Soraia Diniz

possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor-adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Interação Inseto Planta, atuando principalmente nos seguintes temas: análises de diversidade e estrutura de comunidades de insetos herbívoros em áreas de cerrado. Sistemas de estudo: Asteraceae e insetos endófagos associados e gafanhotos.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia

1999 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: Diversidade de Asteraceae e de insetos associados e padrões de uso de hospedeiro por Tephritidae (Diptera) em diferentes componentes da paisagem do Estado de São Paulo
Orientador: Thomas Michael Lewinsohn
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cerrado; Interação Inseto-Planta; diversidade.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Comunidades. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Ecologia

1989 - 1995

Universidade Estadual de Campinas
Título: Plantas hospedeiras de Cornops aquaticum (Bruner) (Orthoptera:Acrididae) no Pantanal de Poconé - MT,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: João Vasconcellos Neto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia Teórica. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

1983 - 1986

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Biologia e História natural de Euphaleurus ostreoides (Homoptera:Psyllidae) cecidógeno de Lonchocarpus guilleminianus (Leguminosae)
Orientador: Hélcio Pimenta

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

1981 - 1985

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Comunidades/Especialidade: Interação Inseto Planta.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Comunidades.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Populações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Congresso de Ecologia. São Lourenço-MG. . A influência do solo no padrão de destruição de assembleias de plantas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. 2015. (Congresso).

XII Congresso de Ecologia do Brasil. . Galhas entomógenas de Chapada dos Guimarães, MT. 2015. (Congresso).

XI CONGRESSO DE ECOLOGIA E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA DO BRASIL. Os cerrados da Chapada dos Guimarães. 2013. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. EFEITO DO SUBSTRATO SOBRE ABUNDÂNCIA DE GAFANHOTOS EM CERRADOS DA CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT.. 2012. (Congresso).

Monitoramento do Bioma Cerrado - Biodiversidade, Processos Ecológicos e Cobertura so Solo". 2010. (Oficina).

XXXIII Seminário sobre a Biodiversidade no Estado de Mato Grosso.Estudos sobre a Biodiversidade no Estado de Mato Grosso. 2010. (Seminário).

Curso de Estatística Multivariada Empregando Linguagem de Programação em Software de Livre Acesso, Módulo II: Estatística Multivariada. 2009. (Oficina).

VIII Congresso de Ecologia do Brasil. painel. 2007. (Congresso).

Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation. Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation. 2005. (Congresso).

Ciclo de Conferências.Conferência diversidade de Espécies de ASteraceae e de Insetos Endófagos em Diferentes Componentes de Paisagem do EStado de São Paulo. 2004. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Entomologia. Efeito da abundância do recurso sobre uso de hospedeiras e riqueza de insetos endófagos em um fragmento de cerrado. 2004. (Congresso).

V Congresso de Ecologia do Brasil. Padrão de uso de plantas hospedeiras no campo por espécies de Tephritidae (Diptera) endófagos de ASsteraceae, SP. 2001. (Congresso).

I Worksohp sobre Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. 1999. (Encontro).

II Workshop of Studies on Human Impact on Forests and Foodplains in the tropics SHIFT.Host use and feeding preference by Cornops aquaticum Pantanal de Poconé MT. 1995. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Zoologia. Levantamento preliminar de espécies de gafanhotos semiaquáticos (Orthoptera: Acridoidea) e suas macrófitas hospedeiras no Pantanal de Poconé-MT. 1994. (Congresso).

. I Workshop of Studies on Human Impact on Forests and Foodplains in the tropics SHIFT.Host specifity of Cornops aquaticum Pantanal de Poconé MT. 1993. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Limnologia. Atividade sazonal de gafanhotos sobre macrofitas aquaticas no Pantanal de Pocone MT. 1992. (Congresso).

37o Reuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia. Aspectos do nicho trofico de Microcerotermes sp (Isotptera, Termitidae) em area de cerrado em Sete Lagoas, MG. 1985. (Congresso).

