Talmir Canuto Costa

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1957), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1963), doutorado em Administração da Qualidade pela American World University(1998) e aperfeicoamento em Semicondutores e seus Dispositivos pela Lab. Electron. Phys. Appliquées PHILIPS(1960). Atualmente é Professor Titular da Faculdade INPG - S.J. Campos, Conselheiro Superior do Associação Cristã dos Moços e Conselheiro representante I. Educ. Superior do Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas:Equipes Autogerenciadas, Emoções.

Informações coletadas do Lattes em 16/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração da Qualidade

1995 - 1998

American World University
Título: As Emoções nas Equipes Autogerenciadas
Orientador: Charles Kunzi
Palavras-chave: Equipes Autogerenciadas; Emoções.

Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação

1961 - 1963

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orientador: George R. Bemski
Bolsista do(a): Ministério da Aeronáutica. Palavras-chave: Tempos de vida; Camadas difundidas; Junções em Silicio.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Fisica dos Semicondutores. Setores de atividade: Educação.

Aperfeiçoamento em Semicondutores e seus Dispositivos

1959 - 1960

Lab. Electron. Phys. Appliquées PHILIPS
Orientador: François Desvignes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Graduação em Engenharia Eletrônica

1952 - 1957

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orientador: Richard R. Wallauschek
Bolsista do(a): Ministério da Aeronáutica.

Formação complementar

2007 - 2007

Reconhecimento, Coordenador e Finanças Cursos ADM. (Carga horária: 12h). , Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior SP.

2006 - 2006

Ensino de Graduação em Administração. (Carga horária: 12h). , Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.

2005 - 2005

Tradição, Conhecimento e Prática de Vinhos. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Sommeliers.

1995 - 1995

Gestão da Qualidade Total às Empresas. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

1992 - 1992

Avaliação de Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 8h). , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.

1990 - 1990

Qualidade Total na EMBRAER. (Carga horária: 40h). , Fundação Cristiano Ottoni.

1983 - 1983

Gerenciamento de Empreendimentos. (Carga horária: 20h). , Centro Técnico Aeroespacial.

1982 - 1982

Administração Gerencial e Liderança Situacional. (Carga horária: 40h). , Avibrás Aeroespacial.

1978 - 1978

Extensão universitária em Segurança e Desenvolvimento Nacional. (Carga horária: 300h). , Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

1974 - 1974

Estudos Pedagógicos - Ciclo. (Carga horária: 30h). , Fundação Serviços Educação e Cultura.

1973 - 1973

Seminário sobre Processamento de Dados. (Carga horária: 8h). , IBM do Brasil.

1970 - 1970

Extensão universitária em Problemas do Desenvolvimento Brasileiro. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Cultura.

1965 - 1965

Extensão universitária em Matemática 80 - Integrais de Stieltjes. (Carga horária: 68h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

1965 - 1965

Materiais Modernos para Aeronáutica. (Carga horária: 30h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

1962 - 1962

Extensão universitária em Fisica dos Semicondutores. (Carga horária: 80h). , Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do CTA.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Participação em eventos

Salão da Empregabilidade. O Controle das Emoções nas Empresas. 2010. (Congresso).

Semana de Administração e Comércio Exterior.Liderança no Século XXI. 2010. (Seminário).

III Semana do Administrador.Das Emoções à Felicidade. 2007. (Seminário).

Semana da Administração Faculdade INPG Campinas.Das Emoções a Felicidade. 2007. (Seminário).

Jornada Regional do SEMESP. 2007. (Seminário).

Seminário Regional do SEMESP. 2007. (Seminário).

Jornada Regional SEMESP. 2007. (Seminário).

Seminário Regional SEMESP. 2007. (Seminário).

Semana da Administração da Faculdade INPG.Das Emoções à Felicidade. 2007. (Seminário).

