Carole Gubernikoff

Possui graduação em Música, Composição, pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) realizado com bolsa especial (CNPq) de doutoramento em Paris, no IRCAM. Sua tese versou sobre o tempo e suas representações na música da segunda metade do século XX. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação. Realizou pesquisa de Pós Doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York, em 1997-1998, quando desenvolveu pesquisa sobre a música espectral e harmonia pós serial e Messiaen. Em 2003 defendeu tese para concurso de titular com o tema Análise Musical e empirismo em obras de Tristan Murail e Rodolfo Caesar onde discute o papel da escuta na análise musical em geral e m particular em obras eletroacústicas. Como pesquisadora de produtividade do CNPq desenvolve pesquisa sobre Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX e apartir de 2009 sobre a Reescrita.. Em 2008 realizou estágio pós doutoral CAPES em Paris, na École Normale Sup, em Paris. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Análise e Composição, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, estética, composição musical, música contemporânea e teoria musical. Além das atividades de ensino e pesquisa tem se dedicado também à organização de eventos na áreas de música e estética contemporâneas, acreditando que a produção de conhecimento inclui o acesso e a divulgação dos produtos científicos oriundos do ensino e da pesquisa. Desde maio de 2012 é Decana do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, atividade que se encerrou em 2020. Aposentada desde Janeiro de 2021, oferece disciplinas a curriculos multidisciplinares nas áreas de Humanas, com ênfase em estética, teoria musical e das linguagens e filosofia

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

1987 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Música e representação: das durações aos tempos
Orientador: Marcio tavares dÁmaral
Palavras-chave: Música; filosofia; análise musical; tempo; estética; arte contempoânea. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Estética Musical. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Comunicação

1982 - 1985

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Sentido e Música, Ano de Obtenção: 1985
Orientador: Marcio tavares do Amamral
Palavras-chave: Música; linguistica; teoria da comunicação; estética.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Música

1970 - 1979

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

2008 - 2008

Pós-Doutorado. , École Normale Supérieure de Lettres et Science Hum, ENS LSH, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise Musical e Linguagem.

1997 - 1998

Pós-Doutorado. , Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estética Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria.

Organização de eventos

CONDE, C. ; COSTA, M. S. R. ; FERRAZ, S. ; MALUFE, A. ; LIMA, M. C. ; CORREA, J. C. M. ; ANTOUN, H. ; SCHUNEMAN, H. ; GUBERNIKOFF, C. . Cenas da Música Contemporânea II - todas as Vozes. 2007. (Festival).

GUBERNIKOFF, C. . Cenas da Música Contemporânea. 2006. (Festival).

Participação em eventos

deleuze et la musique, un sémianire nomade.l'Esprit des dunes, de Tristan Murail. 2011. (Seminário).

Deleuze et la musique, un séminaire nomade.analyse Musicale et la logique des sensations. 2011. (Seminário).

II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música.Deluze-Leibniz, o barroco e a música. 2010. (Encontro).

XX Congresso Nacional da ANPPOM. Permanência das Sensações: O Quartetode Cordas n. 3 de Alfred Schnittke. 2010. (Congresso).

5 Encontro de Música e Midia: Estéticas do Som.Música e relações de poder. 2009. (Encontro).

Simpósio Dahlhaus.A origem da harmonia tonal de Dahlhaus: uma leitura crítica. 2009. (Simpósio).

Simposio Internacional Villa Lobos.Villa Lobos e Vincent D'Indy: uma relação possível. 2009. (Simpósio).

programa de Pós Graduação em Música da UDESC.As diversas metodologias de análise musical. 2008. (Outra).

Programa de Pós Graduação em Música da UDESC.Análise musical e empirismo em obras de tristan Murail e Rodolfo Caesar. 2008. (Outra).

SIMPEMUS, simpósio de pesquisa em música.Análise musical e o pensamento da diferença. 2008. (Simpósio).

VIII Encontro Nacional de Musicoterapia.Música, Cultura e Saúde. 2008. (Encontro).

XVIII Congresso Na cional da ANPPOM. Éclat de Pierre Boulez. 2008. (Congresso).

Congresso da ANPPOM. Boulez, compositor pensivo. 2007. (Congresso).

Congresso da ANPPOM. Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX. 2006. (Congresso).

X Colóquio do PPGM.X Colóquio do PPGM. 2005. (Seminário).

Sonoimagenes- Festival acusmático e multimedial.Analisis de la musica eletroacustica a partir de la permanencia de lo objeto sonoro. 2004. (Seminário).

XIV Congresso da ANPPOM. Música eletroacústica: permanência das sensações. 2003. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Sonia Zanon

GUBERNIKOFF, C.; GANDELMAN, S.; BOREM, F.. As obras de câmara para contrabaixo acústico de Edmundo Villani Cortes. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Fecher

GUBERNIKOFF, C.; TACUCHIAN, R.; CARDOSO, A.. Suite Sinfônica n. 1, Paulista, de Guerra -Peixe, um estudo de orquestração como retrato do folclore.. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Machado Condurú

GUBERNIKOFF, C.; CAESAR, R.; VELLOSO, R. C.. A experiência da composição eletroacústica. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Quaranta

GUBERNIKOFF, C.; CAESAR, R.; VELLOSO, R. C.. Considerações sobre processos composicionais na criação musical. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio da Silva Pereira

GUBERNIKOFF, C.; SAMPAIO, L. P.. Assalto ao trem pagador; análise de uma estrutura audio visual. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Léa Vieira Maranhão von Baranow

GUBERNIKOFF, C.; FERRAZ, S.. o jogo sonoro num território musicoterápico. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Wellington dos Santos

GUBERNIKOFF, C.; GANDELMAN, S.; HERZOG, J.. A Sonata n. 1 de Edino Krieger: aspectos estruturais e interpretativos. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Arnon Sávio Reis de Oliveira

GUBERNIKOFF, C.; NEVES, J. M.; GANDELMAN, S.. As sete palavras de Christum Crucificatum. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Consuelo Caporali Soares

GUBERNIKOFF, C.; BARANCOSKI, I.; GANDELMAN, S.. A obra para piano de Ronaldo Miranda: análise da linguagem musical utilizada e suas aplicações para a intepetação. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe de Oliveira Amorim

