Fernando Morais da Costa

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Pós-Graduação em Cinema e audiovisual (PPGCine) e no Departamento de Cinema e Vídeo. Doutor em Comunicação pela mesma instituição (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: análise do som, história e teoria do cinema, cinema contemporâneo.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação

2003 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: O som no cinema brasileiro - revisão de uma importância indeferida
João Luiz Vieira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; som; cinema brasileiro.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação

2001 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: Som no cinema, silêncio nos filmes: o inexplorado e o inaudito,Ano de Obtenção: 2003
João Luiz Vieira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; som; análise.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2000

Oficina de Criação e Produção 2000 - Sonoplastia. (Carga horária: 1264h). , Rede Globo de Televisão, RGT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, F. M. ; PRYSTHON, A. ; LIRA, R. ; BORGES, C. ; PRADO, M. ; SELIGMAN, F. . XXIIII Encontro Socine. 2019. (Congresso).

COSTA, F. M. ; PRYSTHON, A. ; LIRA, R. ; BORGES, C. ; NOGUEIRA, L. . XXII Encontro Socine. 2018. (Congresso).

COSTA, F. M. ; SA, S. P. . II Seminário Internacional Cultura da Música: Som + Imagem. 2011. (Congresso).

COSTA, F. M. ; CARDOSO, J. ; Bouillet, R. . O som no cinema - mostra cinematográfica e curso. 2008. (Exposição).

COSTA, F. M. ; VIEIRA, João Luiz ; FREIRE, Rafael de Luna . Simpósio Stardom in Brazilian Cinema/Estrelismo no cinema brasileiro. 2007. (Outro).

COSTA, F. M. . Mostra cinematográfica E o som se fez. 2007. (Exposição).

COSTA, F. M. . Soundscape - o som no cinema. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Jisma - Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual. Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema. 2019. (Congresso).

Screen Studies Conference. Point of audition and the absent body. 2018. (Congresso).

XXII Socine. Arábia. O narrador que tarda, as pessoas que falam devagar. 2018. (Congresso).

BIS - Bienal internacional do cinema sonoro.Intercâmbio sonoro no audiovisual. Encontro dos profissionais de som.. 2017. (Seminário).

XXI Socine. Vozes e sons ambientes sobre telas azuis, negras, imagens fixas. 2017. (Congresso).

JISMA - Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual.Vozes e silêncios no cinema contemporâneo. 2016. (Seminário).

XX Encontro SOCINE. Vozes, ambientes, mil e uma noites. 2016. (Congresso).

XIX Encontro da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Teorias sobre voz na década de 1970 e cinema contemporâneo. 2015. (Congresso).

ASAECA 2014 - IV Congreso de la Asociacion Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. La mirada invisible - punto de vista y punto de escucha en el cine argentino contemporaneo. 2014. (Congresso).

Compós - XXIII Encontro anual da associação nacional dos pppgcoms. Silêncios e vozes no cinema, Tabu e Stereo. 2014. (Congresso).

FICBIC 2014 - Seminário nacional cinema em perspectiva.Som para cinema: conceito e estética. 2014. (Seminário).

II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro - VIII cinemúsica.Caminhos para se tornar um profissional de som (ensino e mercado). 2014. (Seminário).

XVIII Socine - Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Era uma vez uma voz: veronica. 2014. (Congresso).

XVII Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Estudos da voz e cinema contemporâneo. 2013. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Notas sobre o som nas cinematografias argentina e brasileira contemporânea. 2013. (Congresso).

ASAECA 2012 - III Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. Silencios, los sonidos de los rios, los sonidos de las ciudades: Los muertos y Liverpool. 2012. (Congresso).

ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Sons urbanos e suas escutas através do cinema. 2012. (Congresso).

Ouvir o documentário - música, vozes e ruídos.À escuta do real: questões históricas, éticas e estéticas. 2012. (Seminário).

XVI Encontro Socine. Chelsea Girls, Walden. 1966, 1969. Som direto e silêncio. 2012. (Congresso).

XV Encontro Internacional da SOCINE. O caso Cisne Negro. 2011. (Congresso).

XXI Screen Studies Conference. Is there a kind of hyperrealistic sound design in Latin American contemporary films?. 2011. (Congresso).

CineOP - 5 Mostra de Cinema de Ouro Preto.Anos 30 - o sonho da industrialização. Cinédia, Humberto Mauro e Getúlio Vargas. 2010. (Seminário).

II Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual ? ASAECA. Pode-se dizer que há algo como um hiper-realismo sonoro no cinema argentino contemporâneo?. 2010. (Congresso).

Seminário Minter - PPGCOM UFF.Pode o cinema contemporâneo representar o ambiente sonoro em que vivemos?. 2010. (Seminário).

XIV Encontro da Socine ? Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. O maior trabalho com os sons ambientes é deixá-los em silêncio. 2010. (Congresso).

I Encuentro Anual de la Asociación Argentina de Estúdios de Cine y Audiovisual - ASAECA. Passagem para o cinema sonoro ? analogia entre os casos brasileiro e argentino. 2009. (Congresso).

III Festival Cinemúsica.A música no cinema brasileiro. 2009. (Seminário).

XIII Encontro Anual da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Som e ritmo interno no plano-sequência. 2009. (Congresso).

O som no cinema - mostra e curso Caixa Cultural.Cinema mudo e passagem para o sonoro. 2008. (Outra).

Screen Studies Conference. Cinematic silences: from avant-garde strategies to blockbuster cliches. 2008. (Congresso).

XII Encontro Internacional Socine. Silêncio na tela: de estratégia das vanguardas a cliché do cinema comercial. 2008. (Congresso).

I Festival Cinemúsica.O som no cinema brasileiro. 2007. (Seminário).

XI Encontro Internacional da SOCINE. O português redescoberto nas telas. 2007. (Congresso).

VII Congresso da IASPM-AL ? Associacíon Internacional para el Estúdio de la Música popular ? Rama latinoamericana. Início do cinema sonoro ? a relação da música popular no Brasil como em outros países. 2006. (Congresso).

X Encontro Anual da Socine. O silêncio primordial em Bressane e Candeias. 2006. (Congresso).

IX Encontro Anual da SOCINE. Início do cinema sonoro ? a relação da música popular no Brasil como em outros países. 2005. (Congresso).

XXIII Simpósio nacional de História.Primeiras tentativas de sonorização no cinema brasileiro (os cinematógrafos falantes ? 1902-1908). 2005. (Simpósio).

VIII Encontro Anual da SOCINE. O som no cinema brasileiro: primeiras tentativas (1902-1911). 2004. (Congresso).

VI Lusocom - Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã - Portugal. Os sons das cidades, o céu de Lisboa. 2004. (Congresso).

IX Seminário Integrado de Letras da Universidade Estácio de Sá..Usos da voz no cinema: como representar o narrador. 2003. (Seminário).

VII Encontro Anual da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Se pouco se diz sobre o som, quem fala sobre o silêncio nos filmes?. 2003. (Congresso).

