Leyla Gomes Sancho

Graduada em Medicina no ano de 1977, possui mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Médica sanitarista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e médica sanitarista da Secretaria Municipal de Saude de Belo Horizonte. Atualmente professora adjunta da área de Política e Planejamento em Saúde do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Economia da Saude, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação econômica em saúde e sistema gerencial de custos; bem como tem experiência em planejamento em saúde e informação em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2001 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação Econômica em Saúde: Fundamentação Teórica, Abordagens e Possibiliades à luz das Terapias Renais Substitutivas
Sulamis Dain. Palavras-chave: avaliação em saúde; teoria e prática; avaliação econômica em saúde; terapias renais substitutivas; análise de custo-efetividade/utilidade.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Saúde Coletiva

1998 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Economia da Saúde e Avaliação Economica: uma contribuição metodológica as análises de custo-efetividade,Ano de Obtenção: 2001
Celia Regina Pierantoni.Palavras-chave: custo; avaliação economica; custo-efetividade.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Planejamento. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Graduação em medicina

1972 - 1977

fundação técnico educacional souza marques

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2009

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Economia Em Saude.

2006 - 2007

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1995 - 1995

Implantação de Apuração e Análise Custos U.Saúde. (Carga horária: 80h). , Fundação Nacional de Saúde - Presidência, FUNASA, Brasil.

1987 - 1987

Programação e Gerenciamento de Sistemas de Saúde. (Carga horária: 440h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Economia Em Saude.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Planejamento Em Saude.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Sancho, L.G . III Semana de Saúde Coletiva da UFRJ. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Congresso Mineiro de Pediatria. Cuidados Hospitalares. 1996. (Congresso).

Curso preparatório para o concurso público da PBH.Reforma Sanitária: princípios e estratégias, SUS, municipalização da saúde, Pro-Saúde. 1990. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Priscila Gomes de Mello

Gondim, GMM; CUNHA, E. M.;Sancho, L.G; REIS, A. C. G. V.. Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade na Baixada Fluminense- RJ: Análise do Projeto Cardiorredes. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós -Graduação em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Ana Carolina Carolina Machado Russo de Moura

Vianna, CMM; MOSEGUI, G.; CORDEIRO, B. C.;Sancho, L.G. Análise de Custos e Custo-Efetividade da Expansão da Cobertura do Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Henry Sznedjer

BAHIA, L.;Sancho, L.G; Denizar Vianna Araújo. Avaliação de suficiência de rede assistencial para atenção primária no mercado privado de saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Pamella da Silva Sampaio

LAGO, R. F.;Sancho, L.G; MATOS, G. C.. Implementação da nova regulamentação para prescrição e dispensação de antimicrobianos: possibilidades e desafios. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Marcia Gomes Ribeiro

Sancho, L.G; LAGO, R. F.; SILIANKY, M. F. A.. Gastos na internação em serviços de terapia intensiva por idosos em uma sguradora de saúde da Região Sudeste do Brasil:. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: RICARDO FERNADES

Sancho, L.G; Vianna, CMM; MOSEGUI, G.. CUSTO-EFETIVIDADE DO USO DO PALIVIZUMABE NA PREVENÇÃO DE INTERNAÇÕES POR DOENÇA RESPIRATÓRIA GRAVE EM CRIANÇAS DE ALTO RISCO INFECTADAS PELO VIRUS SINCICIAL NA PERSPECTIVA DO SUS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Lídia Zimbardi

Sancho, L.GDain, Sulamis; Kornis, G; PARADA, R.. Gestão dos Fundos Municipais de Saúde da Região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro; autonomia ou dependência?. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação) - Instituto de Medicina Social/ UERJ.

Aluno: Maycon Rogerio Grigio

Sancho, L.G; Kornis, G; CAETANO, R.;Dain, Sulamis; VIANNA, M. L. T. W.. Segurança e saúde no trabalho: um estudo da política pública intersetorial desde 1997. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/ UERJ.

Aluno: DANIELA SAVI GEREMIA

Lima, LD; Rodrigues, PH; Dain, S;Sancho, L.G; MATTOS, R. A.. Federalismo e Gestão Metropolitana: subsídios para o planejamento territorial dos serviços de saúde. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/ UERJ.

Aluno: Heitor Alarico Gonçalves de Freitas

Ventura, Miriam;Sancho, L.G; MENDONCA, P. E. X.; SILVA, N. E. K.; KUSCHNIR, R. C.; REIS, L. G. C.. Os médicos e o planejamento de políticas para a redução nas taxas de cesárea. 2019 - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Maycon Rogerio Grigio

Dain, S; SANCHO, L. G.; RODRIGUES, P. H. A.; CAETANO, R.;Sancho, L.G. Segurança e Saúde no Trabalho: um estudo da Política Pública Intersetorial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/ UERJ.

Aluno: Ricardo Ribeiro Alves Fernandes

Sancho, L.G; Vettore M; Vianna, CMM. Avaliação Econômica do Uso do Palivizumabe na Prevenção de Doença Respiratória Grave em Crianças de Alto Risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Henry Sznejder

BAHIA, L.;Sancho, L.G; Denizar Vianna Araújo. Avaliação da suficiência de rede assistencial em atenção primária no mercado privado da saúde: considerações sobre um modelo aplicado a uma empresa de planos de saúde no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Pamella Sampaio

Sancho, L.G; OSORIO, C.; LAGO, R. F.. Implantação da nova regulamentação para prescrição e dispensação de antibióticos: possibilidades e desafios. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Lídia Zimbardi

Kornis, G;Sancho, L.G; PARADA, R.. Gestão dos Fundos Municipais de Saúde da Região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro; autonomia ou dependência?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação) - Instituto de Medicina Social/ UERJ.

Aluno: Isa Beatriz Barroso Magno Chaves

BRITTO, F. A.; Siliansky, M.F.;Sancho, L.G. Participação do setor privado na prestação do serviço público de saúde: a contratação e o credenciamento de procedimentos de imagem no Município do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Fernanda Adães Britto

Sancho, L.G; Siliansky, M.F.; OLIVEIRA, E. A.. Contratos de gestão da Atenção Primária (APS) no município do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Gabriela Santos Silva

Sancho, L.G; SANTOS, G. B. G.; BRITTO, F. A.. Internações por condições sensíveis à atenção primária. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Miriam de Moura Oliveira da Silva

SCHUTZ, G.; CAVALCANTI, M. L.;Sancho, L.G. O agente comunitário de saúde: Um agente do SUS trajetórias, atualidades e perspectivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Marina Ferreira Alves da Silva

Sancho, L.G; CINTRA, J.; CAVALCANTI, M. L.. Assistência à concepção na Atenção Básica: o planejamento familiar para casais sorodiscordantes que desejam ter filhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Ana Clara Viola

Sancho, L.G; Tavares WT;Bahia L. Análise de Custo-Efetividade em relação ao tipo de atenção aos pacientes com neoplasias em fase terminal: uma revisão da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Aluno: Beatriz da Costa Soares

Sancho, L.G; SILVA, N. E. K.; LAGO, R. F.. Atenção Primária à Saúde: dados gerados pelos Sistemas de Informação no nível local- Parada Mode, Guapimirim/RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Tavares WT;Sancho, L.G; BAHIA, L.. Professor substituto da área de políticas, planejamento e gestão. 2013. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Montagner, MA;Sancho, L.G; Daroit D. Professor Adjunto Administração em Saúde e Economia da Saúde. 2012. Universidade de Brasília.

