Maria Cleidejane Silva Esperidião

Doutora, pesquisadora, professora e jornalista com mais de 20 anos nas redações no Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2018, foi bolsista do Reuters Institute for the Study of Journalism, vinculado ao Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Oxford, na Inglaterra, um dos mais importantes espaços do mundo para discutir os desafios do jornalismo mundial. Na TV Globo, atuou em diversas funções durante 22 anos. Foi editora internacional do Jornal Hoje e do Jornal Nacional entre 2006 e 2019. Fez parte também das grandes coberturas nacionais dos últimos 13 anos, como eleições, crise política, desastres ambientais, violência, saúde pública e direitos humanos. Como jornalista, foi aprovada em bolsas de curta duração, estudando sobre o Oriente Médio em Israel e os efeitos de Trauma e Violência entre os correspondentes de guerra, no Dart Center, na Universidade Columbia, em Nova York. Em 2008, a convite do governo americano, acompanhou as eleições primárias nos Estados Unidos que consolidaram o nome de Barack Obama à candidatura presidencial do Partido Democrata. Fez o Doutorado em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo, com estágio doutoral financiado pela Capes na Universidade de Bowling Green, nos EUA, sob a co-orientação do pesquisador Oliver Boyd-Barrett, considerado o pioneiro mundial sobre estudos de agências de notícias. Na tese, aprovada com distinção, abordou a história da Reuters TV e APTN, trabalhando também seus controversos critérios de noticiabilidade. Desenvolveu metodologias diversas como Análise de Conteúdo, e ancorou a pesquisa com filiações teóricas de Agenda-Setting e Economia Política da Comunicação. Fez Mestrado em Estudos do Jornalismo pela Escola de Jornalismo (Jomec) na Cardiff University (1996-1997), foi Visiting Student em Produção de Documentários pela Royal Holloway University of London (2001-2002) e tem pós-graduação em História Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Durante três anos (2003-2006), lecionou disciplinas no curso de graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, no Recife, onde também exerceu a coordenação do curso por 8 meses. É co-organizadora do livro Agências de Notícias: perspectivas contemporâneas, publicado online pela Universidade Federal de Pernambuco. Publicou, em 2020, o livro Gigantes do Telejornalismo Mundial: mutações editoriais e tecnológicas das agências internacionais de notícias. Desde fevereiro de 2020 é a Gerente-Executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, onde faz a curadoria do Congresso Internacional, assessoria de imprensa, e se reporta à direção e à Secretaria Executiva para realizar projetos nas linhas de formação, liberdade de imprensa e acesso à informação. Em agosto de 2020, lecionou na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação Social

2007 - 2011

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Gigantes do telejornalismo mundial: mutações editoriais e tecnológicas das agências internacionais de notícias
Orientador: Sebastião Squirra
com Coorientador: Oliver Boyd-Barett. Palavras-chave: agencias de notícias; análise de conteúdo; Audiovisual; internacional; Jornalismo; Televisão. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Globalização. Setores de atividade: Informação e comunicação.

Mestrado em MA in Arts Journalism Studies

1996 - 1997

Cardiff University
Título: Foreign News Reporting in Brazil, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Geoff Mungham

Especialização em Documentary by practice

2001 - 2002

University of London
Título: The Propaganda Weapon: an video essay about how the media reported the war after sept 2001
Bolsista do(a): British Council, BC, Grã-Bretanha.

Especialização em História Contemporânea

2000 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sem monografia ou tese.

Aperfeiçoamento em Journalism Fellowship

2018 - 2018

University of Oxford
Título: First draft of an epidemic: how key media players framed Zik. Ano de finalização: 2018
Orientador: Meera Selva
Bolsista do(a): Thomson Reuters Foundation, TRF, Inglaterra.

Graduação em Comunicação Social

1987 - 1991

Universidade Católica de Pernambuco

Formação complementar

2019 - 2019

Journalism Fellowship. , University of Oxford, OX, Inglaterra.

2016 - 2016

Os meios de comunicação para a paz em zonas de conflito. (Carga horária: 120h). , Insituto Internacional Histadrut, IIL, Israel.

2015 - 2015

Ochberg Fellowship -2014. (Carga horária: 80h). , Dart Center - Columbia School of Journalism, CJS, Estados Unidos.

1994 - 1995

Extensão universitária em Comunicação e Poder. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Globalização.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Organização de eventos

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Teorias do Jornalismo, com Nelson Traquina. 2005. (Outro).

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . VII Congresso Brasileiro de Semiótica. 2005. (Congresso).

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . O Impacto da Reforma Universitária. 2005. (Outro).

