Virgílio Cezar da Silva e Oliveira

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Administração pela Universidade Federal de Lavras. É professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Informações coletadas do Lattes em 04/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2005 - 2009

Universidade Federal de Lavras
Título: Sociedade, Estado e administração pública: análise da configuração institucional dos conselhos gestores do município de Lavras - MG
, Ano de obtenção: 2009. José Roberto Pereira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Mestrado em Administração

2002 - 2004

Universidade Federal de Lavras
Título: Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: a construção de ordens negociadas
, Ano de Obtenção: 2004.Luis Carlos Ferreira de Sousa Oliveira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Metodos Estatisticos Computacionais

2004 - 2005

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Exame nacional de cursos de graduação: análise da relação entre conceitos e características estruturais das escolas de administração em 2000, 2001 e 2002
Orientador: Ronaldo Rocha Bastos

Graduação em Administração

1997 - 2001

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Relatório de estágio supervisionado
Orientador: Ângelo Cardoso Pereira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ensino em administração pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão universitária.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Poder local.

Organização de eventos

ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . XV Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2023. (Congresso).

ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . XIV Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2022. (Congresso).

OLIVEIRA, M. A. ; ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . XIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2021. (Congresso).

FERRAZ, J. M. ; BASTOS, B. E. N. ; PAIVA, K. C. M. ; FERRAZ, D. L. S. ; MATOS, R. D. ; OLIVEIRA, V. C. S. . VII Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Comissão científica. 2021. (Congresso).

OLIVEIRA, M. A. ; ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . XII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2019. (Congresso).

OLIVEIRA, M. A. ; ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2018. (Congresso).

OLIVEIRA, M. A. ; ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2017. (Congresso).

OLIVEIRA, M. A. ; ABDALLA, M. M. ; TEODORO, P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . IX Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação de área: Administração Pública. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, V. C. S. . Seminário sobre Gestão de Voluntariado em Instituições Sociais. 2015. (Outro).

PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. A. R. ; REZENDE, J. B. ; FREITAS JUNIOR, D. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . I Encontro Mineiro de Administração Pública, Gestão Social e Economia Solidária. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Administração Pública da Rede Profiap. Ouvidoria especializada em ações afirmativas: inovação institucional no contexto de uma universidade pública. 2023. (Congresso).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Cultura no município de Juiz de Fora (MG): perfil de atores e subsídios para políticas públicas. 2023. (Encontro).

VI Mostra de Ações de Extensão e IV Congresso de Extensão.O Sistema Municipal de Cultura inconcluso em Juiz de Fora e a importância estratégica das informações para a boa governança dos programas. 2022. (Outra).

XIV Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. 2022. (Congresso).

III Mostra Científica de Administração.Democracia e poder local: diagnóstico de boas práticas em conselhos gestores de políticas públicas no município de Juiz de Fora, MG. 2021. (Outra).

XIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. 2021. (Congresso).

XLIV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. 2020. (Encontro).

X Seminário de Administração Pública do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).A reinserção social do egresso do sistema prisional no mercado de trabalho: o caso do PrESP em Juiz de Fora, MG. 2020. (Seminário).

VIII Encontro de Administração Pública da ANPAD.O papel do Conselho Municipal de Turismo na cadeia econômica do turismo em Juiz de Fora, MG. 2019. (Encontro).

XII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Representações sociais sobre o Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora, MG. 2019. (Congresso).

XLIII Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração.Externalidades de uma política pública: o Programa Minha Casa Minha Vida em residenciais urbanos de Volta Redonda (RJ). 2019. (Encontro).

X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Reflexões sobre a inserção do conteúdo Gestão Social no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. (Encontro).

XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Conselho Municipal da Juventude de Juiz de Fora, MG: análise de sua efetividade enquanto cogestor de políticas públicas. 2018. (Congresso).

XLII Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração.Práticas, lacunas e possibilidades dos cursos de graduação em Administração na capacitação de profissionais para o terceiro setor. 2018. (Encontro).

I Fórum de Ensino Superior em Administração.Autoavaliação, avaliação da disciplina e do desempenho docente em Administração Pública I e II no Bacharelado em Administração da UFJF. 2017. (Outra).

X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. O papel das instituições públicas e privadas na coordenação do Sistema Agroindustrial do Café no Brasil. 2017. (Congresso).

IX Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Razões instrumental, substantiva e comunicativa no cotidiano gerencial de organizações não-governamentais. 2016. (Congresso).

VIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Relações entre Estado e sociedade no Brasil: a perspectiva sociocêntrica e a reconfiguração das principais políticas sociais após a Constituição Federal de 1988. 2015. (Congresso).

IV Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social. 2013. (Encontro).

VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social. Perspectiva de contribuição do projeto Formação Política e Cidadania: os Conselhos Municipais como Referência em Volta Redonda, RJ: análises preliminares. 2013. (Congresso).

V Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Beneficiários ou reféns? O patrimonialismo na perspectiva dos cidadãos de Poço Fundo, MG. 2011. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Sociedade, Estado e Administração Pública: análise da configuração institucional dos conselhos gestores do município de Lavras, MG. 2010. (Encontro).

I Encontro Mineiro de Administração Pública, Gestão Social e Economia Solidária.Teoria e pesquisa em Administração Pública e a realidade dos municípios mineiros. 2009. (Encontro).

XXXII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Os conselhos gestores municipais como instrumentos da democracia deliberativa no Brasil. 2008. (Encontro).

XXXI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Paradigmas de administração pública e conselhos gestores municipais: velhas abordagens de gestão em novos arranjos institucionais?. 2007. (Encontro).

II Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo SERVQUAL. 2006. (Encontro).

XXX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Ensino superior em administração e percepção da qualidade de serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. 2006. (Encontro).

XXIX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de administração em 2000, 2001 e 2002. 2005. (Encontro).

I Encontro Nacional de Administração Pública e Governança.Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: a construção de ordens sociais negociadas. 2004. (Encontro).

V Encontro Mineiro de Estatística e Atuária. 2003. (Encontro).

XXVII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Educação empreendedora como alternativa ao descompasso entre a formação e a alocação de profissionais de nível superior no Brasil: estudo de caso em uma universidade pública. 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Gabriel Mynoro Anibolete

LIMA, R. J. C.FERREIRA, A.OLIVEIRA, V. C. S.. Planejamento sucessório: modelo de apoio a uma Instituição Federal de Ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isis Maria da Graça Ferreira Santos

ABREU, J. C. A.LEAO, C. V. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Do mito da sustentabilidade à universalidade do bem viver: uma proposta pedagógica decolonial na UFF. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gilson Luiz de Araújo

RIBEIRO, L. M. P.; MESQUITA, D. L.;OLIVEIRA, V. C. S.. A atuação do Observatório Social no monitoramento das compras públicas em tempos de pandemia da Covid-19: estudo de caso em um município mineiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Maragoni Machado de Almeida

ABDALLA, M. M.FERREIRA, A.OLIVEIRA, V. C. S.. "O lobby do lobby: pela ressignificação da atividade". 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriel Selvatici Marchesi

RABELO NETO, A.CASTRO, F. R. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Mensuração da qualidade percebida de serviços públicos digitais: uma análise na SEFAZ/MA. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JEAN CARLOS DA SILVA SOUSA

RABELO NETO, A.CAMPELO FILHO, E. G.OLIVEIRA, V. C. S.. A implantação do diploma digital na Universidade Federal do Piauí (UFPI): uma análise da eficiência do gasto público na era da informação. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Carla de Souza Cruzato

GASPARETTO JUNIOR, A.BERNARDO, H. P.MEIRELLES JUNIOR, J. C.OLIVEIRA, V. C. S.. Aspectos na adoção da gestão de riscos por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Manuela Sampaio Lana

BERNARDO, H. P.SANTOS, G. J.FOUTO, N. M. M. D.OLIVEIRA, V. C. S.. Impactos das instituições formais brasileiras no mercado de capital de risco. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thamires Domingos Paredes

ABREU, J. C. A.ABDALLA, M. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Home-office durante a pandemia de Covid-19: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos servidores técnico-administrativos em uma instituição federal de ensino. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julia Delgado Barboza

KRONEMBERGER, T. S.ABREU, J. C. A.KRAEMER, C. F. B.OLIVEIRA, V. C. S.. Desenho institucional do orçamento participativo: uma análise da efetividade da participação híbrida na gestão pública municipal. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Carlos Friães da Silva Júnior

LEAL JUNIOR, I. C.ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Proposta de elaboração do relatório de gestão aplicada à estrutura do IF Sudeste MG. 2022. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabrício Tavares de Faria

FERREIRA, A.; DUQUE, L. P.;OLIVEIRA, M. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Business Intelligence como apoio à tomada de decisão: um estudo de campo aplicado. 2022. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Iago Jose Cardoso Toti

SILVA, R. O.MAIA, M. P. F.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. Os desafios para a transferência de tecnologia das universidades e institutos federais em Minas Gerais: a perspectiva dos gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Penafiel

OLIVEIRA, V. A. R.MARTINS, C. M. F.LIMA, R. P. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Participação e legitimação de espaços institucionais: um estudo a partir da percepção do corpo legislativo de Vilhena - RO. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Alessandra Rattes de Vasconcelos

SILVA, R. O.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. A seleção de fornecedores no contexto da cadeia de suprimentos: um estudo de caso de três montadoras de veículos automotores da região sudeste do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Herbert Francisco Aparecido de Godói Custódio

TOLEDO, D. A. C.; GUERRA, A. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. A participação na proteção do patrimônio histórico-cultural: a experiência e o impacto na cidade de Campanha/MG. 2021. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Diogo Carvalho Santos

QUEIROZ, J. A.; LEAL, F.;FAVARETTO, F.; VASSALLO, M. D.;OLIVEIRA, V. C. S.. Aplicação do pensamento enxuto em ambientes administrativos públicos por meio da técnica Business Process Model and Notation: uma pesquisa-ação no IFSP campus São José dos Campos. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Marina Carvalho Freitas

ESTHER, A. B.SILVA, M. V.OLIVEIRA, V. C. S.. A construção da identidade de estudantes no contexto da diversidade: um estudo sobre as relações de poder estabelecidos-outsiders na universidade pública. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

AMARAL, M. G.ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Impactos da atividade disciplinar no clima organizacional de uma instituição federal de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dagner Raffael Boaventura

AMARAL, M. G.ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. O suprimento de fundos como instrumento de gestão: o caso de uma instituição federal de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Samuel Silveira dos Santos

ABREU, J. C. A.ABDALLA, M. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Incubadoras tecnológicas de empreendimentos de economia solidária: um guia metodológico para o IFMT. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Frederico Rezende Bilheri

SANTOS, G. J.DINIZ, A. M. C.; REZENDE, V. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. Participação popular junto ao Poder Legislativo do município de Juiz de Fora (MG): a necessidade de reinvenção de um sistema. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Davi Tavares de Lira

AMARAL, M. G.ROCHA, S. B.OLIVEIRA, V. C. S.. A avaliação institucional como instrumento de gestão das unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2019. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Brandão Lopes

VALADARES, J. L.BRUNOZI JUNIOR, A. C.OLIVEIRA, V. C. S.. Fatores institucionais associados ao controle interno na gestão de governos municipais. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Danilo Amaral da Fonseca

ESTHER, A. B.GURGEL, C. R. M.OLIVEIRA, V. C. S.. A formação do Administrador e a construção de sua identidade: um estudo de caso na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Heyla Cristina Coelho Canhestro

CABRAL, E. H. S.PEREIRA, J. R.OLIVEIRA, V. C. S.. A representatividade do Conselho Municipal de Cultura do município de Oliveira - MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Ronaldo Campos de Faria

LEAL JUNIOR, I. C.OLIVEIRA, M. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão de serviços terceirizados em uma instituição federal de ensino superior: proposição de um conjunto de ações gerenciais para melhoria da eficiência. 2019. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Chicri Salazar Chebli

ESTHER, A. B.PAIVA, K. C. M.OLIVEIRA, V. C. S.. A construção identitária dos gestores municipais de saúde da microrregião de Juiz de Fora, Lima Duarte e Bom Jardim. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aparício Wolner Biondo

PIMENTEL, T. D.XAVIER, W. S.; DACHARY, A. A. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. Transferência de capitais e legitimação entre campos sociais distintos: uma análise da ação coletiva organizada entre o campo cultural e o campo turístico de Cataguases (MG). 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aline Villas-Boas Silveira

SANTOS, G. J.VALADARES, J. L.OLIVEIRA, V. C. S.. O empreendedorismo institucional no processo de certificação de Boa Esperança (MG) como cidade comércio justo. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandra Silva Duarte

LIMA JUNIOR, J. H. V.MACHADO, M. C. S.DUSI, C. S. C. O.CASTRO, M. C. D.OLIVEIRA, V. C. S.. Os desdobramentos das políticas de saúde e qualidade de vida em ações do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elisa Vasconcelos Mendes

SANTOS, G. J.ABREU, J. C. A.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. A implantação do Serviço de Informação ao Cidadão na Prefeitura de Juiz de Fora, MG: desafios e proposições. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mauro Eduardo Leopoldino Vicente Pires

