André Andrian Padial

Possuo mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2010). Realizei doutorado Sanduíche em Ecologia Aquática e Biologia Evolutiva na Universidade Católica da Lovaína (Bélgica). Sou editor associado do Periódico Hydrobiologia e bolsista Produtividade 2 do CNPq. Atualmente trabalho com padrões espaciais e temporais em comunidades biológicas, focando nas causas da homogeneização biótica. Sou professor efetivo de Magistério Superior, Classe Adjunto, Nível IV, da Universidade Federal do Paraná, credenciado nos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação (UFPR), Botânica (UFPR) e Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM). Sou fã de futebol, rock, cervejas (artesanais), vinho e café.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Evolução

2007 - 2010

Universidade Federal de Goiás
Título: Grupos substitutos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional, e determinantes de diversidade beta em uma planície de inundação Neotropical
Orientador: em Catholic University Leuven ( Luc De Meester)
com Luis Mauricio Bini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: concordância de comunidades; Metacomunidades; riqueza de espécies; variabilidade temporal; planície de inundação.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2005 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: Efeitos da heterogeneidade espacial sobre a predação e o uso do hábitat de peixes invertívoros em micro-escala espacial,Ano de Obtenção: 2007
Sidinei Magela Thomaz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Uso do habitat; Heterogeneidade espacial; Interações tróficas; Invertebrados; Eichhornia azurea; Moenkhausia sanctaefilomenae. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Graduação em Ciências Biológicas

2001 - 2004

Universidade Estadual de Maringá
Título: Efeitos do pulso de inundação sobre a decomposição de Eichhornia azurea em ambientes lênticos da planície de inundação do alto rio Paraná
Orientador: Sidinei Magela Thomaz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Anatomia e Arte: a museografia do todo ou da parte. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2006 - 2006

Ecologia de macrófitas aquáticas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2006 - 2006

Proficiência em Língua Inglesa. , Fisk escola de línguas, FISK, Brasil.

2002 - 2006

Graduação em Francês. (Carga horária: 528h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2004 - 2004

Desenvolvimentos dos Paradigmas na Relação entre M. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2003 - 2003

O Veneno Nosso de Cada Dia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2003 - 2003

The Use of GIS in the Survey and Management of Fre. (Carga horária: 20h). , University of Glasgow, GLASGOW, Escócia.

2002 - 2002

Genética de Fungos: Aplicação da Biologia Molecula. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Importância dos Elementos do Clima das Regiões Fit. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2002 - 2002

Técnicas Básicas para Estudo de Organismos Vegetai. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2002 - 2002

Ecologia Energética. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2002 - 2002

Ecologia do Solo: uma Visão Ecossistêmica com Ênfa. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2001 - 2001

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2001 - 2001

Elaboração de Trabalhos Científicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2001 - 2001

Adaptações Morfo-anatômicas em Macrófitas Aquática. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1989 - 1996

Graduação em Inglês. (Carga horária: 980h). , Fisk escola de línguas, FISK, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Padial, A.A. . V Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical. 2016. (Congresso).

Padial, A.A. . XII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação. 2015. (Outro).

Padial, AA. . II Oficina de Delineamento e Análise de Dados. 2012. (Outro).

PADIAL, A. A. . I Oficina de Delineamento e Análise de Dados. 2011. (Outro).

PADIAL, A. A. . I CIENTIF - Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Seminário de Estudos Limnológicos em Clima Subtropical.Análise e síntese em diversidade beta e a homogeneização biótica. 2018. (Seminário).

VI Seminário de Estudos Limnológicos em Clima Subtropical.Pesquisas em Ecologia Aquática no Sul do Brasil. 2018. (Seminário).

1º Simpósio de Zoologia.Mecanismos de resistência biótica ao hidrozoário introduzido Podocoryna loyola Haddad, Bettim & Miglieta, 2014 (Cnidaria, Hydrozoa, Hydractiniidae. 2017. (Simpósio).

1º Simpósio de Zoologia.Hydroids from Cuba: Taxonomical composition, community structure and distribution in shallow water ecossystems related with environmental factors. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Zoologia da UFPR.Avaliador de 2 trabalhos apresentados no evento. 2015. (Simpósio).

XII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação.Avaliador de 5 trabalhos apresentados no evento. 2015. (Simpósio).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. Beta diversidade: padrões, processos e avanços teóricos. 2015. (Congresso).

22º EVINCI e 7º EINTI da 6ª SIEPE, UFPR.Avaliador na banca 25 - Biológicas 05. 2014. (Outra).

IV Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical.Dispersal Ability Determines the Role of Environmental, Spatial and Temporal Drivers of Metacommunity Structure. 2014. (Seminário).

Semana do Doutorando em Zoologia.Avaliador do projeto: "Nichos, padrões, processos e a ocupação do espaço climático por linhagens de endotermos e ectotermos". 2014. (Simpósio).

XI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação.Avaliador do projeto "Macroecologia e evolução da ecolocalização em morcegos"; "Usos antrópicos, morfodinâmica e ecologia: uma análise integrada para o manejo e conservação das praias arenosas do Paraná"; "Esclerofilia e mosaico histórico da composição d". 2014. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Limnologia. Meta-análise como ferramente de síntese em estudos científicos. 2013. (Congresso).

III Oficina de Ecologia Quantitativa do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.Avaliador de projetos de tese de doutorado. 2013. (Oficina).

Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.A ciência à serviço da conservação dos recursos naturais. 2013. (Simpósio).

49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology. Plant-pollinator interactions in restored areas at the Atlantic forest: is the establishment of interactions predicted by flower and insect abundance?. 2012. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas. Evidence against the use of surrogates for biomonitoring of Neotropical floodplains. 2012. (Congresso).

II Oficina de Ecologia Quantitativa da Pós-graduação em Ecologia e de Ambientes Aquáticos Continentais.Avaliação dos projetos de doutorados dos alunos ingressantes em 2012. 2012. (Oficina).

IX Simpósio de Ecologia e Conservação.Avaliador de projetos de mestrado e doutorado dos alunos matriculados na PPGECO. 2012. (Simpósio).

V Seminário Cientifico do PPBio.Evidence against the use of surrogates for biomonitoring of Neotropical floodplains. 2012. (Seminário).

I Oficina de Ecologia Quantitativa da Pós-graduação em Ecologia e de Ambientes Aquáticos Continentais.Avaliador dos projetos de tese de doutorado. 2011. (Oficina).

XIV EPGPEA - Encontro de Pós-graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses. 2011. (Encontro).

10ª Semana de Biologia.Conservação da Biodiversidade. 2010. (Seminário).

Educação Ambiental X Consciência Ecológica.Educação Ambiental X Consciência Ecológica. 2010. (Outra).

I CIENTIF - Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.O Status da Ciência no Brasil. 2010. (Seminário).

XIII EPGPEA - Encontro de Pós-Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses. 2010. (Encontro).

VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão. Variabilidade temporal dos padrões de concordância de comunidades em uma planície de inundação Neotropical. 2009. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Temporal variability of community concordance patterns in a Neotropical floodplain. 2009. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Estabilidade das Comunidades de Macófitas Aquáticas na Planície de Inundação do Alto Rio Paraná. 2007. (Congresso).

Simpósio Ecologia de Reservatórios: Limnologia de reservatórios profundo.Modelagem empírica das relações entre a profundidade da zona eufótica e o disco de secchi no reservatório de Itaipu. 2006. (Simpósio).

VIII Encontro Maringaense de Biologia - XXI Semana da Biologia.Efeitos da complexidade estrutural das raízes de Eichhornia azurea (Kunth) na interação predador-presa entre peixes e invertebrados. 2006. (Encontro).

VIII Encontro Maringaense de Biologia - XXI Semana da Biologia.O efeito da adição de nutrientes sobre o crescimento de duas espécies de macrófitas aquáticas flutuantes livres. 2006. (Outra).

XX Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce.Harald Sioli: Ciência, Amazônia e Limnologia. 2006. (Encontro).

VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia.Caracterização Limnológica do lago do Parque do Ingá. 2005. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Limnologia. Differential spatial-complexity and scale dependency among three aquatic plant species. 2005. (Congresso).

XIV Encontro Anual de Iniciação Científica.Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. 2005. (Encontro).

Cinema, História e Educação V. 2004. (Outra).

I Jornada de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá: Educação e Diversidade (2 etapa). 2004. (Outra).

I Workshop de Ética na Experimentação Animal da UEM. 2004. (Outra).

VII Simpósio de Biologia Marinha. 2004. (Simpósio).

XVIII Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce. 2004. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. 2003. (Congresso).

II Workshop de Genética. 2002. (Outra).

IV Encontro Maringaense de Biologia e XVII Semana da Biologia.Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. 2002. (Outra).

Visita à UEM. 2002. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular. 2002. (Congresso).

XVII Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce. 2002. (Outra).

Ecótonos nas interfaces dos Ecossistemas Aquáticos. 2001. (Simpósio).

I Fórum Ambiental de Maringá. 2001. (Outra).

III Encontro Maringaense de Biologia - XVI Semana da Biologia. 2001. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Hagemann Martello

PADIAL, A. A.. Resposta da ictiofauna estuarina ao ciclo de maré. 2019. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elielton Da Silva Araújo

PADIAL, A. A.. Padrões ecológicos e prováveis determinantes da comunidade de macrófitas aquáticas em um rio subtropical de maré. 2018. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Leonardo Bruno Macagnan

PADIAL, A. A.. Por que muitos estudos encontram alta congruência taxonômica? Consequências para estudos de comunidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Larissa Faria

PADIAL, A. A.. Avaliação do potencial impacto ecológico causado pela introdução do bagre não nativo Ictalurus punctatus (Rafinesque, 1818) em um rio Neotropical. 2018. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elena Fukasawa Galvanese

PADIAL, A. A.. Concomitant acclimation of Cylindrospermopsis raciborskii to temperature and phosphate decifiency reveals distinct strain plastic responses. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Johan Hernan Perez Benitez

PADIAL, A. A.. Diversidade de borboletas (Hesperioidea e Papilonoidea) associada à paisagem urbana de Curitiba, Paraná, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline Dittrich

PADIAL, A. A.. Diferentes métricas da diversidade de organismos planctônicos têm respostas distintas à adição experimental de nutrientes. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maisa Carvalho Vieira

PADIAL, A. A.. Padrões espaço-temporais do zooplâncton em um reservatório hidrelétrico tropical. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rogério Klak Santos

PADIAL, A. A.. Trajetória Sucessional de Diatomáceas em substratos artificiais em três reservatórios urbanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marlon Panizon

Padial, A.A.. Biomonitoramento da Comunidade de macroinvertebrados do Rio Verde, Paraná, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Kazuo Nakagawa

Padial, A.A.. Biologia populacional do predador invasor Micropterus salmoides (Lacépède, 1802) em um reservatório neotropical usando marcação e recaptura. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Guilherme dos Santos Ribas

PADIAL, A. A.. Complementary effects of non-native and native organisms on the establishment and propagule pressure of the invasive macrophyte Hydrulla verticillata. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raquel Cristina Marra

PADIAL, A. A.. Taxonomia e diversidade de diatomáceas epifíticas nos reservatórios Iraí e Piraquara II, região metropolitana de Curitiba ? PR. 2015. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Ceschin

Padial, AA.. Determinantes da diversidade beta de comunidades aquáticas em planícies de inundação. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rodolfo de Almeida Bonaldi

PADIAL, A. A.. Distúrbio de deslizamento na diversidade do componente arbóreo e arbustivo na Floresta Atlântica do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vanessa Ariati

PADIAL, A. A.. O papel dos deslizamentos na diversidade do estrato herbáceo na Floresta Atlântica do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: PABLO DAMIAN BORGES GUILHERME

BORZONE, C. A.; ROSA, L. C.;Padial, A.A.. Influência das fisiografias praiais e suas alterações na distribuição e abundância do caraguejo Ocypode quadrata em parias de Pontal do Paraná - Paraná - Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Machado Rosa

VARASSIN, I. G.; CAVALIN, P. O.;Padial, A.A.. Padrões de organização da comunidade de aves frugívoras da Floresta Atlântica do sul do Brasil: efeito da estrutura do habitat e interações mutualísticas com plantas ornitocóricas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Renaly Souza Figueiredo

BENEDITO, E.;Padial, AA.THOMAZ, S. M.. Complexidade estrutural e turbidez reduzem similarmente o consumo de presas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Juliana Wojciechowski