A Importância do Voluntário para a Associação Cristã dos Moços S. Paulo.Voluntariado Específico e Colaborador. 2007. (Oficina).

Seminário Nacional Ensino Graduação Administração. 2006. (Seminário).

Os Jovens e as Eleições na ACM/SP.Jovem e a Cidadania no Século XXI. 2006. (Seminário).

Semana de Atualização dos Professores.A Qualidade Emocional. 2006. (Encontro).

Semana do ACEMISTA.Sonahr e Ser Feliz. 2005. (Encontro).

Motivação da Equipe na ACM."Sonhando em Ser Feliz". 2005. (Outra).

Semana da Enfermagem da Santa Casa S.José dos Campos."Sonhar e Ser Feliz". 2002. (Seminário).

2o Congresso de Lideranças do Cone Leste Paulista. 2000. (Congresso).

1o Congresso de Lideranças do Cone Leste Paulista. 1999. (Congresso).

Semana da Ciência e Tecnologia Universidade de Taubaté. Palestra sobre Qualidade Total. 1998. (Congresso).

Seminário sobre Inteligência Emocional e Qualidade de Vida. 1997. (Seminário).

2a Semana Integrada da Qualidade da AVCQ.A Qualidade Total nas organizações. 1997. (Simpósio).

Seminário de Qualidade Total nas Escolas por Cosete Ramos. 1995. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Qualidade no Ensino Superior. Missão da Universidade de Taubaté a partir das Expectativas dos Clientes. 1994. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Avaliação Universitária Global. A Missão da UNITAU a partir das Expectativas dos Clientes. 1994. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Qualidade no Ensino Superior. Universidade de Taubaté Projeto para o Século XXI. 1993. (Congresso).

V Seminário Latino-Americano de Gestão Tecnológica.Cultura da Qualidade Total na Universidade. 1993. (Seminário).

Seminário para Inspetores Delegacia do MEC/SP.Qualidade e Avaliação na Educação. 1992. (Seminário).

Reunião de Pró-Reitores Universidades de São Paulo.Projeto UNITAU Século XXI. 1992. (Encontro).

III Encontro de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste.O Intercâmbio dos Pró-Reitores das Universidades do Sudeste. 1992. (Encontro).

XIV Seminário de Administração de C & T.Estrturação de Pesquisa e dDesenvolvimento sob a forma de Programas. 1989. (Seminário).

Seminário Latino-Americano de Gestão Tecnológica.Dificuldade de um Centro de P&D continuar inovando para atender a Industria. 1988. (Seminário).

Seminário Nacional de Preservação Cultural nos Municipios.Preservação cultural dos Municipios pelo Centro de Estudos e Pesquisas Adm.Municipal. 1988. (Seminário).

Seminário Latino-Americano de Gestão Tecnológica.Planejamento do Crescimento Ordenado de uma Cidade Tecnológica. 1987. (Seminário).

COBENGE - Congresso Brasileiro do Ensino da Engenharia. Garantia de Qualidade no Ensino da Engenharia. 1986. (Congresso).

Congresso Brasileiro do Ensino da Engenharia. A Garantia da Qualidade na Escola de Engenharia. 1986. (Congresso).

XI Seminário de Administração em C&T.Inovação, Ciência e Tecnologia: administração segundo um enfoque sistêmico. 1986. (Seminário).

Seminário de Mecânica Fina.A Mecânica Fina - importância e aplicações. 1983. (Seminário).

Seminário de Mecânica Fina no CTA.A Mecânica Fina. 1983. (Seminário).

Congresso da SUCESU. Os Insumos da Microeletrônica. 1981. (Congresso).

SUCESU. Insumos de Microeletrônica. 1981. (Congresso).

Congresso do Rotary Club Estadual. O Ensino Profissionalizante e a Lei 5692/70. 1976. (Congresso).

Seminário Leonístico Reggião B.O Momento Atual Tecnológico do Brasil. 1976. (Seminário).

