Raquel Rezende dos Santos

Graduada em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia, apresenta mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. Com experiência na área de biotecnologia, bioprocessos, bioquímica e microbiologia aplicada, já atuou em projetos como a utilização de biomassa microbiana para tratamento de resíduos agroindustriais; produção de biomoléculas e metabólitos secundários tais como lipídios, proteínas e enzimas hidrolíticas. Pós graduada em Biologia Estética, atualmente participa de projetos que visam prospecção de bioprodutos de alto valor agregado tais como proteínas, ácidos graxos, pigmentos, vitaminas e compostos fenólicos para indústrias de cosméticos, alimentos e fármacos. É professora em nível técnico, superior e pós graduação. Tem prática clínica em procedimentos estéticos. Com experiência na elaboração de material, ministra cursos e treinamentos na área de saúde integrada e estética avançada.

Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Cultivo Cíclico em Duas Etapas: uma estratégia visando a utilização de vinhoto e CO2 para obtenção de biomassa microalgal
José Luiz de Medeiros. Coorientador: Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo e Ricardo Moreira Chaloub. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo de diferentes condições de cultivo de Chlorella vulgaris visando o aumento da produtividade de lipídios para a produção de biodiesel, Ano de Obtenção: 2013
Donato A. Gomes Aranda.Coorientador: Cláudia M. L. Lapa de Teixeira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Biologia estética

2022 - 2023

Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba
Título: Saúde estética

Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia

2007 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aplicação de actinomicetos na produção de enzimas de interesse biotecnológico utilizando resíduos agroindustriais de baixo custo
Orientador: Rosalie Reed Rodrigues Coelho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Cosmetologia: desenvolvimento e regularização. (Carga horária: 15h). , Danieli Camilo Marcato, DANI MARCATO, Brasil.

2021 - 2021

Multimeios em educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Mediação em EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Biologia Molecular - Conceito e Aplicações. (Carga horária: 9h). , Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, SBPC / ML, Brasil.

2019 - 2019

Intradermoterapia pressurizada. (Carga horária: 8h). , Rafaela Cursos, RAFAELA CURSOS, Brasil.

2017 - 2017

Emerge Labs São Paulo 2017. (Carga horária: 32h). , Emerge, EMERGE, Brasil.

2016 - 2016

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

Avaliação do Ciclo de Vida com o Programa SimaPro. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Algae: from CO2 at biomass. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Air Pollution, Climate Change and Sustain. Dev.. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Estatítica Aplicada às Ciências Biomédicas. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Tecnologia, INT, Brasil.

2010 - 2010

Planej. de Experimentos e Otimização de Processos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Boas Práticas de Fabricação na Indústria. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2009 - 2009

Alimentos funcionais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Organização de eventos

REZENDE, R.C. . XV Semana de Microbiologia e Imunologia. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Estética in Rio 2021. Tratamento de melasma com bioativos nas técnicas avançadas de microagulhamento, peelings e intradermoterapia pressurizada. 2021. (Feira).

Estética in Rio 2019. A hora da vez - intradermoterapia pressurizada. 2019. (Feira).

VI Workshop Redealgas.Influência de diferentes modos de fornecimento de carbono inorgânico em cultivos de Arthrospira platensis visando a automação na injeção de CO2. 2017. (Encontro).

Summer School in Environmental Engineering. 2016. (Oficina).

3º Congresso Brasileiro de CO2. Uso de vinhoto e CO2 no cultivo de Spirulina maxima. 2015. (Congresso).

6º Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Production of biomass by Spirulina maxima using medium supplemented with sugarcane vinasse. 2015. (Congresso).

Summer School in Environmental Engineering. 2015. (Oficina).

16th International Biotechnology Symposium and Exhibition.Use of vinasse as substrate in the cultivation of Spirulina maxima. 2014. (Simpósio).

XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos. 2013. (Simpósio).

5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Análise comparativa da extração de lipídeos totais e triacilglicerídeos em diferentes fases de crescimento de Chlorella vulgaris. 2012. (Congresso).

I Feira de Ciências e Mostra Científica Estadual em Geodiversidade. Avaliador. 2012. (Feira).

