Monica Benfica Marinho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, Comunicação, Metodologia da Pesquisa Científica, Sociologia do Esporte. Atua principalmente nos seguintes temas: identidade, corpo, mídia, Esporte

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2002 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: A carreira da prostitua militante: um estudo dos papel das práticas institucionais na construção da identidade da prostituta militante da Associação das Prostitutas da Bahia
Miriam Cristina Marcílio Rabelo. Palavras-chave: Identidade; Mídia; Prostituição.

Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

1995 - 1999

Universidade Federal da Bahia
Título: Da ameaçã à sedução: estudo sobre as campanhas de prevenção da Aids veiculadas pela televisão,Ano de Obtenção: 2000
Paulo Cesar Alves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Camisinha; Campanhas; Aids; Prevenção.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Ciências Sociais

1981 - 1987

Universidade Federal de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Documentário e Educação. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARINHO . IV Semana de comunicação - Comunicação e Educação: caminhos para a cidadania. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI CONGRESSO LATINO/ AMERICANO DE ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DO ESPORTE. PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E A CONDIÇÃO DE SUPERAR-SE: UM ESTUDO SOBRE GRUPO DE CORRIDA DE RUA. 2018. (Congresso).

18 CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS DE CORRIDA DE RUA DA CIDADE DE ALAGOINHAS E A CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADE. 2017. (Congresso).

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. 2013. (Congresso).

II FORUM DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA.CONTEÚDO DE PROGRMÁTICO DOS COMPONENTES. 2012. (Outra).

12 Semináiro de Educação Física da UNEB.Coordenação de apresentação de poster. 2011. (Seminário).

I forum docente do curso de Educação Física.oral. 2011. (Outra).

VI Seminario de Pesquisa e Pós- Graduação.MULHERES DO BEIJU: IDENTIDADE, OCUPAÇÃO E MEMÓRIA. 2011. (Seminário).

VI Seminario de Pesquisa e Pós- Graduação.AVALIAÇÃO DE TRABALHOS. 2011. (Seminário).

11 Seminario de Educação Física da UNEB e 11 Jornada pedagógica do CBCE-BA.Grerenciamento de paineis. 2010. (Seminário).

Forum nacional de Crítica Cultural 2.Saberes e afazeres na conformação da identidade : o caso das prostituas militantes da Bahia. 2010. (Outra).

TRABALHO E GÊNERO: Associativismo, profisssões e políticas públicas. 2010. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congreso Internacional de Ciências do Esporte. Uma pedagogia do corpo na TV: O programa BemStar. 2009. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Ciênicas do Esporte/IIICongresso Internacional de Ciências do Esporte. UMa pedagogia do corpo no TV: o programa BemStar. 2009. (Congresso).

IX Congresso de ciênicas da comunicação na região nordeste: mercado, região e comunicação digital. Uma carreira para a cidadania: abordagem sobre as práticas de comunicação da Associação das Prostitutas da Bahia. 2007. (Congresso).

IV Semana de comunicação - Comunicação e educação: caminhos para cidadania.Cultura da beleza: considerações sobre o papel da mídia na instituição de práticas transformadoras da aparência. 2006. (Outra).

INTERCOM Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Práticas de prostituição e práticas de comunicação: considerações sobre os materiais informativos produzidos pela Associação das prostitutas da Bahia. 2004. (Congresso).

Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Da ameaça à sedução: um estudo sobre as campanhas de prevenção da Aids veiculadas pela televisão. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Reniely Santos Menezes

MARINHO; TIGRE, D.. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM FOCO: PRÁTICAS DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lucas Felipe Santos

MARINHO; TIGRE, D.. MIIDIA IMPRESSA NA COBERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA FILHO

MARINHO; TIGRE, D.. O FUTEBOL COMO AGENTE SOCIALIZADOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: JULIANA CORREIA DOS SANTOS

MARINHO. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DAS INTERVENÇÕES DO PIBID/UNEB: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia campus II.

