcio Doutoral do Semead (2018-2022). Coordenou pesquisas (2019-2022) financiadas pelo CNPq (Chamada Universal 2018 - Processo 433381/2018-3) e pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa - FIP/PUC-Minas -. Atua principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, orientação empreendedora, sociologia econômica (imersão), redes sociais e capital social. Na extensão, é criador do canal Mundo Acadêmico no Youtube (youtube.com/@canalmundoacademico).
Informações coletadas do Lattes em 05/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2012 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Pastores como Empreendedores: análise sob perspectivas comportamental e relacional (PRÊMIO CAPES DE TESE 2017)
Orientador: em Universidade de Lisboa ( José Maria Carvalho Ferreira)
com Glaucia Maria Vasconcellos Vale. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Orientação Empreendedora; Acoplamento social; Desacoplamento social; Redes Sociais; empreendedorismo; Strictness. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Redes Sociais.
Mestrado em Administração
2009 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Redes Sociais e Empreendedorismo por Necessidade: análise de casos de sucesso no mundo dos negócios, Ano de Obtenção: 2010
Glaucia Maria Vasconcellos Vale.Palavras-chave: Redes Sociais; empreendedorismo; Empreendedorismo por necessidade; Empreendedorismo por oportunidade; Processo empreendedor; Sociometria longitudinal. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Redes Sociais.
Especialização em MBA em Marketing Estratégico
2007 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Artigo crítico sobre as escolas de formação estratégica da Administração
Orientador: Marco Antônio
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas
2003 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A Comunicação e As Organizações: uma análise dos modelos de comunicação organizacional
Orientador: Lucia Lamounier Sena
Pós-doutorado
2016 - 2017
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2018 - 2018
Periódico Capes. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Redes Sociais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Chamada CNPq N 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ - EMPREENDEDORISMO INICIAL: A influência da Imersão em Reciprocidade e Redistribuição ao desenvolvimento de empreendimentos entre 3 e 42 meses do estado de São Paulo. (Processo 305262), Descrição: A população de São Paulo pode ser considerada empreendedora. Segundo dados da Junta Comercial Paulista (Jucesp), somente em 2021 mais de 288 mil empresas foram constituídas no estado, maior número registrado desde 1998 quando os dados começaram a ser registrados. Em termos demográficos, mais de seis milhões de paulistas, aproximadamente 14% da população do estado, possuem empreendimentos entre três e 42 meses ? denominadas ?novos? ?, segundo inferência elaborada a partir do Global Entrepreneurship Monitor. Na esteira destes dados positivos se insere, contudo, cenário ainda hoje desolador. Cerca de 1/3 dos empreendimentos encerram suas atividades até o 2 ano de funcionamento, 60% até o 5 ano, conforme dados do Sebrae e do IBGE, respectivamente. Este projeto de pesquisa se insere na essência deste contexto. Busca investigar como ocorre o desenvolvimento de ?empreendimentos novos?, ampliando a compreensão de fatores socioestruturais, ainda inexplorados por pesquisadores da Administração no Brasil, capazes de impactar seu desenvolvimento. As literaturas sobre imersão e estruturas sociais (reciprocidade e redistribuição) serão empregadas para sustentar as reflexões. A estratégia de pesquisa será qualitativa. As unidades empíricas serão formadas por empresas do setor de serviços, que respondem por 64% das companhias criadas no país. As unidades de observação serão os empreendedores do estado de São Paulo. Espera-se que os resultados permitam contribuições teóricas e empíricas. No âmbito teórico, ao projetar luzes para reflexões derivadas da associação entre imersão e estruturas sociais. No contexto empírico, ao permitir subsídios capazes de fomentar o desenvolvimento de programas de formação empreendedora, em especial aqueles desenvolvidos por entidades de apoio e capacitação empresariais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Victor Silva Corrêa - Coordenador.