XXVI Congresso brasileiro de ciências da comunicação - INTERCOM. Escutar tanto quanto se vê (como um filme iraniano, sobre uma criança cega, pode ensinar a ouvir?). 2003. (Congresso).

VI Encontro anual da SOCINE - Socidade brasileira para estudos cinematográficos. São Bernardo: mosaico de vozes (mostruário dos diversos usos da voz no cinema). 2002. (Congresso).

V Encontro anual da SOCINE - Sociedade brasileira de estudos cinematográficos. Ruídos e silêncio: proposta para uma estética do som no cinema. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Breno Mota Alvarenga

COSTA, F. M.; CARREIRO, R.; PRYSTHON, A.. A MÚSICA POPULAR EM AQUARIUS: uma análise da participação de canções pré-existentes na narrativa fílmica. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Leonardo Felipe Vieira Ribeiro

COSTA, F. M.; VIEIRA JUNIOR, E.; PAZ, G. L.. Corpo, cotidiano e sensorialidade: dimensões carnais no cinema contemporâneo. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mauro Lúcio dos Reis Corrêa

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MACIEL, K. A.. #naotempedigree expansão do universo narrativo trnasmídia a partir de um curta metragem. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Gurgel de Medeiros

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; LOPES, D.. Amores interessantes: processo, forma e afeto no cinema de Hong Sang-Soo. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jocimar Soares Dias Junior

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; ALVIM, L.. Ritornelo e utopia: os momentos musicais no cinema de theo angelopoulos. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lihemm Araújo Pereira Farah Leão

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; SICILIANO, T.. Quality drama e a televisualidade na HBO: uma análise de Os sopranos e Filhos do carnaval. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcio Elísio Carneiro Câmara

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; CRUZ, J. L.. O Som Direto no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo: entre a criatividade e a técnica. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

COSTA, F. M.; MIRANDA, S. R.; SA, S. P.. Culinária sonora: uma análise da construção sonora d'O Grivo em cinco micro-dramas da forma de Cao Guimarães. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Henrique Telarolli Terezani

COSTA, F. M.; MIRANDA, S. R.; FLORES, V. O.. Ouvindo vazios: os silêncios em A erva do rato e Cleópatra de Júlio Bressane. 2014. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rosana Stefanoni Iwamizu

COSTA, F. M.; VICENTE, E.; MIRANDA, S. R.. Foley no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Glauber Resende Domingues

COSTA, F. M.; FRESQUET, A. M.; NOGUEIRA, M. A.. Cinema na escola: aprender a construir o ponto de escuta. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joice Scavone Costa

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; SOUZA, C. R. R.. Mulher - a trajetória do som no primeiro longa-metragem syncronizado da Cinedia. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bernardo Marques Alvez

COSTA, F. M.; MENDES, E. S. S.; MORETTIN, E. V.. Os estudos do som no cinema: evolução quantitativa, tendências temáticas e o perfil da pesquisa brasileira contemporânea sobre o som cinematográfico. 2013. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Velasco Leão

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; SILVA, P. R.. Sons de Salles e Santiago: análise dos elementos sonoros de Santiago - reflexões sobre o material bruto. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberto Robalinho Lima

COSTA, F. M.; RESENDE, F.; CAPISTRANO, M. T.. Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela de Oliveira da Silva Miranda

COSTA, F. M.; SA, S. P.; PEREIRA, V. A.. As apropriações de tecnologias no circuito do funk carioca. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Junerlei Dias Moraes

COSTA, F. M.; MENDONCA, K.; FAGUNDES, E.. Plata Quemada ? Dinheiro Queimado: Intertextualidade e Tradução Intersemiótica. Análise da transposição cinematográfica do romance Dinheiro Queimado de Ricardo Piglia.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação - MINTER) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andreson Silva de Carvalho

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; REZENDE, L. A.. A percepção sonora no cinema: ver com os ouvidos, ouvir com outros sentidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adil Giovanni Lepri

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; VIEIRA JUNIOR, E.; ROBALINHO, R.; MACIEL, K. A.. Excesso, sensacionalismo e atrações: audiovisual político nos sites de redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Regina Opolski

COSTA, F. M.; ANDACHT, F.; DOTORI, M.; MORAES, U.; TEIXEIRA, R. T.. A FRAGMENTAÇÃO DA PERFORMANCE VOCAL DO PERSONAGEM NO CINEMA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDIÇÃO DE DIÁLOGOS. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Roberto Robalinho Lima

COSTA, F. M.; RESENDE, F.; CAPISTRANO, M. T.; SIBILIA, M. P.; BRUNO, F.. Cartografia das imagens ardentes: imagens, política e produção subjetiva nos protestos de junho de 2013. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; PINHEIRO, P.; CARNEIRO, M.; GUBERNIKOFF, C.. A música clássica preexistente no cinema de diretores da Nouvelle Vague ? anos 50 e 60. 2017. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andreson Silva de Carvalho

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; FREIRE, Mariana Baltar; REZENDE, L. A.; CURI, P. P.. O duplo do som no cinema: relações entre a técnica e a estética no audiovisual. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Klaus Berg Nippes Bragança

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; NUNEZ, F.; CARREIRO, R.; FELINTO, E.. Realidade perturbada: choques corporais, espectros domésticos e a tecnofobia da vigilância no found footage de horror. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Garcia Vieira Jr

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; VIEIRA, João Luiz; CAPISTRANO, M. T.; FRANCA, A.. . Com pedaços de cinema: laboratórios, práticas e engajamento no reemprego de imagens. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Cláudio Siqueira Castanheira

COSTA, F. M.; SA, S. P.; CAPELLER, I.; FELINTO, E.; TROTTA, F.. Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Simplício Neto Ramos de Sousa

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; VIEIRA, João Luiz; CAPELLER, I.; SA NETO, A. A.. A realidade brasileira no cinema: as teorias dos cineastas brasileiros sobre a representação do real. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elizabeth Maria Mendonça Real

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; NUNEZ, F.; MELO, L. A. R.; PINTO, Pedro Plaza. Modernismo e Tropicalismo: releituras no cinema brasileiro dos anos 1980. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hadija Chalupe da Silva

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; BRAGANCA, M.; VIEIRA, João Luiz; REZENDE, L. A.; SA NETO, A. A.. Os filmes realizados em coprodução: os limites e expansões dos acordos transnacionais. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiza Beatriz Alvim

COSTA, F. M.; LOPES, D.; CAPELLER, I.; MIRANDA, S. R.; CEASAR, R.. Robert Bresson e a música. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maurício de Medeiros Caleiro

COSTA, F. M.; MACIEL, K. A.; MONTEIRO, J. C.; SILVA, M. A. R.; ALTMANN, E.. Passado, presente: crítica cinematográfica e questões históricas do cinema da retomada (1995-2003). 2013. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julio Carlos Bezerra

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; FERRAZ, M. C. F.; FREIRE, Mariana Baltar; FRANCA, A.; FELINTO, E.. A aurora do mundo: propostas sobre um certo cinema contemporaneo. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luís Alberto Rocha Melo

