Nigel Pelham de Leighton Brooke

Possui graduação em Psicologia Experimental - University of Reading (1969) e doutorado em Estudos do Desenvolvimento - Institute of Development Studies (1979) com titulo revalidado equivalente ao de Doutor em Educação. Foi Assessor e depois Representante da Fundação Ford no Brasil entre 1994 e 2003. Até 2017 foi Professor Convidado da FAE/UFMG e Pesquisador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - GAME/UFMG. Tem experiência de pesquisa, ensino e assessoria governamental na área de Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da educação, financiamento da educaçao, avaliaçao educacional, certificaçao.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos do Desenvolvimento

1977 - 1980

Institute of Development Studies
Título: The Quality of Primary Education: the implementation of reform in Mexico
Orientador: Dr Ronald Dore
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Reforma Educacional; Qualidade da Educação.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Psicologia Ocupacional

1971 - 1973

Birkbeck College, University of London
Título: Sem titulo,Ano de Obtenção: 1973
Palavras-chave: Psicologia Ocupacional.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia Experimental

1966 - 1969

University of Reading

Pós-doutorado

1989 - 1990

Pós-Doutorado. , Institute of Education, University of London, IED, Grã-Bretanha. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Financiamento da Educação.

Organização de eventos

BROOKE, Nigel . Encontro Temático Pesquisa Longitudinal Em Educação. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

Coloquio: Acao afirmativa na pos-graduacao: o legado do IFP na america latina.acao afirmativa na pos-graduacao: o legado do IFP na americalatina. 2013. (Outra).

IV Seminario de Educacao Brasileira.Politicas de Regulacao da Educacao: avaliaçao e responsabilizaçao. 2013. (Simpósio).

IX SIMPOED.Politicas publicas de avaliação de professores. 2013. (Simpósio).

IX SIMPOED. 2013. (Simpósio).

Observatorio da educação: cidade, politica e desiqualdade.Seminario Observatorios da Educação: cidade, politica e desiqualdade. 2013. (Seminário).

Seminario internacional a investigacao em trabalho, professao e o e condicao do docente.Autonomia escolar e responsabilidade docente nas politicas educacionais. 2012. (Seminário).

Vinte e cinco anos de avaliaçao de sistemas educacionais no brasil.Implicacoes das avaliacoes de sistemas educacionais. 2012. (Seminário).

Vinte e cinco anos de avaliaçao de sistemas educacionais no brasil.Experiencias estaduais e municipais em destaque e interferencia com as politicas de avaliacao federal. 2012. (Encontro).

10o encontro de pesquisa em educacao da regiao sudeste.Politicas publicas em avaliacao da educacao. 2011. (Encontro).

6a Reunião Anual da ABAVE.A avaliação externa como instrumento de gestão. 2011. (Encontro).

Abave.Incentivos financeiros: porque e como se faz. 2011. (Encontro).

II Seminário Avaliação e Sociedade- A tomada de decisão.A avaliação externa como instrumento de gestão nos Estados. 2011. (Seminário).

lll Seminario de Educação Brasileira: Plano Nacional da Educação - Questões Desafiadoras e Emblemáticas.Plano Nacional da Educação Brasileira.. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional da avaliação em larga escala em alfabetizaçao, leitura e escrita.Políticas de Responsabilização como instrumento da gestão educacional. 2011. (Seminário).

Encontro Tematico: pesquisa logitudinal.Pesquisa Logitudinal. 2010. (Encontro).

XV Endipe.comissao cientifica subtema: avaliacao educacional. 2010. (Encontro).

5o. Reunião Anual da ABAVE.Pesquisa Longitudinal sobre qualidade e equidade: Projeto Geres. 2009. (Encontro).

5o Reunião Anual da ABAVE.Avaliação Docente. 2009. (Encontro).

The Internacionaal Sociological Association (ISA). Longitudinal Study of Quality and Equity in Brazilian Elementary Education (Geres 2005): The role of Sector and Instruction in Educational Stratification. 2009. (Congresso).

4°. Reunião Anual da ABAVE. 4°. Reunião Anual da Associaçaõ Brasileira de Avaliação Educacional. 2008. (Congresso).

IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Avaliação Educacional: Equidade e Qualidade do Ensino. 2008. (Congresso).

2°. Reunião Anual da ABAVE. 2°. Reunião Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. 2007. (Congresso).

