Oscar Osvaldo Frick

Consultor, professor e pesquisador com vasta experiência nas áreas financeira e empresarial. Desde 2002, presta serviços à Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, hoje [B3], na área educacional. Desde 2010 é Coordenador do Programa Especial para Reguladores da B3 Educação (antigo Instituto Educacional BM&FBOVESPA), destinado a funcionários e servidores dos principais órgãos fiscalizadores e reguladores do sistema financeiro (BACEN, CVM, PREVIC, SRF, dentre outros). Desde 2009, é professor na graduação e na pós-graduação das Faculdades de Campinas (Facamp), na área de Finanças Empresariais e membro do Comité de Plano de Negócios instituído no Curso de Engenharia de Produção. Desde 2007 é sócio da Stratmarket Consultoria em Negócios Empresariais, empresa com foco em empresas nascentes de base tecnológica (EBT), que presta serviços de gestão empresarial, suporte legal e contábil, e suporte na captação de recursos em diversas formas de capital de risco e subvenções. No biênio 2009/10, até sua extinção devido à reorganização funcional da empresa, foi membro do Comitê Educacional da BM&FBOVESPA, órgão que tinha a responsabilidade de definir as diretrizes estratégicas do Instituto Educacional. Entre 2008 e 2014 atuou como consultor da Incubadora da Unicamp (Incamp) e, por diversos períodos, atendeu as EBTs assistidas por essa Incubadora. Entre 2002 e 2005, foi consultor da Stratplan Consultoria e do Instituto de Estudos Econômicos em Software (IEES), participado, principalmente, no desenvolvimento de pesquisas de mercado. Entre 2001 e 2002, atuou como o principal executivo da empresa de e-learning CED S.A. criada a partir da implantação de um programa conjunto da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F; hoje B3) e a Facamp. No ano 2000, prestou serviços de consultoria para a Administradora do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (ASMAE), no Departamento de Desenvolvimento de Mercado e Novos Produtos. Entre 1990 e 2000, desempenhou, na BM&F, funções gerenciais na área de desenvolvimento de produtos derivativos financeiros e agropecuários. Nesse período, participou de projetos orientados a aprimorar a comercialização e registro de operações junto a representantes de outros setores econômicos e autoridades governamentais. Escreveu vários artigos publicados na Revista Resenha, da BM&F; Economia & Empresa, do Instituto de Estudos Econômicos em Software (IEES); e outros meios, tendo proferido inúmeras palestras e seminários nacionais e internacionais. Entre 1986 e 1988 ministrou aulas na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e entre 1988 e 1990, no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Em ambas as unidades, trabalhou também como pesquisador. Foi também professor do Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais (IBMEC), em 1992. Trabalhou em editoração, traduções e revisões.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Economia

1987 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: Reflexões sobre a desconcentração industrial em São Paulo
Orientador: Carlos Roberto Azzoni
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: desconcentração industrial; externalidades; industrialização.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira. Setores de atividade: Educação; Serviços Pessoais.

Mestrado interrompido em 1987 em Mestrado em Economia Regional e Urbana

1983 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Título: Não houve defesa de dissertação (ingresso direto ao doutorado),Orientador: Carlos Roberto Azzonni
Bolsista do(a): Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Brasil. Ano de interrupção: 1987

Graduação em Ciencias Economicas

1979 - 1982

Universidad Nacional de Cordoba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Derivativos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Teoria Monetária e Financeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRICK, O. O. . Workshop: Linhas de Financiamento para Empresas de Base Tecnológica. 2008. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4º Conferência em Gestão de Risco e Comercialização de Commodities. Comportamento dos agentes locais no uso do Mercado Futuro do Açúcar da Intercontinental Commodity Exchange ? ICE.. 2014. (Congresso).

4º Forum Value Investing Brasil - FGV. 2013. (Outra).

A Crise Recente e os BRICS: Perspectivas para a Economia Brasileira. 2013. (Seminário).

Fundamentals and Strategies of CME Products. 2012. (Outra).

Stock Valuation with Uncertanity about long-therm profitability. 2012. (Seminário).

