Karina da Silva Farias
Mestranda no Programa de Pós - graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA); Atualmente é docente do segmento de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Possui Bacharelado em Moda (2009) pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Bacharelado em Artes Visuais (2012) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Licenciatura em Artes Visuais pela mesma Universidade. Interesse de pesquisa nas relações Arte/ Moda/ Imagem/Processo de criação/ Educação.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Artes Visuais
2007 - 2013
Universidade Federal do Pará
Título: A relação Arte e Moda: Uma proposta educativa para crianças e adolescentes.
Orientador: Profª. Msc. Alexandre Romariz Sequeira
Graduação em Artes Visuais
2007 - 2012
Universidade Federal do Pará
Título: Confluências entre Arte e Moda: Um estudo sobre as influências que a Arte exerce na Moda, tendo como principal foco o ready-made.
Orientador: Profª. Drª. Ana Cláudia do Amaral Leão.
Graduação em Moda
2007 - 2009
Universidade da Amazônia
Título: A ESTÉTICA DO BREGA: Uma análise sobre moda nas festas de aparelhagens em Belém do Pará.
Orientador: Profª. Drª. Lucilinda Teixeira
Formação complementar
2016 - 2016
Varejo de Moda. (Carga horária: 32h). , Escola de Negócios da Moda, ENMODA, Brasil.
2014 - 2014
Personal Stylist. (Carga horária: 24h). , Titta Aguiar Consultoria de Estilo, TITTA AGUIAR, Brasil.
2012 - 2012
Formação de preço. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.
2011 - 2011
Consultoria em Moda e Estilo. (Carga horária: 75h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda/Especialidade: Moda.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Organização de eventos
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos entre Arte e Moda.. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos sobre Arte e Moda com a Designer Tita Maria e a artista Visual Indira Fernandes.. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos entre Arte e Moda com Estúdio Jambo e o estilista Petrus Figueira.. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos entre Arte e Moda - Palestra Memórias e História da Moda na Amazônia: Um outro par de mangas, com o historiador Rui Martins Junior.. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos entre Arte e Moda Edição Especial Manga Festival.. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos entre Arte e Moda - Bate-papo sobre Pesquisa em Moda com Fernando Hage, Graziela Ribeiro e Yorrana Maia.. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Pocket Fashion Art. - Diálogos entre Arte e Moda com DaTribu Acessórios. 2013. (Outro).
FARIAS, K. S. . Yamada Kids. 2008. (Outro).
FARIAS, K. S. . Semana de Moda Castanheira. 2008. (Outro).
FARIAS, K. S. . Claro Belém Fashion Days. 2008. (Outro).
FARIAS, K. S. . Feira de Orientação Profissional. 2008. (Outro).
FARIAS, K. S. . Fazendo Moda. 2008. (Outro).
FARIAS, K. S. . 5ª Edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores. 2008. (Outro).
Participação em eventos
EduXEdu Project- educarsi per educare. 2017. (Encontro).
XXV Confaeb - Congresso Nacional da federação de arte/educadores do Brasil e III Congresso Internacional da Federação de Arte/ Educadores. Experiências Costuradas: Brincando de fazer Moda com o universo criativo de Marcel Duchamp.. 2015. (Congresso).
Workshop /Elaboração de Projetos de Pesquisa em Arte com Alexandre Sequeira. 2014. (Outra).
"Mórulas: Projetos Artísticos Embrionários". 2013. (Outra).
O diferencial da imagem pessoal como ferramenta estratégica para o desenvolvimento profissional.. 2013. (Outra).
Oficina Criativa.Desenvolvendo Roupas e Acessórios de Moda. 2013. (Oficina).
Oficina de Experimentação Artística "Fábrica das Ações que não existem". 2013. (Oficina).
VI Fórum Bienal de Pesquisa em Arte da Universidade Federal do Pará.. 2013. (Outra).
XXIII CONFAEB Arte/ Educação no Pós Mundo.. " O caderno do Educador: Uma proposta Educativa para crianças e Adolescentes tendo como foco a relação Arte e Moda". 2013. (Congresso).
XXIII CONFAEB - Confederação Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil. 2013. (Congresso).
"Possíveis Interfaces Arte e Moda". 2012. (Outra).
Semana do calouro de Artes Visuais 2012. 2012. (Outra).
3 Colóquio Interartes "Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia". 2011. (Outra).
Gestão Estratégica de Fornecedores para distribuidores e Varejistas. 2011. (Outra).