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Bioquímica. Análise comparativa da metodologia de extração de lipídeos totais e triacilglicerídeos de biomassa microalgal. 2012. (Congresso).

IX Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática.Produção de celulases por actinomicetos: aplicação do delineamento de Plackett & Burman para o estudo da influência dos componentes do meio de cultivo. 2010. (Seminário).

XX Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Seleção de actinomicetos para produção de celulases envolvidas na hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar, visando à produção de bioetanol. 2010. (Congresso).

XXXII Jornada Giulio Massarani de iniciação científica, artística e cultural.Seleção de actinomicetos para produção de enzimas envolvidas na degradação de bagaço de cana-de-açúcar, visando à produção de bietanol. 2010. (Encontro).

XV Semana de Microbiologia e Imunologia.Produção de enzimas hidrolíticas por Streptomyces sp. 218 visando o controle biológico de Rhizoctonia solani. 2009. (Oficina).

XXV Congresso de Microbiologia. Caracterização das celulases de Streptomyces sp. M23 produzidas a partir do cultivo em bagaço de cana de açúcar e farelo de trigo. 2009. (Congresso).

XXXI Jornada Giulio Massarani de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ.Caracterização de enzimas hidrolíticas de Streptomyces sp. visando o biocontrole de fungos. 2009. (Encontro).

Simpósio Biologia Estrutural e Molecular. 2008. (Simpósio).

XIV Semana de Microbiologia e Imunologia..Atividade antifúngica de ligantes de GlcCer. 2008. (Oficina).

XXX Jornada Giulio Massarani de iniciação científica artística e cultural da UFRJ..Efeito protetor dos anticorpos monoclonais anti-GlcCer em infecção animal por Cryptococcus neoformans. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Julia de Oliveira Fernandes

SILVA, T. G.;SANTOS, R.R.; PEROBELLI, S. M.. Caracterização da resposta de células T frente a antígenos tumorais da linhagem epitelial de carcinoma mamário murino 4T1. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Thaiane de Souza M

JESUS, B. S. M.;SANTOS, R.R.; ALEXANDRE, G. M. C.. Monteiro.Rejuvenescimento facial através do bioestimulador de colágeno. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Ana Carla Passeri dos Santos

SANTOS, R.R.; PARENTE, A. P.; PIMENTA, F. D.. Technology Roadmap a partir dos bioativos provenientes de algas para indústria de cosméticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.

Aluno: Alenne Prince Junqueira de Moraes

SANTOS, R.R.; HAMACHER, C.; MOSER, G. A. O.. Avaliação do uso de biofloculantes para a recuperação da biomassa de Chlorella vulgaris com vistas à produção de biodiesel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Tavares Pereira

SANTOS, R.R.; PASSOS, A. A.; SOUZA, R. L.. Avaliação do potencial da Spirulina maxima na remoção da cor em efluentes oriundos do beneficiamento têxtil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.

Aluno: Yari Fillipo Teixeira

SANTOS, R.R.; PEREIRA, J. C.; MAGALHAES, L. M.. Avaliação do uso das microalgas como possível alternativa para a remoção de cor de corantes têxteis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.

Aluno: Ana Carolina de Oliveira Santana

GUTARRA, M. L. E.; GODOY, M. G.; PICARDO, M. C.;SANTOS, R.R.. Influência da limitação nutricional na composição da microalga Nannochloropsis oculata. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Thaiany Falk Lima Gomes Cabral

Influências das características reológicas do ácido hialurônico no procedimento de preenchimento labial; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; (Orientador);

Amanda Luiza Augusto da Silva

O uso da toxina botulínica para fins terapêuticos; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; (Orientador);

Lya de Moura Vicente

Proposta de gerenciamento cutâneo para peles sensíveis e acnéicas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; (Orientador);

Juliana Dias Pinto do Nascimento

Atuação do Biomédico Esteta na Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Pele: Explorando Técnicas de Diagnóstico e Conscientização; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Renan Fernandes Rodrigues

Os testes de balneabilidade: uma revisão integrativa; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Maria Luisa de Oliveira Gonçalves

