Lia de Azevedo Almeida

Dra. Lia de Azevedo de Almeida (UFT) - Professora Adjunta III, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando como docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional, e no Programa de Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, e do curso de graduação em Administração. Líder do Grupo de Pesquisa - Gestão e Avaliação de Políticas Públicas do CNPq e Membro efetiva da Rede Direito e Políticas Públicas (RedeDPP). Atua em pesquisas na área de políticas públicas e administração pública, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de políticas públicas, análise das capacidades estatais de governos para a implementação de políticas públicas e inovação na administração pública. Doutora em Administração pela UnB (Universidade de Brasília), na linha de Administração Pública e Políticas Públicas. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT (Fundação Universidade Federal do Tocantins) na linha de pesquisa de Políticas Públicas e Desenvolvimento (2012). Graduação em Relações Internacionais pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

Informações coletadas do Lattes em 20/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: A formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: uma análise orientada pela complexidade
, Ano de obtenção: 2016. Ricardo Corrêa Gomes.

Mestrado em Desenvolvimento Regional

2010 - 2012

Universidade Federal do Tocantins
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A PARTICIPAÇÃO DE CIDADES EM REDES TRANSNACIONAIS: O CASO DE PALMAS - TO
, Ano de Obtenção: 2012.Monica Aparecida da Rocha Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Governança ambiental global; Redes Transnacionais de Municípios; Políticas Públicas locais; mudanças climáticas.

Graduação em Relações Internacionais

2003 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: As Relações Brasil-Estados Unidos (1990-2006): aproximação e afastamento.
Orientador: Cristina Soreanu Pecequilo

Pós-doutorado

2023

Pós-Doutorado. , Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, EAESP/FGV, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Formação complementar

2017 - 2017

Curso Internacional de Políticas Públicas. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Curso Internacional de Políticas Públicas (3a. edição). (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2011 - 2011

análise qualitativa de texto, som e vídeo ( NVIVO). (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2008 - 2008

Comércio Internacional - Carta de crédito. (Carga horária: 8h). , Banco do Brasil, BB, Brasil.

2008 - 2008

Comércio Internacional ? Exportação. (Carga horária: 8h). , Banco do Brasil, BB, Brasil.

2008 - 2008

Negociações Internacionais. (Carga horária: 24h). , Centro de Diplomacia Empresarial, CDE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Comércio Exterior. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Grupo de Estudos China-Brasil. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Pública.

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Alves Correia

CORREIA, Rodrigo Alves; PECEQUILLO, C. S.; CUNHA, P. R. R.. As Relações Estados Unidos-Brasil (1990-2006): Aproximação e Afastamento. 2007.

Denílson Bandeira Coêlho

GOMES, R. C.;COELHO, D. B.; SILVA, S. A. M. E.; PECI, A.; Mueller, B. P. M.. A Formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Uma Análise orientada pela Complexidade. 2016. Tese (Doutorado em PPGA) - Universidade de Brasília.

Suylan de Almeida Midlej e Silva

MIDLEJ, Suylan; GOMES, R. C.; MULLER, B.; COELHO, D. B.. A formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: uma análise orientada pela complexidade. 2016. Tese (Doutorado em PPGA) - Universidade de Brasília.

Waldecy Rodrigues

GRACIO, H.;RODRIGUES, W.SILVA, M. A. R.. Políticas públicas, mudanças climáticas e a participação de cidades em redes transnacionais: o caso de Palmas - TO. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Tocantins.

Héber Rogério Grácio

Rodrigues, W.;GRACIO, H. R.. Políticas Públicas, Mudanças Climáticas e a Paritcipação de Cidades em Rede Trnsnacionais: o Caso de Palmas. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Federal do Tocantins.

Monica Aparecida da Rocha Silva

PESSOA., R. A. C.; RODRIGUES, Waldecy.;ROCHA SILVA, Mônica A.. Políticas Públicas, Mudanças Climáticas e participação de cidades em redes transnacionais: o caso de Palmas-TO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Tocantins.

