Wanderley Mendes de Almeida

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do RJ concluindo em 1975; Que teve o inicio do trabalho profissional, sendo contratado pelo convenio MA-COBAL em janeiro de 1976 , no cargo de Médico Veterinário; Que durante o exercício no cargo fez cursos de aperfeiçoamento em inspeção e tecnologia de carnes, leite, pescado, ovos e mel e seus derivados; Que posteriormente foi enquadrado no cargo de Fiscal Federal Agropecuário e finalmente como Auditor Fiscal federal Agropecuário do MAPA, no exerceu várias funções , dos quais destaca-se a função de Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal , na Delegacia Federal de Agricultura no Rio de Janeiro de 1996 a 2010; Que teve a aposentadoria no MAPA publicada em janeiro de 2017, no cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário;. Que exerceu a função de professor convidado do Instituto SENAI de Educação Superior/RJ, no curso de pós graduação em Segurança de Alimentos de 2006 até 2009; Que concluiu o curso de consultor do SENAI nas ferramentas de autocontroles BPF, PPHO e APPCC; Que no ano 1993 concluiu o curso de mestrado em Higiene veterinária e Processamento tecnológico de produtos de origem animal da UFF/Niterói; Que no ano de 2011 iniciou o curso de doutorado na UFF/Niterói , na área de Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e que em setembro de 2015 defendeu a tese ,obtendo assim o grau de doutor em Medicina Veterinária; Que no ano de 2019 participou do Curso Básico de responsabilidade Técnica administrada pelo CRMVRJ; Que considera os principais trabalhos publicados nos seguintes temas:1- Estimulação elétrica de baixa voltagem ,influência no pH , comprimento de sarcômeros em carcaças de bovinos; 2- Pulmão ectópico extranumerário na cavidade abdominal em bovinos ,3- Irradiação ionizantes (raios gama )em mel de abelhas 4- Análise físico química em carne de jacaré do papo amarelo ,5- Suínos sororreagentes a Toxoplasma gondii ( Apicomplexa: Toxoplasmatinae ) enviados para abate ; 6- Alguns comentários sobre a epidemiologia da toxoplasmose em suínos de abate para consumo humano.; Que atualmente exerce a função de professor titular no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, desde 2001 nas disciplinas de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal , nas de Tecnologias de Pescado e derivados, nas de Tecnologias de carnes e derivados, nas de Leite e derivados , nas Tecnologias de aves, ovos e mel e nos controles físico químicos e microbiológicos de produtos de origem animal e de Praticas Investigativas especificas VI Alimentos ( DTAs e Zoonoses )

Informações coletadas do Lattes em 08/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)

2011 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: AVALIAÇÃO DA PRESENÇA E FATORES DE RISCO EM SUINOS ASSOCIADOS A INFECÇÃO POR Toxoplasma gondii
Zander Barreto Miranda. Palavras-chave: Toxoplasma gondii,Toxoplasmose,Suino.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)

1988 - 1993

Universidade Federal Fluminense
Título: INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA VOLTAGEM SOBRE A SANGRIA , pH E COMPRIMENTO DE SARCÔMERO NO MÚSCULO BOVINO, DURANTE O PROCESSAMENTO INDUSTRIAL PARA OBTENÇÃO DE MEIAS CARCAÇAS RESFRIADAS, Ano de Obtenção: 1993
Orientador: ELMO RAMPINI DE SOUZA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Irradiação de Alimentos

2005 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: RADIOSSENSIBILIDADE DE ESPOROS DE Paenibacillus larvae subsp. larvae EM MEL
Orientador: HELIO DE CARVALHO VITAL

Graduação em Medicina Veterinária

1972 - 1975

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RJ

Ensino Médio (2º grau)

1971 - 1972

Instituto Djalma Amazonas

Ensino Médio (2º grau)

1969 - 1970

Colégio Estadual Fernando Antônio Raja Gabaglia

Ensino Fundamental (1º grau)

1964 - 1968

Colégio Estadual Fernando Antônio Raja Gabaglia

Formação complementar

2019 - 2019

Curso básico de responsabilidade Técnica. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, CRMV-RJ, Brasil.