GUBERNIKOFF, C.; NEVES, J. M.; ULHOA, M. T.. O intérprete e o horizonte da obra. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise de Freitas Martins

GUBERNIKOFF, C.; CONDE, C.; COSTA, M. S. R.. Um olhar fenomenológico sobre o ensino de piano em conservatório público mineiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: Denise de Freitas Martins

GUBERNIKOFF, C.; CONDE, C.; COSTA, M. S. R.. Um olhar fenomenológico sobre o ensino de piano em conservatório público mineiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: Mauro Rodrigues

GUBERNIKOFF, C.; PASSOS, E.; COSTA, M. S. R.. O modal na música de Milton Nascimento. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: João Mendes Neto

GUBERNIKOFF, C.; NEVES, J. M.; GANDELMAN, S.. A estética do relativismo em Acronon de H.J. Koellreutter. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmem Filomena Sarmet Moreira Damas dos Santos

GUBERNIKOFF, C.; RIPPER, J. G.. Música e psicanálise: uma reflexão possível?. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lia rejane Mendes Barcellos

GUBERNIKOFF, C.; NEVES, J. M.. A importãncia da análise do tecido musical para a musicoterapia. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: Alexandre de Paula Schubert

GUBERNIKOFF, C.; REZENDE, M.; RIPPER, J. G.. Aura:uma análise estrutural. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Morelembaum

GUBERNIKOFF, C.; COSTA, M. S. R.. Coral de empresa- um valioso componente para o projeto de qualidade total. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: Marcelo Palhares Teixeira

GUBERNIKOFF, C.; TACUCHIAN, R.; CERQUEIRA, F.. A poética das imagens sonoras - um estudo da obra Síndrome de Fernando Cerquira. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cesar Nunes Costa

GUBERNIKOFF, C.; COSTA, M. S. R.. A criação musical no Brasil após a introdução das novas tenologias. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: José Soares de Deus

GUBERNIKOFF, C.; COSTA, M. S. R.; PASSOS, E.. A virtualidade enativa como manutenção da invenção a partir da utilização de tecnologias MIDI e DSP na Educação Musical. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: Sérgio Nogueira Mendes

GUBERNIKOFF, C.; NEVES, J. M.; GANDELMAN, S.. Claudio Santoro e a expressão musical ideológica. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis de França Costa Lima Neto

GUBERNIKOFF, C.; ULHOA, M. T.; NEVES, J. M.. A música de Hermeto Paschoal e grupo. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iraciara da Silva Fonseca

GUBERNIKOFF, C.; COSTA, M. S. R.. Processo Enativo em Educação musical:um estudo da prática educativa de Murray Schaeffer. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Aluno: Rosângela barbosa Soares

GUBERNIKOFF, C.; GANDELMAN, S.; NEVES, J. M.. Vattan, um estudo de caso para o entendimento da obra pianística de Roberto Pinto Victório. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Norton Eloy Dudeque

GUBERNIKOFF, C.; LACERDA, M. B.. harmonia total e o conceito de monotonalidade nos escritos de Arnold Schoenberg. 1997. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lélia Brazil Protásio Dias de Oliveira

GUBERNIKOFF, C.; FREIRE, V.. Composição para flauta do séc. XX. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheila Zagury

GUBERNIKOFF, C.; ULHOA, M. T.; NEVES, J. M.. Método da harmonia criativa de Luis Eça. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: marco Vinicio Nogueira

GUBERNIKOFF, C.; PINHEIRO, P. J. M.; GANDELMAN, S.. Música e ficção: Introdução a uma estética da recepção musical. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Moacir Teixeira Garcia

GUBERNIKOFF, C.; FREIRE, V.; TACUCHIAN, R.. Música brasileira contemporãnea para violão. 1996. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Vieira Lucas

GUBERNIKOFF, C.; TACUCHIAN, R.; DAUELSBERG, M.. Texturas na composição. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvio Augusto Merhy

GUBERNIKOFF, C.; TACUCHIAN, R.. recital de mestrado. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane nascimento de Almeida

GUBERNIKOFF, C.; TACUCHIAN, R.. Contraponto. 1994. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Waldema Mendonça Reis

GUBERNIKOFF, C.. Harmonia. 1993. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Eduardo Domingues

GUBERNIKOFF, C.; DAUELSBERG, M.; GANDELMAN, S.. Cesar Guerra Peixe - Sonata n.2 para Piano. 1993. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Henrique Padovani Velloso

GUBERNIKOFF, C.; IAZZETA, F.; MANNIS, J. A.; FERRAZ, S.; FREIRE, S.. Música e invenção: conceitos, técnicas e poéticas. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Gorni

GUBERNIKOFF, C.; BARRENECHEA, L.; GROSSMAN, M.; COHEN, S.; MEHRY, S.. A arte da técnica. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Silva Pereira de Oliveira Ribeiro

GUBERNIKOFF, C.; COSTA, Rogério; FERRAZ, S.; SALLES, P. T. C. C.; SALLES, C. A.. Das instabilidades da música:o que vem de fora na composição musical. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: neder José Nassaro

VELLOSO, R. C.; LUCAS, M. V.; DANTAS LEITE, V.;GUBERNIKOFF, C.; LEVIN, R.. A experimentação como poética musical e suas notações. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isaak Chueke

MARTINS, J.E.; PISTONE, D.;GUBERNIKOFF, C.. Francisco braga, compositeur brèsilien, la vie et l'oeuvre. 2011. Tese (Doutorado em Musicologie) - Université Paris-Sorbonne.

