Marcos Túlio Alves da Rocha
Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em metabolismo animal e patologias endócrinas. Trabalhou com modelos experimentais de indução e tratamento do Diabetes Mellitus e processos inflamatórios em cobaias. Professor de Bioquímica Teórico e Prática dos cursos de Medicina, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição da Faculdade de Minas Gerais (FAMINAS - BH). Professor da disciplina de Integralização Básico Clínica Ampliada - 1(IBCA-1) do curso de Medicina da FAMINAS - BH com ênfase em Metodologias Ativas e interdisciplinaridade com contextualização clínica. Professor da disciplina de Projetos e Práticas Aplicados do curso de Enfermagem da FAMINAS-BH. Experiência e habilidade em lecionar para todos os cursos da área da saúde humana e veterinária.
Informações coletadas do Lattes em 19/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Bioquimica Agricola
2008 - 2011
Universidade Federal de Viçosa
Título: Efeitos de Momordica Charantia L em Ratos Diabéticos, Ano de Obtenção: 2011
George Henrique Kling de Moraes.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral. Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.
Graduação em Fisioterapia
2002 - 2007
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH
Título: Eficácia antinociceptiva do LASER de baixa potência na resposta inflamatória aguda, em camundongos.
Orientador: Cláudia Lopes Penaforte
Curso técnico/profissionalizante em HARDWARE COMPLETO - MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES
2002 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
1999 - 1999
Formação complementar
2022 - 2022
Minicurso: Bases Moleculares do Câncer. (Carga horária: 4h). , Instituto Multiprofissional de Ensino, IME, Brasil.
2022 - 2022
Semana de Capacitação Docente com os temas Contribuições da Neurociência p. (Carga horária: 8h). , LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA, FAMINAS, Brasil.
2021 - 2021
METODOLOGIAS ATIVAS: UM BATE PAPO SOBRE A NOSSA PRÁTICA. (Carga horária: 2h). , LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA, FAMINAS, Brasil.
2019 - 2019
APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 8h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
2019 - 2019
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES. (Carga horária: 8h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
2019 - 2019
CAPACITAÇÃO DOCENTE - SEMINÁRIOS DE AVALIAÇÃO. (Carga horária: 12h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
2019 - 2019
WORKSHOP DE SIMULAÇÃO DE MEDICINA. (Carga horária: 4h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
2018 - 2018
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDICO PARA GRANDES E PEQUENOS GRUPOS. (Carga horária: 8h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
2018 - 2018
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE. (Carga horária: 8h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
2018 - 2018
SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. (Carga horária: 15h). , FAMINAS BH, FAMINASBH, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Metodologias Ativas de Ensino e Integração Interdisciplinar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
CONFERÊNCIA MAGNA DE ABERTURA DO II CONGRESSO DE SAÚDE. 2022. (Congresso).
I Congresso On-Line Luso-Brasileiro de Ciências Laboratoriais. 2022. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana. 2022. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Saúde. 2022. (Congresso).
Vigilância Epidemiológica: Monitoramento da Monkeypox - Varíola dos Macacos. 2022. (Outra).
VII Congresso de Educação - FENEP. 2022. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana. 2021. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Saúde. 2021. (Congresso).
III Simposio Latino Americano de Genética Médica. 2021. (Simpósio).
SEMANA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO -"Estratégias dietéticas atuais e seus impactos metabólicos?. 2021. (Congresso).
CAPACITAÇÃO COMITÊS DE ÉTICA ? CEP UNIFAMINAS MURIAÉ. 2020. (Outra).
Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). O uso de Metodologias Ativas de forma Remota na Integração Básico Clínica no Primeiro Período do Curso de Medicina: Relato de Experiência Docente. 2020. (Congresso).
Programa de Desenvolvimento Docente Unifaminas. 2020. (Oficina).
A MUDANÇA DE CULTURA PARA MODELAR DO FUTURO PALESTRANTE. 2019. (Outra).
Semana Acadêmica de Nutrição.Importância da tiamina na nutrição humana e sua possível necessidade de suplementação em condições fisiológicas. 2019. (Outra).
Semana Acadêmica de Nutrição.Função da riboflavina no metabolismo humano, alimentos fontes e suplementação. 2019. (Outra).
SEMINÁRIO DE INTERDISCIPLINARIDADE DA MEDICINA. 2019. (Seminário).
II jornada acdêmica de promoção à saúde.Principais Marcadores Bioquímicos, Estilo de Vida e a Prevenção da Síndrome Metabólica. 2018. (Outra).
Congresso Faminas ano 2016. Banca de Avaliação dos Trabalhos do Evento. 2016. (Congresso).