Aluno: Ramon Sena de Jesus

ROCHA. Luiz Carlos;MARINHO; MENEZES. ubiratan A.. Tae-Kwon-DO como prática na formação sócio-educativa de crianças da comunidade Riacho do Mel em Alagoinhas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Daise Sales de Oliveira

MARINHO; MENEZES. ubiratan A.; ROCHA. Luiz Carlos. Estudos sobre a concepção de esporte do Programa de Criança Petrobrás no município de Entre-Rios- BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luisa Aquino Santos

Ricardo Oliveira de Freitas; FRAGA, P. C. P.;MARINHO. Estudo da interface entre ciberativismo e mídia radical alternativa nos movimentos de militância virtual "Anti-Drogas e "Psicotropicus". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Viviane Santos Oliveira

FIGUEIREDO, A. M. L.; Ricardo Oliveira de Freitas;MARINHO. Eu: primeira pessoa do singular?Jogo de espelhos na construção de identidades nas redes de sociabilidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Joseane Bispo dos Santos

Ricardo Oliveira de Freitas;MARINHO; Rodrigo Bonfim Oliveira. O papel da mídia na estigmatização da bahianidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Aline Pio Mororó

ARGOLLO, R. V. A. S.;MARINHO. O sítio do pica -pau amarelo e a experiência do mito na telelvisão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Antônio Marcus Lima Figueiredo

GUIMARAES, E. L.;MARINHO. Comunicação e terceiro setor: O IESB habilitando espaços públicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Amanda Pedreira Sertório de Souza

MARINHO; LACHEST, J.. Mediações, mídia televisiva e reflexos na vida do jovem universitário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Alana Dos Santos Souza

MARINHO; FREITAS, A. P.; SACRAMENTO, S.. Rádio lugar de participação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

MARINHO; SANTOS, A.; OLIVEIRA, J. D. B.. Promoção de carreria de professor assitente para Adjunto do prof Luiz Rocha. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

M. B.; AZEVEDO, U. M.; TIGRE, D.. Seleção para professor substitituto para o curso de Educação Física. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

MARINHO. PROJETO DE EXTENSÃO Bate-papo pedagógico: o uso da maconha e aprendizagem. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

MARINHO. PEDIDO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTIÍFICA- AFINAL, QUAL O VALOR EDUCATIVO OU FORMATIVO DE UM CONTEÚDO COMO AS. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

GONCALVES, M. L. P.; FERREIRA, P. Elida;MARINHO. Banca de progressão de carreira. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

M. B.. PEDIDO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTIFICA Texto televisivo e conhecimento cotidiano na ambiência educação física infantil?. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elaine Figueira Norberto Silva

SILVA, E. F. N.. Da Ameaça à Sedução: um Estudo sobre as Campanhas de Prevenção da AIDS. 1998. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Ligia Rangel Santos

RANGEL-S, Maria Ligia. . Práticas de Prostituição e Práticas de Comunicação: proposta de estudo sobre os materiais impressos informativos produzidos pela Associação das Prostitutas da Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Doutorado Em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Maria Ligia Rangel Santos

RABELO, M. C. M.;RANGEL-S, Maria Ligia; SCHWADE,E.; Natansohn, L.G.; HITA, M. G.. A carreira da prostituta militante. Um estudo sobre o papel das práticas institucionais da identidade da prostituta militante da Associação de Prostitutas da Bahia. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Carmen Fontes de Souza Teixeira

TEIXEIRA, C. F.; MARINHO, M. B.. Da ameaça à sedução: um estudo das campanhas de prevenção de AIDS veiculadas pela televisão. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Gabriela Hita

HITA, M. G.; NATHASHON, L. G.; SHCWADE, E.; SANTOS, M. L. R.; RABELO, Miriam Cristina. A carreira de Prostituta Militante. Um estudo sobre o papel das práticas institucionals na construção da identidade da prostituta militante da Associação das Prostitutas da Bahia". 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em C. Sociais) - Universidade Federal da Bahia/Ba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thiago Reis

Estudo sobre os processo de interação entre um grupo de crianças de uma escolinha de futsal; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia campus II; (Orientador);

HENRIQUE LUCIANO DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO DE EVENTOS DE CORRIDA DE RUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FISICA) - Universidade do Estado da Bahia campus II; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Ednaldo Dias Virginio

PERCEPÇÃO SOBRE SAÚDE E ESPORTE ENTRE OS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE ALAGOINHAS - BA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FISICA) - Universidade do Estado da Bahia campus II; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Alana Souza

Participar é preciso: práticas de comunicação radiofônica para envelhecentes; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Lucicleide Maria de Azevedo Maricleide dos santos Muniz Reis

