Maria Antonia Brandão de Andrade
Maria Antonia Brandão de Andrade teve a sua formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia -UFBA. Licenciada e mestre em Ciências Sociais, concluiu o seu doutorado em Educação em 2011, com o Projeto na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, tendo como objeto de análise a avaliação dos cursos de graduação para a melhoria da qualidade da educação superior na Bahia, sob a orientação do Professor Dr. Robert E. Verhine. Foi Bolsista da Capes/CNPQ no período de 2008-2010. É membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE e do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES/INEP/Ministério da Educação. É consultora na área de avaliação, planejamento da educação, empreendedorismo e políticas públicas junto aos setores públicos, privados e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae- BA. É diretora e professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Santa Cruz da Bahia FSC, nas seguintes áreas: Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação; Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável; Educação Inclusiva; Sociologia; Metodologia da Pesquisa , Elaboração de Projetos e Trabalho de Conclusão de Curso -TCC.
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2006 - 2011
Universidade Federal da Bahia
Título: ?As contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação para a melhoria da qualidade da educação superior?..
Orientador: Profº. Drº. Robert E. Verhine
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Ciências Sociais
1999 - 2002
Universidade Federal da Bahia
Título: A INSERÇÃO DOS CIENTISTAS SOCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO NA BAHIA, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Profº Dr. Antonio da Silva Câmara
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Formação complementar
2004 -
Economia e Educação Doutorado. (Carga horária: 60h). , Programa de Pós Graduação Em Educação Universidade Federal da Bahia, PPG- UFBA, Brasil.
2004 -
Educação E Diversidade Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2023 - 2023
Metodologia das 3 Fases. (Carga horária: 16h). , BANCO DA PROVIDÊNCIA E UNIVERSIDADE CORPORATIVA SEBRAE, BP E UCS, Brasil.
2023 - 2023
Soluções Sebrae. (Carga horária: 10h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2021 - 2021
AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira, INEP, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2019 - 2019
Administradores da Plataforma Sagah Soluções Soluções e Blackboard EAD. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Santa Cruz da Bahia, FSC, Brasil.
2019 - 2019
Educação Digital e Interativa da Plataforma Sagah Soluções Soluções. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Santa Cruz da Bahia, FSC, Brasil.
2015 - 2015
BOTA PRA FAZER. (Carga horária: 12h). , Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Consultor Educacional. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2014 - 2014
APRENDER A EMPREENDER. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2014 - 2014
DISCIPLINAS EMPREENDEDORISMO. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Avaliadores / Verificadores do PSMM. (Carga horária: 8h). , Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Uso Teoria de Resposta ao Item para. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2013 - 2013
Padrões de desempenho - subsídios para uma decisão. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2009 - 2009
Curso Avaliação Política e Avaliação de Políticas. , Encontro Nacional de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, EPENN, Brasil.
2007 - 2007
Intercâmbio sobre Políticas Educacionais. , Associação Nacional de Política e Administração da Educação, ANPAE, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação do Banco de Avaliadores SINAES. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira, INEP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Orientação de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 30h). , Faculdade Adventista da Bahia, FAFIS, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação de Coordenadores de Cpas. , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
1999 - 1999
Centralidade do Trabalho, Qualificação e Gênero. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Sensibilidade Para Educadores. (Carga horária: 20h). , Organização Científica de Estudos Materiais Naturais e Espirituais, OCIDEMNTE, Brasil.
1990 - 1993
Filosofia. (Carga horária: 1020h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
1989 - 1990
Extensão universitária em Pastoral. (Carga horária: 660h). , Centro de Ensino do Comportamento Humano, CENESC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Micro e Pequenas Empresas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.
Organização de eventos
ANDRADE, M. A. B. . Semana de Complementação de Estudos em Filosofia. 2015. (Outro).
ANDRADE, M. A. B. ; MIRA, L. . Feira do Empreendedorismo Criativo. 2014. .
ANDRADE, M. A. B. . II Fórum Estudantil de Pesquisa em Fisioterapia. 2006. (Outro).
ANDRADE, M. A. B. . I Fórum estudantil de Pesquisa em Fisioterapia. 2005. (Outro).
Participação em eventos
XI REUNIÃO DA ABAVE - AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DAS SE DESIGUALDADES. XI REUNIÃO DA ABAVE - AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES. 2021. (Congresso).
SEMANA DO PROFESSOR DO NOVO MUNDO.SEMANA DO PROFESSOR DO NOVO MUNDO. 2020. (Outra).
Programa de Complementaçao de Estudos em Filosofia.Educação Inclusiva na perspectiva da diversidade. 2014. (Simpósio).
Seminário de Administração - SEAD.Os desafios da administração na contemporaneidade: inovação, tecnologia e sustentabilidade. 2014. (Seminário).
VII Reunião da Abave - Avaliação e Currículo: Um Diálogo Necessário..A Construção de Indicadores para Pesquisas Educacionais.. 2013. (Simpósio).
VII Reunião da Abave - Avaliação e Currículo: Um Diálogo Necessário.."Padrões de desempenho- subsídio para uma decisão consciente". 2013. (Simpósio).
II Seminário Avaliação e Sociedade.As Contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidade do Curso de Licenciatura em Educação Fisica: Estudo de caso em uma instituição de ensino de Salvador-BA. 2011. (Seminário).
VI Fórum de Discussão Castro Alves sem homofobia: Direitos da População LGBT.Educação e Diversidade. 2011. (Seminário).
VI Fórum de Discussão Castro Alves sem homofobia: Direitos da População LGBT. Promovido pelo Grupo de Cavaleiros de Shagrylah e Instituto de Educação Casa do Professor.Educação Inclusiva. 2011. (Seminário).
VI Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional.As Contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidade do Curso de Pedagogia: Estudo de caso em uma instituição de ensino de Salvador-BA. 2011. (Seminário).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Epenn.As contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidade do Curso de Pedagogia: Estudo de caso em um Centro Universitário de Salvador_BA. 2011. (Encontro).
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).
II Fórum de Pesquisa ?Educação, Cidadania, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.Elaboração de Projetos e Trabalhos Científicos. 2009. (Seminário).
XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação.A Avaliação do Programa Brasil Alfabetização ne educação de jovens e adultos: um relato das experiências do Programa Todos pela Alfabetização ( TOPA) no Estado da Bahia. 2009. (Simpósio).
Conferência Internacional de Sociologia da Educação.Avaliações da condições de ensino -ACE: Limites e possibilidades do instrumento de avaliação dos cursos de graduação para fins de reconhecimento. 2008. (Outra).
Conferência Internacional de Sociologia da Educação.Qualificação e competência profissional: Impactos sobre as políticas de educação no século XXI. 2008. (Outra).
Seminário Ensino de 9 anos.Ensino Fundamental de 9 Anos: ?+ 1 ano. É fundamental??. 2008. (Seminário).
I Semana de Atividades Complementares.Diretrizes Curriculares. 2006. (Outra).
Oficina Pedagógica.Desafios e Perspectivas na Educação Inclusiva. 2006. (Oficina).
II Forúm Acadêmico.Habilidades e Competências - Base Legal. 2005. (Outra).
II Projeto FIB em Cena.II Projeto FIB em Cena. 2005. (Oficina).
II Semana de Atividades Complementares.Avaliação Institucional e o Enade. 2005. (Outra).
Trabalho e Representação Social - V Seminário Corpo Cultural e Sociedade.Atividades Complementares: Base Legal. 2005. (Seminário).
Encontro de Docentes - Administração Geral.istema de Avaliação Institucional da Educação Superior - SINAES. 2004. (Encontro).
