Edith Marie Malateaux de Souza
Pós Doutoranda em Tecnologia Nuclear no IPEN - CCTM, Doutorado em Ciências pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Pós Graduação Lato Sensu em Biologia Geral - Área de Ciências Biológicas e Saude pela Universidade de Formação, Educação e Cultura - UNIFEC - UNIABC, Bacharelado e Licenciatura em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo, Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo. Atua como professora nas áreas de Química, Engenharia e Educação, com ênfase em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, Química Geral, Orgânica e Inorgânica, Polímeros, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias, Hidrologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Tecnologia da Água, Didática, prática de Ensino e Metodologia da Pesquisa Científica.
Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS
2013 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Adesivo de contato de policloropreno base aquosa nanoaditivado, catalisado concomitantemente ao processo de aplicação e condicionado magneticamente.
Dr. Hélio Wiebeck. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de produtos químicos.
Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos
2001 - 2006
Instituto Maua de Tecnologia
Título: CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DO COMPORTAMENTO DA FLORA MICROBIANA EM RESPOSTA AO CONDICIONAMENTO MAGNÉTICO DE ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE ROSEIRAS, Ano de Obtenção: 2006
Luiz Alberto Jermolovicius.Palavras-chave: condicionamento magnético; comportamento microbiano.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal; Educação.
Especialização em Biologia Geral
1994 - 1995
Universidade do Grande ABC
Título: A Importância da Biologia Educacional na formação do educador
Aperfeiçoamento em andamento em Pós Doutorado em Tecnologia Nuclear
2018 - Atual
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Título: Adesivos estruturais para a indústria automotiva
Orientador: Jesualdo Luis Rossi
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia
1995 - 1996
Faculdade de São Bernardo do Campo
Bolsista do(a): Faculdade São Bernardo, FASB, Brasil.
Pós-doutorado
2018
Pós-Doutorado. , Instituto de pesquisas energéticas e nucleares, IPEN, Brasil. , Grande área: Engenharias
Formação complementar
2024 - 2024
Gestão Sistêmica. (Carga horária: 110h). , Hoper educação, HOPER, Brasil.
2024 - 2024
OFICINA 1: OS RESULTADOS DO ENADE REVELAM AS FRAGILIDADES DA APRENDIZAGEM.. (Carga horária: 8h). , Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.
2024 - 2024
OFICINA 2: O SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ACADÊMICA PARA APRIMORAR O DESEMPENHO. (Carga horária: 8h). , Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.
1990 - 1990
Plásticos. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1977 - 1985
Piano Erudito. (Carga horária: 1100h). , Conservatório Musical de São caetano do Sul, -, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
SOUZA, E. M. M. ; QUINTAO, A. D. ; LAPORTA, M. Z. . Simpósio de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário fundação Santo André. 2024. (Outro).
SOUZA, E. M. M. ; QUINTAO, A. D. ; LAPORTA, M. Z. . Simpósio de Pesquisa e Extensão do centro Universitário da Fundação Santo André. 2023. (Outro).
Participação em eventos
24º Congresso Nacional de Iniciação Científica -CONIC. Avaliação da Integridade estrutural de chapas metálicas de alumínio AA5052, soldadas por eletrodo de alumínio e adesivadas com epoxi após exposição a ambientes corrosivos. 2024. (Congresso).
52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE 2024. 2024. (Congresso).
SAPEX.Show da Química. 2024. (Simpósio).
51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2023 e VI Sinpósio Internacional de Educação em Engenharia. A importância do ensino empreendedor na formação de novos engenheiros no Brasil e o programa deprojeto integrador da Fundação Santo André. 2023. (Congresso).
SAPEX.Alfabetização Científica: Gamificação No Ensino Científico Para Crianças E Jovens. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Assistência e apoio para pessoas em situação vulnerável: sistema de coleta e distribuição de roupas e enxoval. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Prédio Sustentável. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Plataforma de Compartilhamento ? Trocas e Empréstimos de Materiais e Ferramentas. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Armazenamento Da Energia Limpa De Fontes Variáveis: Baterias Gravitacionais. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Conservação e preservação dos ecossistemas aquáticos. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Eficiência da energia solar em Canteiros de obra. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Geração de energia por pisos cinéticos e fotovoltaicos. 2023. (Simpósio).
SAPEX.Sistema de captação de água e reutilização sustentável. 2022. (Simpósio).
SAPEX.Espaço aberto para eventos. 2022. (Simpósio).
SAPEX.Captação de energia solar para a Fundação Santo André. 2022. (Simpósio).
SAPEX.Automação nos leitos hospitalares para melhor atendimento de deficientes. 2022. (Simpósio).