Aluno: Franki Michael Carlos Kuehn

GUBERNIKOFF, C.; PINHEIRO, P. J. M.; MEHRY, S.; TOMAS, L.; NEVES, E.S.. A teoria da reprodução musical de Theodor Adorno e o legado da tradição vienense. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Zamith Almeida

GUBERNIKOFF, C.; MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J.; MARTIN, M.M.; MARUM FILHO, N.. Forma Lírica e campos temporais: fundamentos das multiplicidades e performance em Klavierstuck XI de Stockhausen. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos de Lemos Almada

GUBERNIKOFF, C.; DANTAS LEITE, V.; LUCAS, M. V.; DUDEQUE, N.; COHEN, S.. Nas Fronteiras da Tonalidade: tradição e inovação na harmonia da Primeira Sinfonia de Câmara op. 9 de Arnold Schoenberg. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Kirst Adami

GUBERNIKOFF, C.; CHAVES, C. G. L.; CUNHA, A. C. B.. Aspectos técnicos e filosóficos de um conjunto de composições musicais,. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Julio Cesar Moretzsohn Rocha

GUBERNIKOFF, C.; TACUCHIAN, R.; FIGUEIREDO, C. A.; CASTAGNA, P.; CARDOSO, A.. As Missas de J.J. Emerico Lobo de Mesquita. 2008. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marly Chagas

CHAGAS, M.;GUBERNIKOFF, C.; COSTA, M. S. R.. Processos de subjetivação na Música e na Clínica em Musicoterapia. 2007. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Sena

GUBERNIKOFF, C.; SENA, C.; LUCAS, M. V.; SAMPAIO, L. P.; REZENDE, M.. Textura Musical: Forma e Metáfora. 2007. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sara Cohen

GUBERNIKOFF, C.; COHEN, S.; ARAUJO, S.; LUCAS, M. V.; BARANCOSKI, I.; VERZONI, M.. Poliritmos nos estudos para piano de Gyorgy Ligeti (primeiro caderno). 2007. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Sauerbronn Barros

GUBERNIKOFF, C.; SAMPAIO, L. P.; PINHEIRO, P. J. M.; HERZOG, J.; LUCCHESI, M.. Goethe e o pensamento estético musical de Ernst Mahle, um estudo do conceito de harmonia. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Manoel Aranha Correa do Lago

GUBERNIKOFF, C.; PRADO, A.; SAMPAIO, L. P.; TONI, F.; TRAVASSOS, E.. O circulo Velloso Guerra e Darius Milhaud no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jacila Maria da Silva

GUBERNIKOFF, C.; KUPERMAN, D.; BIRMAN, J.; HERZOG, R.; NUNES, S. A.. Variações quase atonais entre psicanálise e música: escuta. o silêncio e a musicalidade". 2004. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcel Fagerlande

GUBERNIKOFF, C.; NEVES, J. M.; SAMPAIO, L. P.; JANK, H.; TRAVASSOS, E.. o baixo contínuo no brasil;a contribuição dos tratados em lingua portuguesa. 2002. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: leomara Xavier Craveiro de Sá

GUBERNIKOFF, C.; FERRAZ, S.. A teia do tempo nos processos de comunicação do autista: música e musicoterapia. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Dimitri Cervo

GUBERNIKOFF, C.; OLIVEIRA, J.; CHAVES, C. G. L.; GERLING, C. C.. relação cronointervalar: uma teoria para a estruturação do andamento musical. 1999. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mauro Sá Rego Costa

GUBERNIKOFF, C.; MAZZOTTI, T. B.. O artista na Sala de Aula: perspectivas para a educação artística. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GUBERNIKOFF, C.; LOPES, A. M. L.; COSTA, L. M. S. A.; DIAS, J.; PUPO, M. L. S. B.; VIEIRA, J. L.. professor Titular da Escola de Belas Artes - Cenografia. 2015. Universidade Federal do Rio deJjaneiro.

GUBERNIKOFF, C.; D'AMARAL, M.T.; RODRIGUES, J. C.; FERRAZ, M. C. F.. provimento de vaga para professor titular da Escola de Comunicação. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GUBERNIKOFF, C.; Zanni, Amilcar; LOUREIRO, M.; PUPO, M.L. Souza Barros; ABREU, A. A.. concurso para provimento de professor titular em música - regência coral. 2011. Universidade de São Paulo.

GUBERNIKOFF, C.; MENEZES, F.; REZENDE, M.; BOUDLER,J.. provimento de vaga para professor titular de composição musical. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GUBERNIKOFF, C.; GERLING, C. C.; LOPES, T.A.A.; MELLO E SOUZA, L.; LANNA, A.L.D.; TONI, F. C.. Concurso para provimento de cargo de professor Titular do IEB, área temática Música. 2009. Universidade de São Paulo.

GUBERNIKOFF, C.; LOUREIRO, M.; CITELLI, A. O.; CANIZAL, E. P.; SANTORO, M. I. R. M.. Concurso titular instrumento piano. 2008. Universidade de São Paulo.

RICCIARDI, R.R.;GUBERNIKOFF, C.; LOUREIRO, M.. Regência e instrumento. 2006. Universidade de São Paulo.

GUBERNIKOFF, C.; Garcia, D.; LACERDA, M. B.. Concurso Público pesquisador. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

GUBERNIKOFF, C.; FIGUEIREDO, C. A.; PELOSO, P.. Concurso público para provimento de cargo professor assistente análise musical. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

GUBERNIKOFF, C.; DANTAS LEITE, V.; VELLOSO, R. C.. concurso público para provimento de cargo professor assistente composição/composição eletroacústica. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

GUBERNIKOFF, C.; YANK, H.; TACUCHIAN, R.; PELOSO, P.; BATISTA, J.. Concurso de provas e títulos para professor de harmonia e análie musical. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GUBERNIKOFF, C.; PAZ, E. A.; OLIVEIRA, T.. Concurso para professor de Musicologia (etnomusicologia). 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LACERDA, M. B.;GUBERNIKOFF, C.; IAZZETA, F.; LOUREIRO, M.; ULHOA, M. T.; JARDIM, G.. Estruturas Musicais de um conjunto instrumental Fon. 2007. Universidade de São Paulo.

GUBERNIKOFF, C.; Zanni, Amilcar; kON. F.; CHAVES, C. G. L.; Prado, G.; IAZZETA, F.. Música e Mediação Tecnológica. 2006. Universidade de São Paulo.

GUBERNIKOFF, C.. Coordenadora da área de Artes e Comunicação da FAPERJ. 2008. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

GUBERNIKOFF, C.; CHAVES, C. L.; DOTTORI, M.; WISNICK, J. M.. Edital de Música Erudita para Produção e Difusão de CD. 2007. Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz.

