Ana Paula Feijão de Carvalho
Graduação em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2000), Sobral, Ceará. Especializações em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (2007), Fortaleza, Ceará e em Gestão da Qualidade Ambiental pela Faculdade de Tecnologia CENTEC - FATEC (2009), Sobral, Ceará. Atualmente é presidente do Instituto Núcleo de Estudos do Meio Ambiente - Instituto NEMA e professora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Felipe e Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto Biologia. Tem experiência na área de Educação Ambiental e ensino de Biologia.
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em GESTÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL
2008 - 2009
Faculdade de Tecnologia CENTEC
Título: VIABILIDADE DE REÚSO DO REJEITO DOS BEBEDOUROS DA E. E. F. M. PROF.º LUÍS FELIPE
Orientador: Maria do Socorro Ribeiro Hortegal Filha
Especialização em Ensino de Biologia
2006 - 2007
Faculdade Farias Brito
Título: "Educação Ambiental Contextualizada" e "Educação Ambiental do Fazer" Por Meio da Disciplina de Biologia na Escola Pública Prof.º Luís Felipe, Sobral/CE
Orientador: Grace Adeodato Maia
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Graduação em Licenciatura em Biologia
1996 - 2000
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Formação complementar
2012 - 2012
Permacultura Urbana. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2010
Oficinas de Construção de COM VIDA e Agenda 21. (Carga horária: 16h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
2008 - 2008
Responsabilidade Social e Sustentabilidade. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2007 - 2007
Caminhos do Desenvolvimento Local. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2007
Turismo de inclusão. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
2003 - 2003
Como falar bem em público. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2002 - 2002
Seminário: Uso Público em Unidades de Conservação. (Carga horária: 40h). , Fundação O Boticário e Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação, FBPN E REDEPROUC, Brasil.
2002 - 2002
Análise de Solo. (Carga horária: 20h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2001 - 2001
Farmácia Viva. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2001 - 2001
Ecologia Aplicada. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária. , Sociedade Botânica do Brasil - DF, SBB, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Coleta e Reciclagem de Lixo. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Educação Ambiental no Meio Urbano. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Fotografia em Biociências. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Taxonomia e Biologia de Araceae. , Sociedade Botânica do Brasil - DF, SBB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Biologia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão ambiental.
Organização de eventos
CARVALHO, A. P. F. ; CAVALCANTE, A. L. F. ; CASSIANO, H. ; FARIAS, C. M. S. ; COUTINHO, M. M. P. . Dia do Meio Ambiente - ?Conhecer o Meio Ambiente para Fazer a Diferença?. 2006. (Outro).
Participação em eventos
V ENCONTRO PIBID: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E INOVADORAS NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.EDUCACAO AMBIENTAL NA ESCOLA: UTILIZACAO DE VIDEO COMO FERRAMENTA DIDATICA PARA DESMISTIFICAR AS SERPENTES. 2015. (Encontro).
VI Congresso de Ecologia do Brasil. 2003. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2002. (Congresso).
III Encontro de Iniciação à Pesquisa.Flora Arbórea das Praças Públicas de Sobral - CE. 2001. (Encontro).
51º Congresso Nacional de Botânica. Avaliação da Composição da Florística da Área Urbana de Sobral - CE. 2000. (Congresso).
II Encontro de Iniciação Científica.Levantamento da Flora da Cidade de Sobral - CE. 2000. (Encontro).
