Amanda Dornel Ribas

Bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduanda de Gestão Estratégica de Negócios na Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul. Analista de Recursos Humanos na thyssenkrupp Elevadores. Experiência em atividades com foco em competências, recrutamento & seleção, avaliação de habilidades, entrevistas com base em evidências e competências, mapeamento de perfil, levantamento de necessidades do negócio, pesquisa com colaboradores, planos de ação com foco em RH, movimentações internas.

Informações coletadas do Lattes em 18/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Estratégica de Negócios

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia

2005 - 2010

Universidade Luterana do Brasil
Título: Casais que decidem não ter filhos: Motivos e sentimentos frente a esta decisão
Orientador: Carla Meira Kreutz
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2013 - 2013

Grupo de estudos Gestão Estratégica de Recursos Humanos. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul, ABRH-RS, Brasil.

2011 - 2011

Empretec. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Análise Institucional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Organização de eventos

RIBAS, A. D. . Jornada Acadêmica da Ulbra. 2010. (Congresso).

RIBAS, A. D. . Jornada Acadêmica da Ulbra. 2009. (Congresso).

RIBAS, A. D. . Jornada Acadêmica da Ulbra. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

II Jornada Cognitivo-Comportamental da WP - TCC para casos Refratários. 2009. (Congresso).

FONATE - Fórum Nacional de Estagiário e Trainees. 2008. (Congresso).

XIV Jornada da ProntoPsiquiatria - Interfaces dos Transtornos de Personalidade na Prática Clínica. 2008. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • RIBAS, A. D. ; KREUTZ, C. M. . Casais que decidem não ter filhos: motivos, sentimentos e impressões. Revista de Iniciação Científica da Ulbra , v. 1, p. 141-152, 2009.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • thyssenkrupp Elevdores. , Rua Santa Maria, nº 1000, Jardim dos Lagos, 92500000 - Guaíba, RS - Brasil, Telefone: (51) 21297315, Ramal: 7315

Experiência profissional

2015 - Atual

thyssenkrupp Elevdores

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 44

Outras informações:
Atendimento às lideranças (fábrica e corporativo) considerando: - Recrutamento & Seleção nos diferentes níveis; - Mapeamento e estrutura de cargos; - Movimentações internas, promoções e ajustes; - Programa PcDs, Aprendizes e Estágios; - Pesquisa de colaboradores; - Acompanhamento e suporte nos planos de ação nas estruturas; - Entrevistas de desligamento; - Projetos de RH nas áreas.

2013 - 2015

Grupo RBS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Condução dos processos seletivos para posições corporativas do Grupo. - Alinhamento e levantamento das necessidades específicas da área solicitante; - Prospecção e mapeamento de mercado para identificação de potenciais candidatos; - Reuniões de acompanhamento (follow up) com os gestores; - Controle de indicadores de seleção para garantia do cumprimento dos SLAs da área; - Controle da qualidade nos processos, identificando candidatos alinhados ao perfil da vaga e aderentes aos valores do Grupo; - Realização de entrevistas individuais, condução do painel com entrevistadores e elaboração de relatórios profissionais que apoiam definições do comitê de aprovação de candidatos; - Participação no comitê de aprovação de candidatos, realizado periodicamente com o VP de Recursos Humanos; - Participação do desenvolvimento de projetos da área de RH objetivando melhorias de processos internos, bem como melhoria no atendimento aos negócios (clientes); - Acompanhamento e apoio de projetos com HRBP considerando análises de performance, composição de time e estrutura. 2014: Condução dos processos seletivos para posições da TV. 2013: Auxílio à equipe de Recrutamento e Seleção na área de Inteligência de Mercado realizando mapeamento de mercado e construção de estratégias de busca para aquisição de talentos para a empresa, sistematizando os caminhos mais eficientes na busca de profissionais de excelência.

2012 - 2013

Prospecta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HeadHunter / Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Gestão dos processos junto às empresas clientes; - Inteligência de mercado, busca e identificação de profissionais para cargos executivos estratégicos e de gestão em empresas de expressão no mercado; - Aplicação de testes psicológicos; - Entrevistas individuais por competência.

2009 - 2012

Objetive Recursos Humanos

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Recursos Humanos, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: Recrutamento e Seleção: Entrevistas Individuais, Coletivas e Dinâmicas de Grupo, Avaliação Psicológica, Entrevistas com Foco em Competências. Consultoria Externa: Avaliação 360º, Treinamentos, Reuniões e Dinâmicas. Supervisão da equipe: reuniões mensais, feedback periódicos, treinamento, acompanhamento de estágio. Contato com clientes, visitas, descrição de perfil.

2008 - 2009

Taurus Máquinas Ferramentas Ltda

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Recursos humanos, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades: Recrutamento e Seleção de funcionários, Entrevistas individuais e coletivas, avaliação de desempenho, entrevistas de desligamento, divulgação de vagas, seleção interna e demais atividades do RH

2009 - 2009

Núcleo Integrado de Psicologia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Psicologia Clínica (abordagem TCC), Carga horária: 16

Outras informações:
Atividades: Atendimento individual com foco na abordagem cognitivo-comportamental (TCC), triagem de pacientes, dialogadas, supervisão semanal, grupo de estudos.

2009 - 2010

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Atuação voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria Docente Voluntária, Carga horária: 68

Outras informações:
Monitoria docente voluntária na disciplina de TCC I (construção do projeto dos alunos de psicologia)

2009 - 2009

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Atuação voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria Docente Voluntária, Carga horária: 68

Outras informações:
Monitoria docente voluntária em Estágio Básico III (disciplina que abrange teoria e prática de estágio de psicopatologia em instituição psiquiátrica)

2008 - 2008

Estagiar Integrador Empresa Escola

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Recrutamento e Seleção, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades: Recrutamento e Seleção: entrevistas individuais com foco em competências, entrevistas coletivas, entrevistas individuais, aplicação e mensuração de testes psicológicos, pareceres dos candidatos, entrevistas de devolução, atendimento às empresas.

2008 - 2008

WINNICOTT

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: observação de ambientoterapia, Carga horária: 20

2008 - 2008

ProntoPsiquiatria

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: prática de observação em psicopatologia, Carga horária: 12