3° Reunião Anual da ABAVE. 3°. Reunião Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. 2007. (Congresso).

1o. Reunião Anual da ABAVE.1°. Reunião Anual da Associaçaõ Brasileira de Avaliação Educacional. 2006. (Simpósio).

Ampliação do acesso à Universidade pública: uma urgência democrática.Ampliação do acesso à Universidade pública: uma urgência democrática. 2003. (Seminário).

III Word Social Forum in.III Word Social Forum in. 2003. (Outra).

IV Simpósio ANPAE - SUDESTE.IV Simpósio ANPAE - SUDESTE. 2003. (Simpósio).

XXI SImpósio e III Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação,.XXI SImpósio e III Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2003. (Simpósio).

Fórum Nacional Extraordinário.Fórum Nacional Extraordinário. 2002. (Outra).

40o. Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro.40o. Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

II Seminário Relações Raciais e Educação: a produção de saberes e práticas pedagógicas.II Seminário Relações Raciais e Educação: a produção de saberes e práticas pedagógicas. 2001. (Simpósio).

I Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação dos Programs das IES Publicas do Paraná.I Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação dos Programs das IES Publicas do Paraná. 2001. (Simpósio).

Participou da 24a. Reunião da Associação Nacional de Pós - Graduação.Participou da 24o. Reunião da Associação Nacional de Pós - Graduação. 2001. (Outra).

XX Simpósio Brasilieiro de Politicas e Administração da Educação: momentos & movimentos.XX Simpósio Brasilieiro de Politicas e Administração da Educação: momentos & movimentos - anpae. 2001. (Simpósio).

1o. Seminário Mercosul - UNICAMP.1o. Seminário Mercosul - UNICAMP. 1999. (Seminário).

Realização do Programa 1999.Realiazação do Programa 1999. 1999. (Seminário).

Participou 21a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Participou 21a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1998. (Outra).

Seminário Internacional sobre Gestão Educacional.Seminário Internacional sobre Gestão Educacional. 1998. (Seminário).

Semináro Internacional de Avaliação Educacional.Semináro Internacional de Avaliação Educacional. 1997. (Seminário).

Valores de Cidadania em Sociedades Democraticas.Valores de Cidadania em Sociedades Democraticas. 1997. (Seminário).

XVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Sistmas e Instituições: Repensando a Teoria na Prática..XVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Sistmas e Instituições: Repensando a Teoria na Prática.. 1997. (Simpósio).

Seminário de Estudso em Avaliação Educacional: Modelos Avaliativos.Seminário de Estudso em Avaliação Educacional: Modelos Avaliativos. 1996. (Seminário).

Congresso Internacional: Universidade, Educação e Desenvolvimento. Congresso Internacional: Universidade, Educação e Desenvolvimento. 1991. (Congresso).

nterinstitucional para Avaliação de Políticas Públicas de Educação: Estudos e Metodologias.Interinstitucional para Avaliação de Políticas Públicas de Educação: Estudos e Metodologias - Novembro 2003. 1990. (Seminário).

XX Encontro da AMAE - II Congresso de Revitalização do Ensino Normal. XX Encontro da AMAE - II Congresso de Revitalização do Ensino Normal. 1986. (Congresso).

1o. Congresso MNineiro de Educação - Encontro Estadual. 1o. Congresso Mineiro de Educação - Encontro Estadual. 1983. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Liliane de Paula Mendonça

BROOKE, Nigel. A reforma educacional na america latina e a disseminação de politicas publicas de ensino educacional. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Simone de Assis Costa

BROOKE, Nigel; Alicia Maria Cataldo de Bonamino; Soares, José Francisco. O valor agregado em leitura como indicador de qualidade das escolas municipais de belo horizonte. 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosalina Maria Soares

BROOKE, Nigel. Classificação racial e desempenho escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Valeska Amaral Gomes

BROOKE, Nigel. O Programa de Alfabetização Solidaria e Programa Acelera Brasil: Um Estudo de Dois Casos de Parcerias e Alianças do Terceiro setor como Atores Governamentais e Empresariais. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Anderson Córdova Pena

paes cynthia; magrone eduardo; teixeira beatriz; soares, tuffi machado;BROOKE, Nigel. Um conceito para liderança escolar-estudo realizado com diretores de escola da rede estadual de Minas Gerais. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Clayton Sirilo do Vale Furtado