2014 - 2014

tyreinamento sobre controle de materias primas/ingredientes/rotulagens e f. (Carga horária: 20h). , Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, DIPOA, Brasil.

2010 - 2010

MELHORANDO O BEM ESTAR ANIMAL NO ABATE DE BOVINOS. , SOCIEDADE MUNDIAL DE PROTEÇÃO ANIMAL, WSPA, Brasil.

2010 - 2010

MELHORANDO O BEM ESTAR ANIMAL NO ABATE DE SUINOS. , SOCIEDADE MUNDIAL DE PROTEÇÃO ANIMAL, WSPA, Brasil.

2010 - 2010

MELHORANDO O BEM ESTAR ANIMAL NO ABATE DE AVES. , SOCIEDADE MUNDIAL DE PROTEÇÃO ANIMAL, WSPA, Brasil.

2008 - 2008

1º CURSO DE PROC.PADRÃO DAS AÇÕES ADM.. (Carga horária: 32h). , MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO, MAPA, Brasil.

2008 - 2008

AÇÕES ADMINISTRATIVAS DECORRENTES DE INFRAÇÕES. , CORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, CGDP DO MAPA, Brasil.

2007 - 2007

INSPEÇÃO ,HIG.,TEC. E CONTROLE DE QUAL. EM AVES. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

CONTROLE DE ERRADICAÇÃO DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE. , Laboratório Nacional Agropecuário - MG, LANAGRO/MG, Brasil.

2004 - 2004

CURSO DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIA E CONTROLE DA Q. , ASSOCIAÇÃO DOS FISCAIS FEDERAIS AGROPECUÁRIOS NO RIO DE JANEIRO, AFAMA-RJ, Brasil.

2003 - 2003

IVCAPACITAÇÃO EM PROC. E ENVASE DE LEITE UHT. , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF, Brasil.

2002 - 2002

ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE. , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF, Brasil.

2001 - 2001

IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDES EM CONSERVAS DE SARDINHAS. , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF, Brasil.

1999 - 1999

ANALISE E MELHORIA DE PROCESSOS. , FUNDAÇÃO ESCOLA DE NSERVIÇO PÚBLICO-RJ, FESP-RJ, Brasil.

1999 - 1999

QUALIDADE E PARTICIPAÇÃONA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. , FUNDAÇÃO ESCOLA DE NSERVIÇO PÚBLICO-RJ, FESP-RJ, Brasil.

1999 - 1999

CONSULTOR EM PLANOS DE APPCC. , FIRJAN SENAI, FIRJAN SENAI, Brasil.

1999 - 1999

ANALISE E MELHORIA DE PROCESSOS. , ESCOLA NAC. DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.

1998 - 1998

APLICAÇÃO DE SISTEMA DE APPCC,BPF,PSO,PPHO. , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.

1998 - 1998

QUALIDADE E PARTICIPAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. , ESCOLA NAC. DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.

1985 - 1985

CIRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE. , CENTRO DE APOIO A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DO RIO DE JANEIRO, CEBRAE-RJ, Brasil.

1983 - 1983

INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DE PROD. ORIG.ANIMAL. , SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO RJ, SEAA, Brasil.

1981 - 1981

INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DE CARNES E DERIVADOS DE BOV. , DITREMA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DITREMA/MA, Brasil.

1976 - 1976

CURSO DE CULTIVO E TECNOLOGIA DO MEXILHÃO. , SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PESCA, SUDEPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Organização de eventos

ALMEIDA, W. M. ; WILSON ROBERTO DE SÁ . CURSO DE TREINAMENTO EM TECNOLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE PESCADOS E DERIVADOS. 2004. (Outro).

Participação em eventos

III CONAFFA. Certificado. 2014. (Congresso).

XXXVII semana academica Américo Braga.inspeção de POA. 2014. (Outra).

