Igor Barbarioli Muniz
Possui licenciatura plena em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Vitória (2007). Especialização em Políticas Públicas da Criança e do Adolescente pela Universidade de Araraquara (2017). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal da Espírito Santo (2010), na área de concentração em Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais da Educação Física. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Foi professor de Educação Física efetivo da rede municipal de educação da Prefeitura de Serra (2011-2015), atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Vitória). Membro do grupo de pesquisa Educação Física: formação docente, currículo e intervenção pedagógica (IFES), e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (UFES). Tem experiência com Educação Física no Ensino Básico (especialmente Educação Infantil e Ensino Médio). Desenvolve pesquisas sobre a Educação Física Escolar, Políticas educacionais da Educação Básica e práticas pedagógicas em Educação Física.
Informações coletadas do Lattes em 19/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2024 - Atual
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: O NOVO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Eliza Bartolozzi Ferreira.
Mestrado em Educação Física
2008 - 2010
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Jogos Cooperativos e os processos de interação social
, Ano de Obtenção: 2010.Carlos Nazareno Ferreira Borges.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil. Palavras-chave: Jogos Cooperativos; Valores sociais; Jogos competitivos; Competição; Cooperação.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Políticas Públicas e Sociais da Criança
2015 - 2017
Universidade de Araraquara
Título: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE COMUNIDADES ESCOLARES: reflexões a partir do projeto de extensão "Educação Ambiental nas escolas municipais de Piúma/ES"
Orientador: Alexandre Pierini
Graduação em Educação Física
2004 - 2007
Centro Universitário Salesiano
Título: Jogos Cooperativos: Essencialmente cooperativos?
Orientador: Erineusa Maria da Silva
Formação complementar
2019 - 2020
Moodle para Educadores. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2019 - 2020
Ferramenta para Gravação de Videoaulas. (Carga horária: 5h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2018 - 2018
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO AO ESTUDANTE. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2018 - 2018
Educação de Jovens e Adultos na Realidade Contemporânea. (Carga horária: 250h). , Educaline Treinamento Profissional, EDUCALINE, Brasil.
2017 - 2017
SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2017: POLUIÇÃO MARINHA E RESÍDUOS SÓLIDO. (Carga horária: 32h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2016 - 2016
Acessibilidade, Responsabilidade e Poder Público. (Carga horária: 8h). , Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Espírito Santo, ES, Brasil.
2016 - 2016
Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Survive Training, ST, Brasil.
2012 - 2013
Educação Física: jogos e brincadeiras. (Carga horária: 160h). , Gobe Business Ltda, EN, Brasil.
2012 - 2013
Educação Física no contexto da Educação Infantil. (Carga horária: 140h). , Gobe Business Ltda, EN, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal da Serra, PMS, Brasil.
2012 - 2012
Educação Especial Inclusiva. (Carga horária: 280h). , Gobe Business Ltda, EN, Brasil.
2012 - 2012
Desporto na Escola. (Carga horária: 260h). , Gobe Business Ltda, EN, Brasil.
2012 - 2012
Nós e Cordas. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2010 - 2010
Jogos Cooperativos: aspectos cooperativos e compet. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2006 - 2006
Nutrição Esportiva. (Carga horária: 8h). , CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO, UNISALES, Brasil.
2006 - 2006
Personal Trainer - Capacitação. (Carga horária: 12h). , FG Eventos, FG EVENTOS, Brasil.
2005 - 2005
Personal Training: Interpretação de testes de esfo. (Carga horária: 8h). , CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO, UNISALES, Brasil.
2005 - 2005
Preparação do Futebolista na Infância e Adolescênc. (Carga horária: 8h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.
2005 - 2005
Iniciação Motora Esportiva. (Carga horária: 8h). , CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO, UNISALES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Organização de eventos
MUNIZ, I. B. . I FÓRUM DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO IFES CAMPUS VITÓRIA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2021. (Outro).
MUNIZ, I. B. . ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO. 2018. (Outro).
MUNIZ, I. B. . Preparatório para o Jifes. 2018. (Outro).
MUNIZ, I. B. . Ifes na Praia. 2018. (Outro).
MUNIZ, I. B. . SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2017: POLUIÇÃO MARINHA E RESÍDUOS SÓLIDOS. 2017. (Outro).
MUNIZ, I. B. . Jogos Interclasse do Ifes. 2017. .
MUNIZ, I. B. . Festa Multicultural. 2017. (Festival).
MUNIZ, I. B. . I Etapa dos Jogos Estaduais do Instituto Federal do Espírito Santo (Jifes). 2017. (Outro).