COSTA, F. M.; MOURA, R.; NUNEZ, F.; ARAUJO, L. C.; GATTI, A. P.. Cinema independente: produção, distribuição e exibição no Rio de Janeiro (1948-1954). 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan Capeller

FERRAZ, M. C. F.; Migliorin, Cezar; GUERON, R.; SCHNEIDER, M. A. F.;COSTA, F. M.. O cinema e seu duplo. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

COSTA, F. M.; MORAN, P.; IAZZETTA, F.. Pedagogia do som para ouvidos audiovisuais. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adil Giovanni Lepri

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; ROBALINHO, R.. EXCESSO, SENSACIONALISMO E ATRAÇÕES: AUDIOVISUAL POLÍTICO NOS SITES DE REDES SOCIAIS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Regina Opolski

COSTA, F. M.; TEIXEIRA, R. T.; ANDACHT, F.; DOTORI, M.; MORAES, U.. A fragmentação da expressividade oral no cinema: uma proposta analítica para a edição de diálogos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Natasha Hernandez Almeida

COSTA, F. M.; FREIRE, Rafael de Luna; SOUZA, C. R. R.. Distribuição e exibição de filmes em Campinas e Piracicaba nos anos 1920 e 1930: A Princesa d?Oeste e a Noiva da Colina vão ao cinema. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thalita Cruz Bastos

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; LOPES, D.. Sentir o real em tempos de excesso: um olhar sobre o realismo contemporâneo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raffaella de Antonellis

COSTA, F. M.; SIBILIA, M. P.; FERRAZ, M. C. F.. No purgatório do cinema: o banheiro público como espaço fílmico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andreson Carvalho

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; REZENDE, L. A.. Estudos do som no cinema: confrontos entre técnica e estética. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michele Cruz Vieira

COSTA, F. M.; SA, S. P.; MATHEUS, L. C.. A belle époque sonora: construção de um imaginário tecnológico dos sons do Rio de Janeiro do início do século XX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Cláudio Siqueira Castanheira

COSTA, F. M.; SA, S. P.; CAPELLER, I.. Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim

LOPES, D.; LISSOVSKI, M.;COSTA, F. M.. Robert Bresson e a música. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maurício de Medeiros Caleiro

COSTA, F. M.; NERCOLINI, M.; MACIEL, K. A.. Passado, presente: questões historiográficas no cinema brasileiro pós-retomada, 1995-2010. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: GERMANO ALBERTO PATEL WEISS

COSTA, F. M.; REZENDE, L. A.; BARROSO, E. I.. A montagem como imaginação política no cinema de santiago alvarés, emile de antonio e chris marker. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Breno Mota Alvarenga

COSTA, F. M.; CARREIRO, R.; PRYSTHON, A.. A MÚSICA POPULAR EM AQUARIUS: uma análise da participação de canções pré-existentes na narrativa fílmica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Filipe Isensee

COSTA, F. M.; TEDESCO, M. C.; HOLANDA, K.. A fala feminina no documentário brasileiro: Análise a partir dos filmes ?Jogo de cena?, ?Elena? e ?Divinas divas?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mauro Lúcio dos Reis Corrêa

COSTA, F. M.; MACIEL, K. A.; SALIS, F. A.. #Naõ tem pedigree: projeto de documentário longa-metragem e construção do universo narrativo transmidia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Gurgel de Medeiros

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; LOPES, D.. As comédias românticas interessantes de Hong Sang-Soo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Ribeiro Pinto Bravo

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; FREIRE, Mariana Baltar; BRAGANCA, M.. A HETERONORMATIVIDADE NA TV GENERALISTA - O ARMÁRIO TELEVISIVO BRASILEIRO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Debora Regina Taño

COSTA, F. M.; MIRANDA, S. R.; PAIVA, S. J. H.. Sonoridades vocais no cinema: a fala flutuante em ?Familia Rodante? (2004), de Pablo Trapero. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jocimar Dias Junior

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; Migliorin, Cezar. Ritornelos e revoluções: os momentos musicais em Theo Angelopoulos e Miklos Jancso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gian Filipe Rodrigues Orsini

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; NUNEZ, F.. A temporalidade no plano-sequência: aspectos temporais e narrativos nos filmes Ainda orangotangos e Arca russa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sérgio Franklin de Assis

COSTA, F. M.; FREIRE, Rafael de Luna; NUNEZ, F.. A concepção de indústria de autor no cinema brasileiro entre os anos 1963 e 1973. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lihemm Farah Leão

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; BRAGANCA, M.. Televisualidade e imersão: hbo e a enfase estilistica dos dramas seriados de uma hora. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Igor Andrade Pontes

COSTA, F. M.; FREIRE, Rafael de Luna; BRAGANCA, M.. O cinema no rio de janeiro, carlitos. chaplin (1914-1922). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silvia Azeredo Boschi

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; MESQUITA, C.. Relações entre corpo e espaço no cinema brasileiro contemporâneo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcio Elísio Carneiro Câmara

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; FREIRE, Rafael de Luna. O SOM DIRETO NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: ENTRE A CRIATIVIDADE E A TÉCNICA.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiza Alves Bittencourt Coelho

COSTA, F. M.; SA, S. P.; BARROS, C.. Do palco às telas: a exibição de shows em cinemas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Velasco Leão

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; FREIRE, Mariana Baltar. O som nos documentários de João Moreira Salles. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; SA, S. P.. Entre a arte sonora e o audiovisual: a construção sonora do duo O Grivo nos curtas-metragens de Cao Guimarães. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Oliveira do Amaral

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; FREIRE, Mariana Baltar. Performances musicais no cinema narrativo conteporâneo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joice Scavone Costa

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; FREIRE, Rafael de Luna. A restauração de som no cinema brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Paulo Gomes Neves

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; BRAGANCA, M.; FREIRE, Rafael de Luna. A construção de um profeta: a prática discursiva enquanto distinção de autoria no gênero da pornochanchada. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberto Robalinho Lima

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; RESENDE, F.. Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Junerlei Dias Moraes

COSTA, F. M.; MENDONCA, K.; FREIRE, Mariana Baltar. Plata Quemada - Dinheiro Queimado: intertextualidade e tradução intersemiótica. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela de Oliveira da Silva Miranda

COSTA, F. M.; SA, S. P.; ALBUQUERQUE, A.. Tecnologias do funk: da era analógica à era digital. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Henrique do Nascimento Silva

COSTA, F. M.; MARTINS, I. M.; MARQUES, A.. O desenho de som na construção da atmosfera sonora e na imersão do espectador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Constanza Lopes Pavez

COSTA, F. M.; SOALHEIRO, M.; FREIRE, Mariana Baltar; BRAGANCA, M.. Um estudo em fandom: análise da relação de memória estabelecida entre o fandom de sherlock e o fandom sherlock holmes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Keven Fongaro Fonseca

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MARTINS, I. M.. Uma introdução aos fundamentos da narratologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana von Seckendorff de Assis

