Magna Carla Pinheiro
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação Pedro Leopoldo, pós graduação em Comunicação Empresarial pelo Unicentro Newton Paiva, graduação em Letras pela Fundação Pedro Leopoldo .Atualmente sou professora de Língua Portuguesa, Redação e Comunicação Empresarial da Escola de Formação Gerencial SEBRAE e professora de Língua Portuguesa e Técnicas de Argumentação Jurídica nos cursos de Direito e Adminsitração da Fundação Pedro Leopoldo.Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com: revisão gramatical, análise e produção textual. Além de ter atuado por 9 anos como autora e tutora das disciplinas de Língua Portuguesa e Metodologia Científica na FAMINAS-BH no ensino a distância.
Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado
1999 - 2002
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Propositos da Interlocução Textual - O Papel da Tecnologia da Informação no Processo de Produção de Textos
Orientador: Silvana Bernardes Rosa
, Ano de Obtenção: 2002.Grande área: Engenharias
Especialização em Ensino de Língua Portuguesa
1999 - 2000
Faculdade Pedro Leopoldo
Título: Os novos desafios no Ensino da Língua Materna
Orientador: Eliane Mourão
Especialização em Comunicação Empresarial
1995 - 1995
Centro Universitário Newton Paiva
Título: Redação Empresarial
Orientador: Gilcinei Teodoro
Formação complementar
2021 - 2021
Uso das Novas tecnologia no Ensino a Distãncia/elaboração de atividades iin. (Carga horária: 120h). , Conectaprof, CONECTA, Brasil.
2021 - 2021
Competências Emocionais, Porfissionais e Tecnológicas em tempos de mudanças. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Formação continuada-avaliadores de redação do Enem. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada Avaliadores Redações ENEM 2012. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Capacidade e Formação para EAD. (Carga horária: 100h). , INSTITUTO EADVIRTUAL, EADVIRTUAL, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 80h). , INSTITUTO EADVIRTUAL, EADVIRTUAL, Brasil.
2011 - 2011
Moodle Tutores para EAD. (Carga horária: 80h). , INSTITUTO EADVIRTUAL, EADVIRTUAL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Educação a Distância: Perspectivas, experiências. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Soltando a Voz. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
1998 - 1998
Oratória Como Falar em Público Sem Medo da Platéia. (Carga horária: 16h). , Assessoria em Comunicação Empresarial Ltda, ACL, Brasil.
1998 - 1998
Informática na Educação. (Carga horária: 60h). , Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Tópicos de Análise Gramatical. (Carga horária: 20h). , Faculdade Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Literatura na Escola. (Carga horária: 78h). , Faculdade Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Participação em bancas
PINHEIRO, M. C.. Estímulos Motivacionais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. A Necessidade de Implantação de um Departamento de recursos Humanos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Impalntação de Departamento de Recursos humanos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Análise e Descrição de Cargos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Como a pesquisa de clima organizacional pode contribuir para elevar a motivação dos funcionários: estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo de panificação localizada na região norte de BH/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Recrutamento e Seleção de Pessoas: Como estas práticas podem contribuir para a contratação de profissionais qualificados e redução da rotatividade de pessoal no setor de vendas de uma empresa do ramo de acessórios femininos e artefatos em couro sediada em BH/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Gestão Ambiental e Endomarketing: um estudo de caso acerca da importância da coleta seletiva de resíduos em uma empresa aérea civil brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Adminsitração de Materiais: implantação de controle de estoque para minimização de perdas em uma empresa de engenharia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Júnior.Depreciação dos veículos de um centro de condutores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Marketing de Relacionamento: estudo de caso realizado em uma seguradora localizada em BH, objetivando um melhor relacionamento com os corretores de seguros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Comunicação Empresarial : motivos que impedem a disseminação de informaçõesw direcionadas aos associados do Grêmio MHB.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Comunicação Empresarial : a necessidade da definição do fluxo de informação na gestão de comunicação interna em uma empresa de médio porte do ramo de refrigeração.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Comunicação e Relacionamento Interperssoal : importantes habilidades de gestão como fatores contribuintes para o aumento da produtividade em um centro de estudos de psicologia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Estratégia de Marketing : mudança de política de rpeço, como estratégia para alavancagem das vendas em uma empresa de material de cosntrução da região de BH. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Marketing: Comunicação do marketing para o aumento das vendas em uma empresa de portas e janelas em BH/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Logística de Distribuição : redução de tempo no deslocamento entre o final de uma aula de p´ratica de direção veicular e o início de outra em um centro de formação de condutores na cidade de Santa Luzia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Plano de Marketing : proposta para melhores resultados organizacionais em uma fábrica de biscoitos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. de Sousa.Comunicação de Marketing : a comunicação integrada de amrketing como ferramenta para capacitação de clientes em um centro de estudos de psicologia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Marketing Direto : estudo de caso em uma empresa de alimentos funcionais utilizando as estratégias de marketing para divulgação da marca e dos produtos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Logística : a implantação de um centro de distribuição como diferencial competitivo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Logística e Distribuição : instalação de um centro de distribuição por meio de cálculos matemáticos definindo a região.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Log´sitica de Distribuição : renovação da frota de veículos da empresa express cargo - BH. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Comunicação de Marketing : a comunicação de marketing como ação para que uma empresa do ramo óptico possa atingir seu público alvo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Comunicação de Marketing: a influ~encia da comunicação exercida pela empresa com foco nos clientes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Comunicação : estratégias de marketing como ferramenta de auxílio para a promoção de produtos e serviços de uma empresa atuante no setor de desenvolvimento de softwares sob encomenda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Ações de Comunicação de marketing : melhorias na qualidade da prestação de serviços bancários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
PINHEIRO, M. C.. Marketing Direto : um estudo de caso sobre o uso do marketing na conquista do consumidor em uma pequena empresa de consultoria de trânsito e transporte de Pedro Leopoldo/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Minas.
Produções bibliográficas
-
REIS, M. C. P. ; PINHEIRO, M. C. . Redação nota 1000:professora dá dicas para mandar bem no ENEM. Jornal O Observdor, p. 07 - 07, 20 out. 2017.
-
PINHEIRO, M. C. . Redação nota 1000:professora dá dicas para mandar bem no ENEM. Jornal OBSERVADOR, Pedro Leopoldo.
Outras produções
PINHEIRO, M. C. . Estudos práticos sobre a Língua Portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).
Magna Carla Pinheiro Reis ; REIS, M. C. P. ; PINHEIRO, M. C. . Como ensinar através de histórias. 1999. .
PINHEIRO, M. C. . Ensinando tudo com histórias. 1997. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2003 - Atual
Escola de Formação Gerencial SEBRAE- Pedro LeopoldoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Atividades
-
02/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa
2009 - 2018
Faculdade de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Minas - BH.,Cargo ou função, Revisora da revista Parlatorium.
-
02/2010 - 07/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Português Instrumental
-
02/2010 - 07/2011
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português
-
10/2009 - 07/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Português Instrumental
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II
-
02/2010 - 12/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Portugues
2000 - 2008
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2003 - 2005
UNIPAC - VESPASIANO/MGVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
1997 - 1999
SESI - Departamento Regional de Minas GeraisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1997 - 06/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Português Instrumental (Curso de Formação Gerencial)
1996 - 2003
Instituto LACOANVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora
Atividades
-
02/1996 - 11/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura, Língua Portuguesa e Redação
1995 - 1999
HSBC Bank BrasilVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bancária, Carga horária: 30
1989 - 1995
Cimento CaueVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Magna Carla Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?