Comissão julgadora das bancas

Marisa Barcellos Rezende

REZENDE, M. B.; M.T. D'Amaral. Música e representação: das durações aos tempos. 1993. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Luiz Alfredo Batista Garcia

A disseminação da teoria Schenkeriana no Brasil; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Valéria Gomes

Video Ópera Kseni de Jocy de Oliveira; Início: 2018; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Diogo Rebel

Stimmung, Tehellim e Sound: reflexções a respeito da voz na música contemporânea; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Marcela Perrone

Musica de Fronteira; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Fabiano Menezes

A escrita idiomática em obras de trompa de Blauth, Lacerda, Mendes e Ficarelli; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Nicolai Brucher

Tendências da Música Sinfônica contemporânea do Brasil: Edino Krieger, Almeida Prado e Ronaldo Miranda; 2007; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Gustavo Mendonça

O violão, a guitarra e a obra de radamés Gnattalli para guitarra elétrica na música de concerto; 2006; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Rafael Guedes Ramalho

A imagem da Arte da Música:uma musicologia da Profecia n; 1 de Almeida Prado; 2004; 132 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Felipe Amorim

O intérpete e o horizonte da obra musical; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Rafael Grimaldi da Fonseca

Missa de Réquiem de David Korrenchendler: a produção de sentido pelas relações entre texto e música; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Josimar Gomes Carneiro

A baixaria do choro no violão de sete cordas -; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Laura Di Pietro

Música eletroacústica - terminologias; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Sérgio Nogueira Mendes

Claudio Santoro e a expressão musical ideológica; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Marcelo Eduardo Palhares Teixeira

O maneirismo na obra síndrome de Fernando Cerqueira; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Dois livros sobre Villa Lobos; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Marcos Vinícius Nogueira

Música e ficção: introdução a uma estética da recepção; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Rafael Moreira Fortes

A Estrutura Orgânica da Música na Teoria Schenkeriana; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Bruno Py

Musica e individuação em Deleuze: a noção de Hecceidade e os processos criativos em música; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Carole Gubernikoff;

André Protasio Pereira

Bando da Lua, Os Cariocas e MPB4, transformações no arranjo vocal; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Doriana Mendes

O DISCURSO NÃO SEMÂNTICO NA MÚSICA ELETROVOCAL; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Rodrigo Serapião Batalha

Contextos do Tonalismo na Contenporaneidade: Teoria Musicais e Composições; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FULBRIGHT; Orientador: Carole Gubernikoff;

Rafael Moreira Fortes

A Estrutura Orgânica da Música na Teoria Schenkeriana; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Josimar Carneiro de Lima

Design Musical em canções de Antonio Carlos Jobim; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Alexei Michailowsky

Tecnologias eletrônicas no projeto PRISMA (1984-7); 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Daniel Fils Puig

Complexidade e metapadrões: composição musical com partituras gráficas e improvisação; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico; Orientador: Carole Gubernikoff;

Daniel Fils Puig

Musica e teorias da complexidade; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico; Orientador: Carole Gubernikoff;

João Miguel Bellard Freire

Tempo musical e performance- um diálogo entre teoria e prática na interpretação; ; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Josimar Machado Gomes de Lima

os arranjos de Tom Jobim; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Marcelo Carneiro de Lima

Video Música; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Alexey Michaulewski

Grupo Prisma e a música eletrônica no Brasil; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho

Estética musical e realismo socialista em obras nacionalistas para piano de Claudio Santoro: janelas hermnêuticas; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Pauxy Gentil Nunes

ANÁLISE PARTICIONAL: uma mediação entre composição musical e teoria das partições; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Daniel Quaranta

Processos Composicionais como Discurso Poético - O Lugar da Música no Encontro com Diferentes Meios de Expressão; 2007; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Guilherme Bernstein Seixas

Procedimentos Composicionais nos Choros Orquestrais de Villa Lobos; 2007; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

Lia rejane Mendes Barcellos

Música, metáfora e musicoterapia; 2005; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carole Gubernikoff;

CELSO MOJOLA

Escalas e séries: princípios de organização musical; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Roberto Pinto Victorio

Tempo e despercepção :trilogia e música ritual bororo; 2003; 300 f; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Caio Benévolo

Análise retórica de obras brasileiras até o início do séc; XIX; 2003; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carole Gubernikoff;

João Mendes

Porcessos de hibridação na música eletroacústica; 2003; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carole Gubernikoff;

Gabriel

análise comparativa de quartetos de Claudio Santoro e Bela Bartok; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Instituto Villa Lobos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carole Gubernikoff;

Jean Pierre Caron

Microtonalismo em obras do século XX; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Instituto Villa Lobos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carole Gubernikoff;

Bruno Speranza

Textura e orquestração em obras de compositores brasileiros do século XX; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Instituto Villa Lobos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carole Gubernikoff;

Produções bibliográficas

  • GUBERNIKOFF, CAROLE ; LEMOS, MAYA SUEMI . O TEMPO, O RITMO E O PENSAMENTO MUSICAL. ORFEU , v. 5, p. 25-46, 2020.

  • GUBERNIKOFF, C. . Introdução à Pedra de Rodolfo Caesar. Revista Eletrônica de Musicologia , v. 12, p. sn-sn, 2009.

  • GUBERNIKOFF, C. . Música, matemática, história e filosofia. Revista Polêmica , v. 23, p. 143-149, 2008.

  • GUBERNIKOFF, C. . Pierre Boulez e a análise musical: Notations. Música em Perspectiva , v. 2, p. 30-38, 2008.

  • GUBERNIKOFF, C. . metodologias de análise musical para música eletroacústica. Revista Eletrônica de Musicologia , v. XI, p. sn---, 2007.

  • GUBERNIKOFF, C. . A cartilha rítmica para piano de Almeida Prado, de Salomea Gandelman e Sara Cohen. Revista Polêmica , v. 16, p. 7, 2006.

  • GUBERNIKOFF, C. . Música eletroacústica:permanência das sensações e situação de escuta. OPUS 11, v. 1, p. 9-36, 2005.

  • GUBERNIKOFF, C. . Arte e Cultura. Revista Polêmica , Rio de Janeiro, v. 5, n.1, 2002.

  • GUBERNIKOFF, C. . Música e semiologia. Debates (UNIRIO) , Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 51-59, 2002.