MUNIZ, I. B. . Ifes na Praia. 2017. (Outro).
MUNIZ, I. B. . Festival de Inverno. 2016. (Festival).
MUNIZ, I. B. . Jifes Etapa Piúma. 2016. (Outro).
MUNIZ, I. B. . Ifes na Praia. 2015. (Outro).
MUNIZ, I. B. . II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura. 2010. (Outro).
MUNIZ, I. B. . SEMINÁRIO NACIONAL SOCIEDADE, CORPO E CULTURA. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Feira de Ciências e Inovação Capixaba - Fecinc 2023. 2023. (Feira).
2º Fórum Virtual Colaborativo: aproximando a Educação Física nos Institutos Federais. 2021. (Outra).
I Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar do Ifes campus Vitória. 2021. (Outra).
I FÓRUM DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO IFES CAMPUS VITÓRIA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar no Ifes campus Vitória. 2021. (Seminário).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XX ENDIPE. 2020. (Encontro).
XII Seminário Regional Sudeste da Anpae e IV Seminário do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.. 2020. (Seminário).
Seminário Integrado das Especializações EPT e EISMA e II Jornada de Educaçao e Divulgação em Ciências. 2019. (Seminário).
Seminário Internacional de Habilidades para a Vida, Educação e Formação Humana. 2018. (Seminário).
1º ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO IFES. 2016. (Encontro).
COLÓQUIO: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES DA ATIVIDADE PESQUEIRA NO ESPÍRITO SANTO. 2016. (Simpósio).
Cultura Popular na Escola: Implicações para o Ensino da Educação Física. 2013. (Encontro).
Educação Física na Educação Infantil: Do Recreador ao Professor Especialista. 2013. (Encontro).
II Seminário de Educação Física, Artes e Pedagogia na Educação Infantil da Grande Vitória. 2012. (Seminário).
II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura.Isso Não é Problema Meu! As Interdependências Humanas, a Política e o Professor de Educação Física. 2010. (Seminário).
II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura.Os ganhos com a experiência da derrota no esporte contemporâneo. 2010. (Seminário).
IX Congresso Espiritosantense de Educação Física. Jogos Cooperativos: construindo uma nova racionalidade na educação infantil. 2009. (Congresso).
Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura. 2008. (Seminário).
XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Jogos Cooperativos: por baixo dos panos. 2008. (Congresso).
Seminário de Pesquisa do SOE. 2007. (Seminário).
V Jornada Científica Salesiana.Jogos Cooperativos: essencialmente cooperativos?. 2007. (Outra).
II Simpósio de Educação Física Salesiana. 2006. (Simpósio).
III Encontro Vitória de Atividade Física e Saúde. 2005. (Encontro).
Simpósio de Educação Física. 2005. (Oficina).
Participação em bancas
BORGES NETO, M. F.;MUNIZ, I. B.; SILVA, F. M. E.. Desafios da Adaptação de Aulas de Educação Física no Período Pandêmico para Estudantes Portadores de Transtorno do Espectro Autista. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
MUNIZ, I. B.; BORGES NETO, M. F.; PIEKARZ, F. C.. Análise da formação continuada em Educação Física na Rede Municipal de de Vila Velha: desafios e perspectivas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
PIEKARZ, F. C.;MUNIZ, I. B.; BORGES NETO, M. F.. Esporte no contexto escolar: aspectos legais e abordagens metodológicas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
PIEKARZ, F. C.;MUNIZ, I. B.; BORGES NETO, M. F.. Esporte, escola, convivência e trajetória: o jeito de construir afeta o final da história. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
BORGES NETO, M. F.;MUNIZ, I. B.; SILVA, F. M. E.. FATORES QUE FAVORECEM E/OU DIFICULTAM A PRÁTICA DE ESPORTES POR MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
BORGES; AZEVEDO;MUNIZ, I. B.. O Projeto Jogos Comunitários e a comunidade: um par (im)perfeito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
Análise da formação continuada em Educação Física na Rede Municipal de de Vila Velha: desafios e perspectivas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Igor Barbarioli Muniz;
O Novo Ensino Médio no contexto do Ifes Campus Vitória: implicações na construção da Base Nacional Comum Curricular e no trabalho docente; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo; Orientador: Igor Barbarioli Muniz;
O Novo Ensino Médio no Brasil no contexto dos documentos oficiais reguladores: currículos em disputas e trabalho docente; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo; Orientador: Igor Barbarioli Muniz;
Produções bibliográficas
-
MUNIZ, I. B. . O ensino dos esportes nos espaços-tempos de aprendizagem formal e informal: orientações conflitantes na formação de crianças e jovens?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 20, p. 1-1, 2015.
