Fabrini Quadros Borges

(1) Concluiu o bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará UFPA; (2) Especialista em Gestão e tecnologia da qualidade na agroindústria pela Universidade do Estado do Pará; (3) Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia UNAMA; (4) Doutor em Administração de Empresas pela Universidade da Amazônia UNAMA, (5) Coordenador do grupo do Grupo de Estudo de Administração e Economia GEPADE; Atua como coordenador no projeto de pesquisa: 2019 2021; Coordenou o projeto: percepção cidadã do norte Brasileiro sob o paradigma das cidades inteligentes: análise das dimensões e a contribuição da população, 2017 2018 Sustentabilidade: Operação arco de fogo no Município de Paragominas, Integrante do projeto: Administração estratégia para a sustentabilidade organizacional; Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPQ denominado Administração para o Desenvolvimento Sustentável, onde desenvolve estudos em três linhas de pesquisa: Administração estratégica e Sustentabilidade; Administração energética e Desenvolvimento. integrante do grupo de pesquisa de Ciência e tecnologia de Alimentos na Amazônia Oriental; atuando na Área de ciências e tecnologia de alimentos; (7) Coordenador de projeto de extensão 2023: O papel do funcionário público ou privado para o desenvolvimento; 2022 2023: A importância do funcionário público para o desenvolvimento local; 2022: Economia X Meio Ambiente, 2022; Projeto decola - A agricultura familiar como fonte empreendedora na região Norte; (8) Atualmente é Professor adjunto II da Universidade do Estado do Pará com Tempo Integral de Dedicação Exclusiva TIDE; (9) Professor do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia CCNT para os cursos de graduação em Engenharia de produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Design, Engenharia Florestal, Tecnologia de Alimentos, Comércio Exterior, Relações Internacionais; (10)Atualmente é coordenador da especialização em : Estratégia em Gestão Pública na Amazônia; (11) Possui algumas publicações em revistas acadêmicas, na rádio e de internet, em nível local, nacional e internacional, com especial destaque uma participação em oliberal.com (afiliada GLOBO); Rádio Uepa; (12) Minhas principais áreas de atuação e temáticas de interesse são: Gestão Ambiental, Economia ecológica; Crescimento e Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável; Estado, Instituições e Políticas Públicas; Teoria da(s) Fronteira(s) na(s) Amazônia(s); Economia Regional e Urbana; Economia Brasileira, Economia Política, Fundamentos Econômicos, Economia Política, Estudos Amazônicos, Teoria Geral da Administração, Fundamentos da Administração; Em suma, como professor-pesquisador, sou adepto do pluralismo teórico, metodológico e, principalmente, da Interdisciplinaridade.

Informações coletadas do Lattes em 24/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2016 - 2020

Universidade da Amazônia
Título: Capacidade de Gestão Pública Municipal e Desenvolvimento na Região Norte do Brasil: uma investigação empírica dos indicadores de desenvolvimento Municipal..
Sergio Castro Gomes. Palavras-chave: Desenvolvimento; Gestão regional; Capacidade de gestão.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Setores de atividade: Atividades de Apoio à Extração de Minerais; Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.

Mestrado em Economia

2006 - 2008

Universidade da Amazônia
Título: ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DOS ROYALTIES MINERAIS DO PROJETO CARAJÁS NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS NO ESTADO DO PARÁ (1999 A 2007), Ano de Obtenção: 2009
Carlos Augusto da Silva Souza.Bolsista do(a): Fundaçao Instituto de Desenvolvimento da Amazônia, FIDESA, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.

Especialização em Gestão e Tecnologia da Qualidade na Agroindustria

2002 - 2003

Universidade do Estado do Pará
Título: O Leasing no setor de máquinas e equipamentos agroindustriais.
Orientador: Lindalra Falesi

Graduação em Ciências Econômicas

1997 - 2002

Universidade Federal do Pará
Título: O processo do desenvolvimento econômico do setor pecuário no Estado do Pará em bases sustentáveis .
Orientador: Lindalra Falesi

Formação complementar

2012 - 2012

Métodos de Análise Quantitativa na Pesquisa Cientí. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2012 - 2012

Docência do ensino superior. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2012 - 2012

III Colóquio de Organizações, Desenvolvimento e Su. (Carga horária: 20h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.

Organização de eventos

BORGES, Fabrini Quadros . A importância do funcionário público para o desenvolvimento local.. 2023. (Outro).

FEIO, E. F. ; TEIXEIRA, P. S. ; BOEA JUNIOR, A. U. ; MONTEIRO, M. A. P. ; CAMPOS, F. ; BORGES, Fabrini Quadros . A importância do trabalho do engenheiro ambiental para o desenvolvimento mercadologico do município de Altamira. 2023. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . A tragédia dos Comuns e a utilização das ferramentas científicas e recursos naturais .. 2023. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . O papel do funcionário público ou privado para o desenvolvimento do Município de Marabá. 2023. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros ; SILVA, A. ; VERA, R. A. . A importância do funcionário público ou privado para o desenvolvimento do Município de Marabá. 2023. (Exposição).

BORGES, Fabrini Quadros . Economia X meio Ambiente. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Ferramentas da administração para a engenharia. 2022. (Outro).

BORGES, FABRINI . ?O papel do funcionário público ou privado para o desenvolvimento do município de Marabá?. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Economia X meio Ambiente. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Educação Ambiental: A sociedade de consumo e a necessidade de sustentabilidade. 2022. .

BORGES, Fabrini Quadros . Educação Ambiental: A sociedade de consumo e a necessidade de sustentabilidade. 2022. .

BORGES, Fabrini Quadros . Analise econômicas exploradoras consequencias da racionalidade limitada , preferencias sociais e o auto controle. 2022. .

BORGES, Fabrini Quadros . As análises economicas explorando as consequencias da racionalidade limitada, preferencias sociais e o auto controle.. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Economia x Meio ambiente.. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . O papel do funcionário público ou privado para o desenvolvimento do Município de Marabá. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Ferramentas da administração para a engenharia.. 2022. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros ; MOURAO, K. . Educação financeira : Aprenda a gerir seu dinheiro. 2019. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros ; MOURAO, K. . Reflexões a cerca do desenvolvimento regional no século XXI.. 2019. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros ; LIMA, G. . Educação financeira: Aprende a gerir seu dinheiro, função da economia no dia a dia. 2019. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Reflexões a cerca do deenvolvimento regional no século XXI.. 2019. (Outro).

PENA, H. ; BORGES, Fabrini Quadros . Jornada de TCC de Engenharia de Produção. 2018. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . I Workshop economia verde. 2018. (Exposição).

BORGES, Fabrini Quadros . Jornada de pré projeto de TCC. 2017. (Exposição).

BORGES, Fabrini Quadros . I Seminário de economia e mercado do setor florestal. 2016. (Exposição).

BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; Costa. B.ALENCAR, . Percepção do mercado: O descarte dos resíduos sólidos do setor cárneo bovino no Município de Paragominas.. 2016. (Congresso).

BORGES, Fabrini Quadros . Capitalismo de laços: Os donos do Brasil e suas conexões.. 2015. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Comportamento do consumidor no consumo de carne bovina no Município de Marabá/PA. 2014. (Exposição).

BORGES, Fabrini Quadros . A complexa relação entre o mercado consumidor e o processo produtivo: aspectos sociais, ambientais e econômicos. 2014. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Agroindústria: Uma analise da demanda do consumo de carne de frango da cidade de Paragominas-PA.. 2013. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Gestão agroindustrial.. 2013. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Work de Estudos de Mercado voltado para a Agroindústria. 2012. (Exposição).

BORGES, Fabrini Quadros . 1° Ciclo de Seminários de Estudos Avançados em Educação com enfaze e Educação Superior. 2010. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . Semana de Ciências Sociais. 2010. (Outro).

BORGES, Fabrini Quadros . III Feira das profissões. 2009. (Exposição).

Participação em eventos

A importância do trabalho do Engenheiro Ambiental para o desenvolvimento mercadologico do Município de Altamira.Tragedia dos comuns, mercado e a utilização de ferramentas científicas e recursos naturais .. 2023. (Outra).

XI Seminário de integração Científica &I Webinário de desenvolvimento Técnico Científico Sustentável do Estado do Pará. 2023. (Seminário).

XI Seminário de integraçãocientífica e webinário de desenvolvimento técnologico científico sustentávelda Universidade do Estado do Pará. 2023. (Seminário).

Economia e meio ambiente.Economia X meio ambiente. 2022. (Seminário).

Educação ambiental.Economia ambiental: A sociedade de consumo e a necessidade da sustentabilidade.. 2022. (Seminário).

Educação ambiental.As análises economicas explorando as consequencias da racionalidade limitada, preferencias sociais e o auto controle.. 2022. (Seminário).

Ferramentas da administração para a engenharia.Ferramentas da administração para a engenharia. 2022. (Seminário).

Desafios da contemporaneidade docente - uma conversa da saúde mental. 2019. (Outra).

Educação financeira.Educação financeira: aprenda a gerir seu dinheiro.. 2019. (Seminário).

Encontro pedagógico. 2019. (Encontro).

Reflexões acerca do desenvolvimento regional.Reflexões acerca do desenvolvimento regional no século XXI. 2019. (Seminário).

Bioestatística e a enfermagem.Bioestatística como ferramenta para a enfermagem. 2018. (Seminário).

Empreendedorismo.Empreendedorismo: Análise e estratégia de desenvolvimento.. 2018. (Seminário).

Semana do economista.Valorização profissional e inserção na sociedade. 2018. (Encontro).

Semana do economista.Valorização profissional e inserção na sociedade. 2018. (Encontro).

XVI Encontro Nacional de estudantes de engenharia Ambiental & IV Fórum Latino Americano de engenharia e sustentabilidade..A influencia das políticas públicas na dendeicultura.. 2018. (Encontro).

A crise econômica no Brasil e no Pará na perspectiva de John Maynard Keynes. 2017. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE ECONOMIA MINERAL DO PARÁ. 2017. (Seminário).

I seminário de Impactos Socioambientais de grandes projetos na Amazônia: crise conflitos e perspectivas. 2017. (Seminário).

I Workshop economia verde. Economia verde. 2017. (Exposição).