Guimarães, S; Vial, S; Alyne Albuquerque Sant´Ana de Oliveira;Sancho, L.G; Alves, M M; Nóbrega, O. Professor Adjunto em Direito Sanitário. 2012. Universidade de Brasília.

LIMA, L. A.;Sancho, L.G; SILIANKY, M. F. A.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Adjunta Amanda Moura Sousa. 2018. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

LIMA, L. A.;Sancho, L.G; Siliansky, M.F.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Adjunta Fernanda Vecchi Alzuguir. 2018. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Sancho, L.G; OLIVEIRA, E. A.. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. 2015. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Gomide, Marcia;Sancho, L.G; Vettore M; Aisberg R. Seleção para o mestrado 2012 do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ. 2011. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

George Edward Machado Kornis

KORNIS, G. E. M.; MONTEIRO, M. F. G.; Porto, Silvia Marta. ECONOMIA DA SAÚDE E AVALIAÇÃO ECONÔMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA ÀS ANÁLISES DE CUSTO-EFETIVIDADE. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

George Edward Machado Kornis

EARP, Fábio Silas de Sá;KORNIS, G. E. M.; SAYD, Jane Dutra; BAHIA, L.; DAIN, Sulamis. AVALIAÇÃO ECONÔMICA EM SAÚDE: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, ABORDAGENS E POSSIBILIDADES À LUZ DAS TERAPIAS RENAIS SUBSTITUTIVAS. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sulamis Dain

DAIN, S.; EARP, Fábio Silas de Sá; KORNIS, George Edward Machado;SAYD, Jane Dutra; BAHIA, Ligia. AVALIAÇÃO ECONÔMICA EM SAÚDE: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, ABORDAGENS E POSSIBILIDADES À LUZ DAS TERAPIAS RENAIS SUBSTITUTIVAS. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sulamis Dain

DAIN, S.. Avaliação de Custo Oportunidade em terapias Renais Substitutivas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em PPAS) - Instituo de Medicina Social.

Mário Francisco Giani Monteiro

Monteiro, M. F. G.. Economia da saúde e avaliação econômica: uma contribuição metodológica às análises de custo-efetividade. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Ueleres Braga

BRAGA, J. U.; SESSO, Ricardo; CAETANO, Rosângela; DAIN, Sulamis. Terapias renais substitutivas: Proposta metodológica para análise de custo-efetividade. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosângela Caetano

DAIM, Sulamis; SESSO, Ricardo;CAETANO, Rosângela; BRAGA, Jose Ueleres. Terapias Renais Substitutivas: Proposta Metodológica para Análise de Custo-Efetividade. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Célia Regina Pierantoni

PIERANTONI, Celia Regina. Análise de Custo-Efetividade como Instrumento Direcionador para Alocação de Recursos: o caso Belo Horizonte. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Célia Regina Pierantoni

PIERANTONI, Celia Regina. Anãlise de Custo-Efetividade como Instrumento Direcionador para Alocação de Recursos: o caso Belo Horizonte. 2000. Outra participação, Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cid Manso de Mello Vianna

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Análise de Custo-Efetividade como Instrumento Direcionador para Alocação de Recursos: o caso de Belo-Horizonte. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fábio de Silos Sá Earp

Earp. F.S.S.; Kornis, George; DAIN, S.. Avaliação econômica em saúde: fundamentação teórica, abordagens e possibilidades à luz das terapias renais substitutivas. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Heitor Alarico G

de Freitas; Os médicos e o planejamento de políticas para a redução nas taxas de cesáreas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; (Coorientador);

Pamella da Silva Sampaio

Implantação da nova regulamentação para prescrição e dispensação de antibióticos: possibilidades e desafios; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ,; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Ricardo Ribeiro Alves Fernades

Custo- efetividade do uso do Palivizumabe na prevenção de internações por doença respiratória grave em crianças de alto risco infectadas pelo virus sincicial na perspectiva do Sistema único de Saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Marcia Gomes Ribeiro

Gastos na internação em serviços de terapia intensiva por idosos em uma sguradora de saúde da Região Sudeste do Brasil:; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ,; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Jurema Salles Fonseca

Oferta de serviços de planos de saúde de menor preço: uma análise da rede credenciada de empresas no município do Rio de Janeiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ,; Coorientador: Leyla Gomes Sancho;

Thaísa Passos Huguenin

Pequenas e persistentes; análise das operadoras de planos de pequeno porte na modalidade médico-hospitalar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Isabelle Portugal

Exame citopatológico em Clínica da Família do município do Rio de Janeiro: há adesão à detecção precoce do cancer de colo de útero?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Anderson Rodolfo de oliveira

o envelhecimento ativo e a qualidade de vida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Bernardo Sotero

Análise Temporal dos óbitos por AIDS no município de Ribeirão Preto no período de 1987 a 2011 e sua aplicação na Avaliação em Saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Ana Clara Soares Viola

Custo-Efetividade e Atenção aos Pacientes com Neoplasias: uma revisão de literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Cristiane Costa de Melo

Avaliação do Custo da Atenção ao Idoso Portador de Sindrome Demencial; 2008; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Simone Vicença

Avaliação do Custo da Atenção ao Idoso Portador de Sindrome Demencial; 2008; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

RENATA ALVES DE LIMA

Avaliação do Custo da Atenção ao Idoso Portador de Sindrome Demencial; 2008; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Camilla Catarino

Avaliação do Custo da Atenção ao Idoso Portador de Sindrome Demencial; 2008; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sulamis Dain

Avaliação Econômica em Saúde: Fundamentação Teórica, Abordagens e Possibilidades à Luz das Terapias Renais Substitutivas; 2005; 235 f; Tese (Doutorado em Ppas) - Instituto de Medicina Social,; Orientador: Sulamis Dain;

Célia Regina Pierantoni

ECONOMIA DA SAÚDE E A AVALIAÇÃO ECONÔMICA:UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA ÀS ANÁLISES DE CUSTO-EFETIVIDADE; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Celia Regina Pierantoni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SAMPAIO, P. ; LAGO, R. F. ; Sancho, L.G . Implementação da nova regulamentação para prescrição e dispensação de antimicrobianos: possibilidades e desafios. CADERNOS SAÚDE COLETIVA (UFRJ) , v. 26, p. 15-22, 2018.