  • GUBERNIKOFF, C. ; SÈVES, B. . O que musica nos ensina sobre a noção de forma. Debates (UNIRIO) , Rio de Janeiro, v. 5, n.1, 2001.

  • GUBERNIKOFF, C. . A Miisa de São Nicolau, de Almeida Prado, na confluência das opções estéticas dos anos 80. Revista Música , Eca -Usp São Paulo, v. 9 e 10, p. 183-209, 1999.

  • GUBERNIKOFF, C. . Escuta e eletroacústica: composição e análise. Debates (UNIRIO) , Rio de Janeiro, v. 1, 1997.

  • GUBERNIKOFF, C. . Pierre Boulez - Pli selon pli, Improvisação I sobre Mallarmé. Opus (Porto Alegre) , Rio de Janaeiro, v. 4, p. 4-26, 1997.

  • GUBERNIKOFF, C. . A pretexto de Claude Debussy. Cadernos de Estudo de Análise Musical, São Paulo, v. 8/9, 1996.

  • GUBERNIKOFF, C. . Latin American Crossroads: art music in Brazil. World New Music Magazine, Colonia, v. 5, 1995.

  • GUBERNIKOFF, C. . 1995 - Música eletroacustica brasileira, encarte de CD, Rioarte, 1995. Musique et Silence, un devenir differentiel et intensif. Cahiers Du Cirem, Tours, v. 34, 1994.

  • GUBERNIKOFF, C. . Musique et silence, un devenir differentiel et intensif. Cahiers Du Cirem, v. 34, 1994.

  • GUBERNIKOFF, C. . Giorgy Lieti: Concerto de Câmara para 13 instrumentos. Revista Música , São Paulo, v. 5, n.1, p. 56-72, 1994.

  • GUBERNIKOFF, C. . La temporalidad en John Cage. Revista Pauta, Cidade do México, v. xxii, 1993.

  • GUBERNIKOFF, C. ; NEVES, J. M. (Org.) ; KATER, C. (Org.) ; REZENDE, M. (Org.) ; PRADO, A. (Org.) ; ANTUNES, G. (Org.) ; OLIVEIRA, J. (Org.) . Encontros/desencontros: debates entre pesquisadores e músicos da XI Bienal de Música Brasileira Contemprânea ,1995. Rio de Janeiro: Unirio/Funarte, 1996. v. 1. 104p .

  • GUBERNIKOFF, C. ; NOGUEIRA, I. ; COSTA, V. F. . Iniciação científica: campo fértil para o ensino teórico. A experiência musical: perspectivas teóricas. 1ed.Salvador: Tema, 2019, v. 1, p. 142-149.

  • GUBERNIKOFF, C. ; VELLOSO, R. C. ; LAGO, M. C. ; Geluda, G. ; Kieffer, a. M. . Nherana. In: Rodrigo Chichelli Velloso; manoel Correa do Lago. (Org.). Leituras de Jocy. 1ed.São Paulo: sesi-sp, 2018, v. , p. 249-253.

  • GUBERNIKOFF, C. ; NOGUEIRA, I. ; KRAMER, L. ; KLEIN, M. . Escuta, multiplicidades, singularidades. In: Ilza Nogueira, Fausto Borém. (Org.). Escuta, multiplicidades, singularidades . .. 1ed.Salvador, Bahia: TeMA - Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2015, v. 1, p. 166-175.

  • GUBERNIKOFF, C. ; CRITON, P. ; SAUVAGNARGUE, A. ; CHOUVEL, J. M. ; SOLOMOS, M. . Gilles Deleuze ? Tristan Murail. L?Esprit des dunes, une lecture musicienne. In: Pascale Criton; Jean Marc Chouvel. (Org.). Gilles Deleuze - La pensée musique. 1ed.Paris: Centre de documentation de la musique contemporaine, 2015, v. 1, p. 201-210.

  • GUBERNIKOFF, C. ; VOLPE, M. A. . Escuta: lugar das multiplicidades musicais. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Teoria, crítica e música na atualidade. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, v. 1, p. 167-172.

  • GUBERNIKOFF, C. ; CAESAR, R. ; IAZZETA, F. ; Garcia, D. ; COSTA, Rogério ; LACERDA, M. B. . A presença do presente. In: Silvio Ferraz. (Org.). notas.atos.gestos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, v. 1, p. 09-18.

  • GUBERNIKOFF, C. . Augusto de Campos - Música de Invenção. In: Flora Sussekind; Julio Castaon Gunimarães. (Org.). Sobre Augusto de Campos. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras/Casa de Rui Barbosa, 2004, v. 1, p. 257-266.

  • GUBERNIKOFF, C. . Zaratustra cantor. In: Paulo Pinheiro; Charles Feitosa; Miguel Angel de Barrenechea. (Org.). A fidelidade à terra - Assim falou Zaratustra IV. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, v. 4, p. 1-1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Arte e cultura. In: Maria de Lourdes Sekeff. (Org.). Arte e cultura, estudos interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Annablume Editora- comunicação/Fapep, 2001, v. 1, p. 9-20.

  • GUBERNIKOFF, C. . Prefácio. In: Carole Gubernikoff. (Org.). Encontros/desencontros. Rio de Janeiro: Unirio/Funarte, 1996, v. , p. -.

  • GUBERNIKOFF, C. . Ecléticos e expontâneos. Veredas, Rio de Janeiro.

  • GUBERNIKOFF, C. . Trajetórias. In: XXVIII Congresso da ANPPOM, 2018, Manaus. Caderno de Resumos e Anais. Manaus: UFAM, 2018. v. 2. p. 1-6.

  • GUBERNIKOFF, C. . ética e estética da escuta musical. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. São Paulo: USP, 2012. v. 1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Permanência das Sensações: O Quartetode Cordas n. 3 de Alfred Schnittke. In: XX Congresso Nacional da ANPPOM, 2010, Florianópolis. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger.. Goiania: ANPPOM, 2010. v. 1. p. 1454-1460.

  • GUBERNIKOFF, C. . Análise musical e o pensamento da diferença. In: SIMOEMUS 5 Simpósio de Pesquisa em Música, 2008, Curitiba. Anaissimpemus5.pdf. Curitiba: UFPR, 2008. v. 1. p. 293-297.