Seminário Narrativas Discentes - Conexôes em Arte. 2011. (Seminário).
O emprego de materiais pobres na cultura Artística do Bolonha nos séculos XII e XIV. 2010. (Outra).
V Fórum Bienal de Pesquisa em Arte. 2010. (Outra).
Fórum de Inspirações - para Couro, Calçados e Artefatos. 2009. (Outra).
Múltiplos Artesanatos e a Moda Inteliente. 2009. (Outra).
Museu, possibilidade e acesso. 2009. (Outra).
7 Colóquio de Fotografia e Imagem. 2008. (Outra).
Fórum de Inspirações - para Calçados e Artefatos - Verão 2009. 2008. (Outra).
Fórum de Inspirações - para Couro, Calçados e Artefatos. 2008. (Outra).
Moda em (re)vista: cultura e comportamento em Nova e Marie Claire. 2008. (Outra).
Seminário, Arte-Educação e Contemporaneidade.. 2008. (Seminário).
12 Fórum de Design e Tecnologia - Verão 2008. 2007. (Outra).
CINE MODA - Bonequinha de Luxo. 2007. (Outra).
Comportamento e Moda. 2007. (Outra).
Moda e Cinema. 2007. (Outra).
Moda e Cultura. 2007. (Outra).
Moda Informação. 2007. (Outra).
Produção de Eventos. 2007. (Outra).
XII Semana Acadêmica do Centro Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.. 2007. (Outra).
Participação em bancas
SOUZA, Y. P. M.; Rosyane Rodrigues;FARIAS, K. S.. "O mito da sereia e a tendência sereismo". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Universidade da Amazônia.
Produções bibliográficas
-
FARIAS, K. S. . O caderno do Educador: Uma proposta Educativa para crianças e Adolescentes tendo como foco a relação Arte e Moda.. In: XXIII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2013., 2013, Porto de Galinhas. Anais - CONFAEB, 2013.
-
FARIAS, K. S. . 'Consultoria de moda'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, K. S. . 'Experiências Costuradas: Brincando de fazer Moda com o universo criativo de Marcel Duchamp'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, K. S. . Estética e Moda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, K. S. . O caderno do Educador: Uma proposta Educativa para crianças e Adolescentes tendo como foco a relação Arte e Moda'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAROLINE, B. ; BRUNO, H. ; FARIAS, K. S. ; ROSEMARA, . Documentário 'Vadião'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, K. S. . Confecção de Roupas e Acessórios de Papel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
FARIAS, K. S. . Moda e a Arte. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FARIAS, K. S. . Badulaques. 2007; Tema: Moda. (Site).
FARIAS, K. S. ; Bruno Furtado . Arte é Moda? E Moda é Arte?. 2009. Escultura.
FARIAS, K. S. . Janela 1 e Janela 2. 2001. Pintura.
FARIAS, K. S. . Primavera. 2000. Pintura.
Prêmios
2008
VI Mostra de Intérpretes - Júri Popular, Proex - Ufpa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
2010 - 2010
Museu da Imagem e do SomVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2010 - 2010
Museu Histórico do Estado do ParáVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2010 - 2010
Museu de GemasVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2010 - 2010
Televisão LiberalVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Produtora de Moda, Carga horária: 20
2009 - 2010
Museu de Arte de BelémVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Tarefas realizadas:
Monitorias em exposições de arte; Execucção de atividades de arte educação vinculadas às visitas; Planejamento e execução de atividades sócio-educativas para o Projeto Pontearte, projeto social desenvolvido pelo Museu desde 2008; Elaboração e realização da oficina "Confecção de roupas e acessórios de papel", realizada durante o Projeto Férias no MABE no período de 13 a 17 de julho; Apresentação de seminários temáticos; Execução como embro da equipe de atualização do banco de dados do acervo de pinturas do Museu; Confecção do calendário 2010 do Mabe.
2012 - 2013
Escola de Aplicação UFPAVínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 41
2008 - 2008
Escola de Aplicação UFPAVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 28
2015 - 2016
CESE Centro de Ensino Saint-ExupéryVínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2021 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministro aula de Consultoria de Imagem: Consultoria de Estilo - Personal Stylist; Coloração Pessoal; Consultor para o varejo de Moda; Visual merchandising; Técnicas de Vitrinismo; Produção de Moda
2017 - 2019
Formosa Supermercados e MagazineVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Compradora, Carga horária: 60
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Karina da Silva Farias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?