  • Sancho, L.G ; OLIVEIRA, E. A. ; LIMA, E. F. F. ; BUTERI, L. G. ; GOMES, J. . A disciplina ?Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em Saúde Coletiva. Saúde em Debate , v. 41, p. 360-371, 2017.

  • Sancho, L.G ; GEREMIA, D. S. ; Dain, Sulamis ; GEREMIA, F. ; LEAO, C. J. S. . O processo de regionalização da saúde sob a ótica da teoria dos custos de transação. Ciência & Saúde Coletiva , v. 22, p. 1121-1130, 2017.

  • SILVA, N. E. K. ; FIGUEIREDO, W. S. ; Sancho, L.G . Entre fluxos e projetos terapêuticos: revisitando as noções de linha do cuidado em saúde e itinerários terapêuticOS. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 21, p. 843-852, 2016.

  • SILVA, NEIDE EMY KUROKAWA ; FREITAS, H. A. G. ; Sancho, L.G . DA APREENSAO DE INFORMACOES AOS ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE HOMENS DIANTE DE SUSPEITA OU COM DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. A INTERNET EM PAUTA. Physis (UERJ. Impresso) , v. 26, p. 669-689, 2016.

  • Sancho, L.G . Atenção à saúde na Síndrome Demencial: qual será o impacto econômico dessa atenção no Brasil?. Saude em Debate , v. 39, p. 551-560, 2015.

  • Ribeiro, M.G ; Sancho, L.G ; LAGO, R. F. . GASTOS COM INTERNAÇÃO DO IDOSO EM SERVIÇOS PRIVADOS DE TERAPIA INTENSIVA EM TRÊS CAPITAIS DA REGIÃO SUDESTE: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 23, p. 394-401, 2015.

  • SILIANKY, M. F. A. ; ANDREZZI, M. A. ; Sancho, L.G ; FREITAS, H. A. G. . Supply and usage of hemodynamic services in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 41, p. 357-365, 2014.

  • SILVA, NEIDE EMY KUROKAWA E ; SANCHO, LEYLA GOMES . O acesso de homens a diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis na perspectiva multidimensional e relacional da vulnerabilidade. Interface (Botucatu. Online) , v. 17, p. 463-471, 2013.

  • SANCHO, LEYLA GOMES ; SILVA, NEIDE EMY KUROKAWA . Descortinando o acesso aos serviços de saúde na perspectiva da interdisciplinaridade: debate de ideias. Physis (UERJ. Impresso) , v. 23, p. 371-391, 2013.

  • SILVA, NEIDE EMY KUROKAWA ; OLIVEIRA, L. A. ; Sancho, L.G . Testagem anti-HIV: indagações sobre a expansão da oferta sob a perspectiva do acesso e da. Saude em Debate , v. 37, p. 636-645, 2013.

  • Sancho, L.G ; Dain, Sulamis . Avaliação em Saúde e Avaliação Econômica em Saúde:. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 3689-3698, 2012.

  • Sancho, L.G ; Maria Lucia Faleiro ; Gontijo MLBZ ; VARGENS, J. M. C. ; Rafael Gomes Sancho . Parâmetro de produtividade de quatro laboratórios clínicos da Rede. Revista Brasileira de Analises Clinicas , v. 44, p. 139-145, 2012.

  • Sancho, L.G ; Vargens, J.M. ; Sancho, R.G . Avaliação da Efetividade da rede municipal pública de apoio diagnóstico em patologia clínica: o caso de Belo Horizonte (MG). Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 1135-1144, 2011.

  • Sancho, L.G ; Carmo M, J ; Sancho, R.G ; Bahia L . Rotatividade na força de trabalho da rede municipal de saúde de Belo Horizonte. Trabalho, Educação e Saúde (Online) , v. 9, p. 431-447, 2011.

  • Sancho, L.G ; Vargens, JMC . Avaliação Econômica em Saúde na esfera de atenção local à saúde. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. 1513-1525, 2009.

  • Veras, R.P ; Sancho, L.G ; Caldas, C.P. ; Ferreira, PCS ; Mazzei SC . Incontinência Urinária por Bexiga Hiperativa em mulheres com mais de 60 anos: alternativas terapêuticas factíveis para uma análise de custo-efetividade no contexto brasileiro. Jornal Brasileiro de Economia da Saúde , v. 1, p. 25-36, 2009.

  • Veras, R.P ; Caldas, C.P. ; Dantas, S ; Sancho, L.G ; Scisu, B ; MOTTA, L. B. . Demented elderly people living at home in Rio de Janeiro, Brazil: Evaluation of expenditures on care. Psychogeriatrics (Online) , v. 8, p. 88-95, 2008.

  • Sancho, L.G ; Dain, Sulamis . Análise de custo-efetividade em relação às terapias renais substitutivas: como pensar estudos em relação a essas intervenções no Brasil?. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 1279, 2008.

  • Sancho, L.G . Revisitando a literatura sobre custo-efetividade e utilidade em saúde. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 2735-2746, 2008.

  • BORGES, J. M. ; Sancho, L.G ; Azalim, M ; Rennó, C.S.N ; Barbosa, A.A ; Araújo, P.F . Custo de Procedimentos de Média Complexidade: um estudo preliminar. Revista Gestão e Conhecimento , v. 5, p. 2-2, 2008.

  • Veras, Renato P. ; Caldas, Célia ; Dantas, SERGIO ; Sancho, L.G ; Sicsu, Bernardo ; Motta, Luciana Branco . Avaliação dos gastos com o cuidado do idoso com demência. Revista de Psiquiatria Clínica , v. 34, p. 5-12, 2007.

  • LOURENÇO, N. J. ; ANDRADE, J. R. C. ; PEREIRA, A. A. ; PEREIRA, J. A. A. ; PLOTKOVISKI, M. C. ; PEREIRA, M. L. ; Sancho, L.G ; MELO, J. F. ; DIAS, R. M. ; FERNANDES, L. A. V. ; ANDRADE, S. ; SUASSUNA, I. . Meningite meningococcica no Rio de Janeiro: apreciação do periodo pre- epidemico e epidemico( 1973-1975). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , RIO DE JANEIRO, v. IX, n.5, p. 221-234, 1975.

  • Sancho, L.G . Avaliação Econômica em Saúde. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2007. v. 1. 90p .

