Flávia Telis de Vilela Araújo

É graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Desenvolvimento com Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú , mestre em Economia e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou na área de planejamento e controle da produção e logística na Indústria Mallory. Trabalhou junto ao Banco do Nordeste, como especialista em gestão ambiental. Desde 1999 atua no ensino superior tendo sido professora da graduação e pós graduação nas instituições de ensino superior: Instituto Centec, Unifor, Ateneu, Faculdade CDL, FIEC, Unichristus. É professora da Universidade de Fortaleza.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos)

2011 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: Metodologia de avaliação multicritério da vulnerabilidade à desertificação no Semiárido
, Ano de obtenção: 2014. Ana Bárbara de Araújo Nunes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Economia

2002 - 2004

Universidade Federal do Ceará
Título: Políticas de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil e do Ceará: O Caso SIMPLES
, Ano de Obtenção: 2004.Manoel Bosco de Almeida.

Especialização em Desenvolvimento com Meio Ambiente

2000 - 2002

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Pedagogia

1999 - 2001

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Engenharia de Materiais

1992 - 1998

Universidade Federal da Paraíba

Formação complementar

2024 - 2024

Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2023. (Carga horária: 44h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2022 - 2022

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2022. (Carga horária: 62h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2022 - 2022

RECURSOS INTERATIVOS EM AMBIENTE REMOTO. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2021 - 2021

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2021. (Carga horária: 6h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2021 - 2021

Fundamentos e Prem Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urb. (Carga horária: 17h). , Ministério do Desenvolvimento Regional, MDR, Brasil.

2021 - 2021

EXPLORANDO O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO AVA UNIFOR. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2021 - 2021

Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos. (Carga horária: 20h). , Ministério do Desenvolvimento Regional, MDR, Brasil.

2020 - 2020

Curso a distância de autoinstrução sobre Estudo de Impacto de Vizinhança -. (Carga horária: 30h). , Ministério do Desenvolvimento Regional, MDR, Brasil.

2020 - 2020

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2020. (Carga horária: 7h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2020 - 2020

EXPLORANDO O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2020 - 2020

BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA DOCENTE. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2019 - 2019

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2019. (Carga horária: 92h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2018 - 2018

Curso a distância de autoinstrução - Planos de Saneamento Básico - Turma 1/. (Carga horária: 40h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2018 - 2018

Curso a distância de autoinstrução qualidade, saúde, meio ambiente e segura. (Carga horária: 16h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento no Software de projetos de redes de esgoto - cesg. (Carga horária: 2h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2017 - 2017

Aprenda a Administrar seu tempo. (Carga horária: 10h). , Universidade Corporativa Estácio, EDUCARE, Brasil.

2017 - 2017

Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2017. (Carga horária: 46h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2016. (Carga horária: 43h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2003 - 2003

Ealb. Plano de Negócioa p/ Projetos de Energia. (Carga horária: 30h). , Brazil Energy Training & Outreach Program, BETOP, Brasil.

2001 - 2001

Didática para o Ensino Tecnológico. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.

2000 - 2000

Máquinas Comando Numérico. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.

1998 - 1998

Planejamento e Controle da Produção. (Carga horária: 21h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.

1998 - 1998

Estoque - Magnus Versão I. (Carga horária: 24h). , Datasul s/a, DATASUL, Brasil.

1997 - 1997

Degradação, Estabilização e Reciclagem de Polímero. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Participação em eventos

25 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. o ESTUDO COMPARATIVO DAS LIGAS DE AÇO INOXIDÁVEL SUPER AUSTENÍTICO AL-6XN/6MO E AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO 316L. 2024. (Congresso).

III Encontro de Curricularização da Extensão.Caminhos da Extensão: divulgando conceitos de urbanismo e paisagismo em escolas de Fortaleza. 2024. (Encontro).

II Encontro de Curricularização da Extensão.Caminhos da Extensão. 2023. (Encontro).

24º CBECIMAT. Análise das características geradas nas microestruturas de chapas usinadas à plasma, a partir de dois métodos de resfriamento. 2022. (Congresso).

30 Congresso ABES 2019. Avaliação de Impactos da Indústria Cerâmica do Polo de Russas - Ceará. 2019. (Congresso).

XII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS.IMPLANTAÇÃO DO MACROSISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO DA BACIA DO COCÓ, FORTALEZA, CE. 2018. (Encontro).

XII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS.REUSO DE ÁGUA EM UM SHOPPING CENTER DE FORTALEZA, CE. 2018. (Encontro).

XII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS.ESTUDO DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NA EDIFICAÇÃO DO BLOCO M DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.. 2018. (Encontro).

XIV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE.REUSO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS TRATADOS NA AGRICULTURA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE. 2018. (Simpósio).

XX ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente. APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NA CADEIA DE SUPRIMENTO DE FRUTAS FRESCAS. 2018. (Congresso).

XX ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente. IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA DE FILTRAGEM EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA. 2018. (Congresso).

XX ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente. ANÁLISE DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO LEED EM EDIFICAÇÃO COMERCIAL EM FORTALEZA-CE. 2018. (Congresso).

Encontros Científicos Unifor.Avaliação da viabilidade do uso das cinzas de incineração dos resíduos sólidos da saúde como pozolanas. 2017. (Encontro).

Encontros Científicos Unifor.Tratamento de resíduos de serviço de saúde: planejamento, estratégias e aspectos operacionais da gestão logística. 2017. (Encontro).

Encontros Científicos Unifor.Estudo do potencial de aproveitamento dos resíduos de estações de tratamento de água na construção civil no Brasil e no Ceará. 2016. (Encontro).

Encontros Científicos Unifor.Estudo preliminar da qualidade da água do Açude Gavião, mediante o modelo difuso da DBO e do OD. 2016. (Encontro).

Encontros Científicos Unifor.Proposta de Implantação de um Sistema de Reúso das Águas Cinzas em uma Construção Residencial Alto Padrão. 2016. (Encontro).

Encontros Científicos Unifor.Estudo de Viabilidade Técnica para Implantação de um Sistema de Reúso de Águas Cinzas em um Condomínio Vertical em Fortaleza / CE. 2016. (Encontro).

Encontros Científicos Unifor.Estudo de viabilidade para utilização de cinzas de incineração de resíduo da saúde na construção civil em Fortaleza, Ceará. 2016. (Encontro).

II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural. LA IMPLANTACIÓN DE UN SISTEMA DE ABASTECIMIENTO EN UNA COMUNIDAD RURAL DE SEMIÁRIDO BRASILEÑO. 2016. (Congresso).

II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural. LOGÍSTICA MILITAR y HUMANITARIA EN ABASTECIMIENTO DE AGUA EN COMUNIDADES RURALES DE SEMIÁRIDO BRASILEÑO AFECTADOS POR LA SEQUÍA. 2016. (Congresso).

I Seminário de Estudos de Casos de Harvard para Docentes e Co Coordenadores da Estáco. 2016. (Seminário).

VIII Seminário Nacional e III Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural. 2016. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. 2016. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DOS RESÍDUOS DA SAÚDE EM PEQUENOS MUNICÍPIOS CEARENSES. 2016. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: A META DE ELIMINAÇÃO DOS LIXÕES E OS DESDOBRAMENTOS NOS ESTADOS BRASILEIROS. 2013. (Congresso).