BROOKE, Nigel; magrone eduardo; Alicia Maria Cataldo de Bonamino. Responsabilizacao educacional em pernambuco. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adriana Bauer

BROOKE, Nigel. Avaliação de Impacto de Formação Docente em Serviço. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Juliana

BROOKE, Nigel. Regulação Educativa: o uso dos resultados de proficiência das avaliações do PROEB. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maira Juliana de Almeida e Silva

BROOKE, Nigel; oliveira dalila; marilia fonseca; zakia sandra; DUARTE, M.. Regulacao educativa: o uso dos resultados de proficiencia das avaliacoes PROEB por diretores escolares de minas gerais. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Aparecida Cangussú

BROOKE, Nigel. Características escolares associadas ao desempenho dos estudantes na pesquisa Geres. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilma Santos Fontanive

BROOKE, Nigel. A capacitação de professores contribui para a aprendizagem dos alunos? Um estudo das relações entre qualificação docente e melhoria de desempenho dos estudantes no ensino fundamental. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Júdice de Andrade

BROOKE, Nigel. Qualidade e Equidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003.. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisângela

BROOKE, Nigel. Composição Social e Cognitiva de turmas e desempenho em leitura e matemática. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Tereza Gonzaga Alves

BROOKE, Nigel. Efeito-escola e fatores associados ao processo acadêmico dos alunos entre o início da 5o. série e fim da 6o. série do ensino fundamental: um estudo longitudinal em escolas públicas do município de Belo Horiozonte.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Katia Liliane Alves Canguçu

romero julio; marcio costa; oliveira dalila;BROOKE, Nigel. Estudos dos condicionantes do clima escolar em alunos do 5o ano do ensino fundamental em escolas publicas de minas gerais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Margareth Conceição Pereira

BROOKE, Nigel; teixeira beatriz; junior arlindo. Impacto do projer para as escolas publicas estaduais mineiras: avaliaçao de um politica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thaís Tavares Lacerda

BROOKE, Nigel; duarte marisa. Desconstruindo a mulinha.Testes nacionais padronizados em larga escala. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

BROOKE, Nigel. Prêmio de Inovação em Gestão Educacional. 2008. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BROOKE, Nigel. Premio de Inovação em Gestão Educacional. 2006. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Orientou

Eduardo de Almeida Andrade

O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Implicações das Políticas de Alfabetização; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Nigel Pelham de Leighton Brooke;

Simone Assis Costa

O valor agregado em prefeituras como indicador de qualidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Nigel Pelham de Leighton Brooke;

Ana Maria Alves Saraiva

A relação entre o projeto pedagógicoe a aprendizagem dos alunos em escolas participantes do Projeto Geres em Belo Horioznte; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Nigel Pelham de Leighton Brooke;

Déborah Maciel Corrêa

Avaliação de políticas públicas para a redução da violência escolar em Minas Gerais: o caso do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Nigel Pelham de Leighton Brooke;

Katia Liliane Alves Canguçu

Estudos da Associação entre Clima Escolare o Desempenho Médio de Alunos do 5o Ano do Ensino Fundamental; ; 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Nigel Pelham de Leighton Brooke;

Elisangela da Silva Bernado

Composição Social e Cognitiva de Turmas e Desempenho em Leitura e Matemática; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Nigel Pelham de Leighton Brooke;

Produções bibliográficas

  • SOARES, TUFI MACHADO ; BONAMINO, ALICIA ; BROOKE, NIGEL ; FERNANDES, NEIMAR DA SILVA . Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , v. 25, p. 59-89, 2017.

  • BROOKE, Nigel . High-stakes accountability using teacher salary incentives in Brazil: An update. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado , v. 20, p. 207, 2016.

  • BROOKE, Nigel ; FERNANDES, N. S. ; PAGANI, H. I. ; SOARES, TUFI MACHADO . Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dadol longitudinais da pesquisa Geres. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 40, p. 77-94, 2014.

  • BROOKE, Nigel . sobre a equidade e outros impactos dos sistemas de incetivos monetarios para professores. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso) , v. 24, p. 34-62, 2013.

  • BROOKE, Nigel . controversias sobre politicas de alto impacto. Cadernos de Pesquisa , v. 43, p. 336-347, 2013.