  • GUBERNIKOFF, C. . Pierre Boulez, compositor pensivo. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. Goiania: ANPPOM, 2007. v. 1. p. 1-11.

  • GUBERNIKOFF, C. . Pierre Boulez e o Pensamento Musical da Segunda Metade do Século XX. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasilia. Anais do XVI Congresso da ANPPOM- Programa de Pós Graduação em Contexto. Brasilia: [Universidade Brasilia], 2006. v. 1. p. 813-816.

  • GUBERNIKOFF, C. . Resenha crítica de metodologias de análise empírica de música eletroacústica". In: V I Forum CLM, 2004, São Paulo. Anais do VI Forum CLM. São Paulo: Universidade Sâo Paulo, 2004. v. 1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Música eltroacústica: permanência das sensações. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM, 2003. v. 1. p. 239-245.

  • GUBERNIKOFF, C. . Spectral Harmony: continuity and rupture in works by Tristan Murail and Almeida Prado. In: Composing principles, 2002, Vilnius. Composing principles III: continuity and innovation in contemporary music. Vilnius: Lietuvos muzikos akademija, 2002. v. III.

  • GUBERNIKOFF, C. . L'Esprit des Dunes, de Tristan Murail. In: XII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001. v. 1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Sinfonias para instrumentos de sopros de Stravinsky. In: I simpósio Internacional de performance, 2000, Belo Horizonte. Anais dos I Simpósio Internacional em performance, 2000. v. 1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Informação e experiência na era da comunicação, in Anais do XI Encontro Nacional da ANPPOM , Campinas, Unicamp. In: XI Encontro Nacional da ANPPOM, 1999, Campinas. Anais do XI Encontro nacional da ANPPOM. Campinas: UNICAMP, 1998.

  • GUBERNIKOFF, C. . Implicações estéticas da música brasileira contemporânea nos anos 70 e 80. In: VIII Encontro Nacional da ANPPOM, 1996, São Paulo. ANAIS do VIII Encontro Nacional da ANPPOM, 1996.

  • GUBERNIKOFF, C. . Novas Técnicas e Novas Estéticas na Música da América Latina. In: VI Encontro Nacional da ANPPOM -, 1993, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro Nacional da ANPPOM -. Rio de Janeiro: Unirio, 1993.

  • GUBERNIKOFF, C. ; CARVALHO, P. G. . Elementos da Reecrita na Obra de Flo Menezes. In: 18 Jornada de Iniciação Científica, 2019, Rio de Janeiro. Livro de Resumos JIC. RIO DE Janeiro: Unirio, 2019. v. 1. p. 1611-1615.

  • MONTEIRO NETO, J. R. ; GUBERNIKOFF, C. . A reescrita em Paulo Chagas. In: 17 Jornada de Iniciação Cientifica UNIRIO, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Unirio, 2018. v. 1. p. 1080-1086.

  • CARVALHO, P. G. ; GUBERNIKOFF, C. . Elementos da reescrita na obra de Flô Menezes. In: Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: Unirio, 2018. v. 1. p. 1091-1096.

  • GUBERNIKOFF, C. . Escuta, multiplicidades, singularidades. In: O Pensamento Musical Criativo: Teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade, 9 a 12 de novembro de 2014, Salvador, BA[recurso, 2014, Salvador. Anais do Congresso TeMA 2014. Salvador: UFBA, 2014. v. 1. p. 11-11.

  • GUBERNIKOFF, C. . L'Esprit des Dunes de Tristan Murail. In: Deleuze et la musique, un séminaire nomade, 2011, Paris. Deleuze et la Musique. Paris: CDMC, 2011. v. 1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Analyse musicale et logique de la sensation. In: Deleuze et la musique, un séminaire nomade, 2011, Saint Etienne. Deleuze et la Musique. Paris: CDMC. v. 1.

  • GUBERNIKOFF, C. . Specral harmony:continuity and empiricism in works of Tristan Murail and Almeida Prado. In: Third International Conference, 2002, Vilnius. Composing Principles: continuity and Innovation in Contemporary Music. Vilnius: Lithuanian Composers Union, 2002. v. 1. p. 22-22.

  • UTZ, C. ; LIMA, M. C. ; Bertissolo, G. ; GERLING, C. C. ; Domenici, C ; SOUZA, R. C. ; GUBERNIKOFF, C. . Ciclo de Encontros Virtuais 2020 da TeMA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUBERNIKOFF, C. ; LACERDA, M. B. . Análise de músicas que não usam partituras escritas:problemáticas, metodologias, aproximações. A música eletroacústica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUBERNIKOFF, C. ; IAZZETA, F. ; PENNA, M. ; PATRIOTA, R. . O Futuro da Teoria da Música na Educação Formal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Trajetórias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . 'Esprit des Dunes de Tristan Murail' numa leitura de develloping variations. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. ; NOGUEIRA, I. ; LOPES, A. ; SOUZA, R. C. ; BARROS, G. S. . Ensino de análise musical na pós graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Ricardo Tacuchian e o sistema T - contextos e circunstâncias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Escuta, Multiplicidades, Singularidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Tempo e pensamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Implicações éticas e estéticas na criação musical e a escuta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . A escuta e a escuta de obras de Villa Lobos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. ; CRITON, P. . Analyse musicale et logique de la sensation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . mesa redonda: Teoria, análise e pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . L'Esprit des Dunes de Tristan Murail. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . A música em "A Dobra, Leibniz e o barroco" de Gilles Deleuze. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUBERNIKOFF, C. . A tese de Dahlhaus sobre a origem da harmonia tonal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. ; LEITE, L. S. . Éclat de Pierre Boulez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUBERNIKOFF, C. . Música de hoje e para o futuro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Análise Musical e empirismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUBERNIKOFF, C. . Zaratustra Cantor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Spectral Harmony: continuity and empiricism in works of Tristan Murail and Almeida Prado.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. ; SAMPAIO, L. P. ; NATTIEZ, J. J. . Musicologia e semiologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Existe música surrealista?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Música e linguagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Música e representação:das durações aos tempos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . A música pode rir?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. . Nietzche músico?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUBERNIKOFF, C. ; TABORDA, T. ; CSEKO, L. C. ; MORETZSOHN, J. ; CONDE, C. . ESCUTA 2000. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUBERNIKOFF, C. ; Santos, José Wellington ; SIMOES, N. . Música Brasileira do Século XXI, para Trompete e Piano. Rio de Janeiro: Te Conto Editora, 2017 (Encarte de CD).