37o Reuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia. Aspectos biologicos e tabela de vida de um psilideo (Homoptera) cecidogeno de Lonchocarpus guilleminianus (Tul). 1985. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Henrique Barbosa da Silva

CUNHA, C.N.; MUNHOZ, C. B. R.;DINIZ, Soraia; REBELLATO, L.. Efeito da expansão de Combretum laxm Jacq. (Combretaceae) sobre a estrutura, composição e banco de sementes em áreas de campos nativos no Pantanal de Poconé, Brasill". 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lidiane Queli Lubas Ximenes

PENHA, J.M.F.;DINIZ, Soraia. Variação Temporal e Espacial nas Guildas Alimentares das Comunidades de Peixes em Lagoas Marginais do Rio Cuiabá, Pantanal Matogrossense. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Edson Viana Massoli Junior

CALLIL, C. T.; OLIVEIRA, L.G.; PENHA, J.M.F.;DINIZ, Soraia. Particionamento da diversidade de Trichoptera em riachos da Bacia do Alto Cuiabá. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ricardo José da Silva

DINIZ, Soraia; PENHA, J.M.F.; BATTIROLA, L.D.. Efeito da complexidade do habitat sobre a riqueza e estrutura da assembléia de Scarabaeioidea (Insecta: Coleoptera) em uma área de cerrado na Chapada dos Parecis. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Tatiane Franciely Chupel

PENHA, J.M.F.; VIEIRA, M. V.;DINIZ, Soraia. Efeito da cobertura vegetal sobre a estrutura da comunidade de marsupiais e roedores na Região do Pirizal, Pantanal de Poconé, Mato Grosso. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Leandra Bordignon

DINIZ, Soraia. Estrutura de Comunidade de Asteraceae nos cerrados da APA e Parque Nacional de Chapada dos Guimarães-MT. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Leandro Junior Baginski

PENHA, J.M.F.;DINIZ, Soraia. Estrutura das assembléias de peixes ao longo de gradientes ambientais em zonas litorâneas vegetadas de lagoas marginais da planície de inundação do Rio Cuiabá - Pantanal NOrte, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Rúbia Fantin da Cruz

DINIZ, Soraia. Variação Espaço-temporal da fauna de Chironomidae (Diptera) e caracterização limnológica de quatro rios da Bacia do Rio Cuiabá-MT. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Margarete Gaebler Brandão

Oliveira, M.T.; Moura, O.S.;DINIZ, Soraia. Briófitas como possíveis bioindicadoras de qualidade ambiental, em área de Manejo Florestal Sustentável, Mato Grosso, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Michelly Ferreira da Silva

Vaz-de-Mello, F. Z.; Silva, J.L.;DINIZ, Soraia. Levantamento das Espécies de Besouros Rola-Bosta (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paula Elias Silva

Oliveira, P.C.; Castro, E.B.;DINIZ, Soraia. Ciências Biológicas: dificuldades na prática docente no estágio supervisionado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Tatiane Regina Arnhold

MATEUS, L.A.F.; Silva, S. E.;DINIZ, Soraia. Fatores que estruturam a comunidade de peixes nos riachos da bacia do rio Salobro, Mato Grosso, Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Miriam Obem

DINIZ, SoraiaVAZ-DE-MELLO, F. Z.; VECCHI JUNIOR, K.. Levantamento de famílias de gafanhotos (Orthoptera: Caelifera) em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Grasielle Ribeiro

Favalessa, O.; Duarte, T. G.;DINIZ, Soraia. Germinação de Tabebuia roseo-alba (Ridl.) Sand. (Bignoniaceae): substrato e temperatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Camila Benedita da Silva

DINIZ, Soraia; Izzo, T.J.; VECCHI JUNIOR, K.. A heterogeneidade ambiental determina a riqueza de gafanhotos no cerrado?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Esther de Andrade Narciso