  • 2011 BROOKE, Nigel . A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos e Pesquisas Educacionais , v. 01, p. 17-79, 2011.

  • BROOKE, Nigel . Responsabilização Educacional no Brasil. Revista Electrónica de Investigación Educativa , v. 1, p. 93-109, 2008.

  • Franco Creso ; BROOKE, Nigel ; Alves, fatima . Estudo Longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Revista Ensaios , v. 61, p. 33-34, 2008.

  • BROOKE, Nigel . As pespectivas as políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , v. 36, p. 377-401, 2006.

  • BROOKE, Nigel . Educational accountability in Brazil: an overview. Gestão em Ação (Salvador) , v. 9, p. 7-36, 2006.

  • BROOKE, Nigel . Os Gastos do Estado e Municipios na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino em Minas Gerais. Analise e Conjuntura, Belo Horizonte - MG, 1993.

  • BROOKE, Nigel . The Equalization of Resources for Primary Education in Brazil. International Journal of Educational Development , Londres, v. 12, n.1, 1992.

  • BROOKE, Nigel . O Ensino Superior em Minas Gerais. Dados Preliminares. Analise e Conjuntura, Belo Horizonte - MG, 1992.

  • BROOKE, Nigel . Quanto custa o Aluno de 1o. Grau em Minas Gerais: Uma Discussão para Não-economistas. Analise e Conjutura, Novembro de 1992, 1992.

  • BROOKE, Nigel . Os Condicionantes da Descentralização da Educação: Um roteiro de estudo. Cdernos de Pesquisa, São Paulo - SP, n.70, 1989.

  • BROOKE, Nigel . A Municipalizacao do Ensino Em Minas Gerais: Uma Avaliação Previa.. CADERNOS DE PESQUISA (SAO PAULO), São Paulo, p. 0-0, 1988.

  • BROOKE, Nigel . A Municipalizacao do Ensino Basico Em Minas Gerais:Quebra e Recomposicao do Pacto Federalista. ANALISE E CONJUNTURA (BELO HORIZONTE), Belo Horizonte - MG, v. 3, n.3, p. 0-0, 1988.

  • BROOKE, Nigel . Credencialismo, Politica Y La Reforma de 1 A Escuela Primaria Mexicana.. REV.LATINOAMERICANA DE EDUCACION, Mexico, v. 1, p. 0-0, 1982.

  • BROOKE, Nigel . Relevance In Pedagogy And The Problem Of Educational Quality In Latin America.. INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL DEVELOPMENT, Londres, v. 2, p. 0-0, 1982.

  • BROOKE, Nigel . The Quality Of Education In Ghana And Mexico. IDS BULLETIN, v. 11, n.2, p. 0-0, 1980.

  • BROOKE, Nigel . The Quality of Education in Mexican Rural Primary Schools. Ids Research Reports, Sussex - Inglaterra, n.5, 1980.

  • BROOKE, Nigel . The Effect of Indian-Mestizo Social Relations on Tarascan Atitudes Towards Education. Survival International Review, Londres, 1980.

  • BROOKE, Nigel . Comentários sobre Munoz Izquierdo et al. Revista Del Centro de Estudios Educativos, México, v. 4, n.4, 1979.

  • BROOKE, Nigel . Actitudes de Los Empleadores Mexicanos Respecto A La Educacion. REV.DEL CENTRO DE ESTUDIOS EDUCATIVOS, Mexico, v. 3, n.3, p. 0-0, 1978.

  • BROOKE, Nigel . Qualifications and Employment em Mexico. Ids Research Reprts, Sussex - Inglaterra, 1978.

  • BROOKE, Nigel ; ALVES, M. T. G. ; OLIVEIRA, L. K. M. . A Avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.

  • BROOKE, Nigel ; CUNHA, Maria Amália de A. . Professores dos Anos Iniciais: perfis em mudança. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. v. 2000. 196p .

  • BROOKE, Nigel . Marcos Historicos na Reforma Educacional. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

  • BROOKE, Nigel ; Alicia Maria Cataldo de Bonamino . Razoes e Resultados de uma pesquisa longitudinal sobre eficacia escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: Walprint, 2011.

  • BROOKE, Nigel ; Soares, José Francisco . Pesquisa em Eficácia Escolar: Origem e Trajetórias. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. v. 1500. 552p .