VI CONGRESSO LATINOAMERICANO E XII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. LEVANTAMENTO DA SOROPREVALÊNCIA DO Toxoplasma gondii EM CRIAÇÃO DE SUÍNOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2001 Á 2011. 2013. (Congresso).

VI CONGRESSO LATINO AMERICANO E XII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS DE. Zoonoses transmitidas por alimentos -Toxoplasmose. 2013. (Congresso).

VI CONGRESSO LATINO AMERICANO E XII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS DE. ZOONOSES TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS. 2013. (Congresso).

curso de especialização de inspetor de alimentos do exército brasileiro.Processamento de aves e derivados;aspectos gerais de inspeção. 2011. (Outra).

II FÓRUM DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE DO CRMV-RJ.PROGRAMAS DE SANIDADE ANIMAL E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 2011. (Outra).

V CONGRESSO LATINO AMERICANO E XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. MEMBRO DA COMISSÃO DE TITULO DE ESPECIALISTA. 2011. (Congresso).

V CONGRESSO LATINO AMERICANO E XI CONGRESSO BRASILEIRO HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. CONTROLE DE QUALIDADE HIGIÊNICO SANITÁRIA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MEL E DERIVADOS SOB INSPEÇÃO DO SIF/DIPOA. 2011. (Congresso).

37 CONBRAVET. 2010. (Congresso).

I FORUM DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE. 2010. (Outra).

II CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE DEFESA AGROPECUÁRIA.II CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE DEFESA AGROPECUÁRIA. 2010. (Outra).

treinamento em steps Melhorando o Bem estar Animal no Abate de Suinos,Aves e Bovinos. 2010. (Outra).

Comissão de titulo de especialista na área de carnes e derivados.Certificado. 2009. (Outra).

IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos , III Encontro Nacional de centros de controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Congressista. 2009. (Congresso).

IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos , III Encontro Nacional de centros de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Membro da Comissão de titulo de especialista. 2009. (Congresso).

1 CURSO DE PROCEDIMENTO PADRÃO DAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS DECORRETES DE INFRAÇÕES AS NORMAS DO DIPOA E DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO AO PODER DE POLICIA SANITÁRIA DO MAPA. 2008. (Outra).

1 FECORJ FORUM ESTADUAL DE CAPRINOVINOCULTURA NO RIO DE JANEIRO.DEBATE. 2008. (Encontro).

2 SIMPÓSIO ESTADUAL DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TECNOHORT FEIRA DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA EM TERESÓPOLIS-RJ.PROJETOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL PARA A AGRICULTURA. 2007. (Simpósio).

III Cong. Latino Americano , IX cong. Bras. de Higienistas de Alimentos , II Encontro Nacional de Centros de Zoonoses e I Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Membro da comissão de Titulo de Especialista. 2007. (Congresso).

III CONG. LATINO-AMERICANO ; IX CONG. BRAS. DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS;II ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS DE CONTROLE DE ZOONOSES ;I ENCONTRO NACIONAL DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. PRINCIPAIS FRAUDES EM ALIMENTOS. 2007. (Congresso).

V SEMINÁRIO DE ALIMENTAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS.FRAUDES EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 2007. (Seminário).

73ª semana da escola de química da universidade federal do rio de janeiro.irradiação de mel de abelhas. 2006. (Outra).

INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA E HIGIENE DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL.PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA INSPEÇÃO FEDERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 2006. (Outra).

Comissão de Titulo de especialista. Certificado. 2005. (Congresso).

II Congresso Latino americano de higienistas de Alimentos e VIII Congresso Brasileiro de higienistas de Alimentos. IMEMBRO DA COMISSÃO DE TITULO DE ESPECIALISTA. 2005. (Congresso).

IV Conferência Sul Americana de Medicina Veterinária.Exportações Brasileiras de Alimentos o futuro , em face dos riscos sanitários. 2004. (Outra).