-
2019 - 2022
Chamada Universal/CNPq: CAPITAL SOCIAL E EMPREENDEDORISMO EM ESTÁGIO INICIAL: A importância do Capital Social offline e online à criação e ao desenvolvimento de empreendimentos com até 42 meses de existência (Financiado pelo CNPq - Processo 433381/2018-3), Descrição: O Brasil pode ser considerado um país empreendedor. De cada 100 brasileiros em idade produtiva, 36 deles desenvolvem alguma atividade autônoma (GEM, 2018). Se se considerar a população do país, cerca de 50 milhões de brasileiros possuem algum empreendimento. Destes, 26 milhões, mais de 50% do total, são empreendedores em ?Estágio Inicial?, isto é, administram novo negócio por até 42 meses. No entanto, na esteira destes dados positivos reside, ao mesmo tempo, a manifestação de cenário ainda hoje desolador. Grande parte dos empreendedores no Brasil fecha as portas nos primeiros anos de existência. Com efeito, segundo dados do IBGE (2018), cerca de 60% dos empreendimentos encerram as atividades até o 5 ano de funcionamento. Este projeto de pesquisa insere-se justamente na essência deste contexto. Procura investigar como ocorre o desenvolvimento de empreendimentos em estágio inicial, ampliando a compreensão de fatores relacionais, ainda hoje pouco explorados pela literatura da área, que impactam sua sobrevivência. Buscar-se-á isto através da apropriação de duas abordagens teóricas de natureza estrutural-relacional, integrando-as. A primeira oriunda da literatura clássica sobre Capital Social no contexto offline. A segunda, por sua vez, advém do Capital Social online ? isto é, dos recursos imersos nas redes sustentados pelos empreendedores nas mídias sociais ?, altamente emergente e ainda hoje inexplorado por pesquisadores da Administração no Brasil. A estratégia de pesquisa será qualitativa de natureza descritiva, com emprego do método de estudo de casos múltiplos. As Unidades de Observação serão compostas por empreendedores do setor de serviços, que representa 70% do PIB Nacional e é responsável por 64% dos empreendedores em estágio inicial no Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas. À coleta de evidências será empregada três técnicas de coleta de dados, sendo duas qualitativas (entrevista semiestruturada em profundidade e documentação) e uma quantitativa (entrevista estruturada), triangulando-as. Espera-se que resultados de pesquisa permitam contribuições teóricas e empíricas. No âmbito teórico, ao projetar luzes para novas reflexões derivadas da associação, aqui enfatizada, entre capital social offline e online. No contexto empírico, ao permitir subsídios capazes de fomentar e aprimorar o desenvolvimento de programas de formação e iniciação empresarial, em particular aqueles desenvolvidos por entidades de apoio e de capacitação empresariais. Salienta-se que este projeto possui a colaboração e parceria de pesquisadores das seguintes Instituições de ensino e pesquisa: Universidade Paulista ? UNIP, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ? PUC-MG, Universidade Federal de Goiás ? UFG, Universidade do Estado de Santa Catarina ? Udesc e Universidade Federal de São João del-Rei ? UFSJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Victor Silva Corrêa - Coordenador / Gláucia Maria Vasconcellos Vale - Integrante / Roberto Bazanini - Integrante / Daniela Martins Diniz - Integrante / Maurício Custódio Serafim - Integrante / Candido Vieira Borges Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2017 - Atual
Unip: Capital Social, Redes e Empreendedorismo (Apoiado pela Universidade Paulista - UNIP), Descrição: A literatura sobre empreendedorismo vem, sobretudo nas últimas décadas, evoluindo rapidamente. Insere-se, na essência das reflexões sobre empreendedorismo, a noção, ainda hoje prevalecente, de que os empreendedores seriam indivíduos dotados de certos atributos pessoais, capazes de diferenciá-los em relação aos demais. Reflexões mais recentes, contudo, vêm projetando luzes para a necessidade de novos estudos sobre a temática do empreendedorismo. Neste contexto, as pesquisas sobre as redes e capital social emergiram como importantes áreas de investigação dentro do campo. Diferentes autores passaram a chamar a atenção para a necessidade de se incorporar à figura do empreendedor enquanto detentor de atributos diferenciados a noção, relacional, de que tais indivíduos se encontrariam, na realidade, imersos em estruturas sociais e econômicas, capazes de influenciá-los. Prevalece, na investigação do fenômeno empreendedor à luz da associação entre as literaturas sobre redes e capital social, a essência de importantes proposições. Duas delas são de particular relevância para esta pesquisa. A primeira é a de que os empreendedores