Encontro de Docentes - Administração Hoteleira.istema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Encontro).
Encontro de Docentes - Direito.istema de Avaliação Institucional da Educação Superior - SINAES. 2004. (Encontro).
Encontro de Docentes - Secretariado Executivo.istema de Avaliação Institucional da Educação Superior - SINAES. 2004. (Encontro).
Encontro de Docentes - Sistemas de Informação.Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Encontro).
Encontro de Docentes - Turismo.Sistema de Avaliação Institucional da Educação Superior - SINAES. 2004. (Encontro).
VII Fórum de Avaliação Institucional - Planejamento Estraté.Indicadores de Avalação Institucional. 2004. (Encontro).
VII Fórum de Avaliação Institucional - Planejamento Estratégico.Indicadores de Avaliação Institucional - Planejamento Estratégico. 2004. (Encontro).
VI Fórum de Avaliação Institucional.Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES: Bases para uma nova proposta de Avaliação de Educação Superior.. 2003. (Encontro).
XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2000. (Encontro).
Semana de Formação Profissional.Profissão do Sociologo. 1999. (Outra).
XI Congresso Nacional de Sociólogos. 1999. (Congresso).
Oficina de Trabalho para Consolidação do Plano Operativo do ano 3.Membro do GT. 1997. (Oficina).
Painel Sobre Automação, Qualidade Total e Mercado de Trabalho. 1997. (Outra).
Projeto UNI.Oficina de Trabalho para Consolidação do Plano Operativo do Ano 3. 1997. (Oficina).
Mesa Redonda - Mercado de Trabalho, Saúde e Segurança Industrial. 1996. (Seminário).
O Crescimento sem Emprego. 1995. (Seminário).
Segurança e Saúde do Trabalhador X Terceirização. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
ANDRADE, M. A. B.; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. A experiência de uma cigana no Ensino Superior: entre tradições e novos caminhos. 2026. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; SANTOS, Georina Gonçalves dks Santos; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A experiência de uma cigana no Ensino Superior: entre tradições e novos caminhos. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; AIVA, Carlos Henrique Assunção; EDMUNDO, Kátia. ?TELESSAÚDE E GOVERNANÇA EM SAÚDE GLOBAL: A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DA ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa Saúde da Familia) - Universidade Estácio de Sá.
ANDRADE, M. A. B.; BRANDAO, J. M. V.; PEREIRA, O. S.. Uma reflexão sobre o conforto acústico em ambiente universitário. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; FREITAS, K. S.; VERAS, R. M.. A Expansão do Ensino Superior Privado nos governos FHC e Lula: Uma estratégia para efetivar o direito de acesso à educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; DANTAS, T. R.; AQUINO, M. S.. Formação continuada dos Professores da EJA do Município de Cabaceiras do Paraguaçu: Diálogo com o Projeto Mais Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduaçao em EJA - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. O projeto pedagógico, o planejamento e algumas dificuldades que norteiam o aprendizado nas turmas da Educação de Jovens e Adultos no município de Cruz das Almas, BA.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. O papel do gestor e do coordenador pedagógico na formação continuada dos docentes no município de Cabaceiras do Paraguaçu.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. O estudo da Leitura: uma parceria de construção entre família e a escola no Colégio Imaculada Conceição no município de Conceição do Almeida. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Direitos Humanos: o papel da escola na inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino fundamental na localidade de Pomba, em Cruz das Almas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Evasão escolar: um desafio ao gestor educacional das escolas públicas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Como é trabalhada e educação sexual nas escolas públicas.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Aprendizagem? Processo inerente ao desenvolvimento humano sua importância e dificuldades.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . A escola e a família: uma importante aliança. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Projeto Político Pedagógico como instrumento de organização do trabalho pedagógico da escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. O diretor escolar e a gestão participativa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Mudanças nos paradigmas da educação a partir da reforma gerencial no setor público.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Informática na educação.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Gestão escolar: uma ferramenta para melhoria da escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Gestão escolar, nas questões da indisciplina: um estudo sobre os alunos da 2º série do ensino fundamental da escola "x" no município de Cruz das Almas - BA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Gestão escolar da tribo tumbalalá. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . Gestão educacional, família e escola: uma relação simbólica.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . Gestão democrática e participativa: um desafio para a escola pública.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Gestão democrática e o papel do gestor escolar.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . Gestão de pessoas em unidade de ensino no município de Sapeaçu.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . Estilos de gestão nas unidades escolares: perspectivas de um bom aprendizado. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Escola e comunidade: um por todos e todos por uma interação escola e comunidade na escola Joana Angélica.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . Desafios dos gestores frente à violência escolar.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Currículo e diversidade étnico-cultural.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Coordenador e professor: uma articulação em busca da construção da prática pedagógica mediadora.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Como é feita a gestão da merenda escolar.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . As políticas públicas para as novas tecnologias para a educação de jovens e adultos do município de Cruz das Almas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. A Importância da postura do gestor educacional para a construção de uma escola pública de qualidade.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Machado Silva.. A importância da formação de gestores no cotidiano das instituições educacionais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. A gestão pedagógica focada na leitura. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. A gestão e a organização do trabalho pedagógico na escola pública. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. . A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico: construção e implementação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. Cruz. A equipe escolar na construção dos projetos pedagógicas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
ANDRADE, M. A. B.. A contribuição do gestor democrático para a mudança da cultura escolar.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes.
LARANJEIRA, R. A. M.; SANTANA, R. D. O.;ANDRADE, M. A. B.. A indisciplina no meio escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; SANTANA, R. D. O.; LARANJEIRA, R. A. M.. As contribuições das TICs para o processo ensino-aprendizagem de filosofia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; SANTANA, R. D. O.; LARANJEIRA, R. A. M.. O ensino filosófico na formação docente da Educação de Jovens e Adultos - EJA na contemporainedade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; SANTANA, R. D. O.; LARANJEIRA, R. A. M.. A linguagem do Cordel como ferramenta didática do ensino da filosofia no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; BRANCHER, M.; SANTANA, R. D. O.. Filosofia e Inclusão na Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; BRANCHER, M.; LARANJEIRA, R. A. M.. Contribuições da Filosofia nos anos iniciais do Ensino Fudamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; SACRAMENTO, H. J. S.; SANTANA, R. D. O.. Filosofia na Escola: diferentes abordagens na educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; MOURA, M.; BISPO, L.. A educação e a pesquisa científica com a direção de paradigmas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
MOURA, M.;ANDRADE, M. A. B.; BISPO, L.. A noção de homem em Jean Jacques Rousseau. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; TEIXEIRA, J. N.; MOURA, M.. A política de Maquiavel e sua influência nas relaçõe de poder. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A necessidade do Fisioterapeuta na equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) no distrito sanitário Barra/Rio Vermelho em Salvador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Importância da ampliação dos serviços de Fisioterapia nas unidades públicas de saúde no Município de Camaçari/Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Fisioterapeuta: Agente facilitador no processo de inclusão escolar de crianças com deficiência física no ensino fundamental da rede regular de ensino no município de Cruz das almas, Bahia.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A inserção dos egressos do curso de graduação em fisioterapia da Faculdade Adventista de Fisioterapia no mercado de trabalho da Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A Missa da primeira e última sexta-feira do ano na igreja do Sr. do Bonfim: uma potencialidade para o Turismo Cultural e Religioso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Educação ambiental no processo de desenvolvimento sustentável do Turismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. São João de Amargosa: os impactos causados pela grande demanda Turística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A inserção dos bacharéis em turismo do Centro Universitário da Bahia - FIB nos hotéis de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Condições estruturais dos hotéis cinco estrelas de Salvador para atender aos portadores de necessidades especiais motoras. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. O potencial hoteleiro do tipo quatro estrelas em relação aos portadores de necessidades especiais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A importância econômica do carnaval para o atual cenário do Turismo em Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Exercícios terapêuticos para gestante com doença hipertensiva específica da gestação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.