Pereira, M.P.; Siqueira, J.T.;DINIZ, Soraia. Avaliação da atividade antidiabética do extrato dos frutos de Caesalpimia ferrea Mart. utilizada popularmente no tratamento do diabetes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Mariana Coelho Barros

GUARIM, V.;DINIZ, Soraia. Licenciamento ambiental único com ênfase a reserva legal na bacia do Alto Paraguai no estado de Mato Grosso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: William Rocha Cândido Assunção

DINIZ, Soraia. Distribuição, abundância e uso de habitat por peixes Gymnotiformes (Tuviras) em Lagoas Marginais da Planície de inundação do Rio Cuibá, Pantanal Norte (Poconé-MT). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Paulino Ferreira Filho

DINIZ, Soraia. Interações Tritróficas: plantas hospedeiras, insetos herbívoros e seus parasitóides. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Leandra Bordignon

DINIZ, Soraia. Variação da riqueza de espécies de Asteraceae em relação ao tempo decorrido pós-queimada em áreas de cerrado na Chapada dos Guimarães. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: KELLEN FÁVERO

DINIZ, Soraia. Riqueza, abundância e distribuição de espécies de Tephritidae (jDiptera) em áeas de cerrado na Chapada dos Guimarães - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adarilda Petini Benelli

DINIZ, Soraia. Ocorrência de espécies da família Orchidaceae em áeras protegidas de Chapada dos Guimarães, MT.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Carla Lopez Velasquez

DINIZ, Soraia. Aspectos biológicos de Botanochara sp N. e Zatrephinae lineata (Fabricius, 1787) (Cassidinae, Chrysomelidae), associados à Ipomoea asrigolia (Desf.) Roem & Schult (Colvolvulaceae). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Carla de Jesus Dias

DINIZ, Soraia. Estudo das interações de Desmodium uncinatum (Jacg.) DC. Fabaceae, herbívoros e predadores na Serra do Japi, Jundiaí - SP. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

DINIZ, Soraia; PENHA, J.M.F.; ATTAYDE, J. L.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargo de Docente na área/subárea de Ecologia. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.

DINIZ, Soraia; PEDRONI, F.; FERNANDES, G. W.; PENHA, J.M.F.; MATEUS, L.A.F.; STRUSSMANN, C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Docente na área/sub-área Ecologia/Ecologia Comportamental e de populações e/ou ecologia de comunidades e ecossistemas e/ou ecologia de paisagem e/ou macroecologia. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.

GUARIM NETO, G.; ORTIZ, C.E.R.; PASA, M.C.;DINIZ, Soraia; PENHA, J.M.F.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Provimento de Cargo de Docente na área/sub-área de Morfologia e Taxonomia de Fanerógamas. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.

ESPINOSA, M.M.; PEREIRA, W.S.; ZAVALA, A.A.;DINIZ, Soraia; DINIZ, G.L.; PEREIRA, B.D.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Docente na área/sub-área de Probabilidade e Estatística. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.

ESPINOSA, M.M.; MATEUS, L.A.F.;DINIZ, Soraia. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso.

DINIZ, Soraia; HARDOIM, E.L.; PENHA, J.M.F.; MAGRIN, A.G.; MACHADO, F.A.. Teste de seleção para professor substituto na área de Ecologia: Ecologia Geral e Microbiologia. 2005. Universidade Federal de Mato Grosso.

DINIZ, Soraia. Teste de Seleção para professor substituto na área de Ecologia. 2004. Universidade Federal de Mato Grosso.

DINIZ, Soraia. Teste de seleção para professor substituto na área de Ecologia Geral. 2004. Universidade Federal de Mato Grosso.

DINIZ, Soraia. Biologia reprodutiva de aves e interação com vespas sociais. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Ferreira, A.; Neves, D. F.;DINIZ, Soraia. Espermatogênese de Amphisbaena silvestrii (Boulenger 1902). 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.