Ricardo Corrêa Gomes

GOMES, R. C.; PECI, A.; MEDLEJ, S. A.; COELHO, D. B.. A Formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: uma análise orientada pela complexidade. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.

Ricardo Corrêa Gomes

GOMES, R. C.; PECI, A.; MUELLER, B.; CALMON, P.D.P; MEDLEJ, S. A.. "Trazendo a Complexidade para a Análise de Políticas Públicas: o poder no processo de formulação de políticas públicas". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.

Bernardo Mueller

CALMON, P.; Gomes, R.; Peci, Alketa;Mueller, Bernardo. Trazendo a Complexidade para a Análise de Políticas Públicas: O Poder no Processo de Formulação de Políticas Públicas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPGA) - Universidade de Brasília.

Cristina Soreanu Pecequilo

PECEQUILO, Cristina Soreanu; CORREIRA, R. A.; CUNHA, P. R. R.. As relações Estados Unidos-Brasil (1990/2006): aproximação e afastamento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Foi orientado por

Monica Aparecida da Rocha Silva

Políticas Públicas, Mudanças Climáticas e a Participação de Cidades em Redes Transnacionais: o caso de Palmas-TO; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Monica Aparecida da Rocha Silva;

Daniel Freire e Almeida

CHINA - BRASIL - DIPLOMACIA INTERNACIONAL; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Daniel Freire e Almeida;

Ronaldo Augusto Campos Pessoa

Políticas públicas, mudanças climáticas e a participação de cidades em redes transnacionais: o caso de Palmas ? TO; 2012; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ronaldo Augusto Campos Pessoa;

Ricardo Corrêa Gomes

POLÍTICAS PÚBLICAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: LIMITES E ALCANCES DA PARTICIPAÇÃO DE CIDADES EM REDES TRANSNACIONAIS; 2012; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Ricardo Corrêa Gomes;

Cristina Soreanu Pecequilo

As relações Estados Unidos-Brasil (1990/2006): aproximação e afastamento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cristina Soreanu Pecequilo;