-
MUNIZ, I. B. ; BORGES ; LOVISOLO . Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 35, p. 129/nº1-143, 2013.
-
MUNIZ, I. B. ; BORGES . Jogos cooperativos, jogos competitivos e a classificação subjetiva. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas , v. 23, p. 103-114, 2013.
-
MUNIZ, I. B. . A experiência da derrota no esporte contemporâneo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
MUNIZ, I. B. . A subjetividade dos jogos: limitações da classificação e caracterização de jogos como sendo cooperativos ou competitivos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
SANTOS, G. F. ; MUNIZ, I. B. ; SANTOS, D. S. ; MEDEIROS, A. G. A. ; FRANCA, M. P. A. ; MARINHO, F. G. S. ; REI, B. D. . Pensando a nossa prática: as interdependências humanas, a política e o professor de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
MUNIZ, I. B. . A busca do equilíbrio entre os fundamentos técnicos do esporte e a tematização da cultura corporal. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
MUNIZ, I. B. ; SANTOS, D. S. ; SANTOS, G. F. ; MEDEIROS, A. G. A. . Jogos cooperativos e as relações de cordialidade. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
MUNIZ, I. B. ; SILVA, A. L. B. ; PORTELA, B. M. . O NOVO ENSINO MÉDIO E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE. In: Antonio Flavio B. Moreira; Claudia Fernandes; Débora Barreiros; Maria Inês Marcondes; Rosanne Evangelista Dias; Vânia Leite. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com currículo e avaliação. 1ed.Rio de Janeiro: E-book, 2020, v. 2, p. 1143-1149.
-
TINÔCO ; MELLO ; ROELDES ; MUNIZ, I. B. . Saberes mobilizados pelos cursos de educação física do Espírito Santo para intervenção no campo do lazer. In: 21º Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2009, Florianópolis. Anais do 21º Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2009.
-
COITINHO, L. C. R. ; MUNIZ, I. B. . A reforma do Ensino Médio nos campi IFES do Espírito-Santo: as perspectivas dos professores de Educação Física. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALIM, A. J. A. ; MUNIZ, I. B. . Pontos de vista: os gestores de ensino da Reitoria e dos Campi sobre a reforma do ensino médio e a educação física. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MUNIZ, I. B. . POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS COM ESPORTES NÃO PERTENCENTES À CULTURA ESPORTIVA NACIONAL: O CASO DO SURFIFES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, I. B. . O NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO CONTEXTO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS REGULADORES: CURRÍCULOS EM DISPUTAS E TRABALHO DOCENTE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MUNIZ, I. B. . NOVO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO IFES CAMPUS VITÓRIA: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO TRABALHO DOCENTE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MUNIZ, I. B. ; SILVA, M.S . OS SENTIMENTOS DOS DOCENTES DIANTE DAS INCERTEZAS E DÚVIDAS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO IFES CAMPUS VITÓRIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, I. B. . O Novo Ensino Médio e as Implicações no Trabalho Docente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, I. B. ; SANTOS, G. F. . Isso Não é Problema Meu! As Interdependências Humanas, a Política e o Professor de Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, I. B. ; SANTOS, G. F. . Os ganhos com a experiência da derrota no esporte contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, I. B. . Jogos Cooperativos e as relações sociais de cordialidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, I. B. . Jogos Cooperativos: uma nova racionalidade na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TINÔCO ; MUNIZ, I. B. ; ROELDES ; MELLO . SABERES MOBILIZADOS PELOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA INTERVENÇÃO NO CAMPO DO LAZER. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, I. B. . Jogos Cooperativos: por baixo dos panos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, I. B. ; SANTANA, C. ; LOUREIRO, R. ; MATHIAS, T. ; FALCAO, J. G. . Adaptações da Frequência Cardíaca de Repouso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MUNIZ, I. B. ; CASSARO NETO, A. . Aplicação dos Jogos Cooperativos e Atividades Cooperativas para Estimular a cooperação e a participação social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MUNIZ, I. B. . INICIAÇÃO À CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA MODALIDADE FUTSAL. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MUNIZ, I. B. ; BORGES NETO, M. F. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ATO DE APRENDER E ENSINAR EM FOCO. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
MUNIZ, I. B. . OFICINA INICIAÇÃO AO XADREZ. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MUNIZ, I. B. . Jogos Cooperativos: aspectos cooperativos e competitivos. 2010. .
-
MUNIZ, I. B. . Jogos e Brincadeiras. 2008. .