XXVII Reunião Anual da SBPC. 1975. (Congresso).

XXVII Reunião Anual da SBPC. Deslocamento do Centro de Massa Educacional de Gov. Valadares. 1975. (Congresso).

Reunião Anual da SBPC. Rentabilidade da Ajuda Financeira em Bolsas de Estudo. 1975. (Congresso).

XXX Congresso Aniual da Associação Brasileira de Metais. Perspectivas do Titânio no Brasil. 1975. (Congresso).

XXX Congresso Anual da Associação Brasileira de Metais. Operação Contínua da Usina Piloto do MIT/G. Valadares para produção de Oxido de Berilio. 1975. (Congresso).

II Encontro de Reitores e Diretores da ENSUMIG. 1975. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Educação Audiovisual. Televisão em Circuito Fechado aplicado ao Ensino Superior. 1974. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Educação Audiovisual. Os Recursos Audiovisuais face á Tecnologia da Educação. 1974. (Congresso).

Seminário Plano de Transmissão Telefônica. 1974. (Seminário).

I Semana de Estudos e Informações Pedagógicas.A Engenharia como Profissão. 1974. (Seminário).

II Encontro de Reitores de Universidades e Diretores de IES.Debates sobre o Ensino Superior. 1974. (Encontro).

XXVIII Congresso Anual da ABM. Engenharia para Técnicos Profissionais em Atividade. 1973. (Congresso).

II Seminário Regional para Desenvolvimento Econômico e Social. 1973. (Seminário).

Semana do Comércio e Indústria.Estratégia do Governo no Campo dos Não Ferrosos. 1973. (Seminário).

XXIII Reunião Anual da SBPC. 1971. (Congresso).

XVIII Reunião Anual da SBPC. 1966. (Congresso).

Semana da Engenharia da Universidade de Taubaté.Campos de Aproveitamento da Energia Solar. 1964. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Mario Celso de Felippe

Valdevino Kron; Edson Querido; Oscar Pereria Dias Junior;COSTA, T. C.. Avaliação da Empresabilidade no Complexo Empresarial de São José dos Campos. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Lucio Marinho Manzanete e outros

COSTA, T. C.. A Fundação Hélio Augusto de Souza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Grupo de TCC

COSTA, T. C.. FAUTEC - Ferramenta Automação e Usinagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Graduandos de Administração 2002

COSTA, T. C.. Blocos Econômicos e o Brasil frente a ALCA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista.

Aluno: Graduandos 2002 - 16/12/2002

COSTA, T. C.. Um Estudo sobre o Sistema Franchising. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Graduandos 2002 - 17/12/2002

COSTA, T. C.. Modernização de Portos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Graduandos ADM 2002 - 17/12/2002

COSTA, T. C.. Aeroporto Internacional de São José dos Campos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Graduando 2002- 17/12/2002

COSTA, T. C.. Entendendo "o virando a própria mesa". SEMCO - Estudo de Caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Graduando 2002 - 17/12/2002

COSTA, T. C.. A Problemática na Exportação de Suturas de Catgut. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: UNIP Graduandos 2002 - 17/12/2002

COSTA, T. C.. Estrutura Organizacional e Mudança Cultural. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: UNIP Graduandos 2002 - 18/12/2002

COSTA, T. C.. ONG's - Organizações Não Governamentais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: UNIP Graduandos 2002 - 18/12/2002

COSTA, T. C.. Sistema de Gestão da Qualidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Aluno: Osvaldo F

COSTA, T. C.. R, Fernando V.D, Benedito D.F e Leda P.C..Blocos Econômicos e o Brasil frente à ALCA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Paulista de São José dos Campos.