VÊNERE, P.C.;DINIZ, Soraia; FERREIRA, K.M.; MATEUS, L.A.F.. Estratégias e táticas reprodutivas de Rivulus punctatus em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso.

CALLIL, C. T.;DINIZ, Soraia. Análise Espacial Hierarquizada da Diversidade de Larvas de Odonata na Região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai, Mato Grosso. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angelo Pires do Prado

PRADO, A. P.LEWINSOHN, Thomas Michael; MORAIS, Helena Castanheira de; FONSECA, Carlos Roberto S Dutra da; FREITAS, André Victor Lucci. Diversidade de Asteracea e de insetos associados e padrões de uso de hospedeiro por Tephritidae (Diptera) em diferentes componentes da paisagem do Estado de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

HELENA CASTANHEIRA DE MORAIS

LEWINSON, T. M.;MORAIS, H. C.; Fonseca, C. R. S. D.; Prado, A. P.; Freitas, A. V. L.. Diversidade de Asteraceae e de insetos associados e padrões de uso de hospedeiros por Tephritidae (Diptera) em diferentes componentes da paisagem do Estado de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Roberto Sorensen Dutra da Fonseca

LEWINSOHN, Thomas MichaelFonseca, C. R.; MORAES, H. C. de; PRADO, A. do P.; FREITAS, A.V. L.. Diversidade de Asteraceae e de insetos associados e padrões de uso de hospedeiro por Tephritidae (Diptera) em diferentes componentes da paisagem do Estado de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia)) - Universidade Estadual de Campinas.

THOMAS MICHAEL LEWINSOHN

LEWINSOHN, T. M.; MORAIS, H. C.;FONSECA, C. R.; GARCIA, M. A.;PRADO, A. P.. Diversidade de Asteraceae e de insetos associados e padrões de uso de hospedeiro por Tephritidae (Diptera) em diferentes componentes da paisagem do Estado de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

ANDRE VICTOR LUCCI FREITAS

FREITAS, A. V. L.LEWINSOHN, Thomas Michael; PRADO, Ângelo Pires Do; MORAIS, Helena Castanheira de; FONSECA, Carlos Roberto S Dutra da. Diversidade de Asteraceae e de insetos associados e padrões de uso de hospedeiro por Tephritidae (Diptera) em diferentes componentes da paisagem do Estado de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kleber Vecchi Jr

Distribuição espacial e temporal de comunidades de gafanhotos no cerrado da Chapada dos Guimarães; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Soraia Diniz;

Ricardo José da Silva

Estrutura de assembléia de coleópteros edáficos no cerrado da Chapada dos Parecis, Nova Marilândia / MT; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Soraia Diniz;

Leandra Bordignon

Estrutura de comunidade de Asteraceae nos cerrados da Chapada dos Guimarães; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Soraia Diniz;

Camila Benedita da Silva

A heterogeneidade ambiental determina a riqueza de gafanhotos no cerrado?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Miriam Obem

Levantamento de famílias de gafanhotos (Orthoptera: Caelifera) em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Thais Menina Oliveira de Siqueria

Distribuição de espécies em gradientes ambientais em cada comunidade de Odonata (Insecta); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Daniela da Silva Monteiro

Riqueza e Estrutura de comunidades de formigas (Hymenoptera: Fomicidae) em diferentes gradientes de cobertura vegeral no cerrado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Flávia Fernanda Campos

Tabela de vida de insetos galhadores de folhas no cerrado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Joliane Aparecida da Costa

O efeito do tempo decorrido pós-queimada sobre riqueza de interações e conectância: Asteraceae e seus insetos endófagos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Paulino Ferreira Filho

Interações Tritróficas: plantas hospedeiras, instos herbívoros e seus parasitóides; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

KELLEN FÁVERO

O efeito do tempo pós-queimada sobre comunidades de Tephritidae (Diptera) em áreas de cerrado na Chapada dos Guimarães - MT; 2006; 22 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Adarilda Benelli

