Antônio Marcos Mendonça Lima
Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1997). Atualmente é professor da Escola de Ensino Médio Guaraciaba do Norte. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão integrada, planejamento territorial, desastres socionaturais e eventos extremos.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Ensino de Geografia
2006 - 2007
Centro Universitário Farias Brito
Título: ENSINO DA GEOGRAFIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO DA E.E.M. GUARACIABA DO NORTE
Orientador: Francisco de Assis Francelino Alves
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Organização de eventos
LIMA, A. M. M. . I CICLO DE DEBATES GEOGRÁFICOS DO MESTRADO ACADÊMIC0 EM GEOGRAFIA DA UVA (CIDEGEO 2019): O PAPEL DO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS NA ATUALIDADE. 2019. (Outro).
Participação em eventos
I CICLO DE DEBATES GEOGRÁFICOS DO MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DA UVA (CIDEGEO 2019): O PAPEL DO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS NA ATUALIDADE. 2019. (Outra).
XIV ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.DISCUSSOES TEORICAS E CONCEITOS BASICOS PARA O ENTENDIMENTO DA SECA ENQUANTO DESASTRE SOCIONATURAL NO ESTADO DO CEARÁ. 2019. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
LIMA, A. M. M. ; MONTEIRO, J. B. . A ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES. Revista Equador , v. 9, p. 56-73, 2020.
-
LIMA, A. M. M. ; MONTEIRO, J. B. . A ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES. Revista Equador , 2020.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
DESASTRES SOCIONATURAIS ASSOCIADOS À SECA NA REGIÃO DE PLANEJAMENTO DO SERTÃO DE SOBRAL, Descrição: OBJETIVOS ? Geral - Identificar e analisar situações de desastres associados à seca nos municípios que compõem a Região de Planejamento do Sertão de Sobral no período de 2010 a 2019. ? Específicos - Analisar o comportamento da chuva nos municípios nos anos da série histórica, identificando períodos em que ocorreu a seca meteorológica, bem como a influência de teleconexões oceano-atmosfera/atuação de sistemas atmosféricos na ocorrência de períodos secos. - Identificar e avaliar quais municípios da Região de Planejamento do Sertão de Sobral que mais foram afetados pelas situações de desastre associados à seca; - Identificar e discutir as principais políticas públicas, medidas e ações implementadas no âmbito dos municípios que compõem a Região de Planejamento do Sertão de Sobral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Marcos Mendonça Lima - Coordenador / JOSÉ FALCÃO SOBRINHO - Integrante / JANDER BARBOSA MONTEIRO - Integrante.
Prêmios
2019
DESTAQUE EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
EEM Maria Marina Soares, SEDUC. , Rua 12 de Novembro, 119, Centro, 62380000 - Guaraciaba do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 36522184
Experiência profissional
1998 - Atual
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GUARACIABA DO NORTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antônio Marcos Mendonça Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?