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Implicações do Novo Ensino Médio no componente curricular Educação Física: impactos no currículo e no trabalho docente no âmbito do Ifes, Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar a situação do componente curricular Educação Física nos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) após as alterações causadas pela Lei n 13.415/2017 e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que promoveram, dentre outras coisas: a hierarquização das disciplinas, sem garantias de que a Educação Física estará presente nos 3 anos do ensino médio; reduziu e limitou em 1.800 horas a carga horária destinada às disciplinas de formação geral; fragmentou o processo de ensino-aprendizagem por meio de competências e habilidades; e dividiu as disciplinas em itinerário formativos. Nesse sentido, busca-se avaliar os primeiros impactos nos currículos dos cursos técnicos do Ifes, principalmente quanto ao entendimento sobre o objeto de estudo da Educação Física e à carga horária destinada para área, além dos possíveis impactos das recentes mudanças para o trabalho pedagógico docente. O caminho metodológico contará com uma pesquisa dos principais documentos regulatórios do Novo Ensino Médio e dos Projetos Pedagógicos de Cursos do Ifes e/ou suas minutas, dividido nas seguintes etapas: levantamento bibliográfico; pesquisa documental; análise documental; além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de área e gestores de ensino. Para tabulação dos dados a técnica utilizada será a análise de conteúdo, que permite realizar um recorte dos textos de acordo com os conteúdos mais significativos para a pesquisa, para o posterior agrupamento e categorização das unidades de respostas. Tem-se a expectativa de que os resultados serão de grande relevância para diagnosticar as principais implicações do Novo Ensino Médio no componente curricular Educação Física, mas também, mesmo que indiretamente, contribuir com o campo de estudo das políticas educacionais do ensino médio no Espírito Santo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Barbarioli Muniz - Coordenador / Mauro Sergio da Silva - Integrante / Felipe Quintão de Almeida - Integrante / Letícia Cristina Ricarte Coitinho - Integrante / Anna Júlia de Alvarenga Valim - Integrante.
-
2019 - 2020
Potência e perigos: formação humana nos equipamentos públicos de lazer em Vitória-ES, Descrição: O projeto almeja compreender a potência formadora dos espaços públicos de lazer (praças) e os perigos que as ações pedagógicas e a infraestrutura oferecem ao longo do desenvolvimento das ações pedagógicas do Programa Educação em Tempo Integral da Secretaria de Educação de Vitória-ES nas praças. Isso por meio de um mapeamento e diagnóstico das praças de Jardim Camburi, bairro mais populoso de Vitória-ES, enfocando a potência formativa e os riscos que porventura possam ser oferecidos aos praticantes do espaço. Desenvolveremos uma pesquisa etnográfica. Acreditamos que refletir sobre formas mais contextualizadas e fundamentadas de desenvolver ações voltadas para a dimensão do lazer e a educação, possibilitará aos estudantes viverem situações que potencializam os processos de aprendizagem-ensino e de ampliação da visão de mundo. Analisar o currículo do Programa Educação em Tempo Integral a partir das vivências nos espaços públicos de lazer e a forma como é feita a ocupação desses espaços, oferecerá a possibilidade de avaliar as implicações de políticas públicas articuladas para a formação das pessoas no município de Vitória-ES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Barbarioli Muniz - Integrante / Mauro Sergio da Silva - Coordenador / Cristiano Meiga Belem - Integrante / Andressa Lopes Pereira - Integrante / Phillipe Rocha Maia - Integrante / Sofia Brunoro Martins Ribeiro - Integrante.
-
2019 - 2020
O Novo Ensino Médio no Ifes campus Vitória: implicações dos arranjos curriculares no trabalho docente, Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar as novas políticas educacionais para o ensino médio no Brasil e problematizar seus impactos no trabalho docente no contexto do Ifes campus Vitória, sobretudo após a exigência da construção de uma Base Nacional Comum Curricular que prevê, dentre outras coisas, o aumento da carga horária total do ensino médio, a hierarquização das áreas de conhecimento, o processo de aprendizagem por meio de competências e a avaliação da performance escolar. Como caminho metodológico será utilizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada em quatro etapas: levantamento bibliográfico; pesquisa documental; análise documental; e entrevista semiestruturada. Para tabulação dos dados a técnica utilizada será a análise de conteúdo, que permite realizar um recorte dos textos de acordo com os conteúdos mais significativos, para o posterior agrupamento e categorização das unidades de respostas. Tem-se a expectativa de que os resultados serão de grande relevância para gestão do campus Vitória, assim como contribuirá para o campo de estudo das políticas educacionais do ensino médio no estado do Espírito Santo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Barbarioli Muniz - Coordenador / Mauro Sergio da Silva - Integrante / Bianca Meneses Portela - Integrante / Ana Luiza Baku Silva - Integrante.