  • GEREMIA, D. S. ; Dain, Sulamis ; Sancho, L.G ; GEREMIA, F. . Relações intergovernamentais para a gestão pública regional do SUS. In: Gladis Jung. (Org.). Regulação do acesso e da atenção à saúde nos serviços públicos: conceitos, metodologias, indicadores e aplicações. 1ed.Porto Alegre: Moriá Editora, 2016, v. , p. 91-126.

  • Sancho, L.G ; REIS, G. A. ; Queiroz, N.R . Avaliação do Projeto de Informatização Gestão Saúde em Rede da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG). In: VII Congresso Nacional da Rede Unida, 2006, Curitiba. promover Saúde e Impulsionar Mudanças na Formação Profissional e no Cuidado à Saúde: uma Política de Estado. Curitiba: Revista Olho Mágico, 2006. v. 13.

  • QUEIROZ, N. R. ; CIRINO, M. G. W. ; FERREIRA, J. M. ; SILVA, E. M. S. ; CAMPOS, R. T. ; GATTEI, C. A. ; CARDOSO, L. F. A. ; REIS, G. A. ; Sancho, L.G . Implantação do prontuário eletrônico na Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte: relato das mudanças organizacionais decorrentes da incorporação tecnológica. In: 9 Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas, 2005, Salvador. Anais do ICML9 / CRICS7.

  • LOURENÇO, N. J. ; ANDRADE, J. R. C. ; PEREIRA, A. A. ; PEREIRA, J. A. A. ; PLOTKOVISKI, M. C. ; PEREIRA, M. L. ; Sancho, L.G ; MELO, J. F. ; DIAS, R. M. ; FERNANDES, L. A. V. ; SUASSUNA, I. . Meningite meningocócica no Rio de Janeiro 1973-1974: apreciação dos peródos pré-epidêmico e epidêmico. In: XI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 1975, RIO DE JANEIRO. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 1975. v. IX. p. 221-234.

  • Sancho, L.G ; Rivers, Neuslene ; REIS, G. A. ; CIRINO, M. G. W. . Avaliação do Projeto Gestão Saude em Rede : um primeiro olhar do período pós-informatização na perspectiva da gestão. In: X CBIS- Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2006, Florianópolis. Informática em Saúde e Cidadania, 2006.

  • Sancho, L.G ; Dain, Sulamis . Avaliação em Saúde e Avaliação Economica em Saúde: um passo à frente?. In: II Congresso de Economia da Saúde da America Latina e do Caribe, 2006, Buenos Aires. Economia da Saúde: Aportes para a construção de sistemas de saúde universais e equitativos, 2006.

  • Sancho, L.G . APLICAÇÃO DO MÉTODO DA ESTIMATIVA RÁPIDA PARTICIPATIVA EM UM BAIRRO DA AP 3.1 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - 2016. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2017. p. 414-415.

  • Sancho, L.G . PLANEJAMENTO EM SAÚDE A PARTIR DA ESTIMATIVA RÁPIDA PARTICIPATIVA: UM PROJETO DE EXTENSÃO. In: III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2017. p. 372-373.

  • Sancho, L.G . 1 A DISCIPLINA ?INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE (IN)FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. In: III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2017. p. 421-422.

  • Sancho, L.G . CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PELO MÉTODO ALTADIR DE PLANIFICAÇÃO POPULAR EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. In: III Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. III Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2017. p. 427-428.

  • Sancho, L.G . CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO EM UMA COMUNIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DO MÉTODO ALTADIR DE PLANIFICAÇÃO POPULAR ? 2016. In: III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2017. p. 430-431.

  • Sancho, L.G . O USO DA ESTIMATIVA RÁPIDA NA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE EM UMA COMUNIDADE DA ILHA DO GOVERNADOR - R. In: III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2017. p. 481-481.

  • Rodrigues, PH ; GEREMIA, D. S. ; Dain, Sulamis ; Sancho, L.G . ACESSIBILIDADE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SUAS INTERFACES COM O. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde, 2012, Porto Alegre. Ciência para Cidadania, 2012.

  • CARMO, J. M. ; Mariana Ferreira Tavares ; Ana Lucia Henriques Canaan ; Sancho, L.G . Rotatividade da Força de trabalho: subsidio para a política de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde no município de Belo Horizonte (MG). In: I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2010, Salvador. Caminho e descaminhos da política de saúde brasileira, 2010.

  • Sancho, L.G . Overactive bladder in female patients over 60 years old: therapeutical alternatives for a cost-effectiveness analysis in Brazil. In: 12 th World Congress on Public Health, 2009, Istambul. Making a Difference in Global Public Health: Education, Research, and Practice, 2009.

  • Sancho, L.G . Avaliação da Efetividade da Rede Municipal Pública de Apoio Diagnóstico em Patologia Clínica: o caso de Belo Horizonte (MG). In: ISPOR 2 nd Latin America Conference, 2009, Rio de Janeiro. Uniting Research and Policy to improve Health Care in Latin America. Lawrenceville, NJ- USA: International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, 2009. v. 12. p. 114-114.

  • Sancho, L.G ; Gontijo MLBZ . Avaliação preliminar do desempenho do Laboratório Distrital Centro-Sul/Pampulha. In: IV Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2008, Belo Horizonte. IV Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública-desafios do século XXI. Belo Horizonte: Revista Médica de Minas Gerais, 2008. v. 18. p. 89-89.

  • BORGES, J. M. ; Sancho, L.G ; Azalin M . Avaliação do impacto econômico dos procedimentos de média complexidade à luz do SUS em Minas Gerais: percepções iniciais. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social/ IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/ XIV Congress of the International Asssociation of Health Policy, 2007, Salvador. Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na Mundialização. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007.

  • Sancho, L.G ; Caldas, Célia ; Ferreira, PCS ; Mazzei SC ; Vargens, J.M. ; Motta, Luciana Branco ; Veras, Renato P. . Incontinência Urinária em Idosos: impacto da avaliação tecnológica e econômica à luz do SUS. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social/ IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/ XIV Congress of the International Asssociation of Health Policy, 2007, Salvador. Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na Mundialização. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007.

  • Sancho, L.G ; Sizenando, M. . Utilização de aplicativo do Excel como instrumento para medir eficiência técnica e de gestão. In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas/ Ciencia &Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO.

  • Sancho, L.G ; Vargens, J.M. . É possível viabilizar estudos de avaliação econômica em saúde na realidade do nosso dia a dia? O caso Samu- BH (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- Belo Horizonte). In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas/ Ciencia &Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO.

  • CAMPOS, R. T. ; Santos, S.F. ; Sancho, L.G ; Santos, A.F. . Incorporação de tecnologias de Iinformação na assistência farmacêutica do Distrito Sanitário Oeste. In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas/ Ciencia&Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO.