.Fórum BNB de Desenvolvimento XI Encontro Regional de Economia. 2006. (Outra).

.Fórum BNB de Desenvolvimento X Encontro Regional de Economia. 2005. (Outra).

Conferência Sul-Americana de Combate à Desertificação.Conferência Sul-Americana de Combate à Desertificação. 2004. (Simpósio).

Envelhecimento de Argamassas Convencionais e Alternativas com Cais Pozolânicas. Congresso Brasileiro de Cerâmica. 1997. (Congresso).

Pega e Envelhecimento de Argamassas Alternativas.V Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 1997. (Encontro).

.Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Paraába. 1996. (Seminário).

Estudo do Envelhecimento de Argamassas Alternativas com Cais Pozolânicas. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. 1996. (Congresso).

Estudo do Envelhecimento de Argamassas Alternativas com Cais Pozolânicas.XI Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: PRISCIL A DA SILVA DOS SANTOS

BARRETO, F. M. de S; SABOIA, A. G. C; ELOI, W. M;ARAÚJO, F. T. V.. VULNERABILIDADE INTRINSECA E RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO AQUIFERO ALUVIONAR NO TRECHO DO PERIMETRO IRRIGADO DE MORADA NOVA E LIMOEIRO DO NORTE. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.

Aluno: EUCLIDES JOSÉ LEITE CASTELO

Oliveira, A. G.;ARAÚJO, F. T. V.; ABDALA NETO, E. F. O REUSO PLANEJADO DAS AGUAS RESIDUARIAS NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Cidade) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: RAFAEL CAETANO MAGALHÃES DANTAS

Oliveira, A. G.; MARTINS, L. M;ARAÚJO, F. T. V.. OCUPAÇÕES DE SOLO URBANO EM ÁREAS DE RISCO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Cidade) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: MATEUS ALEX BARBOSA DEDE

ALBUQUERQUE, J. R. F; SANTOS, L. A. P. F. dos;ARAÚJO, F. T. V.; SENA, L. C; SANTOS, A. M dos. ANALISE DE EVENTOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPO NACIONAL MILSET BRASIL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS) - Faculdade Estácio do Ceará.

Aluno: HENRIQUE ABALEN LAGE

ARAÚJO, F. T. V.; SANCHO, E. O.; MOURA FILHO, A. J. S.. Uma análise crítica dos métodos produtivos de ligas Fe-C verdes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: GABRIELA DA CRUZ PINHEIRO

NUNES, A. B. A.; BARRETO, F. M. de S;ARAÚJO, F. T. V.. Avaliação dos impactos da dessalinização da água para fins de abastecimento humano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MELQUESEDEQUE FERREIRA MORAIS

RIOS, A. S.; SANCHO, E. O.; MOURA FILHO, A. J. S.;ARAÚJO, F. T. V.. Proposta de utilização de materiais sustentáveis e ecológicos na fabricação de modelos simuladores de procedimento médico invasivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: PEDRO LEVI ALVES LIMA

ARAÚJO, F. T. V.. ANÁLISE DO FATURAMENTO PARA GESTÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO RAMO AGROPECUÁRIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: HILDER CESAR DE SOUSA ASSUNÇÃO

Nunes;ARAÚJO, F. T. V.; RODRIGUES, J. K. O. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MATEUS MIRANDA OLIVEIRA

BEZERRA, J. E. A.;ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA; GONDIM, I. A.. ANALISE DOS CUSTOS DE RETRABALHOS NO TRATAMENTO DE ANOMALIAS MAIS FREQUENTES NOS CINCO PRIMEIROS ANOS PÓS OBRA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Andreza Pereira de Freitas

BEZERRA, J. E. A.;ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA; LIMA JR, L. G. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAM O GERENCIAMENTO DAS OBRAS DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: BRUNO CALIXTO BRAGA

ARAÚJO, F. T. V.; SANCHO, E. O.; NASCIMENTO, A. P.. CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS DO PATRIMÔNIO HITORICO CEARENSE UTILIZANDO A TÉCNICA ANALITICA DE DIFRAÇAO E RAIOS X. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: FRANÇAYANA NATALIA FREITAS SOARES

SANCHO, E. O.;ARAÚJO, F. T. V.; NASCIMENTO, A. P.. FABRICAÇÃO DE UM COMPOSITO PARA APLICAÇÃO COMO PROTOTIPO INDUSTRIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: PEDRO DE MORAES OLIVEIRA

SANCHO, E. O.;ARAÚJO, F. T. V.; NASCIMENTO, A. P.. ESTUDO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DE LIGAS METÁLICAS DE AÇO E ALUMINIO NAVAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maydison Klim Moreira de Aguiar

Pereira, L. L.; CRUZ, E. V. S.;ARAÚJO, F. T. V.. Proposição de um modelo de coleta seletiva para um melhor gerenciamento dos resíduos gerados na Unifor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: CARLOS IURY ALVES LIRA

BRITO, C. R. F.; LEITE, A. O. S.;ARAÚJO, F. T. V.. Alternativa de traçado de rede coletora de esgoto sanitário para um trecho do campus da Unifor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Deyvison Ximenes Nobre

STROZBERG, I. M.; CARVALHO, E. V.;ARAÚJO, F. T. V.. AVALIAÇÃO DA MISTURA SOLO LATERÍTICO E MANIPUEIRA PARA A OBTENÇÃO DE TIJOLO ECOLOGICO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia civil) - Centro Universitário Christus.

Aluno: TAYNAH LIMA BEZERRA DE MEDEIROS

ARAÚJO, F. T. V.; LEITAO, M. T; LIMA, R. F.. ANALISE DA RESISTENCIA MECANICA DO CONCRETO COM A SUBSTITUIÇÃO DOS AGREGADOS POR ESCORIA DE ACIARIA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia civil) - Centro Universitário Christus.

Aluno: Yago Pontes Mendes

ARAÚJO, F. T. V.; FROTA JR, J. I; LEITAO, M. T. RESSITENCIA A COMPRESSÃO EM CONCRETOS COM USO DE RESIDUOS CLASSE A DE POSSÍVEL ORIGEM DE ECOPONTOS DE FORTALEZA-CE. 2019.

Aluno: ARTUR BASTOS BANDEIRA

CHAVES, F. J;ARAÚJO, F. T. V.; LIMA, F. A. A. ANALISE DA PRODUTIVIDADE ENTRE ESCAVADEIRAS APLICADAS NA ENGENHARIA RODOVIÁRIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Diego da Silva Pereira

ARAÚJO, F. T. V.; PINHEIRO, L. S.; NASCIMENTO, A. P.. ANALISE QUALITATIVA DA TROCA DO FILTRO BIOLOGICO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Isabelle Menezes Moreira

CRUZ, E. V. S;ARAÚJO, F. T. V.; Pereira, L. L.. SUSTENTABILIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DE FRUTAS E VERDURAS DA CEASA-CE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: YURI JIVAGO HOANDA SOARES

LIMA JR, L. G;ARAÚJO, F. T. V.; OLIVEIRA, G.. PRODUÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS UTILIZANDO RESIDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: ALEXANDERSON ALVS DOS SANTOS

CHAVES, F. J;ARAÚJO, F. T. V.; OLIVEIRA, F. H. L de. AVALIAÇÃO DA ADERENCIA PNEU-PAVIMENTO ATRAVES DO ENSAIO MANCHA DE AREIA E PENDULO BRITANICO: RCAPEADA COM MICRORREVESTIMENTO ASFALTICO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ana Heloísa de Lima