  • BARROS, G. S. ; GUBERNIKOFF, C. . Mahle, Steiner, Goethe. Curitiba, PR, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • LOPES, A. ; GUBERNIKOFF, C. . ARJ, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BARRENECHEA, L. ; SENNA, C. ; GUBERNIKOFF, C. . Saracoteio - Encarte de CD de Lucia Barrenechea -. Rio de Janeiro: Ethos Brasil, 2009 (Encarte de CD).

  • GUBERNIKOFF, C. . 40 Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. São Paulo: Editora da Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 2009 (Notas de programa).

  • GUBERNIKOFF, C. . 40 Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. São Paulo: Editora da Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 2009 (Notas de programa).

  • GUBERNIKOFF, C. ; NICOLAS, F. . O que é um estili de pensamento musical. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007. (Tradução/Artigo).

  • GUBERNIKOFF, C. ; CONDE, C. ; TABORDA, T. . Cenas da Música Contemporânea - os concertos. Rio de Janeiro, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GUBERNIKOFF, C. . Tema: Música nas Américas. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado de Cultura, 2005 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . Escuta, empirismo e análise em obras de Rodolfo Caesar e Tristan Murail. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2003 (tese de titular).

  • GUBERNIKOFF, C. . Programa de Concerto OSESP -Mozart, Beethoven, Ravel. São Paulo: Secretaria de Cultura, 2002 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . Programa de Concerto OSESP. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 2002 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . Programa de concerto OSESP - Bartok, Beethoven. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 2002 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . Programa de concerto OSESP - 2001 - Agosto 2 e 4. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 2001 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . Programa de Concerto OSESP 2001 - Outubro 4 e 6. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 2001 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . programa de concerto da OSESP 2001 - Dezembro 6 e 8. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 2001 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . O que a música nos ensina sobre a noção de forma. Rio de Janeiro: Uni-Rio, 2001 (tradução).

  • GUBERNIKOFF, C. . Escuta- os concertos. Rio de janeiro: Rioarte, 1998 (Notas de programa de concerto).

  • GUBERNIKOFF, C. . O artifício da escrita na música ocidental. Rio de Janeiro: Uni-rio, 1997. (Tradução/Artigo).

  • GUBERNIKOFF, C. . Música eletroacustica brasileira. Rio de Janeiro: rioarte, 1995 (Encarte de CD).

  • GUBERNIKOFF, C. . Estúdio da Glória. Rio de Janeiro: Rioarte, 1995 (Encarte de CD).

Outras produções

GUBERNIKOFF, C. ; ORTHOF, G. ; COUTINHO, R. . Entrevistas para candidatos a bolsa no exterior CAPES - demais países. 2007.

GUBERNIKOFF, C. ; CHAVES, C. G. L. ; DOTTORI, M. ; MUNAKATA, N. ; WISNICK, J. M. . Petrobrás Cultural. 2007.

GUBERNIKOFF, C. ; HAZAN, M. C. . Acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno/Escola de Música UFRJ: Edição Crítica. 2006.

GUBERNIKOFF, C. ; SARAIVA, P. M. L. J. R. . "Polirritmia e polifonia africana como princípio composicional: uma abordagem analítica de uma seleção de estudos para piano de György Ligeti.".. 2006.

GUBERNIKOFF, C. ; Hoefs, L ; Scucuglia, F ; Bonis, M.F ; SOUZA, R. C. ; SALLES, P. T. C. C. ; Fortes, R ; Hartmann, E ; Fonseca, G X . Debates 24. 2020. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. ; LOPES, A. ; CAESAR, R. ; IAZZETA, F. ; MANNIS, J. A. ; FENERICH, A. ; CAMPESATO, L. ; STOIANOVA, I. ; SOLOMOS, M. ; CANO, R. L. ; ROBATTO, L. ; COSTA, Rogério . ARJ Art Research Journal. 2015. (Editoração/Periódico).

BARBOSA, L. L. ; GUBERNIKOFF, C. . Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX. 2009. (Relatório de pesquisa).

GUBERNIKOFF, C. ; COSTA, Rogério ; COHEN, S. ; DUDEQUE, N. . DEBATES 9. 2007. (Editoração/Periódico).

GANDELMAN, S. ; GUBERNIKOFF, C. ; BARROS, G. S. ; LUCAS, M. ; JUSTI, L. C. ; RONAI, L. ; SENA, C. . DEABTES 10. 2007. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. ; GERLING, C. C. ; BENEVOLO, C. ; VOLPE, M. A. ; GROSSI, C. ; FIGUEIREDO, C. A. ; SILVA, J. A. S. E. ; FERNADES, J. N. . DEBATES 7. 2004. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. . DEBATES 6. 2002. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. . DEBATES 5. 2001. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. ; SANTOS, R. M. S. ; FERNANDES, J. N. ; DUARTE, M. ; SALGADO, J. A. . DEBATES 4. 2000. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. ; BARANCOSKI, I. ; GANDELMAN, S. ; NOGUEIRA, M. ; ULHOA, M. ; TRAVASSOS, E. ; TACUCHIAN, R. . DEBATES 3. 1998. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. ; ULHOA, M. T. ; GANDELMAN, S. ; PINHEIRO, P. J. M. ; TACUCHIAN, R. ; TRAVASSOS, E. ; DUFOURT, H. . DEBATES 1. 1997. (Editoração/Periódico).

GUBERNIKOFF, C. . X Colóquio do PPGM. 2005 (Organização de evento).

GUBERNIKOFF, C. . TM+ na UNIRIO. 2003 (Organização de evento).

GUBERNIKOFF, C. . A Análise de Música Eletroacústica numa Perspectiva Estética. 2004 (Conferência) .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2020

    Escuta: lugar das Multiplicidades Musicais, Descrição: a partir da escuta de obras de compositores selecionados, desenvolver projetos de análise musical a partir do conceito de escuta como lugar composicional. a composição passa a ser entendi, ela própria, como um processo de escuta de todas as atividades da vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carole Gubernikoff - Coordenador / José Eduardo Martins - Integrante / Pedro Garcia de Carvalho - Integrante / Lucas Jaques Cassano - Integrante.