COSTA, F. M.; ALVIM, L.; LEAL, R.. O sentido da audição no real e no virtual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonio Teicher Pereira

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar. O aconchego da luz: representações e expressões do sono no cinema. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Galízia

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; HOLANDA, K.. Expondo-se com o outro: A exposição do antecampo no territorio compartilhado entre quem filma e quem é filmado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Felipe de O

COSTA, F. M.; ALVIM, L.; COSTA, J. S.. Netto.Os caminhos da dublagem. Métodos e processos de uma adaptação audiovisual brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Ribeiro de Sá

DA COSTA, FERNANDO MORAIS; NUNEZ, F.; BUTCHER, P.. Audio 3D na produção cinematográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Hubert Leme

DA COSTA, FERNANDO MORAIS; CARDENUTO FILHO, R.; OLIVEIRA JR., L. C.. UMA BREVE ANÁLISE SOBRE CORALIDADE COMO TENDÊNCIA RECENTE NUM CINEMA BRASILEIRO INDEPENDENTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme do Amaral Gurgel

COSTA, F. M.; OLIVEIRA JR., L. C.; ALVIM, L.. O som do surrealismo nos anos 2000. Trilhas sonoras para o filme A Concha e o clérigo na era da internet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Vinzon Guimarães

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; OLIVEIRA JR., L. C.. A ATENÇÃO DO ESPECTADOR NO FILME EM REALIDADE VIRTUAL Uma questão para o acesso à narrativa linear. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anajúlia Rangel Vieira

COSTA, F. M.; TEDESCO, M. C.; MARTINS, I. M.. Rockumentários: história e análise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme Latini Alonso

COSTA, F. M.; MARTINS, I. M.; BARROSO, E. I.. Filmes de arte marcial e a construção da realidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alice Name Bomtempo Martins

COSTA, F. M.; ENNE, A. L.; BARROSO, E. I.. MEMÓRIA E NARRATIVA: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andressa Hygino Rodrigues da Silva

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; AMARAL, C. O.. A permanência imaterial do filme: o filme de memória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fábio Batista Souza

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; AMARAL, C. O.. O modo de perodução e o estilo do filme de exploração: aspectos em faster,pussycat! kill! kill! e em à prova da morte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinícius Machado Miguel

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; AMANCIO, A. C.. O roteiro clássico e o pensamento de Albert Camus: uma análise e sugestões para um roteiro absurdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karen Suzane Silva

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; BARROSO, E. I.. Percepção sonora do espectador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Cristina Lemos Cordeiro Sayd

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; MACHADO, E. S.. Percepções audiovisuais: como a linguagem do cinema representa as alterações de realidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Vitor Scalioni

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; AMANCIO, A. C.. A presença dos animais em filmes western spaghetti. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Demétrio de Almeida Rodrigues

COSTA, F. M.; CHALUPE, H.; MEDEIROS, T.. Slow cinema: a necessidade do silêncio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renan Angelici Machado Neves

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; TEDESCO, M. C.. Realidade Virtual: história e reverberações na linguagem cinematográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Vitor Almeida Rodrigues Silva

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; BRAGANCA, M.. Memórias imersivas e a narrativa da vida real. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Victor Braga Louvise

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; VIEIRA, João Luiz. Melodias em desuso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Max David Rumjanek

COSTA, F. M.; DIAS JUNIOR, J. S.; SILVA, F. B. P.. Desconstruíndo Drive: uma análise da ode à nostalgia e ao retromodernismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Henrique Fernades Barthem

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MEDEIROS, T.. Som no cinema de horror: a formação do sentimento a partir do dispositivo sonoro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme Farkas

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; PARENTE, F. B.. A mise-en-scéne como criação de um espaço essencialmente cinematográfico: o sonoro e o inefável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Augusto Sivolella

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; CHALUPE, H.. Meu nome é ninguém: uma obra resumo do faroeste spaghetti. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Braga Vellutini

COSTA, F. M.; TEDESCO, M. C.; NERCOLINI, M.. Rock e cinema no Brasil dos anos 80. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato Gonçalves Teles

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MACHADO, E. S.. Quando música e ruído se confundem: os sentidos do ruído na obra audiovisual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Lucena

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; NUNEZ, F.. Cinema sovietico nos anos 30: uma comparação político estética entre A felicidade e Entusiasmo na construção do novo homem sovietico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Helena Lopes Bera

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; PIPANO, I. A.. Investigação de universos afetivos no documentário: filmes de avós e subjetividades representadas da velhice. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana de Vasconcelos Shimada Brotto

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; Migliorin, Cezar. O pão e a beleza nos filmes de mohsen makhmalbaf. o vísível do invisível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karín da Silva Venturim

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; BRAGANCA, M.. O fenômeno gif. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Moreira Sarmento da Silva

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; ENNE, A. L.. A praia e a noite: visões sobre São Paulo e Rio de Janeiro dos anos 80. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Drumomd

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; LIMA, E. O. A.. A Experiência de Incerteza Indefinições acerca do documentário-híbrido brasileiro contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Natalia Costa de Miranda Barbosa

COSTA, F. M.; MACHADO, E. S.; ENNE, A. L.. O som do axé. Sujeito e fenômeno sonoro nos documentários Iao e Iya Mi Agba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Cherman Perdigão de Oliveira

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.. A direção de fotografia pós intermediação digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Josué da Silva Bochi

COSTA, F. M.; Migliorin, Cezar; PESSOA, P.. Considerações sobre escuta e narração na obra de Eduardo Coutinho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jéssica Soares Pacheco

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; MUANIS, F. C.. A influência estética e ideológica do curta-metragem de promoção musical Thriller de Michael Jackson na criação dos videoclipes contemporâneos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathalia do Nascimento Brasil

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; BARROSO, E. I.. Juventude no cinema norte-americano nas décadas de 1950 - 2000. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz Mascari Brochado

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; BRAGANCA, M.. Branded content: marcas construindo entretenimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flora Canabrava Matorin

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; NUNEZ, F.. Surfe nas telas brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago de Castro Sobral

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MARTINS, I. M.. Hildegard Westercamp e a trilogia da morte: paisagens sonoras no cinema de Gus Van Sant. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Dias Vieira

COSTA, F. M.; CURI, P. P.; MUANIS, F. C.. Jovens existencialistas no cinema: Spring breakers e as questões da juventude nos filmes americanos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Galvão Duque

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MARTINS, I. M.. Da Broadway para a Disney: a música de Howard Ashman. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Natasha da Rocha Vieira

COSTA, F. M.; FREIRE, Rafael de Luna; NUNEZ, F.. A canção popular no cinema musical dos anos 30: samba, Noel Rosa e identidade nacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Stefano Murillo Reyes

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; PIPANO, I. A.. Do olhar coletivo à subjetividade no documentário latino-americano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nara Franzini Dip

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; NUNEZ, F.. Cartografando fronteiras: um estudo sobre os territórios físicos e culturais da América Latina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raphael Cancellier