ANDRADE, M. A. B.. As alterações anatomo-fisiológicas, lombo-pélvica e sua influência sobre a prevalência de queixas sugestivas de incontinência urinária de esforço, em gestantes atendidas na maternidade Climério de Oliveira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A importância da implantação do serviço de Fisioterapia obstétrica no Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Féliz - BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A influência do profissional de Fisioterapia na qualidade de vida dos recém-nascidos nas unidades de terapia intensiva nos hospitais de Salvador - Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A qualidade dos serviços nas barracas da praia de Buraquinho em Lauro de Freitas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A inserção dos graduados em Ciências Contábeis da FIB no mercado de trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A importância do bairro do Rio Vermelho como espaço alternativo de lazer e entretenimento em Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. O Turismo de mergulho na Baía de Todos os Santos, como alternativa de atração turística, lazer para a população local e consolidação do destino Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Policiamento turístico do Centro Histórico e sua importância para o desenvolvimento turístico de Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Turismo: Responsabilidade e Participação Social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A Inserção do Bacharel em Turismo do Centro Universitário da Bahia no mercado de trabalho em salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Qualidade nos serviços prestados na Hotearia: o exemplo Porto Farol Hotel. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A atividade turística em áreas naturais protegidas - O caso da reserva da Sapiranga, Praia do Forte/BA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Terceira idade como segmento de mercado do Turismo: estudo de caso de uma agência de viagens da cidade do Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Considerações sobre o turismo cultural na cidade de Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Turismo e aTradição da Guerra de Espadas no Município de Cruz das Almas- Ba: Atrativo ou Repulsão?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Aeroporto Internacional Depuitado Luís Eduardo Magalhães: Um Importante Equipamento Turístico para se Empregar Deficientes Físicos em Salvador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. O mercado de trabalho para os bacharéis de turismo na TAM linhas aéreas: um estudo de caso da representação em Salvador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A pespectiva de inserção do graduando em Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia no mercado de trabalho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.
ANDRADE, M. A. B.. Abordagem Fisioterapêutica na Criança Portadora de Síndrome de Krabe. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.
ANDRADE, M. A. B.. A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva como Terapêutica Auxiliar no Paciente com Esclerose Múltipla. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.
ANDRADE, M. A. B.. Efeitos do Ulta-som Contínuo de 3,0 MHz no Tratamento Coadjuvante do Fibro Edema Gelóide (FEG). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.
ANDRADE, M. A. B.. A Importância da Revitalização do Centro Histórico de Salvador para o Turismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Baianas de acarajé: do símbolo ao íncone. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A Qualidade de Serviços dos Bares e Restaurantes do Centro Histórico de Salvador. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A Influência do Turismo no Aprendizado e na Expressão da Capoeira em Salvador. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A Importância dso Museus como Atrativo Cultural na Atividade Turística em Salvador. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. A Importância do Marketing do Carnaval de Salvador para a Captação de Turistas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. de C. Pinto.Revitalização do Bairro do Comércio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. O turismo na cidade de Lençõis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Planejamento turístico para o sedenvolvimento local da penísula de Itapagipe. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.; SANTOS, Georina Gonçalves dks Santos; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A experiência de uma cigana no Ensino Superior: entre tradições e novos caminhos. 2025. Universidade Federal da Bahia.
ANDRADE, M. A. B.. Seleção de Docentes do curso de pedagogia. 2005. Centro Universitário da Bahia.
Orientou
A avaliação institucional como instrumento mediador de políticas públicas em Muniz Ferreira-BA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; : Desafios para melhorar a qualidade do Ensino Fundamental das escolas do campo de Muniz Ferreira-BA; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A qualidade dos serviços do transporte escolar no Município de Muniz Ferreira-BA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
As contribuições das políticas públicas para a melhoria da aprendizagem nas escolas do campo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A qualidade da merenda escolar na cidade de Muniz Ferreira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Contribuições das políticas públicas para superar as dificuldades de leitura e escrita nas classes multisseriadas; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância do livro didático como instrumento do processo ensino-aprendizagem no Colégio Dalmácio Brito de Souza; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Atuação coletiva da associação de pais e mestres no controle social do PDDE na Escola Amélia Henrique dos Reis em Varzedo-BA; ; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Conhecer para participar: um estudo de caso da utilização dos recursos nas unidades executoras de Varzedo - BA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; A aplicabilidade da Lei 10; 639/2003 pelos professores nas escolas municipais de Varzedo-BA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A implementação de políticas públicas no município de Varzedo? BA no que tange à aplicabilidade da Lei 10; 645/2008; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A influência do Bolsa Família no rendimento escolar dos discentes do município de Varzedo? BA; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A implementação da Lei 10; 098/2000 nas escolas municipais de São Miguel das Matas- BA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Indisciplina e Inclusão no contexto escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldades de aprendizagem e evasão: desafios para inclusão escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A ludicidade como ferramenta de inclusão de alunos com deficiência física; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldade de leitura no 4º ano do Ensino Fundamental de São Felipe - BA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inclusão e o uso das novas tecnologias; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Inclusão x permanência de jovens e adultos na Escola Municipal Dr; Renato Medrado em São Felipe ? BA?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldades na aprendizagem com alunos com deficiência física; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Inclusão do aluno autista; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldade de leitura no Ensino Fundamental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A ludicidade na Educação de Jovens e Adultos - EJA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Inclusão dos alunos do 3º ao 5º ano com dificuldades na leitura e na escrita do Núcleo Escolar Presidente José Sarney, do Ensino Fundamental I; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Inclusão social x discriminação religiosa e cultural; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A interação da família e suas contribuições para a inclusão escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O papel da educação para inclusão social do aluno com surdez; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O trabalho docente na perspectiva da inclusão dos deficientes físicos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ?Lato Sensu? em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A qualidade do atendimento das empresas privadas de Itaberaba; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inclusão de crianças autistas no ensino regular; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS COM PERFIL ADEQUADO PARA ATUAR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O CIRCO NA ESCOLA: ALTERNATIVA METODOLOGICA PARA MELHORIA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSCIA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A prática da Gestão Democrática participativa no ambiente escolar; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógic) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância da leitura infantil no desenvolvimento da criança; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógic) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldades para alfabetizar nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógic) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A intervenção do Coordenador Pedagógico frente à utilização do lúdico enquanto recurso metodológico nas classes de 1º 2º e 3º ano da Escola Municipal Argemiro da Silva Bonfim; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógic) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A dificuldade do trabalho multisseriado na Escola Municipal Osvaldina Oliveira; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógic) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; Acompanhamento familiar na turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Aratuípe ? BA; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógic) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Contribuição do coordenador pedagógico aos cursos de formação continuada aos profissionais de Educação do Campo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Coord; Pedagógica) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