50º Congresso Nacional de Botânica. Flora do Ceará: Estudo Preliminar sobre Araceae Juss. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, F.A.;CARVALHO, A. P. F.. SONDAGEM SOBRE A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS DE AGROECOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA ? MASSAPÊ ? CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
LIMA, M. C. S. de;CARVALHO, A. P. F.. O USO DA TECNOLOGIA NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
COSTA, F. D.;CARVALHO, A. P. F.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ E COMO PRÁTICA EMPREENDEDORA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
PONTE, G. R. da;CARVALHO, A. P. F.. A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA NA ESCOLA ELPÍDIO RIBEIRO SILVA, DISTRITO DE TORTO-CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
COUTINHO, M. P.;CARVALHO, A. P. F.. ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO MATERIAL DIDÁTICO DE ANATOMIA HUMANA DE CINCO ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
SILVA, M. S. M.;CARVALHO, A. P. F.. A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: PREPARAÇÃO DE PROFESSORES E CONHECIMENTOS DOS ALUNOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
AZEVEDO, A. T. S. de;CARVALHO, A. P. F.. DIAGNÓSTICO DO PROCESSO METODOLÓGICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO TORTO SOBRAL-CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
Orientou
A Contribuição da Ecologia na Formação dos Alunos na Escola de E; F; M; Professor Luís Felipe; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; (Orientador);
A LINGUAGEM DA BIOLOGIA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; (Orientador);
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA COMO INTERMEDIADOR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; (Orientador);
A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DE BIOLOGIA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; (Orientador);
O USO DA TECNOLOGIA NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA NA ESCOLA ELPÍDIO RIBEIRO SILVA, DISTRITO DE TORTO-CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
SONDAGEM SOBRE A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS DE AGROECOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA ? MASSAPÊ ? CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ E COMO PRÁTICA EMPREENDEDORA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO MATERIAL DIDÁTICO DE ANATOMIA HUMANA DE CINCO ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: PREPARAÇÃO DE PROFESSORES E CONHECIMENTOS DOS ALUNOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO METODOLÓGICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, SÃO JOSÉ DO TORTO, SOBRAL-CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA ESPECIFICA EM BIOLOGIA) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
IMPORTÂNCIA DO ESTAGIO DE ENSINO EM BIOLOGIA II PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIA À PRÁTICA; 2015; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
Projeto Sala Verde; 2006; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Faculdade de Tecnologia CENTEC Sobral, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
Projeto Sala Verde; 2006; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Faculdade de Tecnologia CENTEC Sobral, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Feijão de Carvalho;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, A. P. F. . Identificação Preliminar dos Fatores Impactantes no Trecho do Antigo Lixão de Jangurussu do Rio Cocó. In: IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/ IV Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFETE-CE, 2004, Fortaleza. IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/ IV Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFETE-CE, 2004.
-
CARVALHO, A. P. F. ; MARTINS, F. M. O. ; FREITAS, A. C. ; CAVALCANTE, A. L. F. ; CRUZ, F. A. ; FARIAS, F. M. ; SENA, C. F. . Estudo Preliminar dos Impactos Causados no Rio Batoque em Hidrolândia - CE.. In: IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/ IV Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará ? CEFET- CE, 2004, Fortaleza. IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/ IV Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará ? CEFET- CE, 2004.
-
CARVALHO, A. P. F. ; MARTINS, F. M. O. ; FREITAS, A. C. ; CAVALCANTE, A. L. F. ; CRUZ, F. A. ; FARIAS, F. M. ; SENA, C. F. . Estudo Preliminar dos Impactos Causados no Rio Batoque em Hidrolândia - CE.. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2003, Sobral. V Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2003.
-
CARVALHO, A. P. F. ; QUARIGUASY, Jacqueline Silva . Flora Arbórea das Praças Públicas de Sobral - CE. In: 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001.
-
CARVALHO, A. P. F. ; QUARIGUASY, Jacqueline Silva . Flora Arbórea das Praças Públicas de Sobral - CE. In: VII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2001, Fortaleza. VII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2001.
-
CARVALHO, A. P. F. ; QUARIGUASY, Jacqueline Silva . Flora Arbórea das Praças Públicas de Sobral - CE. In: III Encontro de Iniciação Científica da UVA, 2001, Sobral. III Encontro de Iniciação Científica da UVA, 2001.
-
CARVALHO, A. P. F. ; QUARIGUASY, Jacqueline Silva . Levantamento da Flora Arbórea da Cidade de Sobral - CE. In: II Encontro de Iniciação científica da UVA, 2000, Sobral. II Encontro de Iniciação científica da UVA, 2000.
-
QUARIGUASY, Jacqueline Silva ; CARVALHO, A. P. F. ; MATA ; ANDRADE, I. M. . Levantamento da Flora Arbórea da Cidade de Sobral ? CE. In: II Encontro de Iniciação Científica, 2000, Sobral. II Encontro de Iniciação Científica da UVA, 2000.