Orientou

Grupo TCC Arthur, Francisco, Nádia, Natália e Rafael

Práticas de Gestão PPQG com ênfase a Gestão de Pessoas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade INPG de São José dos Campos; Orientador: Talmir Canuto Costa;

Grupo TCC: Daniela, Edna, Lúbia, Milena e Vânia

; Práticas de Gestão segundo o PPQG aplicado a MODELO Automecânica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade INPG de São José dos Campos; Orientador: Talmir Canuto Costa;

Grupo de TCC - Alessandra, André, Jaime, Suellen e Viviane

Da Manufatura a Célula de Fabriucação na EMBRAER; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade INPG de São José dos Campos; Orientador: Talmir Canuto Costa;

Grupos TCC Ana Mary, Danielle Rafoul e Nilcélio Alves

Gestão de Competências na KDC/CYMI do Brasil Projetso e Serviços; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade INPG de São José dos Campos; Orientador: Talmir Canuto Costa;

Grupo TCC: Graciane, Jerusa, Keila, Ma

Alzimira e Wilson; Os Efeiotos da Globalização no Transporte de Cragas da ÔMEGA Air Crago; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade INPG de São José dos Campos; Orientador: Talmir Canuto Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, T. C. ; Carlo M. S. Oliveira ; Sonia Amaral ; Antonio Miranda de Oliveira . Operação Continua da Usina Piloto de Produção de BeO. Meatalurgia, São Paulo, p. 473 - 477, 01 jul. 1976.

  • COSTA, T. C. . Aqui, o MIT e sua pesquisa tecnológica. Revista da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, MG, p. 74 - 77, 01 out. 1973.

  • COSTA, T. C. . Resistividade dos Semicondutores Orgânicos. Engenheiro Moderno, São Paulo, p. 53 - 57, 01 jun. 1967.

  • COSTA, T. C. . Fotodiodos de Alto Rendimento. Engenheiro Moderno, Saõ Paulo, p. 39 - 46, 01 ago. 1965.

  • COSTA, T. C. . É mais cara mas nunca acaba. Visão, São Paulo, p. 34 - 34, 31 jul. 1964.

  • COSTA, T. C. . Projeto Unitau Século XXI - Um caso de Cultura da Qaualidade Total. In: I Congresso Brasileiro da Qualidade no Ensino Superior, 1994, São Paulo. Universidade. sÃO pAULO: Livraria CEDAS, 1994. v. 1. p. 119-121.

  • COSTA, T. C. ; Maria de Lourdes Kamoi . Controle de Projetos de Pesquisa no PMR/IPD/CTA por PERT e CPM. In: XXII Congresso Anual da ABM, 1967, Vitória, ES. Contribuições Tecnicas do Congresso. São Paulo: Editora da Associação Brasileira de Metalurgia, 1967. v. 24. p. 635-637.

  • COSTA, T. C. . Desenvolvimento do Brasil - 10 anos de Revolução. 1974. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

COSTA, T. C. . Implantação da Gestão da Qualidade no Pronto Soorro de Taubaté. 2000.

COSTA, T. C. ; IZABEL VITO ; SALVIANO, E. C. ; NEWTON MORAES . Estratégias e Ações da ACM São José dos Campos. 2008.

COSTA, T. C. . Prêmio Qualidade Administração INPG. 2007.

COSTA, T. C. ; Oscar Pereira . Célula de Pesquisa da UNIP. 2004.

COSTA, T. C. . Projeto UNITAU Século XXI. 1993.

COSTA, T. C. . Diagnóstico Estratégico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. 1991.

COSTA, T. C. . Controle de Atraso da Programação PERT. 1968.

COSTA, T. C. . Condutividade e Mobilidade de Portadores em Antraceno. 1967.

COSTA, T. C. . Células Solares de Alto Rendimento. 1965.

COSTA, T. C. . Resistividade de Semicondutores Orgânicos. 1965.

COSTA, T. C. . Fotodiodos de Germânio. 1961.

COSTA, T. C. . Le décapage et son influence sur les proprietés des photodiodes. 1960.