  • BROOKE, Nigel ; WITOSHINSKY, M. . Os 40 Anos da Fundação Ford no Brasil: uma parceira para a mudança social. 1. ed. São Paulo: Rdusp, 2002.

  • PONTES, L. A. ; BROOKE, Nigel ; MORAES, T. . Evolução da proficiência em Matemática no Projeto Geres e diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas. In: Tufi Machado Soares; Alicia Bonamino. (Org.). Estudos Sobre a Educação Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2017, v. , p. 33-.

  • GONCALVES, L. A. O. ; Natalino Neves ; BROOKE, NIGEL . Brazil. In: STEVENS, Peter A. J.; DWORKIN, Gary A.. (Org.). The Palgrave Handbook of Race and Ethnic Inequalities in Education. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 1-.

  • BROOKE, Nigel . Politicas Estaduais de Responsabilização: Buscando o diálogo. In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete A.. (Org.). Ciclo de Debates: Vinte e Cinco Anos de Avaliação de Sistemas Educacionais no Brasil ? Implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. 1ed.Florianopólis: Editora Insular, 2013, v. 2, p. 1-.

  • BROOKE, Nigel . A equalização de recursos para o ensino de 1º grau nos Estados. In: Cândido Alberto Gomes e José Amaral Sobrinho. (Org.). Qualidade, eficiência e Equidade na Educação Básica- IPEA. Brasília: IPEA, 1992, v. , p. -.

  • BROOKE, Nigel . O Aprendizado da Matemática nas Escolas da Pesquisa GERES. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. ENDIPE, 2010.

  • BROOKE, Nigel . A Alocacao Geografica de Recursos Para O Ensino de 1-Grau: Uma Proposta Para Os Estados. In: EDUCATION IN LATIN AMERICA, 1988, Brasilia, 1988.

  • BROOKE, Nigel . Comentario Al Estudio Educacion, Formacion Profesional Y Empleo:El Sector Industrial En Colombia.. In: EDUCATION IN LATIN AMERICA, 1981.

  • BROOKE, Nigel . Filme Sobre Mexico de Uma Serie Tratando da Educacao Nos Paises Em Desenvolvimento. In: EDUCATION IN LATIN AMERICA, 1978, 1978.

  • BROOKE, Nigel . Desafios da Educação no Século XXI: políticas educacionais, estratégias, processo políticos e perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BROOKE, Nigel . Monitoramento da Inclusão: a construção de um sistema de monitoramento de desempenho escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BROOKE, Nigel . Monitoramento da Inclusão: a construção de um sistema de monitoramento de desempenho escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BROOKE, Nigel . Avaliação Educacional e responsabilização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BROOKE, Nigel . Pespectivas dos Estados Negro e Educação. em Iolanda de Oliveira (org.) Relações Raciais e Educação: Temas Contemporâneos.. Niteroi: Editora da UFF, 2002 (..).

  • BROOKE, Nigel . A Equalização de Recursos para o Ensino de 1°. grau nos Estados em Cândido Alberto Gomes e José Amaral Sobrinho (orgs). Qualidade, eficiência e Equidade na Educação Básica IPEA 1992 (..).

  • BROOKE, Nigel . The Diversification Secundary Education in Latina America 1985 (..).

  • BROOKE, Nigel . The Influence Of Certification And Selction on Theaching And Leaming In Oxenham (org) Education Versus Qualification 1984 (..).

Outras produções

BROOKE, Nigel . Relatório Anual. 2006. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Produção acadêmica relacionada à gestão e avaliação de políticas públicas: uma análise de dissertações do PPGP/CAEd/UFJF, Descrição: O presente projeto de pesquisa visa á produção de informações sistematizadas e categorizadas sobre as principais políticas implementadas pelos sistemas estaduais de educação pública durante os últimos dez anos. Para tal serão objeto de análise as dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional do CAEd ao longo de sua existência. O objetivo da pesquisa é constituir um acervo a ser disponibilizado a gestores e professores da educação pública para subsidiá-los na proposição de novas políticas ou avaliação das que estão sendo desenvolvidas. O levantamento a ser realizado no âmbito da pesquisa poderá, ainda, subsidiar o estabelecimento de padrões de desempenho para diretores de unidades de ensino, como passo inicial para a implantação de programas de certificação profissional na área de gestão escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    POLÍTICAS DE USO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS, Descrição: Estudo das condições necessárias para incentivar o uso de tablets pelos professores de ensino médio de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Educação de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2010 - 2016