As Dificuldades de Aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita nos alunos do 3º ano do ensino fundamental; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita na primeira série do Ensino Fundamental Apoveitamento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão escolar democrática e participativa no processo de construção do conhecimento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Acessibilidade de Crianças com necessidades educativas especiais em escolas públicas de Castro Alves; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A evasão dos alunos de Ensino Fundamental II do turno vespertino no Colégio Municipal Luis Eduardo Magalhães; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldades de aprendizagem na rede Municipal de ensino; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Carência de perspectivas de alunos em relação á qualidade de vida a partir dos estudos; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Centro de Ensino de Santa Cruz; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão democrática participativa na escola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A utilização do projeto político pedagógico como instrumento de democratização da Gestão Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão democrática e planejamento participativo: ações que podem transformar o cotidiano escolar; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Família e escola: como promover a participação da família no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Escola e família e suas contribuições no processo de aprendizagem do educando; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DE MATEMÁTICA E DA LÍNGUA PORTUGUESA) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Grupo Escolar Professor Eugênio; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Ingresso e permanência em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal localizada na zona rural da cidade de Maragogipe - BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Estratégias metodológicas para a superação das dificuldades de aprendizagem na leitura/escrita na turma do 2° ano Escola Municipal de Lamarão- BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita na turma do 1° ano da Escola Municipal de Lamarão-BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A necessidade de um novo olhar na educação inclusiva; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Educação e direitos humanos no contexto escolar; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E POSSIBILITADES PARA A AMELHORIA DA QUALIDADE EM EDUCAÇÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Panorama do Mercado de Trabalho em Itaberaba; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Gestão Pública) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Estratégias de fortalecimeno das políticas públicas de cultura no município de Itaberaba-BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Gestão Pública) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância da qualificação profissional dos professores no nível superior da rede municipal, através do curso de pedagogia da Faculdade Zacarias de Góes no Município de Cairu/Bahia; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Competências do professor universitário diante dos desafios impostos na contemporaneidade para obtenção de uma docência eficaz; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Indisciplina no contexto escolar público- um entrave pedagógico; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão educacional- o significado da participação enquanto elemento da democratização; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O gestor da educacional de uma escola em mudança - repensando a educação democratica em um cotidiano globalizado; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância da afetividade na gestão escolar; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Inclusão digital a informática e as tecnologias na educação; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A escola e a família? Uma importante aliança; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
As mudanças na alfabetização ao longo dos tempos e suas interferências na aprendizagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Direitos humanos- O papel da escola na inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino fundamental na localidade de Pomba em Cruz das Almas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O projeto pedagógico, o planejamento e algumas dificuldades que norteiam o aprendizado nas turmas da educação de jovens e adultos no mucicípio de Cruz das Almas, BA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A política de cotas e a permanência do aluno na universidade: uma visão da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inclusão da Lei 10639/03 e a prática escolar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O papel do gestor e do coordenador pedagógico na formação continuada dos docentes no município de Cabaceiras do Paraguaçu; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Evasão escolar um desafio ao gestor educacional das escolas públicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O estudo da Leitura, uma parceria de construção entre família e a escola no Colégio Imaculada Conceição no município de Conceição do Almeida; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Como é trabalhada e educação sexual nas escolas públicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Aprendizagem? Processo Inerente ao desenvolvimento humano, sua importância e dificuldades; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A indisciplina em sala de aula:uma visão crítica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Texto como recursos didático:objetivo método de seleção e efeitos na formação universitária; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Reflexões e alternativas sobre o modelo de formação de nível médio: impactos na educação superior e o ingresso no mercado de trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A ética na educação de ensino supeior em Valença; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Currículo e diversidade étnico-cultural; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Estilos de gestão nas unidades escolares: perspectivas de um bom aprendizado; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A gestão democrática e o projeto político-pedagógico: construção e implementação; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Como é feita a gestão da merenda escolar; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão democrática e o papel do gestor escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão democrática e participativa: um desafio para a escola pública; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
As políticas públicas para as novas tecnologias para a educação de jovens e adultos do município de Cruz das Almas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A gestão pedagógica focada na leituira; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A Importância da postura do gestor educacional para a construção de uma escola pública de qualidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A contribuição do gestor democrático para a mudança da cultura escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão de pessoas em unidade de ensino no município de Sapeaçu; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Coordenador e professor: uma articulação em busca da construção da prática pedagógica mediadora; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão escolar da tribo tumbalalá; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Cruz; A equipe escolar na construção dos projetos pedagógicas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão educacional, família, escola: uma relação simbiótica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Mudanças nos paradigmas da educação a partir da reforma gerencial no setor público; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Escola e comunidade: um por todos e todos por um interação escola e comunidade na escola Joana Angélica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão escolar: uma ferramenta para melhoria da escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Machado Silva; A importância da formação de gestores no cotidiano das instituições educacionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O papel das instituições de ensino superior no incentivo à pesquisa cientifica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A formação de Professores face aos desafios gerados pelas novas tecnologias da informação e comunicaçãp; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Avaliação do ensino superior: uma abordagem atual a partir dos docentes que atuam nas faculdades privadas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A escola, a aprendizagem e a formação cultural do discente no processo educacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Dificuldade de compreensão da leitura no ensino superior; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O relacionamento interpessoal na dinamização das relações entre professor - aluno na sala de aula do ensino superior; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Avaliação no processo educativo no ensino superior: uma reflexão; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O professor pesquisador na reconstrução do conhecimento no ensino superior; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A contribuição da didática para a prática pedagógica do docente do ensino superior: um breve olhar da Faculdade Zacarias de Góes; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Formação continuada do professor fisioterapeuta: paradigmas, saberes e práticas dos docentes nos cursos de graduação em fisioterapia na Bahia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Desafios dos gestores frente à violência escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A gestão e a organização do trabalho pedagógico na escola pública; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Informática na educação; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
O diretor escolar e a gestão participativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Gestão escolar, nas questões da indisciplina: um estudo sobro os alunos da 2º série do ensino fundamental da escola "x" no município de Cruz das Almas-BA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Projeto político-pedagógico como instrumento de organização do trabalho pedagógico da escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade Zacarias de Goes; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância da Psicomotricidade no processo de aprendizagem humana, no contexto infantil; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inclusão da criança com paralisia cerebral na escola regular; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Repensando as tradicionais dicotomias entre as dimensões afetivas e cognitivas do funcionamento psíquico humano na educação; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Familia e Escola no Combate à Violência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Familia e Escola no Combate à Violência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Os jogos teatrais no processo de aprendizagem na educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A participação ativa da família na educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; As contribuições do método de Paulo Freire e nas práticas na ocupação popular da educação; 2015; Monografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Filosofia na escola: Diferentes abordagens na educação básica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; Filosofia e inclusão na escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; Contribuições da Filosofia nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A necessidade do fisioterapeuta na equipe do programa e saúde da família (PSF) no distrito sanitário Barra/Rio Vermelho em Salvador; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Importância da ampliação dos serviços de fisioterapia nas unidades públicas de saúde do Município de Camaçari-Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inserção dos egressos do curso de graduação em fisioterapia da Faculdade Adventista de Fisioterapia no mercado de trabalho da Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A INSERÇÃO DOS BACHARÉIS EM TURISMO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA - FIB NOS HOTÉIS DE SALVADOR; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A qualidade dos serviços nas barracas da praia de Buraquinho em Lauro de Freitas ? BA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A missa da primeira e última sexta-feira do ano na Igreja do Senhor do Bonfim: Uma potencialidade para o Turismo Religioso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Educação ambiental no processo de desenvolvimento sustentável do turismo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