COSTA, T. C. . Medidor de Resistividade de Ge pelo método das 4 pontas. 1959.

COSTA, T. C. . Tempo de Vida de semicondutor por contacto de ponta tungstênio. 1958.

COSTA, T. C. . As Relações Interpessoais nas Empresas. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Técnico).

COSTA, T. C. . As Empresas Brasileiras frente ao MERCOSUL e ALCA. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ArtigoTécnico).

COSTA, T. C. . As Emoções nas Equipes de Autogestão. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Técnico).

COSTA, T. C. . Projeto Modernização no Pronto Socorro de Taubaté. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Técnico).

COSTA, T. C. . O Endomarketing para Melhoria de Atendimento aos Clientes. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Técnico).

COSTA, T. C. . A Ética no Trabalho. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Técnico).

COSTA, T. C. . Os Recursos Humanos e a Administração por Equipes Autogestão. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ArtigoCientífico).

COSTA, T. C. . A Didática nos Cursos de Engenharia Noturnos. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Científico).

COSTA, T. C. . A Qualidade Total no Ambiente Universitário. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Técnico).

COSTA, T. C. . Administração em Organizações de P & D. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, T. C. . Administração em Organizações de P & D. 1970. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Pesquisa na aplicação dos sinais fracos na organização, Descrição: Os sinais fracos no monitoramento estratégico externo O uso dos sinais fracos no diagnóstico estratégico interno. Outras possibilidades do uso dos sinais fracos em uma organização. Levantamento da Qualidade de Vida no Trabalho e os sinais fracos decorrentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador / Luiz Carlos Laureano da Rosa - Integrante / Doutorando Alexandre Porto - Integrante / Profa. Dra. Danielle Monteiro Corga - Integrante / Profa. Esp. Monica Christina Gola Ripamonti - Integrante / Prof. MC George André Esteves - Integrante / Prof. MC Iirineu Gutierrez Junior - Integrante / Profa. Dra. Lilian Pinto Sales - Integrante.

  • 2000 - 2003

    Planejamento Estratégico do Curso Administração, Descrição: Levantamento análise SWOT do Curso de Administração da UNIP/S.J.Campos, SP, elaborando o Diagnóstico Estratégico, reavaliando a Missão, estabelecendo a Visão para 2009, e mais as Ações Estratégicas para o periodo 2004/2009.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1992 - 1993

    Projeto UNITAU Século XXI, Descrição: Levantamento das Estratégia da Uiversidade de Taubaté, envolvendo todos seus cursos de Graduação, para 3 cenários: curto prazo-1993; médio prazo- 1994/98; longo prazo- 1998/2003. Projeto desnvolvido de março de 1992 a novembro de 1993. Relatório final aprovado com Louvor pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em 09/08/1994. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1972 - 1975

    Creep em Fios de Cobre, Descrição: Pesquisa para verificar a possibilidade de se relacionar as características elétricas do cobre com os esforços de tensão continua como o creep. Os resultados podem ser aplicados aos fios de alta tensão, em catenária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1968 - 1968

    Controle de Atraso na Programação PERT/CPM, Descrição: Estabelecimento de um método de controle do atraso nao cronograma PERT/CPM, levando em conta suas folgas e os tempso do caminho crítico, para os Projetos de Pesquisa do CTA/Depto Materiais. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 1999 - 2000

    Projeto ISO 9002/1994, Descrição: Implantação de um Sistema de Qualidade Total no Pronto Socorro Municipal - PSM de Taubaté, com elaboração do Manual de Qualidade do PSM, englobando todos seus processos macro, procedimentos e rotinas. Estabelecimento da Comissão de Auditoria Interna e aprovação da ISO 9002, pela Fundação Vanzolini em outubro de 2000. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1969 - 1975