FERNANDES, L. F.; ABRIOUT, L.;Padial, AA.. Efeitos da temperatura, fósforo e luz no crescimento da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenayya et Subba Raju do Reservatório de Alagados, Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Frederico Fregolente Faracco Mazziero

PADIAL, A. A.. Distribuição e diversidade de samambaias e licófitas em formações geológicas distintas (calcário e filito) no parque estadual turístico do alto ribeira, Iporanga-SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fabiano Rodrigo da Maia

PADIAL, A. A.. Sistemas Reprodutivos e visitantes florais em Melastomataceae dos Campos Rupestres no limite sul do Cerrado, Tibagi, Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raul Rennó Braga

Padial, A.A.. Ecologia alimentar de peixes: revisão e avaliação da aplicabilidade da lavagem gástrica para estudos com peixes de riachos neotropicais. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fábio Luiz do Santos

Padial, A.A.. Riqueza, abundância e variação temporal de Saturniidae e Shingidae (Lepidoptera, Bombycoidea) na localidade de Vossoroca, Tijucas do Sul, Paraná, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sara Lodi

PADIAL, A. A.. Padrões de coerência ambiental e sincronia populacional em um reservatório tropical. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Cristiane Akemi Umetsu

PADIAL, A. A.. Influência do tipo e tamanho do fragmento, e da densidade de macrófitas aquáticas nativas sobre o potencial invasor de Hydrilla verticillata. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Thaísa Sala Michelan

PADIAL, A. A.. Influência do estresse hídrico, riqueza e abundância de espécies nativas sobre o potencial invasor de uma Poaceae exótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Cássia Regina Ceole

THOMAZ, S. M.PADIAL, A. A.; RUBIN FILHO, C. J.. Crescimento de macrófitas aquáticas flutuantes em dois habitats distintos da planície de inundação do alto rio Paraná. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Suelen Cristina Alves da Silva Pereto

PADIAL, A. A.. DIVERSIDADE FUNCIONAL E FILOGENÉTICA DAS COMUNIDADES DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM UMA PLANÍCIE NEOTROPICAL. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andreas Luis Schwarz meyer

PADIAL, A. A.. Macroevolução, macroecologia e clima: Testando paradigmas e métodos no estudo da evolução da biodiversidade. 2017. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Wojciechowski

PADIAL, A. A.. Causas da organização das comunidades fitoplanctônicas e do crescimento de cianobactérias. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Emily Frances Strange

PADIAL, A. A.. Evidence for a biological control-induced regime shift between floating and submerged invasive plant dominance in South Africa. 2017 - Rhodes University.

Aluno: Vinícius Marcílio da Silva

PADIAL, A. A.. Floresta Atlântica: distribuição da diversidade vegetal em um contexto econômico e conservacionista. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diego Zanlorenzi

Padial, A.A.. Caracterização das assembléias de peixes demersais e relações tróficas das principais espécies ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mariana Bender Gomes

PADIAL, A. A.. Estruturação de assembleias de peixes recifais em múltiplas escalas: taxonomia e função. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Laura Pioli Kremer

PADIAL, A. A.. Efeitos dos fatores bióticos sobre a distribuição de espécies exóticas marinhas, um estudo latitudinal. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Antônio Rezende de Paula

PADIAL, A. A.. Assembléia de abelhas sob uma perspectiva funcional. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paloma Marinho Lopes

BOZELLI, R. L.;Padial, AA.; BRANCO, C. C.; PETRY, A. C.; GRELLE, C. E. V.. Contribuição relativa dos fatores ambientais e espaciais na estruturação de comunidades zooplanctônicas de ambientes permanentes e temporários. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Erica Costa Mielke

PADIAL, A. A.. Árvores exóticas invasoras em unidades de conservação de Curitiba, Paraná: subsídio ao manejo e controle. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gisele Rosin

PADIAL, A. A.THOMAZ, S. M.TAKEDA, A.LANSAC-TÔHA, F. A.; Marchese, M.. Complexidade e heterogeneidade de habitats em diferentes escalas: efeitos e influências sobre a Comunidade de Chironomidae da Planície de Inundação do Alto Rio Paraná. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruna Saviatto Fagundes

PADIAL, A. A.. Efeitos dos fatores abióticos na distribuição de espécies em ambientes aquáticos continentais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Izabella de Andrade Brito

Padial, A.A.. The untreated sewage is a risk to species of fish?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jenyffer Vierheller Vieira

PADIAL, A. A.. Impacts of human trampling on ghost crab (Ocypode quadrata, Fabricius, 1798) population structure: assessment over three summers. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Laura Pioli Kremer

PADIAL, A. A.; Moura, M.; PIE, M. R.. A importância da predação de espécies exóticas marinhas bentônicas em áreas de risco. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Viviane Deslandes do Nascimento

PADIAL, A. A.. A macroecological test of the acoustic adaptation hypothesis. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: DANIELE ALVES VILA NOVA

PADIAL, A. A.. An outlook on reef conservation in emerging countries: What have we been protecting?. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ciro Colodetti Vilar de Araujo

Padial, AA.. Processos ecológicos locais e regionais estruturando as assembleias de peixes em estuários brasileiros. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Agenor Alves Bueno

Assis, H.C.S; Moura, M.;Padial, AA.. Efeitos letais e não letais de predadores: Conceitos, modelos e delineamento para estudos experimentais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Fernanda Bonetti

Donatti, L.; Boeger, W.A.P.;Padial, AA.. Beta diversidade: Conceito, métricas, hipóteses e evidências. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Gil Cardoso

PADIAL, A. A.. Ecologia funcional em plantas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Márcia Bündchen

PADIAL, A. A.. Dinâmica Sazonal dos Nutrientes e Pigmentos Foliares de Cinco Espécies Arbóreas em um Fragmento de Floresta Subtropical no Sul do Brasil.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rayana Yumi Sato

PADIAL, A. A.. EFEITOS HOMOGENEIZADORES EM DIFERENTES ESCALAS DA MACRÓFITA EXÓTICA Urochloa arrecta (Hack. ex T. Durand & Schinz) Morrone & Zuloaga NO RIO GUARAGUAÇU, PARANÁ, BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline Schmidt

PADIAL, A. A.. PADRÕES DE BIODIVERSIDADE DA UHE COLÍDER ATRAVÉS DA ANÁLISE DA COMUNIDADE ZOOPLANCTÔNICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Leticia Siman Bora

Padial, A.A.. Efeitos do aumento da produtividade primária na diversidade beta de comunidades ecológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Pedro Arcanjo Petenunce Franzoi

Padial, A.A.. Fenologia, crescimento e desenvolvimento de Renealmia petasites Gagnep.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Natascha Pimentel Freitas

Padial, A.A.. Padrões de coocorrência em anuros dos campos da mata atlântica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Victor Yamagami Takahashi

PADIAL, A. A.. Homogeneização Biótica associada às modificações antropogênicas: hierarquização de hipóteses e meta-análise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alessandra da Conceição Zanin

Padial, A.A.. Exploração de Recursos Didáticos Alternativos para o Ensino de Biologia Celular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alíni Vieira

Padial, A.A.. Morfometria do gancho pode auxiliar na resolução de incertezas taxonômicas em Gyrodactulidae (Platyhelminthes: Monogenoidea)?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Guilherme dos Santos Ribas e Suelen Zontta Kiem

Padial, A.A.. Utilização de material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo para o ensino de Ciências e Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Larissa Faria

Padial, A.A.. A interação entre mudanças climáticas e invasões de espécies não-nativas poderá potencializar o processo de homogeneização biótica? Cientometria e Metanálise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vilson Galdino Ribeiro Junior

PADIAL, A. A.. Composição gravimétrica e o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Curitiba, Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Julia Pietrobom

PADIAL, A. A.. Caracterização funcional de mutantes da proteína NS3hel do denv e expressão do domínio RdRp fa proteína NS5 para estudos de interação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Evandro Santos Bilek

PADIAL, A. A.. Caracterização da interação molecular entre Rnd1 (Round PROTEIN) e STI1 (Stress Induced Protein 1). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maiara Vicentini

PADIAL, A. A.. Biomarcadores bioquímicos em Chironomus sancticaroli Strixino & Strixino, 1981 (Diptera: Chironomidae) expostos ao hidrocarboneto benzo[a]pireno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Henrique Varzinczak

PADIAL, A. A.. Análise por modelos nulos dos padrões de coocorrência e abundância entre espécies de morcegos em uma região de mata atlântica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eleonora Paulini

PADIAL, A. A.. Diversidade populacional de Hla-Dma e possível associação com a doença autoimune pênfigo foliáceo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Natália Lucia dos Santos

PADIAL, A. A.. Caracterização Sonográfica das Emissões Ultrassônicas dos Morcegos da Mata Atlântica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Regiane Stafim da Cunha

PADIAL, A. A.. Avaliação da Expressão de OAT-1 e OAT-3 em Células Vasculares de Músculo Liso de Coelho (Rasm). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tales Felgueiras das Neves

PADIAL, A. A.. Variação da composição de árvores do dossel na Floresta Atlântica do Litoral do Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tayana Schultz Jucoski

PADIAL, A. A.. Análise do número de cópias do gene CCND1 em carcinomas primários de mama. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Taysa Carolina Krüger e Thiago Brobio Massanti

PADIAL, A. A.. Desconstruindo os monstros: sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva socioambiental e cultural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Carlisbino

PADIAL, A. A.. Análise da morfologia e microestrutura dentária de Australerpeton cosgriffi (Amphibia, Temnospondyli) da formação Rio do Rasto. Permiano superior da bacia do Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Viviana Michaluz

PADIAL, A. A.. Atividade antagônica de actinobactérias contra Botrytis sp.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline Dittrich

Padial, A.A.. Escalas de variação de múltiplas comunidades aquáticas do Alto Rio Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Roni Cezar Mendes

PADIAL, A. A.. Renealmia petasites - fenologia, biometria e germinação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marília Nepomuceno Moreira

PADIAL, ANDRÉ A.VITULE, J. R. S.. Revisão Sistematizada: Homogeinização Biótica em Plantas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Aline Neher

PADIAL, ANDRÉ A.VITULE, J. R. S.. Exotic Species in Conservation Units Around The World: a Sistematic Review. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Guilherme dos Santos Ribas

PADIAL, A. A.. Padrões de beta-diversidade de espécies de múltiplas comunidades aquáticas, incluindo espécies raras, são suficientemente explicadas por dados de gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Augusto Nocera

VITULE, J.;MARQUES, M. C. M.Padial, AA.. Análise Cienciométrica sobre espécies não nativas no Brasil: padrões geográficos e interações ecológicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Letícia Pavani Pozenato

VITULE, J.; Abilhoa, V.;Padial, A.A.. ANÁLISE DE HOMOGENEIZAÇÃO DE ICTIOFAUNA EM RESERVATÓRIOS DO PARANÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Decker

PADIAL, A. A.. Macroecologia da diversidade de cantos em thamnophilideos (aves). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sara Lodi de Carvalho

BINI, L. M.; DUTRA, S. L.;PADIAL, A. A.. Reações da comunidade zooplanctônica aos efeitos da eutrofização em lagos urbanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Anna Carolina Braga de Souza

BINI, L. M.NABOUT, J. C.PADIAL, A. A.. Diversidade de microcrustáceos, rotíferos e tecamebas em uma lagoa do Centro-Oeste brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Padial, A.A.. Comissão científica do I RABECO. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PADIAL, A. A.. Avaliador de Projeto "Mecanismos de resistência biótica ao hidrozoário introduzido Podocoryna loyola Haddad, Bettim, & Miglietta, 2014 (Cnidaria, Hydrozoa, Hydractiniidae)" apresentado no 1º Simpósio de Zoologia. 2015. Universidade Federal do Paraná.

PADIAL, A. A.. Avaliador de Projeto "Hydroids from Cuba: Taxonomical composition, community structure and distribution in shallow water ecosystems related with environmental factors" apresentado no 1º Simpósio de Zoologia. 2015. Universidade Federal do Paraná.

PADIAL, A. A.. Comissão de seleção dos alunos de mestrado e doutorado da Pós-graduação em Ecologia, UFRGS. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PADIAL, A. A.. Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses. 2014. Universidade Federal do Paraná.

PADIAL, A. A.. Comissão científica do IV Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

Boeger, M. R. T.;Padial, A.A.. Comissão de seleção dos alunos de mestrado e doutorado da Pós-graduação em Ecologia e Conservação, UFPR. 2012. Universidade Federal do Paraná.

