JOSÉ CARLOS RAULINO LOPES
Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí e em Direito pela Associação de Ensino Superior do Piauí, é Especialista em Ciências Ambientais e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Gestão de Unidades de Conservação), também pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Doutor na área de Organização do Espaço (ênfase no Transporte Ferroviário e Logística), pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (desde a época do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí - CEFET). Foi, por doze anos, efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (desenvolvimento de Projetos), e por sete anos, da Associação de Ensino Superior do Piauí - AESPI. Também foi, por doze anos, Consultor e Instrutor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí - SEBRAE-PI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Piauí - SENAC-PI, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Sócio-ambiental, Logística, Gestão de Estoques, Gestão da Inovação, Técnicas de Vendas, Excelência no Atendimento, Fidelização de Clientes, Metodologia 5 Menos que São Mais, Produção Mais Limpa.
Informações coletadas do Lattes em 04/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2011 - 2015
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Transporte Ferroviário no Nordeste Brasileiro e o Potencial de Desenvolvimento do Sudoeste do Estado do Piauí
, Ano de obtenção: 2016. Enéas Rente Ferreira. Palavras-chave: Logistica; Estrada de Ferro; Nova Transnordestina; Sudoeste do Piauí; MATOPIBA.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Transporte, armazenagem e correio.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2005 - 2007
Universidade Federal do Piauí
Título: Influências das comunidades Circunvizinhas na Floresta Nacional de Palmares, Ano de Obtenção: 2008
José Luís Lopes Araújo.Palavras-chave: Criação; Floresta Nacional; Sustentabilidade; Gestão.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Política Econômica e Administração Pública em Geral; Desenvolvimento Urbano.
Especialização em V Curso de Especialização Em Ciências Ambientais
2004 - 2005
Universidade Federal do Piauí
Título: Influências das Comunidades Circunvizinhas na Floresta Nacional de Palmares
Orientador: Antônio Alberto Jorge Farias de Castro
Graduação em Direito
2003 - 2011
Associação de Ensino Superior do Piauí
Título: SOCIOAFETIVIDADE COMO CAUSA DE INELEGIBILIDADE: O CASO DE PAU D?ARCO DO PIAUÍ
Orientador: Eduardo Sindô
Graduação em Administração
1999 - 2004
Universidade Federal do Piauí
Título: Estágio Curricular na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí
Orientador: Manoel Teófilo de Maia Lima
Pós-doutorado
2020 - 2021
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais. , Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: administração.
Formação complementar
2009 - 2009
Capacitação Moodle. (Carga horária: 40h). , Compuservis Informática Ltda., COMPUSERVIS, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de Estoques. (Carga horária: 24h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2009 - 2009
Gestão da Inovação. (Carga horária: 40h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Administração. (Carga horária: 550h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Organização de eventos
LOPES, José Carlos Raulino . Acolhimento ao Aluno Ingressante do Campus Teresina Central. 2018. (Outro).
LOPES, José Carlos Raulino . I Seminário de Sindicalismo Rural. 2004. (Outro).
LOPES, José Carlos Raulino . I Seminário de Economia Solidária. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Pré Congresso do CONIAD 2018.Pré Congresso do CONIAD 2018. 2017. (Encontro).
Educação Ambiental e a Importância da Sustentabilidade para o Planeta..Educação Ambiental e a Importância da Sustentabilidade para o Planeta.. 2016. (Encontro).
Curso de Economia Ecológica.Curso de Economia Ecológica. 2005. (Oficina).
Curso de Formação de Instrutores.Curso de Formação de Instrutores. 2004. (Outra).
I Seminário de Economia Solidária de Altos.I Seminário de Economia Solidária de Altos (PI). 2004. (Seminário).
I Seminário de Sindicalismo Rural.Seminário de Sindicalismo Rural. 2004. (Seminário).
Repasse da Metodologia SEBRAE - Programa 5 menos que são mais.Curso de Repasse da Metodologia SEBRAE - 5 MENOS QUE SÃO MAIS. 2004. (Oficina).