SAPEX.Sistema de captação de resíduos para a prevenção de enchentes. 2022. (Simpósio).
SAPEX.Ecopiso para mobiliário urbano. 2022. (Simpósio).
SAPEX.Utilização de dínamo em automóveis coletivos. 2022. (Simpósio).
CONIC Congresso nacional de Iniciação Científica. Sustentabilidade na Indústria de cosméticos com a implantação da revolução 4.0. 2021. (Congresso).
CONIC Congresso nacional de Iniciação Científica. Estudo da utilização de fibras de coco como aglutinante de argamassa para a indústria da construção civil. 2021. (Congresso).
CONIC Congresso nacional de Iniciação Científica. Descarte correto de insumos da indústria de Cosméticos para produtos pós-consumo. 2021. (Congresso).
XIV Encontro de Letras.Metodologias Ativas. 2019. (Encontro).
23 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiai. Novas tendências na tecnologia da adesão. 2018. (Congresso).
II Workshop de Acompanhamento.Ciência de adesão, aplicações e inovação. 2018. (Outra).
59º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Propriedade de adesão do mastic butílico em função do carbonato de cálcio e do agalmatolito. 2015. (Congresso).
XIV Latin American Symposium on Polymers and XII Ibero American Congress on Polymers.Prorpiedade de adesão da silicona em função da sílica ativa. 2014. (Simpósio).
Participação em bancas
SOUZA, E. M. M.; GUEQUEZIAN, M.. AÇÃO ANTIFÚGICA PRESENTE NO ÓLEO VEGETAL EXTRTAÍDO DO ABACATE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.; TERRA, L. H.. IMPACTOS AMBIENTAIS DAS CÉLULAS COMBUSTÍVEIS FRENTE AS TRADICIONAIS FONTES DE ENERGIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.; GUEQUEZIAN, M.. EMULSÃO ALQUÍDICA - AVALIAÇÃO DAS RESINAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, EDITH M. M.; TERRA, L. H.. G.; Paula, E.S.; Moraes, M.V.F.R.; Carnauba, N.S..PRINCIPAIS MÉTODOS ANALÍTICOS DE DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM ALIMENTOS E FÁRMACOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
GEQUEZIAN, M.;SOUZA, EDITH M. M.. C.; Leonardo Oliveira,L.; Ribeiro, S.A.S.; Ferreira,."INFLUENCIA DAS VARIAÇÕES DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO EM DIFERENTES TIPOS DE MOTORES". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, EDITH M. M.; PINTO, M. M. S.. A.A.; Santos,F.N.; Antunes,F.A.; Antonello, T.A.;.A UTILIZAÇÃO DE OZÔNIO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, EDITH M. M.; PINTO, M. M. S.. M.O.; Bastos,C.A.; Oliveira, N.M..ESTUDO COMPARATIVO DA QUANTIDADE DE CÁLCIO PRESENTE NA COUVEMANTEIGA E NO LEITE INTEGRAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, EDITH MM; SILVA, M. A.. ; Alborgueti, L.C.; Neves,N.G.; Cordeiro, R.O.C.; Lim.ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE COCO COMO AGLUTINANTE EM ARGAMASSA PARA A INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.; GEQUEZIAN, M.. B.; Silva, K. M..PROPOSTA DE MÉTODO OXIDATIVO AVANÇADO PARA DEGRADAÇÃO DE PET. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.; MELLO, D.. C.; Astolpho, C. C.; Santos, G. M. B. ; Balderram.ESTUDO DA EFETIVIDADE DOS PROCESSOS DE COMPOSTAGEM E BIODIGESTÃO DENTRO DE UMA GRANDE INDÚSTRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. Sistema de aplicação de adesivo bicomponente base aquosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Projeto de uma estação de tratamento de água em escala laboratorial para fins acadêmicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André.
TOLEDO, A. F.;SOUZA, E. M. M.. Análise do gerenciamento de resíduos sólidos originados do processo produtivo de quatro empresas de grande porte localizadas no ABC paulista.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André.
Valle, M. A.; TOLEDO, A. F.;SOUZA, E. M. M.. Viabilidade de implantação de um sistema de tratamento de esgoto compacto móvel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; Valle, M. A.; TOLEDO, A. F.. Influência da Suplementação de Sais sobre o Desempenho de um AnSBBR para tratamento de soro de queijo para carga orgânica volumétrica de 1 gDQO/L.d. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; TIRELLI, M. A.; CARVALHO, R. A.. Estudo da produção de plásticos commodities, possíveis formas de reciclagem e seus panoramas no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. .Influência da suplementação de sais sobre o desempenho de um AnSBBR para tratamento do soro do queijo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Material refratário a base de carbeto de silício. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. Aplicações e tingimentos de corantes em fibras sintéticas na indústria textil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. Aditivos de viscosidade em formulações de concreto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. Quantificação de cloro ativo em água sanitária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. Fitorremediação - Técnicas empregadas para remediação de áreas contaminadas por pluentes orgânicos e inorgânicos e o estudi do potencial de despoluição da Eichornia crassipes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.. Tratamento de crômio hexavalente no efluente galvânico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo.