  • Sancho, L.G ; Dain, Sulamis . Análise de Custo-Efetividade/ Utilidade em relação às Terapias Renais Substitutivas: como pensar estudos em relação a essas intervenções em nosso meio?. In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globallizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas/ Ciencia&Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO.

  • Sancho, L.G ; Rodrigues, M. . A informatização no processo de trabalho da dispensação de medicamentos como um dos fatores de promoção de acesso à atenção à saúde: o caso Belo Horizonte. In: I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, 2006, Florianópilis. Desigualdade em Saúde. Florianópolis: UFSC, 2006.

  • Sancho, L.G . Avaliação do Gasto como instrumento para medir Eficiência Técnica e de Gestão do LACEN (Laboratório Central da SMSA-BH). In: I Congresso de Economia da Saúde da America Latina e Caribe, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Congresso, 2004.

  • Oliveira, S.G. ; Barros, P.M.D ; Cunha, E.M. ; Sancho, L.G . Condicionantes de saúde: fontes de interferência à vulnerabilidade de grupos populacionais ou potencial subsídio aos processos decisórios institucionais e locais?. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de janeiro: Abrasco, 2003. v. 8. p. 404-404.

  • Sancho, L.G . Economia da saúde e avaliação econômica em saúde: contribuição metodológica das análises de custo-efetividade. In: VII CONGRESSO PAULISTA DE SAUDE PUBLICA, 2001, SANTOS. ANAIS DO CONGRESSO, 2001.

  • Sancho, L.G . O desafio de implementar um Sistema de Informação de Custos em um Centro de Saude: SMSA-BH (98/99). In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2000.

  • Sancho, L.G . Instituições Distintas, Custos Distintos. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2000.

  • Sancho, L.G . Como potencializar a efetividade do Conselho Municipal de Saude: patrocinando momentos de reflexão atraves de tecnica de planejamento estrategico. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2000, salvador. anais do congresso, 2000.

  • Sancho, L.G . Utilização da Analise de Custos para efeito de revisão daTabela SIA/SUS: atendimento ao R.N de risco no municipio de Belo Horizonte. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2000, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO, 2000.

  • Sancho, L.G ; ANDRADE, S. . Implantação do sistema gerencial de custos no Centro de Saúde Vale do Jatoba da SMSA-BH- maio 1998/maio1999. In: VI CONGRESSO PAULISTA DE SAUDE PUBLICA, 1999, AGUAS DE LINDOIA. ANAIS DO CONGRESSO, 1999.

  • Sancho, L.G . Implantação do Sistema Gerencial de Custos no Laboratório Central da Secretaria Municipal de Belo Horizonte- 1994/1995. In: V Congresso Brasileiro de Saude Coletiva e V Congresso Paulista de Saude Coletiva, 1997, Aguas de Lindoia. anais do congresso, 1997.

  • Sancho, L.G . Resultados da Implantação do Sistema Gerencial de Custos a luz de um caso concreto-CMT/ FHEMIG. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA E V CONGRESSO PAULISTA DE SAUDE PUBLICA, 1997, AGUAS DE LINDOIA. ANAIS DO CONGRESSO, 1997.

  • PEREIRA, M. L. ; LOURENÇO, N. J. ; ANDRADE, J. R. C. ; PEREIRA, A. A. ; PEREIRA, J. A. A. ; Sancho, L.G ; PLOTKOVISKI, M. C. ; DIAS, R. M. . Diagnóstico bacteriológico de difteria no Estado do Rio de Janeiro- dados preliminares. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 1976, PORTO ALEGRE. ANAIS DO CONGRESSO, 1976.

  • GUIMARAES, M. I. P. ; SILIANKY, M. F. A. ; Sancho, L.G . PROJETO DE EXTENSÃO: MOVIMENTOS SOCIAIS E PROMOÇÃO DO DIREITO À SAÚDE E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E A MERCANTILIZAÇÃO DA VIDA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, L. G. R. ; Sancho, L.G . VIVÊNCIAS NA AVALIAÇÃO EM SAÚDE: PROJETO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA À LUZ DA APLICAÇÃO DE AÇÕES DO GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA AD EM TUBIACANGA-RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REIS ; Sancho, L.G . EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO INTERFACEAMENTO ENTRE DUAS DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DO IESC/UFRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIRGINIO, D. C. ; Sancho, L.G . A experiência didático-pedagógica da Avaliação em Saúde na formação do graduando de Saúde Coletiva da UFRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, I. F. ; Sancho, L.G . Proposta Pedagógica da Presença da Epidemiologia sobre o Prisma da Avaliação em Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Sancho, L.G ; GEREMIA, D. S. ; Dain, Sulamis . O processo de regionalização da saúde sob a ótica da teoria dos custos de transação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, H. A. G. ; Sancho, L.G . Tecnologias de saúde e participaçãpo resgatando a Estimativa Rápida em Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, N. E. K. ; Sancho LG ; FIGUEIREDO, W. S. ; FREITAS, H. A. G. ; Sancho, L.G . GRAÇAS A DEUS EU TENHO PLANO DE SAÚDE?. IMAGINÁRIO DE HOMENS SOBRE O SUS E VULNERABILIDADE NO ACESSO AO DIAGNÓSTICO DE DST. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, H. A. G. ; SILVA, N. E. K. ; Sancho, L.G ; FIGUEIREDO, W. S. . ?PROCURE O SEU MÉDICO?. INTERNET COMO FONTE DE REFERÊNCIAS PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DST EM HOMENS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LANDRONI, M. A. S. ; SILVA, N. E. K. ; FREITAS, H. A. G. ; Sancho, L.G ; FIGUEIREDO, W. S. . MAS ONDE É QUE VAI ENCONTRAR ISSO AÍ, FILHO?? ACESSO DE HOMENS A SERVICOS DE SAÚDE, DIANTE DE SUSPEITA DE DST. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, W. S. ; SILVA, N. E. K. ; Sancho, L.G ; FREITAS, H. A. G. . SAÍDAS MASCULINAS?: COMO JUSTIFICAR DIAGNÓSTICO DE DST PARA AS COMPANHEIRAS?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, R. R. ; Sancho, L.G ; Vianna, CMM . Custo-efetividade do uso do Palivizumabe na prevenção de internações por doença respiratória grave em crianças de alto risco infectadas pelo vírus Sincicial Respiratório na perspectiva do Sistema Único de Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Sancho, L.G ; SILVA, N. E. K. . Descortinando o acesso aos serviços de saúde na perspectiva da interdisciplinaridade: jogo de ideias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigues, PH ; Geremia, DS ; Dain, S ; Sancho, L.G . ACESSIBILIDADE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SUAS INTERFACES COM O. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Sancho, R.G ; Sancho, L.G ; CARMO, J. M. . ROTATIVIDADE NA FORÇA DE TRABALHO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Salles J ; Bahia L ; Sancho, L.G . OFFER OF SERVICES HEALTH PLANS OF LOWER PRICE: an analysis of network of accredited companies in the municipality of Rio de Janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Sancho, L.G ; Sancho, R.G . Avaliação da Efetividade da Rede Municipal Pública de Apoio Diagnóstico em Patologia Clínica: o caso de Belo Horizonte (MG). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Sancho, L.G ; Dain, Sulamis . Análise de Custo-Efetividade das Terapias Renais Substitutivas: é possível operacionalizar estudos em relação a essas intervenções em nosso meio?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Veras, Renato P. ; Caldas, Célia ; Dantas, SERGIO ; Sancho, L.G ; Sicsu, Bernardo . Avaliação dos gastos com o cuidado do Idoso com Sindrome Demencial Atendido no Ambulatório da UnATI/UERJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Sancho, L.G ; BORGES, J. M. ; Azalin M . Custo de Procedimentos de Média Complexidade: uma análise preliminar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Sancho, L.G . Avaliação Tecnológica em Saúde. Belo Horizonte: Fazenda Comunicação & Marketing/Lupa da Ciencia Tecnologia e Inovacao em Saude, 2009 (ensaio).