São João de Amargosa: os impactos causados pela grande demanda turística; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância da implantação do serviço de fisioterapia obstétricia no Hospital Santa Casa de Missericórdia de São Felix-BA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A influência do profissional de fisioterapia na qualidade de vida dos recém-nascidos nas unidades de terapia intensiva nos Hospitais de Salvador-Bahia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inserção do Bacharel em Turismo da FIB no mercado de trabalho em Salvador; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A importância do bairro do Rio Vermelho como espaço alternativo de lazer e entretenimento em Salvador; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A inserção dos graduados em Ciências Contábeis da FIB no mercado de trabalho; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Terceira idade como segmento de mercado do turismo: estudo de caso de uma agência de viagens da cidade do Salvador; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A O turismo de mergulho na Baía de Todos os Santos, como alternativa de atração turística, lazer para a população local e consolidação do destino Salvador; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
A pespectiva de inserção do graduado em Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia no mercado de trabalho; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino do Nordeste; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães: um importante equipamentos turístico para se empregar deficientes físicos em Salvador; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Turismo e a tradição da guerra de espada no Município de Cruz das Almas-Ba:Atrativo ou Repulsão; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Integrada da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; ; Plano Estratégico da Escola Municipal Disneylândia, Nazaré-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal Disneylândia, Nazaré-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal Dom João Bosco, Nazaré-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; ; Plano Estratégico da Escola Municipal Disneylândia, Nazaré-BA; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; ; Plano Estratégico da Escola Municipal Dom João Bosco, Nazaré-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; Plano Estratégico da Escola Municipal Noel Bispo dos Santos, Nazaré-BA; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; Plano Estratégico da Escola Municipal Plínio Tude de Souza, Nazaré-BA; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico do Colégio Dalmácio Brito de Souza, Muniz Ferreira-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal Sinézio Vieira Santos, Muniz Ferreira-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
de Jesus; Eridiane B Nogueira; Nayara de J; And; Plano Estratégico da Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura - Muniz Ferreira-BA; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal Dr; Jorge Novis; 2015; Orientação de outra natureza; (Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
; ; Plano Estratégico da Escola Municipal Dr; Jorge Novis ? São Felipe-BA; 2015; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Inclusiva) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Planejamento Estratégico Escolar na Escola Rubem Carneiro de Souza - Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Planejamento Estratégico Escolar na Escola Municipal Balbino Leão Almeida - Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Planejamento Estratégico Escolar na Escola Municipal Sítio Santana - Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Planejamento Estratégico Escolar na Escola Municipal Balbino Leão Almeida - Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Planejamento Estratégico Escolar na Escola Municipal de EJA - Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal Balbino Leão Almeida?Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização em Políticas Públicas e Educação) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal Sítio Santana?Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal de EJA Lamarão-BA; 2013; Orientação de outra natureza; (Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar) - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Plano Estratégico da Escola Municipal João Batista de Freitas - Lamarão-BA; ; 2013; Orientação de outra natureza - Faculdade de Santa Cruz da Bahia; Orientador: Maria Antônia Brandão de Andrade;
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, M. A. B. . A avaliação da educação superior: uma breve análise no campo teórico ? conceitual.. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade , v. 2, p. 27-45, 2012.
-
ANDRADE, M. A. B. ; Renato Santos do Nascimento ; Mônica Celestino . A avaliação do Programa Brasil Alfabetizado na educação de jovens e adultos: um relato das experiências do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) no Estado da Bahia.. Cadernos ANPAE , v. 7, p. 224-224, 2009.
-
ANDRADE, M. A. B. . Qualidade e competência profissional: um desafio para o traballhador no século XXI. Textos & Contextos (Salvador) , v. 1, p. 38-43, 2003.
-
ANDRADE, M. A. B. . Caderno de resumos do I Fórum Estudantil de Pesquisa da FAFIS. Salvador: Editora FIB, 2005. 44p .
-
ANDRADE, M. A. B. ; PATACO, Vera . Manual para elaboração de monografias, dissertações e teses. Salvador: FIB, 2003.
-
TENÓRIO, M.R. ; ANDRADE, M. A. B. . A Avaliaçãp da Educação Superior no Brasil: Desafios e Perspectivas. In: Virgínia Dazzani; José Albertino Lordelo. (Org.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. 1ed.Salvador: Edufba, 2010, v. , p. 7-349.
-
ANDRADE, M. A. B. ; PIRES, A.C. . Avaliação como Instrumento de gestão da educação superior. In: Robson Luiz de França. (Org.). Trabalho e Educação - Política Púiblicas e a Formação do Trabalho no Âmbito a Acumulação do Capital.. Campinas: Atomo, 2010, v. , p. -.
-
ANDRADE, M. A. B. . Mudanças nos Padrões de Organização do Estado: uma análise do caso brasileiro. In: Marcus Túlio de Freitas Pinheiro; Sandro Roberto Santa Bárbara. (Org.). Terceiro setor em discussão. 1ed.Salvador: FIB, 2003, v. 1, p. 27-50.
-
ANDRADE, M. A. B. . No futuro, a qualidade das graduações. Folha Dirigida, 15 out. 2004.
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . As contribuições da avaliação dos cursos de graduação - ACG para a melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. In: VII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE, 2013, Brasilia, DF. Anais da VII Reunião da ABAVE - Avaliação e Currículo: Um diálogo Necessário. MG: ABAVE, 2013. v. 7.
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . O cenário da educação superior na Bahia: diversificação e oferta a partir dos anos 90 e a expansão dos cursos de licenciaturas. In: XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Jubileu de Ouro da Anpae (1961-2011), sobre Políticas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas., 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE, 2011. v. 11. p. 319-320.
-
ANDRADE, M. A. B. . A inclusão de portadores de necessidades especiais na escola regular. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste-Epenn, 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste-Epenn. Manaus-Am: UFAM, 2011. v. 1.
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . As contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação para a mellhoria da qualidade do Curso de Pedagogia: Estudo de Caso em um Centro Universitário de Salvador-BA. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Epenn, 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Epenn. Manaus: UFAM, 2011. v. 1.
-
ANDRADE, M. A. B. . As contribuiçoes da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidade do Curso de Pedagogia: Estudo de caso em uma instituição de ensino de Salvador-BA. In: VI Reunião Anual da ABAVE, 2011, Fortaleza. Anais da VI Reunião Anual da ABAVE. Fortaleza-CE, 2011. v. 1.
-
ANDRADE, M. A. B. . A avaliação como instrumento de gestão da qualidade da educação superior. In: Encontro Nacional de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa. Anais do 19° Encontro Nacional de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. João Pessoa: Editora UFPB, 2009.
-
ANDRADE, M. A. B. ; Mônica Celestino ; Renato Santos do Nascimento . A avaliação do Pograma Brasil Alfabetizado na educação de jovens e adultos: um relato das experiências do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) no Estado da Bahia. In: XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Vitória: Editora UFES, 2009.
-
ANDRADE, M. A. B. . Avaliação das Condições de Ensino - ACE Limites e Possibilidades do Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação para fins de reconhecimento. In: Conferência Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Anais da Conferência Internacional de Sociologia da Educação. João Pessoa: Editora UFPB, 2008.
-
ANDRADE, M. A. B. . Qualificação e competência profissional: Impactos sobre as políticas de educação no Século XXI. In: Conferência Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Anais da Conferência Internacional de Sociologia da Educação. João Pessoa: Editora UFPB, 2008.
-
ANDRADE, M. A. B. . A inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola regular. In: XX Encontro Nacional de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus-AM. ANAIS DO XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. Manaus: Editora Valer, 2011. v. 2. p. 588-588.
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . As contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidade do Curso de Pedagog ia: Estudo de caso em um Centro Universitário de Salvador-BA. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Anais XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus-Am: Editora Velar, 2011. v. 2. p. 509-509.
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . O cenário da educação superior na Bahia: diversificação e oferta a partir dos anos 90 e a expansão dos cursos de licenciaturas. In: XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Jubileu de Ouro da Anpae (1961-2011), sobre Políticas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE, 2011. v. 11. p. 319-320.