ARAÚJO, F. T. V.; PINHEIRO, L. S.; NASCIMENTO, A. P.. A TECNOLOGA DE DUPLA FILTRAÇÃO NO TRATAMENTO DE AGUA: ESTUDO DA ETA OESTE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Marina Mesquita de Sousa

ARAÚJO, F. T. V.; NASCIMENTO, A. P.; PINHEIRO, L. S.. GERENCIAMENTO DOS RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA OBRA DE RESTAURAÇÃO DE FACHADA - ESTUDO DE CASO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Mariana Fontenelle Diógenes

ARAÚJO, F. T. V.; NASCIMENTO, A. P.; PINHEIRO, L. S.. ANALISE DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO: ESTUDO DE CASO EM CONDOMINIO DE PADRÃO POPULAR NO MUNICIPIO DO EUSEBIO -CE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: BIANCA VIDAL FREIRE

Nunes; mota, f.s.b.;ARAÚJO, F. T. V.. GESTÃO MUNICIPAL DE GESTÃO DOS RESÍDUOS DE JIJOCA DE JERICOACOARA/CE.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: INGRID MARIA ROCHA DA SILVA

Oliveira, A. G.; MEDEIROS, G. J. D.;ARAÚJO, F. T. V.. Estudo de custo de operação e manutenção de uma estação de tratamento de esgoto com efluente de origem doméstica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Saulo César Arrais de Medeiros

Oliveira, A. G.; GONCALVES, F. A.;ARAÚJO, F. T. V.. Análise da eficiência de uma estação de tratamento de efluentes em uma indústria de bebidas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Raphael Ramalho Gomez

CRUZ, E. V. S.; OLIVEIRA, G.;ARAÚJO, F. T. V.. Avaliação da viabilidade ambiental de alternativas locacionais para a implantação de uma usina de dessalinização de águas oceânicas no Município de Fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Iasmin Bezerra Palmeira

LIMA, R. F.; CARVALHO, E. V.;ARAÚJO, F. T. V.. Análise Comparativa das propriedades do pavimento de concreto com adição de borracha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia civil) - Centro Universitário Christus.

Aluno: Ìtalo Farias da Costa

LIMA, R. F.;ARAÚJO, F. T. V.; LOPES, L. C. A.. Análise comparativa dos ensaios de resistência a aderência a tração em argamassas dosadas em obras: um estudo multi-caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia civil) - Centro Universitário Christus.

Aluno: Thayane de Almeida Monteiro

SOBRAL, A. V. C.; LIMA, R. F.;ARAÚJO, F. T. V.. Manifestações patológicas estruturais: um estudo de caso na Ponte dos Ingleses em Fortaleza -CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia civil) - Centro Universitário Christus.

Aluno: Tiago de Carvalho Rebouças

Ponte, R.C.D.;ARAÚJO, F. T. V.. A reciclagem de pneus usados e inservíveis através da implantação de uma usina de reciclagem no município de Pindretama-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Edson Matheus Nobre Barbosa

RODRIGUES, M. F.; NASCIMENTO, A. P.;ARAÚJO, F. T. V.. Patologias recorrentes em Edifício Multifamiliar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ulisses Holanda Lages

RODRIGUES, M. F.; PINHEIRO, L. S.;ARAÚJO, F. T. V.. REUSO DAS AGUAS CINZAS E A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO PARA FINS NÃO POTAVEIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: CHRISTIANO CAMARA PINHEIRO

RODRIGUES, M. F.; PEREIRA, E. R;ARAÚJO, F. T. V.. ESTUDO COMPARATIVO DE ASPECTOS TÉCNICOS DE FACHADAS CONVENCIONAIS E VENTILADA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: VALTER DA SILVA SENA

ARAUJO, J. A. F.; SALES, R. J. M.;ARAÚJO, F. T. V.. ESTUDO DA QUALIDADE DAS AGUAS DO RESERVATORIO ACARAPE DO MEIO, MEDIANTE APLICAÇÃO DO INDICE DE ESTADO TROFICO MODIFICADO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: José Bolívar Régis Filho

CAMPOS, V. R.;ARAÚJO, F. T. V.. Planejamento de médio e curto prazo: estude de caso em um edifício residencial de múltiplos pavimentos em Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eng.Civil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Thayana Maria de Lima Barreto

Nunes; mota, f.s.b.;ARAÚJO, F. T. V.. Avaliação de impactos da indústria cerâmica do plolo de Russas - CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Engenharia de Energias e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: André Luiz Barroso Colácio

VIANA, M. A; SALES, R. J. M.;ARAÚJO, F. T. V.. AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DA LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO DE SÃO CRISTOVAO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: BIANCA CIRINO PIMENTA

MARINO, M. T. R. D.;ARAÚJO, F. T. V.; ROCHA, C. M. S. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM UMA POPULAÇÃO DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: ANDRE SCHETTINI DI CAVALCANTI

VIANA, M. A; ARAUJO, R. L. S.;ARAÚJO, F. T. V.. SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME: UMA LOJA CONSTRUIDA COM PERFIS LIGHT STEEL FRAMING. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: JOSE ROSILONIO MAGALHAES DE ARAUJO

FREITS, V. C. A. de;ARAÚJO, F. T. V.; CAVALCANTE F. P. DESTINAÇÃO DO CONCETRADO PROVENIENTE DO PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO POR OSMOSE INVERSA UTILIZADO PARA A PRODUÇÃO DE AGUA PARA CONSUMO HUMANO NO SEMIARIDO CEARENSE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: LUAN ALEXANDRE LIMA

VIANA, M. A; ARAUJO, R. L. S.;ARAÚJO, F. T. V.. REBOCO INDUSTRIALIZADO VERSUS REBOCO CONVENCIONAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: ALANA ADRIANO DA SILVA

ARAÚJO, F. T. V.; CHAGAS, R. dos S.. EMPRESAS FAMILIARES E CULTURA ORGANIZACIONAL: OS DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇAO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio do Ceará.

Aluno: DIEGO DE MORAES DUARTE BEZERRA

ARAÚJO, F. T. V.. UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA LINHA DE BALANÇO PARA O ACOMPANHAMENTO DE UMA OBRA DE MULTIPLOS PAVIMENTOS NA CIDADE DE FORTALEZA-CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Renan Franklin Ferreira Leandro

ARAÚJO, F. T. V.. UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA LINHA DE BALANÇO PARA O ACOMPANHAMENTO DE OBRAS DE MULTIPLOS PAVIMENTOS NA CIDADE DE FORTALEZA CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bruno Lopes Falcão

Nunes;ARAÚJO, F. T. V.. Avaliação da Segurança do Trabalho no Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia ASMOc_CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eng.Civil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Diego Kidson Aguiar Gomes

ARAÚJO, F. T. V.; ALBUQUERQUE, M. Z. S. FATORES MOTIVACIONAIS: UM ESTUDO NO SETOR DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA DE CONFECÇÃO INSTALADA NA CIDADE DE FORTALEZA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio do Ceará.

