Elisa Mara Prioli Ciapina
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), com Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2001) , Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Licenciada em Ciências Biológicas pelo UDF - Centro Universitário DF (2020). Possui 10 anos de experiência como docente na Educação Superior, trabalhando nas Instituições de Ensino do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional (UNICSUL/SP e UDF/DF). Ministrou aulas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Parasitologia, Genética, Microbiologia (Básica, Clínica, de Alimentos e Ambiental), Imunologia, Análises Ambientais, nos diversos cursos da área da Saúde (Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Educação Física) e Ciências Biológicas. Além disto, lecionou no curso de Pedagogia, na disciplina de Fundamentos Metodológicos para o Ensino de Ciências. Atuou como pesquisadora nas áreas de Microbiologia, com ênfase em microbiologia de alimentos e práticas de higienização; biodegradação; microbiologia da água,. Orientou mais de 20 alunos em projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Desenvolveu atividades na área de Educação em Ciências elaborando jogos didáticos. Na Educação a Distância, atuou como docente dos Cursos Semipresenciais de Engenharia Ambiental, Farmácia e Nutrição, na Cruzeiro do Sul Virtual; foi responsável pela elaboração de material pedagógico (teórico e áudio-visual) da disciplina de Microbiologia de Alimentos, para o curso EAD de Nutrição. Organizou salas temáticas em atividades extraclasses como Feira do Conhecimento, Feira das Profissões e Semana da Biologia. Integrou o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas. Recentemente, trabalhou como professora da Educação Básica, no Ensino Fundamental Anos Finais, área de Ciências da Natureza, na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atualmente, trabalha no Centro Universitário UDF, e no Colégio Católica de Brasília/DF, como professora de Biologia do Ensino Médio.
Informações coletadas do Lattes em 03/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Rhodococcus erythropolis EM BIORREATOR DE BANCADA E AVALIAÇÃO DO SEU EFEITO NA BIODEGRADAÇÃO DE BORRA OLEOSA DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
, Ano de obtenção: 2008. Nei Pereira Júnior. Coorientador: Denise Maria Guimarães Freire. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Biossurfactante; Rhodococcus erythropolis; surfactante microbiano; biodegradação.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Biotecnologia.
Mestrado em Biotecnologia
1998 - 2001
Universidade de São Paulo
Título: Seleção de bactérias produtoras de biosurfactante, Ano de Obtenção: 2001
Vivian Helena Pellizari.Palavras-chave: biosurfactante; surfactante microbiano.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Ambiental. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Aperfeiçoamento em Microbiologia
1997 - 1997
Universidade de São Paulo
Título: Detecção de Oocistos de Cryptosporidium em águas para consumo no município de Itaquaquecetuba/SP - Brasil.. Ano de finalização: 1997
Orientador: Vivian Helena Pellizari
Formação complementar
2019 - 2019
TEAM BASED LEARNING (TBL) PARA O ENADE. (Carga horária: 2h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2018 - 2018
ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. (Carga horária: 4h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2018 - 2018
OFICINA DESIGN THINKING NA SALA DE AULA. (Carga horária: 4h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2018 - 2018
METODOLOGIA ELABORAÇÃO DE ITENS DE PROVAS PARA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E. (Carga horária: 8h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2018 - 2018
EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMO DESENVOLVER UM PROFISSIONAL PRO. (Carga horária: 2h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2018 - 2018
PROCESSOS DE INTERVENÇÃO EM ALUNOS COM DEMANDAS ESPECÍFICAS (NOA). (Carga horária: 3h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2018 - 2018
Ensinar o quê? Para quem? Abordagem Temática de Freire para construção curr. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
QUESTIONÁRIO PARA PESQUISAS ONLINE? APRENDA COMO FAZER. (Carga horária: 2h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação em Metodologias Ativas no Ensino Superior. (Carga horária: 7h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2016 - 2016
APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA. (Carga horária: 2h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2016 - 2016
MONITORAMENTO DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 2h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2016 - 2016
SEMANA PEDAGÓGICA 2016.1 - INTEGRAÇÃO DOCENTE. (Carga horária: 2h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
2007 - 2007
Planejamento de Experimento e Otimização Processos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2006
Cromatografia Gasosa. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2006
Bio-Reaction Engineering Course. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Mudanças no curso de Licenciatura. , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação de Impacto Ambiental. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Ecologia dos Principais Biomas Brasileiros. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Biodegradation of Xenobiotcs. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento Pré-Antártico. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, SECIRM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Básica e Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Biotecnologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Celular e Tecidual.