  • 2012 - Atual

    A escuta, lugar das multiplicidades musicais, Descrição: O projeto A Reescrita na perspectiva da composição musical se iniciou com investigações sobre processos de reescrita de obras por um mesmo compositor. Em seguida, este conceito foi ampliado para uma noção de ?transformação de elementos não conceituais ? perceptos e afectos ? oriundos da literatura e da arte?. Propomos nesta pesquisa a transposição do sensível, da sensação, na criação de conceitos analíticos capazes de servir de orientação na compreensão de algumas obras do repertório contemporâneo em que a questão da reescrita e da transposição de idéias musicais ou trans-musicais estejam presentes. É neste sentido que a re-significção de conceitos se apresenta como efeito das sensações e a reescrita corresponde a procedimentos de proliferação, ampliação e deformação. Aliada à pesquisa desenvolvida paralelamente sobre a História da Teoria Musical e através da leitura de tratados publicados ao longo de mais de 300 anos, desde Zarlino até Arnold Schoenberg, pudemos observar a mutação permanente de conceitos que se referiam sempre à sensação. A multiplicidade e a singularidade expressiva se apresentaram então de maneira clara no entendimento da afirmação de Gilles Deleuze que escrever a história da filosofia era reescrever a filosofia, distorcendo-a. A música se revela, enfim como um campo de consistência em que a reescritura repete como diferença a sua própria história, cabendo à escuta, a lógica da sensação, a racionalidade musical. Dentro da multiplicidade e da mutação permanente cabe á lógica da sensação efetuar sua seleção e procurar nela, as forças e os agenciamentos que transformam um campo de consistência num território expressivo: as obras musicais. As recentes pesquisas, tanto em história da teoria da música quanto nas questões contemporâneas que extrapolam o âmbito restrito da definição de música contemporânea dentro de determinados estilos ou sob o critério de evolucionismo tem propiciado a elaboração de critérios mais abrangentes, sem perder de vista a. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Carole Gubernikoff - Coordenador / Mario Ferraro - Integrante.

  • 2009 - 2012

    A reescrita, Descrição: Resumo A partir de uma pesquisa sobre Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX fomos conduzidos a questionar um dos pilares do pensamento de Pierre Boulez e do pensamento da segunda metade do século XX em geral que é o conceito de ?écriture?, Desde a simples tradução da palavra por escrita, que pode significar a disposição em signos gráficos de um texto (musical ou não) até a compreensão de que a écriture em música envolve muito mais do que os símbolos utilizados na grafia musical, mas também a estruturação do pensamento, a composição propriamente dita, que no caso da música de concerto compreende uma investigação profunda dos significados e valores e expressão envolvidos, apesar deste signos não ?representarem? conceitos ou significados. Apesar da enorme quantidade de fontes e materiais de consulta disponíveis, os pilares da obra de Boulez foram aos poucos emergindo. O conceito mais fundamental se provou ser o da reescrita, tomado não mais no sentido da paródia ou da paráfrase, mas no de deformação expressionista, uma permanente proliferação e expansão de conteúdos musicais. Uma segunda questão subjacente a esta é a da escuta destas obras e de seus universos de referência. No caso de Boulez seus referente são poéticos, principalmente a poesia de Mallarmé e o projeto d? O Livro, reescrevendo e reutilizando os mesmos materiais, seja na foram de novas estruturações seja na forma de aproveitamento de materiais .utilizados anteriormente. Principalmente do ponto de vista harmônico há uma tendência há uma grande proliferação de gestos que são extraídos de uma ordenação de notas. No caso de Boulez, a multiplicação de acordes redunda em uma fixação de alturas e gestos que servirão de ?guias? para a escuta. Os fatores texturais e rítmicos também são de grande importância, podendo ser aplicado a esltes os mesmos conceitos de dedução e multiplicação. Encontramos o tema da transformação de sensações em conceitos no livro de Gilles Deleuze,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Carole Gubernikoff - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX, Descrição: O objetivo principal deste projeto é a análise de obras de Pierre Boulez na perspectiva da constituição do pensamento musical da segunda metade do século XX, através da pesquisa de textos, de obras e análises comparativas com as demais tendências do período. O conflito com as técnicas empíricas e experimentais, as técnicas de proliferação motívicas, rítmicas e formais. Interpretação dos dados à luz das filosofias francesas contemporâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Carole Gubernikoff - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

Prêmios

2003

Concurso professor Titular - Primeira colocada, Universidade do Rio de Janeiro.

1997

Bolsa de pós doutorado, capes.

1991

Bolsa Especial de Doutorado/Sanduiche, CNPq.

1985

premio pesquisa, Funarte.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Instituto Villa Lobos. , Av. Pasteur, 436- fundos, Urca, 22295460 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25422554, Fax: (21) 2753090

Experiência profissional

2005 - 2021

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2020

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: decana do CLA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1985 - 2005

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1999

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Instituto Villa Lobos.,Cargo ou função, chefe de departamneto.

  • 03/1985

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, análise mjusical, estética, técnicas composicionais do século XX

  • 01/1985

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Letras e Artes, Mestrado Em Música Brasileira.,Linhas de pesquisa

  • 01/1985

    Ensino, Instituto Villa Lobos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical, estética, técnicas composicionais do século XX

  • 04/1994 - 04/1996

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Mestrado Em Música Brasileira.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

1977 - 1985

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1977 - 06/1985

    Ensino, Formação de Musicoterapeutas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da musica, canto Coral, Musica contemporanea

2008 - 2012

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenadora da área de artes e comunicação, Carga horária: 4

1977 - 1984

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvi atividades junto ao Departamento de Artes que, neste período tinha departamento Desenho Industrial e Artes Visuais e o curso de formação de professores em Artes. O curriculo abrangia várias linguagens, inclusive Música, onde eu atuava. Após um período de aulas na disciplina de música, fui convidade a participar como docente disciplinas teóricas como Teoria da Percepção, oferida a todas as formações.

1977 - 1984

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1977 - 02/1987

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, música, teoria do objeto

1980 - 1984

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/1980 - 06/1984

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música