2º Conferência em Gestão de Risco e Comercialização de Commoditiess. IMPACTO DA NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS FUTUROS DE CAFÉ POR DIFERENTES AGENTES DE MERCADO SOBRE A VOLATILIDADE DOS PREÇOS À VISTA. 2011. (Congresso).

5º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais. 2011. (Congresso).

Workshop de Formação de Docentes como Facilitadores na Metodologia ?Bota pra Fazer?. 2010. (Outra).

4º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais. 2009. (Congresso).

17º Curso de Introdução ao Mercado de Capitais. APIMEC São Paulo.Derivativos no Brasil. 2008. (Simpósio).

Centro de Ensino a Distância S.A.Capacitação de Professores em Educação a Distância. 2002. (Encontro).

Facamp Executivo.Desenvolvimento de Negócios Baseados em Tecnologia. 2001. (Encontro).

Sem. Internac. DAUER : Frontiers in Valuation (Thomas Copeland ). 2000. (Seminário).

Seminario Internacional sobre Futuros y Opciones Agrícolas.Centro de Capacitación en Agronegocios. 1997. (Seminário).

Seminário Estratégias para os Mercados de Soja e Açúcar BM&F.Estratégias para os Mercados de Soja e Açúcar. 1996. (Encontro).

I Ciclo de Palestras em Mercado Financeiro - IE/UNICAMP..BM&F: Funcionamento, Produtos e Serviços. 1995. (Seminário).

Painel 4: O mercado secundário de petróleo.Seminário Rio Capital Petróleo. 1995. (Seminário).

Curso Avançado de Opções ? Avaliação e Estratégias de Negociação. 1994. (Outra).

Primer Encuentro Continental de Bolsas de Productos.Perspectivas para os Mercados Derivativos em Latinoamerica. 1993. (Encontro).

Seminário Internacional sobre Mercado de Valores.Comisión Nacional Supervisora de Empresas e Valores ? CONASEV. 1993. (Seminário).

Perpsectivas de Integración de los Mercados de Capitales ? BOVESPA e BM&F.Mercados Derivativos en Brasil. 1992. (Seminário).

Seminário sobre Mercado de futuros y Opciones Agropecuárias.Desarrollo de los Mercados Derivativos en Brasil. 1992. (Seminário).

VII Encuentro de Comisionistas.Bolsas de Valores de Colômbia. 1992. (Encontro).

O Mercado Futuro de Taxas de Juro e os Fundos de Renda Fixa ? BM&F.Funcionamento do Mercado Futuro de DI de Um Dia. 1991. (Outra).

Centro de Instrução Técnica da Associação Nacional das Corretoras de Valores ? ANCOR.Câmbio: Fundamentos para a Tomada de Decisão. 1990. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Lanna Franco da Silveira

FRICK, O. O.. Análise das operações de Cross Hedge do bezerro e do Hedge do boi gordo no mercado futuro da BM&F. 2002. Dissertação (Mestrado em economia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Fabio Lanhoso de Mattos

FRICK, O. O.. Utilização de contratos futuros agropecuários em carteiras de investimentos: uma análise de viabilidade. 2000 - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Aryeverton Fortes de Oliveira

FRICK, O. O.. Modelos para estimar Razão de Hedge de Variância Mínima: aplicação para contratos futuros agropecuários. 2000 - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Felipe Bertinatto Pelizari Pacheco

FRICK, O. O.. Análise das operações de hedging em mercados futuros: O caso do café Arábica no Brasil. 2000 - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Maria Flavia de Figueiredo Tavares

FRICK, O. O.. Uma abordagem sobre os derivativos no mercado de metais. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thereza Cristina Pippa Rochelle

FRICK, O. O.. O contrato futuro do boi gordo: uma análise do impacto da introdução da liquidação financeira sobre o risco de base. 1997 - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Rodrigo Lanna Franco da Silveira

FRICK, O. O.. Uma análise da alocação de contratos futuros sobre commodities em portfolios diversificados. 2008. Tese (Doutorado em Economia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Thereza Cristina Pippa Rochelle