PADIAL, A. A.. Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

PADIAL, A. A.. Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PADIAL, A. A.. Comissão de Seleção de Doutorado ? Entrada Agosto 2011 do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação. 2011. Universidade Federal do Paraná.

PADIAL, A. A.. Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

PADIAL, A. A.. Examinador da prova discursiva de Biologia do Concurso Vestibular de Verão de 2007. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

PADIAL, A. A.. Examinador da prova discursiva de Biologia do Concurso Vestibular de Inverno 2007. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

PADIAL, A. A.. Examinador da prova discursiva de Biologia do Segundo Concurso Vestibular de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

PADIAL, A. A.. Examinador da prova discursiva de Biologia do Concurso Vestibular de Inverno de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

PADIAL, A. A.. Examinador da prova discursiva do Concurso Vestibular de Verão 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

VALDOVINO DAMÁSIO DOS SANTOS

THOMAZ, S. M.;SANTOS, V. D.; RUBIN FILHO, C. J.. Efeitos dos pulsos de inundação na decomposição de Eichhornia azurea (Kunth) em uma lagoa da planície de inundação do alto rio Paraná, BR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.

Luis Mauricio Bini

Diniz-Filho, José A. F.; Thomaz, Sidinei M.; Olalla-Tárraga, M. Á.;De Marco, P.BINI, Luis Mauricio. Grupos substitutos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional e determinantes de diversidade beta em uma planície de inundação Neotropical. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

José Alexandre Felizola Diniz Filho

DINIZ FILHO, J. A. F.. Grupos substitutos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional e determinantes de diversidade beta em uma planicie de inundação neotropical. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Claudia Costa Bonecker

THOMAZ, Sidinei MagelaBONECKER, C. C.; RODRIGUEZ, Liliana. Modelagem empírica das relações entre profundidade do disco de Secchi e coeficiente de extinção luminosa na planície de inundação do alto rio Paraná e reservatório de Itaipu. 2007. Outra participação, Universidade Estadual de Maringá.

Angelo Antonio Agostinho

AGOSTINHO, A. A.THOMAZ, S. M.; Maltchik, Leonardo. Comportamento alimentar de peixes invertívoros: efeitos da heterogeneidade espacial sobre a predação e o uso do hábitat. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Moacir Bonato

BONATO, Carlos Moacir; THOMAZ, Sidinei Magela; RUBIM FILHO, Celso João; SANTOS, Valdovino Damásio dos. Efeitos dos pulsos de inundação na decomposição de Eichhornia azurea (Kunth) em uma lagoa da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasail. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.

Sidinei Magela Thomaz

THOMAZ, S. M.. Grupos substitutivos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional, e determinantes de diversidade beta em uma planície de inundação neotropical. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Liliana Rodrigues

THOMAZ, Sidinei MagelaRODRIGUES, L.BONECKER, Claudia Costa. Modelagem empírica das relações entre profundidade do disco de Secchi e coeficiente de extinção luminosa na planície de inundação do alto rio Paraná e no reservatório de Itaipu. 2007. Outra participação, Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gabriela Valentim

Metaccomunidades e homogeneização biótica em um rio subtropical de maré; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mateus Peressuti Batista dos Santos

Variação espacial e temporal dos traços funcionais de macrófitas aquáticas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Liliana Paola Cardenas Mahecha

Padroes espaciais e temporais de macroinvertebrados em um rio subtropical de maré; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leticia Siman Bora

Homogeneização biótica em comunidades aquáticas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Paula Lula Costa

Padrões espaciais e temporais e redes de interação parasita-hospereiro e análise de risco de invasão de pexies; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Elena Fukasawa Galvanese

Conservação da Biodiversidade e teoria metabólica; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luis Artur Valões Bezerra

AS INTERAÇÕES TRÓFICAS COMO ESTRUTURADORAS ESPACIAIS E TEMPORAIS DE COMUNIDADES AQUÁTICAS NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marina Ferraz Sampaio

Efeitos de uma macrófita invasora na diversidade de algas associadas; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Elielton Da Silva Araújo

Composição funcional de macrófitas aquáticas em um rio subtropical de maré; 2018; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Elena Fukasawa Galvanese

Concomitant acclimation of Cylindrospermopsis raciborskii to temperature and phosphate decifiency reveals distinct strain plastic responses; 2017; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Jaqueline Dittrich

Diferentes métricas da diversidade de organismos planctônicos têm respostas distintas à adição experimental de nutrientes; 2017; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Luiz Guilherme dos Santos Ribas

Complementary Effects of non-native and native organisms on the establishment and propagule pressure of the invasive macrophyte Hydrilla verticillata; 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Fernanda Ceschin

Determinantes da variação temporal de comunidades aquáticas em planícies de inundação; 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Raquel Cristina Marra

Taxonomia e diversidade de diatomáceas epifíticas nos reservatórios Iraí e Piraquara II, região metropolitana de Curitiba ? PR; 2015; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Andrian Padial;

Vanessa Ariati

Epífitos vasculares em duas unidades geomorfológicas do médio Tibagi, Paraná; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: André Andrian Padial;

Rodolfo de Almeida Bonaldi

Dendroconologia de Copaifera langsdorffii Desf; (Copaíba) no médio Tibagi, Telêmaco Borba, Paraná; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: André Andrian Padial;

Silvia de Almeida Santos

Conservação de sementes e micropropagação de Brasiliorchis sp; 2014; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Andrian Padial;

Suelen Cristina Alves da Silva

Florística e variação espaço-temporal da comunidade de macrófitas aquáticas em reservatórios da bacia do Rio Iguaçu, PR, Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Andrian Padial;

Suelen Cristina Alves da Silva Pereto

DIVERSIDADE FUNCIONAL E FILOGENÉTICA DAS COMUNIDADES DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM UMA PLANÍCIE NEOTROPICAL; 2018; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Juliana Wojciechowski

Causas da organização das comunidades fitoplanctônicas e do crescimento de cianobactérias; 2017; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Andrian Padial;

Leticia Larcher de Carvalho

Estrutura e respostas fotossintéticas da comunidade arbórea de manguezais ao longo de um gradiente de salinidade; 2016; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Andrian Padial;

Raul Rennó Braga

Fusão invasora: status do assunto no Brasil e teste de interação positiva entre Micropterus salmoides e Oreochromis niloticus; 2016; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Andrian Padial;

Victor Pereira Zwiener

Efeito da heterogeneidade ambiental na composição florística, diversidade taxonômica e funcional da Floresta Atlântica; 2015; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Andrian Padial;

Ricardo Pamplona Campos

Avaliação da Vulnerabilidade de Extinção das Espécies da Floresta Atlântica Mediante o uso de Redes de Interação Mutualística entre Plantas Zoocóricas e Aves Frugívoras; 2015; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Ministério da Educação; Coorientador: André Andrian Padial;

Rayana Yumi Sato

Efeito da macrófitas invasora Urochloa arrecta (Hack; ex T; Durand & Schinz) Morrone & Zuloaga na diversidade beta de plantas aquáticas de um rio subtropical de maré; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Jaqueline Schmidt

PADRÕES DE BIODIVERSIDADE DA UHE COLÍDER ATRAVÉS DA ANÁLISE DA COMUNIDADE ZOOPLANCTÔNICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Leticia Siman Bora

Efeitos do aumento da produtividade primária na diversidade beta de comunidades ecológicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Fernanda Natascha Pimentel Freitas

Padrões de coocorrência em anuros dos campos da mata atlântica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Pedro Arcanjo Petenunce Franzoi

Fenologia, crescimento e desenvolvimento de Renealmia petasites Gagnep; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Larissa Faria

A INTERAÇÃO ENTRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ESPÉCIES NÃO-NATIVAS PODERÁ POTENCIALIZAR A HOMOGENEIZAÇÃO BIÓTICA? UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Jaqueline Dittrich

ESCALAS DE VARIAÇÃO DE MÚLTIPLAS COMUNIDADES AQUÁTICAS DO ALTO RIO PARANÁ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Luciane de Carvalho Hulyck

A percepção popular de serviços ecossistêmicos na APA de Guaraqueçaba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Luiz Guliherme dos Santos Ribas

The use of coarser data is an effective strategy for biomonitoring programs; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Vilson Galdino Ribeiro Junior

COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PARANÁ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Bruno Cesar Falkievicz

Concordância espacial e temporal de comunidades aquáticas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Andrian Padial;

Gabriel Garcia Valente de Melo

Efeito da macrófitas invasora Urochloa arrecta (Hack; ex T; Durand & Schinz) Morrone & Zuloaga nas comunidades nativas de um rio subtropical de maré; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Andrian Padial;

Jaqueline Dittrich

Determinantes da diversidade beta em espécies raras e comuns e escalas de variação de múltiplas comunidades aquáticas do Alto Rio Paraná; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Andrian Padial;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luis Mauricio Bini

Grupos substitutos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional, e determinantes de diversidade beta em uma planície de inundação Neotropical; 2010; Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Mauricio Bini;

Sidinei Magela Thomaz

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE PEIXES INVERTÍVOROS: EFEITOS DA HETEROGENEIDADE ESPACIAL SOBRE A PREDAÇÃO E O USO DO HÁBITAT; 2006; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sidinei Magela Thomaz;

Sidinei Magela Thomaz

Efeitos dos pulsos de inundação na decomposição de Eichhornia azurea (Kunth) em uma lagoa da planície de inundação do alto rio Parná; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sidinei Magela Thomaz;

Sidinei Magela Thomaz

Decomposição de macrófitas na planície de inundação do alto rio Paraná; ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Sidinei Magela Thomaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO-SANTOS, VALTER M. ; FREDERICO, RENATA G. ; FAGUNDES, CAMILA K. ; POMPEU, PAULO S. ; PELICICE, FERNANDO M. ; PADIAL, ANDRÉ A. ; NOGUEIRA, MARCOS G. ; FEARNSIDE, PHILIP M. ; LIMA, LUCIANO B. ; DAGA, VANESSA S. ; OLIVEIRA, FAGNER J. M. ; VITULE, JEAN R. S. ; CALLISTO, MARCOS ; AGOSTINHO, ANGELO A. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; LIMA-JUNIOR, DILERMANDO P. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L. B. ; SABINO, JOSÉ ; MORMUL, ROGER P. ; GRASEL, DANIEL ; ZUANON, JANSEN ; VILELLA, FÁBIO S. ; HENRY, RAOUL . Protected areas: A focus on Brazilian freshwater biodiversity. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS , v. 25, p. 442-448, 2019.

  • DE OLIVEIRA, FERNANDO GARRIDO ; LIROLA, JULIANA RORATTO ; SALGADO, LILIAN DALAGO ; DE MARCHI, GUSTAVO HENRIQUE ; MELA, MARITANA ; Padial, André Andrian ; GUIMARÃES, ANA TEREZA BITTENCOURT ; CESTARI, MARTA MARGARETE ; SILVA DE ASSIS, HELENA CRISTINA . Toxicological effects of anthropogenic activities in Geophagus brasiliensis from a coastal river of southern Brazil: A biomarker approach. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 667, p. 371-383, 2019.

  • VUDALA, S.M. ; Padial, A.A. ; RIBAS, L.L.F. . Micropropagation of Hadrolaelia grandis through transverse and longitudinal thin cell layer culture. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 121, p. 76-82, 2019.

  • CESCHIN, F. ; BINI, L. M. ; PADIAL, A. A. . Correlates of fish and aquatic macrophyte beta diversity in the Upper Paraná River floodplain. HYDROBIOLOGIA , v. 805, p. 377-389, 2018.

  • ZWIENER, VICTOR P. ; LIRA-NORIEGA, ANDRÉS ; GRADY, CHARLES J. ; PADIAL, ANDRÉ A. ; VITULE, JEAN R. S. . Climate change as a driver of biotic homogenization of woody plants in the Atlantic Forest. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY , v. 27, p. 298, 2018.

  • MARQUARDT, G. C. ; PADIAL, A. A. ; BICUDO, C. E. M. . Variance partitioning of deconstructed tropical diatom communities in reservoirs cascade. AQUATIC SCIENCES , v. 80, p. 1, 2018.