Análise do processo de interação das famílias da creche casulo arisotn josé de almeida e a equipe pedagógica e administrativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PLATAFORMA FREIRE (PEDAGOGIA)) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Ana Claudia dos Reis Cruz Leonor Ferreira de Oliveira Costa

Diagnóstico da prática de bullying entre alunos do quinto ano do ensino fundamental da escola municipal Dom Pedro Segundo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PLATAFORMA FREIRE (PEDAGOGIA)) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

ZORILDO BATISTA DE FIGUEIREDO

REGISTRO HISTORIOGRÁFICO DA CAPOEIRA HUMBERREGIONAL DA CIDADE DA ALAGOINHAS-BA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Viviane da Silva dos Santos

Mestres de capoeira de Alagoinhas: narrativas e Histórias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Laís Borges de Araújo

AS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS DO GRUPO DE DANÇA MINISTÉRIO DE DANÇA AVIVAMENTO E A CONFORMAÇÃO DE IDENTIDADES PESSOAIS E COLETIVAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Izandra Pereira da Silva

O CORPO MODELADO: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE CORPORAL FEMININA ENTRE AS MULHERES FREQUENTADORAS DA ACADEMIA MUNICIPAL DE POJUCA - BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Izandra Pereria da Silva

Estudo sobre a identidade corporal entre mulheres praticantes de musculação da Academia Municipal de Pojuca-BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia campus II; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Denise de Souza Dantas

A significação da morte voluntária no Japão: um estudo sobre o papel da mídia no suicídio contemporâneo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Adriana Xavier Brandão

A família sob o olhar da mídia: um estudo de representações na novela "Páginas da Vida"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Verônica Bastos Nascimento

Análise da construção e representação de relacionamentos amorosos no programa "O melhor do Brasil" exibido pela Rede Record de Televisão"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Caroline Amaral Machado

O onírico e o trágico na esfera midiática: uma análise da minissérie "Hoje é dia de Maria"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Deise Maron Nascimento Duarte

Um estudo sobre a signficação marginal da identidade árabe e sua representação na série 24 horas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Anally Sales Ferreira

"Barbie proibida": A representação da identidade em uma tribo narcisa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Débora Barreto Barbosa

O papel do rádio na construção da sociabilidade da banda O quadro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Adana Matos Costa

O Estado tem poder? Um estudo das notícias sobre crime organizado veiculadas pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Conceição castro Lessa de Moraes

A identidade de gênero representada nos programas "Os normais" e "A grande família" veiculados pela Rede Globo de Televisão; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Karen Vieira Ramos

EPIAK TUPINAMBÁ: produção videográfica como suporte de auto-expressão da identidade cultural de uma comunidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Monica Benfica Marinho;

ALISON CRISTIAN SANTOS

Registro historiográfico do processo de circulação dos produtos na feira da cidade de Alagoinhas-BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia campus II; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Alisson Cristian Santos

Registro historiográfico do processo de circulação dos produtos na feira da cidade de Alagoinhas-BA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia campus II, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Monica Benfica Marinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo César Borges Alves

Da ameaça à sedução; Um estudo sobre as campanhas de prevenção da AIDS veiculadas pela televisão; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Paulo César Borges Alves;

Miriam Cristina Marcilio Rabelo

A Carreira da Prostituta Militante: um estudo sobre o papel das práticas institucionais na construção da identidade da prostituta militante da Associação das Prostitutas da Bahia; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Miriam Cristina Marcilio Rabelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARINHO ; ROCHA. Luiz Carlos . A FEIRA DA CIDADE DE ALAGOINHAS - BAHIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LAZE. Revista Metáfora Educacional , v. 19, p. 119-137, 2015.

  • M. B. . A carreira da prostituta militante: um estudo sobre o papel das práticas institucionais na construção da identidade da prostituta. Revista FAEEBA , v. 18, p. 09-247, 2009.

  • M. B. . O Demônio nos "paraídos artificiais": considerações sobre as políticas de comunicação para a saúde relacionadas ao consumo de drogas. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , v. 09, p. 343-356, 2005.

  • MARINHO . Do funcional ao lúdico: a camisinha nas campanha de prevenção. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , Fundação UNI, v. 4, n.6, p. 97-107, 2000.

  • MARINHO . Da ameaça à sedução: as campanhas governamentais de prevenação da Aids. Circunavegação: temas em comunicação contemporânea, Universidade Federal da Bahia, 1997.