Participação em eventos
I MOSTRA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS DO UDF. 2018. (Exposição).
VIII Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica do UDF. 2018. (Congresso).
XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos.Estudo da Produção de Biossurfactante por Rhodococcus erythropolis em biorreator de bancada. 2007. (Simpósio).
Seminário Internacional de Biotecnologia Industrial. 2005. (Seminário).
XV Simpósio Nacional de Bioprocessos.Aplicação de Biossurfactante de Rhodococcus erythropolis ATCC 4277 na Remoção de Hidrocarbonetos de Borra Oleosa da Indústria do Petróleo. 2005. (Simpósio).
Congresso Nacional de Iniciação Científica. Isolamento de Bactérias Produtoras de Biossurfactante. 2003. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente. 2003. (Congresso).
8 Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental.Isolamento e identificação de bactérias produtoras de biossurfactantes. 2002. (Encontro).
III Jornada de Biologia.O Brasil na Antártica. 2002. (Encontro).
X Seminário Sobre Pesquisa Antártica.Resultados preliminares da degradação microbiana de um óleo combustível no ambiente antártico utilizando microcosmos aquáticos. 2002. (Seminário).
II Jornada de Biologia.Microbiologia Aplicada ao Meio Ambiente. 2000. (Encontro).
I Simpósio sobre descartes de produtos químicos perigosos em Instituições de ensino e pesquisa. 1999. (Simpósio).
8th International Symposium on microbiol ecology ( ISME - 8).8th International Symposium on Microbiol Ecology ( ISME - 8). 1998. (Simpósio).
Third latin american biodegradation and biodeteriation symposium. 1998. (Simpósio).
VI Seminário sobre Pesquisa Antártica.Caracterização de um consórcio degradador de hidrocarbonetos isolado de solo do ambiente antártico.. 1998. (Seminário).
V Simpósio de Geologia do Sudeste.Pesquisa de Cryptosporidium em amostras de água de poços subterrâneos em Itaquaquecetuba/SP. 1997. (Simpósio).
XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
CIAPINA, E. M. P.; BRASIL, G. C.. A colostroterapia na prevenção do desenvolvimento de enterocolite necrosante em recém-nascidos prematuros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário.
Elisa M.P. Ciapina; ROCHA, A. C.; FUJII, P. S.. USO DE ILUSTRAÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA IMUNIZAÇÃO POR MEIO DE VACINAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.; JOKO, C.; KITAJIMA, L. F.. PLANTAS MEDICINAIS: PLANTAS MEDICINAIS MAIS COMPRADAS EM FEIRAS DO DF E O PERFIL DOS COMPRADORES NA VISÃO DOS FEIRANTES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário.
Elisa M.P. Ciapina; ROCHA, A. C. A.. Vacinação como prevenção do HPV: Avaliação do conhecimento e aceitabilidade da vacina contra o HPV pela população acadêmica do UDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.. Cobertura Vacinal e taxa de abandono entre crianças de 0 a 5 anos do Distrito Federal de 2014 a 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário.
VIEIRA, D. C. L.;CIAPINA, E. M. P.. Infecção por Chlamydia trachomatis e suas implicações na reprodução humana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.; IHA, O. K.. Bioprospecção de moléculas de interesse farmacêutico: caracterização físico-química e atividade antimicrobiana de monoterpenos isolados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário.
Adriana F. B. Marques; Joel da Cunha;CIAPINA, E. M. P.. Atuação do enfermeiro no câncer do colo uterino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.; Adriana F. B. Marques; Roberto N. Albuquerque. Atuação do(a) enfermeiro(a) na saúde da mulher durante o climatério, no âmbito da Atenção Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.; Adriana F. B. Marques; Roberto N. Albuquerque. Atuação do(a) enfermeiro(a) na saúde da mulher durante o climatério, no âmbito da Atenção Básica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.; Adriana F. B. Marques; Joel da Cunha. Atuação do enfermeiro no câncer de colo uterino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário.