Yvana Fechine ; ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; Alexandre Figueiroa . VII Socine. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

Jornada de Jornalismo."Jornalismo Internacional e o papel dos correspondentes internacionais". 2011. (Encontro).

Semana de Comunicação."Diretrizes do Jornalismo Internacional Televisivo?.. 2011. (Encontro).

10 Jornada de Comunicação pela Paz."Jornalismo Internacional, Agência de Notícia e América Latina".. 2009. (Outra).

6 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Isabella e João Hélio: nossas crianças em perigo. 2008. (Congresso).

VII Politicom. Política e Tecnologia: duas realidades na campanha de Barack Obama. 2008. (Congresso).

XII Celacom. "Espaço Público no Brasil: visões da tragédia".. 2008. (Congresso).

XII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação. 2008. (Outra).

XXXI INTERCOM. Tecnologia, Internet e eleições americanas: Obama no front do ciberespaço.. 2008. (Congresso).

XXX Intercom. A era do kit-correspondente: tendências da cobertura internacional no telejornalismo. 2007. (Congresso).

XXX Intercom. Discursos Televisivos no Telejornalismo Moderno. 2007. (Congresso).

I Encontro de Jornalismo Estrangeiro no Nordeste. 2005. (Encontro).

II Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). 2005. (Congresso).

II Fórum Nacional de Defesa Civil.O papel da imprensa na cobertura de desastre. 2005. (Simpósio).

IX Encontro Nacional das Escolas de Comunicação do Estado de Pernambuco.Breves reflexões sobre o noticiário internacional do Jornal Nacional em uma década. 2005. (Encontro).

Seminário Formação Profissional e Qualidade de Ensino em Jornalismo. 2005. (Seminário).

Uma Nova Teoria da Comunicação. 2005. (Oficina).

II Semana de Jornalismo. 2004. (Outra).

I workshop de divulgação científica.A relação do pesquisador com a imprensa. 2004. (Encontro).

Globalização no Jornalismo. 2002. (Seminário).

Pograma de Liderança e Desenvolvimento Social da América Latina - Fundação Kellogs.Comunicação Estratégica/Telejornalismo/Pautas. 2002. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Santos Lian

FARAH, P. D. E.;ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. A Rede de TV Al-Jazeera: relevancia e contexto local e internacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Judaicos e Árabes) - Universidade de São Paulo/ Depto de Letras.

Aluno: Jussara Costa de Oliveira

Diniz, Debora;ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. O enquadramento do aborto pela mídia brasileira no período eleitoral (2010): uma questão bioética?. 2012. Dissertação (Mestrado em Bioetica, Etica Aplicada e Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mariana Mattos Zenaro

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. Jango na imprensa: o golpe de 1964. Ideologia e Tradição - um estudos dos editoriais do Jornal O Estado de São Paulo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

Produções bibliográficas

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Ruptly: em busca de um protagonismo no mercado dominado pelas agências do Ocidente. PAUTA GERAL - ESTUDOS EM JORNALISMO , v. 6, p. 78-84, 2019.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; Squirra, Sebastiao . A Hegemonia Norte-Americana nas Agências Internacionais de Notícias Audiovisuais: Evidências na Cobertura Jornalística da Catástrofe do Haiti. Comunicação e Sociedade , v. 34, p. 83, 2012.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Gigantes do Telejornalismo internacional. Brazilian Journalism Research (Impresso) , v. 1, p. 107-129, 2011.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; RENÓ, Denis Porto . Tecnologia, Internet e eleições americanas: Obama no front do Ciberespaço. Razón y Palabra , v. 63, p. 1-14, 2008.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . A era do "kit-correspondente": tendências da cobertura internacional no telejornalismo brasileiro. Estudos de Jornalismo e Relações Públicas , v. ano 5, p. 81-93, 2008.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; CORTES, Veronica Aravenai . Espaço Público no Brasil: visões da tragédia. Estudos em Comunicacao , v. n.2, p. 127-144, 2007.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Papel da mídia nas últimas eleições do Reino Unido. INTERCOM (São Paulo) , São Paulo, p. 133-137, 1997.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Limites da pesquisa quantitativa. Observatório da Imprensa, 05 ago. 1997.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; RENÓ, Denis Porto . Tecnologia, Internet e Eleições Americanas: Obama no front do ciberespaço. In: XXXI INTERCOM, 2008, Natal. Mídia, ecologia e sociedade, 2008. p. 1378-2.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; CORTES, Veronica Aravenai . Isabella e João Hélio: nossas crianças em perigo. In: 6 Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, 2008, São Bernardo do Campo. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2008.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . A era do "kit-correspondente": tendências da cobertura internacional no telejornalismo brasileiro. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, 2007.