Encontro Nacional de Iniciação Científica 2016.Banca de Avaliação dos Trabalhos do Evento. 2016. (Encontro).
SEMINÁRIOS DO CURSO DE PÓS GRADUÇÃO EM BIIOQUÍMICA E IMUNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. 2009. (Seminário).
II Simpósio de Ensino.Proteína - Muito Além da ligação Peptídica. 2008. (Simpósio).
MINICURSO DE PROTEÍNAS.INFLUÊNCIA TERMODINÂMICA NA ESTABILIDADE DAS PROTEÍNAS. 2008. (Simpósio).
VIII Mostra Científicada Pós-Graduação.Proteína - Muito Além da ligação Peptídica. 2008. (Simpósio).
VI Simpósio de Extensão Universitária.Proteína - Muito Além da ligação Peptídica. 2008. (Simpósio).
XVIII Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa.Protéinas, Muito Além das Ligações Peptídicas. 2008. (Simpósio).
CONGRESSO NACIONAL DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS GERAIS, REALIZADOS EM GRUPO, NA INTENSIDADE DA DOR E NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA CRÔNICA NO CENTRO DE SAÚDE SÃO FRANCISCO. 2007. (Congresso).
1 Seminário de Avaliação e Intervenções Fisioterapêuticas nas Disfunções Respiratórias - pelo projeto de Extensão de Fibrose Cística do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Belo Horizonte. 2006. (Simpósio).
XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Influência do LASER de AsGaAlIn no teste de contorções abdominais ao ácido acético 8% em camundongos.. 2003. (Congresso).
1 jornada Acadêmica de Fisioterapia do Uni-BH. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
Oliveira, V.P.; Lopes, C.S.;ROCHA, M. T. A.. RELAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CÓLON-RETAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA.
Lopes, C.S.; Oliveira, V.P.;ROCHA, M. T. A.. LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A QUANTIDADE DE ALIMENTOS RECEBIDOS EM UM BANCO DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA EM BELO HORIZONTE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA.
Lopes, C.S.; Oliveira, V.P.;ROCHA, M. T. A.. LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A QUANTIDADE DE ALIMENTOS RECEBIDOS EM UM BANCO DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA EM BELO HORIZONTE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA.
Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. Neves e Castro Martins.Probióticos no fortalecimento da resposta imune em tempos de COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. ALERGIA ALIMENTAR PELA INTRODUÇÃO ALIMENTAR PRECOCE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. Probióticos no fortalecimento da resposta imune em tempos de COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. Probióticos no fortalecimento da resposta imune em tempos de COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. ALERGIA ALIMENTAR PELA INTRODUÇÃO ALIMENTAR PRECOCE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
DO NASCIMENTO, H.F.;ROCHA, M. T. A.. MODULAÇÃO DOS NÍVEIS DE INSULINA PELO CONSUMO DE CARBOIDRATOS E OS EFEITOS NO TECIDO ADIPOSO DURANTE O EMAGRECIMENTO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
DO NASCIMENTO, H.F.;ROCHA, M. T. A.. MODULAÇÃO DOS NÍVEIS DE INSULINA PELO CONSUMO DE CARBOIDRATOS E OS EFEITOS NO TECIDO ADIPOSO DURANTE O EMAGRECIMENTO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
DO NASCIMENTO, H.F.;ROCHA, M. T. A.. O PAPEL DA SUPLEMENTAÇÃO DA BETA - ALANINA NA PERFORMANCE ESPORTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
DO NASCIMENTO, H.F.;ROCHA, M. T. A.. O PAPEL DA SUPLEMENTAÇÃO DA BETA - ALANINA NA PERFORMANCE ESPORTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.; Lopes, C.S.; Souza, M.L.R. OBESIDADE INFANTIL: POSSÍVEIS FATORES QUE POSSAM ACARRETAR EM SÍNDROME METABÓLICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.; Lopes, C.S.; Souza, M.L.R. OBESIDADE INFANTIL: POSSÍVEIS FATORES QUE POSSAM ACARRETAR EM SÍNDROME METABÓLICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.; Lopes, C.S.; Souza, M.L.R. OS EFEITOS DO CONSUMO DO CHÁ-VERDE EM ATLETAS DE FISICULTURISMO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.; Lopes, C.S.; Souza, M.L.R. OS EFEITOS DO CONSUMO DO CHÁ-VERDE EM ATLETAS DE FISICULTURISMO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Lopes, C.S.; Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. VITAMINA C CONTRA OS RADICAIS LIVRES NO ENVELHECIMENTO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Lopes, C.S.; Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. GESTÃO DA QUALIDADE EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Lopes, C.S.; Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. GESTÃO DA QUALIDADE EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Lopes, C.S.; Souza, M.L.R;ROCHA, M. T. A.. A IMPORTÂNCIA DA CRONONUTRIÇÃO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Souza, M.L.R; Lopes, C.S.;ROCHA, M. T. A.. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL ALIMENTAR EM ATLETAS DE BOXE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Souza, M.L.R; Lopes, C.S.;ROCHA, M. T. A.. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL ALIMENTAR EM ATLETAS DE BOXE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Siveira, A.M.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. EFEITOS NO ESTADO NUTRICIONAL A CURTO E LONGO PRAZO EM PACIENTES COM BULIMIA NERVOSA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Siveira, A.M.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. ANÁLISE DO GANHO DE PESO EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Siveira, A.M.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. ANÁLISE DO GANHO DE PESO EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Siveira, A.M.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. ANÁLISE DO GANHO DE PESO EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Siveira, A.M.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. FREQUÊNCIA DE DISTRIBUIÇÃO DE LEITE MATERNO ORDENHADO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELO HORIZONTE E DETERMINAÇÃO DO GASTO COM FÓRMULAS LÁCTEAS ARTIFICIAIS.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Siveira, A.M.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. FREQUÊNCIA DE DISTRIBUIÇÃO DE LEITE MATERNO ORDENHADO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELO HORIZONTE E DETERMINAÇÃO DO GASTO COM FÓRMULAS LÁCTEAS ARTIFICIAIS.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Oliveira, V.P.; Nascimento, E.;ROCHA, M. T. A.. HÁBITOS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES BRASILEITOS E SUA RELAÇÃO COM AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Nascimento, E.; Oliveira, V.P.;ROCHA, M. T. A.. HÁBITOS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES BRASILEITOS E SUA RELAÇÃO COM AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Nascimento, E.; Oliveira, V.P.;ROCHA, M. T. A.. ADMINISTRAÇÃO DE POLIFENÓIS EM PESSOAS VIVENDO COM HIV EM USO DE ANTIRRETROVIRAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Nascimento, E.; Oliveira, V.P.;ROCHA, M. T. A.. O USO DO GENGIBRE COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DA ENXAQUECA EM ADULTOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
Nascimento, E.; Oliveira, V.P.;ROCHA, M. T. A.. O USO DO GENGIBRE COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DA ENXAQUECA EM ADULTOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH.
ROCHA, MARCOS TULIO ALVES. REFLEXÕES DA NUTRIÇÃO CLÍNICA SOBRE O CUIDADO INTEGRAL DOS IDOSOS: BENEFÍCIOS DO AJUSTE PROTEICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, MARCOS TULIO ALVES. O IMPACTO NA ABSORÇÃO DE CALCIO EM IDOSOS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE E ALTERNATIVAS NUTRICIONAIS DE REPOSIÇÃO. 2018.
ROCHA, M. T. A.. USO DO BICARBONATO DE SODIO COMO RECURSO ERGOGÊNICO NO ESPORTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (Faminas BH).
ELEUTERIO, N. M.;ROCHA, M. T. A.; SCHETTINI, M. P.. IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE ENZIMAS HEPÁTICAS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOENÇAS CAUSADAS PELO USO CRONICO DO ETANOL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, M. T. A.; ELEUTERIO, N. M.; SCHETTINI, M. P.. A RELAÇÃO ENTRE A SÍNDROME DO PÂNICO E A HIPOCONDRIA: A IMPORTÂNCIA DA ASSITENCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas (Faminas BH).
ROCHA, M. T. A.; ELEUTERIO, N. M.. IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO E SUA CONCENTRAÇÃO DECLARADA NAS EMBALAGENS DA FARINHA DE TRIGO E MILHO COMERCIALIZADOS EM VESPASIANO EM CONSONÂNCIA COM A RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC 344/ 2002 (ANVISA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (Faminas BH).
ROCHA, M. T. A.; ELEUTERIO, N. M.; SCHETTINI, M. P.. IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE ENZIMAS HEPÁTICAS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOENÇAS CAUSADAS PELO USO CRÔNICO DO ALCOOL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.; Arantes, L. M.. Estudo do Potencial Antioxidante dos componentes químicos do extrato da polpa da fruta Synsepalum dulcificum. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; Arantes, L. M.. Estudo do Potencial Antioxidante dos componentes químicos do extrato da polpa da fruta Synsepalum dulcificum. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; ANDRADE, F. F. D.. Efeito Citotóxico das novas Tiossemicarbazonas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; ANDRADE, F. F. D.. Efeito Citotóxico das novas Tiossemicarbazonas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; Nunes, F. F. C.. Perfil Epidemiológico das Intoxicações humanas por raticidas, no Brasil, no período de 2010 a 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; Nunes, F. F. C.. Perfil Epidemiológico das Intoxicações humanas por raticidas, no Brasil, no período de 2010 a 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; SCHETTINI, M. P.; QUADROS, F. A. S.. CRESCENTE USO DE SUPLEMENTOS PARA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D E SUA ATUAL NECESSIDADE DE CONSUMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé.