Toxina botulínica no tratamento de hiperidrose; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Helena Ferreira dos Santos

Uso dos bioestimuladores de colágeno como fator de rejuvenescimento corporal; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Maria Eduarda Gimenes

Avaliação da eficácia e segurança de tratamentos de remoção de tatuagens a laser: uma revisão sistemática; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Carla Maria Alves Dias

Exame anatomopatológico em placentas humanas: um estudo de alterações patológicas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Ana Beatriz Xavier Da Silva

Reações transfusionais e aloimunização: pesquisa de anticorpos irregulares na doença hemolítica do feto e do recém-nascido; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

MARIA CAMILA PEREIRA DA SILVA

Manejo de intercorrências associadas ao preenchimento labial com ácido hialurônico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Karina Gabriel da Silva

O uso da melatonina exógena oral e tópica como tratamento no gerenciamento do melasma; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Daniella Christina Bertolotti Pisculick

Análise Clínico laboratorial de anemia aplástica e seu tratamento com transplante de células tronco; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Isabela de Oliveira Teixeira

Biossegurança:uma análise comparativa entre métodos antissépticos, desinfetantes e esterilizantes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Liriane Moreira Nunes de Jesus

Menopausa: correlação entre a secreção de irisina e a atividade metabólica de alguns tecidos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Tatiane Gomes de Carvalho

Menopausa: correlação entre a secreção de irisina e a atividade metabólica de alguns tecidos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Thais Machado Soares

Utilização de citometria de fluxo como ferramenta de alto desempenho para o acompanhamento da produção de lipídios para biodiesel e produtos de alto valor comercial em cultivos de microalgas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Veiga de Almeida, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológic; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Gabriela Bouça Marques da Costa

Aplicação de microalgas na degradação de resíduos industriais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Bruna Beck Simões

Aplicação de microalgas na degradação de resíduos industriais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Tatiana Leão dos Santos dos Reis

Aplicação de microalgas na degradação de resíduos industriais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Raíssa Rosa Baião

Determinação dos lipídios totais de Chlorella vulgaris com objetivo de produção de biodiesel; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológic; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Daniel Mendonça Moreira

Determinação dos lipídios totais de Chlorella vulgaris com objetivo de produção de biodiesel; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológic; Orientador: Raquel Rezende dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R.R. ; CORREA, P. S. ; DANTAS, F. M. L. ; TEIXEIRA, C. M. L. L. . Evaluation of the co-production of total carotenoids, C-phycocyanin and polyhydroxyalkanoates by Arthrospira platensis. Bioresource Technology Reports , v. 7, p. 1-5, 2019.

  • DOS SANTOS, RAQUEL REZENDE ; CHALOUB, RICARDO MOREIRA ; DE MEDEIROS, JOSÉ LUIZ ; DE QUEIROZ FERNANDES ARAÚJO, OFÉLIA . Enlightening the dark side of Arthrospira maxima cultivation: evaluation of carbon supply modes and performance at optimal growth conditions. JOURNAL OF APPLIED PHYCOLOGY , v. 2018, p. 1-11, 2018.

  • REZENDE, R.C. ; KUNIGAMI, CLAUDETE NORIE ; Aranda, D.A.G. ; LUZ LAPA TEIXEIRA, CLÁUDIA MARIA . Assessment of triacylglycerol content in Chlorella vulgaris cultivated in a two-stage process. Biomass & Bioenergy , v. 92, p. 55-60, 2016.

  • SANTOS, RAQUEL REZENDE DOS ; ARAÚJO, OFÉLIA DE QUEIROZ FERNANDES ; MEDEIROS, JOSÉ LUIZ DE ; CHALOUB, RICARDO MOREIRA . Cultivation of Spirulina maxima in medium supplemented with sugarcane vinasse. Bioresource Technology , v. 204, p. 38-48, 2016.

  • SANTOS, R.R. ; MOREIRA, D. M. ; KUNIGAMI, C. N. ; ARANDA, DONATO ALEXANDRE GOMES ; TEIXEIRA, C. M. L. L. . Comparison between several methods of total lipid extraction from Chlorella vulgaris biomass. Ultrasonics Sonochemistry , v. 22, p. 95-99, 2015.