COSTA, F. M.; SA, S. P.; TROTTA, F.. Trilha sonora de telenovela: produção de sentido e as articulações da indústria fonográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jocimar Soares Dias Junior

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; FREIRE, Rafael de Luna. Neochanchadas? As supostas novas chanchadas no cinema comercial da retomada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marilia Muniz Leal

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; DIOGO, L. A.. Filmes de família: lembrança e documento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: William Domingos Cardoso

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; BRAGANCA, M.. Intimidades e corpos abjetos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Paulo Gomes

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; BRAGANCA, M.. A pornochanchada de Pedro Carlos Rovai: uma análise de A viúva virgem e Ainda agarro esta vizinha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Flor de Oliveira Pires

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; BRAGANCA, M.. Reflexividade crítica: a desconstrução do mito do entretenimento nos musicais modernistas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Manami Suzuki

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; MUANIS, F. C.. Alice Guy Blaché e o cinema de atrações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tiago Rosas

COSTA, F. M.; CRAPEZ, P.; NEGREIROS, A.. O som em A árvore da vida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Guimarães Ferreira Correa

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; MONTEIRO, J. C.. Imagem-Eastwood, a construção da persona cinematográfica de Clint Eastwood. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago Yamachita da Costa

COSTA, F. M.; FERREIRA, E.; OLIVEIRA, T.. A experiência narrativa no videogame. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Henrique dos Santos Spitz

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; VIEIRA, João Luiz. O filme em trânsito: da estrutura ao discurso pedagógico no cinema de Abbas Kiarostami. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Florim Chagas

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; ENNE, A. L.. And now, for sometihng completely different: sobre o riso do Monty Python. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Patrocínio Teixeira Vaz

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; NERCOLINI, M.. A representação do headbanger nos meios audiovisuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Pedro Sá

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; FREIRE, Mariana Baltar. Os direitos do autor e a industria cultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Mazzarella

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; NERCOLINI, M.. O cinema do ralo: o homem contemporâneo e a sua relação com o espaço urbano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gualter dos Santos Leitão

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; CURI, P. P.. Imersão e linguagem no filme Elefante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lina Kaplan Vieira

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; BARROSO, E. I.. ( ). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jesse Marmo de Moraes

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; FLORES, V. O.. Edição de som no cinema: o encontro da tecnologia, da técnica e da estética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Chavantes Roldan

COSTA, F. M.; FERREIRA, E.; MACHADO, E. S.. Imersão e música nos jogos eletrônicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo da Silva Affonso Bastos

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; VIEIRA, João Luiz. A dança do prazer: a representação da pulsão sexual no filme musical de Hollywood. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Farias Stern

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; TEDESCO, M. C.. Representações da metrópole em crise: o caso da Buenos Aires do Nuevo Cine Argentino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caio Santos Souza Mello

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; MUANIS, F. C.. Núcleo Guel Arraes: a construção de uma televisão de qualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Brunna Antunes da Costa

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; BARROSO, E. I.. O som e a construção do medo: sound design nos filmes de horror. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Priscila de Oliveira Ihara

COSTA, F. M.; CURI, P. P.; MUANIS, F. C.; BARROSO, E. I.. O papel do seriado Glee na história do gênero musical norte-americano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clara Helena de Oliveira

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; MACHADO, E. S.. O espaço sonoro em Last Days: a subjetividade construída no filme de Gus Van Sant. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Taiyo Jean Omura

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; AMANCIO, A. C.. Espontaneidade e narrativa: o método impro no ensino-aprendizagem do roteiro dramático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sarah de Azevedo Esteves

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; MARTINS, I. M.. Arte e comunicação - o caso da teledramaturgia brasileira e a experiência da minisérie Capitu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Oliveira do Amaral

COSTA, F. M.; BRAGANCA, M.; VIEIRA, João Luiz. Repetição e musical: os números musicais de Hollywood na década de 1930 e seus ecos até hoje. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isabela Lobo e Silva

COSTA, F. M.; MUANIS, F. C.; MARTINS, I. M.. A virtualização do homem: de 2001, uma odisséia no espaço a Inteligência Artificial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim

BARROSO, E. I.; MONTEIRO, J. C.;COSTA, F. M.. Robert Bresson e a música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clarissa Soares Nascimento

COSTA, F. M.; MORENO, A.; PINA, D.. Memorial descritivo e analítico da animação Lanchinho Noturno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Moura Prego

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; LIRIO, G.. Ator à flor da pele: realismo e vivência no método de Fátima Toledo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago Leite Cabrera da Rosa

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; Migliorin, Cezar. A concepção de personagem em Robert Bresson - verdade e opacidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joice Scavone Costa

COSTA, F. M.; Hernani Heffner; VIEIRA, João Luiz; NUNEZ, F.. A teoria de Cesare Brandi aplicada à restauração de som no cinema brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tauana Leuzinger Faria Carlier

MOURA, R.; MELO, L. A. R.;COSTA, F. M.. Memorial analítico do curta-metragem Trilhas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Jordão

BARROSO, E. I.;COSTA, F. M.; HOLZBACH, A.. Do videoclipe ao longa-metragem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clarice Ernest Dias Nicioli Queiroz

VIEIRA, João Luiz; TYGEL, D.;COSTA, F. M.. Les Parapluies de Cherbourg ? uma experiência única. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Allan Deberton Nogueira Linhares

BARROSO, E. I.; MARQUES, A.;COSTA, F. M.. Memorial descritivo do curta-metragem Doce de Coco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Cesar Felippe Borges

BRAGANCA, M.; AMANCIO, A. C.;COSTA, F. M.. O estilo autoral de Jorge Furtado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciano Santos Dayrell

PINA, D.; FREIRE, Mariana Baltar;COSTA, F. M.. Quando a sétima arte quer imitar a nona. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz Moreira de Azevedo Porto Gonçalves

COSTA, F. M.; NETO, S.; SILVA, M. V.. Fellini e a maravilhosa imagem do circo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: SAMUEL LARA STRAPPA MARTINS

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; MORENO, A.. Panorama do som nas produções audiovisuais brasileiras contemporâneas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Reis Nogueira

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; BRAGANCA, M.. Luzes e sombras na narrativa de Aki Kaurismaki. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mauro Lúcio dos Reis Corrêa

VERGARA, L. G.; MORAES, M. T. M.;COSTA, F. M.. Alice, prepara o gato! Como nasce um cineasta. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Bustamante Cunha

COSTA, F. M.; Carvalheira, André; Migliorin, Cezar. O trabalho de direção de fotografia no curta-metragem Dez Elefantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonio Bendia de Oliveira Junior

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; FRIAS, Francisco. Cinema clássico e música tonal: um diálogo teleológico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alceu Paulo da Silva Neto

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; BARROSO, E. I.. Bem-vindo à Selva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Eden Caldeira Martins

COSTA, F. M.; AMANCIO, A. C.; VIEIRA, Marcel. Prisão de imagens: o roteiro cinematográfico enquanto obra textual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anne De Wolf Rodrigues Martins

COSTA, F. M.; MOURA, R.; AMARAL, M.. Beto Brant - um cineasta brasileiro contemporâneo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alvaro Fernandez Furloni

COSTA, F. M.; VIEIRA, João Luiz; BARROSO, E. I.. Captação, diegese e exibição: os três espaços sonoros do cinema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Maia Sacic

MOURA, R.; AMANCIO, A. C.;COSTA, F. M.. Da significação à expressão: levantamento de algumas possibilidades do som cinematográfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aurélio Orth de Aragão

COSTA, F. M.; Hernani Heffner; Sergio Vilella. As pedras no caminho de Itaipu. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

COSTA, F. M.; HOLANDA, K.; CHALUPE, H.. Concurso publico para a area de Televisão e video. 2019. Universidade Federal Fluminense.