FRICK, O. O.. Relações de preço no mercado de algodão em pluma e desenvolvimento do mercado futuro de algodão no Brasil. 2000 - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Angelici,A

FRICK, O. O.; GIULIANI, Paulo; BRAGA, Robinson. A; Dias, F.N., Kimura,G.B.; Machado, M.da S..Plano de Negócios: Solução Integrada para Academias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Guilherme Oliva, Luiz Felippe Silva e Victor Valtner

FRICK, O. O.; GIULIANI, Paulo; BRAGA, Robinson. Plano de Negócios: Parati Nautical Sharing.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Mariane Miranda, Matheus Burghi, Nathalya Crisanti

FRICK, O. O.; GIULIANI, Paulo; BRAGA, Robinson. Plano de Negócios Air4ü.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Ana Júlia Curi von Ah

VICENTE, J. B. B. G.;FRICK, O. O.. Fundos de Capital Protegido: Uma Análise de Rentabilidade em Diferentes Cenários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Gustavo M

FRICK, O. O.; GIULIANI, Paulo; BRAGA, Robinson. Gonçalves, Paulo R.F. Teodoro e Rafael Jurça.Plano de Negócios ORG Vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Fernando de Oliveira Cardoso

FRICK, O. O.; GIUSTI, W. C.; BEZZON, G.. Valuation da Clínica de Neurologia e Neurofisiologia de Campinas (CNNC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Walter Baldan Neto

FRICK, O. O.; MORAIS, L. P.; CARDOSO, R. L.. A Efetividade dos Contratos Futuros de Milho para o Estado do Paraná no Período de 2008 a 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Natan Murer Villa Rios

FRICK, O. O.; FILLETI, J. P.; CAJUEIRO, J. P. M.. Avaliação do retorno das estratégias Long-Short de investimentos em ações por Fundos de Investimento no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Anderson Ferrari Cardoso

FRICK, O. O.; ANDRADE, R. B. J.; MELO, M. F. C.. Índices de Volatilidade Implícita nos Mercados de Renda Variável na Crise do Subprime. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas.

Aluno: GUSTAVO CASTANHEIRA QUAGLIARA

ANDRADE, R. B. J.;FRICK, O. O.; MELO, M. F. C.. Uma Análise da eficiência de Fundos de Investimento Multimercado, em Comparação com os Graus de Risco Incorridos, Brasil ? 2010-2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Julia Ferreira Gregolin

CURRALERO, Isabel; PORTO, M.E.;FRICK, O. O.. COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Catarina A

GIULIANI, Paulo; BRAGA, Robinson;FRICK, O. O.. Ferreira, Giovana B. Oliveira e Rafael Poletti.EcoTech Fitness Plano de Negócios: Academia Sustentável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Felipe Moreira de Godoy

FRICK, O. O.; VANUCCI, Eduardo. VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIDADE CONSUMIDORA CLASSE B3 DE CAMPINAS-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Felipe Moreira Constancio e Vitor Gonçalves Zandona

VANUCCI, Eduardo;FRICK, O. O.. Desenvolvimento de uma empresa de soluções de limpeza doméstica enxuta e padronizada C?Lean. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Caroline Lando, Lucas Barbosa e Walmir Segatto Jr

IGNÁCIO, Paulo S. de A.; BRAGA, Robinson;FRICK, O. O.. .PLANO DE NEGÓCIO PIZZA TRAIN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Aline Oliveira de Paula Lourenço

FRICK, O. O.; GONCALVES, R.; CATALANI, Fernando. Análise dos Indicadores utilizados em projetos de instalação de novas linhas para envase de bebidas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Loraine Barcha Garutti

SILVEIRA, Rodrigo L.F.;FRICK, O. O.. Impacto da atividade especulativa nos mercados futuros de boi gordo nos preços à vista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pedro Neaime

FRICK, O. O.. Manutenção Total de Produção ? um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas.