-
EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDRADE, M. A. B. . POLÍTICAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDRADE, M. A. B. . POLÍTICAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDRADE, M. A. B. . POLÍTICAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDRADE, M. A. B. . POLÍTICAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDRADE, M. A. B. . POLÍTICAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDRADE, M. A. B. . POLÍTICAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, M. A. B. . EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA DIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA COM PARTICIPAÇÃO POPULAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . A Questão Responsabilidade Social da Universidade. Palestra realizada no dia 12 de janeiro de 2015 , no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Filosofia. Promovida pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia, no período de 12 a 17 de janeiro de 2015... 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Educação Inclusiva na Perspectiva da Pedagogia da Diversidade. Palestra realizada no dia 03 de julho de 2014, no Programa de Complementação de Estudos em Filosofia - PROCEF, promovido pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia, no período de 30 de junho a 05 de julho de 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Os desafios da administração na contemporaneidade: inovação, tecnologia e sustentabilidade. Palestra realizada no Seminário de Administração - SEAD, realizado pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia, no período de 20 a 22 de novembro de 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . As contribuições da avaliação dos cursos de graduação - ACG para a melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: um estudo de caso em um Centro Universitário da Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . O cenário da educação superior na Bahia: diversificação e oferta a partir dos anos 90 e a expansão dos cursos de lecenciaturas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . As Contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidad do Curso de Pedagogia: Estudo de Caso em um Centro Universitário de Sallvador-BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. . A inclusão de portadores de necessidades especiais na escola regular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. ; VERHINE, Robert. E. . As Contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidad do Curso de Pedagogia: Estudo de Caso em uma instituição de ensino de Sallvador-BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. . As Contribuições da Avaliação dos Cursos de Graduação-ACG para a melhoria da qualidad do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Estudo de Caso em uma instituição de ensino de Salvador-BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. . A avaliação como instrumento de gestão da qualidade da educação superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. ; Mônica Celestino ; Renato Santos do Nascimento . A avaliação do Programa Brasil Alfabetizado na educação de jovens e adultos: um relato das experiências do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) no Estado da Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. . Projeto de Pesquisa as contribuições da avaliação dos cursos de graduação para a melhoria da qualidade da educação superior.do Programa de Pós-graduação em Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. . Qualificação e competência profissional: Impactos sobre as políticas de educação no Século XXI.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, M. A. B. . Avaliação das Condições de Ensino- ACE: Limites e Possibilidades do Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação para fins de Reconhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIRRA, E.M.M ; ANDRADE, M. A. B. ; SILVA, F. L. . Avaliação Eletromiográfica da Função Muscular Ventilatória de Pacientes com Dreno de Tórax que recebem o suporte de fisioterapia respiratória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACEDO, L.B ; ANDRADE, M. A. B. ; OLIVEIRA, A.M.S . A Hidroterapia na Melhora do Desempenho Funcional em Crianças com Paralisia Cerebral: uma visão sob a perspectiva da Classificação Internacional da Funcionalidade - CIF. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, R.F. ; ANDRADE, M. A. B. ; OLIVEIRA, A.M.S . O ensino da Anatomia Osteomioarticular no Curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia: um olhar na perspectiva discente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, A.P. ; ANDRADE, M. A. B. ; OLIVEIRA, A.M.S . Associação dos Métodos Hallewick e Bad Ragaz na reeducação postural do paciente portadora da Doença de Parkinson. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Desafios e Perspectivas na Educação Inclusiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Diretrizes Curriculares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Avaliação Institucional e Enade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Trabalho de Representação Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . II Projeto FIB em Cena. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Indicadores de Avalação Institucional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, M. A. B. . Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES: Bases para um proposta de avaliação da educação superior. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA NO MUNICÍPIO DE ANDARAI. 2022.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA IBICOARA. 2022.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA BOTUPORÃ. 2022.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA JOÃO DOURADO -BA. 2022.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA JUSSARA-BA. 2022.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA CAFARNAUM. 2021.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA IRAQUARA-BA. 2021.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA MACAÚBAS - BA. 2021.
ANDRADE, M. A. B. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA MULUNGU DO MORRO-BA. 2020.
ANDRADE, M. A. B. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA NOVO HORIZONTE -BA. 2020.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA PARAMIRIM-BA. 2020.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPRESAS, S. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA AMÉRICA DOURADA-BA. 2020.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. . PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA ANDARAÍ -BA. 2020.
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora - Consultoria Políticas Públicas. 2019.
ANDRADE ; ANDRADE, M. A. B. . Plano de Desenvolvimento Municipal de Pequenos Negócios de Irecê. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Plano Municipal de Desenvolvimento de Pequenos Negócios de Macaúbas. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Plano Municipal de Desenvolvimento de Pequenos Negócios de Souto Soares. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Prêmio Prefeito Empreendedor - Consultoria Políticas Públicas. 2018.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional Sebrae - Repasse Metodológico Sala do Empreendedor. 2018.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional - Avaliação Oficinas do Campo. 2018.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional - Repasse Consultoria Empresarial. 2018.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional - Avaliação Trilha de Aprendizagem. 2017.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional Sebrae -BA - Repasse Metodológico Crescendo e Empreendendo. 2016.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional Sebrae. 2014.
ANDRADE, M. A. B. . Consultora Educacional -Prêmio Sebrae Mulher de Negócios - PSMN. 2013.
ANDRADE, M. A. B. . Consultoria Educacional - Reconhecimento de Cursos de Graduação. 2013.
ANDRADE, M. A. B. ; CODES, S. E. E. B. ?. . Avaliação Institucional nas Universidades do Estado da Bahia. 2010.
ANDRADE, M. A. B. . Proposta de atuação como Unidade Formadora do Programa Todos pela Alfabetização ? TOPA ?Programa Brasil Alfabetizado. 2008.
ANDRADE, M. A. B. . Assessoria á Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade de Tecnologia Empresarial - FTE.. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . RELATÓRIO TÉCNICO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA SEBRAE=BA. 2022.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; IRAQUARA-BA, P. M. . PLAN0 MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DE IRAQUARA. 2021.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; LENCOIS, P. M. . PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS DO MUNICÍPIO DE LENÇÓIS. 2021.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; MACAUBAS, P. M. . PLAN0 MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS. 2021.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; CAFARNAUM, P. M. . PLAN0 MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE CAFARNAUM. 2021.
ANDRADE, M. A. B. . RELATÓRIO TÉCNICO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA SEBRAE=BA. 2021.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; ANDARAI, P. M. . PLAN0 MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE ANDARAÍ. 2020.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; PARAMIRIM, P. M. . PLAN0 MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE PARAMIRIM. 2020.
ANDRADE, M. A. B. ; EMPR, S. -. B. A. A. M. E. P. ; MORRO, P. M. M. . PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE MULUNGU DO MORRO. 2020.
ANDRADE, M. A. B. . RELATÓRIO TÉCNICO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA SEBRAE=BA. 2020.
ANDRADE, M. A. B. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Cidade Empreendedora Irecê. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Cidade Empreendedora de Souto Soares. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Cidade Empreendedora de Macaúbas. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . RELATÓRIO TÉCNICO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA SEBRAE=BA. 2019.
ANDRADE, M. A. B. . Alfabetização e Letramento. 2018.
ANDRADE, M. A. B. . Políticas Públicas e Educação. 2017.
ANDRADE, M. A. B. ; PIRES, L. . Oficina de Modelagem de Negócios Canvas - Manual do Patrticipante. 2016.
ANDRADE, M. A. B. . Oficina de Modelagem de Negócios Canvas - Manual do Educador. 2016.
ANDRADE, M. A. B. . Oficina de Guia dos Editais de Cultura - Manual do Educador. 2016.