CIAPINA, E. M. P.; Nei Pereira Jr.; ALHADEFF, E.; Schlittler, L.A.F.S; VASQUES, M. P.. Produção de Etanol de Bagaço de Cana-de-Açúcar: Otimização da Deslignificação da Celulignina Visando o Processo de Sacarificação e Fermentação Simultâneas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CIAPINA, E. M. P.; ALHADEFF, E.; Nei Pereira Jr.; Schlittler, L.A.F.S; VASQUES, M. P.. Produção de Etanol de Bagaço de Cana-de-Açúcar: Otimização da Deslignificação da Celulignina Visando o Processo de Sacarificação e Fermentação Simultâneas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CIAPINA, E. M. P.. Adesâo de Coxiella burnetii Fase II a lamínula de vidro e possível facilitação da infecção em células de linhagem L-929 derivadas de Fibroblastos de camundongo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CIAPINA, E. M. P.. Aspectos Gerais da Esquistossomose no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CIAPINA, E. M. P.. Avaliação Microbiológica do leite tipo "B" comercializado na cidade de São Paulo, SP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CIAPINA, E. M. P.VILLAS BOAS, D. M. F.. Ocorrência de Bolores e Leveduras em suco de laranja. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CIAPINA, E. M. P.. Ocorrência de Salmonella em suco de laranja. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul.
JOKO, C.;CIAPINA, E. M. P.. Avaliadora de trabalho no VIII Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica. 2018. UDF Centro Universitário.
Orientou
Atividade Antimicrobiana de substâncias de origem vegetal: uma análise cientométrica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Avaliação da qualidade microbiológica de queijo tipo Minas frescal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE HORTALIÇAS (Lactuca sativa) MINIMAMANTE PROCESSADA E SEM HIGIENIZAÇÃO PRÉVIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
MÉTODOS ALTERNATIVOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA REMOÇÃO MICROBIOLÓGICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA EM EXTRATO DE PRÓPOLIS COMERCIALMENTE DISPONÍVEL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Estudo do potencial antimicrobiano das folhas da Mangifera indica L; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
IMUNOLOGIA EM AÇÃO: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM IMUNOLOGIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
PRESENÇA DE MICRORGANISMOS EM GARRAFADAS:UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Inibição do crescimento de bactérias de Kefir e Kefiran; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Estudo sobre atividade antimicrobiana do chá de hortelã; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Avaliação microbiológica de protetores solares produzidos em farmácias magistrais em Taguatinga no Distrito Ferderal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Análise microbiológica na água de consumo na região rural Boquirão-Paranoá-DF; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Avaliação de Meios de Cultivo no Desenvolvimento Vegetativo de Pleurotus ostreatus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS EM UM RESTAURANTE DE BRASÍLIA-DF; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Estudo comparativo da redução da carga microbiana após a higienização das mãos com enfoque na conscientização e na educação continuada; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
APPCC no preparo de carne em um restaurante localizado em São Miguel Paulista/SP; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Estudo da eficiência da escovação dentária na remoção de Estreptococcus mutans; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Ocorrência de Bolores e Leveduras em suco de laranja; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Ocorrência de Salmonella em suco de laranja; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Avaliação da qualidade microbiológica da água de bebedouro; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE BIOSSURFACTANTES; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS POTENCIALMENTE DEGRADADORAS DE HIDROCARBONETOS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Comparação de métodos rápidos para seleção de bactérias produtoras de surfactante; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Pesquisa de Salmonella sp em amostras de águ do Rio Tiete; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
O CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS ? AUTOAVALIAÇÃO PARA PROPOSTA DE ENSINO EM SAÚDE MULTIDISCIPLINAR; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UDF Centro Universitário; Orientador: Elisa Mara Prioli Ciapina;
Produções bibliográficas
-
PACHECO, G. J. ; CIAPINA, E. M. P. ; GOMES, E. B. ; Nei Pereira Jr. . Biosurfactant production by Rhodococcus erythropolis and its application to oil removal. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 41, p. 685-693, 2010.