Aluno: Natália Carolina Cairo Lara

SILVEIRA, Rodrigo L.F.;FRICK, O. O.. Análise da inserção do índice do índice de commodities em uma carteira diversificada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas.

NUNES, Clemens; SUEN, A. S.;FRICK, O. O.. Seleção Professor de Finanças e Economia Monetária. 2013. Universidade Federal do ABC.

MARQUES, G. O. L. C.; NUNES, Clemens;FRICK, O. O.. Seleção de Professor de Teoria Econômica ? Subárea de Finanças. 2011. Universidade Federal do ABC.

FRICK, O. O.. 20ª Edição do Prêmio BM&FBOVESPA de Jornalismo 2008. 2008. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

FRICK, O. O.. Prêmio BM&F de derivativos. 1997. Bolsa de Mercadadorias e Futuros.

FRICK, O. O.. Prêmio BM&F de derivativos. 1996. Bolsa de Mercadadorias e Futuros.

FRICK, O. O.. Prêmio BM&F de derivativos. 1995. Bolsa de Mercadadorias e Futuros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wilson Abrahão Rabahy

RABAHY, Wilson Abrahão; AZZONI, Carlos Roberto; LEME, Ruy Aguiar da Silva; COMUNE, Antônio Evaldo; ROLIM, Cássio Frederico Camargo; FAVA, Vera Lúcia; DINIZ, Clélio Campolina. Reflexões sobre a Desconcentração Industrial em São Paulo. 1992. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo.

Vera Lucia Fava

FAVA, V. L.. Reflexões sobre a Desconcentração Industrial em São Paulo. 1988. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Machado Lazari

undos Multimercados: Retornos em Períodos de Baixos Juros - BRASIL 2011-2018; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Franco De Stéfani Pavan

Importância da Gestão de Risco de Preços em Commodities Agrícolas; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

David Flaibam Frare Greco

Avaliação da Viabilidade Econômica de uma Nova Planta na Indústria Têxtil; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Fernanda Mosna de Souza

Estudo de Caso: Análise Econômico-Financeira de uma Empresa do Ramo Alimentício; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Alex T

Jong; Custo do Capital Próprio para Avaliação de Empresas Brasileiras Não Negociadas na Bolsa de Valores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Gustavo M

Gonçalves, Paulo R; F; Teodoro e Rafael K; Jurça; Plano de Negócios ORG Vida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Fernando de Oliveira Cardoso

Valuation da Clínica de Neurologia e Neurofisiologia de Campinas (CNNC); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Walter Baldan Neto

A Efetividade dos Contratos Futuros de Milho para o Estado do Paraná no Período de 2008 a 2013; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Natan Murer Villa Rios

Avaliação do retorno das estratégias Long-Short de investimentos em ações por fundos de investimento no Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Anderson Ferrari Cardoso

Índices de Volatilidade Implícita nos Mercados de Renda Variável na Crise do Subprime; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Ariel Aquini, Barbara Silva e Mirella Velho

Plano de Negócios: Centro de Recreação Infantil ? RecreAção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Anna Elisa Lourenço Navarro

Efetividade do Hedge no Mercado Futuro de Açúcar da Intercontinental Commodity Exchange ? ICE de Nova Iorque; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Alexandre Moraes Martins

Avaliação do orçamento da empresa Kartcher Indústria e Comércio de Paulínia ? SP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Bruno Andreotti Silva de Lucca

Plano Estratégico para uma empresa do setor imobiliário de Campinas ? SP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Rodrigo Critter Melhado

A gestão de processos em clubes de futebol: o caso da Associação Atlética Ponte Preta de Campinas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Murillo Barros Petrilli

O mercado de capitais brasileiro pós anos 2000: um estudo sobre a precificação das ações da Natura no momento do IPO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Faculdades de Economia de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

DIEGO HENRIQUE MISSIO DE BRITO

O Mercado de Capitais Reflete no Preço das Ações a Avaliação de Desempenho Medido pelo ENADE?; 2014; Orientação de outra natureza; (MBA em Finanças) - Faculdades de Campinas; Orientador: Oscar Osvaldo Frick;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRICK, O. O. ; BARBIERI, K. . Panorama do Setor de Software em 2004 e Tendências para 2005. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 8, p. 3-20, 2005.