    Projeto Berilio, Descrição: Instalação de uma planta de cloração do berilo e obtenção do óxido de berilio de grande pureza, para uso, principalmente, em tintas reflexiva. Projeto, instalação e operação de uma Planta semi-industrial, com todos os processos químicos necesários da transformação. Por fim, levantamento da viabilidade econômica da produção e do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1969 - 1971

    Alfabetização de Adultos por TV Circuito Fechado, Descrição: Uma equipe de Professores multidisciplinares do Instituto de Tecnologia e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Gov. Valadares, elaborou todo o material didático necessário para um curso de Alfabetização de Adultos, a base de 3 meses, apresentado em TV de sistema de circuito fechado, onde numa sala, com monitores, os alunos assistiam as aulas. Foi estabelecido um nivel considerado padrão de alfabetização (segundo o IBGE) e os alunos foram avaliados, procedendo-se a comparação com os métodos atuais de alfabetização. O sistema TV por circuito fechado demonstrou ser muito mais eficiente e rápido.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1967 - 1971

    Aquecedor Solar, Descrição: Elaborado o projeto de uma aquecedor solar, de tubulações de alumínio (mais econômicas do que de cobre), adequadamente desenhadas e pintadas, para aquecer a agua e jogá-la numa caixa dágua térmica de baixo preço. Foi testado todo o conjunto e levantado o custo/benefício, para uma casa de tamanho popular a médio. Pelo fato de já existir, na ocasião, alguns aquecedores solares no mercado, ainda de custo elevado, o projeto serviu para conscientização dos alunos quanto a necessidade de economia da energia e também de introduzir o aluno em um projeto de baixo custo e bastante importância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1962 - 1967

    Projeto Baterias Solares, Descrição: A bateria solar é um conjunto de fotodiodos de silicio com a finalidade de apresentar aplicação prática de uso de sua energia elétrica gerada. As celulas solares (unidades das baterias solares) foram elaboradas em plaquetas de Si eletrônico, com junções P-N a base da difusão controlada, respectivamente, de indio e fósforo e com respostas a faixa de luz visivel. As aplicações apropriadas além de painéis solares para movimentar motores eletricos, de pequena potência, e illuminar residências de pequeno consumo, são grandes em relógios, painéis e outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1959 - 1962

    Projeto Silício, Descrição: Em forno de RF e a vácuo proceder ao puxamento dos lingotes de silício, com pureza eletrônica (da ordem de 10exp16). Após, cortar o lingote em plaquetas com o objetivo de trabalhá-las para a confecção de diodos e fotodiodos de silicio. A impurificação controlada para obtenção da junção P-N é realizada por meio da difusão de elementos químicos trivalentes e pentavalentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1959 - 1962

    Projeto Diodos de Germânio, Descrição: A partir das plaquetas de germânio puras eletronicamente, são realizadas as junções N-P por meio da difusão de átomos de lementos pentavalentes (em geral, o fósforo) e trivalentes. Os diodos são testados sua curvas de retificação, assim como a resposta em frequência, além do nivel de corrente de saturação. Os diodos também com carcaterísticas de fotodiodos são testados à uma luz próxima do espectro de frequências solar, para ver a eficiência de conversão de energia luminosa em energia elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

  • 1958 - 1960

    Projeto Germânio, Descrição: Obtenção de lingotes de germânio com grau eletrônico de pureza (melhor que 10exp15), a partir da técnica de puxamento em forno a arco e vácuo, para em seguida cortar plquetas para confecção de dispositivos semicondutores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Talmir Canuto Costa - Coordenador.

Prêmios

2010

Sessenta Anos do ITA a Ex-Reitor do ITA, Comando da Aeronautica - CTA/ITA.

2000

Diploma de Membro da Assembléia Geral da Fundação Percival Farquhar, Fundação Percival Farquhar.

1997

Professor Honoris Causa, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.

1991

Diploma de Honra ao Mérito, Faculdades Integradas do Vale do Rio Doce.

1979

Membro Honorário, Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB.