Ocorrência de espécies da família Orchidaceae em áreas protegidas de Chapada dos Guimarães, MT; 2006; 81 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Leandra Bordignon

VARIAÇÃO DA RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DE ESPÉCIES DE ASTERACEAE EM RELAÇÃO AO TEMPO DECORRIDO PÓS-QUEIMADA EM ÁREAS DE CERRADO NA CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Débora Marcia Sales

Interação formiga-planta - estudo de casos; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Mônica Ormond

Estratégia de sobrevivência de Cornops aquaticum (Orthoptera: Acrididae) no Pantanal de Poconé - MT; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Kátia Campos Pereira

Taxa de exploração de iscas por formigas em vegetação de cerrado, vereda e mata ciliar na Chapada dos Guimarães-MT; 1991; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Luiza Moura Peluso

Galhas entomógenas do cerrado da Chapada dos Guimarães - MT; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Naiara Andressa Queiroz

Diversidade de insetos galhadores no cerrado, Chapada dos Guimarães, MT; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Soraia Diniz;

Rafael Pereira da Cruz

Diversidade de insetos galhadores no cerrado da Chapada dos Guimarães - MT; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Nhaara da Vila Pereira

Riqueza de plantas determina riqueza de espécies de insetos galhadores?; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Camila Benedita da Silva

Análise de riqueza e diversidade beta de gafanhotos em áreas de cerrado de Chapada dos Guimarães- MT, Brasil; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Victoria Souza Magalhaes

Levantamento de espécies de gafanhotos no cerrado da Chapada dos Guimarães; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Miriam de Oliveira Obem

Análise de similaridade de comunidades de gafanhotos na Chapada dos Guimarães; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Erasmo Aquino dos Santos

Caracterização de fragmentos de cerrado e estimativa de riqueza de espécie de Asteraceae da Chapada dos Guimarães; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Arimila Barreto de Carvalho

Variação temporal na composição da flora (Asteraceae) no Cerrado da Chapada dos Guimarães - MT; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Soraia Diniz;

Eva Claudino Sérgio

Levantamento qualitativo de galhas entomógenas na Salgadeira-Chapada dos Guimarães/MT; 1991; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Aécio Moraes de Paula

Levantamento de espécies de gafanhotos sobre macrófitas no Pantanal Matogrossense; 1991; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Renata Santos Souza

Fatores determinantes de diversidade local de insetos galhadores; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraia Diniz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Implantação da metodologia Seis Sigma em pequenas empresas; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlos Eduardo Sanches da Silva;