Reunião Regional do SBPC.Reunião Regional do SBPC-PI. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
COSTA NETO, Pedro Luiz de OliveiraREIS, João Gilberto Mendes dosLOPES, José Carlos Raulino. Qualidade na Tecnologia do Vestuário: Análise de Pequenas e Médias Empresas no Estado do Piauí. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.
VENDRAMETTO, OduvaldoCOSTA NETO, Pedro Luiz de OliveiraLOPES, José Carlos Raulino. Empreendedorismo Feminino: Fatores de Influência na Gestão Eficiente. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.
COSTA NETO, Pedro Luiz de OliveiraREIS, João Gilberto Mendes dosLOPES, José Carlos Raulino; NAAS, I. A.; PALMERI, N. L.. Análise da Viabilidade Econômica, Social e Ambiental do Processo Produtivo da Opala no Município de Pedro II - PI. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.
VENDRAMETTO, OduvaldoCOSTA NETO, Pedro Luiz de OliveiraLOPES, José Carlos Raulino. Empreendedorismo Feminino: Fatores de Influência na Gestão Eficiente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.
COSTA NETO, Pedro Luiz de OliveiraREIS, João Gilberto Mendes dosLOPES, José Carlos Raulino. Qualidade na Tecnologia do Vestuário: Análise de Pequenas e Médias Empresas no Estado do Piauí. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.
LOPES, Inara Erice de Souza Alves RaulinoLOPES, José Carlos RaulinoSANTANA, Darlem Juliana Silva. Estratégias de Marketing para Prospecção de Clientes de uma Empresa de Eventos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Empresarial) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos RaulinoLOPES, Inara Erice de Souza Alves RaulinoMELO, Stella Maria Carvalho de. O Estágio na Formação do Profissional de Secretariado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Instituto Federal do Piauí.
MACIEL, Emanoela MoreiraLOPES, José Carlos Raulino. Principais Impactos na Saúde do Profissional de Secretariado Acometido por Assédio Moral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Instituto Federal do Piauí.
MACIEL, Emanoela MoreiraLOPES, José Carlos RaulinoBATISTA, Franco Roberto Bastos. Inteligência Emocional na Execução da Profissão de Secretariado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Uma Análise da Relevância da Formalização do Microempreendedor Individual para a Sociedade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos RaulinoSOUSA, Jailton RodriguesSILVA, Lílian Cristina Gomes de Souza e. Ética Profissional: Um Estudo dos Princípios Éticos dos Secretários Executivos da Cidade de Teresina-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos RaulinoSOUSA, Jailton RodriguesMACIEL, Emanoela Moreira. O Perfil Profissional do Secretário Executivo no Mercado de Trabalho de Teresina-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. A importância da Gestão de Estoques na empresa:Uma análise do setor hortiflutigrangeiro no grupo Carvalho em Teresina Piauí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Endomarketing como ferramenta para a harmonização do ambiente interno da organização: Um estudo de caso no Autocentro da Cacique Pneus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Gestão por competências: Desenvolvendo Pessoas para aumentar a eficácia organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Política de treinamento para departamento de vendas da empresa Bonoplast Indústria de Plásticos Ltda: Uma proposta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Treinamento NR-10 como fator de aprendizagem para o profissional exposto à área de risco elétrico: o caso CEPISA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Doenças ocupacionais no Unibanco em Teresina - PI e os benefícios da ginástica laboral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Plano de cargos e salários: Atendimento das necessidades de uma organização de transporte coletivo urbano de Teresina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Valorização da diversidade racial nas organizações: Um estudo de caso na agência Jóquei Clube da Caixa Econômica Federal em Teresina - PI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Recursos Humanos: Causas do absenteísmo no setor de produção da empresa Kalfix. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. A formação acadêmica do tecnólogo em secretariado do IFPI e sua atuação profissional no mercado de trabalho piauiense. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Endomarketing como estratégia de Recursos Humanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Análise do nível de qualidade de vida pessoal e no trabalho dos funcionários do setor bancário em um agência bancária na cidade de Teresina - PI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, José Carlos Raulino. Motoristas: Vilões dos altos índices de absenteísmo em empresas de ônibus coletivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí.