1977

Ordem do Brasão Municipal de Governador Valadares, Prefeitura Municipal de Governador Valadares, MG.

1975

Titulo de Benemérito da Biblioteca Pública "Paulo Zappi", Prefeitura Municipal de Gov. Valadares, MG.

1973

Certificado de Reconhecimento às Atividades de Extensão Rural de Minas Gerais, ACAR - Minas Gerais.

1973

Paraninfo Licenciandos de Fisica, Quimica e Matematica, Instituto de Tecnologia de Gov. Valadares, MG.

1973

Diploma "Pai da Aviação", Câmara Júnior de Belo Horizonte , MG.

1972

Patrono dos Formandos em Eletrotécnica da Esvola Técnica, Instituto de Tecnologia de Gov. Valadares, MG.

1972

Patrono dos Formandos da Faculdade de Filosofia e do Instituto de Tecnologia, Fundação Percival Farquhar - Universidade Tecnólogica (em implantação).

1971

Paraninfo Turma Fisica e Matmática, Instituto de Tecnologia de Governador Valadares, MG.

1966

Medalha Santos Dumont, Ministério da Aeronáutica.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Pós Graduação, Faculdade INPG - S.J. Campos. , Av. 9 de Julho, 95 - 2o andar, Vila Adyana, 12243-000 - Sao Jose dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (012) 39135856, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Vínculo: Membro Conselho Administrativo, Enquadramento Funcional: Conselheiro representante I. Educ. Superior, Carga horária: 1

Outras informações:
Foi Presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de 2005/2007 e após março de 2009 foi deignado Conslehirop da Fundação Cultural.

2008 - Atual

Associação Cristã dos Moços

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro Superior, Carga horária: 1

Outras informações:
Pertence ao Conselho Superior da ACM desde 17/01/2008, sendo Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico.

2005 - Atual

Faculdade INPG - S.J. Campos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2004

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Administração, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Teorias da Administração-2001/2004 Coordenador Curso de Administração - mar 2002/dez 2004 Implantou Projetos: Célula de Pesquisa; Avaliação de Professores pelos alunos; Prêmio UNIP Qualidade Administração. Criou UNIPROF -Cooperativa de Professores Universitários (jul 2004) - interrompido em dez 2004.

1999 - 2000

Agencia Desenvolvimento Brasil Mercosul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente Conselho Administração e Fundador, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro Fundador em 02fev1999, com sede em São José dos Campos.

1996 - 2003

Fundação Colaboradora Desenvolvimento da Comunidade

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente e Instituidor, Carga horária: 6

Outras informações:
Membro Instituidor da FUNCADE - Diretor Presidente - jan1999/mar2003

1995 - 1997

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Empresas em Gestão da Qualidade, Carga horária: 6

Outras informações:
Consultor credenciado pelo SEBRAE/S.J.Campos, tendo dado Treinamento (40 horas em 9 semanas) a 16 empresas do Vale do Paraiba, dentre as quais: CIRO Atacadista, Danelli&Vieira Eng., Hospital Santa Izabel, Tremembé Indústrias Químicas, PERFECTUS Alumínio, Laboratório Oswaldo Cruz (Taubaté), CAPARAÓ Volvo (Caçapava), HS Móveis (Taubaté), Pinelli Cosntruções, etc.

1994 - 2000

Multiware Informática

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor e co-Proprietário, Carga horária: 4

Outras informações:
Fundador e co-proprietário da MULTIWARE com sede em Taubaté, prestando orientações à distância. Vendeu as cotas em abr2000.

1983 - 1985

Prefeitura Municipal de Taubaté

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Especial do Prefeito, Carga horária: 16

Outras informações:
Assessor do Prefeito de Taubaté para Assuntos Especiais de Educação, tendo preparado os Professores e implantado laboratórios no Colégio Municipal Alfredo Balbi.