Aluno: NATHALIA COELHO CARVALHO

SOUSA, R. A de; MAGALHÃES, S. R. B. de S.;ARAÚJO, F. T. V.. DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DOS REGISTROS ELETRONICOS DE PACIENTES: REFLEXÃO TEORICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdade Estácio do Ceará.

Aluno: EVELINE ROCHA VERAS

SOUSA, R. A de; MAGALHÃES, S. R. B. de S.;ARAÚJO, F. T. V.. RELATO DE EXPERIENCIA DE IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE MANUTENÇÃO HOSPITALAR EM UM HOSPITALAR FILANTROPICO DE FORTALEZA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdade Estácio do Ceará.

Aluno: Paulo Marcelo Fiuza Aragão

ARAÚJO, F. T. V.; NOGUEIRA, S. A de M.; LIMA, T. A. A CADEIA REVERSA DA SUCATA DE AÇO DA EMPRESA GERDAU CEARENSE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: ANDREA COSTA SILVA SEABRA

ARAÚJO, F. T. V.; ARAUJO, F. M. de; LUZ, M. de A.. A LOGISTICA DO TRANSPORTE MARITIMO NAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: Danusa Ramos Colares

ARAÚJO, F. T. V.; GIDON, P. H; DAMASCENO, M. G. e F. RELAÇÕES INTERNACIONAIS E MEIO AMBIENTE: A COOPERAÇÃO ALEMÃ E A GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: Juliana Alice Costa Pereira

ARAÚJO, F. T. V.; ACARLOS, M. G. O.. Planejamento Estratégico: um estudo de caso na empresa Colorgraf comunicação visual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: Italo Ruy Aquino Tomé

HOLANDA JUNIOR, A.;ARAÚJO, F. T. V.. Aplicação das Ferramentas do Sistema Toyota de Produção: um estdo de caso em uma empresa de construção civil do Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: PAULA VASCONCELOS FERREIRA

BEZERRA, F. J. A; PARENTE, E. S;ARAÚJO, F. T. V.. ESPECIALIZAÇÃO INDUSTRIAL E VANTAGENS COMPETITIVAS DA PRODUÇÃO DE TEXTEIS NO ESTADO DO CEARA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: Sabrina Dias Venerando da Graça

ARAÚJO, F. T. V.; FARIAS, M. M. B.. O ponto de venda como um fator de decisão de compra nas lojas Casas Girão e Ponto da Moda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: Yana Cavalcante Pereira

FARIAS, M. M. B.;ARAÚJO, F. T. V.. A disponibilidade do setor de entretenimento para surdos em Fortaleza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará.

Aluno: Victor Leonardo Goulart de Oliveira Carvalho Nogueira

ARAÚJO, F. T. V.. Agricultura Orgânica - o Brasil no Mercado Externo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Comércio Exterior) - Faculdade Integrada do Ceará.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UNIFOR. 2021. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UNIFOR. 2020. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UNIFOR. 2019. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora em Apresentação oral na XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UNIFOR. 2019. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIFOR. 2019. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XXV ENCONTRO DE INICIAÇÃO A PESQUISA DA UNIFOR. 2019. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A PESQUISA DA UNIFOR. 2017. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA. Avaliadora online da XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIFOR. 2016. Universidade de Fortaleza.

Orientou

Ana Heloísa de Lima

A tecnologia de dupla filtração no tratamento de água: estudo da ETA Oeste; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Mariana Fontenelle Diógenes

Análise da implantação de sistema de esgotamento sanitário: estudo de caso em condomínio de padrão popular no município de Eusébio, CE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Marina Mesquita de Sousa

Gerenciamento dos resíduos da construção civil em uma obra de restauração de fachada: estudo de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

MURILO BARBOSA DIÓGENES

Sistema de esgotamento sanitário da Cidade de Fortaleza - CE: estudo da obra macrossistema do Cocó; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Alberta Oliveira Roque

Reutilização de águas do sistema de climatização de um shopping center em Fortaleza, CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Lucas Gomes Longatti

Viabilidade de implantação de sistema fotovoltaico para a geração de energia solar em restaurante de Fortaleza; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Nicelma Saldanha Alves

Análise do reuso de águas cinzas em residências rurais do Ceará: o caso da comunidade de Umaizeiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Tiago Mikael Barbosa Lopes

Implantação do sistema de esgotamento sanitário em condomínio Minha Casa Minha Vida, Fortaleza-CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Tiago Cavalcante Lima

Estudo de viabilidade da reutilização da água de lavagem de filtros de ETA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Alana Firmeza Cochrane

Estudo da implantação do sistema de abastecimento (SISAR) na localidade de Coqueiro - Caucaia- CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Francisco Assis Bezerra Juniro

SUSTENTABILIDADE EM EDIFICAÇÕES COMERCIAIS: REÚSO DE ÁGUA EM UM SHOPPING CENTER; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Alexandre Carlos R

de A; de C; Esmeraldo; Reuso de efluentes em parques aquáticos: estudo de caso no Beach Park Entretenimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

José Farias Mello

Proposta de Sistema de Reúso de Águas Cinzas em um Construção Residencial Unifamiliar de Fortaleza - CE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Tiago Emídio Monteiro

Gestão de resíduos da construção civil: estudo de caso em uma construtora de Fortaleza/; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Roberto Alexandre Azevedo Ribeiro

Gestão da água na construção civil: estudo de caso em uma obra de Fortaleza/CE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Igor Soares Barbosa

Análise do processo de certificação LEED em edificação comercial em Fortaleza-CE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Mateus Saraiva Saturnino

Evolução do sistema de abastecimento de água em Fortaleza/CE: cenário atual e perspectivas futuras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Nathália Gusmão Cabral de Melo

Estudo de viabilidade técnica para implantação de um sistema de reúso de águas cinzas em um condomínio vertical em Fortaleza/CE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Francisco Glauber Cesar Alves

Abastecimento de comunidades rurais do Semiárido nordestino: o caso da comunidade de Cristais, Cascavel/CE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Jaybene Mendes Cruz

Análise comparativa de sistemas de gestão de concessões de água e esgoto em municípios do Estado do Ceará; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Helane de Carvalho Rodrigues

A gestão de materiais hospitalares em instituições de saúde: o caso de um hospital público de Fortaleza CE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Wladson Lima Soares

Avaliação do nível de satisfação no trabalho dos guardas municipais de Canindé; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Isabel Cristina Borges Cavalli

O impacto da inadimplência em uma obra a preço de custo: estudo de caso em uma construtora de Fortaleza; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Milene Albuquerque Silveira

O Marketing de rede e a indústria do bem-estar no Brasil, uma tendência do Mercado: estudo de caso da Herbalife; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Paulo Marcelo Fiuza Aragão

A cadeia reversa da sucata de aço da empresa Gerdau cearense; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Sebatião Robério Gadelha da Cruz

A utilização do terminal de cargas do aeroporto pinto Martins para o comércio exterior no ceara; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Alexandre Nogueira Ferreira

A logística de importação de trigo no Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Luciana Ferreira de Souza Freitas

Controle do Desperdício de materiais no Hospital Universitário Walter Cantídio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdade Integradas do Ceará; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

André Rocha Chaves

Estudo da viabilidade técnica para utilização de resíduo da construção civil na confecção de tijolos de solo-cimento para construções sustentáveis; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Isabelle Menezes Moreira

Caracterização, Por Microscopia de Força Atômica, das Escórias da Incineração de Resíduos de Fortaleza/Ce e Utilização em Argamassas da Construção Civil; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

MARIANA BESSA MELO

N635 ? PROJ DE SANEAMENTO AMBIENTAL; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

YURI PASSOS SANTOS

N635 ? PROJ DE SANEAMENTO AMBIENTAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Flávia Telis de Vilela Araújo;

Produções bibliográficas

  • ABREU, LUCAS ARAÚJO ; ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA ; NUNES, ANA BÁRBARA DE ARAÚJO . Modelo multicritério de decisão para análise da vulnerabilidade à desertificação no semiárido brasileiro. REVISTA DAE , v. 67, p. 78-94, 2019.