SANTIAGO, C. V. S.VIEIRA, S. M.KRAEMER, C. F. B.OLIVEIRA, V. C. S.. Desafios e perspectivas da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora e sua interface com empreendimentos incubados. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Brettas Franco

ABREU, J. C. A.LIMA, R. J. C.OLIVEIRA, V. C. S.. A interface entre o patrimonialismo e a gestão participativa: uma análise do Orçamento Participativo Digital de Volta Redonda. 2019. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula

ABREU, J. C. A.FERREIRA, A.OLIVEIRA, V. C. S.. IF Sudeste MG e os dez anos de criação - perspectivas e identidade sob a ótica da cultura e do clima organizacional. 2019. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Gustavo da Silva Quirino

RIBEIRO, L. M. P.ZAMBALDI, A. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Participação e deliberação online: análise de um programa de inovação em uma universidade pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Tatiana Cubiaki Pires

ANTONIALLI, L. M.CASTRO, C. C.MARTINS, R. X.OLIVEIRA, V. C. S.. Balanced Scorecard no planejamento estratégico da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Geraldo Obermayer da Costa Braz

CASTRO JUNIOR, J. L. P.OLIVEIRA, C. T. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Análise multidimensional de formação de estratégia no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Viviane Cecília de Lima Lemos

POLL, A. P.KRONEMBERGER, T. S.OLIVEIRA, V. C. S.. A universidade na terceira idade: análise de aspectos subjetivos de uma política pública. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ageu de Oliveira Barros

VIEIRA, S. M.KRONEMBERGER, T. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Projetos em parceria público-privada: uma discussão sobre a contribuição das ferramentas de governança e accountability, com base no caso da PPP Imagem Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Dantas Faria Affonso

KRONEMBERGER, T. S.LANZARA, A. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Os desafios da implantação de mecanismos de governança nas universidades federais brasileiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandro Soares Marino Costa

ABDALLA, M. M.FERREIRA, A.OLIVEIRA, V. C. S.. Mau cheiro vem do esgoto? Uma análise do caso da desestatização da CEDAE pela visão da atividade política corporativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Christian Geórgea Spithourakis Junqueira

FERREIRA, A.THIELMANN, R.OLIVEIRA, V. C. S.. O papel dos atores sociais e das políticas públicas na estruturação da prática esportiva em Volta Redonda. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Igor Reis Moreira Mathias

ABREU, J. C. A.ABDALLA, M. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Orçamento participativo: uma nova abordagem para Belo Horizonte - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Arthur Gomes Dau

PALASSI, M. P.ROSA, A. R.SILVA, A. R. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Consciência política e participação dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória, ES. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: MARCOS VINÍCIUS ARAUJO DELGADO

LIMA, R. J. C.ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Arquitetura da participação e a produção de sentidos na construção de um modelo democrático participativo: a atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Volta Redonda. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Samuel Pinto Colen

VILAS BOAS, A. A.;PEREIRA, J. R.OLIVEIRA, V. C. S.. A gestão pública da Anatel: uma análise sob o enfoque do Public Service Orientation. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: André Pereira Carneiro

GAMBI, T. F. R.; MARTORANO, L. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. Diálogo social e neoliberalismo - análise comparativa dos Conselhos Econômicos e Sociais da Espanha, de Portugal e do Brasil (1991-2016). 2016. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Isabella Stroppa Rodrigues

ANDRADE, E. P.ESTHER, A. B.; MELLO, J. M. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. A realidade da universidade empreendedora: uma visão a partir da tripla hélice no caso UFJF. 2016. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Izabela Davanzo de Paiva

RIBEIRO, W. C.SANTINELLI, F.OLIVEIRA, V. C. S.. Concessão de aeroportos no Brasil: a transferência da gestão do aeroporto de Confins para a iniciativa privada. 2015. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Giselly Gianini Pelegrini

MARTINEZ, M. R.; SILVA, S. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. Democracia e participação social no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica à Saúde - PMAQ. 2015. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Bruno de Jesus Lopes

SILVA, E. A.;EMMENDOERFER, M. L.; FERREIRA, M. A. M.; OLIVEIRA, A. R.;OLIVEIRA, V. C. S.. Democracia deliberativa e participação: análise do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Cleber Abreu da Silva

GAMBI, T. F. R.; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.;OLIVEIRA, V. C. S.. O PDE-Escola como mecanismo de transformação da gestão escolar em instituições públicas educacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Maria Thereza Ferreira Cyrino

SANABIO, M. T.; LEITE, M. I. M. G.;OLIVEIRA, V. C. S.. Absenteísmo e qualidade de vida no trabalho docente do Centro Paula Souza - Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eduardo de Paula Machado

MACHADO, R. T. M.FERREIRA, P. A.PEREIRA, J. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Ministério Público, gestão social e os conselhos gestores de políticas públicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Camila Iwasaki

SOARES, T. M.; BOCCHETTI, A.;OLIVEIRA, V. C. S.. O desafio do abandono escolar no ensino médio: análise das práticas de gestão do projeto Jovem de Futuro em três escolas paulistas. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lana Rogéria da Silva

BARBOZA FILHO, R.;SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. A Superintendência Regional de Ensino de Diamantina e o Progestão: apropriações de uma política de formação continuada. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José Manuel dos Reis Salgueiro

SANTOS, G. J.SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. Elaboração de diretrizes para formatação de um sistema integrado de gestão de normas educacionais para o estado do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiza Helena Fraga Gouveia

SANTOS, G. J.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Promovendo a equidade em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro: programa piloto para o Colégio Estadual Leopoldina da Silveira. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eleonora Ferreira de Paula

SANTOS, G. J.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Proposta de um sistema de informações estratégicas e georreferenciadas para a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ailza Gabriela Almeida Amorim

SANTOS, G. J.MACHADO, M. C. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Comunicação como compreensão: mola propulsora da gestão na educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabella Stroppa Rodrigues

GAVA, R.ESTHER, A. B.ANDRADE, E. P.TAVARES, B.OLIVEIRA, V. C. S.. O universo fragmentado da universidade pública: explorando a relação entre governança, tomada de decisão e autonomia sob a perspectiva política. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Diná Andrade Lima Ramos

VILLELA, L. E.OLIVEIRA, L. M. T.CASTRO, E. G.MORAES, N. R.OLIVEIRA, V. C. S.. O colegiado territorial de desenvolvimento rural sustentável da Baía da Ilha Grande, RJ: gestão, controle social e espaço de articulação e negociação entre atores. 2019. Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Debortoli

TURETA, C.BRITO, M. J.ROSA, A. R.FANTINEL, L. D.OLIVEIRA, V. C. S.. Anatomia de um motim: terceirização do trabalho de ruptura institucional na polícia militar do Espírito Santo. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Renata Silva Santos Camargo

SIQUEIRA, E. D.; SIQUEIRA, D. C. O.; PISSOLATO, E. P.; ANGELO, E. R. B.;OLIVEIRA, V. C. S.. Produção, consumo e significados dos souvenires turísticos em Tiradentes, MG. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mariana Pereira Chaves Pimentel

DELGADO, I. J. G.; CONDE, E. A. S.; GOMEZ, A. S.;EMMENDOERFER, M. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Políticas Públicas de Educação em Turismo na América Latina : um estudo comparado de Argentina, Brasil e México. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Oliveira da Silva

MACEDO-SOARES, T. D. L. A.; BASTOS, S. A. P.; ZOUAIN, D. M.;LIMA JUNIOR, J. H. V.OLIVEIRA, V. C. S.. Proposta de ferramental para análise nas perspectivas relacional e ética de estratégias políticas de empresas que operam em setores regulados: o caso do setor ferroviário brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Rodrigues de Souza

DELAMARO, M. C.; ALVES, J. X. S.; SALGADO, E. G.; MELO, F. C. L.;OLIVEIRA, V. C. S.. Governo eletrônico: análise das práticas de municípios sulmineiros sob a ótica dos princípios de participação popular e transparência. 2013. Tese (Doutorado em ENGENHARIA) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carlos Cézar de Mascarenhas

DELAMARO, M. C.; ALVES, J. X. S.; PIORINO NETO, F.; OLIVEIRA, E. A. A. Q.;OLIVEIRA, V. C. S.. Fatores críticos de baixa efetividade no planejamento das cidades: um estudo preliminar na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 2013. Tese (Doutorado em ENGENHARIA) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Isabella Stroppa Rodrigues

GAVA, R.ESTHER, A. B.ANDRADE, E. P.TAVARES, B.OLIVEIRA, V. C. S.. A tomada de decisão em universidades públicas brasileiras sob a perspectiva da governança universitária. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lucas Canestri de Oliveira

PEREIRA, J. R.CABRAL, E. H. S.SILVA, S. S.FERREIRA, P. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Coletores de água mineral: práticas culturais e interpretações políticas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Gustavo Debortoli

TURETA, C.ROSA, A. R.FANTINEL, L. D.SOUZA, E. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Trabalho disruptivo para implementação de reformas em políticas públicas de segurança: um estudo de caso. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Leandro Rivelli Teixeira Nogueira

REIS, R. P.;SANTOS, A. C.; FONTES, R. E.;SANTINELLI, F.OLIVEIRA, V. C. S.. Políticas públicas para os agricultores familiares e desenvolvimento local em municípios do Sul de Minas Gerais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Paulo Roberto Rodrigues de Souza

DELAMARO, M. C.; MELO, F. C. L.;OLIVEIRA, V. C. S.. Governo eletrônico: análise das práticas de municípios sulmineiros sob a ótica dos modelos de gestão pública. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Dany Flávio Tonelli

ZAMBALDI, A. L.BRITO, M. J.ANTONIALLI, L. M.; ANDRADE, J. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. A construção do empreendedorismo no Complexo Público de Pesquisa em Minas Gerais: um olhar pelo calidoscópio da Teoria Ator-Rede. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Charlie Hudson Turette Lopes

SILVA, R. O.SILVEIRA, R. I. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Análise crítica sobre as idiossincrasias de empresas da cidade de Juiz de Fora/MG que aplicaram o Lean Manufacturing. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danielle Rodrigues de Andrade

GONCALVES-DIAS, S. L. F.TEODOSIO, A. S. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Formação do Administrador: iniciativas fora da caixa para uma nova gestão. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vera Lúcia de Oliveira Meneghini

BARRA, G. M. J.MARTINS, C. M. F.; ALMEIDA, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Desafios para implementação da governança em contratações públicas de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra na Universidade Federal de São João del-Rei. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Solange Félix de Farias

AZEVEDO, D. B.ARRUDA, A. G. S.TIOSSI, F. M.OLIVEIRA, V. C. S.. O planejamento e a execução orçamentária: análise da credibilidade do orçamento de três municípios sul-matogrossenses no período de 2015 a 2022. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

TAVARES JUNIOR, F.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Agendas emergentes na pesquisa sobre cooperativismo no Brasil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thais Aparecida Marques santos Silva

BARRA, G. M. J.RIBEIRO, L. M. P.MARTINS, C. M. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Os desafios do teletrabalho na administração pública: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Luiz Carlos Friães da Silva Júnior

LEAL JUNIOR, I. C.ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Uso da estrutura do relato integrado para elaboração do relatório de gestão: proposta de aplicação à estrutura do IF Sudeste MG. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silvério Goncalves Cordeiro

SANABIO, M. T.RABELO NETO, A.RIANI, F. A. D.OLIVEIRA, V. C. S.. Fatores críticos de sucesso para a gestão e fiscalização dos contratos de terceirização com dedicação exclusiva de mão de obra na UFJF. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alcimar Honorio

BESSEGATO, L. F.BERNARDO, H. P.OLIVEIRA, V. C. S.. A contribuição da gestão de projetos na gestão de contratos de construção: um estudo em duas universidades públicas federais. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathalia Fonseca Vieira

SANABIO, M. T.RIANI, F. A. D.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. Integridade no processo de execução financeira das Instituições Públicas de Ensino Superior: proposta de política na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Mydoro Anibolete

LIMA, R. J. C.FERREIRA, A.OLIVEIRA, V. C. S.. Modelo de apoio ao planejamento sucessório em uma instituição federal de ensino. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: JEAN CARLOS DA SILVA SOUSA

RABELO NETO, A.CAMPELO FILHO, E. G.OLIVEIRA, V. C. S.. A implantação do diploma digital na Universidade Federal do Piauí: uma análise da eficiência do gasto público na era da informação. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Patrícia Maragoni Machado de Almeida

ABDALLA, M. M.FERREIRA, A.OLIVEIRA, V. C. S.. O Lobby do Lobby: pela ressignificação da atividade. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Danuza Disrael Monteiro Resende Sousa

MARTINS, C. M. F.; REZENDE, V. A.;LIMA, R. P. M.OLIVEIRA, V. C. S.. A utilização de sistema de informação pelos estados brasileiros na gestão da judicialização da saúde. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Carla de Souza Cruzato