ROCHA, M. T. A.; QUADROS, F. A. S.; SCHETTINI, M. P.. CRESCENTE USO DE SUPLEMENTOS PARA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D E SUA ATUAL NECESSIDADE DE CONSUMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé.
ROCHA, M. T. A.; SCHETTINI, M. P.; QUADROS, F. A. S.. USO DO BICARBONATO DE SÓDIO COMO RECURSO ERGOGÊNICO NO ESPORTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Minas - Muriaé.
ROCHA, M. T. A.; SCHETTINI, M. P.; QUADROS, F. A. S.. USO DO BICARBONATO DE SÓDIO COMO RECURSO ERGOGÊNICO NO ESPORTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Minas - Muriaé.
ROCHA, MARCOS TULIO ALVES; ANDRADE, F. F. D.. EFEITOS E RISCOS DO USO DA TERAPIA GÊNICA PARA MELHORAMENTO DA PERFORMANCE ATLÉTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Estudo Preliminar Sobre Imunorregulação na Malária: Papel Das Células T Auxiliares Foliculares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.; SOUSA, B. M.. Importância da Prática de Exercícios Físicos no Tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Caracterização Da Atividade Celulosídica em Um Extrato Bruto De Cupim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Avaliação de potenciais efeitos antiinflamatórios da planta kalanchoe brasiliensis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Avaliação do Potencial Inibitório de Extratos Vegetais em Solventes Apolares de Pyrostegia venusta sobre a Atividade Celulosídica de um Extrato Protéico de Trato Digestivo de Cupim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Avaliação da ocorrência de enteroparasitoses em escolas públicas da área urbana e rural do município de Caeté. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Uso de células tronco no tratamento de infecções por HIV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. A ação do álcool no organismo e suas possíveis consequências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Fatores que permeiam a ocorrência de enteroparasitoses na infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. Staphylococcus aureus resistentes à meticilina em pacientes hospitalizados, profissionais da saúde e trabalhadores do hospital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
ROCHA, M. T. A.. BANCA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO APLICADO A COMUNIDADE - PAC III e IV com o tema BIOÉTICA: O OLHAR ACADÊMICO SOBRE DILEMAS DA VIDA E CIÊNCIA. 2021. LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA.
ROCHA, M. T. A.. Trabalhos Interdisciplinares do curso de Enfermagem (Banca Remota). 2020. FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.. Trabalhos Interdisciplinares do Curso de Biomedicina (Banca Remota). 2020. FAMINAS BH.
ROCHA, M. T. A.. Banca - BANCA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO APLICADO A COMUNIDADE - PAC com o tema ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO NAS DIVERSAS HABILITAÇÕES. 2020. LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA.
ROCHA, M. T. A.. Trabalhos Interdisciplinares dos Cursos da Saúde. 2018. Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, M. T. A.. VI ENIC. 2017. Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, M. T. A.. Trabalhos Interdisciplinares dos Cursos da Saúde. 2017. Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, M. T. A.. Banca de Avaliação dos Trabalhos do Congresso FAMINAS 2016. 2016. Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, M. T. A.. Banca de Avaliação dos Trabalhos do Encontro Nacional de Iniciação Científica (ENIC) 2016. 2016. Faculdade de Minas (BH).
ROCHA, M. T. A.. Trabalhos Interdisciplinares dos Cursos da Saúde. 2016. Faculdade de Minas (BH).
Orientou
Monitoria de Bioquímica; Início: 2022; Orientação de outra natureza; FAMINAS BH; (Orientador);
Projeto de Extensão - Hatha Yoga; Início: 2022; Orientação de outra natureza; FAMINAS BH; (Orientador);
Liga Acadêmica de Endocrinologia e Bioquímica; Início: 2020; Orientação de outra natureza; LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA; (Orientador);
Alterações metabólicas dos micronutrientes e macronutrientes na doença cirrose hepática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
SARS-COV-2 COMO FATOR DE RISCO PARA O AGRAVAMENTO DO DIABETES MELLITUS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas (BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Alterações metabólicas dos micronutrientes e macronutrientes na doença cirrose hepática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
OBESIDADE INFANTIL: POSSÍVEIS FATORES QUE POSSAM ACARRETAR EM SÍNDROME METABÓLICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
OBESIDADE INFANTIL: POSSÍVEIS FATORES QUE POSSAM ACARRETAR EM SÍNDROME METABÓLICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
OS EFEITOS DO CONSUMO DO CHÁ-VERDE EM ATLETAS DE FISICULTURISMO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
OS EFEITOS DO CONSUMO DO CHÁ-VERDE EM ATLETAS DE FISICULTURISMO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
O IMPACTO NA ABSORÇÃO DE CALCIO EM IDOSOS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE E ALTERNATIVAS NUTRICIONAIS DE REPOSIÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (Faminas BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
A RELAÇÃO ENTRE A SÍNDROME DO PÂNICO E A HIPOCONDRIA: A IMPORTÂNCIA DA ASSITENCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas (Faminas BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
A RELAÇÃO ENTRE A SÍNDROME DO PÂNICO E A HIPOCONDRIA: A IMPORTÂNCIA DA ASSITENCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas (Faminas BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO E SUA CONCENTRAÇÃO DECLARADA NAS EMBALAGENS DA FARINHA DE TRIGO E MILHO COMERCIALIZADOS EM VESPASIANO EM CONSONÂNCIA COM A RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC 344/ 2002 (ANVISA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (Faminas BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO E SUA CONCENTRAÇÃO DECLARADA NAS EMBALAGENS DA FARINHA DE TRIGO E MILHO COMERCIALIZADOS EM VESPASIANO EM CONSONÂNCIA COM A RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC 344/ 2002 (ANVISA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Minas (Faminas BH); Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
CRESCENTE USO DE SUPLEMENTOS PARA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D E SUA ATUAL NECESSIDADE DE CONSUMO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
USO DO BICARBONATO DE SÓDIO COMO RECURSO ERGOGÊNICO NO ESPORTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
CRESCENTE USO DE SUPLEMENTOS PARA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D E SUA ATUAL NECESSIDADE DE CONSUMO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
USO DO BICARBONATO DE SÓDIO COMO RECURSO ERGOGÊNICO NO ESPORTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Monitoria de Bioquímica; 2022; Orientação de outra natureza; (Medicina) - LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Monitoria de Bioquímica; 2022; Orientação de outra natureza; (Medicina) - LAEL VARELLA EDUCACAO E CULTURA LTDA; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Monitoria de Bioquímica; 2021; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
A MELATONINA COMO ALVO TERAPÊUTICO PARA O TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE; 2020; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
EPIGENÉTICA E A PROPENSÃO DE DESENVOLVIMENTO DE DISTÚRBIOS METABÓLICOS POR DIABETES GESTACIONAL; 2020; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
VITAMINA D E ENDOMETRIOSE: UMA SIMPLES ASSOCIAÇÃO OU ABORDAGEM TERAPÊUTICA?; 2020; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
CRISES AGUDAS HIPERGLICÊMICAS EMERGENCIAIS: CETOACIDOSE DIABÉTICA E ESTADO HIPERGLICÊMICO HIPEROSMOLAR; 2019; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Monitoria de Bioquímica; 2019; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Monitoria de Bioquímica; 2019; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
A EPIGENÉTICA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO ENTRE O BAIXO PESO AO NASCER E A PROGRAMAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA; 2019; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
IMPORTÂNCIA DA TIAMINA NA NUTRIÇÃO HUMANA E SUA POSSÍVEL NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
IMPORTÂNCIA DA TIAMINA NA NUTRIÇÃO HUMANA E SUA POSSÍVEL NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS; 2019; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
IMPORTÂNCIA DA TIAMINA NA NUTRIÇÃO HUMANA E SUA POSSÍVEL NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
FUNÇÃO DA RIBOFLAVINA NO METABOLISMO HUMANO, ALIMENTOS FONTES E SUPLEMENTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
FUNÇÃO DA RIBOFLAVINA NO METABOLISMO HUMANO, ALIMENTOS FONTES E SUPLEMENTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
FUNÇÃO DA RIBOFLAVINA NO METABOLISMO HUMANO, ALIMENTOS FONTES E SUPLEMENTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Monitoria de Bioquímica; 2019; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FAMINAS BH; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
PRINCIPAIS MARCADORES BIOQUÍMICOS, ESTILO DE VIDA E A PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
PRINCIPAIS MARCADORES BIOQUÍMICOS, ESTILO DE VIDA E A PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
PRINCIPAIS MARCADORES BIOQUÍMICOS, ESTILO DE VIDA E A PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Marcos Túlio Alves da Rocha;
Produções bibliográficas
-
PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. ; ROCHA, R.A. ; BARROSO, M. H. S. . A obesidade visceral como moduladora dos componentes da síndrome metabólica. Revista Científica da FAMINAS , v. 15, p. 66-82, 2020.
-
ROCHA, MARCOS TULIO ALVES ; PIZZIOLO, VIRGINIA RAMOS ; FERREIRA, RONALDO MARTINS ; MORAES, GEORGE HENRIQUE KLING . RATOS DIABÉTICOS-INDUZIDOS SUBMETIDOS A INFUSÃO DE MOMORDICA CHARANTIA L.. CIÊNCIA E NATURA , v. 36, p. 711-717, 2014.
-
PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. . A EPIGENÉTICA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO ENTRE O BAIXO PESO AO NASCER E A PROGRAMAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA. In: VIII CONGRESSO SAMMG, 2019, Belo Horizonte. REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS. Belo Horizonte, 2019. v. 29.
-
Borges, I. G. ; Linhares, A.F.S. ; LIMA, D. S. ; ROCHA, M. T. A. . RESTRIÇÃO NA DOAÇÃO DE SANGUE DEVIDO À ESCOLHA DA PRÁTICA SEXUAL: INTERPRETAÇÃO ÉTICA E IMPACTO NO BANCO DE SANGUE.. In: VI ENIC, 2017, Belo Horizonte. VI Encontro Internacional de Iniciação Científica da Famninas BH, 2017.
-
SANTOS, G. O. ; SANTOS, P. C. ; ROCHA, M. T. A. . CRESCENTE USO DE SUPLEMENTOS PARA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D E SUA ATUAL NECESSIDADE DE CONSUMO. In: VI ENIC, 2017, Belo Horizonte. VI Encontro Internacional de Iniciação Científica da Famninas BH, 2017.
-
Ramos, R. C. F. ; ROCHA, M. T. A. . GALACTOSEMIA: INCLUSÃO DO TESTE NA TRIAGEM NEONATAL. In: VI ENIC, 2017, Belo Horizonte. VI Encontro Internacional de Iniciação Científica da Famninas BH, 2017.
-
EVANGELISTA, L.C.T. ; FERREIRA, B. S. ; MIRANDA, B. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, R. M. ; ROSA, E. R. ; WINTER, T. L. ; ROCHA, M. T. A. . DISPONIBILIDADE DE NIACINA EM ALIMENTOS E SUPLEMENTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMINAS-BH, 2017, BELO HORIZONTE. INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COOPERAÇÃO, 2017.
-
PESSOA, M.L.P ; DA COSTA, R.R. ; BATISTA, F.G. ; ROCHA, M. T. A. . A Melatonina como Alvo Terapêutico no Tratamento da Endometriose. In: IX CONGRESSO DA SAMMG, 2021, Belo Horizonte. SUPLEMENTO DO IX CONGRESSO DA SAMMG NA REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS, 2020. v. 31. p. 38-38.
-
Queiroz, C.A. ; SOUZA, J.V.R ; DE SOUZA, C.I. ; PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. . EPIGENÉTICA E A PROPENSÃO DE DESENVOLVIMENTO DE DISTÚRBIOS METABÓLICOS POR DIABETES GESTACIONAL. In: IX CONGRESSO DA SAMMG, 2021, Belo Horizonte. SUPLEMENTO DO IX CONGRESSO DA SAMMG NA REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS, 2020. v. 31. p. 63-63.
-
Peçanha, D.J. ; AMARAL, A.L. ; PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. . VITAMINA D E ENDOMETRIOSE: UMA SIMPLES ASSOCIAÇÃO OU ABORDAGEM TERAPÊUTICA?. In: IX CONGRESSO DA SAMMG, 2021, Belo Horizonte. SUPLEMENTO DO IX CONGRESSO DA SAMMG NA REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS, 2020. v. 31. p. 105-105.
-
SIMOES, G.D. ; MARTINS, F. A. ; MENEZES, J. C. ; ROCHA, M. T. A. . Função da riboflavina no metabolismo humano, alimentos fontes e suplementação. In: Semana Acadêmica de Nutrição da FAMINAS-BH, 2020, Belo Horizonte. Sessão Melhores Trabalhos Científicos: Semana Acadêmica de Nutrição da FAMINAS-BH, 2020. v. 15. p. 138-140.
-
SIMOES, G.D. ; MARTINS, F. A. ; MENEZES, J. C. ; ROCHA, M. T. A. . Importância da tiamina na nutrição humana e sua possível necessidade de suplementação em condições fisiológicas. In: Semana Acadêmica de Nutrição da FAMINAS-BH, 2020, Belo Horizonte. Sessão Melhores Trabalhos Científicos: Semana Acadêmica de Nutrição da FAMINAS-BH, 2020. v. 15. p. 141-143.
-
PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. . CRISES AGUDAS HIPERGLICÊMICAS EMERGENCIAIS: CETOACIDOSE DIABÉTICA E ESTADO HIPERGLICÊMICO HIPEROSMOLAR. In: CURSO DE EMERGÊNCIAS CLINICAS E CIRÚRGICAS NO PA, 2019, Belo Horizonte. CURSO DE EMERGÊNCIAS CLINICAS E CIRÚRGICAS NO PA, 2019.
-
LACERDA, L. S. B. ; MEIRELES, K. L. ; ROCHA, M. T. A. ; YOKORO, C. M. ; C.L.Penaforte . O Efeito da Laserterapia de baixa intendidade sobre a migração celular induzida por carragenina 0,1% em camundongos Swiss. In: XXII REunião Anual da FeSBE, 2007, Águas de Lindóia. Anais da XXII REunião Anual da FeSBE, 2007.
-
ROCHA, M. T. A. ; SILVEIRA, A. ; VELOSO, E. L. ; C.L.Penaforte . Influência do LASER de AsGaAlIn no teste de contorções abdominais ao ácido acético 8% em camundongos.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2003, Águas de Lindóia. XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2003.
-
ROCHA, M. T. A. ; SILVEIRA, A. ; VELOSO, E. L. ; YOKORO, C. M. . EFEITO DE DIFERENTES DROGAS ANALGÉSICAS SOBRE A NOCICEPÇÃO INDUZIDA PEL.O ÁC. ACÉTICO 0,8% EM CAMUNDONGOS. In: XIII ENFIT realizado em Uberlândia (MG), 2002, Uberlândia (MG). XIII ENFIT realizado em Uberlândia (MG), 2002.
-
PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. . A MELATONINA COMO ALVO TERAPÊUTICO PARA O TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Queiroz, C.A. ; ROCHA, M. T. A. . EPIGENÉTICA E A PROPENSÃO DE DESENVOLVIMENTO DE DISTÚRBIOS METABÓLICOS POR DIABETES GESTACIONAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Peçanha, D.J. ; ROCHA, M. T. A. . VITAMINA D E ENDOMETRIOSE: UMA SIMPLES ASSOCIAÇÃO OU ABORDAGEM TERAPÊUTICA?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSOA, M.L.P ; ROCHA, R.A. ; BARROSO, M. H. S. ; ROCHA, M. T. A. . PRINCIPAIS MARCADORES BIOQUÍMICOS, ESTILO DE VIDA E A PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PESSOA, M.L.P ; ROCHA, M. T. A. . A EPIGENÉTICA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO ENTRE O BAIXO PESO AO NASCER E A PROGRAMAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, J. C. ; SIMOES, G.D. ; LELLIS, M. E. S. ; ROCHA, M. T. A. . IMPORTÂNCIA DA TIAMINA NA NUTRIÇÃO HUMANA E SUA POSSÍVEL NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SIMOES, G.D. ; MENEZES, J. C. ; MARTINS, F. A. ; ROCHA, M. T. A. . FUNÇÃO DA RIBOFLAVINA NO METABOLISMO HUMANO, ALIMENTOS FONTES E SUPLEMENTAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Ramos, R. C. F. ; ROCHA, M. T. A. . GALACTOSEMIA: INCLUSÃO DO TESTE NA TRIAGEM NEONATAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. O. ; SANTOS, P. C. ; ROCHA, M. T. A. . CRESCENTE USO DE SUPLEMENTOS PARA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D E SUA ATUAL NECESSIDADE DE CONSUMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, D. S. ; Linhares, A.F.S. ; ALMEIDA, F. C. ; SOUZA, F. T. ; Borges, I. G. ; PLANES, W. C. ; ROCHA, M. T. A. . RESTRIÇÃO NA DOAÇÃO DE SANGUE DEVIDO À ESCOLHA DA PRÁTICA SEXUAL: INTERPRETAÇÃO ÉTICA E IMPACTO NO BANCO DE SANGUE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ROCHA, M. T. A. . Processo de sensibilização para a auto avaliação institucional da comissão própria de avaliação (CPA). 2021.
ROCHA, M. T. A. . MINICURSO SOBRE PROTEÍNAS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2002 - 2007
INFLUÊNCIA DO LASER DE AsGs SOBRE A NOCICEPÇÃO NO TESTE DE CONTORÇÕES ABDOMINAIS INDUZIDAS POR ÁCIDO ACÉTICO 0,8% EM CAMUNDONGOS., Descrição: Trabalhos desenvolvidos na iniciação científica e no núcleo temático de estudos experimentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador.
-
2002 - 2007
EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA NOCICEPÇÃO INDUZIDA POR CARRAGENINA EM CAMUNDONGOS SWISS, Descrição: Trabalhos desenvolvidos na iniciação científica e no núcleo temático de estudos experimentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Integrante / Cláudia Lopes Penaforte - Coordenador.
-
2002 - 2006
EFEITOS DE DIFERENTES DROGAS ANALGÉSICAS NA NOCICEPÇÃO INDUZIDA POR ÁCIDO ACÉTICO EM CAMUNDONGOS, Descrição: Trabalhos desenvolvidos na iniciação científica e no núcleo temático de estudos experimentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
EFEITOS DE MOMORDICA CHARANTIA L. EM RATOS DIABÉTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Túlio Alves da Rocha - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.
Prêmios
2019
IMPORTÂNCIA DA TIAMINA NA NUTRIÇÃO HUMANA E SUA POSSÍVEL NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS, FAMINAS BH.
2003
Melhor painel na seção de Farmacologia da Inflamação e da dor, XXXVI Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental., XXXVI Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental..
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Faculdade de Minas (BH)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Professor de Bioquímica em aulas teóricas e práticas para alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Nutrição.
Professor do curso de Medicina da disciplina Integração Básico Clínica Adaptada - I, com metodologias ativas.
2018 - 2018
Universidade Vale do Rio Verde de Três CoraçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente com da turma especial de Bioquímica e Biofísica do curso de odontologia da UNINCOR. Contrato com prazo pré determinado.
2014 - 2014
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Bioquímica, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor responsável por ministrar as aulas de Bioquímica para o curso de férias do UniBH para alunos de graduação em enfermagem, educação física, medicina veterinária, nutrição, fisioterapia e biomedicina.
2007 - 2007
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Bioquímica, Carga horária: 20
Outras informações:
Aulas Teóricas de Bioquímica em sala ministradas como professor substituto para os cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia e Ciências Biológicas no Centro Universitário de Belo Horizonte.
2007 - 2007
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Bioquímica, Carga horária: 10
Outras informações:
Aulas Teóricas de Bioquímica em sala e Práticas em Laboratório ministradas como professor substituto para os cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia e Ciências Biológicas.
2003 - 2006
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de Iniciação científica, Carga horária: 20
2005 - 2005
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Aulas práticas ministradas como professor convidado sobre MODELO EXPERIMENTAL: TESTE DE CONTORÇÕES ABDOMINAIS INDUZIDOS POR AC. ACÉTICO EM CAMUNDONGOS para o curso de Pós - Graduação em Fisioterapia em Neurologia e Neuropediatria do Centro Universitário de Belo Horizonte.
2005 - 2005
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Aulas práticas ministradas como professor convidado sobre EFEITO DE DIFERENTES DROGAS ANALGÉSICAS SOBRE A NOCICEPÇÃO INDUZIDA PELO ÁC. ACÉTICO 0,8% EM CAMUNDONGOS para o curso de Pós - Graduação em Fisioterapia em Neurologia e Neuropediatria do Centro Universitário de Belo Horizonte.
2005 - 2005
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Aulas práticas ministradas como professor convidado sobre INFLUENCIA DO LASER DE AsGs SOBRE A NOCICEPÇÃO NO TESTE DE CONTORÇÕES ABDOMINAIS AO ÁCIDO ACÉTICO 0,8% EM CAMUNDONGOS para o curso de Pós - Graduação em Fisioterapia em Reabilitação Cardíaca e Vascular Periférica do Centro Universitário de Belo Horizonte.
2003 - 2005
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Monitor de Bioquímica, Enquadramento Funcional: Monitor de Bioquímica, Carga horária: 20
2007 - 2007
Faculdade Estacio de SáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Bioquímica, Carga horária: 10
Outras informações:
Aulas Teóricas de Bioquímica em sala ministradas como professor substituto para os cursos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia. (caráter excepcional)
2007 - 2007
Faculdade Estacio de SáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Bioquímica, Carga horária: 10
Outras informações:
Aulas Teóricas de Bioquímica em sala e Práticas em Laboratório ministradas como professor substituto para os cursos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia. (caráter excepcional)
2008 - 2010
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Túlio Alves da Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?