Orientou
A importância da responsabilidade sócio-ambiental nas empresas: Estudo de caso no Grupo Carvalho; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
A importância da Gestão de Estoques na Empresa: Uma análise do Setor de Hortifrutigrangeiro do Grupo Carvalho em Teresina - PI; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Getão de Recursos Humanos) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
QUALIDADE NO ATENDIMENTO DO PÓS VENDA DA JET VEÍCULOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Adelmar Rosado; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
UMA ABORDAGEM DESCRITIVA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE COLCHÕES DE MOLAS NA EMPRESA SOCIMOL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Adelmar Rosado; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
GESTÃO POR CÉLULA: O GERENCIAMENTO DA ROTINA DA LINHA DE PRODUÇÃO DA AMBEV FILIAL TERESINA - PI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Adelmar Rosado; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
PERFIL ADMINISTRATIVO DOS FRANQUEADOS DO FRIGOTIL NA CAPITAL DE TERESINA-PI; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Adelmar Rosado; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
O CONTROLE DE ESTOQUE DO ALMOXARIFADO NO LAR DA CRIANÇA MARIA JOÃO DE DEUS EM TERESINA - PI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Adelmar Rosado; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CONCESSÃO E GERÊNCIAMENTO DE CRÉDITO NAS LOJAS DO ARMAZÉM PARAÍBA DE TERESINA; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Adelmar Rosado; Orientador: José Carlos Raulino Lopes;
Produções bibliográficas
-
LOPES, José Carlos Raulino . Influências das Técnicas de Fidelização de Clientes Utilizadas pelas Vinte Maiores Lojas de Departamentos de Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi , Comunicações Orais, v. 1, p. 47-47, 2004.
-
LOPES, José Carlos Raulino . Competitividade com Criatividade de Inovação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LOPES, José Carlos Raulino ; LOPES, Inara Erice de Souza Alves Raulino . Desenvolvimento Profissional dos(as) Profissionais Secretários(as). 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LOPES, José Carlos Raulino . Gestão Sustentável do Ecoturismo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para utilização em Treinamentos).
LOPES, José Carlos Raulino . Técnicas de Logística. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material para Treinamentos).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE - ETC, Descrição: ESTUDA A ATUAÇÃO DO ESTADO JUNTO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA.TENDO EM VISTA A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL, COM FOCO NO PROCESSO EDUCATIVO NORTEADO PELAS DIRETRIZES DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO, EM CONSONÂNCIA COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE ESTÃO IMPLEMENTADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. ESTUDA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, ABORDANDO OS ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS, POLÍTICOS, PEDAGÓGICOS E PSICOLÓGICOS, AS RELAÇÕES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, TECNOLOGIAS, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO NO ÂMBITO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES EM DIFERENTES MODALIDADES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Carlos Raulino Lopes - Coordenador / Inara Erice de Souza Alves Raulino Lopes - Integrante / Amanda Marques de Oliveira - Integrante / Antonio Francisco Lima de Oliveira Pádua - Integrante / Crisvânia de Castro Aquino - Integrante / Fabiana Araujo Sousa - Integrante / Ivan dos Santos Oliveira - Integrante / Jaislan Honório Monteiro - Integrante / Lauriane Alves do Nascimento - Integrante / Marília Lopes de Melo Muller - Integrante / Neila Marta de Sá - Integrante / Telma Teixeira do Nascimento - Integrante.
-
2005 - Atual
TRÓPICO ECOTONAL DO NORDESTE (TROPEN), Descrição: O grupo desenvolve seus trabalhos através de Programas Especiais de Pesquisa, desde 1996. Alguns projetos de pesquisa são financiados por organizações governamentais (CNPq, SDS/MMA) e por organizações não governamentais (Fundação "O Boticário") e outros através da pós-graduação. Através de seus programas vem contribuindo com o conhecimento da biodiversidade, ainda pouco conhecida, de uma região carente em estudos voltados para o meio ambiente (o trópico ecotonal do nordeste)e seus aspectos sócio-econômicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (92) Doutorado: (27) . , Integrantes: José Carlos Raulino Lopes - Coordenador.