  • MARINHO ; GUERRA, Josenildo (Org.) . Circunavegação: temas em comunicação contemporânea. 1. ed. Salvador: FACOM, 1997. v. 1. 251p .

  • BENFICA, M. ; GALO , Silvio ; MARINHO . SABERES E AFAZERES NA CONFORÇÃO DA IDNETIDADE: O CASO DAS PROSTTUTAS MILITANTES DA ASSOCIAÇÃO DAS PROSTITUTAS DA BAHIA. In: COSME BATISTA DOS SANTOS; PAULO CÉSAR GARCIA; ROBERTO SEIDEL. (Org.). CRITICA CULTURAL E EDUCAÇÃO BÁSICA. SÃO PAULO: CULTURA ACADÊMICA, 2011, v. , p. -.

  • M. B. . A construção e a comunicação de uma identidade coletiva: anotações de uma etnografia da Associação das Prostitutas da Bahia. In: Ricardo O. Fretias. (Org.). Mídia alternativa: estratégias e desafios para a comunicação hegemônica. 1ed.Ilhéus: EDITUS, 2009, v. 1, p. 25-301.

  • MARINHO . CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS DE CORRIDA DE RUA DA CIDADE DE ALAGOINHAS E A CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADE. In: 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2017, BRASILIA. ANAIS, 2017.

  • MARINHO . Saberes e afazeres na conformação da identidade : o caso das prostitutas militantes da Associação das Prostitutas da Bahia. In: FORUM NACIONAL DE CRÍTICA CULTURAL, 2010, ALAGOINHAS-BA. Caderno de resumos e programação, 2010. v. 2.

  • M. B. . Uma pedagogia do corpo na Tv: o programa Bem Star. In: XVI CONBRACE e III CONICE, 2009, SALVADOR. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009.

  • MARINHO . A carreira da prostituta militante: delineando a construção de uma identidade coletiva. In: 13 Encontro de Ciênicas Sociais Norte e Nordeste, 2007, Maceio. 13 CISO, 2007.

  • MARINHO . Uma carreira para a cidadania: abordagem sobre as práticas de comunicação da Associação das Prostitutas da Bahia. In: IX Congresso de ciênicas da comunicação na região nordeste: mercado, região e comunicação digital, 2007, Salvador. Intercom Nordeste, 2007.

  • MARINHO . Práticas de Comunicação para sáude e cidadania: considerações sobre o significado dos materiais informativos produzidos pela Associação das Prostitutas da Bahia. In: XXI Congressp Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. XXVII Congresso Brasileiro de Ciênicas da Comunicação, 2004.

  • MARINHO . Da ameaça à sedução: um estudo sobre as campanhas de prevenção da Aids veiculadas pela televisão. In: Seminário de Pesquisa e pós-graduação, 2003, Ilhéus. 7° Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação- pesquisa Básica e Aplicada: divergências e Articulações, 2003.

  • MARINHO . PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E A CONDIÇÃO DE SUPERAR-SE: UM ESTUDO SOBRE GRUPO DE CORRIDA DE RUA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO . CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS DE CORRIDA DE RUA DA CIDADE DE ALAGOINHAS E A CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO ; CHAGAS, Alison Cristian ; MATOS. Monalisa. P. . Mulheres do beiju: estudo sobre identidade, ocupação e memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARINHO . Os selfies e o corpo tombamento: reflexões a partir de uma auto-imagem sonora. 2018.

MARINHO . CAMPANHAS DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS: ESTRATÉGIAS E MDIATIZAÇÃO. 2011.

MARINHO . RELATÓRIO TÉCNICO FINAL PROFORTE EDITAL 020/2011. 2014. (Relatório de pesquisa).

MARINHO . Estudo da relação ocupação e formação de identidade entre mulheres feirantes da cidade de Alagoinhas-Ba. 2014. (Relatório de pesquisa).

MARINHO ; OLIVEIRA, Hosana Larissa G. . RELATÓRIO TÉCNICO FINAL DE PROJETO PROFORTE ? EDITAL 035/2009. 2009. (Relatório de pesquisa).