COSTA, F. M.; FONSECA, E. D.; VIDIGAL, L. A.. Concurso publico para professor - UNILA - Cinema e Audiovisual - Edição e design de som.. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

COSTA, F. M.; PAIVA, S. J. H.; CARREIRO, R.. Concurso publico para professor - som para cinema e audiovisual - DAC - UFSCar. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

COSTA, F. M.; BARROSO, E. I.; LISSOVSKI, M.; GONCALVES, F.; PAULA, S.. Concurso público para professor - Fotografia e iluminação - Departamento de Cinema e Vídeo. 2013. Universidade Federal Fluminense.

COSTA, F. M.; MIRANDA, S. R.; BAMBA, M.. Concurso público para professor adjunto - Departamento de Comunicação - UFBA - Som: cinema e audiovisual. 2012. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, F. M.; NUNEZ, F.; TOLEDO, H.. Seleção simplificada para professor de Fotografia e Iluminação. 2012. Universidade Federal Fluminense.

COSTA, F. M.; PENNINGTON, David; FURTADO, Beatriz. Concurso publico para professor assistente - Departamento de Cinema e Audiovisual - UFC. 2009. Universidade Federal do Ceará.

COSTA, F. M.; PAIVA, S. J. H.; CARRASCO, Claudiney; FERRARAZ, Rogerio. Concurso público para professor adjunto do Departamento de Artes e Comunicação - UFSCAR. 2008. Universidade Federal de São Carlos.

FREIRE, Mariana Baltar; BAHIA, Lia;COSTA, F. M.. Chamada pública para Audiovisual - SEC/RJ. 2008. Secretaria de Cultura do EStado do Rio de Janeiro.

COSTA, F. M.; SIBILIA, M. P.; BARROS, C.. Seleção de doutorado PPGCOM - UFF. 2014. Universidade Federal Fluminense.

COSTA, F. M.; SA, S. P.; ENNE, A. L.. Banca de seleção para mestrado do PPGCOM - UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

HILDA MACHADO

MACHADO, H.; ENNE, A. L.; PENA, F.. O som no cinema brasileiro: revisão de uma importância indeferida. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Marchon Lemos de Moura

MOURA, R. M. L.. O som no cinema brasileiro - revisão de uma importância indeferida. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Miguel Serpa Pereira

PEREIRA, Miguel; João Luiz Vieira. O som no cinema brasileiro: revisão de uma importância indeferida. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Antonio Luzio Coelho

COELHO, Luiz Antonio LuzioVIEIRA, João Luiz; MOURA, Roberto; Miguel Pereira; COSTA, Luiz Cláudio. O som no cinema brasileiro ? revisão de uma importância indeferida. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

ANDREA FRANCA MARTINS

MARTINS, Andrea França. Som no cinema, silêncio nos filmes: o inexplorado e o inaudito. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Cláudio da Costa

COSTA, L. C.; Vieira, João Luiz. O som no cinema brasileiro - revisão de uma importância indeferida. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

GERMANO ALBERTO PATEL WEISS

A MONTAGEM COMO IMAGINAÇÃO POLÍTICA NO CINEMA DE SANTIAGO ALVAREZ, EMILE DE ANTONIO E CHRIS MARKER; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Matheus Strelow

Créditos falados e locuções metalinguísticas: práticas e ressonâncias no cinema brasileiro moderno; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Filipe Isensee

Olha quem está falando: análise da voz feminina no documentário brasileiro a partir de ?Jogo de cena? (2007), ?Elena? (2012) e ?Divinas divas? (2017); Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Joice Scavone Costa

A CRIATIVIDADE DO ERRO: O NÃO-SINCRONISMO NO CINEMA BRASILEIRO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Márcio Elísio Carneiro Câmara

O som direto no audiovisual brasileiro contemporâneo: entre a técnica e a criatividade; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Jocimar Soares Dias Junior

RITORNELO E DISTOPIA: OS MOMENTOS MUSICAIS DOS FILMES DE THEO ANGELOPOULOS E MIKLÓS JANCSÓ; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Culinária sonora: uma análise da construção sonora d'O Grivo em cinco micro-dramas da forma de Cao Guimarães; 2014; Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Daniel Velasco Leão

Sons de Salles e Santiago: análise dos elementos sonoros de Santiago - reflexões sobre o material bruto; 2013; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Roberto Robalinho Lima

Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Junerlei Dias Moraes

Plata Quemada ? Dinheiro Queimado: Intertextualidade e Tradução Intersemiótica; Análise da transposição cinematográfica do romance Dinheiro Queimado de Ricardo Piglia; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação - MINTER) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Andreson Silva de Carvalho

O duplo do som no cinema: relações entre a técnica e a estética no audiovisual; 2016; Tese (Doutorado em PPGCOM) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Maurício de Medeiros Caleiro

Passado, Presente: Questões Historiográficas no ?Cinema da Retomada? (1993-2003); 2013; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Henrique do Nascimento Silva

O desenho de som na construção da atmosfera sonora e na imersão do espectador; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Mariana von Sckendorff de Assis

o sentido da audição no real e no virtual; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Luiz Felipe de O

Netto; Os caminhos da dublagem; Métodos e processos de uma adaptação audiovisual brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Guilherme do Amaral Gurgel

O som do surrealismo nos anos 2000; Trilhas sonoras para o filme A Concha e o clérigo na era da internet; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Eduardo Ribeiro de Sá

Audio 3D na produção cinematográfica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Lucas Vinzon Guimarães

A ATENÇÃO DO ESPECTADOR NO FILME EM REALIDADE VIRTUAL Uma questão para o acesso à narrativa linear; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Anajúlia Rangel Vieira

Rockumentários: história e análise; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Karen Suzane Silva

Percepção sonora do espectador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Demétrio de Almeida Rodrigues

Slow cinema: a necessidade do silêncio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Max David Rumjanek

Desconstruíndo Drive: uma análise da ode à nostalgia e ao retromodernismo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Henrique Fernades Barthem

Som no cinema de horror: a formação do sentimento a partir do dispositivo sonoro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Juliana de Vasconcelos Shimada Brotto

O pão e a beleza nos filmes de mohsen makhmalbaf; o vísível do invisível; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Nathalia do Nascimento Brasil

