Osmair Gomes de Macedo

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (1991) e Graduação em Fisioterapia (1995) pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano, Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado com bolsa CNPq no Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional da Faculdade de Motricidade Humana- Universidade de Lisboa (2016). Realizou capacitação em baropodometria no Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional da Faculdade de Motricidade Humana- Universidade de Lisboa (2016) e foi tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde/Redes de Atenção (PET/REDES) 2013- 2015 no qual desenvolveu projetos relacionados à prevenção de deformidades ortopédicas em pessoas com deficiência física. Atualmente é Professor Associado do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB). Presta acessoria técnica ao INEP/ MEC em avaliações de cursos de Educação Física e de Fisioterapia e em avaliações institucionais. Tem experiência nas áreas de Educação Física, com ênfase em Avaliação Física e Prescrição de Atividade Física, desenvolvendo estudos de composição corporal em pessoas com hemiplegia e em Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Ortopédica- Traumatológica e Fisioterapia Desportiva, desenvolvendo estudos sobre prevalência de lesões.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: "Estudo comparativo da composição corporal através da densitometria óssea com emissão de raios- X de dupla energia nos hemicorpos dominante e não dominante entre pessoas com paralisia cerebral- hemiplegia espástica e pessoas normais".
Orientador: João Gilberto Carazzato
Palavras-chave: espasticidade muscular; peso corporal; estatura; composição corporal; doenças ósseas metabólicas; densitometria.

Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)

2000 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: "Estudo comparativo das dobras cutâneas dos hemicorpos dominante e não dominante nos portadores de paralisia cerebral com hemiplegia espástica".,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: João Gilberto Carazzato

Graduação em Fisioterapia

1992 - 1995

Faculdade do Clube Nautico Mogiano
Título: "Reabilitação pós- meniscectomia através do trabalho de musculação".
Orientador: Marcelo Thimóteo Zanin

Graduação em Educação Física

1989 - 1991

Faculdade do Clube Nautico Mogiano

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alberto dos Santos

SANTOS, C. A.. Suplente. 2008. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Carlos Alberto dos Santos

SANTOS, C. A.. Exame de qualificação de Doutorado. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Júlia Maria D'Andrea Greve

GREVE, J. M. D.. ESTUDO COMPARATIVO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DA DENSITOMETRIA ÓSSEA COM EMISSÃO DE RAIOS-X DE DUPLA ENERGIA NOS HEMICORPOS DOMINANTE E NÃO DOMINANTE ENTRE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL - HEMIPLEGIA ESPÁSTICA E PESSOAS NORMAIS, SÃO PAULO 18 de setembro. 2008. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Júlia Maria D'Andrea Greve

PAULA, A.; SANTOS, C. A.;GREVE, J. M. D.. EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A MASSA ÓSSEA DOS HEMICORPOS DOMINANTE E NÃO DOMINANTE EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL E HEMIPLEGIA ESPÁSTICA, SÃO PAULO 13 de dezembro. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Eduardo de Souza Meirelles

CARAZZATO, J. G.;MEIRELLES, E.S.; PAULA, A.. Estudo comparativo ds dobras cutâneas dos hemicorpos dominante e não dominante nos portadores de paralisia cerebral com hemiplegia espástica. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Rafael Cusatis Neto

Carazzato, J. G.;CUSATIS NETO, R.; Greve, J. M. A.; MARTINS, E. F.; Politti, F.. Estudo Comparativo da composição corporal através da densitometria óssea com emissão de raios - X de dupla energia nos hemicorpos dominante e não dominante entre pessoas com paralisia cerebral - hemiplegia espástica e pessoas normais. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

Rames Mattar Junior

MATTAR JR., R.. Estudo comparativo das dobras cutâneas dos hemicorpos dominante e não dominante nos portadores de paralisia cerebral com hemiplegia espástica. 2003. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimetal) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Celso Ricardo Fernandes de Carvalho

Carvalho, C. R. F.. Estudo comparativo da composição corporal através da densitometria óssea com emissão de raios- X de dupla energia nos hemicorpos dominante e não dominante entre pessoas com paralisia cerebral- hemiplegia espástica e pessoas normais. 2008. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Experimental) - Faculdade de Medicina da USP.

Fabiano Politti

Carazzato, J. G.; Greve, J. M. A.; MARTINS, E. F.;POLITTI, F.; CUSATIS NETO, R.. Estudo Comparativo da composição corporal através da densitometria óssea com emissão de raios - X de dupla energia nos hemicorpos dominante e não dominante entre pessoas com paralisia cerebral - hemiplegia espástica e pessoas normais. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

Emerson Fachin Martins

CARAZZATO, João Gilberto;MARTINS, Emerson Fachin; POLITTI, Fabiano; GREVE, Julia Maria D Andrea Greve;CUSATIS NETO, R.. Estudo comparativo da composição corporal através da densitometria óssea com emissão de raios-X de dupla energia nos hemicorpos dominante e não dominante entre pessoas com paralisia cerebral - hemiplegia espástica e pessoas normais. 2008. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Júlia Maria D'Andrea Greve

Avaliação Isocinética dos Inversores e Eversores de Tornozelo-Estudo Comparativo entre Atletas de Futebol e Sedentários Normais; 2002; Orientação de outra natureza - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP; Orientador: Julia Maria D'Andrea Greve;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia. , QNN 14 AE CEI-SUL, Guariroba, 72220140 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33770615, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    FACULDADE DE CEILÂNDIA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

    Vínculo: Estatutario, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2009

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Fisioterapia: Trofismo e Plasticidade Tecidual, Fundamentos da Fisioterapia: Movimento, Fisioterapia Aplicada a Média Complexidade: Recursos Terapêuticos, Palpação Osteomioarticular, Pesquisa Funcional em Movimento Humano

  • 1997 - 2003

    Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Reabilitação dos pacientes submetidos a tratamentos conservador ou cirúrgico no Grupo Integrado de Medicina do Esporte, acompanhamento dos exames realizados no Laboratório de Estudos do Movimento (Dinamometria Isocinética e Baropodometria), supervisão de estágio voluntário para Fisioterapeutas graduados no Grupo Integrado de Medicina do Esporte e no Laboratório de Estudos do Movimento. Atividade física para portadores de Paralisia Cerebral. Treinamento Avançado com Prótese e Iniciação Esportiva para Pacientes Amputados (01/03/2001 20/03/2003). Reabilitação de pacientes portadores de patologias ortopédicas, submetidos a tratamentos conservador e cirúrgico. Reabilitação pós - operatória de pacientes portadores de deformidades ortopédicas conseqüentes de patologias neurológicas. Atividade física para portadores de Paralisia Cerebral. Treinamento Avançado com Prótese e Iniciação Esportiva para Pacientes Amputados. Supervisão de estágio voluntário para Fisioterapeutas graduados no Grupo de Afecções Paralíticas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP (20/01/1997 à 28/02/2001).