MARINHO . Oficina de Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

M. B. . Mídia e Globalização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

M. B. . Camisinha: a poderosa. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Inforamtivo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Estudo sobre a relação entre prática de corrida de rua e conformação de identidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2014

    AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E O LAZER NA FEIRA DA CIDADE DE ALAGOINHAS-BA: Diagnóstico e proposições, Descrição: A proposta de investigação trata das condições ambientais e do lazer na feira da cidade de Alagoinhas-BA. O seu objetivo é acolher as condições ambientais e de lazer da feira, a serem diagnosticadas, como referência para diretrizes orientadoras de ações conjuntas para o seu fortalecimento. Evidencia a feira da cidade como um importante espaço econômico, histórico, e um rico espaço cultural que enreda toda uma relação de mercado ali localizada. Destaca as precárias condições ambientais e sua ocupação caracterizada enquanto espaço de lazer. Parte do pressuposto de que práticas associadas à educação ambiental e lazer podem conformar o espaço com maior poder de vinculação de diferentes atores sociais. Na abordagem metodológica propõe um relato etnográfico da feira, além de uma pesquisa documental. Sugere também uma pesquisa amostral com feirantes, e entrevistas semi-estruturadas com gestores responsáveis pela organização da feira, e membros da associação de feirantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Monica Benfica Marinho - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Estudo da relação ocupação e formação de identidade entre mulheres feirantes da cidade de Alagoinhas-BA, Descrição: O projeto está vinculado ao Departamento de Educação da universidade do Estado da Bahia (ENEB) Campus II ? Alagoinhas, e tem como objeto a relação entre ocupação e formação de identidade entre mulheres feirantes da cidade de Alagoinhas-Ba. Nesse sentido, o seu objetivo é pesquisar como se configura essa identidade ocupacional. Evidencia a feira da cidade como um importante espaço econômico, e um rico espaço cultural que enreda toda uma relação de mercado ali localizada. Destaca a relação entre gênero e ocupação, identificando a presença marcante da mulher nesse comércio. Essa relação está objetivada em uma identidade ocupacional, que é denominada ?a feirante?. Parte do pressuposto de que uma reorganização pessoal ocorre com base nos saberes e práticas de uma ocupação, além de seus processos típicos de interação. Sugere uma breve discussão do conceito de identidade, já que se trata da noção central desta proposta de investigação. Na abordagem metodológica propõe dois momentos: o primeiro refere-se à descrição da feira com base em um relato etnográfico, além de uma pesquisa documental. Em um segundo momento sugere um recorte delimitando como universo de investigação grupos de mulheres feirantes, sobre o qual planeja realizar uma investigação mais aprofundada, com base no método Estudo de Caso Observacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Monica Benfica Marinho - Coordenador / Alisson Cristian Santos Chagas - Integrante / Monalisa Pereira Matos - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Estudo sobre o papel das práticas corporais relacionadas à saúde e à beleza veiculadas pela televisão na construção da significação do corpo., Descrição: Esta proposta de investigação tem como objeto O papel das práticas corporais relacionadas à saúde e à beleza veiculadas pelo programa Bem Star do canal GNT de televisão na construção da significação do corpo. Evidenciamos que as práticas corporais que conformam o corpo no século XXI representam um fenômeno que não pode ser compreendido fora de um campo histórico e social. E que a televisão, enquanto meio de comunicação de massa, é um terreno de objetivação que expressa e renova um sentido social dominante. Delimitamos como universo de pesquisa o programa Bem Star, veiculado pelo Canal GNT de Televisão, pois consideramos que esse programa, pelas características de seu formato e conteúdo, constitui-se em verdadeiro manual eletrônico de conduta corporal; portanto, em espaço privilegiado para se observar os regime corporal relacionado ao bem-estar, ali explorado. O objetivo do estudo é compreender como a pedagogia das práticas corporais relacionadas à saúde e à beleza, que constituem o regime do bem-estar, veiculada pelo programa, participa da construção da significação do corpo. Para tanto elege-se como método de investigação a Análise de Conteúdo, que deverá ser aplicada ao programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2004 - 2006

    Comunicação para a saúde: um estudo dos discursos sobre o contágio e prevenção do vírus HIV das campanhas e grupos de prostitutas de Ilhéus, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Monica Benfica Marinho - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia. , Rodovia Alagoinhas/Salvador BR 110 KM 03, Campus II, 40000-000 - Alagoinhas, BA - Brasil - Caixa-postal: 59, Telefone: (75) 4221139

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Depatamento de Educação -campus II, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão de Estágio Probatório.