-
2000 - 2001
Influencias das técnicas de fidelização de clientes utilizadas pelas vinte maiores lojas de departamento de Teresina, Descrição: O projeto analisou as técnicas utilizadas pelas vinte maiores lojas de departamento de Teresina, no sentido de manter os clientes fiéis, isto é, motivá-los a voltar e comprar mais e mais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Carlos Raulino Lopes - Coordenador.
Prêmios
2009
Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito, Prefeitura Municipal de Teresina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Piauí. , Rua Álvaro Mendes, Centro, 64000-000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155203, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do PiauiVínculo: , Enquadramento Funcional:
2007 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Dedicação Exclusiva a partir de outubro de 2015.
2009 - 2012
Instituto Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciou como Tutor à Distância do Programa e-Tec Brasil, da turma de Batalha, do Curso Técnico em Administração. Em 2010 passa à condição de Coordenador do supracitado Curso Técnico onde permanece até março de 2012 onde passa a responder pela Coordenção Geral do Programa no IFPI.
Atividades
-
11/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Linhas de pesquisa
-
06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Tecnologia em Secretariado - PORTARIA 1.669, de 20 de junho de 2018.
-
04/2018
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
-
09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Gestão de Recursos Humanos.
-
09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante - NDE, do Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos - PORTARIA N° 2.254, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017.
-
08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Colegiado do Curso Tecnólogo em Gestão em Secretariado - PORTARIA Nº 1.945, DE 22 DE AGOSTO DE 2017.
-
01/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Secretariado - PORTARIA Nº 126, DE 12 DE JANEIRO DE 2018.
-
08/2017 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante - NDE, do Curso Tecnólogo em Secretariado - PORTARIA Nº 3.269, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017.
-
10/2017 - 03/2018
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
-
09/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Comissão de Criação do Curso Tecnólogo em Marketing - PORTARIA Nº 2.324, DE 20 DE SETEMBRO DE 2017.
2003 - 2015
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do PiauíVínculo: Credenciado, Enquadramento Funcional: Consultor Master, Carga horária: 20
Outras informações:
Consultor e Instrutor de varias áreas, destacando-se: Sênior do Programa Agentes Locais de Inovação - ALI. Coordena um equipe de 18 (dezoito) agentes, nas cidades de Teresina, Piripiri, Parnaíba, Picos e Florano; Inovação; Logística; Gestão Ambiental; Atendimento a clientes; Vendas.
2008 - 2015
Associação de Ensino Superior do PiauíVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2003 - 2015
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração e Acompanhamento de Projetos na área da Educação Profissional.
Atividades
-
04/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Química, Física, História, Inglês
2003 - 2003
Assembléia Legislativa do Estado do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Deputado Antonio Uchôa.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete.
2005 - 2009
Centro de Aperfeiçoamento ProfissionalVínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Instrutor
Outras informações:
Ministra disciplinas na área de Gestão, tais como: Marketing Pessoal e Profissional e Comunicação e Oratória
Atividades
-
10/2005
Ensino, Comunicação e Oratória, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Marketing Pessoal e Profissional, Comunicação e Oratória
2005 - 2006
Posto Santo AntônioVínculo: Sócio Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2005
Direção e administração, Gerente.,Cargo ou função, Gerente.
2004 - 2004
Prefeitura Municipal de AltosVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2004 - 11/2004
Direção e administração, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Secretário Interino de Agricultura e Meio Ambiente.
2005 - 2006
Universidade Federal do PiauíVínculo: Estudante Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento da Turma Piloto de Administração à Distância. Projeto UAB, IFPI, Banco do Brasil.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de JOSÉ CARLOS RAULINO LOPES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?