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Inovação em políticas públicas e no setor público: análise de experiências em diferentes contextos, Descrição: O projeto propõe estudos em direção ao avanço na compreensão sobre a inovação em processos organizacionais e em serviços ou politicas publicas a partir de abordagens teóricas aplicadas às experiências práticas de casos. Entende-se inovação em processos organizacionais como a introdução de novas formas ou revisão das formas existentes de realização ou organização dos processos de trabalho, que contribuam para o aprimoramento do desempenho do órgão e de seus servidores. E a inovação em serviços ou políticas pública é entendida introdução de novos serviços ou aprimoramento dos serviços existentes ou novas formas de prestação dos serviços públicos que gerem melhoria da qualidade, eficiência ou produtividade, tendo como foco o usuário externo ou outra organização (EMMENDOERFER,2019). Buscar-se-á 1) diagnosticar o ecossistema de inovação de organizações publicas analisadas, a fim de mapear atores relevantes; identificar barreiras, incentivos e soluções para a inovação que já estão desenhadas ou em andamento); 2) capacidades organizacionais/individuais para promover a inovação; 3) analisar a incorporação de novas ferramentas, métodos e estratégias ao processo de formulação e implementação de políticas públicas. Para cada caso analisado, será feita sugestões de melhorias e intervenções a partir do diagnostico realizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Coordenador / Gabriela dos Santos Barros - Integrante / Cassio Bruno Souza - Integrante / THIAGO EMANOEL AZEVEDO DE OLIVEIRA - Integrante / Araína Cesárea Ferreira dos Santos D'Alessandro - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Capacidades estatais de governança de políticas públicas no estado do Tocantins, Descrição: Nos últimos anos o Estado tem redobrado a atenção para a construção de sua capacidade, o que possibilita uma resolução eficaz dos problemas ligados à implementação de políticas públicas (GLEESON et al., 2011). Diante de um contexto de democratização e da globalização e especialmente diante de problemas complexos, que exigem soluções efetivas (XUN; RAMESH; HOWLETT, 2015), os pesquisadores dos campos da ciência política e da administração pública tem voltado o olhar a esta problemática (GOMIDE; PEREIRA; MACHADO, 2017). A capacidade estatal pode ser definida ?como o conjunto de instrumentos e instituições de que dispõe o Estado para estabelecer objetivos, transformá-los em políticas e implementá-las? (SOUZA, 2016, p. 51), sendo ? uma função de um conjunto de habilidades e competências aos níveis individual, organizacional e sistêmico, que são fundamentais para desempenhar políticas públicas? (RAMESH et al., 2016, p. 3-4). Considerando a realidade do estado do Tocantins, com características de um estado fracamente institucionalizado (segundo concepção de ACEMOGLU, ROBSON; VERDIER, 2004), torna-se essencial a análise de suas capacidades estatais para a governança de suas políticas públicas, que é o objetivo geral deste projeto. De forma específica, buscamos descrever os instrumentos de gestão de políticas setoriais no Tocantins; identificar as capacidades organizacionais, individuais e sistêmicas; analizar as capacidades em suas dimensões analítica, operacional e política e, mapear os déficits nas capacidades estatais nas suas dimensões e níveis e propor soluções de melhorias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Coordenador / Lucas Braga da Silva - Integrante / CRISTIANA MARIA MESQUITA DE MOURA - Integrante / Letícia Linhales - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Avaliação de Políticas Públicas em âmbito subnacional, Descrição: A avaliação foi instituída no Brasil, principalmente, com vistas a subsidiar tanto o processo orçamentário e a melhoria da gestão, quanto o controle dos resultados das ações governamentais, atendendo ao propósito da accountability (SERPA, 2014). A preocupação com a efetividade, por meio da aferição dos resultados alcançados ou não pelos programas é o motivo primeiro do interesse pela avaliação de atividades de governo (SILVA, 1999). A avalição permite assegurar maior efetividade e transparência das ações governamentais, mediante a melhoria da capacidade de gestão, de forma a propiciar o alcance mais eficaz e eficiente dos resultados dessas ações para promoção da melhoria social (SILVA; COSTA, 2002; TROSA, 2001; RAMOS; SCHABBACH, 2012). Há autores que consideram que a melhoria social é a razão de ser da avaliação (WEISS, 1988b; MENY; THOENIG, 1992; MARK; HENRY, 2004). Dada a relevância teórica e aplicada, o objetivo deste projeto é avaliar políticas públicas em âmbito subnacional, buscando fornecer elementos que subsidiem boas práticas em políticas públicas municipais e estaduais, por meio de pesquisa avaliativa. Para as organizações objeto de estudo, este projeto irá contribui na medida em que a partir da análise dos resultados de cada caso será estabelecido um documento com propostas de ações que possam nortear o aprimoramento de tais políticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Coordenador / Paulo Ricardo Teixeira Marques - Integrante.

  • 2016 - 2020

    Sustentabilidade na Administração Pública, Descrição: O Estado, como grande consumidor de bens e servicos, responsável pelo desenvolvimento das politicas publicas, inseriu no ordenamento juridico normas que ensejassem a pratica de atividades pautadas no desenvolvimento sustentavel, como o Plano Nacional do Meio Ambiente - PNMA (1981), Politica de Educacao Ambiental - PEA (1999), Politica Nacional sobre Mudanca do Clima? PNMC (2009) e Politica Nacional de Residuos Solidos - PNRS (2010). Neste sentido, a Administracao Publica, buscou desenvolver praticas sustentaveis que servissem de exemplos a serem disseminados, como o programa de instituicao da Agenda Ambiental na Administracao Publica ? A3P (1999), o Plano de Logistica Sustentavel - PLS (2012) e das Compras Verdes (2010), todos programas voltados para mecanismos que auxiliam na revisao de praticas no servico publico que busquem a preservacao do meio ambiente. Ponderando a influencia que a atividade governamental exerce sobre as atividades economicas e sociais e a relevancia de acoes desenvolvidas para a conscientizacao a respeito de questoes socioambientais nos órgãos da administração pública, o objetivo desta pesquisa é compreender como a problemática ambiental está sendo inserida nas organizações públicas. O projeto prevê a proposição de indicadores e a mensuração da sustentabilidade, bem como analisar a institucionalização da gestão sustentável em organizações da administração pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Coordenador / Gilberto Soares da Silva - Integrante / Nadia Becmam Lima - Integrante / marcela costa campos - Integrante / CIBELE DE LIMA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2018