Papel do Med Vet na Inspeção Federal de POA.Papel do Médico Veterinário na Inspeção Federal de Produtos de Origem Animal. 2004. (Outra).

1 Congresso Estadual de Caprinos e Ovinos. 1 Congresso Estadual de Caprinos e Ovinos. 2003. (Congresso).

8 Seminário Sobre Homeopatia na Produção Organica.8 Seminário sobre homeopatia na Produção Organica. 2003. (Seminário).

IV curso de capacidade em Processamento e envase de leite UHT.IV Curso de Capacitação em Processamento e envase de Leite UHT. 2003. (Outra).

A PROBLEMÁTICA DO ABATE CLANDESTINO.ABATE CLANDESTINO DE ANIMAIS DE AÇOUGUE. 2002. (Outra).

Atuação da Inspeção Federal no Estado do Rio de Janeiro.Atuação da Inspeção Federal no Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

Curso de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle.Curso de APPCC. 2002. (Outra).

II Encontro e II seminário de politicas Públicas e diretrizes para o setor leiteiro.II Encontro de Produtores de Leite e II Seminário de Politicas Públicas e Diretrizes para o setor Leiteiro das regiões sul e centro fluminense.. 2002. (Seminário).

XIX SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO.ATUAÇÃO DA INSPEÇÃO FEDERAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2002. (Seminário).

CONGRESSO ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA E ALIMENTOS. SISTEMA DE INSPEÇÃO E VIGILÂNCIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 2001. (Congresso).

Seminário Internacional Sobre Febre Aftosa.Seminário Internacional Sobre Febre Aftosa. 2001. (Seminário).

Treinamento Técnico sobre identificação de Fraudes em conservas de Sardinhas.Treinamento Técnico sobre Identificação de Fraudes em Conservas de sardinhas. 2001. (Outra).

2 SEMINÁRIO GESTÃO EMPREENDEDORA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO. 2000. (Seminário).

A Inspeção Sanitária federal de Produtos de origem Animal e a Vigilância Sanitária.Papel e situação da Inspeção Sanitária Federal de POA no Estado do RJ. 2000. (Encontro).

Curso de Extensão em Atualização em Medicina Veterinária.Curso de Extensão em Atualização em Medicina Veterinária. 2000. (Outra).

Curso de Formação de Consultores do sistema de APPCC do SENAI/SEBRAE/RJ.Curso de Formação de Consultores do Sistema de APPCC do SENAI/SEBRAE/RJ. 1999. (Outra).

Curso de Análise e Melhoria de Processos.Curso de Análise e Melhoria de Processos. 1998. (Outra).

curso de aplicação de APPCC;BPF E PPHO em processos da cadeia produtiva.Curso de Aplicação de Sistema de Perigos e Pontos Criticos de Controle , BPF e PPHO na cadeia produtiva. 1998. (Outra).

Curso de Qualidade Total.Curso de Qualidade Total. 1998. (Outra).

ANÁLISES DE RISCOS E PONTOS CRITICOS NA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL.ARCPC EM INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 1993. (Encontro).

Congresso Internacional de Medicina Veterinária em Lingua Portuguesa. VI Congresso Internacional de meddicina Veterinária em Lingua Portuguesa. 1993. (Congresso).

CURSO DE EXTENSÃO TÓPICOS EM TECNOLOGIA DE CARNES E PRODUTOS DERIVADOS.CONSERVAS ENLATADAS. 1993. (Seminário).

FRAUDES EM ALIMENTOS. 1991. (Outra).

1 Encontro nacional de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos.1 Encontro Nacional de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos. 1989. (Encontro).

Curso de Especialização em Higiene , tecnologia e controle de qualidade de carne e derivados de aves.Curso de Especialização em Inspeção Higiene , Tecnologia e controle de Qualidade de Carne e derivados de aves. 1983. (Outra).

Curso de Especialização em inspeção e tecnologia de carnes e derivados de bovino.Curso de Especialização em inspeção e tecnologia de carnes e derivados de bovino. 1980. (Outra).