-
2016 - 2017
ATIVIDADES NA NATUREZA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: as políticas públicas do esporte e lazer no município de Piúma-ES, Descrição: Busca compreender a relação que se estabelece entre o homem, os esportes e o meio ambiente nos diferentes ecossistemas do município de Piúma, litoral sul do Espírito Santo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Igor Barbarioli Muniz - Coordenador.
-
2008 - 2010
Jogos cooperativos e os processos de interação social, Descrição: Trata-se de um projeto que pretende investigar os sileciamentos e oposições quanto à categoria competição (e o conflito) nos jogos cooperativos. Pretende-se problematizar a categoria cooperação como preponderante em relação às anteriores e verificar a potencialidade das categorias competição e conflito como perspectivas pedagógicas para problematizar os jogos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Igor Barbarioli Muniz - Integrante / Carlos Nazareno Ferreira Borges - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória. , Avenida Vitória - de 1645 a 1729 - lado ímpar, Jucutuquara, 29040780 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33312110, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2015
Secretaria municipal de Educação da SerraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - MAPB, Carga horária: 25
2012 - 2012
Secretaria municipal de Educação da SerraVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - MAPB, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor de Educação Física (Educação Infantil)
2011 - 2011
Secretaria municipal de Educação da SerraVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - MAPB, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor de Educação Física no Ensino Fundamental
2008 - 2008
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor voluntário junto ao Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos, ministrando a oficina de Jogos, brinquedos e brincadeiras, com carga total de 30 horas.
Atividades
-
03/2008 - 04/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos.,Linhas de pesquisa
2007 - 2007
Camburi EsportesVínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Professor de Futebol de Areia, Carga horária: 12
2004 - 2004
AFA Esportes e EventosVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de futsal, Carga horária: 5
2005 - 2007
Geração SportsVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de futebol de areia, Carga horária: 12
2015 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Educação Física do Ensino Médio
Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar - campus Vitória
Disciplinas: Experiências Corporais com Esportes Alternativos (30h) 2021-2
Jogo, Brincadeira e Brinquedo no Contexto da Educação Básica (30H/30HA) 2021-2
Refletindo, Relatando Sistematicamente a Prática e Estudando Alternativas Pedagógicas para a Prática (45H/45HA) 2022-1
Atividades
-
03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Especial de Esporte.,Cargo ou função, Membro da comissão organizadora.
-
02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Setorial Permanente de Pessoal Docente.,Cargo ou função, Secretário.
-
12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo.,Cargo ou função, Comissão para elaboração da Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho dos Servidores do Ifes - Colaborador.
-
10/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física I, Educação Física II, Projeto Integrador Curricular (2018/1) - Acessibilidade
-
08/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.,Cargo ou função, Comissão responsável por todas as etapas do Processo Seletivo 2018/1 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Esporte Coletivo de Quadra Indoor.
-
08/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.,Cargo ou função, Reestruturar do Projeto Pedagógico e o Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Esporte Coletivo de Quadra Indoor.
-
03/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Especial de Esporte.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora.
-
06/2016 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de qualidade de vida no trabalho.
-
10/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma.,Cargo ou função, Responsável pela divulgação do Processo Seletivo Simplificado 01/2017 dos Cursos Técnicos do Ifes-Campus Piúma.
-
08/2016 - 09/2016
Direção e administração, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma.,Cargo ou função, Coordenador de Extensão.
-
08/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma.,Cargo ou função, Avaliador de Projeto de Extensão - Edital PAEX 01/2016.
-
05/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma.,Cargo ou função, Comissão para normatização do código de conduta discente do Ifes Campus Piúma.
-
01/2016 - 01/2016
Direção e administração, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma.,Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico em Pesca.
2008 - 2010
Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos OlímpicosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolveu pesquisas e estudos sobre "Jogos Cooperativos" e "Estudos Culturais sobre as Práticas Corporais".
2016 - 2017
Núcleo de Educação AmbientalVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro da equipe (professor), Carga horária: 2
Outras informações:
Desenvolveu atividades de pesquisa em extensão em Educação Ambiental.
2016 - 2017
Núcleo de Arte e CulturaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro do Cine Clube, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro responsável pela organização e desenvolvimento do Cine Clube - Ifes campus Piúma
2016 - 2018
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades EspecíficasVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro da equipe, Carga horária: 4
Outras informações:
Participa das ações inclusivas desenvolvidas pelo NAPNE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Igor Barbarioli Muniz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?