Juventude no cinema norte-americano nas décadas de 1950 - 2000; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Jéssica Soares Pacheco

A influência estética e ideológica do curta-metragem de promoção musical Thriller de Michael Jackson na criação dos videoclipes contemporâneos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Thiago de Castro Sobral

Hildegard Westercamp e a trilogia da morte: paisagens sonoras no cinema de Gus Van Sant; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Lucas Dias Vieira

Jovens existencialistas no cinema: Spring breakers e as questões da juventude nos filmes americanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Mariana Galvão Duque

Da Broadway para a Disney: a música de Howard Ashman; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Natasha da Rocha Vieira

A canção popular no cinema musical dos anos 30: samba, Noel Rosa e identidade nacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Stefano Murillo Reyes

Do olhar coletivo à subjetividade no documentário latino-americano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Jocimar Soares Dias Junior

Neochanchadas? As supostas novas chanchadas no cinema comercial da retomada; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Marilia Muniz Leal

Filmes de família: lembrança e documento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Mariana Flor de Oliveira Pires

Reflexividade crítica: a desconstrução do mito do entretenimento nos musicais modernistas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Tiago Rosas

O som em A árvore da vida; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Felipe Patrocínio Teixeira Vaz

A representação do headbanger nos meios audiovisuais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Lina Kaplan Vieira

( ); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Jesse Marmo de Moraes

Edição de som no cinema: o encontro da tecnologia, da técnica e da estética; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Priscila de Oliveira Ihara

O papel do seriado Glee na história do gênero musical norte-americano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Brunna Antunes da Costa

O som e a construção do medo: sound design nos filmes de horror; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Clara Helena de Oliveira

O espaço sonoro em Last Days: a subjetividade construída no filme de Gus Van Sant; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Caio Santos Souza Mello

Núcleo Guel Arraes: a construção de uma televisão de qualidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Joice Scavone Costa

A teoria de Cesare Brandi aplicada à restauração de som no cinema brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim

Robert Bresson e a música; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Amanda Jordão

Do videoclipe ao longa-metragem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Clarice Ernest Dias Nicioli Queiroz

Les Parapluies de Cherbourg ? uma experiência única; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Tauana Leuzinger Faria Carlier

Memorial analítico do curta-metragem Trilhas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Ilana Valle Andrade de Oliveira

Youth - A criação da adolescência e sua presença no cinema americano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Rodrigo Maia Sacic

Da significação à expressão: levantamento de alguns usos do som cinematógráfico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Guilherme Farkas

SILÊNCIOS E VOZES NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Lucas Dias Vieira

Análise do som no cinema: relação entre parâmetros técnicos e paradigmas estéticos contemporâneos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Tomaz Griva Viterbo de Oliveira

Análise do som no cinema: relação entre parâmetros técnicos e paradigmas estéticos contemporâneos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernando Morais da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Luiz Vieira

Som no cinema, silêncio nos filmes: o inexplorado e o inaudito; 2002; 100 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Joao Luiz Vieira;

Joao Luiz Vieira

O som no cinema brasileiro: revisão de uma importância indeferida; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Luiz Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DA COSTA, FERNANDO MORAIS . Teorias sobre voz nas décadas de 1960 e 1970 e cinema contemporâneo. NOVOS OLHARES (USP) , v. 6, p. 22-29, 2017.

  • COSTA, F. M. ; CARREIRO, R. ; MIRANDA, S. R. . Uma entrevista com Claudia Gorbman. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 5, p. 386-401, 2016.

  • COSTA, F. M. . Chelsea Girls, Walden. 1996, 1969. Som direto, silêncio, vozes, deslocamentos. REVISTA ECO PÓS , v. 19, p. 97-107, 2016.

  • COSTA, F. M. . Silêncios e vozes no cinema: Tabu e Stereo. Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 41, p. 140-155, 2014.

  • COSTA, F. M. . Existe hoje uma pluralidade de usos do silêncio no cinema brasileiro. Filme Cultura , v. 1, p. 63-68, 2013.

  • COSTA, F. M. ; SOALHEIRO, M. . Representação sonora entre literatura e cinema: a questão do ponto de escuta nas adaptações de Persuasão de Jane Austen. Ilha do Desterro , v. 65, p. 185-212, 2013.

  • COSTA, F. M. . Silêncios, os sons dos rios, os sons das cidades: Los Muertos e Liverpool. Contemporanea (UFBA. Online) , v. 10, p. 147-157, 2012.

  • COSTA, F. M. . Sons urbanos e suas escutas através do cinema. E-Compós (Brasília) , v. 15, p. 1-14, 2012.

  • COSTA, F. M. . Como soa hoje experimental?. Filme Cultura , v. 54, p. 49-54, 2011.

  • COSTA, F. M. . Pode-se dizer que há algo como um hiperrealismo sonoro no cinema argentino?. Ciberlegenda (UFF. Online) , v. 1, p. 84-90, 2011.

  • COSTA, F. M. . Pode o cinema contemporâneo representar o ambiente sonoro em que vivemos?. Logos (UERJ. Impresso) , v. 32, p. 94-106, 2010.

  • COSTA, F. M. . Os estudos do som no cinema, da música e a lembrança dos músicos.. Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo , v. 7, p. 54-59, 2010.

  • COSTA, F. M. . Primeiras tentativas de sonorização no cinema brasileiro (os cinematógrafos falantes ? 1902-1908). (versão integral). Mnemocine, 2006.

  • COSTA, F. M. . Somos dois - entre o fato social e a fábula. Catálogo da mostra Cinédia 75 anos - Centro Cultural do Banco do Brasil - SP, p. 66-68, 2006.

  • COSTA, F. M. . Música popular no cinema da América Latina. Cinemais, Rio de Janeiro, v. 38, p. 225-238, 2005.

  • COSTA, F. M. . Jongo da Serrinha: sobrevivência do tradicional na sociedade contemporânea. Ciberlegenda ? Revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, v. 13, 2004.

  • COSTA, F. M. . Se pouco se diz sobre o som, quem fala sobre o silêncio nos filmes?. Gragoatá ? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras ? Universidade Federal Fluminense., Niteroi, v. 16, p. 105-116, 2004.

  • COSTA, F. M. . O catingoso e o perfumado (A proximidade da terra - São Bernardo, O baile perfumado, a Eterna Esperança). Catálogo da mostra Miragens do Sertão - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, p. 45-47, 2003.

  • COSTA, F. M. . Que papel é delegado ao som, em um meio audiovisual? A imagem preponderante, e a inserção do som no cinema. Ecos Revista , Pelotas - RS, v. 7, n.1, p. 71-91, 2003.

  • COSTA, F. M. . Ismail Xavier: o cinema os filmes ou doze temas em torno da imagem. Entrevista a Pedro Plaza, Mariana Baltar, Fernando Morais e Lécio Augusto Ramos.. Contracampo ? Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação., Niteroi, v. 8, p. 125-152, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, F. M. . evaluacóin de el el proyecto ?Colección de sonidos de la ciudad de Lima'. 2015.