-
CARVALHO, A. P. F. ; QUARIGUASY, Jacqueline Silva ; MATA . Avaliação da Composição Florística de Sobral - CE. In: 51º Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. 51º Congresso Nacional de Botânica, 2000.
-
CARVALHO, A. P. F. ; SILVA, Edna Dias . Flora do Ceará: Estudo Preliminar sobre Araceae Juss. In: 50º Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau. 50º Congresso Nacional de Botânica, 1999.
-
MORAIS, J. G. ; CARVALHO, A. P. F. . Sala Verde Sobral: "Uma nova proposta para a educação ambiental". 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, A. P. F. ; MARTINS, F. M. O. ; FREITAS, A. C. ; CAVALCANTE, A. L. F. ; CRUZ, F. A. ; FARIAS, F. M. ; SENA, C. F. . Estudo Preliminar dos Impactos Causados no Rio Batoque em Hidrolândia - CE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, A. P. F. . Identificação Preliminar dos Fatores Impactantes no Trecho do Antigo Lixão de Jangurussu do Rio Cocó. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUARIGUASY, Jacqueline Silva ; CARVALHO, A. P. F. ; MATA, M. F. . Flora Arbórea das Praças Públicas de Sobral ? CE. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUARIGUASY, Jacqueline Silva ; CARVALHO, A. P. F. ; MATA ; ANDRADE, I. M. . Levantamento da Flora Arbórea da Cidade de Sobral ? CE. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Marlene Feliciano Mata ; QUARIGUASY, Jacqueline Silva ; CARVALHO, A. P. F. . Avaliação da Composição Florística de Sobral - CE. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIVA, J. C. G. ; ANDRADE, I. M. ; SILVA, Edna Dias ; CARVALHO, A. P. F. . Flora do Ceará: Estudo Preliminar sobre Araceae Juss. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
1999 - 2000
Avaliação da Composição Florística da Área Urbana de Sobral - CE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Paula Feijão de Carvalho - Integrante / Jacqueline Silva Quariguasy - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Regional de Desenvolvimento da Educação, Escola de Ensino Fundamental e Médio profº Luis Felipe. , Rua Cel. José Silvestre, 760, Junco, 62000000 - Sobral, CE - Brasil, Telefone: (88) 36774283
Experiência profissional
2010 - 2010
SENAI - Departamento Regional do CearáVínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora no módulo Gestão Ambiental, Carga horária: 20
2009 - 2010
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
2005 - Atual
Escola de Ensino Fundamental e Médio Prof.º Luís FelipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia
2004 - Atual
Instituto Núcleo de Estudos do Meio AmbienteVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 10
Atividades
-
11/2005
Direção e administração, Instituto Núcleo de Estudos do Meio Ambiente-Instituto NEMA, .,Cargo ou função, Presidente.
2003 - 2004
Associação Instituto Internacional de EcologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coleta de plâncton
Atividades
-
10/2003 - 01/2004
Estágios , IIEGA, .,Estágio realizado, na área de Limnologia.
2003 - 2003
Prefeitura Municipal de SobralVínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Bióloga
Outras informações:
Título da palestra foi "Os Tipos de Lixo e A Importância do Ambiente Limpo". Palestra esta dada nas escolas municipais da região.
Atividades
-
06/2003 - 06/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Os Tipos de Lixo e A Importância do Ambiente Limpo
2003 - 2003
Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Gerardo Ferreira GomesVínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Bióloga
Outras informações:
Palestra ocorrido na 1ª Conferência do Meio Ambiente, estando relacionada ao um projeto do Ministério do Meio Ambiente.
Atividades
-
08/2003 - 08/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, O Profissional Biólogo e O Meio Ambiente
2002 - 2003
Centro de Formação Educacional MultidisciplinarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora de Biologia, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2002 - 07/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia
2000 - 2000
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Ensino
1999 - 2000
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa
Atividades
-
09/2000 - 11/2000
Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica III
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Paula Feijão de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?