não seriam atores econômicos atomizados e autossuficientes, mas indivíduos imersos em estruturas socioeconômicas. Isto é, estariam vinculados a redes de relacionamentos socioeconômicas, usufruindo dos recursos que aí circulam. A segunda, derivada da anterior, por sua vez, é a de que os empreendedores poderiam usufruir do seu de capital social para a criação e o desenvolvimento de seus empreendimentos. A presente proposta de pesquisa se insere na essência deste contexto. Propõe explorar, à luz da associação das literaturas entre redes e capital social, novas dimensões do fenômeno do empreendedorismo. Para tanto, busca, por meio de pesquisas teórico-empíricas, identificar, caracterizar e analisar recursos derivados das redes e do capital social, investigando sua influência às dinâmicas de criação e desenvolvimento de diferentes tipos de empreendedores (exemplos: necessidade vs oportunidade; formal vs informal; gênero; religioso; étnico; tecnológico/disruptivo; baixa renda). Ao mesmo tempo, procura associar a literatura das redes à da derivada dos atributos pessoais/comportamentos, investigando a associação entre ambas ao desenvolvimento de empreendimentos produtivos. Para alcançar os objetivos, esta pesquisa irá combinar instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta e análise de dados, triangulando-os. À análise qualitativa, será empregado o método de estudo de caso. À análise quantitativa, serão apropriados indicadores sociométricos derivados da Analise das Redes Sociais (ARS). Diferentes proposições teóricas orientam a presente proposta de pesquisa. Três delas são de destaque. A primeira é a que indivíduos podem, por meio de comportamentos empreendedores, modificar as estruturas sociais egocêntricas ? estas compreendidas como variáveis dependentes. A segunda é a de que redes sociais egocêntricas podem determinar/influenciar o desempenho de empreendedores imersos em distintos contextos socioeconômicos. Finalmente, a terceira é a de que indivíduos dotados de atributos empreendedores (capacidade de inovação, proatividade, assunção de riscos, autonomia e agressividade competitiva), e, ao mesmo tempo, capazes de desfrutar de benefícios derivados do capital social de suas redes egocêntricas, tornam-se empreendedores mais bem-sucedidos que os demais. Salienta-se que os resultados pretendidos deverão trazer inovações no plano teórico e gerencial. No plano teórico, espera-se que o trabalho possa avançar na compreensão da importância das redes e do capital social ao contexto empreendedor. Do ponto de vista prático, espera-se que os resultados ofereçam subsídios para programas de formação e iniciação empresariais, em particular para as entidades de apoio e capacitação empresariais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Victor Silva Corrêa - Coordenador.
-
2014 - 2015
FIP/PUC-Minas: Empreendedorismo religioso: quando Max Weber associa-se a Mark Granovetter (Financiado pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa FIP/PUC - processo 8500/2013), Descrição: O fenômeno religioso no Brasil vem atraindo crescente atenção da academia, impulsionado, em grande parte, pela expansão das seitas protestantes no país, sobretudo às de vertente pentecostal. Na esteira desta transformação, um tema, em particular, reveste-se de especial importância. Trata-se do papel dos chamados empreendedores religiosos, aqui compreendidos como os agentes eclesiásticos que surgem e imprimem, às comunidades onde se inserem, características diferenciadas. No entanto, tais atores não vêm sendo estudados. O presente projeto de pesquisa busca preencher esta lacuna. Recorre, para isso, às contribuições teóricas clássicas derivadas de Max Weber, em associação às contribuições contemporâneas originárias de Mark Granovetter, em particular, sobre acoplamento e desacoplamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Victor Silva Corrêa - Coordenador / Gláucia Maria Vasconcellos Vale - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2016