Semana do calouro. O novo paradigma capitalista ocasionando o aumento do processo produtivo com a diversificação da produção por parte das industrias e como isso irá afetar a ecologia.. 2017. (Exposição).

Economia politica do desenvolvimento economico, formação do estado, padrões de industrialização e crises e ciclos econômicos do capitalismo contemporaneo. 2016. (Encontro).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO. O descarte dos resíduos sólidos do setor cáneo bovino no Município de Paragominas na visão da ciência social formal e social substantiva.. 2016. (Congresso).

VII CODS - Colóquio organizações desenvolvimento & sustentabilidade.. Percepção do mercado: o descarte dos resíduos sólidos do setor cárneo bovino no Município de Paragominas. 2016. (Congresso).

Desenvolvimento sustentável: Manejo de conflitos sócio ambientáis. 2015. (Oficina).

SemEP. 2015. (Encontro).

49º Congresso da SOBER, 2011, Minas Gerais.. ANÁLISE DAS DIMENSÕES DE VARIABILIDADE COMUM E O DESEMPENHO COMPETITIVO DAS AGROINDÚSTRIAS DE AÇAÍ LOCALIZADAS NO ESTADO DO PARÁ.. 2011. (Congresso).

Semana da Ciencia Social.Desenvolvimento local: Cadeia produtiva bovina no município de Marabá.. 2010. (Seminário).

Empreendedorimo e economia.Empreendedorimo e economia. 2009. (Outra).

Inovação, qualidade e sustentabilidade: Desafios administrativos das organizações.Economia e meio Ambiente. 2009. (Seminário).

2° Conferência de Responsabilidade Socioambiental da Amazônia. 2007. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Antônio Orlando Ferreira de Castro

SILVA, :. J. M. P.;BORGES, Fabrini Quadros; OLIVEIRA NETO, A. C.. A logística de transporte no processo de integração econômica e territorial do projeto S11D em Canaâ dos Carajás de (2000 -2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Federal do Pará.

Aluno: Antônio Orlando Ferreira de Castro

SILVA, J. M. P.; OLIVEIRA NETO, A. C.;BORGES, Fabrini Quadros. A logística de transporte no processo de integração econômica e territorial do projeto S11D em Canaã dos Carajás (2000 - 2019). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alex dos Anjos Fernandes

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, Heriberto; LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR. Uma análise da infraestrutura de redes de internet dos Campi da Universidade do Estado do Pará. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Kilvia simone de leão braga

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Gestão do conhecimento: Estudo de caso no sistema estadual de bibliotecas escolares do estado do Pará. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estrategica do Conhecimento) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Julio Alberto de Oliveira Araujo

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Responsabilidade Sócio Ambiental: Estudo de caso Banco da Amazônia.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica do Conhecimeto) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Reginaldo Carlos Nascimento Rodriques

BORGES, Fabrini Quadros. Elaboração de um plano de negocio para uma agroindústria beneficiadora de tucupi.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Ezyo Lamarca da Silva

BORGES, Fabrini Quadros. Gestão do conhecimento atraves de mapas mentais: Estudo de caso do SIPeGA - Sistema pessoal de gestão de atividades.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estrategica do Conhecimento) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Monica da Costa Barata

FERREIRA, H. R.;BORGES, Fabrini Quadros. A percepção da gestão do conhecimento pelos servidores SEAS/Abrigo estadual para a mulheres. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica do Conhecimeto) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Ronaldo Esteves dos Santos

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Administrando o PDCA: uma ferramenta para o desenvolvimerto empresarial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica do Conhecimeto) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Iza Maria Monteiro dos Santos

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Gestão do conhecimento e sustentabilidade do setor moveleiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estrategica do Conhecimento) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Neybison Rosa da Silva

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Proteção Intelectual: uma percepção dos potenciais tecnológicos no CCSE/UEPA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estrategica do Conhecimento) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Elivanete da Silva Santos

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. A importância da gestão do conhecimento para inclusão social do jovem aprendiz: República do EMAUS. 2011 - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Célia Pereira Ribeiro

BORGES, Fabrini Quadros; COUTINHO, E.. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: Um estudo na biblioteca da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estrategica do Conhecimento) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Hugo Leonardo, Ranildo Santos e Jose dos Santos

BORGES, Fabrini Quadros; MIRANDA, B. O.. A inserção do tecnólogo em radiologia como gestor de atendimento.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnólogo em radiologia) - Faculdade Ipiranga.

Aluno: Priscila S

BORGES, Fabrini Quadros. Toscano. O marketng político nas capanhas eleitorais.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em comunicação em marketing) - Faculdade Ipiranga.

Aluno: Natalia Brasil Felix

BORGES, Fabrini Quadros. . Plano de Marketing: Oficio auto-check.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em comunicação em marketing) - Faculdade Ipiranga.

Aluno: Maria Luzirene da Silva Romão

BORGES, Fabrini Quadros. . Pesquisa de clima organizacional: Um estudo de caso para a instituição de ensino Mário Brasil em Garrafão do Norte.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em comunicação em marketing) - Faculdade Ipiranga.

Aluno: Joana Dark Silva Lima

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H. W. A.; LISBOA, E. G.. Práticas sustentáveis de logística reversa aplicadas na área de construção civil: Uma revisão sistémica da literatura.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Filipe de Souza Oliveira e João Vitor de Souza Magalhães

PENA.H.M,;BORGES, Fabrini Quadros; LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR. Análise dos benefícios econômicos e ambientais da adoçãode práticas de bioeconomia: Empresa natura no Estado do Pará e a relação com as comunidades extrativistas locais.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: André Amazonas Mota dos Santos

BORGES, Fabrini Quadros; Ferreira A. G.; Costa A. F.. Design aplicado á ergonomia na atividade de montagem de andaimes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Herryson Marques e o Esmael Vilhena

BORGES, Fabrini Quadros; PEREIRA, E. R. S.. Uso do kahootno ensino de função polinomial do primeiro grau: Uma alternativa para ensino e inclusão de pessoas surdas.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Antonio Marcos dda Silva Lisboa

BORGES, Fabrini Quadros; PEREIRA, E. R. S.. Um estudo de medidas não padronizadas utilizadas na confecção e concertos de rede de espera utilizada na pesca artesanal de Vigia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Edileno dos Santos Rodrigues e Jaime Dean Ferreira Barata

PEREIRA, Eldon Ricardo;BORGES, Fabrini Quadros. Jogos didáticos no ensino da matemática: perspectivas dos números inteiros pra aluno do 7° de escola pública do ensino regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Mateus Costa de Sena e Lucas Costa de Serra

OLIVEIRA, M. S. S.;BORGES, Fabrini Quadros; COSTA, F. M.. A importância da estatística na análise criminal: Um estudo a partir de coletas de dados sobre traficos de drogas entre os anos de 2010 a 2018 no Município de Igarapé Açu.. 2019.

Aluno: Antônio Dione do Nascimento Rufino e Marcos D

BORGES, Fabrini Quadros; OLIVEIRA, M. S. S.. Oliveira.Proposta de ensino aprendizagem dos conceitos da circunferência trigonométrica: Utilizando os recursos do software Power Point em uma escola de rede pública de Igarapá Açu.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Samuel Correa Pereira

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H.; PENA, G.. proposta de modelagem da oferta agregada açaí (euterpe oleracea) na economia do estado do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Raylana Mikaelem de Aviz Alencar

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H.; HAGE, A.. Análise da dinamica da estrutura produtiva do município de Capanema-Pa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Bruno Andrade de Sales e Jeferson Moraes de Oliveira

BORGES, Fabrini Quadros; PEREIRA, Eldon Ricardo; Costa L.. Etmologia: um estudo acerca do processo da cubagem de terra no município de Marapanim-PA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Cassio Renato Nunes e Rayane Serafim Bezerra

BORGES, Fabrini Quadros; Costa L.; PEREIRA, Eldon Ricardo. Matemática financeira no comércio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Raylana Mikeelen de Alencar

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, Heriberto. Análise da estrutura de mercado e eficiência da gestão no setor varegista.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Ericles Myller Cordeiro G

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H.; COSTA, F. M.; HAGE, A. F.. dos Santos e Igor Tourão Sampaio.Analise multivariada e o estabelecimento de novos indicadores comuns de desempenho financeiro nas empresas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Anael Nascimento e Mayara Picanço

BORGES, Fabrini Quadros. Viabilidade econômico financeira para a produção de ecopainéis a partir de resíduos de açaí na região Nordeste do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Emerson Ferreira e Sávio Sousa

BORGES, Fabrini Quadros. Avaliação dos aspectos e impactos ambientais do laboratório de gualidade ambiental da Universidade do Estado do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Gabriele Piedade e Lídia Jesus

BORGES, Fabrini Quadros. A dinâmica sustentável após a operação Arco de fogo no Município verde - Paragominas - Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Vanessa Cristina Paixão

BORGES, Fabrini Quadros. Mapeamento da geração dos resíduos da construção civil nos bairros da promissão I Helena Coutinho e Angelim da cidade de Paragominas - Pa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: José Venâncio

BORGES, Fabrini Quadros. Análise de viabilidade da psicultura como alternativa de reabilitação de áreas degradadas no município de são Miguel do Guamá- Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Mekiley Negreiros de Souza Junior

BORGES, Fabrini Quadros. Análise da viabilidade da produção de energia elétrica por painéis fotovoltaicos integrados a rede na Universidade do Estado do Pará - Campus Paragominas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rayane Quaresma Guimarães

BORGES, Fabrini Quadros. Diagnostico socioeconômico e ambiental de uma comunidade ribeirinha do nordeste Paraense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: MONTEIRO, K

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H.; LISBOA, E. G.. L. (Kaio de Lima Monteiro) e FREITAS, T. M. (Ti.Analise do perfil de consumo de carne bovina no município de castanhal PA: Um estudo caracterização do consumo local de carne bovina.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Nilza Martins de Queiros Chavier e Uarley Iran Peixoto da Si

José Antônio de Castro Silva;BORGES, Fabrini Quadros; SOUZA, M. J. R.. Avaliação quanti-qualitativa do biogás produzido a partir de reziduos alimentáres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Tiago Martins Leal