  • FRICK, O. O. . O Mercado de Ferramentas para Desenvolvimento de Software para Qualidade no Brasil. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 7, p. 3-20, 2004.

  • FRICK, O. O. ; LORO, L. . ?O Mercado de Software para Saúde no BrasiL. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 7, p. 3-24, 2004.

  • FRICK, O. O. ; LORO, L. . O Mercado de Software para Telecomunicações no Brasil. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 7, p. 3-25, 2004.

  • FRICK, O. O. . O Mercado de Software para Recursos Humanos. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 6, p. 3-21, 2003.

  • FRICK, O. O. . Avaliação de Empresas ? ?Valuation?: Calculando e Gerenciando o Valor das Empresas. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 3, p. 49-52, 2000.

  • FRICK, S. T. F. ; FRICK, O. O. . Demanda e Oferta de Capital de Risco no Brasil. Economia & Tecnologia (Campinas) , v. 3, p. 3-9, 2000.

  • FRICK, O. O. . Maior facilidade para operar os mercados agrícolas. Resenha BM&F , v. 134, p. 33-38, 1999.

  • FRICK, O. O. . Cédula de produto rural e os mercados derivativos. Resenha BM&F , v. 112, p. 35-39, 1996.

  • FRICK, O. O. . Indicadores de preço nos mercados futuros. Resenha BM&F , v. 111, p. 4-40, 1996.

  • FRICK, O. O. ; CAMPOS, R. . Eficiência do mercado futuro de boi gordo. Resenha BM&F , v. 113, p. 47-52, 1996.

  • FRICK, O. O. . Cédula de produto rural e os mercados derivativos. Resenha BM&F , v. 103, p. 69-78, 1995.

  • FRICK, O. O. . Novo cenário para os derivativos agropecuários. Resenha BM&F , v. 107, p. 25-30, 1995.

  • FRICK, O. O. ; DONADIO, R. . Venda de posição cruzada no mercado de câmbio. Resenha BM&F , v. 88, p. 28-34, 1993.

  • FRICK, O. O. ; AMORIM, J. M. B. . O uso dos mercados futuros e de opções na captação e na aplicação de recursos. Resenha BM&F , v. 74, p. 22-26, 1991.

  • FRICK, O. O. . Políticas Monetária e Fiscal no Plano de Estabilização. Resenha BM&F , v. 50, p. 14-15, 1990.

  • FRICK, O. O. . O Exportador e os Derivativos. Como Exportar e Dialogar Melhor com o Sistema Financeiro na Alvorada do E-Trade. São Paulo: , 1998, v. , p. -.

  • FRICK, O. O. ; LANNA, R. . Pesquisas de Mercado e de Marketing para Empresas de Tecnologia. Kit de Informações do IEES, 01 maio 2006.

  • FRICK, O. O. . Boas Práticas para Confecção de Informações Contábeis por Empresas de Software. Kit de Informações do IEES, p. 45 - 49, 01 abr. 2006.

  • FRICK, O. O. . La Transformación del Capitalismo. Factor ? Semanario de Economia. Córdoba: Eguia y Cia, p. 4 - 13, 01 jan. 1982.

  • FRICK, O. O. . Perez Esquivel: Um luchador por la paz y la justicia. Factor ? Semanario de Economia. Córdoba: Eguia y Cia, p. 6 - 6, 01 jan. 1982.

  • FRICK, O. O. . Seguridad y Confiabilidad para el Inversor. Factor ? Semanario de Economia. Córdoba: Eguia y Cia, p. 5 - 5.

  • FRICK, O. O. . Una Experiencia válida. Factor ? Semanario de Economia. Córdoba: Eguia y Cia, p. 2 - 2.

  • FRICK, O. O. . Las Exportaciones de la Provincia de Córdoba. Factor ? Semanario de Economia. Córdoba: Eguia y Cia, p. 10 - 11.