SOUZA, E. M. M.; CASSIMIRO, V. R. S.; TIRELLI, M. A.. Fenômenos de transporte. 2015. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de Produção àrea 1. 2024. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de produção área 2. 2024. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; TIRELLI, M. A.. Engenharia de Materiais área 1. 2024. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; TIRELLI, M. A.. Engenharia de produção área 3. 2024. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; TIRELLI, M. A.. Química área 1. 2024. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; GARCIA, M.. Engenharia de Materiais. 2023. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; GARCIA, M.. Engenharia Eletrônica. 2023. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.; GARCIA, M.. Engenharia de Produção. 2023. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de Produção área 3. 2022. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de Produção área 2. 2022. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de Produção área 1. 2022. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de Materiais Área 2. 2022. Centro Universitário Fundação Santo André.
SOUZA, E. M. M.. Engenharia de Materiais Área 1. 2022. Centro Universitário Fundação Santo André.
Orientou
V; ; Cerqueira, C; C; ; Mido, C; Borghi, G; J; ; OS EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO DE QUÍMICA, NO MODELO DE AULA ASSÍNCRONO, SÍNCRONO E PRESENCIAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
ESTIGMA SOCIAL ATRELADO AO ENSINO DE QUÍMICA1; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
AVALIAÇÃO POR RUBRICA EM PROVAS LABORATORIAIS E EM PLANTAS PILOTOS1; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
O ANALFABETISMO CIENTÍFICO E A FALHA NA EDUCAÇÃO: COMO METODOLOGIAS INEFICIENTES E A FALTA DE CAPACITAÇÃO COMPROMETEM O ENSINO1; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
DEFASAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO 1; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SUPERANDO BARREIRAS DA JORNADA DE TRABALHO E FAMÍLIA COM A METODOLOGIA ATIVA DO ENSINO SOB MEDIDA NA MATÉRIA DE QUÍMICA 1; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPRIEDADES DE ESPUMAS DE POLIURETANO UTILIZANDO POLIÓIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS: Um estudo do efeito ambiental sob a perspectiva dos critérios de meio ambiente, social e governança (ESG); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
RECUPERAÇÃO DE TITÂNIO E ALUMÍNIO A PARTIR DO DESCARTE LÍQUIDO DE TINTAS INDUSTRIAIS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
APLICAÇÕES DE BOMBAS PNEUMÁTICAS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
F; B; Cardoso,C; L; ; Archanjo,K; Zakaluk,V; H; ; DESPOLIMERIZAÇÃO DO POLITEREFTALATO DE ETILENO - PET; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
S; ; Hayashida,P; P; ; Serrano, R; S; B; ; SUBSTITUIÇÃO DA TINTA BASE SOLVENTE POR TINTA BASE ÁGUA NAS AUTOPEÇAS DOS VEÍCULOS: EFICIÊNCIA E DIFICULDADES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
M; ; Lima,M; C; ; Amaral, V; M; ; ESTUDO DE POLI ÁLCOOL VINÍLICO NANOADITIVADO COM ÓXIDO DE ZINCO PARA APLICAÇÃO EM EMBALAGENS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
O; ; Leticia Gois Russo, L; G; ; Silva,N; L; ; VERNIZ BASE AQUOSA PARA MOTORES AUTOMOTIVOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
P; F; ; Rodrigues, A; S; ; ESTABILIDADE DAS CORES DE TINTAS AUTOMOTIVAS APÓS A EXPOSIÇÃO AO INTEMPERISMO NATURAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Poliestireno expandido com hidróxido de magnésio para tratamento antichama; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Capacidade de adsorção do carvão mineral na remoçãode fenol em solução aquosa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
dos Santos Bueno, Julia A; Soares; ; ; ; VERNIZES DESTINADOS À INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
S, Edson F; S; Flavia T; F; ,Kelly C; S; A; , Luany P; G; ; SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS COM A IMPLANTAÇÃO DA REVOLUÇÃO 4; 0; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
S; Albuquerque,M; F; S; Andrade, T; S; ; DESCARTE CORRETO DE INSUMOS DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS NA PRODUÇÃO DE BATONS, ESMALTES E PROTETORES SOLARES BEM COMO O PÓS CONSUMO DESSES PRODUTOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
A; ;Fernandes,I; H; ;Cruz,J; C; ;Carli; ; ; ; A CONSEQUÊNCIA DO USO DE AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO DE ALFACE EM COMPARAÇÃO COM O CULTIVO ORGÂNICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUA INTERFACE NA INDÚSTRIA QUÍMICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da viabilidade de utilização do condicionamento magnético como tecnologia limpa para a alteração das propriedades fisico-químicas do chorume; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Brinquedoteca hospitalar: a importância do brincar no período de internação hospitalar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Adesivos de poliuretano e silano modificado para a área automotiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