A.Dinaldo L.;BORGES, Fabrini Quadros; SANTOS, E.. Otimização de portifolio de investimentos em ativos financeiros de renda variável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Robson Rodrigues da Gama

BORGES, Fabrini Quadros; SILVA, A. A.; PEREIRA, W. C.. Índice de desenvolvimento da educação básica de alunos do 5º ano nos municípios do Pará versus distância da capital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática.) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Daliane de Souza Vilhena

BORGES, Fabrini Quadros; SILVA, A. A.; PEREIRA, W. C.. Linguagem e matemática: Compreensão de textos matemáticos através de construção semiótica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática.) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Bruno Rodrigues de Barros; Luiz Hanon de Barros Monteiro

BORGES, Fabrini Quadros. Análise de viabilidade econômica e financeira da implantação de uma granja de galinhas poedeiras, para a produção de ovos branco para o município de Redenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Naiara Carla Rodrigues Pereira; Waldemar Mia de Souza Ne

BORGES, Fabrini Quadros. Análise de viabilidade econômica e financeira de um supermercado a ser implementado em Santana do Araguaia - Pa no período entre agosto de 2011 e junho de 2012.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: José Luis Silva de Lima

BORGES, Fabrini Quadros. Gestão de compras na Indústria de construção civil de pré-moldados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BORGES, Fabrini Quadros. Estudo de viabilidade econômico-financeira de hidroponia de alface no município de Ananindeua. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rooney Márcio Faial Silva

BORGES, Fabrini Quadros. Estudo da viabilidade economica da utilização de açai como biomassa para a obtenção de bioenergia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Krizan Vitória Gomes

Krizan Vitória Gomes;BORGES, Fabrini Quadros. Otimização da logística de distribuição física por meio da utilização de roteirização: Estudo de caso em uma empresa de venda direta do ramo de cosmético.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Priscila Silva Cavalcante e Ingrid Morais Souza

BORGES, Fabrini Quadros; Ingrid Morais Souza; Priscila Silva Cavalcante. Gestão de manutenção como ferramenta estrategica para aumento de produtividade de uma empresa de perfuração de poços tubulares.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Rodrigo Ferreira das Chagas e Tiago Rodrigo da Silva

BORGES, Fabrini Quadros; Rodrigo Ferreira das Chagas e Tiago Rodrigo da Silva. Diagnóstico do processo produtivo de uma industria de cerâmica no Município de Marabá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Cristovão Gomes da Silva e Karla Luyze Silva

Cristovão Gomes da Silva e Karla Luyze Silva;BORGES, Fabrini Quadros. Segurança do trabalho, produção enxta e meio ambiente: Estudo de caso em uma indústria do setor oleiro-cerâmico... 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Leidijane Alves Campos

BORGES, Fabrini Quadros; Leidijane Alves Campos. Logistica reversa: Um estudo de caso de uma empresa pública de briquetes no Municipio de Tailandia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Esatdo do Pará.

Aluno: Luane Adriele Araujo Nery e Aleiloma da Silva Almeida

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Otimização de estoque através de métodos de previsão de demanda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Marlos Wesley Domingues da Silva e Josiel da Silva Lima

BORGES, Fabrini Quadros; FERREIRA, H. R.. Análise de viabilidade financeira da implantação de um projeto de Gás Liquefeito de Petróleo no município de Redenção-Pa (2010-2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Esdras C da Silva, Rafhael de A

BORGES, Fabrini Quadros. Quedes.A importacia do tecnologo em Radiologia na gestão do centro de Radiodiagnostico por imagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Radiologia) - Faculdade Ipiranga.

Aluno: Andrea Morais, Cecilia Bezerra, Tereza Cristina

BORGES, Fabrini Quadros. .O papel do gestor de RH no desenvolvimkento do capital intelectual na empresa Mônaco Diesel LTDA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Danilo F

BORGES, Fabrini Quadros. França, Dulcemary S. Noqueira, Raquel S. Fontineli.Marketing de varejo: Vantagens e desvantagens do Marketing de varejo na rede de farmácia Big Ben.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Carmem J

BORGES, Fabrini Quadros. A. Sarmento, Kátia C. Vilhena, Paulo D. F. Fonseca.Inteligencia Emocional: um fator para o sucesso do profissional de administração. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Maria Silva, Roberta Salin

BORGES, Fabrini Quadros. .A declaração sobre insatisfação no trabalho sobre doenças ocupacionais um estudo sobre o absenteismo no Banco do Estado do Pará.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Raimundo N

BORGES, Fabrini Quadros. T. Oliveira, Joise E. S. Santos Lucas M. Costa.Recursos Humanos estratégicos para o alcance dos objetivos da distribuidora Francal calçados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Jucimare M

BORGES, Fabrini Quadros. Ferreira, Nilcéa O. G. Azevedo, Paula M.L.Paixão.Motivação:Um estudo sobre as estratégias de motivação na rede de farmácia Big Ben.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Danielly N

BORGES, Fabrini Quadros. S. Santos, Neifa H. A. Ribeiro,Vitor R.A. Silva.Estudo do clima organizacional da malharia SAN FRANCISCO. 2009 - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Ivani R

BORGES, Fabrini Quadros. P. Viana, Karla R. S. Cavalcante, Kátia R. O. Roch.Universidades coorporativas:Uma educação estrategica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Maria R

BORGES, Fabrini Quadros. Montlhey, Maria R. Oliveira, Messias L. Façanha..A inclusão do portador de necessidades especiais no mercado de trabalho: estudo realizado na Y.YAMADA MATRIZ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Maria N

BORGES, Fabrini Quadros. S. Marques, Maria J. P. Santos, Suzane R. Miranda..Conflito organizacional:Um estudo na farmacia Big Ben Filial tapanã.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Suelem C

BORGES, Fabrini Quadros. A. Gonçalve, Maria de J.Tenorio, Fabiano N.Cavalca.Gestão ambiental: Um estudo de caso no departamento de gestão ambiental da empresa rede Celpa.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Mario Ferreira Carvalho, Victor Silva e Wanderley Junho

BORGES, Fabrini Quadros; Ivan Nascimento; MONTEIRO, T.. Habilidades atribuídas aos profissionais de venda da empresa norte sul comércio LTDA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pan Amazônica.

Aluno: Antonio Teles

BORGES, Fabrini Quadros; ANTONIO, M.; CASSIANO, W.. Projeto Soja. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Elaboração e Avaliação de Projetos Econômicos) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Roseane Lima

BORGES, Fabrini Quadros; FIGUEIREDO, D.; CASSIANO, W.. Projeto Industria de Biscoito. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Elaboração e Avaliação de Projetos Econômicos) - Universidade da Amazônia.

BORGES, Fabrini Quadros. Presidente da banca examinadora - Nº 066 2023. 2024. Universidade do Estado do Pará.

José Antônio de Castro Silva;BORGES, Fabrini Quadros. Analise de risco ambientale sanitária da Universidade do Estado do Pará. 2022. Universidade do Estado do Pará.

José Antônio de Castro Silva;BORGES, Fabrini Quadros. Sistema fotovoltaicode energia elétrica e captação de águas pluviais para sustentabilidade urbana. 2022. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros. Avaliação do edital N°95/2001 - Uepa do programa de ação comunitária - PROEX PAC 2022. 2022. Universidade do Estado do Pará.

José Antônio de Castro Silva;BORGES, Fabrini Quadros. Análise de risco ambiental no processo de operação da estação de tratamento de esgoto localizada no município de Marabá /PA. 2022. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; SILVA, I. M.; SANTOS, I. S.. progressão funcional horizontal. 2020. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros. Seminário de componente curricular Bioestatística. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; OLIVEIRA, B. F.. Estudo da pré viabilidade técnico - financeira dos processos de produção dos aminiácidos treonina e triptofano. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H.. Modelagem da oferta agregada de açaí na economia do estado do Pará.. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; PENA, H.. Análise da estrutura de mercado e eficiência da gestão de estoque no setor varejista. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; PEREIRA, Eldon Ricardo; NASCIMENTO, L. M.. A modelagem matemática como alternativa para o ensino da divisão.. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; NASCIMENTO, L. M.; PEREIRA, E. R. S.. A importância da física quântica. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; PEREIRA, E. R. S.; NASCIMENTO, L. M.. Otimização matemática. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; PEREIRA, E. R. S.; NASCIMENTO, L. M.. Geometrias não euclidianas: Uma reflexão sobre a importância do ensino aprendizagem da geometria. 2019. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; COSTA, F. M.. Uma proposta de ensino aprendizagem dos conceitos da circunferência Trigonométrica utilizando os recursos do soft powerpoint. 2019. Universidade do Estado do Pará.

PENA, Heriberto; SÁ, Jose Alberto;BORGES, Fabrini Quadros. Comissão de avaliação de progressão funcional horizontalde professor assistente II para professor assistnte III.. 2015. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros; LISBOA, E. G.; CHAVES, R.; RIBEIRO, V. C.. Banca examinadora de concurso Público. 2013. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros. I Fórum itinerante de ensino, pesquisa e extensão - FIEPE. 2012. Universidade do Estado do Pará.

BORGES, Fabrini Quadros. Comissão de avaliação do concurso Melhor TCC 2010 - UEPA Campus Redenção. 2011. Universidade do Estado do Pará.