  • Sancho, L.G . Como Pensar Custo de Forma mais Abrangente. Rio de Janeiro: Saúde em Debate, 1999 (ensaio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Sancho, L.G . Oficina de trabalho com o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte - reflexão do trabalho cotidiano. 1997.

Sancho, L.G . Desenvolvimento do sistema de apropriação de custos no Hospital municipal Odilon Berhens da SMSA- Belo Horizonte. 1997.

Sancho, L.G . Implantação de sistema gerencial de custos em hospitais da rede FHEMIG. 1993.

Mendes, L.H ; Sancho, L.G . Plano Municipal de Saude do município de Itabirito (MG). 1989.

Sancho, L.G . Avaliação do custo dos procedimentos de média complexidade em hospitais filantrópicos de Minas Gerais. 2006.

Sancho, L.G . Avaliação da implemetação do sistema informatizado - Gestão em Rede- na SMSA-BH (D.S. Oeste). 2005.

Sancho, L.G . Avaliação do gasto do SAMU 192 no município de Belo Horizonte. 2004.

Sancho, L.G . Projeto para a implantação do sistema de Custo no Hospital Estadual Carlos Chagas do Estado do Rio de Janeiro. 2004.

Pastrana, R ; Moraes, I.H.S ; Dias, R.L ; Cunha, E.M. ; Sancho, L.G . Perfil de Saude do Estado do Rio de Janeiro. 2002.

Sancho, L.G . Avaliação do valor da Tabela SIA/SUS em relação aos recem nascidos. 1999.

Sancho, L.G . Implantação de sistema gerencial de custos no Centro de Saúde Vale do Jatobá da SMSA-BH. 1997.

Sancho, L.G . Implantação do Sistema Gerencial de Custo no Centro Mineiro de Toxicomania e Assessoria no Planejamento e Orçamento. 1995.

Sancho, L.G . Implantação de sistema gerencial de custo no Laboratório Central da SMSA-BH. 1994.

Sancho, L.G . Gasto/custo do paciente hanseniano da Rede Hospitalar FHEMIG/ MG. 1994.

Sancho, L.G . Programação de metas e orçamentária da Diretoria Metropolitana de Saúde. 1993.

Sancho, L.G . Viabilidade e Factibilidade de um novo modelo assistencial em saúde no município de Belo Horizonte. 1991.

Queiroz LP ; Sancho, L.G ; Marini, R.L ; Vasconcelos, M.C . Plano Municipal de Saúde do município de Belo Horizonte. 1987.

Viana, ALD ; Sancho, L.G ; Lima, LD . Abordagens Teóricas e Metodológicas de Análises de Políticas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Hospitais Universitários Federais: comportamento em face a distintos modelos de gestão, Descrição: Esta pesquisa busca avaliar a mudança do modelo de gestão de Hospitais Universitários / HU que está em processo de implantação no país através da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/EBSERH, em 2012. Trata-se de um processo conflituoso no qual poucas universidades tem resistido, entre as quais, a UFRJ. Interessa, portanto, avaliar as trajetórias institucionais de hospitais que aderiram e não aderiram a este modelo. Para tanto, se estabelecerá uma amostra de conveniência trazer elementos para a UFRJ no seu processo permanente de avaliação institucional. Trata-se de um sub-projeto que está inserido num projeto mais amplo que inclui a avaliação de elementos adicionais da gestão dos hospitais universitários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Maria de fátima Andrezzi Silianky - Coordenador / Marco Antonio Andrezzi - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Conhecimento científico e percepções da demanda para o aperfeiçoamento da gestão do SUS, Descrição: O projeto tem como objetivo conhecer, acompanhar e assessorar os tomadores de decisões referentes a gestão do SUS, Conselheiros e gestores de todos os níveis de governo, federal, estadual e municipal, no que diz respeito às demandas relacionadas à efetivação do direito à saúde, priorizando os seguintes temas: trabalho, ambiente e saúde; relações entre o público e o privado na saúde; acesso e qualidade da atenção. O projeto é um desdobramento de iniciativas de extensão universitária do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, em parcerias com organizações da sociedade civil como o Movimento Chega de Descaso. Tem como objetivos específicos: a) Fazer a translação do conhecimento científico atualizado sobre os temas, ressaltando as contribuições específicas para a melhoria da gestão do SUS em linguagem acessível para cada ator a ser atingido, especialmente Conselheiros de saúde na categoria usuários; b) Divulgar amplamente as informações coletadas e analisadas sobre os temas; b) Identificar, produzir e disseminar informações e conhecimentos científicos relevantes para a atuação dos Conselheiros e gestores do SUS nas temáticas definidas; c) Monitorar e avaliar as percepções da demanda em relação ao acesso à saúde e à qualidade da atenção. A metodologia está assentada na incorporação do conhecimento científico em políticas baseadas em evidências e gestão do conhecimento e na avaliação das opiniões dos usuários relativas a atenção recebida. Pressupondo a formação de uma rede interativa entre os diversos atores a serem atingidos para troca de informações e conhecimentos. Como resultado, pretende-se o acesso dos tomadores de decisão para a gestão do SUS à uma informação atualizada e qualificada, calcada em conhecimentos científicos e monitoramento e avaliação das percepções da demanda sobre acesso e cuidados de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Maria de fátima Andrezzi Silianky - Coordenador / Gabriel Schutz - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Matriz Avaliativa do Vínculo longitudinal (MAVIL) na Atenção Primária no SUS: instrumental para uso no nível local, Descrição: O projeto consiste na aplicação da Matriz de avaliação do Vínculo Longitudinal (MAVIL) na Atenção Primária (AP) em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de diferentes territórios de saúde. Consonante com a discussão da institucionalização da avaliação na AP no SUS, pauta-se na pertinência de disponibilizar para a gestão local/municipal instrumental avaliativo de fácil compreensão e aplicabilidade e que seja representativo dos valores e diretrizes historicamente estabelecidos para a AP no SUS. A MAVIL passou por processo de validação de construto, conteúdo e aparência em etapas anteriores e foi aplicada em duas UBS de um território de saúde do município do Rio de Janeiro. O projeto atual tem por objetivo, como continuidade do processo de validação, avaliar a aplicabilidade e reprodutibilidade da MAVIL em diferentes contextos de AP no SUS. Engloba ainda o desenvolvimento de conjunto de software para entrada de dados, análise estatística e elaboração de relatório, de forma a facilitar que o gestor ou gerente avalie o desempenho das equipes de AP de forma ágil e precisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / José Muniz da Costa Vargens - Integrante / Elenice Machado da Cunha - Coordenador / Gisele O?Dwyer - Integrante / Marcio Candeias Marques - Integrante / Gabriela Rieveres Borges de Andrade - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil, Descrição: A pesquisa Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS. Trata-se de identificar as condições que estejam favorecendo ou dificultando a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde. Isso permitirá a compreensão dos possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Ana Luiza D´Ávila Viana - Coordenador.

