Gérson Daniel Dorneles da Silva

Possui graduação pela Universidade Católica de Pelotas (1997). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica

Informações coletadas do Lattes em 28/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Formação Pedagógica

2010 - 2012

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: Pesquisa

Graduação

1986 - 1997

Universidade Católica de Pelotas
Título: Estágio
Orientador: Julio Carlos Benjamin Baumgarten

Ensino Médio (2º grau)

1983 - 1985

Escola Estadual de 1 e 2 Graus Menna Barreto

Ensino Fundamental (1º grau)

1978 - 1982

Ginásio São Gabriel

Ensino Fundamental (1º grau)

1974 - 1977

Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrar disciplinas técnicas nos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrotécnica.

2009 - 2011

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor das disciplinas de Máquinas Elétricas, Eletricidade e Magnetismo e Análise de Circuitos.

2009 - 2009

LT DISTRIBUIDORA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante comercial, Carga horária: 40

2008 - 2009

MULTILOJA CLARO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Prospecção e venda direta de planos empresariais da Claro a clientes de pequeno, médio e grande porte.

2008 - 2008

BARBO ENGENHARIA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Fiscalização das instalações elétricas e hidráulicas da obra de ampliação do shopping Iguatemi Caxias do sul.

2008 - 2008

RR CONSULTORIA E PROJETOS LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO ELETRICISTA, Carga horária: 20

Outras informações:
Fiscalização da parte elétrica das obras do TRF de Rio Grande

2007 - 2008

Garten Engenharia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 30

Outras informações:
Estudos para adequação das empresas clientes à nova NR-10. Estudos de resistividade de solo, método de WENNER, com vistas à sistemas de aterramento, utilizando o terrômetro Auxilio na realização de orçamentos para empresas clientes do escritório. Projetos de SPDA.

2007 - 2007

LABORATÓRIOS ÁLVARO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante, Carga horária: 20

Outras informações:
Vendas, recolhimento de material e contatos com clientes

2002 - 2006

PAMPA ELETRICIDADE E TELECOMUNICAÇÕES

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Fiscal de Instalações, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela telepesquisa de qualidade junto aos assinantes. Coordenação e supervisão do setor Centro de Operações Coordenação e fiscalização do batimento de rede Pampa/CTMR. Responsável pela solicitação de projetos de alívio de rede. Responsável pelo corte automático de rede e de área no sistema SAC-GFR. Manutenção do sistema operacional, através de contato direto com a equipe de desenvolvimento em Brasília. Responsável pela atualização cadastro de rede da CTMR-Brasil Telecom Coordenação e fiscalização do batimento de rede Pampa/CRT- Brasil Telecom. Membro integrante do grupo de implantação de qualidade total da empresa. Membro eleito, por duas vezes, da CIPA. Responsável pela tabulação e organização de dados da pesquisa de qualidade dos serviços prestados pela Pampa aos assinantes. Responsável pelo controle dos indicadores de qualidade da Pampa em relação à Brasil Telecom.

2000 - 2002

Construtel Projetos e Construções

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 42

Outras informações:
Coordenação do setor de facilidades e estudo de rede. Coordenação e fiscalização do batimento de rede Construtel/CTMR. Responsável pela solicitação de projetos de alívio de rede. Responsável pelo corte automático de rede e de área no sistema SAC-GFR. Manutenção do sistema operacional, através de contato direto com a equipe de desenvolvimento em Brasília.

1995 - 2000

Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação e supervisão do setor de facilidades de rede. Manutenção do sistema, através de contato direto com a equipe de desenvolvimento em Brasília. 01/95-11/98-Agente Administrativo Coordenação e supervisão de equipe na área de rede externa Atuação nas área técnica. Experiência na área comercial

2012 - 2013

Active Engenharia Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do escritório regional extremo sul, empresa mantenedora predial da Caixa Econômica Federal. Ministrante do curso de NR-10.

2013 - 2015

Dsd Engenharia Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenador do escritório regional extremo sul, empresa mantenedora predial da Caixa Econômica Federal.

2015 - 2016

Podium Engenharia Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenador do escritório regional extremo sul, empresa mantenedora predial da Caixa Econômica Federal.