Orientou

BORGES, Fabrini Quadros

Paragominas e a gestão da sustentabilidade; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Marcio Kleber G

N; ; Estudo de caso: Aviabilidade econômica do sistema de cultivo hidropônico e sua dinâmica na comunidade Areia Branca em Sta; Izabel do Pará 2023; ; Início: 2024 - Universidade do Estado do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; (Orientador);

Mauro Dias

Comportamento do consumidor em relação ao consumo e comercialização de carne bouvina em Paragominas - PA; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Paulo César

GESTÃO AMBIENTAL: A REAL PERCEPÇÃO DOS COMERCIANTES E CONSUMIDORES SOBRE O DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO SETOR CÁRNEO BOVINO NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Vanessa Silva Nunes , Marcio Kleber Garcia Nascimento Juni,

Estudo de Caso: A viabilidade economica do sistema de cultivo hidroponico e sua dinâmica na comunidade Areia Branca em Santa Izabel em 2023; l; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Pará; FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; (Orientador);

Joana Dark Silva Lima

TCC; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Fabrini Quadros Borges;

Gabriele Piedade e Lídia Jesus

A dinâmica sustentável após operação arco de fogo no Município Verde (Paragominas - Pa); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Fabrini Quadros Borges;

Natasha Barros de Moraes

A importância da contabilidade gerencial como ferramenta gerencial à eficiência de créditos financeiros do FNO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS CONTABEIS) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Fabrini Quadros Borges;

Claudia Almeida, Jefersion Silva, Leidinaldo Pantoja

; Desenvolvimento sustentavel para a melhoria da qualidade de vida do grupo agropalma e seu entorno no municipio de Belém; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Fabrini Quadros Borges;

Diego J

J; Pimentel, Ivone R; P; Celso, Maria N; M; Protázio; O idoso integrado na Sociedade; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Fabrini Quadros Borges;

Aldineide Soares Maia,Lindalva Fonceca Damasceno, Pedro Dant

Diagnostico socio-econmico e ambiental : A partir do aproveitamento do açai no Estado do Pará; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Fabrini Quadros Borges;

Produções bibliográficas

  • CONCEIÇÃO, MÁRIO MARCOS MOREIRA DA ; BORGES, FABRINI QUADROS ; DAMASCENO, NAYARA PEREIRA ; FEITOSA, HENOQUE NASCIMENTO ; FERREIRA, MARLIANE DE JESUS OLIVEIRA ; CRUZ, JEIDSON PHILIPE MENDES DA ; RODRIGUES, ADRIEL DOS SANTOS ; CUNHA, WALDIRENE SALES DA ; VERAS, RAFAELA ALVES ; LIMA JR, JOSÉ ALVINO PEREIRA DE ; SILVA, ARIANNY SUZAN RIPARDO E ; PAZ, KELLY IOLANDA MELO MARTINS ; MOURÃO, FRANCIANNE VIEIRA ; MORAES, MILENA CARVALHO DE ; PEREIRA JUNIOR, ANTONIO ; PONTES, ALTEM NASCIMENTO . Adaptação e aplicação de um índice de qualidade em um vazadouro a céu aberto. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 18, p. e10522-36, 2026.

  • SILVA, MARTA DENISE NASCIMENTO ; BORGES, FABRINI QUADROS ; VINAGRE, MARCO VALÉRIO DE ALBUQUERQUE ; LISBÔA, EDUCÉLIO GASPAR ; DUARTE, ANDRÉ AUGUSTO AZEVEDO MONTENEGRO ; ALBUQUERQUE, MARIA CLAUDIA BENTES ; FONSECA, NATÁLIA DANIELE DE LIMA VINAGRE . ANALYZE AND PROPOSE IN THE MUNICIPAL PUBLIC MANAGEMENT OF AN AMAZONIAN CITY THE APPLICATION OF THE INDICATORS WITH THE WATER THEME OF ABNT NBR ISO 37120:2021. CASE STUDY: BELÉM DO PARÁ. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 13156-13173, 2025.

  • BORGES, FABRINI QUADROS ; BORGES, SILVANE VATRAZ ; LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR ; PICANÇO, AILSON RENAN SANTOS ; SILVA, MARTA DENISE NASCIMENTO ; AMARAL, MARIA GRACIETE RODRIGUES DO ; ARAUJO, DINALDO DO NASCIMENTO ; QUINTO, WANDERSON ALEXANDRE DA SILVA ; PENA, HERIBERTO WAGNER AMANAJÁS . Capacidade de gestão pública: uma análise multivariada e espacial de indicadores para a dimensão saneamento na Região Norte do Brasil. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e15202-24, 2025.

  • BORGES, FABRINI QUADROS ; BORGES, SILVANE VATRAZ ; LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR ; PICANÇO, AILSON RENAN SANTOS ; SILVA, MARTA DENISE NASCIMENTO ; BRITO NETO, ANIBAL CORREIA ; NETTO, ROBERTO MAGNO REIS ; ARAUJO, DINALDO DO NASCIMENTO ; QUINTO, WANDERSON ALEXANDRE DA SILVA . Gestão pública: uma análise da capacidade dos municípios da Região Norte quanto aos indicadores de saúde. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e15419-25, 2025.

  • LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR ; BORGES, FABRINI QUADROS ; PICANÇO, AILSON RENAN SANTOS ; AMARAL, MARIA GRACIETE RODRIGUES DO ; QUINTO, WANDERSON ALEXANDRE DA SILVA ; PENA, HERIBERTO WAGNER AMANAJÁS ; NETTO, ROBERTO MAGNO REIS ; SILVA, JOSÉ ANTÔNIO DE CASTRO . Aplicação do Modelo de Correlação e Regressão Linear Múltipla, baseado nos casos de Dengue em Belém/PA, no período compreendido entre 2001 à 2017. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e15418-17, 2025.

  • CONCEIÇÃO, MÁRIO MARCOS MOREIRA DA ; BORGES, FABRINI QUADROS ; LISBÔA, EDUCÉLIO GASPAR ; MENDES, GLEISSON AMARAL ; ARAÚJO, ALZIRA ALMEIDA DE ; DAMASCENO, NAYARA PEREIRA ; PESSOA, AILTON CAETANO NASCIMENTO ; SILVA, KADJA LEMOS ; GURJÃO, ANA BEATRIZ MARTINS ; SILVA, RICHARD KLEIN CASTRO ; SANTOS, ANTÔNIO RAFAEL OLIVEIRA DOS ; RODRIGUES, ADRIEL DOS SANTOS ; CRUZ, JEIDSON PHILIPE MENDES DA ; PEREIRA JUNIOR, ANTONIO ; PONTES, ALTEM NASCIMENTO . Diagnóstico das áreas de influência de um vazadouro a céu aberto localizado em de Castanhal-PA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 23, p. e11786-39, 2025.

  • LIMA, JOANA DARK SILVA ; RAMOS, MARIA EDUARDA SILVA ; CRUZ, CAIO SILVIO TOLEDO ; BEZERRA, RODRIGO RANGEL RIBEIRO ; BORGES, FABRINI QUADROS ; LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR ; PENA, HERIBERTO WAGNER AMANAJÁS ; SOUZA, MARCELO JOSÉ RAIOL ; MOURÃO, FRANCIANNE VIEIRA . Práticas sustentáveis de logística reversa aplicadas na área de construção civil: uma revisão sistemática da literatura. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 15, p. e3514, 2024.

  • BORGES, FABRINI QUADROS ; GAMMARANO, IGOR DE JESUS LOBATO POMPEU ; IMBIRIBA, KIANYA GRAHEN ; PALÁCIOS, FERNANDO ANTÔNIO COLARES ; SILVA, MESSIAS FURTADO DA ; DIAS, GUSTAVO FRANCESCO DE MORAIS ; ARAUJO, DINALDO DO NASCIMENTO . Strengthening global development: the role of reverse logistics in the circular economy. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 24, p. 262-280, 2024.

  • PENA, Heriberto ; BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. . Modelo de regressão geograficamente ponderado na relação condição de vida e desflorestamento rural na região de integração do baixo tocantins, Estado do Pará - Amazônia. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 65-87, 2023.

  • PENA, HERIBERTO WAGNER AMANAJÁS ; SOUZA, LUCIANO DE ARAUJO ; BRASIL, ALEXANDRE DE SOUZA ; CHAVES, MARCELO SANTOS ; BAHIA, PABLO QUEIROZ ; BORGES, FABRINI QUADROS ; LISBÔA, EDUCÉLIO GASPAR ; NETO, LUIZ LOURENÇO DE SOUZA ; TOMA, MARINA YASSUKO ; AMARAL, MARIA GRACIETE RODRIGUES DO ; FERREIRA, NAIARA SILVA . Black peper market structure in Brazil: parcial adjustament econometric model. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 307-323, 2023.

  • PENA, HERIBERTO WAGNER AMANAJÁS ; SANTOS, ERICLES MYLLER CORDEIRO GONZAGA DOS ; SAMPAIO, IGOR TOURÃO ; CHAVES, MARCELO SANTOS ; BAHIA, PABLO QUEIROZ ; BORGES, FABRINI QUADROS ; LISBÔA, EDUCÉLIO GASPAR ; NETO, LUIZ LOURENÇO DE SOUZA ; TOMA, MARINA YASSUKO ; AMARAL, MARIA GRACIETE RODRIGUES DO ; FERREIRA, NAIARA SILVA . Multivariate analysis and the establishment of new common financial performance indicators in publicly traded companies. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 324-341, 2023.

  • BORGES, FABRINI QUADROS ; BORGES, F. Q. ; LISBOA, E. G. ; Pena.h.m ; AMARAL, MARIA GRACIETE RODRIGUES DO ; SILVA, J. M. P. ; VATRAZ, S. . Capacidade de gestão pública e desenvolvimento municipal na região norte do Brasil: uma análise multivariada e espacial de indicadores. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 1-21-21, 2023.

  • PENA, H. ; BORGES, Fabrini Quadros ; Souza, L. ; BRASIL, A. S. ; BAHIA, P. ; LISBOA, E. G. ; AMARAL, M. G. R. . Estrutura de mercado da pimenta do reino no Brasil : modelo econométrico de ajustamento parcial. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 301-323, 2023.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; AMARAL, M. G. R. ; LISBOA, EDUCÉLIO GASPAR ; BAHIA, P. ; CHAVES, MARCELO SANTOS ; SAMPAIO, IGOR TOURÃO ; NETO, LUIZ LOURENÇO DE SOUZA . Analise multivariada e o estabelecimento de novos indicadores Comuns de desempenho financeiro em empresas de capital aberto. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 322, 2023.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; Borges,Fabricio . TEORIA INSTITUCIONAL: uma contribuição para a gestão pública do desenvolvimento. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS , v. 14, p. 759-764, 2021.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; Borges,Fabricio . Public Development Management and Institutional Theory. Journal of Research in Business and Management , v. 9, p. 9 - 20-20, 2021.

  • Borges,Fabricio ; BORGES, Fabrini Quadros ; SOUZA S, R . ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO ENERGÉTICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , v. 7, p. 1-14, 2021.

  • Borges. F Q. ; BORGES, Fabrini Quadros . O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA NAS INDÚSTRIAS PARAENSES. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 19, p. 1-11, 2021.