  • 2012 - 2017

    Economia Política da Seguridade e da Saúde: Financiamento, Relações Intergovernamentais e Descentralização, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sulamis Dain em 28/08/2012., Descrição: A pesquisa teDm por objetivo estudar a relação entre a fiscalidade, entendida como o conjunto de praticas relativas à arrecadação de impostos e demais imposições fiscais, e a política de saúde, com ênfase no caso brasileiro. A análise será feita à luz das regras político-institucionais do federalismo fiscal brasileiro e da comparação com as práticas federativas internacionais que presidem a distribuição da receita pública e alimentam as tendencias de descentralização de encargos de governo. A pesquisa pretende evidenciar os impactos alocativos da combinação não necessáriamente harmônica entre os dois vetores de transformação federalismo fiscal e relações intergovernamenrtais no SUS -, facilitando a compreensão de suas diferenças e traçando eventuais rotas de aproximação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Sulamis Dain - Coordenador / Fatima Terezinha Scarparo Cunha - Integrante / Daniela Savi Geremia - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Estudo sobre acesso de homens a diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente, Descrição: Mesmo levando em conta as inflexões no modelo assistencial, como as propostas pela Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, há distinções no acesso e uso de serviços, entre homens e mulheres. Assim, o modo dos homens buscarem o cuidado e a atenção a queixas sugestivas de doenças sexualmente transmissíveis - DST, também apresenta especificidades, quando comparadas ao das mulheres. Entendendo o acesso aos serviços para além do binômio demanda e oferta, propõe-se um estudo qualitativo que tem por objetivo compreender as possibilidades e os limites no acesso dos homens ao diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Postulando-se que o acesso está imbricado em uma complexa rede de interações e contextos sociais, culturais, individuais e programáticos, o estudo buscará ainda apreender como são construídas as demandas; como são significadas as DST e quais os itinerários terapêuticos percorridos pelos homens, na busca por cuidado. A investigação proposta ocorrerá nos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo, envolvendo: a) ambientes clínicos, com entrevistas em profundidade a homens com suspeita ou em seguimento de DST em serviços de saúde como: policlínicas, centros municipais de saúde, Clínicas de Saúde da Família, serviços especializados em DST) e b) não clínicos, compreendendo trabalhadores em serviços de reparação e manutenção, que atuam em campus de universidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluindo os de empresas terceirizadas. A análise das informações será pautada no quadro conceitual da vulnerabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Neide Emy Kurokawa Silva - Coordenador / Wagner dos Santos Figueiredo - Integrante / Luzia Aparecida Oliveira - Integrante / Maria Angela Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Analise Situacional da Assistência Médica e Odontológica dos Servidores Federais: Histórico, Marcos Atuais e Perspectivas, Descrição: Descrição: Analise Situacional da Assistência Médica e Odontológica dos Servidores Federais: Histórico, Marcos Atuais e Perspectivas As recentes mudanças institucionais e jurídico-legais relacionadas com os benefícios para servidores civis no Brasil caracterizam-se pela criação de uma estrutura organizacional voltada a padronizar e estender as coberturas de planos e seguros privados de saúde para os funcionários públicos da esfera federal. O conjunto de normas e a institucionalização de benefícios públicos para a aquisição de planos privados de saúde conferiu um outro estatuto ao atendimento aos servidores públicos. Considerando, as tendências internacionais de universalização de assistência à saúde, o cenário no qual se inscreve a atual política pública de saúde para servidores civis é complexo e multifacetado. Esses traços desdobram-se nos planos jurídicos, institucionais e operacionais. Estes últimos constituem o foco do presente projeto de pesquisa. Os aspectos de natureza financeira e assistencial, as assimetrias entre os valores pagos no âmbito nacional e os preços dos mercados de prestadores de serviços locais, bem como a abrangência e a qualidade das coberturas obtidos são especialmente relevantes. Nesse sentido, o presente projeto se concentra no exame do atual processo de reorganização da concessão de benefícios sob a forma de diversas modalidades de planos de saúde e reembolsos para os servidores civis da União. Dedicar-se-á especial ênfase ao detalhamento dos contratos relacionados com as coberturas dos servidores civis vinculados ao Poder Executivo. Assim, será possível avaliar o impacto das políticas de uniformização e extensão dos benefícios, incluindo assistência à saúde para este segmento. As características sócio-demográficas dos servidores, uma população adulta com um elevado nível de escolaridade e renda, presente em todo o território nacional, propiciam a realização de investigações sobre condições de saúde, acesso e utilização de serviços.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Mario Scheffer - Coordenador / Ligia Bahia - Integrante / Ricardo Wanderley Tavares - Integrante / Juliana Romualdo - Integrante., Financiador(es): Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ESTRUTURA E DINÂMICA DO MERCADO DE SERVIÇOS DE HEMODINÂMICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: O propósito do presente estudo é entender a dinâmica do setor de serviços de hemodinâmica do Estado do Rio de Janeiro, como setor econômico significativo na configuração da qualidade e dos custos da atenção aos problemas cardio-vasculares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Coordenador / Maria de Fátima Siliansky - Integrante / Heitor Freitas - Integrante / Marco Siliansky - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Avaliação do Custo da Atenção ao Idoso Portador de Síndrome Demencial, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o custo da atençao ao idoso portador de sindrome demencial. O projeto se justifica pelo fato de que a expectativa de vida no Brasil tem aumentado e, por decorrência, o número absoluto de idosos e de portadores de sindrome demencial. A consequencia deste fato é o aumento de gastos/custos na atenção dos idosos. No entanto, poucos são os estudos realizados no nosso contexto sobre essa necessidade em termos financeiros. Nesta medida a pesquisa, utilizando o metodo denominado custo-da -doença, trará subsídios importantes para essa avaliação. O estudo contemplará as perspectivas da sociedade, do governo, do serviço de saúde e da família.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Coordenador / Renato Peixoto Veras - Integrante / Roberto Alves Lourenço - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Análise de custo-efetividade de intervenções terapêuticas na Incontinência Urinária por Bexiga Hiperativa em idosas acima de 60 anos, Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar o custo-efetividade de duas diferentes intervenções terapêuticas para mulheres de 60 anos ou mais com Incontinência Urinária por hiperatividade vesical em ambulatório geriátrico da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. As intervenções sob comparação são: a terapia medicamentosa com a Tolterodina (4 mg) e a fisioterapia para disfunção urológica (eletro e cinesioterapia). Especificamente pretende-se estimar a efetividade clínica das intervenções sob comparação em um grupo de mulheres idosas brasileiras, a partir do número de semanas que essas idosas se mantém continente ajustada por uma medida de qualidade de vida, os efeitos adversos das intervenções sob comparação e avaliar a eficiência da intervenção mais custo-efetiva para a realidade brasileira, considerando a relação entre o custo de cada intervenção e a efetividade. Trata-se de um estudo de corte transversal com amostra de conveniência e seguirá uma abordagem descritiva e exploratória. A efetividade clínica será verificada através de uma avaliação mensal clínica. O custo será mensurado a partir de questionário específico. O impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres idosas tem como instrumento de coleta de dados o King s Health Questionnaire (KHQ), validado para o português. Trata-se de um questionário específico para avaliar o impacto da qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Celia Pereira Caldas - Integrante / Renato Peixoto Veras - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2005