Carlos Eduardo Sanches da Silva

Desenvolvimento de produtos sustentáveis; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlos Eduardo Sanches da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Diagnóstico, análise, e síntese da biodiversidade do Parque Nacional Chapada dos Guimarães - MT, Descrição: Um grande desafio para os pesquisadores que atuam com a caracterização e conservação da biodiversidade do cerrado é realizar um diagnóstico da situação atual, organizar e sistematizar esta informação de forma a possibilitar quantificação e previsão das mudanças temporais e espaciais atribuíveis tanto a causas naturais como antropogênicas. A previsão destas mudanças é essencial para o desenvolvimento de políticas com sucesso para mitigar os efeitos da perda da biodiversidade e definição de caminhos para a restauração e uso sustentável da biodiversidade. Considerando que o cerrado vem sendo devastado de forma acelerada, particularmente no estado de Mato Grosso, o desafio se torna ainda maior e urgente, exigindo dos pesquisadores e tomadores de decisão, soluções rápidas e emergenciais. Diante deste cenário torna-se fundamental a realização de inventários com metodologias padronizadas, que proporcionem o desenvolvimento de sistemas integrados de amostragens espaciais comparáveis e disponibilização sistematizada dos dados. Neste contexto, muitos pesquisadores que atualmente compõem o Núcleo ComCerrado UFMT vêm desenvolvendo, pesquisas em parcelas permanentes definidas a partir de delineamento RAPELD do PPBIO há alguns anos. Em áreas próximas à Cuiabá três módulos foram instalados em região de cerrado pantaneiro (Cáceres, Pirizal e Santo Antonio) além do módulo recentemente instalado na Chapada dos Guimarães, este último implementado pela Rede ComCerrado. Além disso, estabeleceram parcerias com os projetos desenvolvidos nos módulos do norte do estado, na região de Sinop, norte do estado, em cerrado de transição. Enfim, a experiência e histórico do grupo na geração de conhecimento sobre biodiversidade a partir de protocolos padronizados permite a realização de diagnósticos e sínteses que são fundamentais como subsídios para o desenvolvimento de políticas de conservação da biodiversidade do cerrado no estado. Por outro lado, congregar os esforços dos pesquisadores do cerrado não é tarefa fácil e esse é o objetivo da Rede ComCerrado e de seus núcleos regionais. Embora a pesquisa no cerrado brasileiro já tenha uma longa história, esta tem sido construída de forma fragmentada e pontual. O Núcleo ComCerrado UFMT-Cuiabá mesmo jovem em sua criação, tem devotado incansáveis esforços neste sentido. Um módulo já foi implementado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, e os inventários de diferentes grupos taxonômicos já foram iniciados este ano. Através do presente edital, novos pesquisadores desta, e de outras Instituições do estado estão sendo integrados ao grupo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Soraia Diniz - Coordenador / Jerry Magno Ferreira Penha - Integrante / Cátia Nunes da Cunha - Integrante / Christine Strussmann - Integrante / Eduardo Guimarães Couto - Integrante / Cláudia Tasso Callil - Integrante / Márcia Teixeira de Oliveira - Integrante / Fernando Zagury Vaz de Mello - Integrante / Eliana Paixão - Integrante / Evandson José dos Anjos Silva - Integrante / João Batista Pinho - Integrante / Lúcia Aparecida de Fátima Mateus - Integrante / Marcos André Carvalho - Integrante / Rafael Dell?Erba - Integrante / Rogério Vieira Rossi - Integrante / Thiago Izzo - Integrante / Viviane Layme - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Rede Sisbiota- ComCerrado Diversidade biológica do Cerrado: estrutura e padrões - Diversidade biológica da Chapada Guimarães: estrutura e padrões, Descrição: Objetivos gerais 1. Instalação da grade de amostragem conforme protocolo do PPBIO 2. Inventariar espécies dos grupos taxonômicos mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios, besouros, miriápodes, aranhas, escorpiões, gafanhotos, formigas, fanerógamas arbóreas, arbustivas e herbáceas, algas e invertebrados aquáticos nas parcelas instaladas nos Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Parque Estadual da Serra Azul em Barra do Garças. 3. Formar recursos humanos na área ambiental capacitado para realizar pesquisa sobre biodiversidade. Objetivos específicos 1. Caracterizar as parcelas quanto ao tipo de solo e estrutura da vegetação. 2. Iniciar a formação de banco de dados para futuro monitoramento da biodiversidade das áreas selecionadas 3. Disponibilizar os dados para comparação com outras áreas de cerrado do país. 4. Contribuir para o fortalecimento das coleções da UFMT e UNEMAT (herbário e coleção zoológica).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Soraia Diniz - Coordenador / Kleber Vecchi Junior - Integrante / Jerry Magno Ferreira Penha - Integrante / Cátia Nunes da Cunha - Integrante / Christine Strussmann - Integrante / Fernando Z. Vaz-de-Mello - Integrante / Eliana Paixão - Integrante / João Batista Pinho - Integrante / Lúcia Aparecida de Fátima Mateus - Integrante / Marcos André Carvalho - Integrante / Rafael Dell?Erba - Integrante / Rogério Vieira Rossi - Integrante / Thiago Izzo - Integrante / Viviane Layme - Integrante / Claúdia Callil - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Efeito da alteração da paisagem sobre diversidade e estrutura de comunidades de gafanhotos (Orthoptera) do Estado de Mato Grosso, Descrição: O estudo ecológico de comunidades de gafanhotos em áreas agrícolas e naturais pode proporcionar além de estratégias conservacionistas, opções de manejo e controle, em áreas cultivadas no cerrado, fornecendo indicadores ambientais úteis. O objetivo geral deste projeto é comparar a diversidade, a composição de espécies, detectar o padrão estrutural da comunidade de gafanhotos e realizar análises de diversidade beta entre as fisionomias da paisagem, incluindo áreas de cerrado e áreas com diferentes usos da terra. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Soraia Diniz - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Efeito da perturbação sobre a diversidade de espécies em fragmentos de cerrado na Chapada dos Guimarães - MT, Descrição: No Estado de Mato Grosso, a destruição do cerrado é alarmante. Este trabalho visa avaliar o impacto das perturbações antrópicas sobre as comunidades de Asteraceae e insetos endófagos associados em fragmentos de cerrado na Chapada dos Guimarães. Os aspectos avaliados são: a riqueza e abundância das espécies; a fragilidade de redes tróficas e diferenças na estrutura das comunidades em cada nível de perturbação. A seleção das plantas hospedeiras será feita a partir dos dados obtidos de um levantamento inicial de espécies de Asteraceae. A amostragem será realizada através de transecções numa área de 300 x 50 m em cada fragmento. Em cada um deles serão registradas a presença e abundância de todos os morfotipos de Asteraceae e coletadas exsicatas. A composição, riqueza e abundância de insetos endófagos será estimada a partir de amostras de capítulos para cada espécie de planta hospedeira identificada no campo. As amostras de capítulos serão mantidas em frascos com tampas teladas e examinados durante oito semanas para retirada de adultos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Soraia Diniz - Coordenador / Leandra Bordignon - Integrante / Erasmo Aquino dos Santos - Integrante / Kleber Vecchi Junior - Integrante / Arimila Barreto de Carvalho - Integrante / Paulino Ferreira Filho - Integrante / Kellen Fávero - Integrante / Joliane Aparecida da Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências. , Av. Fernando Corrêa da Costa, s/ no., Coxipó, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158870, Fax: (65) 36158870, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1989 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Coordenação de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