  • 08/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Midia, Esporte e Lazer, Elaboração de Projeto de Pesquisa, Fundamentos sócio-antropológicos, Metodologia do Trabalho Científico II

  • 07/2011 - 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Depatamento de Educação -campus II, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, MEMBRO DA BANCA DE PROMOÇÃO DE CARREIRA.

  • 06/2013 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE CARREIRA.

  • 08/2012 - 03/2013

    Ensino, PEDAGOGIA- PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA

  • 03/2011 - 03/2013

    Ensino, LETRAS PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA

  • 03/2011 - 03/2013

    Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA

  • 04/2012 - 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE CRREIRA.

  • 08/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão de criação do regimento de ACC do curso de Educação física.

  • 05/2011 - 05/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação de ACC.

  • 01/2011 - 04/2011

    Ensino, PLATAFORMA FREIRE (LETRAS), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA

  • 03/2011 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comisssão para a criação do cruso de Ciências Sociais da UNEB-CampusII.

  • 09/2010 - 11/2010

    Ensino, PLATAFORMA FREIRE (EDUAÇÃO FÍSICA), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA

  • 10/2010 - 10/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Depatamento de Educação -campus II, Depatamento de Educação -campus II.,Atividade realizada, Eaboração de parecer do trabalho intitulado Afinal, qual o valor educativo ou formativo de um conteúdo como ?revoluções inglesas do século XVII? para os estudantes da educação básica? de autoria de Eliane Brito para concessão de incentivo funcional p.

  • 09/2010 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação de pedido de mudança de regime de trabalho de 20 horas para 40 horas da professora Viviane Rocha Miranda.

  • 06/2010 - 08/2010

    Ensino, PLATAFORMA FREIRE (LETRAS), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA

  • 08/2009 - 07/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Depatamento de Educação -campus II, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 05/2010

    Ensino, PLATAFORMA FREIRE (HISTÓRIA), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 04/2010 - 04/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão cientifica do 11 Seminário de Educação Física da UNEB e 11 Jornada Pedagógica do CBCE.

  • 12/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Depatamento de Educação -campus II, Depatamento de Educação -campus II.,Atividade realizada, Elaboração do parecer para institucionalização do proejto de extensão Papo pedagógico: o uso da maconha e aprendizagem, de autoria da professora e pesquisadora Valdeci dos Santos.

  • 12/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Depatamento de Educação -campus II, Depatamento de Educação -campus II.,Atividade realizada, Elaboração de parecer do trabalho " Texto televisivo e conhecimento cotidiano na ambiência educação física infantil", de autoria de Martha Benevides da Costa para concessão do Incentivo Funcional por produção Científica.

  • 10/2009 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação do pedido de mudança de regime de trabalho de 40h para Dedicação Exclusiva do prof Luiz Carlos Rocha.

  • 08/2009 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Depatamento de Educação -campus II, .,Cargo ou função, Membro da comissão para a criação do regimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Educação Física.

  • 10/2007 - 07/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Historia e Televisão, Metodologia do trabalho Científico, Sociologia

2003 - 2007

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2003 - 07/2007

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Sociedade Contemporãnea, Estudos de Recepção, Oficina de Elaboração de Projetos em Comunicação, Teoria e Método de Pesquisa aplicada a comunicação, Teorias da Comunicação

2001 - 2002

Sociedade Mantenedora de Educção Superior da Bahia

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2001 - 12/2002

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Método da Pesquisa em Comunicação, Fundamentos de Sociologia

2002 - 2003

Sociedade Tecnopolitanta da Bahia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2002 - 02/2003

    Ensino, Comunicação Social com habilitação em jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas de Comunicação

2000 - 2002

Unidade Baiana de Ensino e Extensão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2000 - 02/2002

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira , Sociologia da Comunicação

2000 - 2001

Unidade de Ensino de Ciências da Sociedade S/C LTDA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2000 - 03/2001

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 03/2000 - 03/2001

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Comunicação

1995 - 1997

Grupo de Prevenção à Aids da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de projeto, Carga horária: 40

1997 - 1999

Centro Bahiano Anti-Aids

Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1997 - 08/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Baiano Anti-Aids, .,Cargo ou função, Assessoria no projeto de Educação para Prevenção das Doenças sexualmente Transmissíveis e Aids entre mulheres prostitutas de Salvador/BA.

1998 - 2000

Projeto Lumiar

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Cooperado, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/1998 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Projeto LUMIAR, .,Cargo ou função, Pesquisa.