  • FRICK, O. O. . Argendólares: Su incidencia en las reservas. Factor ? Semanario de Economia. Córdoba: Eguia y Cia, p. 6 - 8.

  • FRICK, O. O. . Mercados Derivativos no Mercosul. In: IX Seminário Internacional de Política Agrícola, 1997, Viçosa, MG. MERCOSUL: agronegócios e desenvolvimento econômico. Viçosa: Editora UFVMG, 1997.

  • FRICK, O. O. . Problemas e Políticas do Setor Informal nos Países Subdesenvolvidos. In: ANPEC. XII Encontro Nacional de Economia, 1985, Vitória. ANPEC. XII Encontro Nacional de Economia ? ANPEC, 1985. v. 1. p. 493-517.

  • CHAMBOULEYRON, I. ; MITLAG, H. ; MACIEL, C. S. ; DAGNINO, R. ; MULLER, A. ; BIASOTO JÚNIOR, G. ; FRICK, O. O. . Technical and economic evaluation of the Brazilian potential photovoltaic market. In: First International Conference on Photovoltaic Science and Engineering (PYSEC-I), 1984, Kobe. First International Conference on Photovoltaic Science and Engineering (PYSEC-I), 1984. v. 1. p. 493-495.

  • Navarro, A.E. L. ; FRICK, O. O. . Comportamento dos agentes locais no uso do Mercado Futuro do Açúcar da Intercontinental Commodity Exchange ? ICE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES, D. ; FRICK, S. T. F. ; FRICK, O. O. . Financiamento de capital empreendedor para EBTs incubadas na Incamp. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRICK, O. O. . CafeFuture. 1996.

FRICK, O. O. . Mercado de Capitais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRICK, O. O. . Venture Capital e Habitats de Inovação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRICK, O. O. . Estudos de Mercado: Equipamentos Agrícolas: Colhedoras de Cana-de-Açúcar. 2008. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Avaliação de mercados inexistentes, incipientes ou incompletos para a entrada de empresas incubadas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRICK, O. O. . Desenvolvimento de metodologia de ensino a distância para cursos sobre derivativos. 2001. (Ensino a distância).

FRICK, O. O. . Seminário sobre mercados Futuros Agropecuários: Milho e Soja. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRICK, O. O. . Seminário sobre mercados Futuros Agropecuários: Milho e Soja. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRICK, O. O. . V Curso de Formação de Professores Universitários em Mercado Futuros. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRICK, O. O. . Introdução aos Mercados Derivativos Agropecuários. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRICK, O. O. . IV Curso de Formação de Professores Universitários em Mercado Futuros. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRICK, O. O. . Seminário sobre mercados Futuros Agropecuários: Soja e Milho. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRICK, O. O. . II Curso de especialización en mercado de valores: mercado de opciones. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRICK, O. O. . II Curso de Especialización en Mercado de Valores. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRICK, O. O. . Índices de Rendimento do Imposto Territorial Rural. 1989. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Fluctuaciones de las Economias Regionales em el Brasil ? Un análisis de Serie de tiempo. 1987. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Os Salários na Teoria Geral de Keynes. 1986. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Aplicação da Análise de Séries Temporais ao Índice de Produção Física da Indústria de Transformação do Brasil. 1986. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Determinantes dos Salários Reais na Argentina. 1986. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Análise Espacial da Produtividade e os Salários Industriais: o caso do Estado de São Paulo no ano de 1980. 1984. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Despesas em Habitação Segundo o Tamanho Urbano. 1984. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Problemas e Políticas do Setor Informal nos Países Subdesenvolvidos. 1984. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Energia Fotovoltaica no Brasil. 1984. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Disparidades Regionais: Algumas considerações sobre um enfoque alternativo da troca desigual. 1984. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . O Processo de Urbanização na América Latina. Comentários ao livro de Unikel e Necochea: Desarrollo Urbano y Regional en América Latina. 1983. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Política Monetaria y Estructura Financiera en la Argentina 1976-1981. 1982. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Área Metropolitana vs Argentina. 1981. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Estudio del Mercado Boliviano para Exportaciones Argentinas. 1979. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Estudio del Mercado Boliviano para Exportaciones Argentinas. 1979. (Pesquisa).