GASPARETTO JUNIOR, A.MEIRELLES JUNIOR, J. C.OLIVEIRA, V. C. S.. Desafios na adoção da gestão de riscos por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alessandra Rattes de Vasconcelos

SILVA, R. O.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. A seleção de fornecedores no contexto da cadeia de suprimentos das montadoras: análise sob as óticas dos custos de transação e da visão baseada em recursos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Diogo Carvalho Santos

QUEIROZ, J. A.; LEAL, F.; VASSALLO, M. D.;OLIVEIRA, V. C. S.. Aplicação do pensamento enxuto em ambientes administrativos públicos por meio do business process model and notation. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Iago Jose Cardoso Toti

SILVA, R. O.MAIA, M. P. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Transferência de tecnologia das universidades em Minas Gerais - O calcanhar de Aquiles. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Penafiel

OLIVEIRA, V. A. R.MARTINS, C. M. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Participação e (des)legitimação de espaços institucionais: um estudo a partir da percepção do corpo legislativo de Vilhena - RO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Manuela Sampaio Lana

BERNARDO, H. P.SANTOS, G. J.FOUTO, N. M. M. D.OLIVEIRA, V. C. S.. Impactos das instituições formais brasileiras no mercado de Venture Capital. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gilson Luiz de Araújo

RIBEIRO, L. M. P.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. Perfil das dispensas de licitação das compras públicas para o enfrentamento da Covid-19 em um município mineiro. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Roshni Mariana de Mateus

SANTOS, G. J.CASTRO, M. C. D.OLIVEIRA, V. C. S.. As estratégias de disseminação das publicações do INEP relativas ao monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação: contribuições para o seu aprimoramento. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Valéria Romão Pasqualini Nerio

CHAOUBAH, A.; CAMPOS, E. M. S.; CRUZ, B. P. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. Cooperação ou dependência financeira? Uma análise do Consórcio Intermunicipal de Especialidades em Saúde da Zona da Mata Mineira. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Herbert Francisco Aparecido de Godói Custódio

TOLEDO, D. A. C.; GUERRA, A. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. A participação na proteção do patrimônio histórico-cultural: a experiência e o impacto na cidade de Campanha/MG. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Marina Carvalho Freitas

ESTHER, A. B.SILVA, M. V.OLIVEIRA, V. C. S.. A construção da identidade de estudantes no contexto da diversidade: um estudo sobre as relações de poder 'estabelecidos - outsiders' na universidade pública. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elisa Vasconcelos Mendes

SANTOS, G. J.RIANI, F. A. D.OLIVEIRA, V. C. S.. Desafios para a implantação da Lei de Acesso à Informação em Juiz de Fora. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Dalyan Bastos Voltas

SANTOS, G. J.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. As lacunas da comunicação interna na gestão de um sistema público de ensino: o caso de Juiz de Fora (MG). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Naira Maria Rodrigues Araújo

MACHADO, M. C. S.LIMA JUNIOR, J. H. V.OLIVEIRA, V. C. S.. A formação e o apoio aos gestores escolares da rede pública municipal de Teresina: desafios e perspectivas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: René Campos Teixeira Monteiro Junior

FERREIRA, V. C. P.COSTA, D. V. F.OLIVEIRA, V. C. S.. O ensino da Administração no Brasil: uma análise de sua (a)criticidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Frederico Rezende Bilheri

SANTOS, G. J.SILVA, L. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Participação popular no poder legislativo do município de Juiz de Fora: a reinvenção de um sistema de legitimação em crise. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Gustavo da Silva Quirino

RIBEIRO, L. M. P.ZAMBALDI, A. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Participação e deliberação online: uma análise do programa Solução Nota Dez no estado da Paraíba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Danilo Amaral da Fonseca

ESTHER, A. B.GURGEL, C. R. M.OLIVEIRA, V. C. S.. A formação do administrador e a construção da sua identidade: um estudo de caso na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanessa Chicri Salazar Chebli

ESTHER, A. B.PAIVA, K. C. M.OLIVEIRA, V. C. S.. A construção identitária dos gestores municipais de saúde da microrregião de Juiz de Fora. Lima Duarte e Bom Jardim. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aparício Wolner Biondo

PIMENTEL, T. D.XAVIER, W. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Transferência de capitais e legitimação entre campos sociais distintos: uma análise dos agentes do campo cultural de Cataguases (MG) e suas implicações para o campo turístico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aline Villas-Boas Silveira

SANTOS, G. J.BARRA, G. M. J.OLIVEIRA, V. C. S.. O empreendedorismo institucional no processo de certificação de Boa Esperança (MG) como cidade comércio justo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ricardo Cunha Grunewald Zarantoneli

FERREIRA, V. C. P.SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. A estrutura universitária multicampi e seus dilemas: possíveis impactos de uma desvinculação organizacional do campus Governador Valadares da UFJF. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Igor Rafael de Oliveira

BERNARDO, H. P.DAVID, M. V.MARIO, P. C.SILVA, J. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Proposição de um modelo de apuração de custos para universidades federais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Heyla Cristina Coelho Canhestro

CABRAL, E. H. S.PEREIRA, J. R.OLIVEIRA, V. C. S.. A representatividade do Conselho Municipal de Cultura do município de Oliveira, MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Elaine Aparecida Martins Anacleto

CABRAL, E. H. S.PEREIRA, J. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Minipúblicos como possibilidade de participação e deliberação em compras públicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: MELISSA CAMPISTA DÍAZ

PIMENTEL, T. D.NEUBERT, L. F.OLIVEIRA, V. C. S.. O papel das estruturas formais de pesquisa em turismo nas políticas públicas de turismo em Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luziana Karla Braga de Carvalho

CARVALHO, V. D.RIBEIRO, W. C.OLIVEIRA, V. C. S.. Estudo do trabalho voluntário a partir da teoria das representações sociais: o caso da Associação do Voluntariado Vida Viva. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Abigail Emília de Jesus Bracarense

GAMBI, T. F. R.WELLEN, H. A. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Bacharelados Interdisciplinares: o que explica sua adoção pela universidade brasileira?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: DINÁ OLIVEIRA DA COSTA MOINHOS

FERREIRA, V. C. P.CASTRO, M. C. D.OLIVEIRA, V. C. S.. A participação dos gestores das escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 2, de Manaus, no Progestão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hernita Carmem Magalhães Souza

FERREIRA, V. C. P.CASTRO, M. C. D.OLIVEIRA, V. C. S.. As contribuições da formação continuada para os gestores escolares da SEFOR 01. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: André Pereira Carneiro

GAMBI, T. F. R.; MARTORANO, L. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. Diálogo social legitimador? Uma análise comparativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, da Espanha e de Portugal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Arthur Gomes Dau

PALASSI, M. P.SILVA, A. R. L.ROSA, A. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Consciência política e participação dos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (ES). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Janaína Moreira de Oliveira

SANABIO, M. T.; SOUZA NETO, B.;OLIVEIRA, V. C. S.. Práticas de empreendedorismo na gestão escolar: análise da gestão de duas unidades escolares da Região Metropolitana V no estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marise de Souza Oliveira

SANABIO, M. T.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Absenteísmo docente no Sistema de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denise de Oliveira

SANABIO, M. T.; SOUZA NETO, B.;OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão escolar inovadora e seus impactos pedagógicos e administrativos: um estudo de caso de unidades na Região Metropolitana VII do estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro Fernando Andrade Ozolio

FERREIRA, V. C. P.GURGEL, C. R. M.OLIVEIRA, V. C. S.. O absenteísmo na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: estudo de caso da Regional Pampulha. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Arrais Gouveia de Moraes

FERREIRA, V. C. P.GURGEL, C. R. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Possíveis estratégias para a redução da reprovação em uma escola pública do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Arminda Aparecida de Oliveira

DAVID, M. V.; MAGALDI, C. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. A ação do gerente pedagógico em Belo Horizonte e a descentralização da gestão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiano Bonifacio Ferreira

DAVID, M. V.SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. Análise e proposta de novos procedimentos no processo de compras de uma instituição federal de ensino superior. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Samuel Pinto Colen

VILAS BOAS, A. A.;PEREIRA, J. R.OLIVEIRA, V. C. S.. O papel da Anatel na promoção do interesse público: uma análise sobre a influência dos grupos de interesse na regulamentação do serviço de telefonia no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Maria Thereza Ferreira Cyrino

SANABIO, M. T.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Absenteísmo no trabalho docente: qualidade de vida no trabalho docente na educação profissional do Centro Paula Souza, Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Meire Satiko Fukusawa Yokota

SANABIO, M. T.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Evasão discente nos cursos técnicos de nível médio de mecânica, mecatrônica e eletrônica do Centro Paula Souza. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Simone Maria Melo da Silva

DAVID, M. V.SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. Processo de prestação de contas da Regional Metropolitana V, Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luciana Cedrola Pires

SALGADO, A. C. P.;SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. CECANE: uma proposta possível para a UFJF. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: STELA CRISTINA DE LIMA NOGUEIRA

FONSECA, L. M.; SILVA, Y. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. Capacitação dos enfermeiros para o cuidado paliativo, na unidade básica de saúde do bairro Esperança, no município de Inhapim-MG. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valeria Vieira Paula

OLIVEIRA, M. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. Cardápio padronizado: a baixa aceitação da merenda escolar, extremamente importante, na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Brito de Almeida Schmitz Monteiro

SANTOS, G. J.PINTO, C. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Red Bull e o marketing esportivo: um estudo de caso da Fórmula 1. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júlia Pimentel de Almeida

SANTOS, G. J.DUSI, C. S. C. O.OLIVEIRA, V. C. S.. Julgando o livro pela capa: os fatores que influenciam o consumo de e-books. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: MARA LIMA DE PAULA

SILVA, L. R.RODRIGUES, I. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Desenvolvimento como desdobramento dos impactos da Universidade Pública. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Giovana Pedrette de Oliveira

SILVA, L. R.RODRIGUES, I. S.OLIVEIRA, V. C. S.. A universidade pública como instrumento para o desenvolvimento econômico a partir de uma análise desenvolvimentista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tamiris Gomes Lima Resende Pessoa

MOURA, J. F. M.; MENDES, E. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. Combate à Covid-19: uma avaliação da transparência nas contratações emergenciais nos municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Del Duca Brandão Renault

SILVA, E. J. F.;BAUER, A. P. M.OLIVEIRA, V. C. S.. As dinâmicas do financiamento coletivo: o Catarse no cenário atual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nielson Rodrigues Samuel da Silva / Rafael Izabel Rodrigues

VAZ, D. T.OLIVEIRA, V. C. S.. A importância da accountability na gestão pública transparente de Laje do Muriaé. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Podgorski

DELGADO, M. V. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Planejamento urbano e mercado: relacionando o pensamento de Guerreiro Ramos, teoria das organizações e fundamentos da geografia crítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandra Freitas / Mônica Reis / Paula Magalhães

DELGADO, M. V. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Eficácia na prevenção e tratamento do câncer de mama no Médio Paraíba/RJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rogerio Real

VAZ, D. T.OLIVEIRA, V. C. S.. O impacto de um sistema de informação nos processos da Diretoria de Gestão de Pessoas: um estudo de caso do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Barbara Marinho Ribeiro

MIRANDA, A. B. L.SILVEIRA, R. I. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Responsabilidade social: desafios, ações e percepções de algumas organizações em Minas Gerais no período pandêmico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jeferson Amaral Pereira

KRAEMER, C. F. B.SILVA, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. A importância das transferências constitucionais para os municípios: o caso do munícipio de Paracambi. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosana Machado / Isabela Azevedo / Pythagoras Carrapatoso

KRAEMER, C. F. B.SILVA, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. O gestor público na administração mediante a irresponsabilidade e a impunidade no âmbito jurídico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiano Garcia Silva

ESTHER, A. B.; SILVA, E. J. F.;OLIVEIRA, V. C. S.. A inserção de pessoas com deficiência na organização: as políticas e práticas que interferem na absorção, retenção e promoção de PCDs no mercado de trabalho de Juiz de Fora sob a ótica do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência e do Sindicato dos Metalúrgicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Vieira Ferreira

CUNHA, E. P.ARBIA, A. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Capacidades estatais e autonomia entre Estado e capital no desenvolvimento de política de inovação tecnológica no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Edvaldo Lopes Pereira dos Santos

BAUER, A. P. M.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Saúde mental e trabalho: um estudo sobre o adoecimento psíquico em uma empresa pública de Juiz de Fora. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Tanure Menandro Mahé

SILVA, L. R.NEVES, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Análise das ações de implantação e manutenção da gestão de projetos em uma instituição pública de ensino: um estudo de caso da UFJF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Johnny Machado Pereira

SANTIAGO, C. V. S.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Universidade empreendedora: contribuições da UFJF para o desenvolvimento econômico e sustentável por meio da inovação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RAFAELA DORO RODRIGUES

FERREIRA, V. C. P.KIRCHMAIR, D. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Proposta de sistema de avaliação para o Programa de Formação Continuada de Lideranças da UFJF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro de Almeida Brandão Correa