  • FRANCO-CIRIGLIANO, MARCELLA NOVAES ; Rezende, Raquel de Carvalho ; GRAVINA-OLIVEIRA, MÔNICA PIRES ; PEREIRA, PEDRO HENRIQUE FREITAS ; DO NASCIMENTO, RODRIGO PIRES ; BON, ELBA PINTO DA SILVA ; MACRAE, ANDREW ; COELHO, ROSALIE REED RODRIGUES . Streptomyces misionensis PESB-25 Produces a Thermoacidophilic Endoglucanase Using Sugarcane Bagasse and Corn Steep Liquor as the Sole Organic Substrates. BIOMED RES INT , v. 2013, p. 1-9, 2013.

  • DOS SANTOS, RAQUEL REZENDE ; ATELLA, T. C. . Hidratação da pele: entendendo sobre os canais de aquaporinas e filagrina. In: Raquel Rezende dos Santos; Taína Correa Atella. (Org.). Hidratação da pele: entendendo sobre os canais de aquaporinas e filagrina. 1ed.Rio de Janeiro: Edição independente, 2022, v. 1, p. 1-32.

  • SANTOS, R.R. ; SIMOES, B. B. ; CHALOUB, R. M. ; ARAUJO, O. Q. F. ; MEDEIROS, J. L. . Uso de vinhoto e CO2 no cultivo de Spirulina maxima. In: 3º Congresso Brasileiro de CO2, 2015, Rio de Janeiro. 3º Congresso Brasileiro de CO2, 2015.

  • REZENDE, R.C. ; MOREIRA, D. M. ; ARANDA, D. A. G. ; TEIXEIRA, C. M. L. L. . Análise comparativa da extração de lipídeos totais e triacilglicerídeos em diferentes fases de crescimento de Chlorella vulgaris spp.. In: 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2012, Salvador. 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2012.

  • REZENDE, R.C. ; MOREIRA, D. M. ; ARANDA, D. A. G. ; TEIXEIRA, C. M. L. L. . Análise comparativa da metodologia de extração de lipídeos totais e triacilglicerídeos a partir de biomassa microalgal. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Bioquímica, 2012, Búzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Bioquímica, 2012.

  • KIRSTEN, F. V. ; REZENDE, R.C. ; OLIVEIRA, J. M. ; COSTA, A. R. ; TEIXEIRA, C. M. L. L. . Estudo comparativo da floculação de diferentes espécies de microalgas. In: XIV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú. XIV Congresso Latino-americano de Ciências do mar, 2011.

  • SANTOS, R.R. ; COSTA, G. B. M. ; CHALOUB, R. M. ; ARAUJO, O. Q. F. ; MEDEIROS, J. L. . Production of biomass by Spirulina maxima using medium supplemented with Sugarcane vinasse. In: 6º Congresso Brasileiro de Biotecnologia, 2015, Brasília. 6º Congresso Brasileiro de Biotecnologia, 2015.

  • SANTOS, R.R. ; SIMOES, B. B. ; CHALOUB, R. M. ; ARAUJO, O. Q. F. ; MEDEIROS, J. L. . Use of vinasse as substrate in the cultivation of Spirulina maxima. In: 16th International Biotechnology Symposium and Exhibition, 2014, Fortaleza. 16th International Biotechnology Symposium and Exhibition, 2014.

  • REZENDE, R.C. ; MOREIRA, D. M. ; ARANDA, D. A. G. ; TEIXEIRA, C. M. L. L. . Chlorella vulgaris for biodiesel production: evaluation of different extraction methods and culture conditions for obtaining total lipids and triacylglycerides.. In: 2and International Conference on Algal Biomassa, Biofuels & Bioproducts, 2012, San Diego. 2and International Conference on Algal Biomassa, Biofuels & Bioproducts, 2012.

  • OLIVEIRA, M. P. G. ; REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; BON, E. P. S. ; COELHO, R. R. R. . Seleção de actinomicetos para a produção de beta-1,4-endoxilanases visando a produção de bioetanol. In: XX Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2010, Montevidéu. XX Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2010.

  • REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; OLIVEIRA, M. P. G. ; BON, E. P. S. ; MACRAE, A. ; COELHO, R. R. R. . Seleção de actinomicetos para a produção de celulases envolvidas na hidrólise enzimática de bagaço de cana de açúcar, visando a produção de bioetanol. In: XX Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2010, Montevidéu. XX Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2010.

  • REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; BON, E. P. S. ; MACRAE, A. ; COELHO, R. R. R. . Caracterização das celulases de Streptomyces SP. M23 produzidas a partir do cultivo em bagaço de cana de açúcar e farelo de trigo. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

  • VINHA, F. N. M. ; REZENDE, R.C. ; OLIVEIRA, M. P. G. ; NASCIMENTO, R. P. ; BON, E. P. S. ; COELHO, R. R. R. . Otimização da produção de celulases pela estirpe Streptomyces SP. SCPE-09 utilizando resíduos agroindustriais. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

  • SANTOS, R.R. ; TEIXEIRA, C. M. L. L. ; SILVA, F. J. M. H. ; MIZRAHI, S. E. . Influência de diferentes modos de fornecimento de carbono inorgânico em cultivos de Arthospira platensis visando a automação na injeção de CO2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, J. L. ; SANTOS, R.R. ; TEIXEIRA, G. L. F. ; MEDEIROS, J. L. ; ARAUJO, O. Q. F. . Mechanisms of dewatering microalgae biomass in photoautotrophic culture. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; MACRAE, A. ; COELHO, R. R. R. . Seleção de actinomicetos para produção de enzimas envolvidas na degradação de bagaço de cana-de-açúcar, visando à produção de bioetanol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. P. G. ; REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; BON, E. P. S. ; COELHO, R. R. R. . Seleção de actinomicetos em meio de baixo custo para a produção de beta-1,4-endoxilanases, visando à produção de bioetanol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; OLIVEIRA, M. P. G. ; MACRAE, A. ; COELHO, R. R. R. . Produção de celulases por actinomicetos: aplicação do delineamento de Plackett & Burman para estudo da influência dos componentes do meio de cultivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, M. P. G. ; REZENDE, R.C. ; FRANCO, M. N. ; BON, E. P. S. ; COELHO, R. R. R. . Seleção de componentes de um meio de produção de beta-1,4-endoxilanases através do delineamento de Plackett & Burman. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, R.C. ; VIEIRA, L. A. ; ROSA, J. P. ; COELHO, R. R. R. . Caracterização de enzimas hidrolíticas de Streptomyces sp. visando o biocontrole de fungos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, R.C. ; ROSA, J. P. ; COELHO, R. R. R. . Produção de enzimas hidrolíticas por Streptomyces sp. 218 visando o controle biológico de Rhizoctonia Solani. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, R.C. ; TAVARES, P. M. ; RODRIGUES, M. L. ; FERNANDES, J. R. M. ; NIMRICHTER, L. . Efeito protetor dos anticorpos monoclonais anti-GLCCER em infecção animal por C. neoformans. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, R.C. ; RODRIGUES, M. L. ; BERGTER, E. B. ; NIMRICHTER, L. . Estudos preliminares sobre o mecanismo de ação da defensina antifúngica RsAFP2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, R.R. . Tratamento de melasma com bioativos nas técnicas avançadas de microagulhamento, peelings e intradermoterapia pressurizada. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, R.R. . A hora da vez - Intradermoterapia pressurizada. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Saúde e Estética Consciência. 2022; Tema: Espaço virtual para compartilhamento de conteúdos na área de saúde e estética. (Rede social).