  • Borges,Fabricio ; BORGES, FABRINI ; VASCONCELOS, M. R. . Public Energy Management and Decision - Making Model: A proposal based on energy sustainability indicators. Global Journals , v. 21, p. 1-20-20, 2021.

  • LISBOA, E. G. ; BORGES, FABRINI QUADROS ; LISBOA, E. G. ; LOBO, M. A. . Aplicação de um modelo Multicriterial para auxiliar a seleção de tecnologias de tratamento de águas residuais em zonas urbanas.. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 20739-20768, 2020.

  • LISBOA, E. G. ; COUTO M. H. ; VIEIRA B. ; BORGES, Fabrini Quadros . Políticas públicas e saneamento básico na gestão municipal de Belém, Ananindeua e Castanhal-PA: Aplicação de um modelo de correlação no período entre 2010 a 2018. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. p.44724-44742.-44742, 2020.

  • PIEDADE, G. S. A. M. ; JESUS, Souza Lidia ; BORGES, FABRINI QUADROS . A DINÂMICA SUSTENTÁVEL APÓS A OPERAÇÃO ARCO DE FOGO NO MUNICÍPIO VERDE (PARAGOMINAS - PA). OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 45-68, 2019.

  • BORGES, Fabrini Quadros . Comportamento do consumidor de farinha de mandioca: Um estudo de mercado em um Município do Pará em 2018. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 309, p. 1-15, 2019.

  • ABREU, J. ; SANTOS, D. ; MARTINS, C. S. ; BORGES, Fabrini Quadros . Análise do mercado florestale a utilização do fluxo de caixa como ferramenta de planejamento financeiro: Um estudo de caso em uma serraria no Município de Paragominas.. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 20-40, 2019.

  • BORGES, Fabrini Quadros . Certificações nas fábricas de beneficiamento do açaí em um Município do Pará no Município de 2018. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 50-62, 2019.

  • BORGES, Fabrini Quadros . Analise de mercado do pescado no Município de Belém em 2018.. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 80-92, 2019.

  • OLIVEIRA, K. ; PAIXAO, J. ; FREITAS, M. ; BORGES, Fabrini Quadros . Analise econômica de uma serraria no Município de Ipixuna do Pará. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 25-51, 2019.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; PENA, H. ; HAGE, A. ; ALENCAR, R. . Analise matricial agregada da estrutura produtiva do município de Capanema -PA, Amazônia Brasil: dinâmica de estabelecimentos, emprego e renda,2012.. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 10-28, 2019.

  • SILVA, B. A. ; LISBOA, E. G. ; BORGES, Fabrini Quadros . lise dos custos de um hotel localizado em porto seguro BA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 1-27-27, 2019.

  • SILVA, B. A. ; BORGES, Fabrini Quadros . Análise de custos de um hotel localizado em Porto seguro BA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 25-50-50, 2019.

  • BORGES, FABRINI QUADROS ; BORGES, FABRICIO QUADROS ; LISBÔA, EDUCÉLIO GASPAR . EFEITOS DOS INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA ENTRE INOVAÇÃO, POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA E PRODUTO INTERNO BRUTO (2005-2015). Economia e Gestao , v. 17, p. 164-178, 2018.

  • Borges,Fabricio ; BORGES, Fabrini Quadros ; VATRAZ, Silvane . Energia como estratégia de desenvolvimento Sustentável na China. CONTRIBUCIONES A LA ECONOMÍA , v. 1, p. 1-10, 2018.

  • Borges. F Q. ; VATRAZ, Silvane ; BORGES, Fabrini Quadros . GESTÃO DA PLATAFORMA LOGÍSTICO-COOPERATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA À REALIDADE ENERGÉTICA BRASILEIRA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 3, p. 1-10, 2018.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; PIOL, K. D. B. ; LIMA, I. D. A. ; LISBOA, E. G. ; VATRAZ, Silvane . Gestão de uma industria beneficiadora de óleo de palma no município de Moju- PA, no período de 2009 A 2013.. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 2, p. 1-16, 2018.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; ARAUJO, H. M. S. ; VATRAZ, Silvane . Gestão da qualidade e as certificações uma análise na cadeia de suprimento em uma empresa do setor madeireiro no município de Paragominas - PA.. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 1-17, 2018.

  • RODRIGUES, ANA BEATRIZ ; GIULIATTI, NATHALIA ; BORGES, FABRINI ; JUNIOR, ANTONIO . O DESENVOLVIMENTO DA ECOECONOMIA ALIADA AO MARKETING AMBIENTAL. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 7, p. 452-475, 2018.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. ; PINHEIRO, João Quimarães . Comportamento do consumidor de carne de frango: Uma análise do consumo e da comercialização em Paragominas -Pa. PRETEXTO (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 18, p. 129-143, 2017.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. . Plataforma logístico cooperativa na gestão econômica do setor público elétrico brasileiro.. Desenvolvimento em Questão , v. 12, p. 206,229, 2015.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; NASCIMENTO, Edina ; MARINHO, Nathalia . Análise de viabilidade econômica - financeira: Um estudo de caso dentro da empresa SOLITEC engenharia no período de 2010 a 2011. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 208, p. 34-58, 2015.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; SANTOS, Andrea ; FIQUEIREDO, Leila . Diagnostico econômico - financeiro: um estudo de caso dentro da empresa L. R. Silva Fiqueiredo no período de agosto de 2013 a agosto de 2014.. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 309, p. 44-69, 2015.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. . Análise financeira à curto prazo para tomada de desisão: Caso da empresa ASTELER noperíodo compreendido no ano de 2011.. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 309, p. 66, 2015.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. . Gestão da qualidade e as certificações: uma análise na cadeia de suprimento em uma Cia. de cosméticos.. Produto & Produção (Online) , v. 16, p. 34-47, 2015.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; PINTO, Amanda Campos ; SOUZA Fernanda Moreira . Resíduos da construção civil: o caso de uma construtora no Município de Paragominas-PA.. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 1, p. 1-28, 2015.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; MARTINS, Andressa da Silva ; ARAUJO, Maurilio josé de Almeida ; LISBOA, E. G. ; PINHEIRO, João Quimarães . As dificuldades de implantação de sistemas de planejamento e controle de produção: Um estudo de caso em uma empresa fabricante de colchões.. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 1, p. 1-26, 2015.

  • BORGES, F. Q. ; BORGES, Fabrini Quadros . DESEMPENHO INSTITUCIONAL E A GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE INDICADORES NA ANEEL DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p35. Economia e Gestao , v. 14, p. 35-53, 2014.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. . Gestão regional e sustentabilidade energética: Uma análise de indicadores no setor agropecuário paraense (2002 - 2010). Gestão & Regionalidade (Online) , v. 30, p. 81-95, 2014.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. ; SANTIAGO, A. . Teoria da escolha pública (Public Choise): uma análise no ambiente do setor de energia elétrica no Brasil. Gestão Pública: Práticas e Desafios , v. 12, p. 206-229, 2014.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. ; AMIM, M. . Administração da Green Supply Chain no segmento Brasileiro de Cosmético.. Pretexto (Belo Horizonte. Impresso) , v. 15, p. 1-17-17, 2014.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. ; SILVA, I. M. ; SANTIAGO, A. . Processo Decisório no Setor Elétrico: Um Estudo sobre o Tramo-Oeste. Amazonia, Organização e Sustentabilidade , v. 2, p. 71-84-84, 2013.

  • BORGES, F. Q. ; BORGES, Fabrini Quadros . Recursos comuns e crises do meio ambiente: Uma breve revisão teorica.. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. V, p. v, 2013.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. . As relações entre as ações públicas no setor elétrico brasileiro e o desenvolvimento no Estado do Pará. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 190, p. 190, 2013.

  • VIEIRA, E. ; BORGES, Fabrini Quadros ; Borges,Fabricio . Análise do uso do método do painel de sustentabilidade como instrumento de decisão na gestão do município de Belém (PA).. Movendo Idéias (UNAMA) , v. 17, p. 65-85, 2012.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; Borges,Fabricio . Royalties minerais e promoção do desenvolvimento socioeconômico: uma análise do Projeto Carajás. Planejamento e Politicas Publicas , v. 36, p. 63-86, 2011.

  • BORGES, Fabrini Quadros . Setor elétrico e desenvolvimento no Estado do Pará. Movendo Idéias. Movendo Idéias (UNAMA) , v. 15, p. 69, 2009.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; CRUZ, D. S. ; PINTO, A. S. . Gestão sócio ambiental. 1. ed. , 2017. v. 1. 103p .

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; QUARESMA, B. ; BENTES, B. ; CUNHA, B. ; SILVA, P. H. O. . Estudos de caso. 1. ed. , 2017. v. 1. 107p .

  • AMARAL, M. G. R. ; BORGES, Fabrini Quadros . GESTÃO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS: EXAME DO PROJETO DE NATAL IMPLANTADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEVIDES. 1. ed. Belém: AlphaGraphics, 2014. v. 1. 276p .

  • BORGES, Fabrini Quadros ; ALENCAR, A. E. . Análise dos impactos socioeconômicos dos royalties minerais do Projeto Carajás no município de Parauapebas no estado do Pará (1999-2005). 1. ed. Belém: Agbook, 2013. v. 1. 157p .

  • ALENCAR, A. E. ; BORGES, Fabrini Quadros . Análise da sustentabilidade das fontes energéticas utilizadas na transformação do minério de ferro em ferro gusa para o Estado do Pará. 1. ed. Belém: Agbook, 2013. v. 1. 220p .

  • BORGES, FABRINI ; LISBOA, E. G. ; PALACIOS, F. A. C. ; A.Dinaldo L. ; PENA, H. ; MOURAO, F. V. ; DIAS, G. F. M. . Cidades inteligentes: Percepção cidadã do Suldeste Paraense. In: Nathan Albano valente. (Org.). Smart cities: Citizens perception of Southeast of Pará.. In: Fabrini Quadros Borges. (Org.). Cidades inteligentes: Percepção cidadã do Suldeste Paraense. In: Nathan Albano valente. (Org.). Smart cities: Citizens perception of Southeast of Pará.. 1ed.São José dos Pinhais: SEVEN, 2024, v. 02, p. 01-18.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. . O desafio das cidades Brasileiras no contexto do planejamentourbano e do desenvolvimento: Uma abordagemestatistica centrada na análise de indicadores sociais no períoso 2007 - 2019. Crescimento e desenvolvimento: Uma perspectiva interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Científica, 2022, v. 1, p. 288-307.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; COSTA, B. A. ; SILVA, J. M. P. ; LIMA., M. A. S. . GESTÃO PÚBLICA: O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL.. In: Fabrini Quadros Borges. (Org.). Gestão pública para a Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: AGBOOK, 2022, v. 1, p. 3-32.