ESTHER, A. B.; SILVA, E. J. F.;OLIVEIRA, V. C. S.. A internacionalização das universidades: o caso do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFJF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lara Medeiros Campos

VAZ, D. T.OLIVEIRA, V. C. S.. Atuação da administração pública frente a casos de pedofilia nas escolas: prevenção, denúncia e amparo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sergio Ricardo Araújo da Silva

CHAVES, W.;OLIVEIRA, V. C. S.. Integração das salas de leitura na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caio César Ribeiro da Silva / Eliane Rodrigues da Silva

CHAVES, W.;OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão do orçamento da saúde no município do Rio de Janeiro - pode-se dizer que é eficiente?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mabel Joas de Moura Linhares / Maiara Marques Barbosa Dias

KRAEMER, C. F. B.; FRANCO, B. B.;OLIVEIRA, V. C. S.. A necessidade da qualificação dos gestores públicos municipais das cidades interioranas do estado do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Claudio Henrique Moreira Pinto

KRAEMER, C. F. B.VAZ, D. T.OLIVEIRA, V. C. S.. Universidade corporativa caixa: percepção dos funcionários da Agência Bernardo Horta/ES quanto à eficiência do processo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Monteiro Batista

KRAEMER, C. F. B.; RODRIGUES, V. M.;OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão da qualidade no atendimento no serviço público na 6ª Ciretran. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Vitor de Oliveira

NEVES, L. A.SILVA, L. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Conhecimento e utilização de informações contábeis-financeiras por parte de gestores de micro e pequenas empresas da cidade de Juiz de Fora, MG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Silvia Maria Ferreira Cury

KRAEMER, C. F. B.HORA, A. L. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Humanização e acolhimento hospitalar em uma unidade de saúde do município de Volta Redonda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Urânia dos Santos Oliveira

KRAEMER, C. F. B.HORA, A. L. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão de pessoas na Prefeitura de Volta Redonda: um estudo de caso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luã Farnezi Santos

SILVA, L. R.BICALHO, R. A.OLIVEIRA, V. C. S.. A política de assistência social ao alcance das pessoas em situação de rua: o caso de Juiz de Fora e da instituição Fundação Maria Mãe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: ANGÉLICA VAZ DAS GRAÇAS

MIRANDA, A. B. L.SILVEIRA, R. I. M.OLIVEIRA, V. C. S.. Conscientização ambiental na gestão pública: considerações sobre Juiz de Fora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Xavier Penha Carraro

ESTHER, A. B.; MENDONCA, R. R. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. A política de redistribuição dos cargos de técnicos administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de São João del-Rei sob a ótica dos servidores redistribuídos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danúbia de Cássia Ribeiro

ESTHER, A. B.MONTEIRO, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Precarização do trabalho docente: um estudo de caso na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hugo Moraes Oliveira Porto

MIRANDA, A. B. L.MONTEIRO, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Empreendedorismo, agricultura orgânica de pequeno porte e gestão municipal - perspectivas de sustentabilidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Yanne Cristina Ribeiro Orozimbo

SILVEIRA, R. I. M.SANTOS JUNIOR, A. F.OLIVEIRA, V. C. S.. A utilização de veículos aéreos não tripulados (VANTs) na logística humanitária: uma visão dos empecilhos encontrados em órgãos de defesa em Minas Gerais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago de Castro Ribeiro

SILVA, L. R.ESTHER, A. B.OLIVEIRA, V. C. S.. O modelo gerencial em Administração Pública: uma análise da reforma gerencial de 1995 no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Glauber Gomes de Carvalho

MIRANDA, A. B. L.SANTOS, G. J.OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão do Parque Estadual de Ibitipoca: oportunidades e expectativas versus satisfação do turista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Eduardo Reis

MIRANDA, A. B. L.SANTOS, G. J.OLIVEIRA, V. C. S.. Os desafios das políticas públicas do ecoturismo no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lessandra Aparecida Corrêa

LIMA JUNIOR, J. H. V.MORAES JUNIOR, C. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Estratégias de marketing e comportamento do consumidor: estudo de caso Sublime Gelateria Italiana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanessa de Castro Mendes

ESTHER, A. B.MONTEIRO, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. A política de identidade institucional da universidade federal brasileira: o caso da UFJF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Kátia dos Reis Gomes

ESTHER, A. B.MONTEIRO, L. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Produtivismo na pós-graduação e estratégias de enfrentamento: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ricardo Teixeira Mazzei Leite

MONTEIRO, L. A.BICALHO, R. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Análise da crise de segurança pública de fevereiro de 2017 no Espírito Santo a partir da obra Psicologia das Multidões, de Gustave LeBon. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alessandra Côrtes Reis Castanheira

NEVES, L. A.SANTIAGO, C. V. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Proposição de um projeto de estímulo à inovação para uma organização não governamental: o caso da associação dos amigos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Silveira de Nazareth

CARVALHO, C. O.MACEDO, A. S.OLIVEIRA, V. C. S.. O perfil do empreendedor social: uma investigação realizada em instituições sem fins lucrativos de Juiz de Fora - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SANTIAGO, C. V. S.SANTOS JUNIOR, A. F.OLIVEIRA, V. C. S.. A gestão da inovação na UFJF e sua atuação no sistema local de inovação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tais Freitas Pinto

SILVEIRA FILHO, I.;VALADARES, J. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Aplicabilidade do modelo de gestão de Henry Mintzberg no trabalho de gerentes de uma instituição bancária pública em uma agência de pequeno porte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Claudia Fortunato Ribeiro

CUNHA, E. P.BICALHO, R. A.OLIVEIRA, V. C. S.. A relação entre a administração e a religião no interior do capitalismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Sula Artur Canguia

BELLINI, L. P.;SANTIAGO, C. V. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Uso dos indicadores de desempenho em organizações não governamentais: um estudo na Associação Metodista de Ação Social - AMAS/JF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Octávio de Oliveira Bita

SANTIAGO, C. V. S.SAMPAIO, D. O.OLIVEIRA, V. C. S.. Nota fiscal eletrônica: a evolução do sistema de escrituração e seus impactos em uma pequena empresa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ABEGAO, L. H.;ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. A poliarquia na dinâmica dos conselhos de políticas públicas: o caso do Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: John Lenon da Costa Silva

SANTOS JUNIOR, A. F.; MENDONCA, R. R. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. A excelência nas organizações públicas e privadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

RODRIGUES, I. S.SANTOS JUNIOR, A. F.OLIVEIRA, V. C. S.. O impacto da adoção de um sistema de informação gerencial na gestão pública: o caso da UFJF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Antônio Pedro dos Reis Júnior

FERREIRA, V. C. P.CUNHA, E. P.OLIVEIRA, V. C. S.. O estágio supervisionado na percepção dos alunos do Curso de Administração da UFJF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcel Gaudard Cheik Kaled

SAMPAIO, D. O.LIMA JUNIOR, J. H. V.OLIVEIRA, V. C. S.. A percepção da gestão de marketing pelos microempresários dos estúdios e das gravadoras de música e mídia de Juiz de Fora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Faria de Mattos

SAMPAIO, D. O.SANTIAGO, C. V. S.OLIVEIRA, V. C. S.. Percepções dos juizforanos universitários que realizam compras online. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renan dos Reis Jannuzzi

CUNHA, E. P.RIBEIRO, A. J. G.OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão financeira na autogestão de organizações populares: decorrências da introdução de novos conhecimentos na Ascajuf Centro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carolina Silva Bizotto

CUNHA, E. P.RIBEIRO, A. J. G.OLIVEIRA, V. C. S.. Ideologias na formação em Administração: a supremacia neoliberal na reforma curricular do Bacharelado em Administração - FACC UFJF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maysa da Silva Salgado

ESTHER, A. B.RIBEIRO, A. J. G.OLIVEIRA, V. C. S.. Dificuldades de implementação de práticas participativas: estudo de caso em Rio Novo (MG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sara Conceição de Paula

CUNHA, E. P.BICALHO, R. A.; PEREIRA, V. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Capitalismo, questão social e as formas de encarceramento: um estudo sobre o Centro Pop de Juiz de Fora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Augusto Benicá Machado

CUNHA, E. P.BICALHO, R. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Perfil do egresso do Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 2001 e 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paola Alvim Andrade

ESTHER, A. B.MACHADO, M. C. S.OLIVEIRA, V. C. S.. A identidade do estagiário de Administração nas organizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Breno Abreu Monteiro de Barros

ESTHER, A. B.MACHADO, M. C. S.OLIVEIRA, V. C. S.. A gestão de recursos humanos no contexto da Nova Gestão Pública: o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ariane Grossi Mota

BARRA, G. M. J.SANTOS JUNIOR, A. F.OLIVEIRA, V. C. S.. A importância do marketing no varejo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thayane Alves de Souza

MIRANDA, A. B. L.FERREIRA, V. C. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Perspectivas da gestão de carreira: possibilidades e limitações para o desenvolvimento profissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Janaína dos Santos Araújo

MENDONCA, R. R. S.;SANABIO, M. T.OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão estratégica: um estudo de caso no Tribunal Regional do Trabalho - 3ª Região. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lair Taroco Júnior

ESTHER, A. B.; MARTINS, P. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. Relatório de estágio supervisionado: Hospital Universitário da UFJF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda Coelho Mariano

MARTINS, P. C.;CUNHA, E. P.OLIVEIRA, V. C. S.. A educação como ferramenta para ascensão social: um estudo de caso aplicado ao cursinho popular de Santos Dumont. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ayrton Castro de Rezende

DAVID, M. V.; HORTA, E. D.;OLIVEIRA, V. C. S.. A nova contabilidade pública: o caso de uma universidade federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: NATHALIA CAMPOS ALVES

CUNHA, E. P.BICALHO, R. A.OLIVEIRA, V. C. S.. O duplo caráter do estágio supervisionado na produção capitalista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Medeiros Queiroz

DAVID, M. V.; RAMIRES, E. M.;OLIVEIRA, V. C. S.. Relatório de estágio supervisionado: Coordenação de Execução e Suporte Financeiro da UFJF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiane Borges de Oliveira

KRAEMER, C. F. B.; ABEGAO, L. H.;OLIVEIRA, V. C. S.. O Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda e o seu potencial deliberativo nas políticas públicas na área de saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jessica Guerra Inácio de Oliveira

ABEGAO, L. H.;KRAEMER, C. F. B.OLIVEIRA, V. C. S.. Responsabilidade social corporativa da Companhia Siderúrgica Nacional e suas externalidades negativas na saúde da população do município de Volta Redonda, no período de 2008 a 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thaiara Araújo de Oliveira

LEITE, G. B.; ALCANTARA FILHO, J. L.;OLIVEIRA, V. C. S.. Teoria dos jogos na tomada de decisão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Esdras Kênia de Paula

ABREU, J. C. A.KRAEMER, C. F. B.OLIVEIRA, V. C. S.. Gestão da saúde nas décadas de 1940 e 1950 em Volta Redonda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eder de Almeida Pinto Benício

SILVA, W. N.;ABREU, J. C. A.OLIVEIRA, V. C. S.. Perfil e percepções do microempreendedor individual de Volta Redonda sobre os efeitos da legalização de suas atividades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thaís Ribeiro dos Santos

THIELMANN, R.MONTEIRO, C. F.OLIVEIRA, V. C. S.. Avaliação das políticas de inovação no Brasil: o caso da FINEP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Costa Guimarães

LEAL JUNIOR, I. C.TEODORO, P.OLIVEIRA, V. C. S.. Práticas de gestão de transporte rodoviário de cargas no Sul Fluminense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

TEODORO, P.; CABRAL, I.; FREITAS, A. O.;OLIVEIRA, V. C. S.. Orçamento público e proposta orçamentária para a Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberta Coelho Machado

SIQUEIRA, E. D.; RODRIGUES, M. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. Cultura e identidade: um estudo da representação social no café da manhã de dois hotéis na cidade de Volta Redonda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mariana dos Santos Brito

SIQUEIRA, E. D.; GAMA, G. L. G.;OLIVEIRA, V. C. S.. Turismo, consumo e mito em São Thomé das Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paula de Sousa Machado

SIQUEIRA, E. D.; ARCHANJO, M. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. Significados e usos sociais do souvenir: um estudo em Petrópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Ferreira dos Santos

SIQUEIRA, E. D.; ARCHANJO, M. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. Consumo, cultura e lazer na Festa Alemã em Juiz de Fora: atribuições e significados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Franciane Cristina Pereira

SIQUEIRA, E. D.; ARCHANJO, M. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. A imagem da favela pelas lentes do turista: um estudo de caso sobre o Favela Tour. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiano Simões dos Reis

SIQUEIRA, E. D.; FROSSARD, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Turismo, imaginário, ritual e representações sociais no contexto de um grupo de excursionistas juizforanos em visita à cidade de Aparecida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gilciane Reis Guedes

SIQUEIRA, E. D.; FROSSARD, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Cultura, turismo e representações sociais: a imagem de Ibitipoca em Lima Duarte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tomáz Junqueira da Silva

