Lizzie Bessa Risicato

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Engenharia Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ (2008) e Estatística pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2005). Pós-graduada em Gestão de Projetos pela Faculdade Educamais (2020). Mestranda em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou em empresas de Consultoria em Engenharia e Gestão, como: Grupo de Produção Integrada - GPI, empresa incubadora da UFRJ, Quality Assurance Consultoria em Gestão e Treinamentos, Instituto de Engenharia e Gestão - IEG, entre outras. Atuação na área de pesquisa em projetos de Iniciação Científica em Engenharia de Produção no CEFET-RJ e participação em Seminários para apresentação dos projetos. Autora dos artigos Metodologia multicritério na avaliação de custos na segurança do trabalho, publicado no periódico Sistemas e Gestão do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão do LATEC/TEP/TCE/PROPP/UFF e Responsabilidade Social na formação em Engenharia em atividades de extensão: o caso do CEFET/RJ. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2008, São Paulo. Anais do COBENGE 2008. Brasília: ABENGE, 2008. v. 1. p. 1-12. .

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

2020 - 2020

Faculdade Educamais

Graduação em Engenharia de producao

2003 - 2008

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Graduação em Estatística

2000 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Processos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão da Qualidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Metodologia Multicritério.

Participação em eventos

7 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CEFET-RJ.RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CEFET/RJ: AÇÕES E PERSPECTIVAS. 2007. (Seminário).

6 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CEFET-RJ.Software Livre: Estudo de Caso da Implantação do Linux no Instituto Militar de Engenharia. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • José Fabiano da Serra Costa ; RISICATO, L. B. ; Cristiane Assin Torres . Metodologia multicritério na avaliação de custos na segurança do trabalho.. Revista Eletronica Sistemas & Gestão , v. 1, p. 104-115, 2006.

  • Cristina Gomes de Souza, D.Sc ; RISICATO, L. B. . RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO: O CASO DO CEFET/RJ. In: COBENGE, 2008, São Paulo, 2008, São Paulo. RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO: O CASO DO CEFET/RJ.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CEFET/RJ: AÇÕES E PERSPECTIVAS, Descrição: Responsabilidade social é um conceito que vem se tornando cada vez mais presente no ambiente das organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos. O CEFET/RJ é um centro federal de educação tecnológica que atua no ensino, pesquisa e extensão, em diversos níveis de ensino, possuindo importante poder de transformação, ao influir na formação de futuros profissionais que deverão atuar de forma ética, cidadã e responsável. Ao longo de sua história, várias iniciativas foram desenvolvidas, no âmbito da instituição, que se enquadram no conceito de responsabilidade social. Também existem recursos humanos altamente qualificados para a elaboração e implementação de diversos projetos que possam contribuir para a inclusão social e a preservação do meio ambiente. Dentro desse contexto o presente projeto de iniciação científica tem como finalidade contribuir para a identificação de ações que vêm sendo realizadas no que se refere à responsabilidade social e verificar o enquadramento dessas ações nos objetivos propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI (2005-2009) do CEFET/RJ e no perfil de engenheiro definido pela Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Mais especificamente, procurou-se analisar os projetos que envolvem docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção. Os resultados do estudo de caso mostram que os projetos de extensão relacionados à responsabilidade social estão alinhados com o PDI da instituição e com as diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia, bem como apresentam articulação com o ensino e a pesquisa. Palavras-chave: Responsabilidade Social; Inclusão Social; Educação Tecnológica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lizzie Bessa Risicato - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Software Livre: Estudo de Caso da Implantação do Linux no Instituto Militar de Engenharia, Descrição: O objetivo do trabalho é apresentar os impactos da migração da tecnologia proprietária para o software livre ? Linux ? no Instituto Militar de Engenharia ? IME. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema e na realização de um estudo de caso envolvendo entrevistas, visitas e aplicação de questionários tendo sido coletadas informações junto aos tomadores de decisão, suporte técnico e usuários. No âmbito do trabalho são descritos: o planejamento interno do órgão para a migração; o processo de implementação; e os resultados obtidos. Palavras chave: software livre; linux; mudança organizacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lizzie Bessa Risicato - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Coordenador., Financiador(es): PIBIC - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2007

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades relacionadas à Projetos de Pesquisa Científica, para posterior apresentação em Seminários.

2008 - 2009

GRUPO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - GPI-UFRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades realizadas: Mapeamento e redesenho de Processos, análise de cenários, definição de diagnóstico, elaboração de fluxos de rotina, sugerindo sugestões e soluções de melhorias para os problemas encontrados. Projeto PETROBRAS: Projeto de Melhores Práticas nas Refinarias Descrição: O projeto se destina à obtenção das melhores práticas utilizadas nas Refinarias da PETROBRAS, para a criação de um modelo uniforme. Atividades realizadas: Estudo e pesquisa das melhores práticas utilizadas nas Refinarias da PETROBRAS, através do mapeamento dos processos das atividades e levantamento de informações para a implantação de um modelo único e otimizado.

2009 - 2011

Politec Informática - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONSULTORA JUNIOR EM GESTÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mapeamento e redesenho de processos das Áreas de Negócios da PETROBRAS, com foco em implantação de sistema, elaboração de procedimentos, análise de riscos, sugestão de indicadores e melhorias para a otimização sistêmica da Companhia, utilizando a ferramenta ARIS Toolset, como suporte de notação BPMN. Atuação no processo de Liberação de áreas/faixas para implantação e passagem de dutos (ENGENHARIA).

2011 - 2012

Quality Assurance Consultoria em Engenharia e Gestão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultora de Processos em Gestão, Carga horária: 40

Outras informações:
NA PETROBRAS / ENGENHARIA / IETR - Consultoria em Gestão por Processos com aplicação das ferramentas de mapeamento e modelagem de processos. Gerenciamento e planejamento de Projetos das obras de construção e montagem. Manutenção do Sistema de Gestão Integrado. Participação nas Auditorias de Requisitos Legais (Federal, Estadual e Municipal) na Haztec e Auditoria em Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS18001).

2013 - 2013

HOPE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONSULTORA PLENA NA ÁREA DE GESTÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação do tratamento de divergências de fornecimento de bens e serviços; Avaliação técnica presencial de fornecedores; Identificação, padronização e implementação das melhores práticas, no âmbito dos processos de tratamento de divergências de fornecimentos e de avaliação de desempenho de fornecedores.