Curso intensivo de aflatoxina em alimentos e rações.Curso intensivo de aflatoxina em alimentos e rações. 1978. (Outra).

II Encontro de Ciências e Tecnologia de Alimentos.II Encontro de Ciências e Tecnologia de Alimentos. 1978. (Encontro).

Curso de Cultivo e tecnologia do Mexilhão.Curso de Cultivo e tecnologia do Mexilhão. 1976. (Outra).

Curso prático de virologia.Curso prático de virologia. 1974. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: SIMONE LOUREIRO CAMPOS RODRIGUES

ALMEIDA, W. M.. AVALIAÇÃO DOS PERIGOS NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE PASTEURIZADO TIPO B E PROPOSTAS DE MEDIDAS DE CONTROLE. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança Alimentar na) - Instituto SENAI de Educação Superior.

Aluno: ALESSANDRO LIMA DE OLIVEIRA

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; Christianne Perali. Avaliação dos índices de desglaciamento dos filés de peixes congelados realizados na reinspeção no comércio varejista;revisão da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: PRISCILA DA SILVA BULL RODRIGUES SORDI

ARONOVICH M.; Christianne Perali;ALMEIDA, W. M.. Biosseguridade em frango de corte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Erica Marques Ferreira de Araújo

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; ARONOVICH M.. Avaliação da adequação da rotulagem frente á legislação sobre substâncias alerg~enicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; SOUZA, M.A.M. Verificação da eficiência do plano de APPCC implantado em euma unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos do estado do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Wanderley Mendes de Almeida

RISTOW, A. M.; Christianne Perali;ALMEIDA, W. M.. Avaliação da qualidade microbiológica de ovos comercializados no Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Ingrid Henriques Konzen Nunes

ALMEIDA, W. M.; Gracy Canto Gomes Marcello; AMARANTE, E. E. V. G.. Prevalência da Fasciolose em bovinos abatidos no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2014 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Thaila de Souza Sobral Dutra

RISTOW, A. M.;ALMEIDA, W. M.; FERNANDES, F. G.. Avaliação da qualidade microbiologica de hamburgueres artesanais produzidos em estabelecimentos varejistas do RIo de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Maria Luiza Gama Cândido

RISTOW, A. M.;ALMEIDA, W. M.; Christianne Perali. Comparação entre os Métodos da estufa a 105C e do disco de Ackermann na determinação do teor de sólidos totais no leite cru refrigerado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Elizabete Tamires de Santana Teixeira

ALMEIDA, W. M.; AMARANTE, E. E. V. G.; Gracy Canto Gomes Marcello. Prevalência dos casos de cisticercose bovina no estado de São Paulo no período de 2012 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Maria Herculano Amim

RISTOW, A. M.;ALMEIDA, W. M.; MALAVOTA, L.. Avaliação dos Manipuladores de Alimentos de Estabelecimentos Varejistas do municipio do Rio de Janeiro-RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Aline Humberto Malaquias

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; Rodrigo Hanke. Controle de Qualidade do leite : Contagem de Células Somática e bacteriana Total em leite cru refrigerado don Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Mariana medeiros AlvesLopes Pinto

ALMEIDA, W. M.; RODRIGUES, R. L.; ABBOUD, L. C. S.. A importância do conhecimento da toxoplasmose para saúde pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Vanessa Tavares de Souza

RISTOW, A. M.;ALMEIDA, W. M.; PERALI, C.. Qualidade e Sanidade do leite de Uma propriedade leiteira do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Eduardo Gonçalves de Lima

RISTOW, A. M.;ALMEIDA, W. M.; Christianne Perali. Avaliaçãofísico química de rações comerciais para cães. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Mariana Gonçalves Silva

RISTOW, A. M.;ALMEIDA, W. M.; Christianne Perali. Avaliação físico química de carne bovina moída homogeneizada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Raul Lima da Silva

AMARANTE, E. E. V. G.; Rodrigo Hanke;ALMEIDA, W. M.. Aspectos da Fasciola Hepática no Sudeste do Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Evanice Gomes Lima

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; Christianne Perali. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UM SERVIÇO DE BUFFET SOBRE BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Alessandra Pereira Esteves

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; Christianne Perali. AVALIAÇÃO DOS FATORES FISICO QUIMICOS QUE CONTROLAM O DESENVOLVIMENTO DO Clostridium botulinum em mortadelas comercializadas no estado do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Brasil.