ATELLA, T. C. ; REZENDE, R.C. . Capacitação em Melasma: fisiopatologia atual e terapia 4D para tratamento. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Capacitação em Peeling. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Capacitação em Microagulhamento. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Capacitação em Intradermoterapia Pressurizada. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Atualização em primeiros socorros. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Capacitação em Semiologia, Dermatopatologias e Interpretação de exames clínicos na estética. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R.R. ; ATELLA, T. C. . Harmonização Facial. 2022. (Workshop Online).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    O papel do estrogênio na secreção de sinalizadores peptídicos e suas consequências metabólicas, Descrição: Proposta visa estudar a correlação entre os níveis de estrogênio, citocinas e a atividade metabólica da pele, do tecido adiposo e do tecido muscular durante a menopausa. Entre algumas citocinas estudadas destacam-se: as interleucinas, as miocinas e os fatores de crescimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Raquel Rezende dos Santos - Integrante / Tainá Correa Atella - Coordenador.

Prêmios

2010

Melhor trabalho na sessão apresentada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Veiga de Almeida, Departamento de biomedicina. , Avenida General Felicíssimo Cardoso, Barra da Tijuca, 22631360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 996574980

Experiência profissional

2024 - Atual

Conselho Federal de Biologia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Integrante do GT em Saúde Estética

Outras informações:
Compete ao Grupo de Trabalho em Saúde Estética analisar documentos, emitirpareceres, avaliar estudos da área, responder dúvidas técnicas, relatórios e propor revisões acerca da atuação do(a) Biólogo(a) na área de saúde estética e atividades correlatas.

2022 - Atual

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente assistente

Outras informações:
Atuação em disciplinas básicas da área de saúde e disciplinas específicas na área de biomedicina. Ensino de parasitologia básica e clínica; hematologia clínica; fisiologia dos sistemas humanos; bioquímica das macromoléculas e do metabolismo; bioprocessos. Desenvolvimento de projetos de extensão na área de parasitologia, microbiologia aplicada e bioprocessos industriais. Desenvolvimento de projetos de iniciação científica na área de bioquímica, fisiologia, análises clínicas e estética. Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso.

2023 - Atual

Faculdade CTA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Ministração de aulas teóricas e ensino de práticas de estética avançada na pós graduação de Saúde Estética. Participação de projetos acadêmicos e avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso.

2024 - Atual

centro universitario celso lisboa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor conteudista

Outras informações:
Elaboração de material didático da disciplina de Discromias Cutâneas do curso de estética. Integrante da Liga Educacional.

2018 - Atual

Instituto Valeria Vaz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Atuação na área de estética, podologia, massoterapia, enfermagem. Ensino de citologia; histologia; genética; fisiologia; química aplicada; bioquímica; microbiologia; imunologia; biossegurança; cosmetologia; farmacologia; afecções dermatológicas; metodologia científica; bioestatística; parasitologia e coprologia; urinálise e fluidos corporais; fundamentos básicos de laboratório; saúde coletiva e primeiros socorros; gestão e administração em análises clínicas. Gravação de videoaulas. Orientadora e avaliadora em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso.

2022 - 2023

Instituto Valeria Vaz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora docente de análises clínicas

Outras informações:
Coordenadora do curso técnico em análises clínicas, responsável para estruturação do conteúdo programático, atendimento aos alunos, responsável técnica do laboratório de análises clínicas, coordenadora do estágio supervisionado, desenvolvimento de material didático e institucional.

2019 - 2022

Faculdade de Reabilitação da ASCE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Atuação na área de patologia clínica. Ensino de biologia celular e molecular; química aplicada; bioquímica; microbiologia; imunologia; hematologia; coprologia e parasitologia; urinálise e espermograma fundamentos básicos de laboratório; biossegurança; saúde coletiva; sistema único de saúde.

2017 - 2018

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador PCI-DB, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: supervisão de laboratório; gestão de equipe; orientação de alunos e participação em bancas de avaliação; elaboração de projetos na área de biotecnologia de microalgas; apresentação em fóruns e publicação de resultados em revistas científicas. Projetos: Prospecção de biomassa e bioprodutos de interesse comercial tais como proteínas, ácidos graxos e pigmentos; avaliação das microalgas para produção de biocosméticos, biocombustíveis e biopolímeros; otimização de sistemas de cultivo celular; gerenciamento de efluentes industriais (balanço geral de CO2 e reuso de água); cogeração de energia; biorrefinaria.

2011 - 2013

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.