1988 - 1995

Universidade de Taubaté

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica - jan1989/mar1992 Pró-Reitor de Administração - out1990/dez1992 Pró-Reitor de Graduação - mar1992/fev1993 Coordenador do Projeto UNITAU Século XXI - Prospectivas 2004 - mar1992/nov1993 Assessor de Relações Empresariais da Reitoria - fev1993/mar1995

1987 - 1988

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Prefeito, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessor do Prefeito e Coordenador do Conselho Consultivo e Gerencial da Prefeitura - jan1987/dez1988 Presidente da Fundação Cultural "Cassiano Ricardo" - jun1987/dez1988 Coordenador do Projeto Zoneamento SJC - 6800 homenshoras - 15jan/21jun de 1987 Coordenador do Projeto Infraestrutura Básica do Centro - 3200 hh - 19mar/22jun de 1987 Coordenador das Prospectivas S.J.Campos 1987/2007 - 4400hh- abr1987/ago1988

1980 - 1983

Avibrás Aeroespacial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral e Superintendente, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerente Geral de Eletrônica- jan1982/mar1983 Superintendente da Fábrica I - São José dos Campos - mar/jun1982

1980 - 1982

Centro de Pesquisas da Telebras- Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Depto e Assistente de Superintendent, Carga horária: 44

Outras informações:
Chefe do Departamento de Componentes e Materiais- jan1980/dez1981 Assistente do Superintendente - 1981 Membro do Conselho Editorial da Revista TELEBRAS- Brasilia- dez1980/jan1982 Representante da TELEBRAS no Grupo de Assessoramento da SEI - Secr.Especial Inofrmática-Brasilia-jul1981/abr1982. Membro da Comissão Permanente de Cargos e Salários da TELEBRAS- Brasilia- out1980/dez1981

1969 - 1971

Instituto de Tecnologia de Gov. Valadares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

1967 - 1979

Universidade Vale do Rio Doce

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Diretor e Presidente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fundador (1967) e Diretor do Instituto de Tecnologia de Gov. Valadares - instalou as Licenciaturas de Mat, Fis, Quim e Engenharias Mecânica, Elétrica, Civil e Metalúrgica. Criou e implantou a: Escola Tecnica do Instituto de Tecnologia - jul 1969; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - ago 1970; Faculdade de Odontologia - mar 1975; Academia Valadarense de Letras (1975); Instituto de Projetos Técnicos (1976) e Centro de Artes (1976) Presidente da Fundação Percival Farquhar - mantenedora da atual UNIVALE - mar 1976/dez 1979

1966 - 1966

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Reitor do ITA, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi Reitor do ITA de março a jul de 1966, em carater pro-tempore, designado pelo Comando da Aeronáutica por ser o Engenheiro do ITA mais bem classificado, na oacsião, na carreira do Centro Técnico Aeroespacila e por ter sido seu primeiro Pós-graduado stricto sensu - Mestre em Ciências.

1961 - 1966

escola de engenharia de taubaté

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor fundador em junho 1961. Professor de Física- 1961/1966 Chefe do Departamento de Fisica e Química - 1962/1966

1959 - 1960

Laboratoires d'Electronique et Physique Appliquées

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário Bolsista do Ministério Aeronáutica, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou como Bolsista da Societé Philips, nos Laboratorios de LEP, no Departamento de Semicondutores, tendop aportado uma contribuição importante no estudo da difusão do fósforo no Silicio e no estudo da décapage das células solares de silicio.

1958 - 1967

Centro Técnico Aeroespacial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 44

Outras informações:
Pesquisador da Divisão de Materiais do IPD, tendo sido: a) Chefe do Lab. Medidas Elétricas (1958/59); b) Chefe da Equipe de Semicondutores (1961/1964); Chefe da Divisão de Materiais (1965/67); Presidente da Comissão de Competência do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento - IPD (1966). Reitor Pró-tempore do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica - mar/jul 1966.

1958 - 1960

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do CTA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40