Aluno: Sidney Machado Chaves

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; Christianne Perali. Avaliação Físico Quimica do Queijo Minas Frescal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Rebeca Guimarães Moraes Rego Bhering de Mattos

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.. Verificação da temperatura de exposição de sushis e sashimis preparados em restaurantes do rio de janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Janaína Rocha Vittori

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; CASTRO, J. S. M.. Inclusão do médico veterinário no núcleo de apoio à saúde da familia do município de cachoeiras de Macacxu-RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Monique Cunha Pereira

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; CASTRO, J. S. M.. Avaliação da Informação Nutricional de leite UHT integral comercializado no Município do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Caroline Meirelles Monteiro

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; DALLOZ, P.. Avaliação das condições Higiênico sanitárias do preparo de alimento natural para cães. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Vandilane Simas Marinho Baptista

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; PERALI, C.. Avaliação fisico quimica do queijo ricota comercializado no Município do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Débora Bastos Isbelle

ALMEIDA, W. M.; RISTOW, A. M.; PEREIRA, R. G.. Casos Notificados de Botulismo no Brasil entre 2005 e 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Márcia Silva Nascimento

PEREIRA, R. G.;ALMEIDA, W. M.. Levantamento da qualidade físico Química de Charque e Jerked Beef Produzidos no Rio de Janeiro. 2013.

Aluno: Márcia Silva Nascimento

RISTOW, A. M.; PEREIRA, R. G.;ALMEIDA, W. M.. Levantamento da qualidade físico Química de Charque e Jerked Beef Produzidos no Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Rayssa Augusto da Costa Passos

Almeida,W.M.; OLIVEIRA, C. S. V.;ALMEIDA, W. M.. Avaliação da Manejo pré abate da carcaça de frangos de Corte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: JOÃO BATISTA FIDÉLIS NETO

jOÃO BATISTA FIDÉLIS NETO;ALMEIDA, W. M.. INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE EM BOVINOS ABATIDOS SOB INSPEÇÃO FEDERAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: EDUARDO CALHEIROS BARBOSA DA CUNHA

EDUARDO CALHEIROS BARBOSA DA CUNHA;ALMEIDA, W. M.. REVISÃO BIBLIOGRAFICA :ENCEFALOPATIA ESPONGIFORME BOVINA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: João Luiz Cavalcanti

ALMEIDA, W. M.; MOURA, M. A.; HORA, I. M. C.. PESQUISA DE FUNGOS FILAMENTOSOS PRODUTORES DE MICOTOXINAS NO PÓLEN APÍCOLA ADQUIRIDO NO COMÉRCIO VAREJISTA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Fabielle de Oliveira Andrade

ALMEIDA, W. M.; TEIXEIRA,C.E; HORA, I. M. C.. VEICULAÇÃO DE LISTERIA SP EM PRODUTOS LÁCTEOS:LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: ANA CAROLINA MESQUITA DE AZEVEDO

TEIXEIRA,C.E; HORA, I. M. C.;ALMEIDA, W. M.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HIGIÊNICO SANITÁRIA DE PRODUTOS ( PASTÉIS RECHEADOS FRITOS E CALDO DE CANA COMERCIALIZADOS EM DIFERENTES LANCHONETES LOCALIZADAS NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, ZONA OESTE DE JACAREPAGUA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: FLÁVIO DUTRA FERNANDES PACHECO

ALMEIDA, W. M.; MOURA, M. A.; HORA, I. M. C.. FRAUDE EM LEITE E DERIVADOS : SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: AMANDA DE ALMEIDA PINHEIRO MARCELLO