  • ALVES, F. G. C. ; ARAÚJO, F. T. V. . Sistemas de abastecimento em comunidades rurais do semiárido: a implantação do SISAR em Cristais, Cascavel, CE. Revista Tecnologia , v. 37, p. 78-86, 2016.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; Nunes ; SOUZA FILHO, F. A. . Desertificação e pobreza: existe um equilíbrio de baixo nível?. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE , v. 45, p. 106-119, 2014.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; almeida . Políticas brasileiras de apoio às microempresas e empresas de pequeno porte: o caso do simples. O PÚBLICO E O PRIVADO (UECE) , v. 6, p. 139-160, 2005.

  • ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA ; ARAUJO, J. A. F. ; JUSTA, I. R. P. M. ; Castro, M. P. S. C ; SANTOS, S. H. L. dos ; PEREIRA, R. F ; ANDRADE, P. N. ; FERNANDES, W. de S ; OLIVEIRA, C. B. Z. ; SILVA, F. J. A. . CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS DE LAVAGEM DOS FILTROS DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO NA ETA GAVIÃO/CE.. In: Maria Elanny Damasceno Silva. (Org.). Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 98-109.

  • ARAÚJO, FLAVIA TELIS DE VILELA ; SILVA, F. J. A. ; OLIVEIRA, C. B. Z. ; FERNANDES, W. de S ; ANDRADE, P. N. de ; PEREIRA, R. F ; SANTOS, S. H. L. dos ; Castro, M. P. S. C ; OLIVEIRA, A. A. e S. ; ARAUJO, J. A. F. . APLICAÇÃO DO AÇO PATINÁVEL EM UMA ADUTORA: UM ESTUDO COMPARATIVO COM O POLICLORETO DE VINILA. In: Maria Elanny Damasceno Silva. (Org.). Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 72-84.

  • Melo, N.G.C. ; ARAÚJO, F. T. V. ; HOLANDA JUNIOR, A. ; Monteiro Jr, O.A.C . ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM UM CONDOMÍNIO VERTICAL EM FORTALEZA / CE. In: Jorge González Aguilera; Alan Mario Zuffo. (Org.). A Preservação do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 128-138.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; SALES, R. J. M. ; ROLIM, H. O. ; ARAUJO, J. A. F. ; STUDART, T. M. C. ; SOUZA FILHO, F. A. . Diferenças Hidroclimáticas Brasileiras e seus Reflexos nas Constituições Estaduais: Uma Abordagem Intercomparativa. In: Francisco de Assis de Souza Filho; José Nilson B. Campos; Sandra Helena Silva de Aquino. (Org.). Gerenciamento de Recursos Hídricos no Semiárido. 1aed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013, v. , p. 455-475.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; Nunes ; SOUZA FILHO, F. A. . Relações entre seca, pobreza e desertificação: uma abordagem para o semiárido brasileiro.. In: Francisco de Assis de Souza Filho; José Nilson B. Campos; Sandra Helena Silva de Aquino.. (Org.). Gerenciamento de recursos hídricos no semiárido. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013, v. , p. 609-646.

  • VIANA, F. L. E. ; GUEDES, M. S. B. ; ARAÚJO, F. T. V. ; FEITOSA, L. I. . Transition to Circular Economy in the Brazilian Plastic Industry Supply Chain: What is going on?. In: XLVII Encontro da ANPAD, 2023, Maringá. Anais do XLVII Encontro da ANPAD, 2023.

  • VIANA, F. L. E. ; GUEDES, M. S. B. ; AGUIAR, A. L. L. ; FEITOSA, L. ; FIGUEREDO, M. D. ; ARAÚJO, F. T. V. . Transition to Circular Economy in the Brazilian Plastic Industry Supply Chain. In: 30th EuROMA Conference, 2023, Leuven. Brussels: European Operations Management Association, 2023.

  • R. R., H. ; SANCHO, E. O. ; OLIVEIRA, L. B. ; MORAIS, J. B. M. ; ARAÚJO, F. T. V. . Análise das características geradas nas microestruturas de chapas usinadas à plasma, a partir de dois métodos de resfriamento. In: 24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (24 CBECIMAT), 2022, Águas de Lindóia. Anais do 24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (24 CBECIMAT), 2022.

  • ROCHA, S. M. ; FRANCO FILHO, J. S. ; NASCIMENTO, A. P. ; SANCHO, E. O. ; ARAÚJO, F. T. V. . Caracterização mecânica de um compósito fabricado para aplicação como protótipo industrial. In: 24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (24 CBECIMAT), 2022, Águas de Lindóia. Anais do 24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (24 CBECIMAT), 2022.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; VIANA, F. L. E. ; AGUIAR, A. L. L. ; FEITOSA, L. . A TRANSIÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO DA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS NO BRASIL PARA A ECONOMIA CIRCULAR: INICIATIVAS LEGAIS NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. In: XXIV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA, 2022, São Paulo. Anais do XXIV ENGEMA, 2022.

  • CAVALCANTE, C. B. ; PORTELA, B. G. I. ; ARAÚJO, F. T. V. ; FROTA, N. T. S. ; CORTEZ, R. M. V. . A PRÁTICA DE CORREÇÃO CONJUNTA DOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS E URBANÍSTICOS DA DISCIPLINA DE ATELIÊ V. In: XIV Encontro de Práticas Docentes, 2022, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Práticas Docentes, 2022.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; CAVALCANTE, C. B. ; PORTELA, B. G. I. ; CORTEZ, R. M. V. ; FROTA, N. T. S. . O ENSINO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS NO CURRÍCULO INTEGRADO DE ATELIÊ DE PROJETO URBANÍSTICO E PAISAGÍSTICO. In: XIV Encontro de Práticas Docentes, 2022, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Práticas Docentes, 2022.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; OLIVEIRA, Liliane Cavalcante . UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA PBL NO ENSINO REMOTO NAS ENGENHARIAS: O CASO DA DISCIPLINA DE SANEAMENTO. In: XIII Encontro de Práticas Docentes, 2021, Fortaleza Ce. XIII Encontro de Práticas Docentes, 2021.

  • NUNES, A. B. A. ; BARRETO, T. M. L. ; ARAÚJO, F. T. V. ; mota, f.s.b. . Avaliação de Impactos da Indústria Cerâmica do Polo de Russas - Ceará. In: 30 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, 2019, Natal. http://abes-dn.org.br/abeseventos/30cbesa-natal/anais-eletronicos/, 2019.

  • ARAUJO, R. L. S. ; MEDEIROS, S. C. A. ; Oliveira, A. G. ; SOUSA, D. S. V. ; ARAUJO, C. C. ; ARAÚJO, F. T. V. . ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS. In: XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA da UNIFOR, 2019, Fortaleza. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA da UNIFOR, 2019.