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . a first draft on epidemic. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . O papel dos editores internacionais nos conflitos além-mar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Diretrizes do Jornalismo Internacional Televisivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Metamorfose digital: agências telejornalísticas em tempos de ruptura e continuidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; GOMES, I. . A cobertura do G8 2009 pelas agências telejornalísticas à luz da hipótese do agendamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Célia Regina ; CORTES, Veronica Aravenai ; ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Espaço Público no Brasil: visões da tragédia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; CORTES, Veronica Aravenai . Isabella e João Hélio: nossas crianças em perigo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; RENÓ, Denis Porto . Tecnologia, Internet e eleições americanas: Obama no front do ciberespaço. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; RENÓ, Denis Porto . Política e tecnologia: duas realidades na campanha de Barack Obama. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . First draft of an epidemic: how key media players framed Zika. Oxford: Reuters Institute, 2018 (Paper exigido como trabalho final de bolsa).

  • AGUIAR, P. ; AFONSO JUNIOR, J. ; ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Agências de notícias: Perspectivas contemporâneas brasileiras. Recife: UFPE, 2014 (Organizadora de livro on-line).

Outras produções

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; CORDENONSSI, A. M. . Conjuntura Internacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane ; QUEZADO, A. . Os Rumos do Telejornalismo Internacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . Not in my name. 2002 (Documentário).

ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane . The propaganda weapon. 2002 (Documentário).

Prêmios

2007

Prêmio Rede Globo de Jornalismo 2007/Edição de Telejornal e participação de reportagem/ Cobertura Acidente da Tam, TV Globo.

2005

Melhor Reportagem/categoria Nordeste TV GLOBO, Embratel.

2004

Melhor reportagem/produtora TV GLOBO, Banco do Nordeste do Brasil e Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

2001

Prêmio Docol/Globo repórter sobre água/produtora, Docol.

2000

Melhor reportagem/produtora Globo NE, Instituto Ayrton Senna.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Associação Brasileira de Jornalismo Investifgativo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40

1997 - 2019

Rede Globo de Televisão (SP)

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Editor Especial/ Jornal Nacional (2012- 2019) Reportava-se diretamente ao editor-chefe do programa. Responsável pelo levantamento de temas, pautas das entrevistas, acompanhar notícias internacionais e nacionais e editá-las para um público estimado em 30 milhões de pessoas. O Jornal Nacional é o telejornal mais importante do Brasil e de maior audiência do país. Principais realizações: - Editora responsável pelos principais temas internacionais dos últimos anos (Brexit, Crise de Refugiados, Crise política brasileira, Eleições Americanas, Atentados na Europa, Crise na Venezuela, Votação de leis importantes no Brasil e no mundo). - Parte do time que editou reportagens sobre desastre de Brumadinho, Epidemia do Zika, Impeachment, eleições brasileiras, repercussão das investigações sobre o assassinato de Marielle e Anderson e acidentes aéreos. Editora Jornal Hoje (2006 -2011) Reportava-se ao editor chefe e à direção de Jornalismo da TV Globo em São Paulo. Responsável pelo planejamento de pautas e edição das reportagens conduzidas pelos correspondentes da emissora para o Jornal Hoje. Principais reportagens: - Eleições Americanas de 2008 - Acidente com avião da TAM e Air France - Guerra Israel-Gaza - Cobertura de eleições (2006, 2008, 2010) Produtora e Editora dos telejornais de rede 1997-2005 Principais realizações Coordenadora de pautas enviadas pela TV Globo Recife para TV Globo/RIO/SP Produtora de externas e reportagens ao vivo

2003 - 2006

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi Coordenadora do curso de Jornalismo, durante 8 meses, de agosto de 2005 a março de 2006. Reportava-se ao Coordenador do Departamento de Comunicação Social/ Reitoria de Graduação Professora e coordenador do curso de Jornalismo de disciplinas como Preparação de Textos, Teorias de Comunicação, Introdução ao Jornalismo. Realizações: Na coordenação do curso (2005-2006), foi responsável por formatação e adequação do curso de Comunicação Social, graduação em Jornalismo, supervisionando currículo e o grupo de professores.

1989 - 1996

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Começou como estagiária e depois exerceu as funções de repórter, editora e editora-assistente.

Atividades

  • 08/2003

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Preparação de Textos

1989 - 1996

EDITORA JORNAL DO COMMERCIO S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Começou no jornal como estagiária do Caderno C, depois foi promovida a repórter. Encerrou a carreira como editora-assistente de suplementos especiais, sendo também coordenadora de estagiários.