Leandro de Almeida Amaral

Cursando o 2º Periodo do curso de Tecnologico de Processos Químicos Industriais no Instituto Federal Rio de Janeiro (IFRJ). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Industrial e Técnologa.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Tecnologia em Processos Químicos Industriais

2007 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Washington Luis

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 2001

Salesianos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

Orientou

Maria Luiza Rocco Duarte Pereira

Caracterização de filmes finos de poli(anilina) com o emprego de feixe de elétrons; Início: 2010 - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq; do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • AMARAL, L. A. ; BARBOSA, A. F. ; VILAR, A. B. . CARACTERIZAÇÃO DE INTRUMENTOS PARA DETECÇÃO DE PARTÍCULAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Caracterização de filmes finos de poli(anilina) com o emprego de feixe de elétrons, Descrição: O crescente interesse na produção de dispositivos no estado sólido e no desenvolvimento e aplicação de novos compostos orgânicos e poliméricos têm impulsionado a investigação de filmes finos baseados nesses materiais. Semicondutores orgânicos e poliméricos apresentam um grande potencial para aplicação na fabricação de dispositivos optoeletrônicos, tais como diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) , transistores orgânicos de efeito de campo (OFETs) , células solares , sensores , entre outros. Os dispositivos optoeletrônicos orgânicos apresentam algumas vantagens sobre os dispositivos inorgânicos, devido à versatilidade de aplicações e propriedades, baixo custo de produção e baixo impacto ambiental. Apesar da sua importância, poucos estudos e análises superficiais têm sido realizados utilizando-se feixes de elétrons, devido a sua ação geralmente destrutiva sobre materiais orgânicos e poliméricos. Os estudos com técnicas que fazem uso de feixe de elétrons em polímeros condutores são de extrema importância, pois podem fornecer informações sobre a composição do material e a forma que este se liga ao substrato, bem como sobre os processos de fragmentação e dessorção após relaxação eletrônica. Além disso, uma vez que este tipo de material pode ser exposto à incidência de elétrons durante a fabricação de dispositivos optoeletrônicos, o que pode levar a sua decomposição, torna-se extremamente importante a realização de estudos da ação de elétrons na superfície do filme. Entretanto, é necessário que o feixe de elétrons possua certas características que permitam que seja utilizado para tal fim, como a utilização de feixes pulsados, empregado neste projeto através da técnica de ESID implantada em nosso laboratório. Neste projeto, pretende-se dar continuidade aos estudos espectroscópicos e de espectrometria de massas que vêm sendo realizados com o emprego de feixe de elétrons através da técnica de dessorção iônica na investigação de filmes moleculares poliméricos semicondu. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro de Almeida Amaral - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Caracterização de filmes finos de poli(anilina) com o emprego de feixe de elétrons Resumo do projeto: O crescente interesse na produção de dispositivos no estado sólido e no desenvolvimento e aplicação de novos compostos orgânicos e poliméricos têm impulsionado a investigação de filmes finos baseados nesses materiais. Semicondutores orgânicos e poliméricos apresentam um grande potencial para aplicação na fabricação de dispositivos optoeletrônicos, tais como diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) , transistores orgânicos de efeito de campo (OFETs) , células solares , sensores , entre outros. Os dispositivos optoeletrônicos orgânicos apresentam algumas vantagens sobre os dispositivos inorgânicos, devido à versatilidade de aplicações e propriedades, baixo custo de produção e baixo impacto ambiental. Apesar da sua importância, poucos estudos e análises superficiais têm sido realizados utilizando-se feixes de elétrons, devido a sua ação geralmente destrutiva sobre materiais orgânicos e poliméricos. Os estudos com técnicas que fazem uso de feixe de elétrons em polímeros condutores são de extrema importância, pois podem fornecer informações sobre a composição do material e a forma que este se liga ao substrato, bem como sobre os processos de fragmentação e dessorção após relaxação eletrônica. Além disso, uma vez que este tipo de material pode ser exposto à incidência de elétrons durante a fabricação de dispositivos optoeletrônicos, o que pode levar a sua decomposição, torna-se extremamente importante a realização de estudos da ação de elétrons na superfície do filme. Entretanto, é necessário que o feixe de elétrons possua certas características que permitam que seja utilizado para tal fim, como a utilização de feixes pulsados, empregado neste projeto através da técnica de ESID implantada em nosso laboratório. Neste projeto, pretende-se dar continuidade aos estudos espectroscópicos e de espectrometria de massas que vêm sendo realizados com o emprego de feixe de el

Atividades

  • 07/2010

    Estágios , Instituto de Química, .,Estágio realizado, Caracterização de filmes finos de poli(anilina) com o emprego de feixe de elétrons.

2008 - 2009

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudo de Líquidos Cintiladores para Detecção de Neutrinos. Estudado a preparação de misturas químicas de cintiladores líquidos, incluindo compostos para mudança do comprimento da radiação emitida pela passagem de partículas ionizantes e para aumentar a seção de choque para nêutrons, de modo a permitir a identificação do sinal característico da detecção de neutrinos.

Atividades

  • 07/2008 - 07/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, .,Linhas de pesquisa