Capes (Bolsa): Pastores como Empreendedores: análise sob perspectivas comportamental e relacional, Descrição: O Brasil tem presenciado, nas últimas décadas, transformações radicais de sua composição religiosa. Destaque para a queda da população católica e o simultâneo crescimento da comunidade protestante, sobretudo de vertente neopentecostal. Este acabou por impulsionar o surgimento e a proliferação de crescente número de igrejas neopentecostais no país, e resultar, entre elas, no aumento da luta pela sobrevivência, no recrudescimento da concorrência de mercado. Neste ambiente vigoroso, diversificado e competitivo, igrejas passaram a adotar postura ativa e mobilizadora, típica de empreendimentos produtivos; pastores começaram a atuar de maneira profissional, procurando captar e manter adeptos, obter recursos, distinguindo seus empreendimentos dos demais. Esta tese, uma inovação no campo da ciência da administração, insere-se justamente neste contexto. Objetiva investigar como ocorre o desenvolvimento de igrejas neopentecostais enquanto empreendimentos independentes criados por pastores previamente acoplados em comunidades não evangélicas, fenômeno este comum ao contexto brasileiro. Para isto, apropria-se de duas vertentes teóricas distintas, uma de enfoque pessoal-comportamental, outra de direcionamento estrutural-relacional, associando-as. A primeira, derivada da literatura sobre Orientação Empreendedora (OE), explicita as dimensões do comportamento empreendedor dos indivíduos, enfatizando a capacidade de inovação, a proatividade, a agressividade competitiva, a assunção de riscos e a autonomia. A segunda, decorrida da combinação das reflexões sobre strictness, advindas da abordagem da Escolha Racional da Religião, e sobre acoplamento e desacoplamento, emanados da teoria das redes sociais, salienta os benefícios de organizações dotadas de certo grau de coesão interna, mas, devidamente conectadas ao ambiente externo. A estratégia metodológica utilizada foi de natureza qualitativa, sustentada e complementada por elementos quantitativos. O levantamento de dados, realizado junto a 23 pastores neopentecostais localizados na região metropolitana de Belo-Horizonte, deu-se através de entrevistas semiestruturas em profundidade, análise documental e observação não participante. No contexto das entrevistas foram, também, coletadas informações sobre as redes de relacionamentos dos pastores, que permitiram, posteriormente, a realização das análises sociométricas. Estas análises possibilitaram ampliar a compreensão das estruturas sociais dos pastores relativas aos períodos anterior e posterior às suas conversões religiosas, e suas implicações ao próprio comportamento do pastor. Os resultados obtidos indicam que, no contexto estudado, O desenvolvimento de igrejas neopentecostais apresenta-se como resultado da interação entre, por um lado, o comportamento empreendedor do pastor, e, por outro, os recursos decorridos das estruturas sociais dos pastores e de suas igrejas. Com isso, atesta-se a relevância do aparato teórico, aqui construído e utilizado. Observa-se que a abordagem teórica, resultante da associação das diferentes literaturas ? uma de natureza comportamental e outra de enfoque relacional ?, permitiu analisar e lançar luzes sobre dimensões importantes, até então pouco exploradas ou conhecidas do fenômeno de interesse. A par das contribuições teóricas no campo dos estudos organizacionais, destacam-se, também, contribuições de natureza metodológica, incluindo a utilização da análise das redes sociais e sua associação a recursos estatísticos derivados do coeficiente de correlação de postos de Spearman.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Victor Silva Corrêa - Coordenador / Gláucia Maria Vasconcellos Vale - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2012 - 2013
FIP/PUC-Minas: Redes sociais e embeddedness: mensurando e comparando o impacto dos relacionamentos nos processos de criação e de alavancagem das indústrias mineiras - (Financiado pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa FIP/PUC - processo 7383/2012), Descrição: Esta pesquisa baseou-se em reflexões teóricas e em observações empíricas com o objetivo de investigar, longitudinalmente, a influência, o impacto e as contribuições das redes sociais e do embeddedness para os processos de criação e de desenvolvimento das indústrias mineiras. A metodologia, de natureza qualitativa exploratória, contou com o estudo de casos como o método de investigação. A coleta de evidências foi baseada na triangulação de dados, derivada da entrevista e da documentação. Foi empregada a metodologia de análise de conteúdo de natureza longitudinal nas análises intracasos e nas comparações intercasos. Os resultados obtidos contribuíram para desvendar e ampliar, sob a abordagem do embeddedness, a compreensão dos processos que influenciam o crescimento das indústrias mineiras, fornecendo, ao mesmo tempo, importantes insumos capazes de contribuir para o seu próprio desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Victor Silva Corrêa - Coordenador / Gláucia Maria Vasconcellos Vale - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Prêmios
2023
Bolsa produtividade CNPq (PQ-2) (2023-2026), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2023
Co-autor de trabalho indicado ao melhor da área de Marketing no SemeAd 2023, Semead 2023.