-
CIAPINA, E. M. P. ; Walber C. Melo ; Santa Anna, L.M.M. ; Alexandre S. Santos ; Denise M. G. Freire ; Nei Pereira Jr. . Biosurfactant Production by Rhodococcus erythropolis Grown on Glycerol as Carbon Source. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 131, p. 880-886, 2006.
-
LUZ, A .P ; CIAPINA, E. M. P. ; GAMBA, R. C. ; LAURETTO, M. S. ; FARIAS, E. W. C. ; - BÍCEGO, M.C ; TANIGUSHI, S ; MONTONE,R.C ; PELLIZARI, V.H . Potential for bioremediation of hydrocarbon polluted soils in the Maritime Antarctic. Antarctic Science , v. 18, p. 335-343, 2006.
-
Tessler, M.G. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; Mahiques, M.M. ; Fukumoto, M.M. ; CIAPINA, E. M. P. . Sedimentation rates and contamination levels by heavy metals at the shallow sedimentary columns from Santos estuary and bay, SP- Brazil.. Journal of Coastal Research , v. SI 39, p. 713-717, 2004.
-
VILLAS BOAS, D. M. F. ; Castro, L.P ; Cavalcante, E ; Landin ; CIAPINA, E. M. P. . Avaliação microbiológica de sucos de laranja e de frutas cítricas.. Higiene Alimentar , Brasil, v. 17, p. 89-93, 2003.
-
GAMBA, R. C. ; CIAPINA, E. M. P. ; ESPÍNDOLA, R. S. ; PACHECO, A. ; PELLIZARI, V. H. . Detection of Cryptosporidium sp oocysts in groundwater for human consumption in Itaquaquecetuba city - SP, Brazil.. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 31, p. 151-153, 2000.
-
Walber C. Melo ; CIAPINA, E. M. P. ; Alexandre S. Santos ; Santa Anna, L.M.M. ; Nei Pereira Jr. . Aplicação do biossurfactante de Rhodococcus erythropolis ATCC 4277 na remoção de hidrocarbonetos de borra oleosa da indústria do petróleo. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005, Recife. XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005.
-
CIAPINA, E. M. P. ; PARANHOS, C. J. C. . MÉTODOS ALTERNATIVOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA REMOÇÃO MICROBIOLÓGICA. In: I Simpósio On-Line de Biologia da UESPI Ciência e Ensino em Foco, 2020, Piaui. Anais do I Simpósio On-Line de Biologia da UESPI Ciência e Ensino em Foco, 2020.
-
TOME, M. S. T. ; CIAPINA, E. M. P. ; Silva, L. B. . Isolamento de Bactérias Produtoras de Biossurfactante. In: 6º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica, 2016, Brasilia. Caderno de Resumo -6º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica- UDF, 2016. v. III. p. 17-365.
-
Silva, L. B. ; CIAPINA, E. M. P. ; TOME, M. S. T. . Isolamento de Bactérias Potencialmente Degradadoras de Hidrocarbonetos - Resultados Parciais. In: 6º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica, 2016, Brasilia. Cardeno de Resumos - 6º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica - UDF, 2016. v. III. p. 17-365.
-
LIMA, M. G. ; KUSANO, L. A. E. ; CIAPINA, E. M. P. . O controle Microbiológico de Higienização das Mãos - Autoavaliação para Proposta de Ensino em Saúde Multidisciplinar. In: 68º Congresso Brasileiro Enfermagem - CBEN, 2016, Brasilia/DF. 68º Congresso Brasileiro Enfermagem - CBEN, 2016. v. 8.
-
CIAPINA, E. M. P. ; Walber C. Melo ; Alexandre S. Santos ; Denise M. G. Freire ; Nei Pereira Jr. . Biosurfactant Production by Rhodococcus erythropolis grown on Glycerol as Carbon Source. In: 27th Symposium on Biotechnolgy for Fuels and Chemicals, 2005, Denver. 27th Symposium on Biotechnolgy for Fuels and Chemicals, 2005.
-
Rossit, M ; CIAPINA, E. M. P. . Isolamento de bactérias produtoras de biossurfactante. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003, Sao Paulo. Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003.
-
VILLAS BOAS, D. M. F. ; CIAPINA, E. M. P. ; FIGUEIRA, R. C. L. . Utilização dos parâmetros de qualidade de água no processo de educação ambiental. In: I Simpósio Sul Brasileiro, 2002, Erechim/RS. I Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental, 2002.