    Observatório da Educação- Edital 2010- CAPES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos Estados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador., Financiador(es): Fundação Victor Civitta - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Perfil do Professor do Ensino Fundamental., Descrição: estudo para comparar as caracteristicas do professor do ensino fundamental da rede estadual dos anos 1997/2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Agenda SMED 2005/2007, Descrição: Projeto de assistência técnica e pesquisa junto à Secretaria Municipal de Educaçao de Belo Horizonte para treinar acompanhantes e outros membros do sistema municipal na interpretaçao e uso de dados de avaliaçao educacional e para desenhar um sistema de monitoramento para o auto-diagnostico das escolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador., Financiador(es): Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - Cooperação.

  • 2004 - 2010

    Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 - Projeto GERES, Descrição: GERES é uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em cinco grandes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Campinas e Campo Grande, a partir de 2005 para acompanhar a evolução da aprendizagem de Leitura e Matemática de alunos do Ensino Fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nigel Pelham de Leighton Brooke - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro / Fundação Ford - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação. , Rua José Lourenço Kelmer, São Pedro, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023653

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2017

Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

1996 - 2003

Fundação Ford

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante da Fundação FORD no Brasil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1996

Fundação Ford

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Programas de Educação

Outras informações:
Assessor de Programas de Educação da Fundação FORD.

Atividades

  • 06/1996 - 02/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Fulbright do Brasil, .,Cargo ou função, Membro.

  • 03/1994 - 05/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessor de Programas, .,Cargo ou função, Assessor de Programas de Euducação da Fundação FORD.

1987 - 1994

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Pesquisador Pleno, Enquadramento Funcional: TECNICO ESPECIAL I NIVEL 7, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação do Programa Manhangara, Avaliação dos impactos socio-economico de barragens no Vale deJjequitinhonha, Estudos dos condicionantes da descentralização do ensino básico em Minas Gerais, Formulação de Prioridades para a pesquisa educacional para o plano Estadual de Ciências e Tecnologia, Plano acadêmico e estratégias de implantação da Universidade Estadual de Minas Gerais, Condicionantes da descentralizção do ensino basico em Minas Gerais, Estudos de Caso.

Atividades

  • 03/1987 - 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Fundação João Pinheiro, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1988

    Direção e administração, Fundação João Pinheiro, .,Cargo ou função, Coordenador de Projeto.

  • 01/1987

    Direção e administração, Fundação João Pinheiro, .,Cargo ou função, Pesquisador.

1983 - 1987

Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programas Especiais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/1983 - 03/1987

    Direção e administração, Coordenadoria de Programas Especiais, .,Cargo ou função, Coordenador de Programas Especiais.

2003 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 24

1982 - 1983

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Gerente de Pesquisa FUNDEP/FAE, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Caracterização e estudo das perpectivas da escola de 2o. grau em Minas Gerais

1981 - 1981

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador - Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1980 - 1980

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Sociologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/1982 - 05/1983

    Extensão universitária , Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Fundep.,Atividade de extensão realizada, Gerente de Pesquisa.

  • 01/1981 - 08/1982

    Extensão universitária , Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Fundep.,Atividade de extensão realizada, Gerente de Projetos.

  • 01/1981

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador.

  • 01/1981

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 09/1980 - 10/1980

    Ensino, Ciencias Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

1980 - 1980

Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor em Regime de Dedicação Parcial de Trabalho

Atividades

  • 08/1980 - 11/1980

    Ensino, Planejamento Educacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Educacional

1975 - 1978

University of Sussex

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1973 - 1974

University of Sussex

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/1973 - 01/1978

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos do Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

1971 - 1973

University of London

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aplicação de principios da percepção visual ao desenho de cédulas bancarias.

Atividades

  • 01/1971 - 09/1973

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia University College Brikbeck College, .,Linhas de pesquisa

1969 - 1970

Instituto Cultural Anglo Uruguaio

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Inglês

Atividades

  • 07/1969 - 12/1970

    Ensino, Professor de Ingles, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor de Inglês

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR e DEPOSITANTE Lmina embutida para abrir embalagens de alimentos 10/06/1988