FRICK, O. O. . Estudio del Mercado Ecuatoriano para Exportaciones Argentinas. 1979. (Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Placa Recordatória - 20 anos do Indicador do boi ESALQ/BM&FBOVESPA, CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - ESALQ/USP.

1984

Chave da cidade de Santa Maria (RS),, Congresso de Economia Regional e Urbana..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdades de Campinas, FACAMP - Economia. , Estrada Municipal UNICAMP-Telebrás Km 1, s/n - Cid.Universitária, Barão Geraldo, 13083970 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37548500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros

    Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso Especial para Reguladores, Carga horária: 8

  • 2002 - 2013

    Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros

    Vínculo: Contrato de Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor e Instrutor, Carga horária: 8

  • 2009 - 2010

    Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comité, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Membro do Comité Educacional do Instituto Educacional BM&FBOVESPA.

    Atividades

    • 07/2009 - 12/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Educacional do Instituto Educacional, .,Cargo ou função, Membro do Comitê.

  • 2009 - Atual

    Faculdades de Campinas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Matemática Financeira e Administração Financeira no curso de Economia (FACAMP). Professor das disciplinas de Finanças, Finanças Avançadas e Engenharia Econômica no Curso de Engenharia de Produção (FACAMP). Professor da disciplina de Gestão de Riscos no MBA de Finanças da FACAMP.

  • 2003 - 2003

    Faculdades de Campinas

    Vínculo: Prestador de serviços., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor de Estatística no MBA da FACAMP

    Atividades

    • 03/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , FACAMP - Economia, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Stratmarket Consultoria em Negócios Empresariais

    Vínculo: Sócio / Consultor, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 5

  • 1990 - 2000

    Bolsa de Mercadadorias e Futuros

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Economista senior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gerente de desenvolvimento de produtos derivativos financeiros e agropecuários

    Atividades

    • 01/1990 - 09/2000

      Serviços técnicos especializados , Divisão de Derivativos Financeiros, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de produtos nas áreas de derivativos financeiros e commodities agropecuárias.

  • 2000 - 2000

    Administradora de Serviços do Mercado Atcadista de Energia

    Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: economista, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2000 - 09/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Assessoria de Desenvolvimento de Novos Produtos, .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2002

    Centro de Ensino a Distância

    Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

  • 1997 - 2005

    Instituto de Estudos Econômicos Em Software

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

  • 1988 - 1989

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/1988 - 12/1989

      Ensino, Ciência Econômica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, disciplinas de graduação do curso de Economia

  • 1986 - 1987

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/1983 - 06/1987

      Ensino,,Disciplinas ministradas, diversas disciplinas de Graduação do curso de Economia

  • 1992 - 1992

    INSTITUTO BRASILEIRO DO MERCADO DE CAPITAIS

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 1984 - 2000

    Instituto de Estudios Económicos sobre la Realidad de América Latina

    Vínculo: Contrratual, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2

  • 1980 - 1982

    Centro de Investigaciones de Córdoba

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 8

  • 1996 - 1999

    Câmara Setorial de Boi Gordo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 2

  • 1996 - 1999

    Câmara Setorial de Milho

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 2

  • 1996 - 1999

    Câmara Setorial de Suinos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 2

  • 1971 - 1978

    Departamento de Contaduria da Mutual Del Per de Agua y Energia Eléctrica

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe, Carga horária: 40

  • 1982 - 1983

    Diario Comercio y Justicia. Editorial Eguia y Cía

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenador da publicação mensal Leyes y Comentarios - Córdoba

  • 1980 - 1983

    Diario Comercio y Justicia. Editorial Eguia y Cía

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Redator do Diario Comercio y Justicia. Editorial Eguia y Cía. - Córdoba.

  • 1978 - 1980

    Secretaria de Estado de Comercio y Turismo de La Provinica de Córdoba.

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Técnico na Dirección de Comércio Exterior