  • COSTA, B. A. ; BORGES, F. Q. ; BORGES, Fabrini Quadros ; CARDOSO, A. J. G. . PLANEJAMENTO PÚBLICO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS E O SETOR ELÉTRICO NO ESTADO DO PARÁ.. In: Fabrini Quadros Borges. (Org.). Gestão pública para a Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: AGBOOK, 2022, v. 1, p. 33-98.

  • COSTA, B. A. ; BORGES, FABRICIO QUADROS ; BORGES, FABRINI QUADROS ; PALACIOS, F. A. C. ; CARDOSO, J. N. . UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O PLANEJAMENTO PÚBLICO NO CONTEXTO DA ENERGIA.. In: Fabrini Quadros Borges. (Org.). Gestão pública para a Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: AGBOOK, 2022, v. 1, p. 99-195.

  • LOBO, F. J. S. ; BORGES, FABRINI QUADROS ; SILVA, M. F. ; ARAUJO, D. N. . BUSCA E APREENSÃO DE DOCUMENTOS NA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA CORREGEDORIA GERAL DA PMPA: ANÁLISE DA NECESSIDADE DE PERÍCIA EM FACE DO ARTIGO 328 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR.. In: Fabrini Quadros Borges. (Org.). Gestão pública para a Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: AGBOOK, 2022, v. 1, p. 126-146.

  • AMARAL, M. G. R. ; BORGES, FABRINI QUADROS ; MARTINS., C. M. . ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA E GOVERNANÇA DE CADEIAS DE VALOR CURTAS: O caso da Rede Nossa Pérola, no Estado do Pará.. In: Fabrini Quadros Borges. (Org.). Gestão pública para a Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: AGBOOK, 2022, v. 1, p. 147-175.

  • BORGES, Fabrini Quadros . O desenvolvimento da ecoeconomia aliada ao marketing ambiental. In: Carvalho A. C. Portugal R. (Org.). O desenvolvimento da ecoeconomia aliada ao marketing ambiental. 2ed.Belém: folheando, 2019, v. 2, p. 1-234.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; BORGES, F. Q. . Desenvolvimento sustentável e mineração.. In: Fabricio Quadros Borges. (Org.). Administração para o desenvolvimento sustentável. 1ed.SP: AG BOOK, 2014, v. 1, p. 32-65.

  • Borges,Fabricio ; BORGES, Fabrini Quadros . Desenvolvimento sustentável e crises ambientais. In: Fabricio Quadros Borges. (Org.). Administração e o desenvolvimento sustentável.. 1ed.SP: AG BOOK, 2014, v. 1, p. 1-160.

  • Borges,Fabricio ; BORGES, Fabrini Quadros ; FERREIRA, H. R. . Modelo de Indicadores de Sustentabilidade de Energia Elétrica para o Setor comercial paraense. In: XXXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XXXVI Encontro da ANPAD, 2012., 2012.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; COSTA, B. A. ; PENA, H. . Análise das dimensões de variabilidade comum e desempenho competitivo das agroindústrias de açaí localizadas no Estado do Pará. In: 49º Congresso sa SOBER, 2011, Belo Horizonte. SOBER - Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural, 2011.

  • NASCIMENTO JUNIOR, M. K. G. ; FONTES, M. L. O. ; NUNES, V. S. ; MACHADO, N. I. G. ; BORGES, FABRINI . Simpósio. In: II SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA:, 2024, Belém. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA HIDROPÔNICO PARA ALFACE EM SANTA IZABEL DO PARÁ-PA, 2024.

  • IMBIRIBA, KIANYA GRAHEN ; REIS, A. M. S. ; GAMMARANO, I. J. ; VIEIRA, R. G. ; BORGES, Fabrini Quadros . Ordenamento territorial urbanona Amazônia: regularização fundiária no Município de Barcarena Pará. In: Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2025, Ananindeua. Encontro Brasileiro de Administração Pública. ANANINDEIA: SBAP, 2025. v. 1. p. 21-29.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; QUARESMA, B. ; BENTES, B. ; SALES, A. . Comportamento de um biodigestor utilizado em propriedade rural no Município de Paragominas. In: Encontro amazônico de agrárias - ENAAG, 2016, Belém - Pa. Recursos hidricos , uso sustentável e sua importancia. Belém: UFRA, 2016. v. VIII. p. 15-19.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; CUNHA, B. ; SILVA, P. ; SALES, A. . Manejo de uma reserva legal enriquecida com espécies nativas em Paragominas - Pa. In: Recursos hídricos: Uso sustentável e sua importância., 2016, Belém. Manejo de uma reserva legal enriquecida com espécies nativas em Paragominas - Pa. Belém: UFRA, 2016. v. 2. p. 31-35.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; PINTO, A. ; CRUZ, D. ; LIMA, P. . Gestão sócio ambiental de uma empresa de transporte coletivo urbano com proposta para implantação de SGA com base nos requisitos da ABNT, NBR ISO 14.001. In: VIII Encontro amazônico de agrárias, 2016, Belém. Recursos hídricos: Uso sustentável e sua importância na agropecuária, 2016. v. 3. p. 33-37.

  • BORGES, Fabrini Quadros . Contribuição da usina de triagem do plástico no município de Redenção - PA para o desenvolvimento sustentavel regional, empresa construterra.. In: ENEEA, 2011, Marabá. III ENCONTRO REGIONALDOS ESTUDANTESDE ENGENHARIA AMBIENTAL., 2011.

  • BORGES, Fabrini Quadros ; Imbiriba, k. ; GAMMARANO, I. J. ; Vieira, R. . Ordenamento territorial e urbano na Amazônia. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fabrini Quadros . TRAGÉDIA DOS COMUNS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Tragédia dos Comuns. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Reflexão acerca do desenvolvimento regional no século XXI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . As análises econômicas explorando as consequências da racionalidade limitada preferenciais sociais e o auto controle.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Tragédia dos comuns, mercado e a utilização de ferramentas científicas e recursos naturais.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Economia X meio Ambiente. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . AS ANÁLISES ECONÔMICAS EXPLORANDO AS CONSEQUENCIAS DA RACIONALIDADE LIMITADA, PREFERENCIAS SOCIAIS E O AUTOCONTROLE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Ferramentas da administração para a engenharia.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Economia x Meio ambiente.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . REFLEXÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO SÉCULO XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Capacidade de gestão pública municipal e desenvolvimento na região Norte do Brasil: Uma investigação empírica dos indicadores de desenvolvimento Municipal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, R. R. N. ; VIANA, L. S. ; CONCEICAO, M. M. ; BORGES, Fabrini Quadros ; PEREIRA JUNIOR, A. . A influencia das políticas públicas na dendeicultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . I SEMINÁRIO DE ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; SOUZA S, R . O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO SETOR CÁRNEO BOVINO NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS NA VISÃO DA CIÊNCIA SOCIAL FORMAL E SOCIAL SUBSTANTIVA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fabrini Quadros ; LISBOA, E. G. ; SOUZA S, R . Percepção do mercado: O descarte dos resíduos sólidos do setor cárneo bovino no Município de Paragominas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Capitalismo de laços: Os donos do Brasil e suas conexões.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . A complexa relação entre o mercado consumidor e o processo produtivo: aspectos sociais, ambientais e econômicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Costa. B.ALENCAR, ; BORGES, Fabrini Quadros ; PENA.H.M, . Análise das dimensões de variabilidade comum e o desempenho competitivo das agroindústrias de açai localizadas no Estado do Pará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Fabrini Quadros . A contribuição da usina de triagem do plástico no município de Redenção-Pa para o desenvolvimento sustentável regional, empresa Construterra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Capacidade de Gestão Pública Municipal e Desenvolvimento na Região Norte do Brasil: uma investigação empírica dos indicadores de desenvolvimento Municipal. Belém: UNAMA, 2020 (Tese).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Economia Verde. Belém: UNAMA, 2016 (Vídeo).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Análise dos impactos Socio econômicos dos Royalties Minerais do Projeto Carajás no Município de Parauapebas no Estado do Pará (1999 a 2007). Belém: UNAMA, 2008 (Dissertação).

  • BORGES, Fabrini Quadros ; MIRANDA, B. O. . Formas de se trabalhar o Leasing na compra de artigos de consumo. Belém: UFPA, 2004 (TCC).

  • BORGES, Fabrini Quadros . Pecuária bovina de corte em Marabá e o processo de desenvolvimento. Belém: UFPA, 2002 (Monografia).

Outras produções

BORGES, Fabrini Quadros ; PENA, H. ; Muller, E. ; SANTOS, I. ; SEIXAS, V. . Conselho de centro - PORTARIA : 2564-25. 2025.

PENA, H. W. A. ; BORGES, Fabrini Quadros . Membro docente da comissão eleitoral CCNT EUPA. 2025.

FREITAS, J. J. S. ; BORGES, Fabrini Quadros ; PENA, H. ; PASSOS, E. ; CARDOSO, L. . Comissão de reestruturação da Universidade do Estado do Pará. 2024.

BORGES, Fabrini Quadros ; SANTOS, N. ; SILVA, P. ; ANDRADE, N. A. A. . Composição do colegiado do Campus VI. 2022.

BORGES, Fabrini Quadros . Projeto liberal Mobiliza. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BORGES, Fabrini Quadros . Economia de baixo carbono. 2021.

BORGES, Fabrini Quadros ; Costa. B.ALENCAR, . Os novos desafios da engenharia ambiental na universidade contemporânea. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, Fabrini Quadros ; PENA, H. . Integrante da comissão eleitoral. 2025. (Produção técnica (institucional)).

BORGES, FABRINI QUADROS . O papel do funcionário público ou privado para o desenvolvimento. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, FABRINI QUADROS . Economia X meio Ambiente. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Fabrini Quadros ; PENA, H. ; LISBOA, E. G. ; BRITO NETO, ANIBAL CORREIA . Grupo de estudo em Administração e economia - GEPADE. 2021. (Produção técnica (institucional)).

BORGES, Fabrini Quadros . Os novos desafios da engenharia ambiental na universidade contemporânea. 2014. (Produção técnica (institucional)).

BORGES, Fabrini Quadros . Técnicas metodológicas para a elaboração de trabalhos academicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Fabrini Quadros . Gestão e Direito Ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BORGES, Fabrini Quadros . Melhorias técnicas para um curso de engenharia de produção com melhor desempenho profissional. 2011. (Componentes do colegiado do curso de engenharia de produção (institucional)).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2021

    Percepção cidadã do norte Brasileirosob o paradigma das cidades inteligentes: análise das dimensões e a contribuição da população., Descrição: As smart cities são desenvolvidas a partir de políticas públicas que pretendem demonstrar que uma melhor gestão através da melhorias na competitividade econômica, Capital humano, Governança, Mobilidade urbana, meio ambiente, qualidade de vida. O desenvolvimento socioeconômico, está diretamente vinculado a evolução positiva dos setores citados acima, entretanto esse processo de urbanização das cidades Paraenses não veio dissociado de outros problemas tais como: Concentração de renda, altíssimos índices de criminalidade, favelização, diante desses e de outros problemas de natureza urbana alguns pesquisadores e pensadores passaram a trabalhar visando novas maneiras de minimizar ou solucionar esses problemas urbanos. Assunto esse relacionado as cidades e a sua evolução rumo a ambientes urbanos que atendam e promovam a qualidade de vida assim como outros fatores que serão abordados nesta pesquisa, emergiu o conceito de smart cities. Fica claro na literatura sobre cidades inteligentes que o conceito é recente mas que tem apresentado um crescimento substancial em trabalhos sobre esta questão urbana nos últimos anos (HARRRISON & DONNELLY, 2011; SHAPIRO, 2005; CHOURABI et al., 2012). O propósito desta investigação é analisar o Município de Paragominas e a percepção da população no tocante a possibilidade de se tornar uma cidade mais inteligente junto ao processo de desenvolvimento. Levando em consideração os conhecimentos da população e a sua disposição em cooperar com as melhorias da cidade. Batty et al.(2012) afirma que as cidades estão se tornando inteligentes não somente pela automação de serviços rotineiros que atendem pessoas, edificações e sistemas de gestão, entre outros, mas porque permitem monitorar, compreender, analisar e planejar seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, os investimentos e a qualidade de vida dos cidadãos em tempo real.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Coordenador / Lucima Costa Pereira - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Sustentabilidade: Operação arco de fogo no Município de Paragominas., Descrição: Este estudo se mostra necessário devido a mudanças no modo de produção, onde é visado o desenvolvimento e não mais somente o crescimento econômico envolvendo o munícipio de Paragominas a partir do ano de 2008, onde ocorreu a Operação Arco de Fogo, mudando o cenário econômico do munícipio, forçando os produtores da região os quais tinham a ideologia de crescimento econômico baseados em derrubada de madeira ilegal, a buscar alternativas sustentáveis para a extração, bem como adequar-se a todas as normas ambientais vigentes, interferindo diretamente na dinâmica ambiental adotada por Paragominas a qual logo depois recebeu o selo verde, tornando-se o primeiro Munícipio Verde do Estado do Pará e o segundo do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Coordenador / Lídia Sousa de Jesus - Integrante / Gabriele do Socorro Alves Martins Piedade - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2016 - 2020

    Modelagem ambiental,ordenamento territorial e desenvolvimento regional - MODER -UEPA, Descrição: Com o objetivo de estudar para melhor conhecer e assim poder aprimorar os pontos vulneráveis do sistema capitalista, vários autores trabalharam em busca desse aperfeiçoamento e compreensão aprimorando cada vez mais no intuito de livrar o povo das mazelas do mercado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Integrante / Heriberto Pena - Coordenador / Educélio Gaspar Lisboa - Integrante.

  • 2013 - 2017

    PROJETO: Administração estratégia para a sustentabilidade organizacional. LINHA DE PESQUISA: Administração estratégica e Sustentabilidade., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabricio Quadros Borges em 01/04/2017., Descrição: Este projeto possui o objetivo de desenvolver estudos estratégicos que possam subsidiar e promover modelos sustentáveis de gestão competitiva no âmbito das organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Nesta perspectiva, a aplicação dos princípios da gestão estratégica na produção em cadeia, na gestão de pessoas e no aperfeiçoamento de sistemas de informação; assim como, a implantação de práticas decisórias apoiadas em indicadores de resultados econômicos e socioambientais são imprescindíveis na elaboração de modelos de gestão e na avaliação do desempenho organizacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Integrante / Fabricio Quadros Borges - Coordenador / AMIM,Mário Miquel - Integrante / ARTUR SILVA PAIXÃO DE OLIVEIRA - Integrante / ANTONIO ARMANDO DE AVELLA ALÃO - Integrante / CÁCIO SIMÃO - Integrante / JOSEVANA DE LUCENA RODRIGUES - Integrante.

  • 2013 - 2016

    TECNOLOGIA DE ALIMENTO NA AMAZÔNIA ORIENTAL, Descrição: A refrigeração é uma prática eficaz empregada na conservação dos alimentos, ou seja, baseia-se na diminuição da temperatura, objetivando evitar ou retardar as reações químicas como também o de micro-organismo que contribuem para a deterioração do alimento, sendo que a refrigeração do pescado deve ocorrer logo após sua captura, pois o pescado é um alimento de alto grau de perecibilidade, principalmente os peixes, em razão de suas características. Logo a estocagem do pescado pelo frio é um método de preservação que aumenta o tempo de seu armazenamento. O meio mais comum de refrigeração do pescado é o emprego de gelo, pois além de eficiente, é um processo relativamente barato e ainda quando se combina o uso do gelo com a caixa térmica, ela conserva o gelo e este impede a desidratação do peixe aumentando assim sua vida útil. Diante disso, o objetivo deste trabalho será avaliar as alterações na qualidade de pescados armazenados inteiro (eviscerado) e a influência da temperatura de estocagem dos peixes em gelo. O experimento será realizado no laboratório de alimentos da Universidade do Estado do Pará Campus de Salvaterra - PA. Serão utilizadas duas espécies subexploradas de importância no município. Os peixes (inteiro) eviscerados serão imersos em água clorada (100 ppm) e serão armazenados diretamente em gelo em escamas na proporção de 2:1, em caixas de isopor, durante 15 dias, com drenagem da água de fusão e reposição diária do gelo. Para cada lote serão avaliados o estado de frescor dos peixes no inicio do armazenamento (tempo 0) e a intervalos de 2, 5, 10 e 15 dias. A temperatura da caixa de estocagem será verificada introduzindo um termômetro na parte lateral e na superior (tampa) da caixa para verificar a taxa de frio que é pedida para o meio. As análises a serem realizadas para verificar as alterações na qualidade dos peixes serão sensoriais, danos físicos, físico-químicas e microbiológicas do pescado estocado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Integrante / MIRLA DE NAZARÉ DO NASCIMENTO MIRANDA - Integrante / CARMELITA DE FÁTIMA AMARAL RIBEIRO - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    Introdução das boas práticas de produção e técnicas de processamento na cadeia produtiva do pescado da colônia Z-16 (Cametá), Descrição: Resumo da Ação de Extensão A proposta será destinada a ações na pesca e aqüicultura sendo aplicada na Colonia Z-16 pertencente ao município de Cametá Pará, especialmente na formação e qualificação profissional e educacional, implementação de ações estruturantes sobre o sistema social, acompanhamento das atividades e avaliação, disseminação dos resultados, pesquisas realizadas e formação empreendedora dos pescadores. O programa será baseado em três subtemas, sendo o primeiro envolvendo capacitação e assessoramento para a autogestão de empreendimentos produtivos. O segundo subitem abordará a questão de boas práticas de produção da cadeia produtiva, desde a captura do pescado até o processamento final, tendo como ações principais a implantação das Boas Práticas de produção, a elaboração de um Manual de boas práticas envolvendo a cadeia produtiva do pescado. Nestes dois subitens far-se-a através de cursos, oficinas e treinamentos ministrados pela equipe do programa tendo como objetivo capacitá-los para a autogestão de empreendimentos e a obtenção do pescado de boa qualidade para o fornecimento de alimento seguro a população através da merenda escolar. O terceiro subitem envolve a inclusão do pescado na alimentação escolar e acesso dos pescadores artesanais e aquicultores familiares ao mercado institucional através de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Integrante / Elén Vanessa Costa Silva - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Programa de Desenvolvimento de Distritos Industriais - Polo de Madeira e Móveis de Paragominas, Descrição: O arranjo produtivo de madeira e móveis de Paragominas é uma das áreas de intervenção do referido Projeto a partir da qual espera-se que a ação piloto desenvolvida, venha a fornecer subsídios técnicos e metodológicos para uma proposta de expansão desta intervenção para outras áreas com potencial para o denvolvimento de Distritos Industriais. Estima-se que existam hoje no Brasil cerca de 300 áreas/localidades onde uma ação desta natureza poderia ser replicada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Fabrini Quadros Borges - Coordenador.

Prêmios

2023

Startap - DECOLA -2° LUGAR, SECTET - UEPA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Esatdo do Pará, UEPA. , Travessa Doutor Enéas Pinheiro - de 1830/1831 ao fim, Marco, 66095015 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 31311907, Ramal: 091, Fax: (091) 32764011, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - 2023

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina ministrada Empreendedorismo I para o curso de Design ( modular)

2023 - 2023

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplina ministrada de Fundamentos da Economia para o curso de Engenharia de Produção.