    • 07/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia.,Linhas de pesquisa

    • 09/2007 - 02/2008

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades

    • 11/2007 - 11/2007

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Técnicas de Ordenação e Simulação

    • 10/2007 - 11/2007

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Multivariada em Ecologia

    • 04/2007 - 08/2007

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades

    • 05/2007 - 06/2007

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

    • 11/2006 - 12/2006

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Multivariada em Ecologia

    • 05/2006 - 09/2006

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades

    • 04/2006 - 08/2006

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades

    • 06/2006 - 06/2006

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de campo

    • 11/2005 - 12/2005

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Multivariada em Ecologia

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades

    • 04/2005 - 08/2005

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Populações, Entomologia

    • 04/2005 - 04/2005

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Estatísticos Aplicados à Ecologia

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Populações, Entomologia

    • 05/2004 - 06/2004

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Biologia da Conservação

    • 11/2003 - 04/2004

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de comunidades

    • 11/2003 - 04/2004

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 11/2003 - 04/2004

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Populações

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Entomologia

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 03/1997 - 06/1997

      Ensino, Instrumentalização no Ensino de Ciências Naturais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos em Ecologia Teórica e Conservação

    • 03/1995 - 12/1996

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Populações

    • 03/1994 - 12/1996

      Ensino, Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 03/1995 - 06/1995

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 03/1994 - 12/1994

      Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 03/1994 - 12/1994

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 01/1991 - 12/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/1990 - 12/1991

      Ensino, Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 03/1990 - 12/1991

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 03/1990 - 12/1991

      Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Poluição

    • 03/1990 - 12/1991

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Animal

    • 04/1990 - 11/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia.

    • 03/1990 - 06/1990

      Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral