Mirtes Dalmaso
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1990) e mestrado em Saúde Pública pela Universidad Nacional de Rosario (2004). É professora titular da Universidade da Região da Campanha - URCAMP desde 1998 e nutricionista do Hospital Universitário Dr Mario Araújo desde 1993, ambos em Bagé, RS.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Saúde Pública
1998 - 2004
Universidad Nacional de Rosario
Título: Avaliação antropométrica e do consumo alimentar de idosos residentes em instituições geriátricas da cidade de Bagé/RS,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros
Palavras-chave: idoso institucionalizado; avaliação nutricional; antropometria; consumo alimentar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.
Formação complementar
2017 - 2017
Prevenção e Tratamento Nutricional do Diabetes na Prática Clínica. (Carga horária: 30h). , Ganep Nutrição Humana, GANEP, Brasil.
2017 - 2017
Controle Ambulatorial da Hipercolesterolemia. (Carga horária: 10h). , Ganep Nutrição Humana, GANEP, Brasil.
2016 - 2016
Terapia Nutricional em Pacientes Críticos. (Carga horária: 30h). , Ganep Nutrição Humana, GANEP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Pesquisa Clínica e Análise Estatística. (Carga horária: 12h). , Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso Introdutório ao Moodle. (Carga horária: 12h). , Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Fitoterápicos. (Carga horária: 8h). , Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Seminário Institucional de Extensão Universitária. (Carga horária: 8h). , Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Organização de eventos
DALMASO, M. . II Forum de Educação Permanente em saúde. 2015. (Outro).
Participação em eventos
I Workshop de cuidados paliativos da Região da Campanha: amor e gratidao, como cuidar de alguem na fragilidade. 2018. (Outra).
4º Simpósio de Gastroenterologia e Endoscopia de Bagé. 2017. (Simpósio).
CONGREGA. 2016. (Congresso).
Oficina do Guia Alimentar para População Brasileira. 2014. (Oficina).
IV Encontro Estadual da Pessoa Idosa.Relatos de experiências. 2013. (Encontro).
Micronutrientes e Agenda de Atenção à Desnutrição. 2013. (Oficina).
Oficina para formação de tutores da estratégia nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar no SUS. 2013. (Oficina).
Oficina de Prevenção de Quedas e Notificação da violência. 2012. (Oficina).
IX Jornada de Terapia Nutricional e Nutrologia do HCPA. 2010. (Outra).
Oficina com técnicos municipais responsáveis pela condicionalidade da saúde no programa Bolsa Família. 2010. (Oficina).
V Fórum de Bioética.Epidemias, o receio da humanidade. 2009. (Outra).
VIII Jornada de Terapia Nutricional e Nutrologia do HCPA. 2009. (Outra).
Atuação multiprofissional no esporte - a inserção do nutricionista.. 2008. (Outra).
Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos trabalhadores em estabelecimento s de Ensino - CONTEE. 2008. (Congresso).
Terapia nutricional do paciente oncológico. 2008. (Outra).
XIX Jornada de Nutrição do HCPA. 2008. (Outra).
8º Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado do RS. 2007. (Congresso).
II Simpósio de Nutrição da Santa casa. 2007. (Simpósio).
Instrumentalização para assistência técnica personalizada - enfoque na gastronimia na prática clínica. 2007. (Oficina).
I Seminário institucional de extensão universitária. 2007. (Seminário).
Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa - Congrega URCAMP 2007. Avaliação do estado nutricional através da ASG de pacientes internados no Hospital Universitário de Bagé/RS. 2007. (Congresso).
4ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e extensão - Congrega URCAMP 2006. Avaliação antropométrica de alunos de uma escola municipal da rede pública.. 2006. (Congresso).
4ª Semana Academica do centro de ciência da saúde - curso de nutrição. 2006. (Outra).
Regulamentar a educação privada é fortalecer a educação pública. 2006. (Congresso).
Semana Médica. 2006. (Simpósio).
XIX Jornada de nutrição do HCPA. 2006. (Outra).
Curso Intinerante de Terapia Nutricional Parenteral e Enteral. 2005. (Outra).
Curso Itinerante de Terapia nutricional Parenteral e Enteral. 2005. (Outra).
II Encontro de Integração de Professores do Centro de Saúde. 2005. (Encontro).
3° Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde. 2004. (Outra).
Fórum Nacional Support de Atualização em Diabetes. 2004. (Outra).
III Congresso de Nutrição Clínica do Mercosul. 2004. (Congresso).
Nutrição enteral: qualidade e segurança. 2004. (Outra).
Suplementação Nutricional em ambiente hospitalar. 2004. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).
IV Congresso Sulbrasileira de Geriatria e Gerontologia. 2003. (Congresso).
Atualização Científica em Nutrição.Nutrição Clínica no Diabetes Mellitus, suas Complicações e uso de Alimentos Funcionais. 2002. (Outra).
I Joranada de Nutrição. 2002. (Outra).
Oficina de Alimentos Vivos.Oficina de Alimentos Vivos. 2002. (Oficina).
XVII Congresso Brasileiro de Nutrição. XVII Congresso Brasileiro de Nutrição. 2002. (Congresso).
I Jornada de Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral da Faculdade de Nutrição de UFPEL. 2001. (Outra).
Programa Universidade Solidária - Módul Nacional.Programa Universidade Solidária - Módul Nacional. 2001. (Outra).
Curso "Guias Alimentares: A Pirâmide e a Avaliação do consumo alimentar para uma Alimentação Saudável".Curso "Guias Alimentares: A Pirâmide e a Avaliação do consumo alimentar para uma Alimentação Saudável". 2000. (Outra).
XIII Jornada de Nutrição do HCPA.XIII Jornada de Nutrição do HCPA. 2000. (Outra).
I Seminário Latino Americano de Nutrição na prevenção das doenças Crônico-Degenerativas.I Seminário Latino Americano de Nutrição na prevenção das doenças Crônico-Degenerativas. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
DALMASO, M.. Estado nutricional de Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus Hospitalizados no Hospital Universitário de Bagé/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha.
DALMASO, M.. Avaliação do estado nutricional de pacientes em hemodiálise da clínica Rim Sul em Bagé/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha.
DALMASO, M.. Consumo alimentar e utilização de suplementos alimentares por frequentadores de academia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha.
DALMASO, M.. Fisioterapia: qualidade de vida na hemodiálise. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade da Região da Campanha.
DALMASO, M.. Avaliação do estado nutricional e habitos alimentares das idosas institucionalizadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha.
DALMASO, M.. Avaliação dos dados socioeconomicos, estado nutricional e habitos alimentares de idosas institucionalizadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha.
Orientou
Introdução da alimentação complementar das crianças do programa primeira infância do bairro de Dario Lassance/Candiota; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; (Orientador);
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EPICARPO, MESOCARPO E SEMENTES DE GUABIJU (MYRCIANTHES PUNGENS (O; BERG) D; LEGRAND) PROVENIENTES DO BIOMA PAMPA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Diferenças Entre as Prescrições Dietéticas Realizadas por´Médicos e Nutricionista num Hospital da cidade de Bagé/RS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Caracterização dos Hipertensos Atendidos por Grupos de Apoio em Unidades Básicas de Saúde de Bagé, RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Estado nutricional de pacientes portadores de diabetes hospitalizados no Hospital Universitário da Urcamp-Bagé-RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Adequação de dietas de emegrecimento expostas em revistas científicas em relação à RDA e Pirâmide Alimentar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Avaliação Antropométrica e Consumo Alimentar de Idosos que Praticam Atividade Física no Centro do Idoso na Cidade de Bagé; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Efeito da Suplementação de Fibras em Escolares Constipados de Séries Iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Prof; Leopoldo Maieron CAIC, Bagé; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Doenças metabólicas e crônico-degenerativas relacionadas com a obesidade abdominal em pacientes internados no Hospital Universitário de Bagé-RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Prevalência de constipação intestinal e a relação com a dieta prescrita de pacientes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Interação fármaco-nutriente na instituição geriátrica Vila Vicentina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Perfil Alimentar dos idosos cadastrados no ESF Castro Alves residentes no Bairro Ivone na cidade de Bagé-RS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Mirtes Dalmaso;
Produções bibliográficas
-
DALMASO, M. . avaliação do estado nutricional através da avaliação subjetiva glogal de pacientes internados no Hospital Universitário da cidade de Bagé-RS. In: Congrega URCAMP, 2007, Caçapava do Sul. Anais do congrega URCAMP. Bagé: LEB, 2007. v. 3. p. 36-36.
-
Sallen M Borba ; Graziele D da Silva ; Marciele M Serafim ; Veronica L Marques ; DALMASO, M. . Educação Alimentar no educandário São Benedito, Bagé-RS. In: Congrega URCAMP, 2008, Bagé. Revista Congrega URCAMP. Bagé: URCAMP, 2008. v. 4. p. 34-34.
-
Sallen M Borba ; Graziele D da Silva ; Marciele M Serafim ; Veronica L Marques ; DALMASO, M. . Avaliação antropométrica e dietética de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma instituição filantrópica de Bagé-RS. In: Congrega URCAMP, 2008, Bagé. Anais Congrega URCAMP 2008. Bagé: LEB, 2008. v. 4.
-
DALMASO, M. . Avaliação Antropométrica e de Consumo Alimentar de Idosos residentes em Instituições Geriátricas da Cidade de Bagé. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004.
-
DALMASO, M. . Reabilitação nutricional do idoso hospitalizado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DALMASO, M. . Avaliação do estado nutricional através da avaliação subjetiva global de pacientes internados no Hospital Universitário da cidade de Bagé-RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DALMASO, M. ; CAMPONOGARA, A. ; KLOPPENBURG, M. M. ; Pimentel, R. ; Sílvia Ferrugem . Avaliação antropométrica de alunos de uma escola municipal da rede pública. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DALMASO, M. ; CAMPONOGARA, A. ; KLOPPENBURG, M. M. . Avaliação antropométrica de alunos de uma escola municipal da rede pública. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
DALMASO, M. . Avaliação de projetos de pesquisa inscritos no programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC da Universidade de Cruz Alta. 2004.
DALMASO, M. . Capacitação da Equipe da URCAMP para o programa Universidade solidária. 2001.
DALMASO, M. ; Giovana Borges . Nutrição Enteral: teoria e pártica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DALMASO, M. . Capacitação de equipe para UNISOL. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade da Região da Campanha, Centro de ciências da saúde. , Avenida Tupy Silveira, n.2099, Centro, 96400-110 - Bage, RS - Brasil, Telefone: (053) 32428244, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2014
7ª Coordenadoria Regional de Saúde RS, 7ª CRSVínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em saúde, Carga horária: 30
1999 - Atual
Universidade da Região da CampanhaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 25
Outras informações:
Docente ministrante das seguintes disciplinas no curso de Nutrição: - Supervisão de estágio curricular em Nutrição clínica - Química de Alimentos Foi docente das seguintes disciplinas: - Bioquímica da Nutrição I - Bioquímica da Nutrição II - Fisiologia da Nutrição - Avaliação nutricional I (curso de Nutrição) - Nutrologia (curso de Educação física)
Atividades
-
04/1999
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia da nutrição, Bioquímica da nutrição II, Bioquímica da nutrição I, Estágio supervisionado em nutrição clínica
2002 - Atual
Hospital Universitário Dr Mario AraújoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Nutricionista em dietoterapia, Carga horária: 20
1993 - 2002
Hospital Universitário Dr Mario AraújoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Nutricionista de produção, Carga horária: 25
Atividades
-
04/1993
Outras atividades técnico-científicas , Serviço de nutrição e dietética, Serviço de nutrição e dietética.,Atividade realizada, Desenvolve atuação na área de nutrição clínica desde 2002. Anteriormente, atuava na área de produção de alimentos..
1993 - 1994
Prefeitura Municipal de Candiota RSVínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista
1994 - 1996
santa casa de caridade de bageVínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista
1991 - 1993
Prefeitura Municipal de Bage RSVínculo: Nutricinidsta, Enquadramento Funcional: Nutricionista
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mirtes Dalmaso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?