SIQUEIRA, E. D.; FROSSARD, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Construção do imaginário coletivo sobre o poder de cura das águas do parque de São Lourenço (MG). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Angélica Ferreira Sales

SIQUEIRA, E. D.; FROSSARD, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. O imaginário dos representantes sociais e dos turistas da cidade de Bueno Brandão em relação à pavimentação da estrada Bueno Brandão (MG) - Socorro (SP). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elisângela Souza Aglio

SIQUEIRA, E. D.; FROSSARD, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Práticas e representações sociais de consumo e lazer no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jarlene Rodrigues Reis

SIQUEIRA, E. D.; VILELLA, L. B.;OLIVEIRA, V. C. S.. Percepção e representações sociais do turista em Campos do Jordão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Samyra de Miranda Charpinel

SIQUEIRA, E. D.; VILELLA, L. B.;OLIVEIRA, V. C. S.. Pé na estrada: um estudo sobre representações sociais dos mochileiros em Milho Verde. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lauren Fernandes de Siqueira

SIQUEIRA, E. D.; MENEZES, M. L. P.;OLIVEIRA, V. C. S.. A saturação dos suportes urbanos decorrente dos grandes fluxos turísticos em Tiradentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Otávio Cezar Zacante Ramos

MENEZES, M. L. P.; PINTO, V. P. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Plano Estratégico Setorial do Turismo de Juiz de Fora: ação do poder público integrada aos agentes do turismo local. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Angelo Benjamim Costa Tadini Júnior

LIMA JUNIOR, J. H. V.; MENEZES, M. L. P.;OLIVEIRA, V. C. S.. Citymarketing como ferramenta do desenvolvimento local. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: André Damasceno Daibert

SIQUEIRA, E. D.; SILVEIRA, E. J. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Memória ferroviária ou memória dos trabalhadores ferroviários? O que é representado no Museu Ferroviário de Juiz de Fora?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniela Oliveira Valias

SIQUEIRA, E. D.; ARCHANJO, M. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. O turista que veio de outro mundo: o E. T. de Varginha e seus reflexos sobre o imaginário coletivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcela Afonso Barcelos

SIQUEIRA, E. D.; ARCHANJO, M. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. Os artesãos do Complexo Turístico do Barreiro e suas representações sociais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alice Leite Coelho Meneses

SIQUEIRA, E. D.; ARCHANJO, M. V.;OLIVEIRA, V. C. S.. A Festa Alemã em Juiz de Fora: memória e tradição cultural de um povo como atrativo turístico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

ALCANTARA, C. M.DETRO, S. P.ROHRICH, S. S.CUNHA, C. R.OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2021. Universidade Federal do Paraná.

ESTHER, A. B.CUNHA, E. P.OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público, magistério superior. Seleção de professor visitante. 2019. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SOUZA, G. C.MOREIRA, M. S.MOURA, J. T. V.SOUZA, E. G. L.OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2018. Universidade Federal de Lavras.

ABREU, J. C. A.POLL, A. P.; MAFRA, L. A. S.; MELO, D. R. A.;OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2015. Universidade Federal Fluminense.

OLIVEIRA, V. C. S.DINIZ, A. M. C.; LOBO, J. R. M.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

ABREU, J. C. A.POLL, A. P.; MAFRA, L. A. S.; FERREIRA, M. S.;OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2013. Universidade Federal Fluminense.

LEAL JUNIOR, I. C.; OLIVEIRA, U. R.; FERREIRA, M. S.; ROCHA, H. M.;OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2013. Universidade Federal Fluminense.

MAFRA, L. A. S.;SANTINELLI, F.OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2011. Universidade Federal de Alfenas.

MAFRA, L. A. S.;SANTINELLI, F.OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

SOUZA, P. R. R.; MINEIRO, A. A. C.;OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

GARCIA, P. A. A.; ABEGAO, L. H.; SANTOS, R.; SOUZA, M. A. F.;OLIVEIRA, V. C. S.. Concurso público de provas e títulos, magistério superior. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Ricardo José Torres Alves

Promoção da igualdade étnico-racial na Universidade Federal de Juiz de Fora; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Coorientador);

Emílio Mafalda Oliveira

Tomada de decisão na universidade: proposição de indicadores para a Coordenação Administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Carlos Alexandre Teixeira

-; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Carolina Amorim Coelho

Políticas de integridade e isomorfismo: estudo exploratório em fundações de apoio universitário em Minas Gerais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Nathália Couto de Freitas

Tecnociência solidária: análise de práticas organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Maria Rosângela de Almeida

O processo de autoavaliação nas instituições de ensino superior: recomendações para o levantamento da percepção de estudantes no processo de autoavaliação institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora; 2024; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Kátia dos Reis Gomes

Ouvidoria especializada em ações afirmativas: o papel mediador desempenhado em uma universidade pública; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Lara Cordeiro Monteiro de Barros Leite

Ações afirmativas para acesso à pós-graduação stricto sensu: subsídios para normatização em universidades públicas federais do Brasil; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Carina Lage dos Santos Bastos

Integridade em institutos federais de educação, ciência e tecnologia: proposta de código de conduta para o Instituto Federal de Minas Gerais; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Nathália Fonseca Vieira

Integridade no processo de execução financeira da Administração Pública federal: proposta de política e plano de ação para Universidade Federal de Juiz de Fora; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Igor Porto David

O engajamento político e o recrutamento partidário da juventude: disposições, redes e interesses no âmbito da universidade pública; 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Odirley Hayalla Resende

Processo Eletrônico Nacional: um estudo sobre transição de paradigmas na Universidade Federal de Juiz de Fora; 2019; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Edson Carvalho do Nascimento

Representação e deliberação no processo decisório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Sarah Quintao Machado da Silva Pereira

A formação discursiva da Política Judiciária Nacional; 2019; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Ana Paula Gonçalves Doro

Práticas, lacunas e possibilidades dos cursos de graduação em Administração na capacitação de profissionais para o terceiro setor; 2018; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

CAROLINA LEITE MARTINS

Programa Minha Casa Minha Vida: externalidades no município de Volta Redonda, RJ; 2018; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Rosilene de Lima Machado Silva

Orçamento participativo em pequenos municípios: o caso de Cambuí, MG; 2017; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Paulo de Morais

Ninguém me reconhece como grande cidadão: desafios da participação em Três Corações, MG; 2017; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Beatriz Rezende Rocha

O tradicional e o moderno no Sistema Único de Assistência Social em municípios de pequeno porte: assistencialismo ou direito social?; 2016; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Irlene Nogueira da Silva

Práticas de gestão escolar: estudo de caso na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, de Janaúba, MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Valéria Aparecida Naves Damião

O público e o privado no sistema local de Assistência Social do município de Varginha, MG; 2014; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Flávio Sereno Cardoso

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora: análise da concretude da estrutura e do fluxo de formação previstos nos referenciais orientadores do MEC; 2014; Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Sílvia Ferreira Caproni Gonçalves

Movimento Campo de Públicas: estudo sobre sua constituição à luz do conceito de identidade e da percepção de integrantes graduados em Administração; 2014; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas,; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Kristian Gonçalves Gomes

Gestão do conhecimento e conselhos gestores de políticas públicas: interfaces possíves; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de pessoas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Amanda Moreira de Abreu

Perfil da classe artística da cidade de Juiz de Fora (MG): elementos para proposição de políticas públicas distributivas e redistributivas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Cíntia Dutra Mendonça

Oferta de crédito bancário: fatos morais presentes em condutas pessoais e profissionais; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Alessandra Kariny Almeida Fernandes

O personalismo e seus desdobramentos em um município de pequeno porte; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Beatriz Matos Mota

A implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Auditoria da 4ª Circunscrição Judiciária Militar, em Juiz de Fora - MG; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Caio Gonçalves Rezende

Universidade e diversidade: políticas de suporte à permanência em instituições federais da Zona da Mata e dos Campos das Vertentes de Minas Gerais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

GABRIELA DUTRA APERIBENSE DE SOUZA

Manifestações e desdobramentos do machismo discursivo no Poder Legislativo: um olhar sobre Juiz de Fora - MG; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Danielle Rodrigues de Andrade

Contribuições da educação para a sustentabilidade à formação não instrumental do Administrador; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Carlos Cesar Dornelas

Políticas públicas e construção institucional: a criação de um centro voltado às demandas LGBTQI+ em Juiz de Fora, MG; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

GLEISOM JOSÉ DO CARMO SANTOS

Princípios da Administração Pública no âmbito da Saúde em um município de pequeno porte; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Patricia dos Santos Pacheco

O papel da Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora à luz da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Marcelo Domingos Oliveira Silva

Gestão do desporto em Juiz de Fora: uma análise sobre o potencial para constituição de políticas públicas participativas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Cibele Carneiro de Almeida

Instrumentalidade e substantividade nas organizações: análise dos processos gerenciais de uma entidade filantrópica do município de Juiz de Fora, MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Ana Maria Belosevich Sosa

É possível aliar valores e propósitos substantivos com desempenho no mercado? Um estudo sobre os fundamentos da gestão social em uma organização privada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Nathan Costa

Democracia local: análise do perfil dos principais conselhos municipais de Juiz de Fora, MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Igor Porto David

O Conselho Municipal da Juventude de Juiz de Fora: uma análise de sua efetividade enquanto cogestor de políticas públicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Roberto Vieira da Cunha

Os princípios da administração pública e seus reflexos no trabalho dos agentes penitenciários da Central de Escoltas do Sistema Prisional de Juiz de Fora; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Natalia Moreira dos Santos

Dar, receber, retribuir: contribuições da Dádiva para compreensão do trabalho voluntário; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Priscilla de Fátima Silva Batista

Os planos municipais enquanto instrumentos norteadores da implementação de políticas públicas pelo poder público local; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Jerusa Gama dos Santos

Política de cotas e a questão racial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Gustavo Schettino Sirimarco

Empreendedorismo: comparação entre modelo teórico e trajetória de um empreendedor do segmento musical na cidade de Juiz de Fora; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Fernando Marques de Souza

Alternância de poder em um município de pequeno porte: percepção de cidadãos sobre a relação entre cargos ocupados mediante concurso público e cargos de livre nomeação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Domingos Rivelli Teixeira Nogueira

A importância da elaboração de Plano Diretor Participativo do município de Brás Pires, MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Jéssica Campos Martins

Identidade e afirmação: a relação da mulher negra com o cabelo crespo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Laysa de Oliveira Reis

A percepção dos alunos concluintes da graduação em Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora em relação ao trabalho de conclusão de curso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Manoel Aloisio Franco

A imprensa e seu papel em prol da ética e da transparência na gestão pública; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Nathália Couto de Freitas

Análise da vigência dos fundamentos da burocracia em um órgão da Justiça Militar no estado de Minas Gerais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Argemiro Silva Pires

O programa de avaliação de desempenho dos técnicos administrativos em educação no âmbito da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos da UFJF; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Lícia Ferreira Santos

Reflexões sobre a vigência da lógica burocrática em uma organização prestadora de serviços automotivos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Arthur Gomes Dau

Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora: trata-se de um arranjo poliárquico?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Bruna de Fátima Ferreira

Instrumentalidade e substantividade nos processos organizacionais de uma ONG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Isabella Kneipp

Gestão de ONGs: especificidades do ciclo administrativo em organizações não governamentais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Caio Gonçalves de Rezende

A universidade e as políticas de acesso, permanência e mobilidade estudantil: a questão da diversidade; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROPP UFJF; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Kamilla Menezes Avelar

Estudo das representações sociais dos segmentos pertencentes à cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora, MG; Parte II: análise dos discursos de integrantes do Conselho Municipal de Turismo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Iara Braga Teixeira

Estudo das representações sociais dos segmentos pertencentes à cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora, MG; Parte I: análise documental do Conselho Municipal de Turismo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

RAFAELA DORO RODRIGUES

Avaliação das práticas nos conselhos gestores de políticas públicas de Juiz de Fora: um levantamento das boas práticas e das práticas limitadoras; 2020; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Costa, L

; GUIMARÃES, V; ; PIRES, A; ; SALES, C; ; SILVA, N; ; Plano de negócios Coubertin Pub; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira;

Produções bibliográficas

  • MARTINS, C. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SANTOS, G. J. . Externalidades do Programa Minha Casa Minha Vida na visão de não beneficiários: Um estudo sobre dois empreendimentos de Volta Redonda (RJ). DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , v. 20, p. e10126, 2022.

  • PEREIRA, M. S. ; AFONSO, N. J. ; TEODORO, P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Experiência turística e prestação de serviços fotográficos: viabilidade econômico-financeira em eventos de grande porte. CULTUR: REVISTA DE CULTURA E TURISMO , v. 16, p. 1-27, 2022.

  • DE LIMA MACHADO SILVA, ROSILENE ; CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA, VIRGÍLIO ; JÚLIO CESAR ANDRADE DE ABREU, JÚLIO . Local democracy and participatory budget. Analysis of the experience of Cambuí (Brazil). REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS MUNICIPALES , v. 23, p. 81-104, 2021.