ANDRADE, M. A. B. . Oficina de Guia dos Editais de Cultura - Manual do Participante. 2016.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2014.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. 2014.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem. 2014.
ANDRADE, M. A. B. . Indicadores de Avaliação da Educação Básica. 2012.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia. 2010.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração. 2010.
ANDRADE, M. A. B. . Proposta de Atuação como Unidade Formadora do Programa Todos pela Alffabetização (TOPA). 2009.
ANDRADE, M. A. B. . Aditamento do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - FAZAG. 2006.
ANDRADE, M. A. B. . Propostas de Auto-Avaliação Institucional - FTE. 2005.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação - FAZAG. 2005.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração Geral - FAZAG. 2005.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração Habilitação em Marketing - FAZAG. 2005.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração com Habilitação em Agronegócios - FAZAG. 2005.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Turismo - FAZAG. 2005.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração Hoteleira - FIB. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração Geral - FIB. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe - FIB. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação - FIB. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Direito - FIB. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI do Centro Universitário da Bahia.. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso Normal Superior para séries iniciais - FAZAG. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis - FAZAG. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Plano de Desevolvimento Institucional - PDI / FAZAG. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Revisão e Atualização, Definição de Cargos para a implantação do Plano de Carreira do Corpo Técnico-Administrativo. 2004.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Relações Internacionais - FIB. 2003.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo / FIB. 2003.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social /Habilitação Publicidade - FIB. 2003.
ANDRADE, M. A. B. . Revisão e Atualização do Regulamento do Programa Work Study. 2003.
ANDRADE, M. A. B. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da Faculdade Integrada da Bahia.. 2002.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia - FIB. 2001.
ANDRADE, M. A. B. . Regulamento de Estágio do Centro Universitário da Bahia. 2001.
ANDRADE, M. A. B. . Elaboração e Implantação do Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário da Bahia. 2001.
ANDRADE, M. A. B. . Revisão e Atualização do Regulamento de Monitoria do Centro Universitário da Bahia. 2001.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Marketing - FIB. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração Geral - FIB. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Administração Hoteleira - FIB. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Turismo - FIB. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe - FIB. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Relações Internacionais - FIB. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Revisão e Atualização,Definição de Cargos para a Implantação do Plano de Carreira do Corpo Docente. 2000.
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora e Orientação do Comitê Gestor de Pequenos Negócios. 2024. (Consultoria).
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora -Estruturação do Comitê Gestor Municipal para Fomento dos Pequenos Negócios. 2024. (Consultoria).
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora -Estruturação do Comitê Gestor Municipal para Fomento dos Pequenos Negócios. 2024. (Consultoria).
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora -Estruturação do Comitê Gestor Municipal para Fomento dos Pequenos Negócios. 2024. (Consultoria).
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora -Estruturação do Comitê Gestor Municipal para Fomento dos Pequenos Negócios. 2024. (Consultoria).
ANDRADE, M. A. B. . Cidade Empreendedora -Estruturação do Comitê Gestor Municipal para Fomento dos Pequenos Negócios. 2024. (Consultoria).
ANDRADE, M. A. B. . Empreendedorismo Social. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRADE, M. A. B. . Formação de Educadores do Programa Alfabetiza Nazaré. 2013. .
ANDRADE, M. A. B. . Elaboração de Projetos Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRADE, M. A. B. . Orientação de Trabalhos Acadêmicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Avaliação de Impacto do Programa Todos pela Alfabetização- Topa no Estado da Bahia, no período de 2007-2010, Descrição: A pesquisa visa diagnosticar os impactos do Programa Topa/Brasil Alfabetizado, sistematizando os indicadores de alfabetização de jovens, adultos e idosos e os índices de redução do analfabetismo em 417 municípios baianos, através de 9 dimensões e 322 indicadores de avaliação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Antônia Brandão de Andrade - Coordenador.
Prêmios
2025
Título Honorífico de Cidadã Itaberabense, Câmara Municipal de Itaberaba-BA.
2016
Aprovação em Cocurso Público ProfessorSubstituto, Universidade do Estado da Bahia.
2010
Homenagem Patrono da Turma, Curso de Pedagogia do Centro Universitário da Bahia.
2008
Homenagem dos alunos do curso de Administração, FAZAG.
2007
Honra ao Mérito, Faculdade Adventista de Fisioterapia.
2006
Honra ao Mérito dos alunos de Administração e Turismo, Faculdade Zacarias de Góes - FAZAG.
2004
Honra ao Mérito dos alunos de Turismo, Centro Universitário da Bahia - FIB.
2002
Mérito - IV Encontro Institucional FIB Bahia, Faculdade Integrada da Bahia.
1993
Aprovação no Concurso Público da Polícia Federal, Polícia Federal Brasileira.
1993
Aprovação no Concurso Público da Universidade Federal da BAhia - UFBA, Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2010
Instituo do Conhecimento Latino AmericanoVínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Atividades
-
05/2008 - 01/2010
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, TCC- Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2008
Ensino, Linguística e Ensino da Língua Portuguesa, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, TCC- Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
-
01/2008
Ensino, Metodologia e Didática do Ensino Superior, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, TCC- Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2008
Ensino, Metodologia do Ensino da Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
2006 - Atual
Ministério da EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação
Atividades
-
10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Superior.Cargo ou função, Avaliador de Curso e Instituições.
-
01/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior.Serviço realizado, Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação.
2006 - 2009
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES VASCONCELOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Metodologia da Pesquisa, Pesquisa Aplicada, Políticas em Educação, Trabalho de Conclusão de Curso, Políticas do Ensino Superior, Planejamento e Avaliação .
2006 - 2009
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES VASCONCELOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: 1. Diretora Acadêmica e Coord. projeto TOPA, Carga horária: 40
Outras informações:
1. Elaboração e implementação de projetos institucionais;
2. Gestão acadêmico-pedagógica;
3. Coordenação, planejamento e implementação das atividades como unidade formadora junto do Programa Todos pela Alfabetização ? TOPA ? política de formação de coordenadores, alfabetizadores e intérpretes de libras e sinais em 45 Municípios baianos.
4. Professora de graduação ? Curso de Pedagogia.
Disciplinas Ministradas: Metodologia da Pesquisa e Política Educacional;
5. Professora de Pós-graduação
Disciplinas Ministradas: Metodologia da Pesquisa, Elaboração de Projetos, Planejamento e Avaliação, Políticas do Ensino Superior e Políticas em Educação.
2003 - 2005
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES VASCONCELOSVínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração do Projetos/ Autorização dos Cursos de Ciências Contábeis, Sistema de Informação e Normal Superior.
Atividades
-
03/2007 - 12/2008
Ensino, Metodologia e Didática do Ensino Superior, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Póliticas em Educação, Seminários Avançados, TCC- Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2007
Ensino, Gestão e Coordenação Escolar, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Avaliação, Políticas do Ensino Superior, Políticas em Educação
-
02/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Acadêmica, Diretoria Acadêmica.Atividade realizada, Elaboração de Projetos Governamentais - Escola de Fábrica.
-
01/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
01/2003 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria.Cargo ou função, Apoio Pedagógico.
-
01/2005
Ensino, Administração de Agronegócios, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa Aplicada à Administração
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria.Cargo ou função, Projeto de implantação / Autorização dos Cursos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Normal Superior, Elaboração dos Projetos de Reconhecimento dos Cursos de Administração Geral, Administração Hoteleira, Administração com Habilitação em Ag.
2002 - 2007
Instituto Adventista de Ensino do NordesteVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Implantou o Programa de Trabalho de Conclusão de Curso- TCC.