  • FERREIRA, D. O. ; ARAÚJO, F. T. V. ; SOUZA, M. M. ; ARAUJO, R. D. . Análise de propriedades mecânicas de tijolos de solo-cimento com resíduos da construção civil. In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2019, Fortaleza. Anais do XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2019.

  • FERREIRA, D. O. ; SOUZA, M. M. ; ARAÚJO, F. T. V. ; ARAUJO, R. D. . Estudo sobre a gestão dos resíduos da construção civil em Fortaleza. In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2019, Fortaleza. Anais do XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2019.

  • MELO, M. B. ; ARAÚJO, F. T. V. ; PINHEIRO, L. S. . UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL EPANET PARA CÁLCULO DE REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA. In: XIX - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019, Fortaleza. Anais do XIX - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2019.

  • SANCHO, E. O. ; ARAÚJO, F. T. V. ; OLIVEIRA, G. ; NASCIMENTO, A. P. . O USO DO KAHOOT NA PRÁTICA DE MÉTODOS ATIVOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA E MATERIAIS ELÉTRICOS. In: XI ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2019, Fortaleza. XI - ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES, 2019.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; ARAUJO, R. L. S. ; MATIAS, B. N ; Oliveira, A. G. ; SOUSA, D. S. V. ; OLIVEIR, J. W. G . USO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA ANÁLISE DE PROBLEMAS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA CONSTRUTORA. In: XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2019, Fortaleza Ce. XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2019.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; Ponte, R.C.D. ; SILVA, I. M R da ; DUARTE, R. G ; Oliveira, A. G. . CUSTEIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO: O CASO DE UMA ETE EM FORTALEZA-CE. In: XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2019, Fortaleza Ce. XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2019.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; ARAUJO, J. A. F. ; JUSTA, I. R. P. M. ; Castro, M. P. S. C ; SANTOS, S. H. L. dos ; PEREIRA, R. F ; ANDRADE, P. N. de ; FERNANDES, W. de S ; OLIVEIRA, C. B. Z. . CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS DE LAVAGEM DOS FILTROS DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO NA ETA GAVIÃO/CE. In: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2019, Foz do Iguaçu. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2019.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; ARAUJO, J. A. F. ; OLIVEIRA, A. A. e S. ; Castro, M. P. S. C ; SANTOS, S. H. L. dos ; PEREIRA, R. F ; ANDRADE, P. N. de ; FERNANDES, W. de S ; OLIVEIRA, C. B. Z. . APLICAÇÃO DO AÇO PATINÁVEL EM UM SISTEMA ADUTOR: UM ESTUDO COMPARATIVO COM O POLICLORETO DE VINILA. In: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2019, Foz do Iguaçu. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2019.

  • Díogenes, H. L. P. ; Castro, M. P. S. C ; ARAUJO, J. A. F. ; ARAÚJO, F. T. V. ; SALES, R. J. M. . Estudo de captação e aproveitamento de águas pluviais na edificação do bloco M da Universidade de Fortaleza.. In: XII Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2018, Maceió. Anais do XII Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2018.

  • Barbosa, M. D. ; NASCIMENTO, A. P. ; Chagas, G. S. ; ARAUJO, J. A. F. ; ARAÚJO, F. T. V. . IMPLANTAÇÃO DO MACROSISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA BACIA DO COCÓ, FORTALEZA, CE. In: XII Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2018, Maceió. Anais do XII Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2018.

  • Bezerra Junior, F. A. ; ARAÚJO, F. T. V. ; Nunes ; ARAUJO, J. A. F. . REUSO DE ÁGUA EM UM SHOPPING CENTER DE FORTALEZA, CE. In: XII Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2018, Maceió. Anais do XII Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2018.

  • Guedes Neto, C. ; ARAÚJO, F. T. V. ; Castro, M. P. S. C ; SALES, R. J. M. ; ARAUJO, J. A. F. . REUSO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS TRATADOS NA AGRICULTURA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE.. In: XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, 2018, Maceió. Anais do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; BARBOSA, I. S. ; VIANA, F. L. E. . ANÁLISE DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO LEED EM EDIFICAÇÃO COMERCIAL EM FORTALEZA-CE. In: XX Engema, 2018, São Paulo. Anais do XX Engema, 2018.

  • SOUZA, A. L. ; VIANA, F. L. E. ; VASCONCELOS, D. C. ; VILAS, A. ; ARAÚJO, F. T. V. . APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NA CADEIA DE SUPRIMENTO DE FRUTAS FRESCAS. In: XX Engema, 2018, São Paulo. Anais do XX Engema, 2018.

  • SANTOS, Y. P. ; DANTAS, M. J. F. ; ARAÚJO, F. T. V. . AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE PROJETO DE SANEAMENTO AMBIENTAL. In: XVIII Encontro de Iniciação à docência, 2018, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro de Iniciação à docência, 2018.

  • CHAVES, A. R. ; ARAUJO, R. D. ; ARAÚJO, F. T. V. . ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA PARA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CONFECÇÃO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS. In: XXIV - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2018, Fortaleza. Anais do XXIV - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2018.

  • SANCHO, E. O. ; ARAÚJO, F. T. V. . PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DA DISCIPLINA MATERIAIS DE ENGENHARIA E APLICAÇÕES NAS ÁREAS DAS ENGENHARIAS DA PRODUÇÃO E AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM RELACIONAL. In: X Encontro de Práticas Docentes, 2018, Fortaleza. Anais do X Encontro de Práticas Docentes, 2018.

  • GOMES, F. S. ; MOREIRA, I. M. ; ARAUJO, R. D. ; COSTA, G. M. E. ; ARAÚJO, F. T. V. . Avaliação da viabilidade do uso das cinzas de incineração dos resíduos sólidos da saúde como pozolanas. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2017, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2017.

  • MOREIRA, I. M. ; GOMES, F. S. ; CHAVES, A. R. ; ARAÚJO, F. T. V. . Tratamento de resíduos de serviço de saúde: planejamento, estratégias e aspectos operacionais da gestão logística. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2017, Fortaleza. XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2017.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; ALVES, F. G. C. ; MONTEIRO JR, O. A. C. ; SILVA, F. O. E. . LA IMPLANTACIÓN DE UN SISTEMA DE ABASTECIMIENTO EN UNA COMUNIDAD RURAL DE SEMIÁRIDO BRASILEÑO. In: II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural, 2016, Santiago. II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural, 2016.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; MONTEIRO JR, O. A. C. ; HOLANDA JUNIOR, A. ; SILVA, F. O. E. . LOGÍSTICA MILITAR y HUMANITARIA EN ABASTECIMIENTO DE AGUA EN COMUNIDADES RURALES DE SEMIÁRIDO BRASILEÑO AFECTADOS POR LA SEQUÍA. In: II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural, 2016, Santiago. II Congreso Interamericano de Agua Potable y Saneamiento Rural, 2016.

  • MOREIRA, I. M. ; Furtado, J. R. ; ARAÚJO, F. T. V. . DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DOS RESÍDUOS DA SAÚDE EM PEQUENOS MUNICIPIOS CEARENSES. In: XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, 2016, Fortaleza/ CE. A Gestão Regionalizada e os Desafios da Logística Reversa, 2016.