ALMEIDA, W. M.; HORA, I. M. C.; TEIXEIRA,C.E. ELABORAÇÃO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE PANIFICAÇÃO LOCALIZADO NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: DANIELA MARIA DOS SANTOS PAES

ALMEIDA, W. M.. AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DO SETOR DE AÇOUGUE DE DIFERENTES ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS VAREJISTAS LOCALIZADOS NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: MARCIA MARTINS DELGADO

TEIXEIRA,C.E;ALMEIDA, W. M.. CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO EM SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Thiago Luiz da Rocha

ALMEIDA, W. M.. Avaliação Microbiológica do Leite pasteurizado tipo C Comercializado no Municipio do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco.

ALMEIDA, W. M.; Mesquita,E.F.M.; RAUL RIBEIRO DE CARVALHO;SOUZA, E. R.ZANDER BARRETO MIRANDA. COMISSÃO DE TITULO DE ESPECIALISTA. 2009.

ALMEIDA, W. M.ZANDER BARRETO MIRANDASOUZA, E. R.; Mesquita,E.F.M.. MEMBRO DA COMISSÃO DE TITULO DE ESPECIALISTA. 2005.

Orientou

Wanderley Mendes de Almeida

Prevalência dos casos de cisticercose bovina no Estado de São paulo no periodo de 2012 a 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Evanice Gomes Lima

Avaliação do conhecimento de manipuladores de alimentos de um Buffet sobre as boas praticas de fabricação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Alessandra Pereira Esteves

Avaliação dos Fatores Fisico Quimicos que controlam o desenvolvimento do Clostridium botulinum em mortadelas comercializadas no estado do Rio de Janeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Sidney Machado Chaves

Avaliação Fisico Química do Queijo Minas Frescal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Débora Bastos Isbelle

Casos Notificados de Botulismo no Brasil entre 2005 e 2012; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

RENATA ARRUDA MENDES

DRIPING TESTE EM FRANGO DE CORTE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

MARIANA SALLES ELIAS

DETECÇÃO DE HISTAMINA POR MÉTODO RÁPIDO EM PESCADO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Maria Mônica Barros Cardoso

Responsabilidade Técnica em supermercado com Enfase em Carne Bovina Resfriada; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

LUIZ FERNANDO FRANÇA SOUZA

SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NO ENTREPOSTO DE PESCADO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Alexandra Cássia de Oliveira Martins

Utilização do Processo de Irradiação na conservação de alimentos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Wanderley Mendes de Almeida;

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, W. M. ; FLAUSINO, W. ; COELHO, C. D. ; M.FONSECA, A. B. ; MIRANDA, Z. B. ; LOPES, C. W. G. . Suinos sororreagentes a Toxoplasma gondii (Apicomplexa: Toxoplasmatinae) enviados para o abate e destinados ao consumo humano.. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA , v. 37, p. 397-400, 2015.

  • ALMEIDA, W. M. ; MIRANDA, Z. B. ; FLAUSINO, W. ; COELHO, C. D. ; FONSECA, A. B. M. ; LOPES, C. W. G. ; Almeida,W.M. ; ALMEIDA, W. M. . Alguns comentários sobre a epidemiologia da toxoplasmose em suínos de abate para consumo humano. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , v. 37, p. 32-36, 2015.

  • ALMEIDA, W. M. ; HÉLIO VITAL ; DULCE MARIA TOCHETTO SCHUCH ; RAUL RIBEIRO DE CARVALHO ; ZANDER BARRETO MIRANDA . RADIOSSENSIBILIDADE DE ESPOROS DE PAENIBACILLUS LARVAE SUBSP LARVAE EM MEL. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , v. 13, p. 116-120, 2006.

  • ALMEIDA, W. M. . Pulmão Supranumerário Intraabdominal em Bovino. Revista Brasileira de medicina Veterinária, 1981.