Atividades
-
10/2005 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Adventista de Ensino do Nordeste - BA - BRA.Cargo ou função, Membro do Colegiado representativo do Curso de Fisioterapia.
-
02/2002 - 12/2007
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
2000 - 2006
Faculdade Integrada da BahiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
2000 - 2004
Faculdade Integrada da BahiaVínculo: Coordenação Núcleo Acadêmico, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 0
Outras informações:
Responsável pela elaboração dos projetos pedagógicos dos Cursos da IES; Responsável pela análise curricular dos docentes a serem contratados, verificando os níveis de aderência e/ou adequação da formação às disciplinas; Coordenação do projeto de autorização do curso de Fisioterapia e dos reconhecimentos dos Cursos de Administração Geral e Hoteleira, Turismo, Marketing, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Ciências Contábeis, adequando o projeto pedagógico aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC; Coordenação da implantação dos programas de estágios, obtendo conceito A em todas as comissões de avaliação; Coordenação da implantação do Núcleo de Pesquisa da FIB; Coordenação de Programa de Monografia da IES; Coordenação da implantação do Programa de Monitoria da IES; Coordenação do Programa de Capacitação Docente e Técnico-Administrativo da IES; Coordenação do Programa da Carreira Docente e implantação do Plano de Carreira do Pessoal Técnico-Administrativo da IES.
Atividades
-
08/2001 - 12/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
10/2004 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação.Cargo ou função, Coordenadora da CPA.
-
01/2004 - 11/2006
Direção e administração, Diretoria Acadêmica, Projetos de Implantação do Centro Universitário.Cargo ou função, Coordenadora.
-
01/2004 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Comissão Própria de Avaliação.Serviço realizado, Pesquisadora Institucional.
-
01/2004 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado, Colegiado do Curso de Turismo.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Turismo.
-
02/2000 - 11/2006
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monografia
-
01/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política Educacional I
-
01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado, Colegiado do Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pedagogia.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Administração.Cargo ou função, Membro do Conselho.
-
01/2000
Direção e administração, Núcleo Acadêmico.Cargo ou função, Coordenadora.
-
01/2002
Ensino, Administração Hoteleira, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática e Metodologia do Ensino Superior
-
01/2002
Ensino, Fisioterapia Respiratória em UTI, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2002
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado, Colegiado do Curso de Direito.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Direito.
-
01/2001
Ensino, Relações Internacionais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
01/2001
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
2008 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista da CAPES/CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES/CNPQ ?Doutorado
1994 - 2007
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40
Outras informações:
- Responsável pelo serviço de matrícula, controle de notas, emissão de pareceres com base na estrutura curricular, dispensa e aproveitamento de disciplinas, formatação de currículo nos padrões da CAPES e CNPq, orientação aos candidatos sobre os projetos e linhas de pesquisa à seleção do mestrado e doutorado em Ciências Sociais.
-Exoneração através da Portaria nº 528, de 30 de Março de 2007, publicada no DOU no dia 13 de Abril de 2007.
1994 - 2000
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 0
Outras informações:
Regime Integral
Atividades
-
03/2009 - 12/2009
Estágios , Programa de Pós-graduação em Educação- Doutorado.Estágio realizado, Estágio Docente Orientado- Disciplinas Avaliação Educacional e Avaliação da Aprendizagem- Carga Horária:136h.
-
01/1998
Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia.Cargo ou função, Auxiliar Administrativo.
-
01/1995
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Odontologia, Central de Atendimento Ao Paciente.Serviço realizado, Auxiliar Administrativo.
-
01/1994
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Odontologia, Biblioteca.Serviço realizado, Auxiliar Administrativo.
-
01/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Odontologia.Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração das instruções sobre o processo de eleição para diretor e vice-diretor da Faculdade de Odontologia.
1993 - 1994
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, SEC/CODES.Cargo ou função, Consultora para Avaliação Institucional das Universidades.
-
01/1992
Ensino,Disciplinas ministradas, História, OSPB, Educação Moral e Cívica
1989 - 1990
Sindicado dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de PetróVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1989
Serviços técnicos especializados , Secretaria, Secretaria.Serviço realizado, Secretária.
2019 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo de Educação à Distância, Carga horária: 40
2014 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Filosofia
2014 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40
2014 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE do Curso de Enfermagem, Carga horária: 40
2013 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE de Servço Social, Carga horária: 40
2013 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE de Pedagogia
2012 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do NDE de Filosofiia, Carga horária: 40
2012 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE de Administração, Carga horária: 40
2011 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, ministrando os seguintes componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa, Educação Inclusiva, Planejamento Estratégico e Avaliação, Seminários Avançados, Elaboração de Projetos e Trabalho de Conclusão de Curso;
Docente no curso de Bacharelado Administração, com os seguintes componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa, Sociologia, Pesquisa Aplicada e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Docente no curso de Licenciatura em Filosofia, com os seguintes componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa, Sociologia, Cultura Afro-Brasileira e Indígena e Trabalho de Conclusão de Curso.
Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia, com os seguintes componentes curriculares: Métodos e Técnicas de Estudo, Política Educacional I, Política Educacional II.
2011 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Superior de Administração, Carga horária: 40
2011 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Ensino, Pesq e Extensão, Carga horária: 40
2011 - 2015
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 40
2011 - 2015
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40
Outras informações:
Exerceu a função de diretora acadêmica concomitante à função de Diretora Geral.
Atividades
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE.Cargo ou função, Presidente.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe Multidisciplinar - CONSEPE.Cargo ou função, membro da Equipe Multidisciplinar.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante.Cargo ou função, Membro do NDE.
1990 - 1993
Advocacia TRabalhista OperáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1990
Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Secretária.
2009 - Atual
Associação Brasileira de Avaliação EducacionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Associada
Atividades
-
01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação.Cargo ou função, Menbro Associada.
1999 - Atual
Associação Nacional de Política e Administração da Educação - SedeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Associada
Atividades
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associado.Cargo ou função, Membro Associada.
1985 - 1988
Diocese de ParintinsVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Secretária da Cúria Diocesana, Carga horária: 0
Outras informações:
Secretária da Cúria Diocesana e Auxiliar Administrativo, responsável pelo serviço de atendimento a clientes, organizações de arquivos, departamento de pessoal.
Atividades
-
01/1985
Serviços técnicos especializados , Cúria Diocesana, Secretaria.Serviço realizado, Secretária e Auxiliar Administrativa.
1989 - 1990
Escola de Jardim de Infancia Vitoria RégiaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1989
Ensino,Disciplinas ministradas, Alfabetização
2005 - 2006
Faculdade Baiana de CiênciasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/2005
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
2010 - 2011
FACULDADE DE CIENCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEINVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: COORDENADORA GERAL DO PROGRAMA TOPA/FACTAE, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação das atividades de formação e acompanhamento dos alfabetizadores, coordenadores de turma e interpretes de libras, para a alfabetização de 59.000 alfabetizandos (jovens, adultos e idosos) em 56 municípios baianos, visando atender as metas do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA/Brasil Alfabetizado.
2013 - Atual
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da BahiaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria e Instrutoria
Outras informações:
Consultora na área de educação, empreendedorismo e políticas públicas. Atua na implementação e acompanhamento das metodologias de formação e implementação de Programas em Municípios do Estado da Bahia, com base nos referenciais educacionais e programas de educação empreendedora e desenvolvimento de pequenos negócios na cidade e no campo.
2025 - Atual
Faculdade de Santa Cruz da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime de Dedicação Integral, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Curso de Direito : Metodologia do Trabalho Cinetífico, Orientação de Monografia - TCC I e Orientação à Monografia - TCC II,
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Antonia Brandão de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?