2022
Menção honrosa de artigo intitulado "Estratégias próciclicas e anticíclicas no desempenho de MPMEs em contexto de crise: um estudo a partir da pandemia do Covid-19", XII Egepe - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.
2022
Finalista do "Prêmio Internacional PME Juan Antonio Maroto Acín", com o artigo Difusão da inovação em plataformas tecnológicas: os adotantes Uber case, Asociación Espaola de Contabilidad y Administración de Empresas.
2021
Orientador de melhor pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica do curso de Administração em 2021. Aluna: Fernanda Regina da Silva Brito., Universidade Paulista.
2020
Eleito pela ReMark - Revista Brasileira de Marketing - um dos cinco melhores avaliadores do periódico no ano de 2019, Revista Brasileira de Marketing.
2020
Autor de artigo eleito o melhor da área de Redes do X X Colóquio REIAD - Redes, Empreendedorismo e Inovação em Administração, Universidade Paulista.
2017
"PRÊMIO CAPES DE TESE 2017" - autor da Tese de Administração eleita pela Capes a melhor do Brasil em 2016, Capes - Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior.
2017
Tese indicada ao "GRANDE PRÊMIO CAPES DE TESE 2017", outorgado a melhor tese selecionada entre as vencedoras do "PRÊMIO CAPES DE TESE 2017", Capes - Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior.
2017
Eleita, pela PUC-MG, melhor Tese de Administração de 2016, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2017
Tese selecionada pela PUC-MG para participar do "PRÊMIO CAPES DE TESE 2017", Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2017
Aprovado em edital público de seleção para integrar Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) do Programa de Pós-Graduação da UNIP, Universidade Paulista.
2017
Prêmio Inova-se: professor-orientador de trabalho premiado (2 lugar) - Categoria Pós-Graduação., Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac-MG.
2016
Tese de doutorado aprovada com Louvor e Distinção, Programa de Pós-Graduação em Administração | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2007
Vídeo institucional eleito pela Faculdade de Comunicação e Artes da PUC/MG o melhor de 2007. Indicado para participar da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação,, Faculdade de Comunicação e Artes (PUC-MG).
2005
Homenagem pela contribuição à consolidação da Vivenda do Criador LTDA., Vivenda do Criador Produtos Agropecuários LTDA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Paulista, Campus I - Indianópolis. , Rua Doutor Bacelar - de 801/802 ao fim, Vila Clementino, 04026002 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55864010, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2021
Direção e administração, Reitoria, Vice-reitoria de pós-graduação e pesquisa.,Cargo ou função, Vice coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado).
-
08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus I - Indianópolis.,Cargo ou função, IIntegrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração, Campus Marquês.
-
11/2019
Direção e administração, Reitoria, Vice-reitoria de pós-graduação e pesquisa.,Cargo ou função, Lider, em conjunto com o professor Dr. Renato Telles, do grupo de pesquisa sobre "Abordagens Sociais em Redes Organizacionais", cadastrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/242803).
-
08/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Integrada, Administração Interdisciplinar, Homem e Sociedade, Ciências Sociais
-
02/2018
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Métodos Qualitativos e Análise de Dados.
-
09/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Campus I - Indianópolis.,Linhas de pesquisa
-
09/2017
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado)
-
08/2019 - 02/2022
Direção e administração, Campus I - Indianópolis.,Cargo ou função, Coordenador do Mestrado Interinstitucional (Minter) realizado nas Faculdades Integradas de Cacoal, em Rondônia..