    Gestão de Políticas Públicas no Tocantins: dinâmicas institucionais, Descrição: A melhoria do ambiente institucional é uma das condições necessárias para o desenvolvimento social e econômico em bases realistas. A ação estatal deve ser qualificada e suas repercussões devem ser avaliadas e repensadas no cotidiano de formulação e re-formulação das políticas públicas. O Estado do Tocantins precisa pensar suas práticas gerenciais e sua fundamentação estratégica para o desenho e redesenho das suas políticas públicas visando estabelecer, eventualmente, novos paradigmas. Assim, criar uma massa crítica em ensino, pesquisa e pós-graduação em políticas públicas contribuirá para melhorar continuamente as diversas práxis na administração pública, criar novos modelos de gestão e, consequentemente, poderá contribuir para a efetividade das políticas implementadas. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é subsidiar boas práticas em políticas públicas em âmbito municipal e estadual, por meio de pesquisa avaliativa realizada na e a partir da Fundação UNIRG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Integrante / Monica Aparecida da Rocha Silva - Integrante / Helga Midori Iwamoto - Integrante / Alex Pizzio da Silva - Coordenador / Waldecy Rodrigues - Integrante / Airton Cardoso Cançado - Integrante / David Nadler Prata - Integrante / Juliana Ricarte Ferraro - Integrante / MARCELO CLETO - Integrante / Paulo Ricardo Teixeira Marques - Integrante., Financiador(es): Fundação UNIRG - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2019

    Public policy analysis: uma revisão das teorias tradicionais, Descrição: Confrontação das teoria tradicionais das políticas públicas pela abordagem do public policy analisys, em busca de novas abordagens teóricas. O objetivo é compreender como são abordadas as seguintes categorias nas teorias tradicionais: natureza e entendimento sobre o processo político, o papel dos atores e seus recursos, padrões de comportamento dos atores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Coordenador.

  • 2014 - 2019

    Complexidade e a formulação de políticas públicas: rumo a uma explicação holística, Descrição: Embora se reconheça que tem havido um esforço dos estudos recentes em direção à compreensão do processo de formulação de políticas como instável e não linear, os modelos teóricos existentes não conseguem compreendê-lo de forma holística. O objetivo do projeto é identificar ferramentais analíticos, a partir da teoria da complexidade, que possam proporcionar explicações sobre o processo de formulação de políticas públicas, relacionadas à sua dinâmica, sem privilegiar a priori sua estabilidade/instabilidade ou agência/estrutura, proporcionando assim uma visão holística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia, Descrição: A Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia é uma rede de ensino, pesquisa e extensão que congrega diversos Programas de Pós-Graduação dos nove estados da Amazônia Legal (universidades Federais do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins; as universidades estaduais do Maranhão e Mato Grosso e a Universidade da Amazônia), e será o mecanismo de articulação entre as universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos de planejamento, fomento e gestão do desenvolvimento regional amazônico, tendo como missão contribuir para a concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a Região, seus estados e municípios, apoiadas no conhecimento científico, nos saberes tradicionais e na participação qualificada dos atores regionais. O objetivo principal do Projeto é fortalecer a capacidade e o desempenho das organizações públicas e privadas que atuam na prevenção do desmatamento e na gestão sócio-ambiental dos estados e municípios amazônicos, através da implantação e dinamização das ações da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA). O foco do projeto está, portanto, na construção democrática, igualitária e colaborativa entre professores, alunos e gestores das universidades amazônicas, de um lado, e as lideranças que tem papéis relevantes na política, nas empresas e nas organizações da sociedade civil, de outro, para que, de forma conjunta e cooperativa, possam contribuir para a mudança de paradigma de pesquisas acadêmicas que revelam os problemas sociais e ambientais da região, mas não contribuem de forma permanente, sistemática, regular e orgânica para a minimização/solução dos mesmos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Integrante / Monica Aparecida da Rocha Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    China - Brasil: Diplomacia Internacional, Descrição: Investigar a tendência das relações comerciais entre os dois países.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lia de Azevedo Almeida - Integrante / Daniel Freire e Almeida - Coordenador.