COSTA, F. M. . Pareceres para o XXIII Encontro Socine. 2019.

COSTA, F. M. . Pareceres para a IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA). 2019.

COSTA, F. M. . Parecer para a revista Matrizes - USP. 2016.

COSTA, F. M. . Parecer de artigo para a revista Significação - USP. 2015.

COSTA, F. M. . Parecer para a revista Comunicação Mídia e Consumo - PPGCOM ESPM. 2015.

COSTA, F. M. . Contribuições sobre as múltiplas manifestações do ritmo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, F. M. ; CARREIRO, R. ; BRANDAO, A. . REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2016. (Editoração/Periódico).

COSTA, F. M. . Desenho de Som - módulo Som III. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, F. M. . Quantas vozes narram um filme? O bandido, o relato, a viagem, as falas possíveis. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, F. M. . O modelo sociológico ou a voz do dono. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, F. M. . O Universo Sonoro no Faroeste Spaghetti. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, F. M. . Módulo O som no cinema ? história e linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, F. M. . Som no documentário - Oficina do RECINE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, F. M. . Woody Allen e o som. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, F. M. . Catálogo da mostra cinematográfica E o som se fez. 2007. (Editoração/Catálogo).

COSTA, F. M. . Workshop de som no cinema. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, F. M. ; REIS, M. L. . Mais triste que chuva num recreio de colégio. 2017. Filme.

COSTA, F. M. ; NETO, S. . Carioca era um rio (longa metragem- tecnico de som). 2013. Filme.

COSTA, F. M. . Maracanazzo (documentário - técnico de som). 2011. Filme.

COSTA, F. M. . 24X1 (edição de som). 2009. Filme.

COSTA, F. M. . Só minha hora Deus sabe (curta-metragem - edição de som e mixagem). 2009. Filme.

COSTA, F. M. . In memoriam (curta-metragem - desenho de som). 2008. Filme.

COSTA, F. M. . Quando um burro fala (curta-metragem - edição de som). 2005. Filme.

COSTA, F. M. . Pour Elise (curta-metragem - edição de som). 2004. Filme.

COSTA, F. M. . Toda brisa (curta-metragem - desenho de som). 2003. Filme.

COSTA, F. M. . Castanho (curta-metragem - desenho de som). 2002. Filme.

COSTA, F. M. . Pra onde (curta-metragem - edição de som). 2002. Filme.

COSTA, F. M. . Técnico de som e microfonista em cinema, publicidade, televisão (diversas produtoras). 2000. Filme.

COSTA, F. M. . Retrato do artista com um 38 na mão (curta-metragem - som direto). 1999. Filme.

COSTA, F. M. . Bela e galhofeira (curta-metragem - som direto). 1997. Filme.

COSTA, F. M. . Tá na mão (curta-metragem - diretor, roteirista, técnico de som). 1997. Filme.

COSTA, F. M. . Terral (curta-metragem - assistente de som). 1996. Filme.

COSTA, F. M. . Tá na mão (curta-metragem - direção, roteiro, som direto). 1998 (Cinema) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    LISIM - Laboratório de Investigação de Sons e Imagens, Descrição: Grupo de pesquisa em som no cinema, sediado na UFPE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Fernando Morais da Costa - Integrante / Rodrigo Carreiro - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    SILÊNCIOS E VOZES NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, Descrição: Este projeto propõe a análise das relações entre sons e imagens em filmes brasileiros contemporâneos, com ênfase no papel de diferentes manifestações das vozes e dos silêncios nos filmes escolhidos. Entendemos como relevante um esforço de desnaturalizar o papel da voz no cinema contemporâneo, uma vez que a presença maciça de informação verbal no cinema pode levar à ausência de problematização exatamente pela naturalização daquele excesso de presença. Cremos ser também importante a insistência, por parte deste pesquisador, na proposição de que o silêncio pode ser analisado no cinema em suas diversas manifestações e potencialidades de significação. Cabe ainda deixar claro que o recorte que recai sobre o cinema brasileiro é central mas não deve ser entendido como absoluto, podendo haver elementos de comparação com demais cinematografias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Morais da Costa - Coordenador / marina mapurunga ferreira - Integrante / andreson carvalho - Integrante / Márcio Elísio Carneiro Câmara - Integrante / Guilherme Farkas - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Cinemídia - Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais, Descrição: Grupo de pesquisa em análise fílmica, estudo e teoria do cinema e do audiovisual. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Fernando Morais da Costa - Integrante / Samuel José Holanda de Paiva - Coordenador / Mauricio de Bragança - Integrante / Suzana Reck Miranda - Integrante.

  • 2011 - Atual

    NARUA - Artes, ritos e sociabilidades urbanas: imagens, narrativas e sonoridades, Descrição: O NARUA foi criado a partir de um grupo de professores ingressados no Departamento de Antropologia, que atuam nos campos de estudos da antropologia urbana, da análise simbólica e ritual e da antropologia visual. Seus integrantes e colaboradores compartilham do interesse por estudos empíricos da organização social do meio urbano, pela reflexão acerca dos circuitos rituais, artísticos e festivos, da vida social dos objetos e dos processos de patrimonialização. Desenvolvem pesquisas etnográficas, estudo de narrativas orais, escritas, sonoras e visuais, articulando o campo das sociabilidades urbanas ao estudo das diversas formas expressivas (dança, teatro, música, cinema).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Morais da Costa - Integrante / Nilton Silva dos Santos - Coordenador / Ana Lúcia Ferraz - Integrante / Renata de Sá Gonçalves - Integrante / Daniel Bitter - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Edital Jovens Pesquisadores 2011, Universidade Federal Fluminense.

2007

Tese de doutorado inidcada pelo PPGCOM-UFF ao Prêmio Capes de Teses, Capes.

2007

Edital de Auxílio à Editoração (para publicação da tese de doutorado), FAPERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social. , Rua Lara Vilela, 126, São Domingos, 24210-590 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299760

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador colaborador de projeto de pesquis

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador colaborador de projeto de pesquis

2003 - 2008

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2003 - 07/2008

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto experimental em som, Som do filme, Teoria do cinema

  • 07/2007 - 12/2007

    Ensino, Pós-graduação em roteiro para cinema, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estética e dramaturgia cinematográfica

2008 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2017

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema e estudos do contemporâneo, Estudos do som no cinema e no audiovisual

  • 08/2008

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo do som no cinema, Estudos dos gêneros cinematográficos, Oficina de realização 2, Pesquisa em cinema e audiovisual, Técnicas de som em cinema e audiovisual

  • 03/2009 - 07/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A construção do olhar e da escuta no cinema e no audiovisual, Discurso, Imagem e Sonoridade, Estudos específicos do som no cinema, Som e Música na cultura audio-visual

  • 04/2012 - 04/2014

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, vice-chefe de departamento.

2017 - Atual

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

Vínculo: Diretoria - secretário, Enquadramento Funcional: Secretário acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Eleito para o mandato de 2017 a 2019