  • RODRIGUES, LUANA F. ; CAVALIN, PEDRO ; FRANCI, LUCIANA C. ; BONALDI, RODOLFO A. ; ARIATI, VANESSA ; PADIAL, ANDRÉ A. ; MARQUES, MÁRCIA C. M. . Recurrent landslides affect the functional beta diversity of a megadiverse tropical forest. Plant Ecology & Diversity , v. 10, p. 483-493, 2018.

  • MARRA, R. C. ; ALGARTE, V. M. ; LUDWIG, T. A. V. ; Padial, A.A. . Diatom diversity at multiple scales in urban reservoirs in Southern Brazil reveals the likely role of trophic state. LIMNOLOGICA , v. 70, p. 49-57, 2018.

  • GUILHERME, P. D. B. ; BORZONE, C. A. ; PADIAL, A. A. ; HARRIS, L. R. . A semi-automated approach to classify and map ecological zones across the dune-beach interface. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE , v. 208, p. 61-69, 2018.

  • QUEIROZ-SOUSA, J. ; BRAMBILLA, E. M. ; GARCIA-AYALA, J. R. ; TRAVASSOS, F. A. ; DAGA, VANESSA SALETE ; PADIAL, A. A. ; VITULE, JEAN R. S. . Biology, ecology and biogeography of the South American silver croaker, an important Neotropical fish species in South America. REVIEWS IN FISH BIOLOGY AND FISHERIES , v. 28, p. 693, 2018.

  • LEÃO, GABRIEL MATHIAS CARNEIRO ; Padial, André Andrian ; RANDI, MARCO ANTONIO FERREIRA . REPRESENTAÇÕES NÃO LINGUÍSTICAS E JOGOS COOPERATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 23, p. 406, 2018.

  • WENGRAT, SIMONE ; PADIAL, ANDRE A. ; JEPPESEN, ERIK ; DAVIDSON, THOMAS A. ; FONTANA, LUCIANE ; COSTA-BÖDDEKER, SANDRA ; BICUDO, DENISE C. . Paleolimnological records reveal biotic homogenization driven by eutrophication in tropical reservoirs. JOURNAL OF PALEOLIMNOLOGY , v. 60, p. 299-309, 2018.

  • SHIMAMOTO, C. Y. ; PADIAL, A. A. ; ROSA, C. M. ; MARQUES, M. C. M. . Restoration of ecosystem services in tropical forests: a global meta-analysis. PLoS One , v. 13, p. e0208523, 2018.

  • Padial, A.A. ; AGOSTINHO, A.A. ; AZEVEDO-SANTOS, V. ; FREHSE, F. ; LIMA, D. ; MAGALHAES, A. ; Mormul, Roger Paulo ; PELICICE, F. M. ; BEZERRA, L. A. V. ; ORSI, M. ; PETRERE, M. ; VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES . The -Tilapia Law- encouraging non-native fish threatens Amazonian River basins. BIODIVERSITY AND CONSERVATION , v. 26, p. 243-246, 2017.

  • VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES ; AGOSTINHO, A. A. ; ­SANTOS, V. M. A. ; DAGA, VANESSA SALETE ; DARWALL, W. R. T. ; FITZGERALD, D. B. ; FREHSE, F. ; HOEINGHAUS, D. J. ; LIMA JR., D. P. ; MAGALHAES, A. L. B. ; ORSI, M. L. ; Padial, A.A. ; PELICICE, F. M. ; PETRERE JR., M. ; POMPEU, P. S. ; WINEMILLER, K. O. . We need better understanding about functional diversity and vulnerability of tropical freshwater fishes. BIODIVERSITY AND CONSERVATION , v. 26, p. 757-762, 2017.

  • CALADO, S. L. M. ; WOJCIECHOWSKI, J. ; SANTOS, G. S. ; MAGALHAES, V. F. ; Padial, A.A. ; CESTARI, M. M. ; ASSIS, H. C. S. . Neurotoxins in a water supply reservoir: an alert to environmental and human health. TOXICON , v. 00, p. 00, 2017.

  • AZEVEDO-SANTOS, VALTER M. ; FEARNSIDE, PHILIP M. ; OLIVEIRA, CAROLINE S. ; PADIAL, ANDRÉ A. ; PELICICE, FERNANDO M. ; LIMA, DILERMANDO P. ; SIMBERLOFF, DANIEL ; LOVEJOY, THOMAS E. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L. B. ; ORSI, MARIO L. ; AGOSTINHO, ANGELO A. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; POMPEU, PAULO S. ; LAURANCE, WILLIAM F. ; PETRERE, MIGUEL ; MORMUL, ROGER P. ; VITULE, JEAN R. S. . Removing the abyss between conservation science and policy decisions in Brazil. Biodiversity and Conservation , v. 00, p. 1-8, 2017.

  • BEZERRA, LUIS ARTUR VALÕES ; Padial, André Andrian ; MARIANO, FILIPE BRASIL ; GARCEZ, DANIELLE SEQUEIRA ; SÁNCHEZ-BOTERO, JORGE IVÁN . Fish diversity in tidepools: assembling effects of environmental heterogeneity. Environmental Biology of Fishes , v. 00, p. 1, 2017.

  • WOJCIECHOWSKI, JULIANA ; HEINO, JANI ; BINI, LUIS M. ; PADIAL, ANDRÉ A. . Temporal variation in phytoplankton beta diversity patterns and metacommunity structures across subtropical reservoirs. Freshwater Biology (Print) , v. 62, p. 751, 2017.

  • ZWIENER, V. P. ; PADIAL, A. A. ; MARQUES, M. C. M. ; FALEIRO, F. V. ; LOYOLA, R. ; PETERSON, A. T. . Planning for conservation and restoration under climate and land use change in the Brazilian Atlantic Forest. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS , v. 00, p. 1, 2017.

  • WOJCIECHOWSKI, JULIANA ; HEINO, JANI ; Bini, Luis Mauricio ; Padial, André Andrian . The strength of species sorting of phytoplankton communities is temporally variable in subtropical reservoirs. HYDROBIOLOGIA , v. 00, p. 00, 2017.

  • RIBAS, LUIZ GUILHERME DOS SANTOS ; CUNHA, EDUARDO RIBEIRO ; VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES ; Mormul, Roger Paulo ; Thomaz, Sidinei Magela ; Padial, André Andrian . Biotic resistance by snails and fish to an exotic invasive aquatic plant. FRESHWATER BIOLOGY , v. 00, p. 00, 2017.

  • SOUZA-BASTOS, L. R. ; BASTOS, L. P. ; CARNEIRO, P. C. F. ; GUILOSKI, I. C. ; ASSIS, H. C. S. ; PADIAL, A. A. ; FREIRE, C. A. . Evaluation of the water quality of the upper reaches of the main Southern Brazil river (Iguaçu river) through in situ exposure of the native siluriform Rhamdia quelen in cages. ENVIRONMENTAL POLLUTION , v. 231, p. 1245-1255, 2017.

  • WOJCIECHOWSKI, JULIANA ; CESCHIN, FERNANDA ; PERETO, SUELEN C.A.S. ; RIBAS, LUIZ G.S. ; BEZERRA, LUIS A.V. ; DITTRICH, JAQUELINE ; Siqueira, Tadeu ; PADIAL, ANDRÉ A. . Latin American scientific contribution to ecology. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS , v. 89, p. 2663-2674, 2017.

  • DITTRICH, J. ; DIAS, J. D. ; BONECKER, C. C. ; LANSAC-TÔHA, F. A. ; PADIAL, A. A. . Importance of temporal variability at different spatial scales for diversity of floodplain aquatic communities. Freshwater Biology (Print) , v. n/a, p. n/a-n/a, 2016.

  • VALLEJOS, M. A. V. ; Padial, A.A. ; VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES . Human-induced landscape changes homogenize Atlantic Forest bird assemblages through nested species loss. Plos One , v. 11, p. e0147058, 2016.

  • SILVIA, ALMEIDA DOS SANTOS ; ERIC, DE CAMARGO SMIDT ; ANDR EACUTE, ANDRIAN PADIAL ; LUCIANA, LOPES FORTES RIBAS . Asymbiotic seed germination and in vitro propagation of Brasiliorchis picta. African Journal of Biotechnology , v. 15, p. 134-144, 2016.

  • MADI, A. P. L. M. ; Boeger, M. R. T. ; LARCHER, L. ; PELOZO, A. ; SERENESKI, C. ; REISSMANN, C. B. ; Padial, A.A. . Estrutura do componente de regeneração natural e arbóreo de dois manguezais no estado do Paraná. Ciência Florestal (UFSM. Impresso) , v. 26, p. 159-170, 2016.

  • PERETO, S. C. A. S. ; RIBAS, L. G. S. ; WOJCIECHOWSKI, J. ; CESCHIN, F. ; DITTRICH, J. ; BEZERRA, L. A. V. ; PADIAL, A. A. . Trade-off between leaf and root investment depends on nutrient renewal for an abundant Neotropical aquatic macrophyte. Fundamental and Applied Limnology: Official jounal of the International Association of Theoretical and Applied Limnology , v. 188, p. 309, 2016.

  • VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES ; COSTA, A. P. L. ; FREHSE, F. ; BEZERRA, L. A. V. ; OCCHI, T. V. T. ; DAGA, V. S. ; Padial, A.A. . Comments on Fish biodiversity and conservation in South America by Reis et al. (2016)?. Journal of Fish Biology , v. 00, p. 00, 2016.

  • RIBAS, L. G. S. ; PADIAL, A. A. . The use of coarser data is an effective strategy for biological assessments. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 747, p. 83-95, 2015.

  • WOJCIECHOWSKI, J. ; PADIAL, A. A. . Monitoring studies should consider temporal variability to reveal relations between cyanobacterial abundance and environmental variables. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online) , v. 00, p. 00-0, 2015.

  • BOZELLI, R. L. ; Thomaz, SM. ; PADIAL, A. A. ; LOPES, P. M. ; Bini, LM. . Floods decrease zooplankton beta diversity and environmental heterogeneity in an Amazonian floodplain system. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 753, p. 233-241, 2015.

  • SKORA, F. ; Abilhoa, V. ; PADIAL, A. A. ; VITULE, J. R. S. . Darwin's hypotheses to explain colonization trends: evidence based on a quasi-natural experiment. Diversity and Distributions (Print) , v. 5, p. 583-594, 2015.

  • DAGA, VANESSA SALETE ; SKÓRA, FELIPE ; Padial, André Andrian ; ABILHOA, VINÍCIUS ; GUBIANI, ÉDER ANDRÉ ; VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES . Homogenization dynamics of the fish assemblages in Neotropical reservoirs: comparing the roles of introduced species and their vectors. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 746, p. 327-347, 2015.

  • VIEIRA, L. C. G. ; Padial, AA. ; VELHO, L. F. M. ; CARVALHO, P. ; BINI, L. M. . Concordance among zooplankton groups in a near-pristine floodplain system Ecological Indicators. Ecological Indicators , v. 58, p. 374-381, 2015.

  • LUDWIG, T. A. V. ; TREMARIN, P. I. ; LAUX, M. ; Padial, A.A. ; TORGAN, L. C. . Fragilaria longifusiformis (Hains & Sebring) Siver et al. (Diatomeae) em rios e reservatórios subtropicais. Iheringia. Série Botânica , v. 70, p. 385, 2015.

  • ZWIENER, V. P. ; CARDOSO, F. C. G. ; Padial, A.A. ; MARQUES, M. C. M. . Disentangling the effects of facilitation on restoration of the Atlantic Forest. Basic and Applied Ecology (Print) , v. 15, p. 34-41, 2014.

  • HORTAL, J. ; NABOUT, J. C. ; CALATAYUD, J. ; CARNEIRO, F. M. ; Padial, A.A. ; SANTOS, A. M. C. ; SIQUEIRA, T. ; BOKMA, F. ; BINI, L. M. ; VENTURA, M. . Perspectives on the use of lakes and ponds as model systems for macroecological research. Journal of Limnology (Online) , v. 73, p. 46-60, 2014.

  • BINI, LUIS M. ; Landeiro, Victor Lemes ; PADIAL, A. A. ; Siqueira, Tadeu ; HEINO, J. . Nutrient enrichment is related to two facets of beta diversity for stream invertebrates across the United States. Ecology (Brooklyn, New York, N.Y.) , v. 95, p. 1569-1578, 2014.

  • SILVA, S. C. A. ; CERVI, A. ; BONA, C. ; PADIAL, A. A. . Aquatic macrophyte community varies in urban reservoirs with different degrees of eutrophication. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 26, p. 129-142, 2014.