; Condicionamento magnético de água de reúso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
; Gestão e Gerenciamento de resíduo sólido e instiruição de ensino; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Fernandes, Juliana M; Correia, Juliana D; Araújo,; Estudo da viabilidade da aplicação de condicionadores magnéticos para a redução do consumo de água na produção de hortaliças; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Barreiro, Rodrigo S; Teixeira; Viabilidade de técnicas aplicadas em telhas para resfriamento interno e economia de energia elétrica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Moura, Marina C; Scheneider, Daniele S; Oliveira; Viabilidade econômica e ambiental da implantação de sistemas de captação de águas pluviais em residências unifamiliares no município de Santo André - São Paulo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
S; Pereira, Jenifer M; M; Costa, Leda F; Costa; Contaminação por fármacos na água de abastecimento público; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
A; F; ; Freitas, I; L; ; Cobo, J; H; ; Arakaki, P; J; ; Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Química para o ensino médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Gerenciamento de resíduos em laboratório químico de ensino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Incorporação do HPMC em pão de forma livre de glúten; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da podução de plásticos commodities, possíveis formas de reciclagem e seus panoramas no brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Marques, Edinis W; O; Junior; Estudo comparativo sobre a aplicação de monoetilenoglicol e propilenoglicol em sistemas de refrigeração; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Marfinati, Vivian G; Dias; Estudo comparativo entre misturadores tipo Cowles e sigma e a interferência processual que desempenham na característica de aderência do plastisol; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Redução do teor de fosfato no detergente em pó; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Contaminação causada por vazamentos de combustíveis em postos de serviços:Riscos e técnicas de remediação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
C; S; Silva, Thamires A; S; Santos; Higroscopia em selantes automotivos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da utilização de garrafas PET na composição de resinas alquídicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo Comparativo entre processos de desidratação alcóolica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da produção de prótese com inserção de óleo de mamona em sua formulação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo comparativo da utilização de alisantes com base em tioglicolato de amônio e hidróxido de guanidina e seus efeitos na desestruturação da fibra capilar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo dos efeitos químicos dos antidepressivos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da variação da lubricidade de misturas diesel de petróleo com pequenas quantidades de biodiesel; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo comparativo entre as emissões de gases resultantes da utilização de gasolina e etanol, como combustível em automóveis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da relação entre a formação da espuma com a estrutura de tensoativo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Vieira; Estudo da importância do tratamento de efluentes e águas em indústrias automobilísticas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da utilização do difluoretano, DFE, na transformação do vidro a base de calcário e barrilha, tipo III, em vidro a base de sílica, sódio e cálcio, tipo II; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo da utilização da água de reúso em equipamentos industriais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Estudo de técnicas para a redução de monômeros residuais em tintas a base de água com a finaliade de redução de odor; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Reúso de águas Industriais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências) - Faculdade de São Bernardo do Campo; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Avaliação da integridade estrutural de chapas metálicas de alumínio AA1100, soldadas por eletrodo de alumínio e adesivadas com eposi após exposição a ambientes corrosivos; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de materiais) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Edith Marie Malateaux de Souza;
Produções bibliográficas
-
DA COSTA, WANDERLEY ; SOUZA, EDITH MM ; GA SILVA, LEONARDO ; WIEBECK, HELIO . Behavior of Adhesion Forces of the Aqueous-Based Polyurethane Adhesive Magnetically Conditioned. Modern Chemistry & Applications , v. 04, p. 190, 2016.
-
SOUZA, EDITH M. M. ; DA COSTA, WANDERLEY ; SILVA, LEONARDO G. A. ; WIEBECK, HÉLIO . Behavior of adhesion forces of the aqueous-based polychloroprene adhesive magnetically conditioned. Journal of Adhesion Science and Technology (Print) , v. 30, p. 1689-1699, 2016.