  • KIRCHMAIR, D. M. ; MORAIS, G. S. ; DORO, A. P. G. ; MARTINS, C. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Reflexões sobre a inserção do conteúdo 'Gestão Social' no mestrado acadêmico em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora. NAU - A REVISTA ELETRÔNICA DA RESIDÊNCIA SOCIAL , v. 12, p. 633-649, 2021.

  • BARCELOS, M. A. ; SIQUEIRA, E. D. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Representações sociais, mito e imaginário no Complexo Turístico do Barreiro em Araxá (MG). REVISTA IBEROAMERICANA DE TURISMO , v. 11, p. 172-190, 2021.

  • FERREIRA, S. ; MIRANDA, A. R. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; KEINERT, T. M. M. . Participação social em saúde no Brasil: análise de conteúdo destacando limites e possibilidades. Controle social e desenvolvimento territorial , v. 8, p. 6-22, 2020.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; TEIXEIRA, I. B. ; FERREIRA, V. C. P. ; PIMENTEL, T. D. . O Papel do Conselho Municipal de Turismo na Cadeia Econômica do Turismo em Juiz de Fora, MG. RECAT - REVISTA ELETRÔNICA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E TURISMO , v. 8, p. 57-75, 2020.

  • RESENDE, O. H. ; SANTIAGO, C. V. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Sistema Eletrônico de Informações: estudo sobre sua implementação em um órgão da Universidade Federal de Juiz de Fora. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS UFV , v. 20, p. 1-24, 2020.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; AVELAR, K. M. ; ALMEIDA JUNIOR, C. R. ; FERREIRA, V. C. P. ; PIMENTEL, T. D. . Representações sobre o Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora, MG. CULTUR: REVISTA DE CULTURA E TURISMO , v. 14, p. 1-28, 2020.

  • ABREU, J. C. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; KRAEMER, C. F. B. . Uma Análise de Construtos Teóricos sobre Participação e Gestão Social. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , v. 17, p. 34-51, 2019.

  • DORO, ANA PAULA GONÇALVES ; OLIVEIRA, VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E ; FERREIRA, VICTOR CLÁUDIO PARADELA . Formação de administradores para o terceiro setor no município de Juiz de Fora, MG. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF) , v. 13, p. 108-125, 2019.

  • KEINERT, T. M. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Participação social em saúde no Brasil: produção técnico-científica entre 1990-2014 e sugestão de agenda de pesquisa. CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA , v. 23, p. 194-214, 2018.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; KEINERT, T. M. M. ; MIRANDA, A. R. A. ; GONCALVES, S. F. C. . Participação social em saúde no Brasil: elementos para compreensão de sua dinâmica. BIS. BOLETIM DO INSTITUTO DE SAÚDE (IMPRESSO) , v. 18, p. 153-161, 2017.

  • OLIVEIRA, VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E ; KEINERT, TANIA MARGARETE MEZZOMO . A perspectiva sociocêntrica e a reconfiguração das principais políticas sociais após a constituição de 1988. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF) , v. 10, p. 1-15, 2016.

  • GONCALVES, S. F. C. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A constituição do movimento Campo de Públicas a partir da percepção de integrantes graduados em Administração. Administração Pública e Gestão Social , v. 8, p. 202-211, 2016.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. . Sociedade, Estado e Administração Pública: Análise da Configuração Institucional dos Conselhos Gestores do Município de Lavras (MG). Cadernos Gestão Pública e Cidadania , v. 19, p. 19-40, 2014.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; KRAEMER, C. F. B. ; ABREU, J. C. A. ; FRANCISCO, D. N. . Perspectiva de contribuição do projeto Formação Política e Cidadania: os Conselhos Municipais como Referência em Volta Redonda, RJ: análises preliminares. NAU Social , v. 4, p. 143-158, 2013.

  • OLIVEIRA, RENATO FERREIRA DE ; OLIVEIRA, VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E ; SANTOS, ANTÔNIO CARLOS DOS . Beneficiários ou reféns? o patrimonialismo na perspectiva dos cidadãos de Poço Fundo, Minas Gerais. CADERNOS EBAPE.BR (FGV) , v. 9, p. 950-966, 2011.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. A. R. . Os conselhos gestores municipais como instrumentos da democracia deliberativa no Brasil. Cadernos EBAPE.BR (FGV) , p. 422-437, 2010.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; OLIVEIRA, L. C. F. S. ; SIQUEIRA, E. D. ; BRITO, M. J. . Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: análise interpretativa de uma experiência contemporânea. Cadernos EBAPE.BR (FGV) , v. 7, p. 113-134, 2009.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; SILVA, P. J. ; PEREIRA, M. C. ; BRITO, M. J. . Cultura e mito nas organizações: análise dos sentidos construídos sobre a morte de Roberto Marinho. REVISTA CONTEMPORÂNEA (UERJ. ONLINE) , v. 6, p. 86-104, 2008.

  • BARRA, G. M. J. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; MACHADO, R. T. M. . O papel das associações de interesse privado no mercado cafeeiro brasileiro. REGE. Revista de Gestão USP , v. 14, p. 17-31, 2007.

  • SIQUEIRA, E. D. ; REIS, J. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Quanto mais frio melhor: imagem e representações sociais do turísta em Campos do Jordão. REVISTA CONTEMPORÂNEA (UERJ. ONLINE) , v. 5, p. 11-22, 2007.

  • OLIVEIRA, V. A. R. ; PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . O conselho de segurança pública no âmbito da administração pública municipal. Revista Brasileira de Segurança Pública , v. 1, p. 64-80, 2007.

  • TURETA, C. ; ROSA, A. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo SERVQUAL. REGE. Revista de Gestão USP , v. 14, p. 33-45, 2007.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; OLIVEIRA, L. C. F. S. ; SIQUEIRA, E. D. ; BRITO, M. J. . Inovação gerencial em municípios: análise exploratória das práticas de gestão do plano estratégico de Juiz de Fora. Cadernos EBAPE.BR (FGV) , v. 4, p. 01-17, 2006.

  • SIQUEIRA, E. D. ; ALVES, M. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Turismo, cultura e lazer: o significado e os usos sociais do parque do Museu Mariano Procópio. REVISTA CONTEMPORÂNEA (UERJ. ONLINE) , v. 4, p. 74-89, 2006.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; BASTOS, R. R. . Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de administração em 2000, 2001 e 2002. REGE. Revista de Gestão USP , v. 12, p. 1-16, 2005.

  • OLIVEIRA, V. C. S. . A legitimidade do poder nas organizações e os processos de manipulação simbólica. Revista Symposium , Lavras, v. 1, p. 16-23, 2003.

  • FERREIRA, B. F. ; SANTOS, N. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Razões instrumental, substantiva e comunicativa no cotidiano gerencial de ONGs. In: PARADELA, V. C.; LOPES, R. L. B.; DORO, A. P. G.. (Org.). Gestão de pessoas em ONGs. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2021, v. 1, p. 39-56.

  • MORAIS, P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Iniciativa popular em perspectiva: a experiência do Plano Municipal de Cultura de Três Corações/MG. In: J. M.; COSTA, K.. (Org.). Planos municipais de cultura: reflexões e experiências. 1ed.Belo Horizonte: EdUEMG, 2019, v. 1, p. 269-291.

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Modelos de administração pública. In: SANÁBIO, M. T.; SANTOS, G. J.; DAVID, M. V.. (Org.). Administração pública contemporânea: política, democracia e gestão. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, v. 1, p. 9-34.

  • TEODORO, P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . O empreendedorismo por necessidade e a precariedade da formação gerencial do pequeno empreendedor brasileiro. In: ESTHER, A. B.; PAÇO-CUNHA, E.; SANÁBIO, M. T.. (Org.). Pequenas empresas: reflexões e perspectivas de ação. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2006, v. 1, p. 47-66.

  • FREITAS, N. C. ; GOMES, K. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Tecnociência solidária: análise de elementos contextuais e organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG). In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2023, Evento remoto. XII ENAPEGS, 2023.

  • BERNARDO, H. P. ; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; ABREU, A. M. . Cultura no município de Juiz de Fora (MG): perfil de atores e subsídios para políticas públicas. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2023, Evento remoto. XII ENAPEGS, 2023.

  • GOMES, K. R. ; FREITAS, N. C. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Ouvidoria especializada em ações afirmativas: inovação institucional no contexto de uma universidade pública. In: I Congresso Internacional de Administração Pública da Rede Profiap, 2023, Maceió. I CIAP, 2023.

  • ANDRADE, D. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Contribuições da educação para a sustentabilidade à formação não instrumental do administrador. In: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - Engema, 2022, São Paulo. XXIV Engema, 2022.

  • RODRIGUES, R. D. ; COSTA, N. ; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Democracia e poder local: diagnóstico de boas práticas em conselhos gestores de políticas públicas no município de Juiz de Fora, MG. In: III Mostra Científica de Administração, 2021, São João del-Rei. III Mostra Científica de Administração. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2021.

  • OLIVEIRA, C. M. ; SOUZA, G. D. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A reinserção social do egresso do sistema prisional no mercado de trabalho: o caso do PrESP em Juiz de Fora, MG. In: X Seminário de Administração Pública do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), 2020, Brasília. X Seminário de Administração Pública do IDP, 2020.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; TEIXEIRA, I. B. ; FERREIRA, V. C. P. ; PIMENTEL, T. D. . O papel do Conselho Municipal de Turismo na cadeia econômica do turismo em Juiz de Fora, MG. In: VIII Encontro de Administração Pública da ANPAD, 2019, Fortaleza. VIII EnAPG, 2019.

  • MARTINS, C. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SANTOS, G. J. . Externalidades de uma política pública: o Programa Minha Casa Minha Vida em residenciais urbanos de Volta Redonda (RJ). In: XLIII Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2019, São Paulo. XLIII Enanpad, 2019.

  • FERREIRA, S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Análise de conteúdo: método para análise de dados em pesquisas qualitativas. In: XII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2019, Palhoça. XII CASI, 2019.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; AVELAR, K. M. ; ALMEIDA JUNIOR, C. R. ; FERREIRA, V. C. P. ; PIMENTEL, T. D. . Representações sociais sobre o Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora, MG. In: XII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2019, Palhoça. XII CASI, 2019.

  • SILVA, R. L. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Democracia local e orçamento participativo: análise da experiência de Cambuí, MG. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2018, Juazeiro do Norte. X ENAPEGS, 2018.

  • KIRCHMAIR, D. M. ; MORAIS, G. S. ; DORO, A. P. G. ; MARTINS, C. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Reflexões sobre a inserção do conteúdo Gestão Social no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2018, Juazeiro do Norte. X ENAPEGS, 2018.

  • ESTHER, A. B. ; RODRIGUES, I. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A educação superior e os objetivos de desenvolvimento sustentável 2030 (OSD4): uma reflexão sobre a universidade brasileira. In: IX Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas, 2018, Madrid. IX GIGAPP, 2018.

  • DORO, A. P. G. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; FERREIRA, V. C. P. . Práticas, lacunas e possibilidades dos cursos de graduação em Administração na capacitação de profissionais para o terceiro setor. In: Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2018, Curitiba. XLII Enanpad, 2018.

  • DAVID, I. P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Conselho Municipal da Juventude de Juiz de Fora, MG: análise de sua efetividade enquanto cogestor de políticas públicas. In: XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018, Rio de Janeiro. XI CASI, 2018.

  • BARRA, G. M. J. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; MACHADO, R. T. M. ; LEME, P. H. M. V. . O papel das instituições públicas e privadas na coordenação do Sistema Agroindustrial do Café no Brasil. In: X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2017, Petrópolis. X CASI, 2017.

  • PIMENTEL, T. D. ; ESTHER, A. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A modulação da ação coletiva organizada e mecanismos de governança nas universidades públicas na América Latina: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e México. In: XXXI Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia, 2017, Montevideo. XXXI Congresso ALAS, 2017.

  • KEINERT, T. M. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Participação social em saúde no Brasil: abordagem exploratória da produção técnico-científica entre 1990-2014 e proposição de uma agenda de pesquisa. In: Seminários em Administração - SemeAd, 2016, São Paulo. XIX SemeAd, 2016.

  • FERREIRA, B. F. ; SANTOS, N. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Razões instrumental, substantiva e comunicativa no cotidiano gerencial de organizações não-governamentais. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2016, Juiz de Fora. IX CASI, 2016.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; KEINERT, T. M. M. . Relações entre Estado e sociedade no Brasil: a perspectiva sociocêntrica e a reconfiguração das principais políticas sociais após a Constituição Federal de 1988. In: VIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda. VIII CASI, 2015.

  • GOMES, K. G. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Gestão do conhecimento e conselhos gestores de políticas públicas: interfaces possíveis. In: VIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda. VIII CASI, 2015.

  • GONCALVES, S. F. C. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Movimento Campo de Públicas: estudo sobre sua constituição à luz do conceito de identidade e da percepção de integrantes graduados em Administração. In: VIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda. VIII CASI, 2015.