  • PADIAL, A. A. ; CESCHIN, F. ; DECLERCK, STEVEN A. J. ; DE MEESTER, L. ; BONECKER, CLÁUDIA C. ; LANSAC-TÔHA, FABIO A. ; RODRIGUES, L. ; RODRIGUES, L. C. ; TRAIN, SUELI ; VELHO, LUIZ F. M. ; BINI, LUIS M. . Dispersal Ability Determines the Role of Environmental, Spatial and Temporal Drivers of Metacommunity Structure. Plos One , v. 9, p. e111227, 2014.

  • PADIAL, A. A. ; SIQUEIRA, T. ; HEINO, J. ; VIEIRA, L. C. G. ; BONECKER, C. C. ; LANSAC-TÔHA, F. A. ; RODRIGUES, L. C. ; TAKEDA, A. ; TRAIN, S. ; VELHO, L. F. M. ; BINI, L. M. . Relationships between multiple biological groups and classification schemes in a Neotropical floodplain. Ecological Indicators , v. 13, p. 55-65, 2012.

  • Diniz-Filho, José Alexandre F. ; Siqueira, Tadeu ; Padial, André Andrian ; Rangel, Thiago Fernando ; Landeiro, Victor Lemes ; Bini, Luis Mauricio . Spatial autocorrelation analysis allows disentangling the balance between neutral and niche processes in metacommunities. Oikos (Kobenhavn) , v. 121, p. 201-210, 2012.

  • Mormul, Roger Paulo ; Padial, A.A. . The study of fractals among ecologists. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 34, p. 41-45, 2012.

  • PADIAL, ANDRÉ A. ; DECLERCK, STEVEN A. J. ; DE MEESTER, LUC ; BONECKER, CLÁUDIA C. ; LANSAC-TÔHA, FABIO A. ; RODRIGUES, LUZIA C. ; TAKEDA, ALICE ; TRAIN, SUELI ; VELHO, LUIZ F. M. ; BINI, LUIS M. . Evidence against the use of surrogates for biomonitoring of Neotropical floodplains. Freshwater Biology (Print) , v. 57, p. 2411-2423, 2012.

  • PADIAL, A. A. ; Boni, T.A. ; Prioli, S.M.A.P. ; Lucio, L.C. ; Maniglia, T.C. ; Bignotto, T.S. ; Panarari-Antunes, R.S. ; Prioli, R.A. ; Prioli, A.J. . Molecular differentiation of species of the genus Zungaro (Siluriformes, Pimelodidae) from the Amazon and Paraná-Paraguay River basins in Brazil. Genetics and Molecular Research , v. 10, p. 2795-2805, 2011.

  • PADIAL, A. A. ; NABOUT, J. C. ; SIQUEIRA, T. ; BINI, L. M. ; DINIZ-FILHO, J. A. F. . Weak evidence for determinants of citation frequency in ecological articles. Scientometrics (Print) , v. 85, p. 1-12, 2010.

  • PADIAL, A. A. ; BINI, L. M. ; DINIZ-FILHO, J. A. F. ; SOUZA, N. P. R. ; VIEIRA, L. C. G. . Predicting patterns of beta diversity in terrestrial vertebrates using physiographic classifications in the Brazilian Cerrado. Natureza & Conservação , v. 8, p. 1-6, 2010.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; AGOSTINHO, A.A. . Effects of structural heterogeneity provided by the floating macrophyte Eichhornia azurea on the predation efficiency and habitat use of the small Neotropical fish Moenkhausia sanctaefilomenae. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 624, p. 161-170, 2009.

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Decomposition of Aquatic Macrophytes: an Inter-Specific Approach using Model Selection and Multi-Model Inference. Acta Limnológica Brasiliensia , v. 21, p. 00-00, 2009.

  • Thomaz, SM. ; CARVALHO, P. ; Padial, AA. ; Kobayashi, JT. . Temporal and spatial patterns of aquatic macrophyte diversity in the Upper Paraná River floodplain. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 69, p. 617-625, 2009.

  • PADIAL, A. A. ; CARVALHO, P. ; THOMAZ, S. M. ; BOSCHILIA, S. M. ; RODRIGUES, R. B. ; KOBAYASHI, J. T. . The role of an extreme flood disturbance on macrophyte assemblages in a Neotropical floodplain. Aquatic Sciences (Printed ed.) , v. 71, p. 389-398, 2009.

  • SIQUEIRA, T. ; PADIAL, A. A. ; BINI, L. M. . Mudanças climáticas e seus efeitos sobre a biodiversidade: um panorama sobre as atividades de pesquisa. Megadiversidade (Belo Horizonte) , v. 5, p. 17-26, 2009.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Prediction of the light attenuation coefficient through the Secchi disk depth: empirical modeling in two large Neotropical ecosystems. Limnology (Tokyo. Print) , v. 9, p. 143-151, 2008.

  • LEWIS, N. ; MURPHY, K. J. ; FILHO, L. ; CAMPOS, J. B. ; THOMAZ, S. M. ; DICKINSON, G. ; SCREMIN-DIAS, E. ; SCREMIN-DIAZ, E. ; DIBBLE, E. D. ; MACLEOD, H. ; BURNS, F. ; DOWNIE, L. ; HOME-ROBERTSON, P. ; LIVINGSTONE, P. ; MACKINTOSH, F. ; MCARTHUR, N. ; MCBEAN, M. ; OHALLORAN, K. ; PADIAL, A. A. ; PALMAR, J. ; RICKARD, I. . Estrutura funcional e diversidade da vegetação ripária de três rios do Brasil. Cadernos da Biodiversidade (Maringá) , v. 5, p. 10-18, 2008.

  • Padial, AA. ; Bini, LM. ; Thomaz, SM. . The study of aquatic macrophytes in Neotropics: a scientometrical view of the main trends and gaps. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 68, p. 1051-1059, 2008.

  • Cassemiro, Fernanda A S ; Padial, André Andrian ; PADIAL, A. A. . Teoria neutra da biodiversidade e biogeografia: aspectos teóricos, impactos na literatura e perspectivas. Oecologia Brasiliensis (Impresso) , v. 12, p. 706-719, 2008.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Effects of flooding regimes upon the decomposition of Eichhornia azurea measured on a tropical, flow-regulated floodplain (Paraná River, Brazil). Rivers Research and Applications (Print) , v. 22, p. 791-801, 2006.

  • Dibble, Eric D. ; Thomaz, Sidinei M. ; Padial, André A. ; PADIAL, A. A. . Spatial Complexity Measured at a Multi-Scale in Three Aquatic Plant Species. Journal of Freshwater Ecology , v. 21, p. 239-247, 2006.

  • PADIAL, A. A. ; PAGIORO, T. A. ; THOMAZ, S. M. ; EVANGELISTA, H. B. A. . Produção Primária de Paspalum sp na Planície de Inundação do Alto Rio Paraná. Cadernos da Biodiversidade (Maringá) , v. 5, p. 45-49, 2005.

  • THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; PADIAL, A. A. ; CARVALHO, P. . Decomposição das Macrófitas Aquáticas e Sua Relação com o Pulso de Inundação. In: Raoul Henry. (Org.). Ecótonos nas Interfaces dos Ecossistemas Aquáticos. São Carlos: Rima, 2003, v. , p. 195-212.

  • PADIAL, A. A. ; VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES ; WOJCIECHOWSKI, J. . V Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical: discutindo ciência no Sul do Brasil. Boletim ABLimno, p. 34 - 37, 07 out. 2016.

  • PADIAL, A. A. . Variabilidade temporal dos padrões de concordância de comunidades em uma planície de inundação Neotropical. In: VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2009, Goiânia. VI CONPEEX - Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão. Goiânia, 2009. v. 00. p. 00-00.

  • MELO, G. G. V. ; PADIAL, A. A. . EFEITO DA MACRÓFITAS INVASORA UROCHLOA ARRECTA (HACK. EX T. DURAND & SCHINZ) MORRONE & ZULOAGA NAS COMUNIDADES NATIVAS DE UM RIO SUBTROPICAL DE MARÉ. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão 10ª SIEPE, 26º EVINCI, 11º EINTI, 17º ENAF, 17º ENAC, 2018, Curitiba. Anais EVINCI/EINTI - Ciências da Vida. Curitiba: Editora UFPR, 2018. v. 3. p. 129-129.

  • FALKIEVICZ, B. C. ; PADIAL, A. A. . CONCORDÂNCIA ESPACIAL E TEMPORAL DE COMUNIDADES AQUÁTICAS. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão 10ª SIEPE, 26º EVINCI, 11º EINTI, 17º ENAF, 17º ENAC, 2018, Curitiba. Anais EVINCI/EINTI - Ciências da Vida. Curitiba: Editora UFPR, 2018. v. 3. p. 128-128.

  • PADIAL, A. A. ; BINI, L. M. ; DECLERCK, S.J. ; DE MEESTER, L. ; AGOSTINHO, A.A. ; BONECKER, C. C. ; LANSAC-TÔHA, F. A. ; RODRIGUES, L. ; RODRIGUES, L. C. ; TAKEDA, A. ; THOMAZ, S. M. ; TRAIN, S. ; VELHO, L. F. M. . Temporal variability of community concordance patterns in a Neotropical floodplain. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado-RS. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Predição do coeficiente de extinção luminosa através da profundidade do disco de Secchi: modelagem empírica em dois grandes ecossistemas neo-tropicais. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé-RJ. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. . Efeitos da heterogeneidade espacial sobre a predação e uso do hábitat de Moenkausia sanctaefilomenae (Osteichthyes, Characidae). In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé-RJ. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • CARVALHO, P. ; THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. ; KOBAYASHI, J. T. ; BINI, L. M. . Estabilidade das comunidades de macrófitas aquáticas na planície de inundação do alto rio Paraná. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé-RJ. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; CARVALHO, P. . Modelagem empírica das relações entre a profundidade da zona eufótica e o disco de secchi no reservatório de Itaipu. In: Simpósio Ecologia de Reservatórios: Limnologia de reservatórios profundos, 2006, Itá-SC. Simpósio Ecologia de Reservatórios: Limnologia de reservatórios profundo, 2006.

  • KOBAYASHI, J. T. ; PADIAL, A. A. ; PELICICE, F. M. ; THOMAZ, S. M. . O efeito da adição de nutrientes sobre o crescimento de duas espécies de macrófitas aquáticas flutuantes livres. In: VIII Encontro Maringaense de Biologia - XXI Semana da Biologia, 2006, Maringá. VIII Encontro Maringaense de Biologia - XXI Semana da Biologia, 2006.

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. In: VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia, 2005, Maringá. VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia, 2005.

  • PADIAL, A. A. ; ROSIN, G. . Caracterização Limnológica do lago do Parque do Ingá. In: VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia, 2005, Maringá. VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia, 2005.

  • PADIAL, A. A. ; ROSIN, G. ; PIRES, I. C. ; SANTOS, J. F. ; KUHL, A. M. ; DETTKE, G. A. ; OTOFUJI, M. ; SILVA, A. A. ; PUJALS, A. ; KURAOKA, E. K. ; ANDRIAN, I. F. . Uma atividade de avaliação: principais gêneros da família Culicidae (Ordem Diptera, Classe Insecta) de interesse médico e veterinário. In: VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia, 2005, Maringá. VII Encontro Maringaense de Biologia - XX Semana da Biologia, 2005.

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. . Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005.

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. . Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • PADIAL, A. A. ; PAGIORO, T. A. ; THOMAZ, S. M. ; EVANGELISTA, H. B. A. . Produtividade primária de Paspalum sp em duas áreas de várzea da planície de inundação do Alto Rio Paraná. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • PADIAL, A. A. ; DIBBLE, E. D. ; THOMAZ, S. M. . Differential spatial-complexity and scale dependency among three aquatic plant species. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; CARVALHO, P. . Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. In: IV Encontro Maringaense de Biologia e XVII Semana da Biologia, 2003, Maringá. V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia, 2003.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; FREITAS, A. . Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. . Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. In: IV Encontro Maringaense de Biologia e XVII Semana da Biologia, 2002, Maringá. IV Encontro Maringaense de Biologia e XVII Semana da Biologia, 2002.

  • BEZERRA, L. A. V. ; FREITAS, M. O. ; DAGA, V. S. ; OCCHI, T. V. T. ; FARIA, L. ; COSTA, A. P. L. ; Padial, André Andrian ; PRODOCIMO, V. ; VITULE, J. R. S. . A network meta-analysis of threats to South American fish biodiversity. FISH AND FISHERIES , 2019.