  • ALMEIDA, W. M. . Patogenicidade do Euritrema coelomaticum. Patogenicidade do Euritrema coelomaticum, Revista Brasileira de Medicina, 1981.

  • ALMEIDA, W. M. ; DULCE MARIA TOCHETTO SCHUCH ; HÉLIO VITAL ; RAUL RIBEIRO DE CARVALHO ; ZANDER BARRETO MIRANDA . Radiossensibilidade de Esporos de Paenibacilleus larvae subsp. larvae em Mel. Mensagem Doce N° 108, São Paulo, 01 set. 2010.

  • ALMEIDA, W. M. ; SOUZA, E. R. ; MANO, S. B. . Influência da Estimulação Elétrica de Baixa Voltagem sobre a Sangria em Bovinos ( Bos indicus ) durante o processamento Industrial de Abate. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária em língua Portuguesa, 1993, Salvador. Anais do VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa. Brasilia: Comitê Permanente dos Congressos Internacionais de Medicina Veterinária em língua portuguesa, 1993. v. 1. p. 327-328.

  • ALMEIDA, W. M. ; SOUZA, E. R. ; CARVALHO, E. C. Q. . Influência da estimulação Elétrica de Baixa Voltagem sobre o comprimento do Sarcômero do músculo de Bovino( Bos indicus) durante o processamento industrial para obtenção de meias carcaças resfriadas.. In: VI Congresso Internacional de medicina Veterinária em Língua Portuguesa, 1993, Salvador. VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa. Brasilia - DF: Comitê Permanente dos Congressos Internacionais de medicina Veterinária em língua Portuguesa, 1993. v. 1. p. 329-329.

  • ALMEIDA, W. M. ; SOUZA, E. R. ; CARVALHO, E. C. Q. . Influência da Estimulação Elétrica de Baixa Voltagem Sobre o pH do músculo de bovino ( Bos indicus) durante o processo Industrial para Obtenção de Meias carcaças resfriadas. In: VI Congresso Internacional de medicina Veterinária em língua Portuguesa, 1993, Salvador. Anais do VI congresso Internacional de Medicina Veterinária em língua Portuguesa. Brasilia-DF: Comitê Permanente dos Congressos Internacionais de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa, 1993. v. 1. p. 328-328.

  • ALMEIDA, W. M. ; HÉLIO VITAL ; DULCE MARIA TOCHETTO SCHUCH ; RAUL RIBEIRO DE CARVALHO ; ZANDER BARRETO MIRANDA . RADIOSSENSIBILIDADE DE ESPOROS DE Paenibacillus larvae subsp larvae em mel. Mensagem doce (Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melificas Européias) , 2010.

  • ALMEIDA, W. M. ; Carmo,R.P. ; Chicrala,R. ; Fernandes,M.L. ; Mesquita,E.F.M. ; Moura,P.S.M. ; Collard,G. . ABATE EXPERIMENTAL DE JACARÉS DE PAPO AMARELO ( caiman latirostris ) EM ENTREPOSTO DE PESCADO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Higiene Alimentar , 2009.

  • ALMEIDA, W. M. ; MIRANDA, Z. B. ; LOPES, C. W. G. . LEVANTAMENTO DA SOROPREVALÊNCIA DA Toxoplasma gondii EM CRIAÇÃO DE SUÍNOS NO PERÍODO DE 2001 À 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, W. M. . ZOONOSES TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, W. M. . ZOONOSES TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2002

Cidadão Paduense, Câmara de vereadores.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Superintendência Federal de Agricultura RJ. , Av Rodrigues Alves 129 - 7º andar, SAÚDE, 20081250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22914141, Ramal: 1705, Fax: (21) 22638355, URL da Homepage:

Experiência profissional

2001 - Atual

Universidade Castelo Branco

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5

Atividades

  • 08/2001

    Ensino, Medicina veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal

1976 - Atual

Ministério da Agricultura Pecuária E Abastecimento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor fiscal federal agropecuário

Outras informações:
aposentado em fevereiro de 2017