    Avaliação dos gastos das famílias com portadores de Sindrome Demencial, Descrição: Trata-se de um estudo realizado com familiares de idosos portadores de síndrome demencial, avaliando seus gastos com o cuidado. Foram realizadas 43 avaliações que incluíram testagem dos pacientes para classificação do quadro demencial de acordo com o estágio de evolução; entrevista com o cuidador principal com a aplicação de questionário relativo aos gastos e levantamento no prontuário do paciente da história clínica. Este estudo está sendo realizado no ambulatório da UnATI/UERJ, onde há um programa de Neurogeriatria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Leyla Gomes Sancho - Integrante / Celia Pereira Caldas - Integrante / Renato Peixoto Veras - Coordenador / Sergio Dantas - Integrante / Bernardo Scisu - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

menção honrosa, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações/ Ministério da Saúde.

2007

menção honrosa/ Poster, ABRASCO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. , Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, 21941598 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989271, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Escola Politecnica de Saude Joaquim Venancio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Instituto de Estudos de Saúde Coletiva- Área Planejamento e Políticas de Saúde Linha de pesquisa- Política e Economia da Saúde

    Atividades

    • 03/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, AVALIAÇÃO EM SAÚDE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL iesc/ufrj

    • 01/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, representante da área de políticas, planejamento & gestão na COMGRAD.

    • 04/2013

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ISC028 Programa de Iniciação Científica I

    • 10/2012

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia da Saúde

    • 09/2012

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, avaliação em saúde

    • 09/2012

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, economia da saúde

    • 08/2011

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Integradas em Saúde Coletiva VI (AISC), Avaliação em Saúde

    • 08/2011

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AISC VI- Atividades Integradas de Saúde Coletiva, Técnicas de Planejamento e Programação

    • 11/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2010 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, membro do Comite de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ.

    • 03/2013 - 12/2015

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, avaliação econômica em saúde

    • 08/2011 - 12/2015

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Econômica em Saúde, Seminários de investigação

    • 03/2011 - 07/2015

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AISC III- Ações Integradas de Saúde Coletiva

  • 2002 - 2009

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: sanitarista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    especialista em economia da saude

    Atividades

    • 01/2002 - 01/2009

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, informação em saúde.

  • 2011 - 2017

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador convidado, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Grupo de pesquisa: Economia Política da Seguridade e da Saúde: Financiamento, Relações Intergovernamentais e Descentralização Lider: Sulamis Dain Departamento de Planejamento e Administração em Saúde O grupo tem produção científica em revistas Qualis A, B1, B3 e B5, além de cápítulos de livro e organização de livro no campo das finanças públicas, das relações intergovernamentais no SUS e do Federalismo Fiscal aplicado a Saúde. Desde 2007, o grupo tem colaborado com o Ministério da Saúde no debate fiscal, na repercussão fiscal da estratégia de descentralização do SUS e em estudos de descentralização e controle social. O grupo tem produzido teses de mestrado e doutorado no campo do financiamento do SUS e do federalismo e , mais recentemente, no estudo da região metropolitana do Rio de Janeiro

  • 2008 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa Avaliação do Custo da Atenção à Saúde do Idoso Portador de Sindrome Demencial

  • 2006 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa Análise de custo-efetividade de intervenções terapêuticas na Incontinência Urinária por Bexiga Hiperativa em idosas acima de 60 anos

  • 2002 - 2005

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa Avaliação dos gastos da família do portador de sindrome demencial

    Atividades

    • 11/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Medicina Social, .,Linhas de pesquisa

  • 1985 - 2010

    secretaria municipal de saúde de Belo Horizonte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1985 - 05/2010

      Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Central.,Serviço realizado, planejamento em saúde, avaliação de custos em unidades de saúde.

  • 1981 - 2010

    Governo do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: medico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    planejamento, programação de sistemas e serviços de saude

    Atividades

    • 07/1981 - 07/2010

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado da Saude, Planejamento.,Serviço realizado, planejamento, programação e gerenciamento de serviços de saúde.

  • 1978 - 1979

    Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pains

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    assistência médica aos sindicalizados e respectivos familiares

  • 1974 - 1978

    Secretaria de Administração do Estado da Guanabara

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico de laboratório, Carga horária: 24

    Outras informações:
    partícipe da equipe do Prof. Suassuna (UEG), responsável pelo laboratório de patologia clínica do Hospital Estadual São Sebastião no período epidêmico da meningite