  • GALVANESE, E. F. ; PADIAL, A. A. ; AUBRIOT, L. . Acclimation at high temperatures increases the ability of Raphidiopsis raciborskii (Cyanobacteria) to withstand phosphate deficiency and reveals distinct strains responses. EUROPEAN JOURNAL OF PHYCOLOGY , 2019.

  • PADIAL, A. A. . Análise e síntese em diversidade beta e a homogeneização biótica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OCCHI, T. V. T. ; BEZERRA, LUIS ARTUR VALÕES ; Padial, A.A. ; VITULE, JEAN R. S. . Invasões biológicas e seus efeitos na diversidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GALVANESE, E. F. ; PADIAL, A. A. ; ABRIOUT, L. . Acclimation at high temperatures increases the ability of Cylindrospermopsis raciborskii (Cyanobacteria) to withstand phosphate deficiency and reveals distinct strains responses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAHECHA, L. P. C. ; VITULE, J. R. S. ; PADIAL, A. A. . Resposta funcional e preferência alimentar do peixe invasor Black bass com relação a presas nativas e introduzidas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAHECHA, L. P. C. ; BEZERRA, LUIS ARTUR VALÕES ; COSTA, A. P. L. ; GALVANESE, E. F. ; PADIAL, A. A. . KEY CONTRIBUTORS OF AQUATIC MACROPHYTES AND FISH BETA-DIVERSITY IN A NEOTROPICAL FLOODPLAIN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FALKIEVICZ, B. C. ; PADIAL, A. A. . CONCORDÂNCIA ESPACIAL E TEMPORAL DE COMUNIDADES AQUÁTICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, G. G. V. ; PADIAL, A. A. . EFEITO DA MACRÓFITAS INVASORA UROCHLOA ARRECTA (HACK. EX T. DURAND & SCHINZ) MORRONE & ZULOAGA NAS COMUNIDADES NATIVAS DE UM RIO SUBTROPICAL DE MARÉ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, A. P. L. ; FALKIEVICZ, B. C. ; MELO, G. G. V. ; GALVANESE, E. F. ; PADIAL, A. A. . MIDDLE-TERM CHANGES IN AQUATIC MACROPHYTE COMMUNITY: TAXONOMIC AND FUNCTIONAL APPROACHES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PADIAL, A. A. . Pesquisas em Ecologia Aquática no Sul do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Padial, A.A. . Beta diversidade: padrões, processos e avanços teóricos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Padial, A.A. . Dispersal Ability Determines the Role of Environmental, Spatial and Temporal Drivers of Metacommunity Structure. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PADIAL, A. A. . Meta-análise como ferramente de síntese em estudos científicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Padial, A.A. . A ciência à serviço da conservação dos recursos naturais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PADIAL, A. A. . Evidence against the use of surrogates for biomonitoring of Neotropical floodplains. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PADIAL, A. A. . Evidence against the use of surrogates for biomonitoring of Neotropical floodplains. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PADIAL, A. A. . Estratégias para conservação de espécies. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PADIAL, A. A. . O Status da Ciência no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PADIAL, A. A. ; BINI, L. M. ; DECLERCK, S.J. ; DE MEESTER, L. ; AGOSTINHO, A.A. ; BONECKER, C. C. ; LANSAC-TÔHA, F. A. ; RODRIGUES, L. ; RODRIGUES, L. C. ; TAKEDA, A. ; THOMAZ, S. M. ; TRAIN, S. ; VELHO, L. F. M. . Temporal variability of community concordance patterns in a Neotropical floodplain. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PADIAL, A. A. . Variabilidade temporal dos padrões de concordância de comunidades em uma planície de inundação Neotropical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, P. ; THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. ; KOBAYASHI, J. T. ; BINI, L. M. . Estabilidade das comunidades de macrófitas aquáticas na planície de inundação do alto rio Paraná. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Predição do coeficiente de extinção luminosa através da profundidade do disco de Secchi: modelagem empírica em dois grandes ecossistemas neo-tropicais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. . Efeitos da heterogeneidade espacial sobre a predação e uso do hábitat de Moenkausia sanctaefilomenae (Osteichthyes, Characidae). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; CARVALHO, P. . Modelagem empírica das relações entre a profundidade da zona eufótica e o disco de secchi no reservatório de Itaipu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KOBAYASHI, J. T. ; PADIAL, A. A. ; PELICICE, F. M. ; THOMAZ, S. M. . O efeito da adição de nutrientes sobre o crescimento de duas espécies de macrófitas aquáticas flutuantes livres. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. . Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; ROSIN, G. . Caracterização Limnológica do lago do Parque do Ingá. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; ROSIN, G. ; PIRES, I. C. ; SANTOS, J. F. ; KUHL, A. M. ; DETTKE, G. A. ; OTOFUJI, M. ; SILVA, A. A. ; PUJALS, A. ; ANDRIAN, I. F. . Uma atividade de avaliação: principais gêneros da família Culicidae (Ordem Diptera, Classe Insecta) de interesse médico e veterinário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. . Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, H. B. A. ; THOMAZ, S. M. ; PADIAL, A. A. . Efeitos das concentrações de nitrogênio e carbono dos tecidos sobre a decomposição de plantas aquáticas: uma análise inter-específica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; DIBBLE, E. D. ; THOMAZ, S. M. . Differential spatial-complexity and scale dependency among three aquatic plant species. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; PAGIORO, T. A. ; THOMAZ, S. M. ; EVANGELISTA, H. B. A. . Produtividade primária de Paspalum sp em duas áreas de várzea da planície de inundação do Alto Rio Paraná. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; CARVALHO, P. . Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; FREITAS, A. . Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, A. A. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. . Efeitos dos pulsos hidrológicos na decomposição de Eichhornia azurea em uma lagoa na planície do Alto Rio Paraná, Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PADIAL, A. A. . Parecer para Aquatic Sciences 1/2019. 2019.

PADIAL, A. A. . Parecer para Global Ecology and Biogeography 03/2019. 2019.

PADIAL, A. A. . Parecer para Journal of Plankton Research 03/2019. 2019.

PADIAL, A. A. . Parecer para Aquatic Ecology 06/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para River Research and Applications 06/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para manuscrito na revista Journal of Biogeography 09/18. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Journal of Plankton Research 10/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Acta Limnologica Brasiliensia 10/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Algal Research 10/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para projeto universal submetido ao CNPq 1. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para projeto universal submetido ao CNPq 2. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para projeto universal submetido ao CNPq 3. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para projeto universal submetido ao CNPq 4. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Journal of Journal of Biogeography 11/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Journal of Applied Ecology 11/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Global Ecology and Biogeography 12/2018. 2018.

PADIAL, A. A. . Parecer para Environmental Microbiology 12/18. 2018.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito da Scientific Reports 3/17. 2017.

Padial, A.A. . Parecer para menuscrito no periódico Freshwater Biology 3/17. 2017.

Padial, A.A. . Parecer para mansucrito submetido no periódico Journal of Plankton Research 3/17. 2017.

PADIAL, A. A. . Parecer para manuscrito científico submetidos ao periódico Aquatic Ecology 5/17. 2017.

PADIAL, A. A. . Parecer para Frontires in Plant Science 08/2017. 2017.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito científico submetido no periódico Science of the Total Environment 09/17. 2017.

PADIAL, A. A. . Parecer para Limnologica 11/2017. 2017.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Brazilian Journal of Botany2. 2016.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Hydrobiologia 5. 2016.

PADIAL, A. A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Freshwater Biology 02/16. 2016.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Global Ecology and Biogeography03/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Brazilian Journal of Biology 03/16. 2016.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Functional Ecology 04/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Planta Daninha 04/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Hydrobiologia 06/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 0716. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Acta Scientiarum. Biological Sciences 07/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Freshwater Biology 07/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Natureza & Conservação 07/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Journal of Biogeography 09/16. 2016.

Padial, A.A. . Avaliação de Relatórios de Pesquisa do edital de 2015 de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Biological Invasions 10/16. 2016.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico BioSciece 10/16. 2016.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Hydrobiologia1. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Aquatic Sciences. 2015.

PADIAL, A. A. . Avaliador do Processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI) da PUC-PR. 2015.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Hydrobiologia 2. 2015.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Ecography. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Hydrobiologia 3. 2015.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Arquivos do MUDI. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Brazilian Journal of Biology1. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Brazilian Journal of Biology2. 2015.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Scientometrics. 2015.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Arquivos do MUDI 2. 2015.

Padial, A.A. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Hydrobiologia 4. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Scientometrics 1. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Brazilian Journal of Botany. 2015.

Padial, AA. . Parecer para manuscrito submetido ao periódico Marine and Freshwater Research. 2015.

Padial, A.A. . Parecer ad hoc da Chamada 12/2008 Programa de Apoio a Pesquisa Básica e Aplicada - Modalidade B - Fundação Araucária. 2013.

Padial, A.A. . Meta-Análise. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Padial, A.A. . Editor Associado do periódico Hydrobiologia (Qualis A1, IF = 2.165). 2016. (Editoração/Periódico).

PADIAL, A. A. . Curso de campo 2013 - UFPR. 2013. (Relatório de pesquisa).

PADIAL, A. A. . Curso de campo 2012 - UFPR. 2012. (Relatório de pesquisa).

PADIAL, A. A. . Curso de campo 2011 - UFPR. 2011. (Relatório de pesquisa).

BINI, L. M. ; PADIAL, A. A. . Análises Multidimensionais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PADIAL, A. A. . Curso de campo ? 2008 Fazenda Tanguro - MT. 2008. (Relatório de pesquisa).

THOMAZ, S. M. ; SOUZA, W. T. Z. ; LOLIS, S. F. ; CARVALHO, P. ; LUCIO, L. C. ; PADIAL, A. A. ; MORMUL, R. ; BOSCHILIA, S. M. ; RODRIGUES, R. B. ; SILVA, G. G. M. ; MARINS, J. F. ; EVANGELISTA, H. B. A. ; LUCIO, L. R. ; BELATO, K. K. . A Planície de Inundação do Alto Rio Paraná Programa PELD/CNPq. 2007. (Relatório de pesquisa).

PADIAL, A. A. . Ecologia básica de macrófitas aquáticas e suas relações com as demais comunidades aquáticas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROBERTO, M. C. ; THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; LOPES, T. A. M. ; SANTANA, N. F. ; EVANGELISTA, H. B. A. ; PADIAL, A. A. ; KOBAYASHI, J. T. ; BOSCHILIA, S. M. ; RODRIGUES, R. B. ; LUCIO, L. R. . A Planície de Inundação do Alto Rio Paraná Programa PELD/CNPq. 2005. (Relatório de pesquisa).

THOMAZ, S. M. ; LUCIO, L. C. ; LOLIS, S. F. ; SOUZA, W. T. Z. ; KOBAYASHI, J. T. ; PADIAL, A. A. ; BOSCHILIA, S. M. ; RODRIGUES, R. B. ; LUCIO, L. R. ; EVANGELISTA, H. B. A. . A Planície de Inundação do Alto Rio Paraná Programa PELD/CNPq. 2005. (Relatório de pesquisa).