-
ANDRADE, A. B. N. ; CIAPINA, E. M. P. . Pesquisa de Salmonella spp em amostras de água do Rio Tietê. In: 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Carlos. 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002.
-
CIAPINA, E. M. P. ; VAZZOLER, R. F. ; PELLIZARI, V.H . Isolamente e Seleção de bactérias produtoras de biossurfactantes. In: Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2002, Rio de Janeiro. 8 Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2002.
-
ANDRADE, A. B. N. ; CIAPINA, E. M. P. . APPCC no preparo de carne em um restaurante localizado em São Miguel Paulista/SP. In: Encontro de Iniciação Científica, 2002, São Paulo. VI ENIC - Encontro de Iniciação Científica, 2002.
-
PELLIZARI, V.H ; CIAPINA, E. M. P. ; GAMBA, R. C. ; LUZ, A .P ; - BÍCEGO, M.C ; TANIGUSHI, S ; MONTONE,R.C . Presence of in situ microbial community and the potential for hydrocarbon biodegradation in soil of King George Island, Antarctic. In: SCAR - INTERNATIONAL BIOLOGY SYMPOSIUM - ANTARCTIC BIOLOGY IN A GLOBAL CONTEXT, 2001, Amsterdan. SCAR - INTERNATIONAL BIOLOGY SYMPOSIUM - ANTARCTIC BIOLOGY IN A GLOBAL CONTEXT, 2001.
-
- BÍCEGO, M.C ; TANIGUSHI, S ; SANTOS, M.G ; LUZ, A .P ; CIAPINA, E. M. P. ; MEDEIROS, P.M ; NISHIGINA,F.N ; PELLIZARI, V.H ; MONTONE,R.C . Avaliação da degradação de um óleo combustível no ambiente antártico. In: VII Seminário Sobre Pesquisa Antártica, 1999, São Paulo. VII Seminário Sobre Pesquisa Antártica, 1999.
-
LUZ, A .P ; - BÍCEGO, M.C ; CIAPINA, E. M. P. ; MEDEIROS, P.M ; PELLIZARI, V.H . Avaliação de um Consórcio Degradador de Hidrocarbonetos isolado de Solo do Ambiente Antártico. In: VI Seminário Sobre Pesquisa Antártica, 1998, São Paulo, 1998.
-
GAMBA, R. C. ; CIAPINA, E. M. P. ; ESPÍNDOLA, R. S. ; PACHECO, A. ; PELLIZARI, V.H . Detection of Cryptosporidium sp oocysts in groundwater utilized for consumption in Itaquaquecetuba / S.Paulo, Brazil. In: 8th International Symposium on Microbial Ecology, 1998, Canada, 1998.
-
PELLIZARI, V.H ; GHION, G. ; RUBIN, A. ; CIAPINA, E. M. P. ; RIVERA, I. N. G. . Genomic Fingerprinting By Polimerase Chain Reaction Using Box, Eric, and Rep Primers, of PCBs-Degrading Bacteria From King George Island, Antarctic. In: 8th International Symposium on Microbial Ecology, 1998, Canada, 1998.
-
CIAPINA, E. M. P. ; MEDEIROS, L. G. . ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE HORTALIÇAS IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADAS (LACTUCA SATIVA L. VAR. CRISPA). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, M. G. ; KUSANO, L. A. E. ; CIAPINA, E. M. P. . O Controle Microbiológico de Higienização das Mãos - Autoavaliação para Proposta de Ensino em Saúde Multidisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CIAPINA, E. M. P. . O Brasil na Antártica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CIAPINA, E. M. P. . Microbiologia Aplicada ao Meio Ambiente. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CIAPINA, E. M. P. . Microbiologia de Alimentos 2020 (Material Didático).
Outras produções
CIAPINA, E. M. P. . Microbiologia de Alimentos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Teórico e Audio Visual para disciplina de curso de Nutrição EAD).