  • Furtado, J. R. ; ARAÚJO, F. T. V. . LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. In: XII SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2016, Fortaleza/ CE. A Gestão Regionalizada e os Desafios da Logística Reversa, 2016.

  • Melo, N.G.C. ; MONTEIRO JR, O. A. C. ; HOLANDA JUNIOR, A. ; ARAÚJO, F. T. V. . Estudo de Viabilidade Técnica para Implantação de um Sistema de Reúso de Águas Cinzas em um Condomínio Vertical em Fortaleza / CE. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2016, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2016.

  • ALENCAR, I. F. O. ; ARAUJO, C.B.C. ; ARAÚJO, F. T. V. ; ARAUJO, B.M.A. ; SALES, R. J. M. . Estudo preliminar da qualidade da água do Açude Gavião, mediante o modelo difuso da DBO e do OD. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2016, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2016.

  • Melo, N.G.C. ; SALES, R. J. M. ; HOLANDA JUNIOR, A. ; ARAUJO, B.M.A. ; ARAÚJO, F. T. V. . Proposta de Implantação de um Sistema de Reúso das Águas Cinzas em uma Construção Residencial Alto Padrão. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR,, 2016, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR,, 2016.

  • MOREIRA, I. M. ; Melo, N.G.C. ; ARAUJO, B.M.A. ; HOLANDA JUNIOR, A. ; ARAÚJO, F. T. V. . Estudo de viabilidade para utilização de cinzas de incineração de resíduo da saúde na construção civil em Fortaleza, Ceará',. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR,, 2016, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR,, 2016.

  • MOREIRA, I. M. ; Melo, N.G.C. ; ARAUJO, B.M.A. ; HOLANDA JUNIOR, A. ; ARAÚJO, F. T. V. . Estudo do potencial de aproveitamento dos resíduos de estações de tratamento de água na construção civil no Brasil e no Ceará. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2016, Fortaleza. XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2016.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; NUNES, A. B. A. ; SOUZA FILHO, F. A. ; CAMPOS, V. R. . Risco de desertificação no Semiárido Brasileiro: uma abordagem multicritério. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília, DF. Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: Desafios do Conhecimento e da Gestão. São Paulo: ABRH, 2015.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; NUNES, A. B. A. . A política nacional de resíduos sólidos, a meta de fechamento dos lixões e os desdobramentos nos estados brasileiros. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. Anais do Congresso Brasileiro de Eng Sanitária e Ambiental, 2013.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; SALES, R. J. M. ; ROLIM, H. O. ; ARAUJO, J. A. F. ; STUDART, T. M. C. ; SOUZA FILHO, F. A. . Aspectos legais da gestão dos recursos hídricos no brasil: abordagem comparativa entre as constituições estaduais e constituição federal de 1988. In: XI SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 2012, João Pessoa/PB. Anais do XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2012. v. 1. p. 1-17.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; SILVEIRA, C. S. ; PORTO, V. C. ; COSTA, T. R. A. A. ; NUNES, A. B. A. ; SOUZA FILHO, F. A. . O impacto da desertificação na agricultura cearense a partir de uma análise das culturas de feijão e milho. In: XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2012, João Pessoa/PB. Anais do XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2012.

  • ARAÚJO, F. T. V. . ENVELHECIMENTO DE ARGAMASSAS CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS COM CAIS POZOLÂNICAS. In: 41ºCONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 1997, SÃO PAULO, 1997.

  • ARAÚJO, F. T. V. . DEGRADAÇÃO DE ARGAMASSAS CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS. In: I SEDEMAT, 1997, FORTALEZA, 1997.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; FERREIRA, H. C. ; NEVES, G. A. . Envelhecimento de Argamassas Convencionais e Alternativas com Cais Pozolânicas. In: Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1997, São Paulo. Anais do 41º Congresso da ABC, 1997. v. 2.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; FERREIRA, H. C. ; NEVES, G. A. . Pega e Envelhecimento de Algamassas Altenativas. In: V Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1997, João Pessoa. Anais do V Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1997. v. 1.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; FERREIRA, H. C. ; NEVES, G. A. . ESTUDO DO ENVELHECIMENTO DE ARGAMASSAS ALTERNATIVAS COM CAIS POZOLÂNICAS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 1996, ÁGUAS DE LINDÓIA, 1996.

  • ARAÚJO, F. T. V. . ENVELHECIMENTO DE ARGAMASSAS ALTERNATIVAS COM CAIS POZOLÂNICAS. In: IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1996, JOÃO PESSOA, 1996.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; FERREIRA, H. C. ; NEVES, G. A. . Estudo do Envelhecimento de Argamassas Alternativas com Cais Pozolânicas. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 1996, Águas de Lindóia. 12º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciêcia dos Materiais, 1996. v. 3.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; FERREIRA, H. C. ; NEVES, G. A. . Estudo do Envelhecimento de Argamassas Alternativas com Cais Pozolânicas. In: XI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1996, João Pessoa. Série Iniciados, 1996. v. 1.

  • GOMES, A. M. ; ARAÚJO, F. T. V. ; CAVALCANTE, C. B. ; ALBUQUERQUE, C. C. G. ; CORTEZ, R. M. V. . ?Desenvolvimento de protótipo para divulgação de hidroponia em escola de Fortaleza/CE. In: IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2024, Fortaleza. IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2024.

  • SANCHO, E. O. ; ARAÚJO, F. T. V. . o ESTUDO COMPARATIVO DAS LIGAS DE AÇO INOXIDÁVEL SUPER AUSTENÍTICO AL-6XN/6MO E AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO 316L. In: 25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 2024, Fortaleza. 25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 2024.

  • SANCHO, E. O. ; ARAÚJO, F. T. V. . ANÁLISE DE DIFERENTES VARIÁVEIS DE FABRICAÇÃO POR IMPRESSÃO 3D EM AMOSTRAS ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE ENSAIO DE TRAÇÃO. In: 25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 2024, Fortaleza. 25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 2024.

  • CAVALCANTE, C. B. ; ALBUQUERQUE, C. C. G. ; PORTELA, B. G. I. ; ARAÚJO, F. T. V. ; CORTEZ, R. M. V. . Caminhos da Extensão: divulgando conceitos de urbanismo e paisagismo em escolas de Fortaleza. In: III ECOE, 2024, Fortaleza. III ENCONTRO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, 2024.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; OLIVEIRA, Liliane Cavalcante ; SANCHO, E. O. ; LINS, K.P. . Automação do processo de documentação das disciplina de estágio supervisionado. In: XV Encontro de práticas docentes, 2023, Fortaleza. Anais do XV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023.

  • CAVALCANTE, C. B. ; PORTELA, B. G. I. ; ARAÚJO, F. T. V. ; FROTA, N. T. S. ; CORTEZ, R. M. V. . A EXTENSÃO NO CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA. In: XV Encontro de práticas docentes, 2023, Fortaleza. Anais do XV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023.