Prêmios

2023

Título de Membro Honorário da AGESTO (Associação de Gestores Públicos do Estado do Tocantins) por contribuir de forma relevante para o fortalecimento da carreira de Gestor Público do Estado do Tocanti, AGESTO.

2023

Indicação de FAST TRACK artigo apresentado no XXVI SemeAD - Seminários em Administração, PPGA FEA USP.

2021

MELHOR ARTIGO DE GRUPO TEMÁTICO DO VIII EBAP, SBAP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ADMINISTRACAO PUBLICA.

2020

Menção Honrosa à artigo apresentado no In the VIII SINGEP and 8th CIK Online Conference, October 1-3rd, 2020, The Nove de Julho University - UNINOVE and the CYRUS Institute of Knowledge.

2020

Indicação de FAST TRACK a artigo apresentado no VIII Singep, The Nove de Julho University - UNINOVE and the CYRUS Institute of Knowledge.

2019

Professora Homenageada da turma 2018.1 do Curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins, UFT.

2018

Paraninfa da Turma de Administração 2017/2 da Universidade Federal do Tocantins, UFT.

2010

Bolsa de mestrado, CAPES.

2009

Certificado de Proficiência em língua espanhola (DELE), Instituto Cervantes - Espanha.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas. , Quadra 109 Norte Avenida NS 15, Plano Diretor Norte, 77001090 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 32328160

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador UAB

2016 - 2018

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2016

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista sistema UAB, Enquadramento Funcional: Professor Tutor EAD, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Economia Internacional para o oitavo periodo do curso de Administração.

2010 - 2010

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina Economia Internacional para o Curso de Administração

Atividades

  • 01/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Tocantins.,Linhas de pesquisa

  • 01/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Tocantins.,Linhas de pesquisa

  • 08/2020

    Ensino, Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, capacidades estatais e implementação de políticas públicas

  • 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Palmas.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação do Campus de Palmas.

  • 10/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Brasileira, Economia Internacional, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Comércio Exterior

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Tocantins.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Políticas Públicas I

  • 10/2016 - 03/2018

    Direção e administração, Campus Universitário de Palmas.,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do Curso de Administração.

  • 12/2016 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins.,Cargo ou função, Membro da Comissão (05)para Reestruturação do PPC doi curso, disciplinas: Gestão Pública, Sociologia, Filosofia, Gestão Social, Ciência Política e Políticas Públicas..

  • 10/2016 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins.,Cargo ou função, Membro da Coimissão de Adequação do Manual e Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Administração.

  • 12/2016 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Palmas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Institucional em nível de coordenação de curso para Adequação para o Projeto de Mestrado em Administração da UFT.

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Gestão Pública

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Mestrado Profissional em Administração Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Sociedade e Administração Pública

  • 05/2016 - 05/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins.,Cargo ou função, Membro da Coimissão (05) para Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Administração da UFT - Campus de Palmas,.

  • 04/2016 - 06/2016

    Ensino, Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Gestão Pública

  • 05/2013 - 01/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comércio Exterior, Economia Brasileira, Economia Internacional

2012 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno de pós-graduação

2010 - 2011

Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica

2007 - 2009

Bracol Holding

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Vendas para o Exterior, Carga horária: 40

Outras informações:
Acompanhamento de todo o processo da exportação de produtos alimentícios, desde a produção até a entrega do produto final. Atuação no processo de negociação, através de reuniões com clientes e acompanhamento em visitas técnicas. Atuação na área de planejamento estratégico através de realização de diversas análises, como: pesquisa de mercado, buscando identificar potenciais clientes, análises do portifólio de clientes já consolidados entre outras.

2004 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: aluno de graduação

2022 - Atual

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Líder de Tema, Carga horária: 1