CIAPINA, E. M. P. . Biorremediação de áreas contaminadas por hidrocarbonetos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CIAPINA, E. M. P. ; VILLAS BOAS, D. M. F. . Microbiologia Ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CIAPINA, E. M. P. ; FRIGI, D. . Microbiologia Ambiental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2018
IMUNOLOGIA EM AÇÃO: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM IMUNOLOGIA, Descrição: O desenvolvimento de metodologias no ensino de imunologia demanda pensar a biologia de forma ampla e integrada, o que é um grande desafio na educação para aproximar alunos à ciência. Novos recursos metodológicos para o ensino são sempre bem-vindos quando o objetivo é aumentar o interesse do aluno a assuntos diretamente conectados com a vida real das pessoas, integrando conceitos em biologia e a lógica do pensamento científico. Este projeto tem como objetivo criar um jogo para promover, de forma lúdica e divertida, o contato dos alunos com os conceitos relacionados à função e organização do sistema imunológico frente a algumas doenças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Coordenador / Diego Pessoa - Integrante.
-
2017 - 2019
Qualidade microbiológica de água e alimentos para consumo humano, Descrição: O projeto tem como objetivos quantificar as bactérias heterogênicas e indicadores de contaminação fecal em água e alimentos para consumo humano, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Legislação. O projeto tem uma perspectiva de educação no que tange a necessidade de orientação de manipuladores e manutenção de equipamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Coordenador / Lucas Sousa - Integrante.
-
2016 - 2017
ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS BIODEGRADADORAS E PRODUTORAS DE BIOSSURFACTANTES, Descrição: Os objetivos deste projeto é isolar bactérias com potencial de utilizar hidrocarbonetos como fonte de carbono e de produzir surfactantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Coordenador / LEONARDO BESERRA DA SILVA - Integrante / Marli Sayuri Takagi Tome - Integrante.
-
2012 - 2013
Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada, Descrição: Projeto multidisciplinar, realizado na Baía do Araçá, SP, com o objetivo de fazer uma pesquisa efetivamente integrada e orientada para entender como uma região costeira funciona em termos sistêmicos, considerando processos físicos, biológicos e sociais, como circulação, transporte de sedimentos, interações tróficas, fluxos de matéria e energia, produção e dinâmica pesqueira, entre outros temas. Neste contexto, estava inserido o estudo de diversidade e estrutura microbiana, sendo uma contribuição importante para estabelecer os processos biológicos ali presente, e dar suporte para projetos de biorremediação no local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Integrante / PELLIZARI, V.H - Integrante / Antonia Cecília Zacagnini Amaral - Coordenador / Carmen Lucia Del Bianco Rossi Wongtschowski - Integrante / Áurea Maria Ciotti - Integrante / Yara Schaeffer Novelli - Integrante / Alexander Turra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2003
Comparação de métodos rápidos para seleção de bactérias produtoras de biossurfactante, Descrição: Estudo de microrganismos produtores de biossurfactante visando a seleção deste para posterior estudo de cinética de produção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Coordenador / Marlene Rossit - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2002 - 2002
Avaliação Microbiológica de Amostras de Água no Processo de Poluição do Rio Tietê, Descrição: O trabalho teve como objetivo verificar a variação de bactérias aeróbias e fungos na nascente do Rio Tietê, proximo ao efluente doméstico e industrial, correlacionando com a poluição local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Coordenador / Denise Maria Fortes Villas Boas - Integrante / Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2002 - 2002
Pesquisa de Salmonella spp em amostras de água do Rio Tietê, Descrição: Estudo realizado para verificar presença do patógeno no rio Tietê próximo ao efluente doméstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Coordenador / Andréia Barbosa Navarro de Andrade - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2002 - 2002
Avaliação microbiológica de sucos de laranja e de frutas cítricas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Maria Fortes Villas Bôas Saleh em 30/11/2014., Descrição: O projeto tinha como objetivo fazer avaliação microbiológica, em relação a bactérias e fungos, em sucos de laranja e frutas citricas industriais de acordo com resolução da ANVISA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Integrante / Denise Maria Fortes Villas Boas - Coordenador.