2023 - 2023

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina ministrada de Economia e Mercado do Setor Florestal para o curso de Engenharia Florestal

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Economia e mercado do Setor Florestal para o curso de Engenharia Florestal ( modular)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Fundamentos da Economia para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (modular)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina de Empreendedorismo I para o curso de Design (modular)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Administração para a Engenharia para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Economia e mercado do Setor florestal para o curso de Engenharia Florestal (modular)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Administração para a Engenharia para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (modular)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Empreendedorismo II para o curso de Design/2022

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Economia e mercado do Setor Florestal para o curso de Engenharia Florestal (modular)

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Gestão e Organização Empresarial para o curso de Engenharia de Produção no Município de Acará de 25 de março á 25 de abril (modular) projeto FORMA PARÁ

2022 - 2022

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenei e orientei os bolsistas Arianny Suzan Ripardo e Silvia Rafaela Alves Veras no projeto de extensão " A importancia do funcionário público para o desenvolvimento local" Através da convocatória para a execução das ações de extensão para inovação e desenvolvimento social das regiões de integração do Estado do Pará em parceria com a SECTET - Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia, Educação profissional e tecnológica.

2021 - 2021

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Fundamentos da Economia para o curso de Engenharia Ambiental (modular)

2021 - 2021

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Análise de Demandas Regionais para o curso de Engenharia de produção ( modular )

2019 - 2021

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A percepção cidadã do Norte do Brasil sob o Paradigma das cidades inteligentes: o caso de Paragominas. Resolução n° 3436/19- CONSUN,26 de junho de 2019

2020 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Análise de Demandas Regionais para o curso de Engenharia de prod. (modular)

2020 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Economia e Mercado do Setor Florestal para o curso de Engenharia Florestal

2020 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Introdução a Economia para o curso de Tecnologia de alimentos ( modular)

2020 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Fundamentos da Economia para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

2020 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina de Administração para a Engenharia para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (modular)

2020 - 2020

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Introdução a Economia para o curso de Tecnologia de Alimento

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: EMPREENDEDORISMO II

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: Economia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente para o curso de Engenharia Ambiental

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Fundamentos da Economia para o curso de engenharia Ambiental. (modular)

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Análise de Demandas Regionais para o curso de Engenharia de produção

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Economia da empresa para o curso de Engenharia de Prod. (modular)

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente para o curso de Engenharia Ambiental

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Introdução a Economia para o curso de Tecnologia de Alimento

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Empreendedorismo I (modulo)

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina de Mercadologia para o curso de Design (modular)

2018 - 2018

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS INTRODUÇÃO A ECONOMIA

2018 - 2018

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:EMPREENDEDORISMO II MERCADOLOGIA

2017 - 2017

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: INTRODUÇÃO A ECONOMIA - ENGENHARIA AMBIENTAL INTRODUÇÃO A ECONOMIA - TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

2017 - 2017

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

2016 - 2016

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL TURMA (B) ECONOMIA DO SETOR FLORESTAL TURMA (B)

2016 - 2016

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

2015 - 2015

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL INTRODUÇÃO A ECONOMIA ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLOGICA

2015 - 2015

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MARKETING DESENVOLVIMENTO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS ECONOMIA DA EMPRESA

2014 - 2014

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL PRINCÍPIOS DE MARKETING ECONOMIA DA ENGENHARIA INTRODUÇÃO A ECONOMIA

2014 - 2014

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL ECONOMIA ECOLÓGICA TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO

2013 - 2013

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA DA EMPRESA ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL INTRODUÇÃO A ECONOMIA ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

2013 - 2013

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL ECONOMIA ECOLÓGICA EMPREENDEDORISMO I

2012 - 2012

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL INTRODUÇÃO A ECONOMIA ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

2012 - 2012

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:ECONOMIA DA EMPRESA ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL INTRODUÇÃO A ECONOMIA ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

2011 - 2011

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas que ministro e que fazem parte do edital de concurso da UEPA 2010 para Gestão organizacional da agroindústria:Introdução a economia Analise de demandas regionais Economia e mercado do setor florestal

2011 - 2011

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas:ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL PRINCÍPIOS DE MARKETING ECONOMIA DA ENGENHARIA INTRODUÇÃO A ECONOMIA ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

2010 - 2010

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas que ministro e que fazem parte do edital de concurso da UEPA 2010 para Gestão organizacional da agroindústria: INTRODUÇÃO A ECONOMIA ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS ECONOMIA ECOLÓGICA

Atividades

  • 08/2022

    Extensão universitária , SECTET.Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão sobre empreendedorismo "DECOLA" do governo do Estado do Pará, juntamente com a Uepa , financiado pela SECTET..

  • 11/2020 - 11/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Pará.Cargo ou função, Comissão de avaliação de progressão - comissão.

  • 02/2017 - 05/2018

    Direção e administração, Universidade do Estado do Pará.Cargo ou função, Coordenação de TCC no Município de Paragominas - curso de Engenharia Ambiental.

  • 01/2017 - 01/2018

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GESTÃO DE PROJETOS, EMPREENDEDORISMO I, EMPREENDEDORISMO II, MERCADOLOGIA, CAPACIDADE DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL

  • 01/2014 - 01/2017

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ANALISE DE DEMANDAS REGIONAIS, ECONOMIA ECOLÓGICA, TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO, CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE, ANALISE E GESTÃO ECONOMICA DE PROJETOS, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

  • 09/2011 - 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Pará.Cargo ou função, Integrante do corpo docente para o colegiado do curso de Engenharia de Produção.

  • 01/2011 - 01/2013

    Direção e administração, Universidade do Estado do Pará.Cargo ou função, Coordenação de TCC no curso de Engenharia de Produção no Município de Redenção/PA.

  • 01/2010 - 01/2013

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MARKETING, DESENVOLVIMENTO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS, ECONOMIA DA EMPRESA, ECONOMIA E MERCADO DO SETOR FLORESTAL, PRINCÍPIOS DE MARKETING, ECONOMIA DA ENGENHARIA, INTRODUÇÃO A ECONOMIA

2010 - 2010

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução a economia Desenvolvimento regional Teoria econômica

2010 - 2010

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Desenvolvimento regional Teoria econômica

2009 - 2009

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução a economia Economia brasileira I

2009 - 2009

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Economia brasileira I Economia brasileira II

2008 - 2008

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Economia brasileira I Economia brasileira II

2008 - 2008

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução a economia Economia brasileira I

2007 - 2007

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução a economia Economia brasileira I Economia brasileira II

2007 - 2007

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Economia brasileira I Economia brasileira II

Atividades

  • 01/2005 - 01/2007

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração e Marketing I, Administração e Marketing II, Ciência política I, Ciência política II, Introdução a economia, Política e desenvolvimento, Economia Brasileira I

2011 - 2011

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política Desenvolvimento regional Introdução a economia

2010 - 2010

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política Desenvolvimento regional Economia brasileira

2010 - 2010

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política Desenvolvimento regional

2009 - 2009

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política

2009 - 2009

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política

2009 - 2009

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política Desenvolvimento regional Economia brasileira

2008 - 2008

Faculdade pan Amazonica

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia política

Atividades

  • 01/2007 - 01/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a economia, Economia Brasileira I, Economia Brasileira II, Economia Politica, Gestão empresarial I, Gestão empresarial II

2009 - 2009

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia Brasileira

2009 - 2009

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Gestão empresarial Mercado e a globalização

2008 - 2008

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Gestão empresarial Mercado e a globalização

2008 - 2008

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia Brasileira

2007 - 2007

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia Brasileira

2007 - 2007

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Gestão empresarial Mercado e a globalização

2006 - 2006

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia Brasileira

2006 - 2006

Faculdade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Economia Brasileira

2005 - 2005

Faculdade da Amazônia

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina ministrada na graduação:Introdução a economia

2008 - 2008

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução as ciências sociais Desenvolvimento de novos produtos Tópicos de administração

2008 - 2008

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução as ciências sociais Desenvolvimento de novos produtos Tópicos de administração

2007 - 2007

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia política Macroeconomia Empreendedorismo introdução a economia

2007 - 2007

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:introdução a economia Introdução as ciências sociais Desenvolvimento de novos produtos Tópicos de administração

2006 - 2006

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia política Macroeconomia Empreendedorismo

2006 - 2006

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia política Macroeconomia Empreendedorismo introdução a economia

2005 - 2005

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia política Macroeconomia

2005 - 2005

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia política Macroeconomia Empreendedorismo

Atividades

  • 01/2008 - 01/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução as ciências sociais, Economia política, Introdução a economia

2007 - 2007

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia Brasileira I Economia Brasileira II Desenvolvimento regional

2007 - 2007

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Economia Brasileira I Economia Brasileira II Introdução a economia

2006 - 2006

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Desenvolvimento regional I Desenvolvimento regional II

2006 - 2006

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Introdução a economia Desenvolvimento regional

2005 - 2005

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Microeconomia Gestão empresarial Introdução a economia

2005 - 2005

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:Gestão empresarial Desenvolvimento regional I Desenvolvimento regional II

2005 - 2005

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução a economia Economia Brasileira I Desenvolvimento regional

2004 - 2004

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: Macroeconomia Introdução a economia Gestão empresarial

2004 - 2004

Universidade da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação: Macroeconomia Gestão empresarial Introdução a economia

Atividades

  • 07/2004 - 08/2005

    Ensino, Gestão Empresarial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia de Negócios, Macroeconomia, Mercados regionais

1997 - 1999

Banco do estado do Pará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividade que tive a oportunidade de trabalhar e aprender como funciona a retaguarda de uma agência bancária e suas atribuições em diversas agências da capital de Belém.

1999 - 1999

Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estáio, Carga horária: 30

Outras informações:
Minha atividade na AMBEV foi de participar como Treiner nos setores principais da companhia setor de vendas, logistico, financeiro, marketing. tendo assim um ótimo aprendizado como funciona um centro de distribuição direta de bebidas (CDD Belém)

2000 - 2002

Unilever Best Foods

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Na UNILEVER trabalhei como funcionário do ramo alimentício com vendas e menchandising, com o acompanhamento do estoque e abastecimento de diversas marcas como arisco, palmeirom, knor, 5 tipos de margarina, sucos em po maionese, compotas, doces, maizena, azeite galo abastecendo os supermercados da região metropolitana de Belém. possibilitando na pratica a empregabilidade do que estudei no curso de economia entendendo o funcionamento do mercado do ofertante e do demandante. e o comportamento do consumidor na pratica.