THOMAZ, S. M. ; PAGIORO, T. A. ; PADIAL, A. A. . A Planície de Inundação do Alto Rio Paraná Programa PELD/CNPq. 2003. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    DETERMINANTES E VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DA DIVERSIDADE TAXONÔMICA E FUNCIONAL DE COMUNIDADES AQUÁTICAS, Descrição: Os grandes objetivos em Ecologia de Comunidades é entender porque alguns locais são mais biodiversos que outros, quais as razões que determinam a co-ocorrência das espécies e como a biodiversidade e a coocorrência das espécies variam ao longo do espaço e do tempo. Durante muito tempo, essas questões foram abordadas investigando relações entre métricas de biodiversidade taxonômica e fatores relacionados à qualidade ambiental dos ecossistemas. Recentemente, as variações espaciais e temporais em comunidades são frequentemente investigadas no framework de metacomunidades (veja uma revisão em Heino et al. 2015). Devido à escassez de dados ecológicos amostrados em uma escala espacial relevante e em um longo período amostral, os determinantes das metacomunidades ainda são pouco conhecidos para muitos grupos biológicos aquáticos. Ademais, as implicações ecológicas ao se avaliar medidas de diversidade taxonômica vs. medidas de diversidade funcional também merecem mais investigação, pois pode elucidar os mecanismos que explicam a diversidade biológica em um sentido mais amplo. Esta proposta combina análises de dados ecológicos coletados ao longo de até 13 anos com experimentos para entender as causas e os padrões em comunidades ecológicas aquáticas, em uma perspectiva taxonômica e funcional. Com esse objetivo amplo, a proposta visa responder três grandes perguntas acerca de grupos biológicos modelo: 1) Qual são os padrões temporais na diversidade beta taxonômica e funcional de comunidades aquáticas em uma grande planície de inundação do sul do Brasil ao longo dos últimos 13 anos e em reservatórios paranaenses ao longo de 8 anos? Há homogeneização biótica, considerando aspectos taxonômicos ou funcionais? Quais as causas prováveis para a diversidade beta taxonômica e funcional?; 2) Qual o papel relativo da dispersão, de características ambientais e de interações biológicas em metacomunidades aquáticas de uma grande planície de inundação do sul do Brasil, considerando sua composição taxonômica e funcional?; 3) Visto que a produtividade é um dos principais fatores determinantes da diversidade alfa e beta, qual a forma da relação entre biodiversidade e produtividade em metacomunidades aquáticas? Essas perguntas serão respondidas com dados sobre fitoplâncton, zooplâncton, macrófitas aquáticas e peixes. Além do mérito científico, a proposta também visa oportunizar a capacitação de estudantes junto à Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá, além de interação entre pesquisadores da UFPR, UEM, UNESP, UFG, e Finnish Environmental Institute (Finlândia).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Luis Mauricio Bini - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Thomaz, Sidinei Magela - Integrante / Claudia Costa Bonecker - Integrante / Fernanda Ceschin - Integrante / Juliana wojciechowski - Integrante / VITULE, JEAN RICARDO SIMÕES - Integrante / Jaqueline Dittrich - Integrante / Juliana Déo Dias - Integrante / Suelen C.A.S Pereto - Integrante / MORMUL, ROGER P. - Integrante / BEZERRA, LUIS ARTUR VALÕES - Integrante / HEINO, JANI - Integrante / eliélton da silva araújo - Integrante / elena fukasawa galvanese - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 14

  • 2016 - Atual

    PADRÕES E CAUSAS DA HOMOGENEIZAÇÃO BIÓTICA EM COMUNIDADES AQUÁTICAS, Descrição: Um dos principais objetivos da Ecologia é entender como as comunidades se organizam no espaço e no tempo. De fato, são numerosos os trabalhos que tentam entender efeitos de processos regionais e locais na estrutura das comunidades locais. Entretanto, o entendimento de como a dinâmica espacial das comunidades varia no tempo ainda é pouco conhecido, entre outras razões, porque os estudos sobre determinantes das comunidades geralmente não são realizados ao longo do tempo. Nesse sentido, a presente proposta se baseia no framework de metacomunidades para entender os padrões e as causas da variação da diversidade beta em ambientes aquáticos. Para isso, estudos com diferentes abordagens e em diferentes escalas, apresentados abaixo serão realizados juntamente com alunos de pós-graduação. Os métodos analíticos e detalhes de coleta e experimentos não estão apresentados nessa proposta por uma limitação de espaço e por não considerar relevante para o propósito da proposta. Entretanto, toda a fundamentação teórica e outras informações relevantes da proposta estão bem detalhadas e referenciadas, demostrando que projetos relacionados estão em andamento, alguns em fase de submissão de artigos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Mormul, Roger Paulo - Integrante / Jean Ricardo Simões Vitule - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 9

  • 2013 - 2018

    PELD Lagamar, Descrição: O Lagamar abrange o litoral do Paraná e sul de São Paulo, e compreende um complexo de estuários, manguezais, lagoas, rios, restingas e florestas. É um mosaico composto de 43 UCs, localizado no maior remanescente de Mata Atlântica do país. Apesar disto, algumas áreas do Lagamar passaram por urbanização e expansão agropecuária. O PE das Lauráceas é a maior UC de proteção integral do Paraná. Inserido em uma região caracteristicamente montanhosa e com vales profundos, o parque abriga uma extensa rede de drenagem, protegida pela Mata Atlântica, onde também estão presentes cavernas e formações calcárias associadas a uma significativa biodiversidade. Constituindose um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica na região, possui atributos naturais que o enquadram em uma região estratégica em relação ao Componente Corredor Central da Mata Atlântica. A vegetação inclui Floresta Ombrófila Densa (FOD) em suas Formações Aluvial, Submontana, Montana e Alto Montana, além de região de contato entre esta e a Floresta Ombrófila Mista e Vegetação Rupícola. A RPPN do Rio Cachoeira ( Antonina, PR), está inserida na APA de Guaraqueçaba e pertence à Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Possui em seus limites a cadeia montanhosa da Serra do Mar, com altitudes que chegam a mais de 600m, e planícies formadas pelos sedimentos formados pela erosão milenar da Serra do Mar e pela deposição marinha. A vegetação predominantes nessa área é FOD das Terras Baixas e Aluvial (planícies), FOD Submontana e Montana, Formações Pioneiras com Influência Flúviomarinha (manguezais) e com Influência Fluvial (pântanos, várzeas e banhados de água doce) e Vegetações Secundárias regeneradas após a derrubada da floresta original. O rio Guaraguaçu é extremamente importante para grande parte da população do litoral do Paraná considerando que é desse manancial que provém o abastecimento de água do município de Pontal do Paraná. No entanto, entorno desse rio recebe o lixo dos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos, sendo queO Lagamar abrange o litoral do Paraná e sul de São Paulo, e compreende um complexo de estuários, manguezais, lagoas, rios, restingas e florestas. É um mosaico composto de 43 UCs, localizado no maior remanescente de Mata Atlântica do país. Apesar disto, algumas áreas do Lagamar passaram por urbanização e expansão agropecuária. O PE das Lauráceas é a maior UC de proteção integral do Paraná. Inserido em uma região caracteristicamente montanhosa e com vales profundos, o parque abriga uma extensa rede de drenagem, protegida pela Mata Atlântica, onde também estão presentes cavernas e formações calcárias associadas a uma significativa biodiversidade. Constituindose um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica na região, possui atributos naturais que o enquadram em uma região estratégica em relação ao Componente Corredor Central da Mata Atlântica. A vegetação inclui Floresta Ombrófila Densa (FOD) em suas Formações Aluvial, Submontana, Montana e Alto Montana, além de região de contato entre esta e a Floresta Ombrófila Mista e Vegetação Rupícola. A RPPN do Rio Cachoeira ( Antonina, PR), está inserida na APA de Guaraqueçaba e pertence à Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Possui em seus limites a cadeia montanhosa da Serra do Mar, com altitudes que chegam a mais de 600m, e planícies formadas pelos sedimentos formados pela erosão milenar da Serra do Mar e pela deposição marinha. A vegetação predominantes nessa área é FOD das Terras Baixas e Aluvial (planícies), FOD Submontana e Montana, Formações Pioneiras com Influência Flúviomarinha (manguezais) e com Influência Fluvial (pântanos, várzeas e banhados de água doce) e Vegetações Secundárias regeneradas após a derrubada da floresta original. O rio Guaraguaçu é extremamente importante para grande parte da população do litoral do. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Mauricio Moura - Integrante / Jean Vitule - Integrante / Márcia Cristina Mendes Marques - Integrante / Isabela Galarda Varassin - Integrante / Marcio Roberto Pie - Integrante / Fernando Passos - Coordenador / Sabrina Araujo Borges - Integrante / Rodrigo Feitosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 20

  • 2013 - 2017

    PPBio Mata Atlântica: Biodiversidade do LAGAMAR: avaliação dos efeitos antrópicos sobre a estrutura das assembleias e os processos ecossistêmicos, Descrição: Dada a importância da região do Lagamar em termos de biodiversidade da Mata Atlântica, a presente proposta se integra a rede PPBio Mata Atlântica, buscando avaliar os principais processos e padrões geradores, mantenedores e impactantes da Biodiversidade da Mata Atlântica. Nossos estudos focam as comunidades de floresta e riacho, sujeitas a perturbações naturais (trombas dágua) e antrópicas (desmatamento, invasão biológica), numa perspectiva de mudanças climáticas. Projeto de Rede: Mata Atlântica: ações para integrar pesquisas e instituições. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Mauricio Moura - Integrante / Márcia Cristina Mendes Marques - Coordenador / Isabela Galarda Varassin - Integrante / Marcio Roberto Pie - Integrante / Jean Ricardo Simões Vitule - Integrante / Renato Marques - Integrante / Fernando Passos - Integrante / Sabrina Araujo Borges - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 8

  • 2013 - 2017

    TESTE EXPERIMENTAL DA HIPÓTESE DE ?INVASIONAL MELTDOWN?, Descrição: Um dos principais problemas ambientais que tem contribuído para a perda da biodiversidade é a invasão biológica. Nesse sentido, diversas hipóteses têm sido propostas para explicar o impacto de invasoras nos ecossistemas. A hipótese de ?Invasional meltdown?, proposta por Simberloff e Von Holle (1999), ressalta que interações positivas podem existir entre invasores, o que aumenta o impacto de múltiplas invasões quando comparadas com a soma dos impactos de invasões únicas. Nesta proposta, visamos testar experimentalmente a hipótese que múltiplos invasores possuem um efeito sinérgico que potencializa os impactos da invasão biológica. Tal proposta é inédita na literatura mundial e contribuirá fortemente com o avanço teórico sobre o conhecimento da ecologia e dos impactos de espécies invasoras. Nosso foco de estudo é uma área prioritária para conservação, mas quem tem sofrido constantemente com múltiplas invasões biológicas em seus diversos componentes. Representaremos em mesocosmos ecossistemas com e sem invasão biológica. Dessa forma diferenças nas dinâmicas ecossistêmicas em diversos níveis de organização ecológica podem ser comparadas entre mesocosmos invadidos e não invadidos. Esperamos que haja um impacto significativo nos mesocosmos invadidos, e que o impacto de mesocosmos com múltiplos predadores seja maior do que a soma dos impactos dos mesocosmos com apenas um invasor. O teste dessa última expectativa é o primeiro teste formal da hipótese de ?Invasional meltdown?. Para isso utilizaremos como modelo espécies aquáticas invasoras na planície de inundação do Alto Rio Paraná. Além do mérito científico, a proposta também visa oportunizar a capacitação de estudantes junto à Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5

  • 2012 - 2015

    The Biodiversity Value Index, Descrição: We developed a Biodiversity Value Index (BVI) to carry out proactively its environmental policy and contribute to biodiversity conservation. The BVI evaluates the state of biodiversity and the anthropic pressures on biodiversity in territories where any corporate plants are located. Equally, the BVI allows for an identification of projects for biodiversity protection and restoration in a credible and effective manner. The methodology is applicable across all sites, at the same time enabling an accurate assessment of individual local circumstances. The index derives from a two-way evaluation process: 1. of biodiversity (Biodiversity index, BI), considering the most appropriate biological indicators for aquatic and terrestrial ecosystem; 2. of pressure (Anthropic Pressure Index, API), considering impact categories which measure the environmental burdens acting on the area due to industries, agriculture, urban fabric and infrastructures. This report includes the Biodiversity Value Index (BVI) calculation for a model industrial plant, the CNH Plant located in Curitiba, Brazil. Moreover, this document reports the calculation of the Biodiversity Index (BI) and the Anthropic Pressure Index (API) as well as some suggestions for enhancing biodiversity conservation across the area under assessment. The last section provides as well a characterization of biodiversity indexes required by the Global Reporting Initiative - GRI (from EN11 to EN15).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    Determinantes da diversidade beta em espécies raras e comuns e escalas de variação de múltiplas comunidades aquáticas do Alto Rio Paraná, Descrição: Um dos aspectos centrais em ecologia é a identificação das causas e consequências das variações dos componentes da diversidade biológica em ambientes naturais. Nesse sentido, há um grande debate acerca do papel de processos relacionados ao nicho e processos neutros - aqueles relacionados somente com a limitação de dispersão dos organismos - na organização de múltiplos grupos biológicos. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que padrões espaciais e temporais de substituição de espécies são primariamente determinados pelas espécies comuns, em comparação com as raras. Entretanto, os determinantes da diversidade beta em um contexto de metacomunidades ainda foram pouco identificados para espécies comuns e raras de múltiplos grupos biológicos. Dessa forma, o primeiro objetivo da presente proposta é testar a hipótese de que espécies raras e comuns são determinadas por diferentes processos ecológicos sob um contexto de metacomunidades. As expectativas são que espécies raras são determinadas por limitações de dispersão enquanto espécies comuns são determinadas pelo filtro ambiental. Entretanto, o papel relativo de tais processos ecológicos em espécies raras e comuns deve variar dependendo do grupo ecológico estudado. Além disso, um aspecto central para o entendimento da organização de múltiplos grupos biológicos é a identificação das principais escalas de variação da diversidade beta. Grupos distintos podem ter diferentes capacidades de dispersão e podem interagir com outros grupos ou com o ambiente em diferentes escalas. Dessa forma, o segundo objetivo desse projeto é testar a hipótese de que a diversidade beta de grupos de organismos com alta capacidade de dispersão e rápido ciclo de vida varia em escalas maiores comparadas com as de grupos de organismos com limitações de dispersão e ciclo de vida mais lento. Para ambos os objetivos, utilizou-se dados de abundância e presença/ausência coletados para seis comunidades aquáticas distintas (peixes, macrófitas aquáticas,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Luis Mauricio Bini - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Angelo Antonio Agostinho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2011 - 2016

    Determinantes da diversidade beta em planícies de inundação, Descrição: Há uma grande discussão em ecologia de comunidades, dentro do contexto do que agora é conhecido como metacomunidades, sobre os papéis relativos de fatores ambientais e espaciais como preditores da estrutura das comunidades locais. Um aspecto interessante é avaliar o papel relativo desses fatores em grupos biológicos com diferentes capacidades de dispersão. Nesse caso, grupos biológicos que tenham maior capacidade de dispersão e baixa tolerância às variações ambientais, devem ser melhor preditas por fatores ambientais do que espaciais. Por outro lado, se os grupos biológicos têm uma ampla tolerância aos fatores ambientais, mas existem limitações na dispersão, fatores espaciais podem ser bons preditores da estrutura espacial das assembléias locais. Além disso, processos temporais, raramente investigados, também podem afetar a estrutura das assembléias. A variabilidade temporal em planícies de inundação é comumente relacionada com pulsos hidrológicos periódicos que afetam, simultaneamente, características limnológicas, o grau de conectividade dos ambientes e processos fenológicos e etológicos das espécies. O objetivo desse projeto consiste em avaliar, simulatenamente, o papel relativo de fatores ambientais, espaciais e temporais na estrutura de diferentes assembléias de espécies na planície de inundação do Alto rio Paraná.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Luis Mauricio Bini - Integrante / SJ Declerck - Integrante / Luc De Meester - Integrante., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4

  • 2011 - 2016

    Diversidade ecológica e molecular da microbiota planctônica em reservatórios no Cerrado, Descrição: A microbiota aquática é constituída por uma das mais vastas biodiversidades da Terra, além de ter um papel fundamental no funcionamento dos ecossistemas e na ciclagem de nutrientes. Entretanto, o conhecimento completo desta diversidade (ecológica e molecular), bem como, os fatores que promovem os padrões de estruturação geográfica das comunidades microbiológicas ainda é pouco conhecido. Em termos gerais, os padrões de diversidade (tanto de microorganismos quanto de macroorganismos) são resultados de processos locais (i.e. competição, adaptação local), regionais (limitação de dispersão) e processos históricos (i.e. processos de colonização). Por décadas, inúmeros autores têm atribuídos que o padrão de estrutura geográfica das comunidades de microorganismos aquáticos é controlado por fatores ambientais locais, apoiando a premissa de Bass-Becking (?everything is everywhere, but the environment selects?). Entretanto, a teoria Neutra da Biodiversidade, tem sugerido um ponto de vista diferente, no qual, todos os indivíduos de uma comunidade têm igual probabilidade de reproduzir, morrer, migrar e especiar, além disso, o mecanismo que gera diferenciação entre as comunidades é a taxa de dispersão das espécies (i.e. limitação da dispersão). Dessa forma, a presente proposta busca associar o conhecimento ecológico e molecular sobre microorganismos aquáticos, detectando e investigando as causas dos padrões geográficos da diversidade ecológica e molecular de microorganismos (i.e. fitoplâncton e zooplâncton) de ambientes aquáticos continentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Priscilla de Carvalho - Integrante / João Carlos Nabout - Coordenador / Ludgero Cardoso Galli Vieira - Integrante / Vera Lúcia de Moraes Huszar - Integrante / Ramiro Logares - Integrante / Rosane Garcia Collevatti - Integrante / Flávia Melo Rodrigues - Integrante / Thannya Nascimento Soares - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Estratégias para otimizar avaliações biológicas e biomonitoramentos em estudos ecológicos e esforços de conservação, Descrição: A identidade de espécies é um aspecto central da biodiversidade, e monitoramentos da riqueza e abundância de espécies em diferentes ecossistemas é uma tarefa urgente para o sucesso de programas de conservação. Para isso, métodos ?surrogates? como (i) a agregação de dados de espécie em maiores níveis taxonômicos, e (ii) a simplicação dos dados de abundância para presença/ausência, têm sido amplamente utilizados. Um argumento central para o usso de métodos ?surrogates? é que a utilização de dados mais simples economiza tempo, trabalho e dinheiro em estudos ecológicos sem a perda de informação biológica. Isso é especialmente importante em ambientes Neotropicais, onde pouco dinheiro é investido em pesquisas ecológicas e os problemas ambientais crescem a uma taxa elevada. Não obstante, há uma grande falta de conhecimento taxonômico e sobre a distribuição geográfica dos organismos nas regiões Neotropicais (as chamadas ?Restrições de Lineu e Wallace?). O objetivo do presente projeto é avaliar a eficácia do uso de dados com maior resolução taxonômica (gênero ao invés de espécie) e mais simples resolução numérica (presença/aunsência ao invés de abundância) utilizando organismos aquáticos da planície de inundação do Alto rio Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Luis Mauricio Bini - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2010

    Grupos substitutos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional, e determinantes de diversidade beta em uma planície de inundação Neotropical., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Luis Mauricio Bini - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2005 - 2007

    Efeitos da heterogeneidade espacial sobre a predação e o uso do hábitat de peixes invertívoros em micro-escala espacial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Sidinei Magela Thomaz - Integrante / Angelo Antonio Agostinho - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2007

    Predição do coeficiente de atenuação luminosa a partir da profundidade do disco de secchi: modelagem empírica em dois grandes ecossistemas Neo-tropicais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Coordenador / Sidinei Magela Thomaz - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2003 - 2005

    Projeto Reservatório de Itaipu: estudos das macrófitas aquáticas-V etapa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Coordenador., Número de produções C, T & A: 12

  • 2002 - 2004

    Estudo das Macrófitas aquáticas do reservatório de Itaipu, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Coordenador.

  • 2001 - 2006

    Pesquisas Ecológicas de Longa Duração-site 6, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Coordenador., Número de produções C, T & A: 20

  • 2001 - 2002

    Reservatório de Itaipu: estudo das macrófitas aquáticas-IV etapa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Andrian Padial - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa no Prêmio Francisco Esteves, conferido aos melhores manuscritos de estudantes, no VI Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical, Associação Brasileira de Limnologia e FURG.

2016

Primeira Menção Honrosa no Prêmio Daniel Simberloff, conferido aos melhores manuscritos de estudantes, no V Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical, Associação Brasileira de Limnologia e UFPR.

2016

Segunda Menção Honrosa no Prêmio Daniel Simberloff, conferido aos melhores manuscritos de estudantes, no V Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical, Associação Brasileira de Limnologia e UFPR.

2009

Prêmio Harald Sioli - Segundo melhor trabalho, Sociedade Brasileira de Limnologia-XII Congresso Brasileiro de Limnologia.

2007

Aprovado com Louvor na defesa da dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá.

2007

Mensão Honrosa no Prêmio Harald Sioli, XI Congresso Brasileiro de Limnologia.

2006

Proficiência em Língua Inglesa - Toefl, Fisk Foundation.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica. , Av. Cel Francisco Heráclito dos Santos, s/n, UFPR - Centro Politécnico, SCB, Departamento de Botânica, Sala 429, Jardim das Américas, 81531990 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19031, Telefone: (41) 33611757, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do PPGECO, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Maio de 2016 a Maio de 2018.

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do colegiado do curso PPGECO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    1) Docente das disciplinas de "Delineamento de Experimento e Análise de dados Biológicos", "Ecologia de Populações de Comunidades" e "Metodologia Científica em Biologia" para o curso de graduação em Ciências Biológicas. 2) Docente das disciplinas: "Ecologia Avançada", "Ecologia de Campo", "Análises Multivariadas", e "Meta-análise" no programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação. 3) Participação nos projetos: "PPBio Mata Atlântica: Biodiversidade do LAGAMAR: avaliação dos efeitos antrópicos sobre a estrutura das assembleias e os processos ecossistêmicos"; "Determinantes da diversidade beta em espécies raras e comuns e escalas de variação de múltiplas comunidades aquáticas do Alto Rio Paraná"; "Determinantes da diversidade beta em planícies de inundação"; "Diversidade ecológica e molecular da microbiota planctônica em reservatórios no Cerrado".

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador da PPGECO, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Ecologia e Conservação.

  • 2013 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de Curso de Biologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Orientadora de Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Referente ao Curso de Ciências biológicas da UFPR.

    Atividades

    • 05/2014

      Direção e administração, Setor de Ciências Biológicas, Pós-Graduação em Ecologia e Conservação.,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Programa de Pós-Graduação.

    • 04/2011

      Ensino, Ecologia e Conservação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Campo, Meta-Análise, Análise de Dados Ecológicos Multivariados

    • 03/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.,Linhas de pesquisa

    • 01/2011

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Ambientais, Ecologia de Populações e Comunidades, Ecologia Básica

  • 2009 - 2009

    Katholieke Universiteit Leuven, KU Leuven

    Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2009 - 06/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratory of Auqatic Ecology and Evolutionary Biology, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Ecologia de Comunidades, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    1) Participação no projeto: "Grupos substitutos, correspondência de assembléias aquáticas em relação a esquemas de classificação regional, e determinantes de diversidade beta em uma planície de inundação Neotropical".

    Atividades

    • 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia.,Linhas de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do PEA, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.

  • 2001 - 2007

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Ecologia Aquática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    1) Estágio remunerado no Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da Universidade Estadual de Maringá vinculado a participação no projeto: "Reservatório de Itaipu: estudo das macrófitas aquáticas-IV etapa" (2001-2002). 2) Bolsista de Iniciação científica modalidade balcão em subprojetos vinculados aos projetos: ?A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos? ? CNPq/PELD e ?Estudo das Macrófitas aquáticas do reservatório de Itaipu? ? Itaipu Binacional. (2002-2004). 3) Participação no "Projeto Reservatório de Itaipu: estudos das macrófitas aquáticas-V etapa" (2003-2005). 4) Participação no projeto: "Pesquisas Ecológicas de Longa Duração-site 6" (2001-2006). 5) Bolsista de Mestrado Capes vinculado aos projetos: "Predição do coeficiente de atenuação luminosa a partir da profundidade do disco de secchi: modelagem empírica em dois grandes ecossistemas Neotropicais" e "Efeitos da heterogeneidade espacial sobre a predação e o uso do hábitat de peixes invertívoros em micro-escala espacial" (2005-2007).

    Atividades

    • 01/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Nupelia.,Linhas de pesquisa

    • 01/2001

      Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Nupelia.,Estágio realizado, Estágio Remunerado e Bolsista de Iniciação Científica no Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da Universidade Estadual de Maringá, no laboratório de Macrófitas Aquáticas..

  • 2010 - 2011

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino básico, técnico e tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    1) Docente das disciplinas: "Biologia I", "Biologia II", e "Biologia III" para os cursos "Técnico em Agropecuária" e "Técnico em Informática". 2) Participação no Projeto: "Uso da metodologia de projetos para a criação de materiais didático-pedagógicos e de um laboratório de biologia itinerante"

    Atividades

    • 01/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia III, Biologia II, Biologia I

  • 2004 - 2004

    Curso Pré-Vestibular Machado de Assis

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    1) Professor das disciplinas: "Biologia I", "Biologia II", e "Biologia III".

    Atividades

    • 05/2004 - 09/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia III, Biologia II, Biologia I