  • ABREU, J. C. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; KRAEMER, C. F. B. . Uma análise de construtos teóricos sobre participação e gestão social. In: I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2015, Brasília. I ENEPCP, 2015.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; KRAEMER, C. F. B. ; ABREU, J. C. A. ; FRANCISCO, D. N. . Perspectiva de contribuição do projeto Formação Política e Cidadania: os Conselhos Municipais como Referência em Volta Redonda, RJ: análises preliminares. In: VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social, 2013, Belém. VII ENAPEGS, 2013.

  • OLIVEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SANTOS, A. C. . Beneficiários ou reféns? O patrimonialismo na perspectiva dos cidadãos de Poço Fundo, MG. In: V Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2011, Florianópolis. V ENAPEGS, 2011.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. . Sociedade, Estado e Administração Pública: análise da configuração institucional dos conselhos gestores do município de Lavras, MG. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2010, Lavras. IV ENAPEGS, 2010.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; TEODORO, P. ; KNOP, M. F. T. . O que é estratégia? Percepção dos integrantes de uma incubadora de empresas sobre suas abordagens e definições. In: XVI Simpósio de Engenharia de Produção, 2009, Bauru. XVI SIMPEP, 2009.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. A. R. . Os conselhos gestores municipais como instrumentos da democracia deliberativa no Brasil. In: XXXII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2008, Rio de Janeiro. XXXII Enanpad, 2008.

  • ALVES, M. B. ; SIQUEIRA, E. D. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Turismo, cultura e lazer: o significado e os usos sociais do parque do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora (MG). In: X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007, João Pessoa. X ENTBL, 2007.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. A. R. . Paradigmas de administração pública e conselhos gestores municipais: velhas abordagens de gestão em novos arranjos institucionais?. In: XXXI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2007, Rio de Janeiro. XXXI Enanpad, 2007.

  • BARRA, G. M. J. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; MACHADO, R. T. M. . Associações de interesse privado em canais de distribuição de produtos diferenciados: a promoção de laços sociais sob a ótica da Economia dos Custos de Transação, da Teoria de Redes e do Capital Social. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006, Salvador. XXX Enanpad, 2006.

  • TURETA, C. ; ROSA, A. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; ANTONIALLI, L. M. . Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo SERVQUAL. In: II Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006, Rio de Janeiro. II EMA, 2006.

  • LOURENCO, C. D. S. ; KNOP, M. F. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SILVA, M. R. J. D. . Ensino superior em Administração e percepção da qualidade de serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. In: XXX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006, Salvador. XXX Enanpad, 2006.

  • REIS, J. R. ; SIQUEIRA, E. D. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Quanto mais frio melhor: imagem e representações sociais do turista em Campos do Jordão. In: IX Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2005, Recife. IX ENTBL, 2005.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; ROMANIELLO, M. M. . Considerações sobre as mudanças nas estratégias brasileiras de desenvolvimento. In: XXIX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2005, Brasília. XXIX Enanpad, 2005.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; BASTOS, R. R. . Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de administração em 2000, 2001 e 2002. In: XXIX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2005, Brasília. XXIX Enanpad, 2005.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; OLIVEIRA, L. C. F. S. ; SIQUEIRA, E. D. . Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: a construção de ordens sociais negociadas. In: I Encontro Nacional de Administração Pública e Governança, 2004, Rio de Janeiro. I EnAPG, 2004.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; OLIVEIRA, L. C. F. S. ; SIQUEIRA, E. D. . Inovação gerencial em municípios: análise exploratória das práticas de gestão do Plano Estratégico de Juiz de Fora. In: I Encontro Nacional de Administração Pública e Governança, 2004, Rio de Janeiro. I EnAPG, 2004.

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; FLEIG, D. G. ; LOPES, F. A. M. ; ANTONIALLI, L. M. . Educação empreendedora como alternativa ao descompasso entre a formação e a alocação de profissionais de nível superior no Brasil: estudo de caso em uma universidade pública. In: XXVII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2003, Atibaia. XXVII Enanpad, 2003.

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Cultura no município de Juiz de Fora (MG): perfil de atores e subsídios para políticas públicas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, K. R. ; FREITAS, N. C. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Ouvidoria especializada em ações afirmativas: inovação institucional no contexto de uma universidade pública. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Uma conversa sobre ética: dimensões conceitual, organizacional e individual. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Burocracia: características e disfunções. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SOUZA, G. D. A. . A reinserção social do egresso do sistema prisional no mercado de trabalho: o caso do PrESP em Juiz de Fora, MG. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . O que são políticas públicas?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Políticas públicas: o que são? Por que são importantes?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Administração pública e políticas públicas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; TEIXEIRA, I. B. ; FERREIRA, V. C. P. ; PIMENTEL, T. D. . O papel do Conselho Municipal de Turismo na cadeia econômica do turismo em Juiz de Fora, MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, C. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SANTOS, G. J. . Externalidades de uma política pública: o Programa Minha Casa Minha Vida em residenciais urbanos de Volta Redonda (RJ). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; AVELAR, K. M. ; ALMEIDA JUNIOR, C. R. ; FERREIRA, V. C. P. ; PIMENTEL, T. D. . Representações sociais sobre o Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora, MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Análise de conteúdo: método para análise de dados em pesquisas qualitativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KIRCHMAIR, D. M. ; MORAIS, G. S. ; DORO, A. P. G. ; MARTINS, C. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Reflexões sobre a inserção do conteúdo Gestão Social no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, R. L. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Democracia local e orçamento participativo: análise da experiência de Cambuí, MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DORO, A. P. G. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; FERREIRA, V. C. P. . Práticas, lacunas e possibilidades dos cursos de graduação em Administração na capacitação de profissionais para o terceiro setor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Possibilidades e limites da participação contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; DORO, A. P. G. ; MARTINS, C. L. . Autoavaliação, avaliação da disciplina e do desempenho docente em Administração Pública I e II no Bacharelado em Administração da UFJF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Ética e gestão organizacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRA, G. M. J. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; MACHADO, R. T. M. ; LEME, P. H. M. V. . O papel das instituições públicas e privadas na coordenação do Sistema Agroindustrial do Café no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . O papel do orçamento participativo para a promoção da cidadania e da cultura cívica local. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, B. F. ; SANTOS, N. M. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Razões instrumental, substantiva e comunicativa no cotidiano gerencial de organizações não-governamentais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; KEINERT, T. M. M. . Relações entre Estado e sociedade no Brasil: a perspectiva sociocêntrica e a reconfiguração das principais políticas sociais após a Constituição Federal de 1988. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, K. G. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Gestão do conhecimento e conselhos gestores de políticas públicas: interfaces possíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONCALVES, S. F. C. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Movimento Campo de Públicas: estudo sobre sua constituição à luz do conceito de identidade e da percepção de integrantes graduados em Administração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; KRAEMER, C. F. B. ; ABREU, J. C. A. ; FRANCISCO, D. N. . Perspectiva de contribuição do projeto Formação Política e Cidadania: os Conselhos Municipais como Referência em Volta Redonda, RJ: análises preliminares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Controle social e conselhos gestores como instâncias de controle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SANTOS, A. C. . Beneficiários ou reféns? O patrimonialismo na perspectiva dos cidadãos de Poço Fundo, MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. . Sociedade, Estado e Administração Pública: análise da configuração institucional dos conselhos gestores do município de Lavras, MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. . Participação, descentralização e controle social: os conselhos gestores de políticas públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. A. R. . Os conselhos gestores municipais como instrumentos da democracia deliberativa no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, V. A. R. . Paradigmas de administração pública e conselhos gestores municipais: velhas abordagens de gestão em novos arranjos institucionais?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENCO, C. D. S. ; KNOP, M. F. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SILVA, M. R. J. D. . Ensino superior em Administração e percepção da qualidade de serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TURETA, C. ; ROSA, A. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; ANTONIALLI, L. M. . Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo SERVQUAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; BASTOS, R. R. . Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de Administração em 2000, 2001 e 2002. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; ROMANIELLO, M. M. . Considerações sobre as mudanças nas estratégias brasileiras de desenvolvimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; OLIVEIRA, L. C. F. S. ; SIQUEIRA, E. D. . Inovação gerencial em municípios: análise exploratória das práticas de gestão do Plano Estratégico de Juiz de Fora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; OLIVEIRA, L. C. F. S. ; SIQUEIRA, E. D. . Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: a construção de ordens sociais negociadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; FLEIG, D. G. ; LOPES, F. A. M. ; ANTONIALLI, L. M. . Educação empreendedora como alternativa ao descompasso entre a formação e a alocação de profissionais de nível superior no Brasil: estudo de caso em uma universidade pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; SILVA, S. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; TELLO-GAMARRA, J. ; NEVES, L. A. ; PAIVA, L. E. B. ; CARRARO, E. R. . O despertar de uma nação: esperança, a maturidade das instituições e o meio ambiente. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2023 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; SILVA, S. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; TELLO-GAMARRA, J. ; NEVES, L. A. ; PAIVA, L. E. B. ; CARRARO, E. R. . Onde está a gestão da inovação?. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2023 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; SILVA, S. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; TELLO-GAMARRA, J. ; NEVES, L. A. ; PAIVA, L. E. B. ; CARRARO, E. R. . Aprimoramentos e novos desafios: realizações e agenda da RASI em perspectiva. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2022 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; SILVA, S. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; TELLO-GAMARRA, J. ; NEVES, L. A. ; PAIVA, L. E. B. ; CARRARO, E. R. . Sobre editoriais, pesquisa científica e depressão coletiva de uma nação sem projeto. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2022 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • OLIVEIRA, V. C. S. ; AMARAL, M. G. ; CARRARO, E. R. . A necessidade contemporânea de se defender o óbvio: a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e o fato de que todas as ciências são humanas. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2021 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SILVA, S. S. ; CARRARO, E. R. . Seis anos da RASI: muita lenha pra queimar!!. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2021 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; CARVALHO, R. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Para que serve o editorial? Para desejar Feliz 2020?. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2020 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; CARVALHO, R. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; CARRARO, E. R. . Cinco anos da RASI - enfrentando os desafios da pesquisa e publicação científica no Brasil. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2020 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • ESTHER, A. B. ; LIMA, M. C. ; CAVALCANTI, M. F. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A Universidade no mundo global: reflexões, desafios e perspectivas para o Brasil e América Latina. Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais, 2020 (Editorial de periódico: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; CARVALHO, R. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; SILVA, S. S. ; CARRARO, E. R. . A crise e a oportunidade da pandemia - por uma nova política de desenvolvimento. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2020 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

  • AMARAL, M. G. ; FISHER, B. B. ; CARVALHO, R. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Pensar o Brasil - novos tempos para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Volta Redonda: Universidade Federal Fluminense, 2019 (Editorial de periódico: Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

Outras produções

ALMEIDA, M. R. ; PERDIGAO, D. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. . O processo de autoavaliação nas instituições de ensino superior: recomendações para o levantamento da percepção de estudantes no processo de autoavaliação institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2024.

NEVES, L. A. ; DUSI, C. S. C. O. ; SOARES, F. P. ; BERNARDO, H. P. ; MONTEIRO, L. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Projeto pedagógico do Bacharelado em Administração - Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023.

LEITE, L. C. M. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Ações afirmativas para acesso à pós-graduação stricto sensu: subsídios para normatização em universidades públicas federais do Brasil. 2023.

VIEIRA, N. F. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Política de Execução Financeira para Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023.

BASTOS, C. L. S. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Integridade em institutos federais de educação, ciência e tecnologia: proposta de código de conduta para o Instituto Federal de Minas Gerais. 2023.

SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; BERNARDO, H. P. ; PAULA, M. L. ; CORREA, V. M. B. . Perfil da classe artística de Juiz de Fora: síntese descritiva e análise de interações entre categorias das variáveis do cadastro municipal de cultura. 2021.

OLIVEIRA, V. C. S. ; NEVES, L. A. ; REZENDE, C. G. ; ANDRADE, D. F. R. ; VIEIRA, T. F. . Mapeamento de processos organizacionais. Advocacia Geral da União: Procuradorias Seccional Federal e da União em Juiz de Fora. 2020.

OLIVEIRA, V. C. S. ; MATTOS, B. R. S. ; ROCHA, C. S. F. ; SCHILLER, D. E. ; XAVIER, L. S. . Construção de indicadores para iniciativas sociais da Associação dos Amigos (Aban). 2019.

OLIVEIRA, V. C. S. ; MOURA, J. F. M. ; FERNANDES, L. F. M. C. ; SOLANO, V. S. . Aprimoramento gerencial da organização não governamental Casa da Criança Jacinta e Francisco. 2015.

ESTHER, A. B. ; SANTIAGO, C. V. S. ; BICALHO, R. A. ; ROCHA, B. S. O. ; GUEDES, L. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Projeto pedagógico do Bacharelado em Administração - Universidade Federal de Juiz de Fora. 2014.

OLIVEIRA, V. C. S. ; REZENDE, J. B. ; PRATES, F. M. . Diagnóstico social, econômico, institucional e ambiental do Sul de Minas Gerais: subsídios aos estudos de identificação de demanda por cursos tecnológicos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2009.