-
1998 - 2001
Avaliação da poluição orgânica e biodegradação do petróleo no ambiente antártico., Descrição: Estudo de bactérias psicrofilas com potencial de degradação do óleo diesel utilizado na Estação Antártica Brasimleira (EACF) e monitoramento de bactérias indicadoras de poluição decorrente do esgoto doméstico gerado na Estação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Integrante / - BÍCEGO, M.C - Integrante / TANIGUSHI, S - Integrante / LUZ, A .P - Integrante / PELLIZARI, V.H - Integrante / MONTONE,R.C - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1998 - 1998
Monitoramento de micro-organismos aeróbios por meio de avaliação qualitativa e quantitativa de amostras retiradas do aterro industrial de organoclorados do Conjunto Industrial ELCLOR-SOLVAY, Descrição: Estudo realizado para verificar a microbiota presente em solo e água em aterro industrial após vazamento de contaminante dos tanques estocados no aterro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Mara Prioli Ciapina - Integrante / Rosa de carvalho gamba - Integrante / vivian helena pellizari - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18
2024 - Atual
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
2023 - Atual
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18
2023 - Atual
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 15
2015 - 2020
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 34
Atividades
-
08/2023
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
08/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
08/2023
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual, Higiene dos alimentos
-
08/2023
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
02/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
02/2023
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
02/2023
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Histologia
-
01/2020 - 06/2020
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Imunologia, Microbiologia
-
01/2020 - 06/2020
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos
-
01/2020 - 06/2020
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
01/2020 - 06/2020
Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análises Ambientais
-
01/2018 - 06/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Cargo ou função, MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Histologia, Microbiologia, Imunologia
-
01/2019 - 12/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Imunologia, Microbiologia, Biologia Celular
-
08/2016 - 12/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Linhas de pesquisa
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Metodológicos no Ensino de Ciências I
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos, Imunologia
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia, Imunologia
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Metodológicos no Ensino de Ciências II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Imunologia, Microbiologia
-
03/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, , Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Microbiologia Básica e Ambiental, Microbiologia aplicada ao Tratamento de Efluentes, Biologia para Ciências Ambientais
-
01/2018 - 06/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Linhas de pesquisa
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Metodológicos no Ensino de Ciências
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia Básica e Clínica
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular, Imunologia
-
02/2017 - 06/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Imunologia, Microbiologia
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Imunologia
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Histologia, Microbiologia
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular, Microbiologia
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular, Histologia, Imunologia
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular, Imunologia
2000 - 2003
Universidade Cruzeiro do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Pós-graduação.Atividade de extensão realizada, Curso de Ecologia de Microrganismos.
-
02/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-graduação.Linhas de pesquisa
-
02/2001 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ecologia Humana, Embriologia, Microbiologia e Imunologia
-
02/2001 - 12/2003
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citologia/Genetica Humana/Embriologia
-
05/2000 - 12/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética Humana, Microbiologia e Imunologia, Parasitologia
-
03/2001 - 11/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-graduação.Linhas de pesquisa
-
01/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso de Ciências Biológicas.Cargo ou função, MEMBRO DE CONSELHO.
-
01/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Reconhecimento do Curso de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Membro da Comissão.
-
05/2000 - 12/2001
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citologia
-
05/2000 - 12/2001
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citologia-Histologia
2012 - 2013
Universidade de São PauloVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
1998 - 2001
Universidade de São PauloVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
1996 - 1996
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 12
1996 - 1996
Universidade de São PauloVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto de Iniciação cientítica em Imunologia: Estudos Comparaticos entre Infecções por Diferentes Leishmanias que causam Leishmaniose Cutânea em Várias Linhagens de Camundongos Isogênicos.
Atividades
-
05/2012 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Oceanográfico.Linhas de pesquisa
-
01/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biomédicas.Linhas de pesquisa
-
01/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biomédicas.Linhas de pesquisa
-
02/1996 - 06/1996
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biociências, Instituto de Biociências.Atividade realizada, Monitoria na Disciplina de Genética.
2018 - 2020
Cruzeiro do Sul VirtualVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2018 - 06/2020
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia Geral, Genética e Imunologia
-
09/2019 - 10/2019
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Tecidual
-
03/2018 - 05/2018
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia para Ciências Ambientais, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Microbiologia Básica e Ambiental, Microbiologia aplicada ao Tratamento de Efluentes
2022 - 2022
Secretaria de educaçao DFVínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Fundamental Anos Finais, Carga horária: 40
2023 - 2026
Colégio Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Atividades
-
07/2023
Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências Biológicas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elisa Mara Prioli Ciapina e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?