2022 - Atual
Polytechnic in PozegaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2017 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Univesitário
Outras informações:
Professor do MBA's em Comunicação e Marketing e Gestão de Marcas e Identidade Corporativa do Instituto de Educação Continuada (IEC) | Disciplinas: Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial (MEPE) e Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial em Branding.
2009 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
-
02/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas.,Linhas de pesquisa
-
06/2016 - 05/2017
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/PUC Minas), Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/PUC Minas).,Atividade realizada, Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Administração..
-
09/2013 - 11/2013
Estágios , Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas.,Estágio realizado, Professor substituto no curso de Administração de Empresas da PUC-MG - Praça da Liberdade. Disciplinas: Introdução à Administração e Teoria da Administração.
-
06/2009 - 07/2009
Estágios , Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas.,Estágio realizado, Professor substituto no curso de Administração de Empresas da PUC-MG - Praça da Liberdade. Disciplinas: Introdução à Administração e Teoria da Administração.
2016 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Outras informações:
Professor das disciplinas de Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Sistemas de Comunicações em Projetos, Gestão de RH em Projetos, Planejamento Geral do Projeto, Metodologia Científica e TCC dos MBA's em Gestão Financeira, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Educacional, Gestão Inovadora de Negócios, Auditoria e Perícia Contábil e Gestão Empresarial.
2015 - Atual
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Atividades
-
08/2017 - 09/2017
Ensino, MBA em Gestão de Projetos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão da Comunicação em Projetos e dos Stakeholders
-
05/2017 - 07/2017
Ensino, MBA em Marketing Digital, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor do MBA em Gestão de Projetos | Orientador de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
-
04/2017 - 05/2017
Ensino, MBA em Marketing Digital, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor do MBA em Marketing Digital | disciplina de Gestão da Informação Digital (Carga horária: 28 horas/aula)
-
10/2015 - 12/2015
Ensino, MBA em Gestão de Projetos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor do MBA em Gestão de Projetos | disciplina de Gestão da Comunicação (Carga horária: 20 horas/aula)
2016 - 2017
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-doutorado
2012 - 2016
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado
2009 - 2012
Federação das Indústrias do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Assessor de Imprensa, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável por: planejar a comunicação do Sesi-MG e de suas 93 unidades no estado; estreitar o relacionamento da assessoria de comunicação com as áreas atendidas; Identificar, avaliar, orientar e encaminhar as demandas de comunicação de natureza corporativa; apurar e produzir conteúdos jornalísticos; sugerir soluções de comunicação integrada; produzir e encaminhar pautas para os veículos informativos.
Atividades
-
05/2015 - 05/2015
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Revisão ortográfica/gramatical dos Requisitos Legais - Indústria Segura - SESI-MG.
-
04/2014 - 05/2014
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Relatório Técnico (produção jornalística): Serviço Social da Indústria de Minas Gerais - Ações 2010-2013 | Planejamento 2014-2017.
-
04/2014 - 05/2014
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Relatório Técnico (produção jornalística): Promoção da Saúde SESI-MG - soluções personalizadas em promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador.
-
09/2013 - 11/2013
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Relatório Técnico (produção jornalística): Indústria de Minas - Edição Especial - Ações 2013.
-
09/2012 - 10/2012
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Relatório Técnico (produção jornalística): Descrição das iniciativas vencedoras do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT).
-
09/2012 - 10/2012
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Relatório Técnico (produção jornalística): Indústria de Minas - Edição Especial - Ações 2012.
-
01/2011 - 09/2012
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Assessor de imprensa - Sistema Fiemg.
-
11/2009 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.,Serviço realizado, Analista de Comunicação Sesi-MG.
2008 - 2009
Serviço Social do ComércioVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Serviço Social do Comércio.,Serviço realizado, Assessor de Imprensa - Sesc-MG.
-
01/2008 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Serviço Social do Comércio.,Serviço realizado, Jornalista responsável pela revista semestral "Sesc Informa".
2003 - 2006
Vivenda do Criador Produtos Agropecuários LTDAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em informática, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2003 - 01/2006
Serviços técnicos especializados , Vivenda do Criador Produtos Agropecuários LTDA.,Serviço realizado, Técnico de informática.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Victor Silva Correa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?