REZENDE, J. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. . Metodologia de construção do índice de economia de recursos e ganhos ambientais do Programa Ambientação. Governo do Estado de Minas Gerais, Fundação Estadual do Meio Ambiente. 2009.

CARNEIRO, T. C. J. ; SANABIO, M. T. ; RABELO NETO, A. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Diálogo com o Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (mediação). 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUZA, G. C. ; VALADARES, J. L. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão em Administração Pública no Brasil. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, V. D. ; RODRIGUES, L. L. M. ; SILVA, E. R. ; WELLEN, H. A. R. ; GAMBI, T. F. R. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Memória e história: 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade da Universidade Federal de Alfenas. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, V. C. S. . Administração pública: configurações históricas. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, V. C. S. . Gestão e Ética. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, V. C. S. . Participação social. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, V. C. S. . Concepções sobre desenvolvimento. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ABREU, J. C. A. ; TEIXEIRA, M. A. C. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Perspectivas da Administração Pública: formação e campo profissional. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, V. C. S. . O que é Administração Pública?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, V. C. S. . Políticas públicas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KRONEMBERGER, T. S. ; KRAEMER, C. F. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Arranjos locais, implementação de políticas públicas e participação social. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, V. C. S. . Burocracia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, E. P. ; ESTHER, A. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A formação do Administrador hoje. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIEIRA, S. M. ; KRAEMER, C. F. B. ; ABREU, J. C. A. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Formação do administrador público no Brasil: notas sobre o passado e pistas sobre o futuro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BERNARDO, H. P. ; SANABIO, M. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Formação de administradores públicos no Brasil: condicionantes históricos e experiências contemporâneas na graduação e na pós-graduação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ABREU, J. C. A. ; KNOP, M. F. T. ; OLIVEIRA, V. C. S. . A formação do Administrador Público: paradigmas e perspectivas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, V. C. S. . Descaso emperra conselhos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Estudos de Administração e Sociedade', artigo 20154-6. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Cultur - Revista de Cultura e Turismo', artigo 3697. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Congresso Internacional de Administração Pública da Rede Profiap. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2023. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Cultur - Revista de Cultura e Turismo', artigo 3797. 2023. (Parecer ad hoc).

SANTOS, G. J. ; BERNARDO, H. P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Oficina de avaliação de artigos científicos. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUSI, C. S. C. O. ; FERREIRA, V. C. P. ; SOARES, F. P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Oficina de planejamento estratégico para cursos de pós-graduação. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 2022. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 2022. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2022. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro Brasileiro de Administração Pública. 2022. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2022. (Parecer ad hoc).

DORO, A. P. G. ; MARCELINO, I. C. A. ; ESTHER, A. B. ; OLIVEIRA, V. C. S. . O servidor público na Universidade Federal de Juiz de Fora: carreira em perspectiva. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso para formação profissional).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista Latino-Americana de Turismologia', artigo 03/2021. 2021. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2021. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. 2021. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 2021. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Administração Contemporânea', artigo RAC-2021-0258. 2021. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2021. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Seminário de pesquisa: análise de conteúdo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Estudos de Administração e Sociedade', artigo 43181. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Administração de Empresas', artigo RAE-2020-0665. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Administração: Ensino e Pesquisa', artigo 1915. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro Brasileiro de Administração Pública. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista Brasileira de Estudos Organizacionais', artigo 287. 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Seminários em Administração (SemeAD). 2020. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2020. (Parecer ad hoc).

SANTOS, G. J. ; BERNARDO, H. P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Oficina de avaliação de artigos científicos. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro de Administração Pública da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 2019. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Organizações & Sociedade', artigo 32222/2019. 2019. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. 2019. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2019. (Parecer ad hoc).

SANTOS, G. J. ; BERNARDO, H. P. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Oficina de avaliação de artigos científicos. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DUSI, C. S. C. O. ; SOARES, F. P. ; SILVA, L. R. ; FERREIRA, L. G. ; OLIVEIRA, V. C. S. . Gestão de cidades - jogo pedagógico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Administração Pública e Gestão Social', artigo APGS 2017/1896. 2018. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Gestão e Sociedade', submissão 2385. 2018. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. 2018. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Desenho instrucional da disciplina 'o público e o privado na gestão pública', especialização em Gestão Pública (PNAP). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho instrucional de disciplina).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Administração Pública e Gestão Social', artigo APGS 2017/1621. 2017. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Administração Contemporânea', artigo RAC-2017-0190. 2017. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Administração, Sociedade e Inovação', submissão 133. 2017. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Administração, Sociedade e Inovação', submissão 175. 2017. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro de Estudos em Estratégia. 2017. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. 2017. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Tecnologias de Administração e Contabilidade', artigo TAC-132. 2016. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Cadernos EBAPE.BR'. 2016. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista do Serviço Público'. 2016. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Administração Pública e Gestão Social', artigo APGS 2015/877. 2015. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Cadernos EBAPE.BR'. 2015. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Ciências da Administração', artigo 20/RCAD. 2015. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Tecnologias de Administração e Contabilidade', artigo TAC-96. 2015. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Ciências da Administração', artigo 29/RCAD. 2015. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Parecer ad hoc. Periódico 'Revista de Administração da USP', artigo 15053. 2015. (Parecer ad hoc).

OLIVEIRA, V. C. S. . Oficina de produção acadêmica. Universidade Federal Fluminense. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, V. C. S. . Métodos e técnicas de pesquisa. Universidade Federal de Alfenas, Especialização em Controladoria e Finanças. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, V. C. S. . Fundamentos de administração pública, Universidade Federal de Lavras, VII Encontro Regional de Administração. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. C. S. . Planejamento municipal e gestão estratégica, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Gestão Pública Municipal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, V. C. S. ; PEREIRA, J. R. . Administração pública e conselhos gestores, Universidade Federal de Lavras, III Congresso de Extensão da UFLA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Universidade federal brasileira: políticas públicas, governança e gestão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Angelo Brigato Ésther em 29/08/2019., Descrição: Busca-se compreender como são articuladas as decisões de políticas públicas para o nível superior e as decisões no interior das universidades, em termos de sua formulação e implementação, tendo em vista os diversos atores sociais em vários níveis organizacionais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira - Integrante / Angelo Brigato Ésther - Coordenador / Isabella Stroppa Rodrigues - Integrante / Leandro Ribeiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Estudo das representações sociais dos segmentos pertencentes à cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora, MG, Descrição: Diante do cenário de fragmentação e desarticulação vivido pelo setor turístico desde os anos 1980, a revitalização do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (COMTUR), em 2011, propiciou certa esperança no processo de organização do setor, de forma autônoma, pela sociedade. Porém, a diferença identitária de seus participantes, de seus interesses, de seus níveis de informação e, também, da concepção coletiva do que é o turismo e do papel de um conselho gestor nessa área dificulta a integração dos atores e de seus respectivos segmentos. Nessa seara, destaca-se como questão de pesquisa: quais as representações sociais dos segmentos integrantes do COMTUR sobre o que é o órgão, seu papel, suas possibilidades e limites na alavancagem da cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora, MG? Para a realização do estudo empírico, recorre-se a um estudo de caso no município citado, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Ele é destino turístico de negócios e eventos, devido ao status da cidade como polo regional. Parte-se do princípio de que o COMTUR é condição necessária, mas não suficiente, para a alavancagem da cadeia produtiva do turismo na cidade. Todavia, não havendo um mínimo de consenso e de convergência sobre as supracitadas premissas, o diálogo social tende a se tornar limitado e as ações coletivas inócuas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira - Coordenador / Victor Cláudio Paradela Ferreira - Integrante / Thiago Duarte Pimentel - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Conselhos gestores de políticas públicas: estudo exploratório de sua atuação no município de Juiz de Fora, MG, Descrição: Os conselhos gestores são arranjos institucionais concebidos para viabilizar os princípios constitucionais da participação e da descentralização. Nesse sentido, eles favorecem a construção de interfaces entre sociedade e Estado, assim como a co-gestão de políticas públicas. Este projeto busca compreender as possibilidades e os limites dos principais conselhos gestores do município de Juiz de Fora na sedimentação de dois pilares da administração societal em âmbito local: a reinvenção político-institucional e a democracia participativo-deliberativa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2013

    Democracia deliberativa local: argumentação pública e efetividade social do Orçamento Participativo de Volta Redonda, RJ, Descrição: O orçamento participativo é um meio de experimentalismo democrático, que busca incorporar a participação social às discussões sobre o orçamento público. Trata-se de uma forma alternativa de gestão, que pretende romper, no Brasil, com o histórico clientelista e pouco transparente desse processo. Tendo essas considerações como ponto de partida, o propósito geral deste estudo consiste em analisar as diferentes fases do orçamento participativo de Volta Redonda, de modo a compreender suas possibilidades e seus limites na consolidação da democracia deliberativa local. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira - Coordenador / Júlio Cesar Andrade de Abreu - Integrante / Carlos Frederico Bom Kraemer - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Zoneamento ecológico-econômico do estado do Espírito Santo, Descrição: Este projeto busca construir a Carta de Potencialidade Social do Zoneamento Ecológico-Econômico do Espírito Santo. O documento reúne informações que fornecem uma perspectiva integrada das dinâmicas produtiva, natural, humana e institucional do estado. Ele é relevante, portanto, para orientar a alocação de recursos públicos e privados e para favorecer a compreensão das principais tendências de uso do território. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira - Integrante / José Roberto Pereira - Coordenador / João Batista Rezende - Integrante / Sabrina Soares da Silva - Integrante / Douglas de Oliveira Botelho - Integrante / Dionysio Borges Freitas Júnior - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Administração pública em municípios de pequeno porte do Sul de Minas Gerais, Descrição: Esta pesquisa busca identificar e analisar o tipo de administração pública predominante nos municípios de pequeno porte da região Sul de Minas Gerais, bem como identificar e analisar o conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável mais adequado às particularidades dessas localidades com base nos resultados do Zoneamento Ecológico-Econômico de Minas Gerais e tendo como referência os princípios da Administração Pública Societal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira - Integrante / Mozar José de Brito - Integrante / José Roberto Pereira - Coordenador / Vânia Aparecida Rezende de Oliveira - Integrante / João Batista Rezende - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2015

Melhor trabalho apresentado no VIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, Comitê Científico do VIII CASI UFF.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário, São Pedro, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023522, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Integrante do Conselho de Extensão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis..

  • 05/2022

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap.

  • 08/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Bacharelado em Administração Pública.

  • 06/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Integrante do núcleo docente estruturante do Bacharelado em Administração.

  • 01/2019

    Ensino, Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, sociedade e administração pública, Práticas de produção técnico-científica

  • 05/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Linhas de pesquisa

  • 03/2017

    Ensino, Gestão Pública - PNAP, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O público e o privado na gestão pública

  • 06/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Linhas de pesquisa

  • 04/2016

    Ensino, Mestrado acadêmico em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - Docente colaborador a partir de 16/06/21, Estado brasileiro e condicionantes institucionais, Gestão social, Pesquisa qualitativa, Seminários de dissertação

  • 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Bacharelado em Administração.

  • 11/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Pública I e II, Ética e gestão organizacional, Laboratório de gestão e organizações, Prática de produção científica em Administração Pública

  • 11/2012

    Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Administração Pública

  • 04/2019 - 04/2022

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Vice coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap.

  • 02/2017 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.,Cargo ou função, Integrante da comissão responsável pelo mapeamento e pela otimização de processos - MOP Progepe.

  • 07/2014 - 06/2018

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Vice diretor.

  • 11/2012 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Integrante da comissão para reelaboração do projeto pedagógico do Bacharelado em Administração - FACC UFJF.

  • 11/2013 - 06/2014

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Vice coordenador de curso: graduação em Administração.

  • 12/1999 - 02/2001

    Estágios , Faculdade de Economia e Administração.,Estágio realizado, CAMPE Consultoria Jr. Empresa Júnior FEA UFJF: Consultor Júnior.

  • 01/2000 - 07/2000

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Bolsista do Núcleo de Empreendedorismo UFJF.

2010 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -

Atividades

  • 04/2012 - 12/2014

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Atividade de extensão realizada, Formação política e cidadania: os conselhos municipais como referência.

  • 09/2010 - 10/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética geral e profissional, Gestão pública I, Metodologia da pesquisa

  • 12/2010 - 09/2012

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Coordenador de curso: graduação em Administração Pública.

2009 - 2020

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -

Atividades

  • 08/2012 - 12/2020

    Ensino, GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão pública e sociedade, Gestão social

  • 08/2009 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Integrante da comissão para regulamentação do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - PIEPEX.

  • 08/2009 - 08/2010

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa

2005 - 2009

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-graduação

Atividades

  • 07/2005 - 12/2005

    Estágios , Departamento de Administração e Economia.,Estágio realizado, Docência orientada em disciplina de graduação (DSc.).

2004 - 2005

Faculdade do Sudeste Mineiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: -

Atividades

  • 03/2004 - 02/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração mercadológica I, Administração mercadológica II