  • PORTELA, B. G. I. ; CORTEZ, R. M. V. ; CAVALCANTE, C. B. ; ARAÚJO, F. T. V. ; FROTA, N. T. S. . O REFLEXO DAS ATIVIDADES DE TEORIA, HISTÓRIA E PROJETO NO DESENVOLVIMENTO DO ATELIÊ DE PROJETO. In: XV Encontro de práticas docentes, 2023, Fortaleza. Anais do XV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; CAVALCANTE, C. B. ; FROTA, N. T. S. ; CORTEZ, R. M. V. ; PORTELA, B. G. I. . USO DO H5P NAS AULAS DE TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO 5 DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. In: XV Encontro de práticas docentes, 2023, Fortaleza. Anais do XV ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2023.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; SILVEIRA, C. S. ; Nunes ; SOUZA FILHO, F. A. . Desertification and poverty: is there a low level equilibrium?. In: UNCCD 2nd Scientific Conference, 2013, Bonn. UNCCD 2nd Scientific Conference, 2013.

  • ARAÚJO, F. T. V. ; Lima, T. C. ; COCHRANE, A. F. ; HOLANDA JUNIOR, A. . IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA DE FILTRAGEM EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA. In: XX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2018, São Paulo. XX ENGEMA - Anais, 2018.

  • ARAÚJO, F. T. V. . As atividades econômicas no semiárido e desertificação: um possível equilíbrio?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. T. V. . A profissão do engenheiro na área de saneamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. T. V. . Sustentabilidade na construção civil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. T. V. . Ciência dos Materiais para um mundo sustentável. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. T. V. . Logística humanitária da distribuição de água pela Operação Carro Pipa nas Comunidades Rurais do Semiárido brasileiro afetadas pela seca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. T. V. . Ciência dos Materiais para um mundo sustentável. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ARAÚJO, F. T. V. . Gestão da Produção. 2010.

ARAÚJO, F. T. V. . SITUAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DO LIXO URBANO DE MARANGUAPE. 1999.

ARAÚJO, F. T. V. ; OLIVEIRA, C. B. Z. ; SANTANA, D. F. S. V. ; COSTA FILHO, J. L. L. ; PIMENTEL, A. C. L. . Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Gesso da Construção Civil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

ARAÚJO, F. T. V. . Gestão de Estoques. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Logística Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Logística reversa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Logística Empresarial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Logística Empresarial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Logística de processos no varejo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Gestão Estratégica de Compras e Fornecedores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Gestão Estratégica de Compras e Fornecedores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Planejamento de Estratégias de Produção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Gestão de Estoques. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Fundamentos de logística e transporte de carga. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Princípios da Gestão Logística. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, F. T. V. . Laboratório de elaboração de EIA/RIMA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, F. T. V. . Princípios da Gestão Logística. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, F. T. V. . Como Administrar Contas Pessoais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, F. T. V. . Logística Empresarial. 2003. .

ARAÚJO, F. T. V. . Gestão da Produção. 2001. .

ARAÚJO, F. T. V. . Administração da Produção Industrial. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Desenvolvimento de protótipos para cultivo hidropônico e para bombeamento de água, Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver protótipos de torre de cultivo hidropônico e de carneiro hidráulico, utilizando materiais recicláveis e o estudo de viabilidade de uso de energia solar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador / Raquel Moraes Vitor Cortez - Integrante / arthur machado gomes - Integrante.

  • 2021 - Atual

    A Transição para a Economia Circular da Cadeia de Suprimento da Indústria de Embalagens Plásticas no Brasil: barreiras, desafios e oportunidades., Descrição: O projeto está relacionado com a linha de pesquisa Operações e Mercados do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da UNIFOR. O objetivo geral é analisar as principais barreiras, desafios e oportunidades para a transição da cadeia de suprimento da indústria de embalagens plásticas do Brasil (CSIEPB) para a Economia Circula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Integrante / Fernando Luiz Emerenciano Viana - Coordenador / MARINA DANTAS DE FIGUEREDO - Integrante / Fábio Freitas Schilling Marquesan - Integrante / Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa - Integrante / Lara Isadora Feitosa - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Utilização de Resíduos da Construção Civil para a fabricação de tijolos de solo-cimento., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador / Diego Oliveira Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Estudo da viabilidade técnica para a utilização de resíduo da construção civil na confecção de tijolos de solo cimento para construções sustetáveis, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos de Frutas Frescas através da Economia Circular: um estudo comparativo entre Brasil e Reino Unido, Descrição: O objetivo geral desse projeto é avaliar como a Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos (Sustainable Supply Chain Management ? SSCM) contribui para a implantação do modelo circular de produção em cadeias de suprimento de alimentos, especificamente de frutas frescas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Integrante / Danilo Cavalcante de Vasconcelos - Integrante / Daiane Mulling Neutzling - Integrante / André Lunardi de Souza - Integrante / Luciano Batista - Integrante / Fernando Luiz Emerenciano Viana - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Caracterização, Por Microscopia de Força Atômica, das Escórias da Incineração de Resíduos de Fortaleza/CE e Utilização em Argamassas da Construção Civil, Descrição: Caracterização microscópica e da atividade pozolânica do resíduo, objetivando o uso na engenharia civil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador / Isabelle Menezes moreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Utilização da tecnologia mecânica e dos materiais na elaboração de PD se Sobral /CE, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia Telis de Vilela Araújo - Coordenador.

Prêmios

2024

Melhor trabalho IX Encontro de Extensão Universitária na área de tecnologias, Universidade de Fortaleza.

2023

Melhor trabalho no III ENCONTRO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, Universidade de Fortaleza.

1996

Prêmio Jovem Cientista, na área das Engenharias, Universidade federal da Paraíba/Pró- Reitoria de Pós graduação e Pesquisa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Fortaleza. , Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Edson Queiroz, 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773161, Fax: (85) 34564127, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

Faculdade CDL

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2001 - 2007

Banco do Nordeste do Brasil S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista em Gestão ambiental, Carga horária: 40

1999 - 2000

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, BOMBAS E TUBULAÇÕES, BOMBAS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, SOLDAGEM, ENSAIOS DE MATERIAIS, MATEMÁTICA

  • 05/1999

    Extensão universitária , Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.,Atividade de extensão realizada, VISITAS TÉCNICAS A EMPRESAS DA REGIÃO.

1998 - 1999

Moulinex Nordeste LTDA

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (PROGRAMADOR DE PCP), Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ANTERIORMENTE, FOI REALIZADO NA EMPRESA UM ESTÁGIO COM DURAÇÃO DE UM ANO (AGOSTO/97 AGOSTO/98) COM POSTERIOR CONTRATAÇÃO APÓS COLAÇÃO DE GRAU DO CURSO SUPERIOR

1997 - 1998

Moulinex Nordeste LTDA

Vínculo: ESTAGIO INTEGRADO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/1998 - 05/1999

    Direção e administração, Empresa Multinacional Francesa, Maranguape.,Cargo ou função, RESPONSÁVEL PELO SETOR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

  • 09/1998 - 09/1998

    Estágios , Empresa Multinacional Francesa, Itapevi Sp.,Estágio realizado, ESTÁGIO NO PCP.

  • 08/1997 - 08/1998

    Estágios , Empresa Multinacional Francesa, Maranguape.,Estágio realizado, ESTÁGIO NA PRODUÇÃO DE MOTORES, USINAGEM E STAMPARIA, ALMOXARIFADO, CONTROLE DE QUALIDADE, PCP.

2021 - Atual

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio, Carga horária: 16

2015 - Atual

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2019 - 2021

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Monitoria, Carga horária: 20

2004 - 2017

Centro Universitário Estácio do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular III, Carga horária: 8

2017 - 2020

Centro Universitário Christus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 2