-
SOUZA, E. M. M. ; Costa. W ; ESPER, F. J. ; WIEBECK, H. . Propriedade de adesão do mastic butílico em função do carbonato de cálcio e do agalmatolito. In: 59º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2015, Barra dos Coqueiros. 59º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2015.
-
SOUZA, E. M. M. ; Costa. W ; WIEBECK, H. ; MARTINELLI, J. R. . Propriedade de adesão da silicona em função da sílica ativa. In: XIV Latin American Symposium on Polymers, 2014, Porto de Galinhas. XIV Latin American Symposium on Polymers, 2014.
-
SOUZA, E. M. M. ; SOUZA JUNIOR, A. E. ; BRITO, F. ; RODRIGUES, R. ; BRUNO, W. ; SOARES, L. M. ; ALMEIDA, L. L. O. ; MOREIRA, G. ; SOUZA, A. B. . Sistema de captação de água e reutilização sustentável. In: SAPEX, 2022, Santo André. ANAIS DO XV SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO ? SAPEX 2022, 2022.
-
SOUZA, E. M. M. ; OLIVEIRA, F. ; VAILLANT, G. P. ; SOUZA, O. V. M. ; FROES, M. A. ; JESSICA, E. ; SILVA, G. C. ; OLIVEIRA, M. G. . Sistema de captação de resíduos para a prevenção de enchentes. In: SAPEX, 2022, Santo André. ANAIS DO XV SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO ? SAPEX 2022, 2022.
-
SOUZA, E. M. M. ; MARINUCCI, M. B. ; FERNANDES FILHO, G. ; MARTIN, G. L. D. ; PEREIRA, G. N. ; FONSECA, P. ; COSTA, G. ; LIMA, J. V. . Espaço aberto para eventos. In: SAPEX, 2022, Santo André. ANAIS DO XV SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO ? SAPEX 2022.
-
SOUZA, E. M. M. ; OLIVEIRA, F. T. ; GOMES, F. D. E. ; LOPES, L. A. ; SARAM, M. T. ; FERNANDES, P. H. P. ; VIEIRA, P. R. J. ; LOUREIRO, S. M. ; ELIAS, R. . Captação de energia solar para a Fundação Santo André. In: SAPEX, 2022, Santo André. ANAIS DO XV SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO ? SAPEX 2022, 2022.
-
SOUZA, E. M. M. ; JESUS, M. B. ; OLIVEIRA, D. ; VALESKA, I. ; NATHAN, L. ; BORGES, I. ; BETORET, S. ; PINHEIRO, R. ; GUTIERREZ, C. . Ecopiso para mobiliário urbano. In: SAPEX, 2022, Santo André. ANAIS DO XV SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO ? SAPEX 2022, 2022.
-
SOUZA, E. M. M. ; CINTRA, C. H. P. ; VEIGA, S. T. S. ; ROSSI, C. ; CASTILHO, G. C. M. ; ANDRELINO, L. T. ; FAVA, D. J. . Utilização de dínamo em automóveis coletivos. In: SAPEX, 2022, Santo André. ANAIS DO XV SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO ? SAPEX 2022, 2022.
-
SOUZA, EDITH MM . Mulheres na indústria da Borracha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. M. M. . Neurociência e aprendizagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. M. M. . Ciência de adesão, aplicações e inovação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, E. M. M. . Ciência e Tecnologia da Adesão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. M. M. ; DA COSTA, WANDERLEY ; ESPER, F. J. ; WIEBECK, HELIO . Propriedade de adesão do mastic butílico em função do crbonato de álcio e do agalmatolito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, E. M. M. ; Costa. W ; WIEBECK, H. ; MARTINELLI, J. R. . Propriedade de adesão da silicona em função da sílica ativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SOUZA, E. M. M. . Educação na contemporaneidade: Aspectos sócio-políticos, motivacionais e trabalho.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, E. M. M. . Gestão de resíduos sólidos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. M. M. . Tratamento de resíduos sólidos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Gameficação no Ensino de Química, Descrição: Desenvolvimento de jogos didáticos para o Ensino de Química. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Edith Marie Malateaux de Souza - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de São Bernardo do Campo, Faculdade de São Bernardo do Campo. , Rua Américo Brasiliense, 449, centro, 09715020 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 43353277, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Centro Universitário Fundação Santo AndréVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador adjunto, Carga horária: 10
2013 - Atual
Centro Universitário Fundação Santo AndréVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: RTI, Carga horária: 20
1988 - Atual
Faculdade de São Bernardo do CampoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2006 - 2012
Colégio Regina MundiVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 34
1996 - 2006
Colégio ArbosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica e professora, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edith Marie Malateaux de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?