Nelson Hilário Carneiro
Nelson Hilario Carneiro concluiu o Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina 2024, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina 2013. Especialista em Fisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento 2011. Especialista em Bases científicas do treinamento esportivo (2007) . Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Por dez anos foi professor da Universidade do oeste Paulista (UNOESTE) - Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Programas de Exercícios Físicos no Envelhecimento GEPPEFE, por 9 anos. Recebeu um prêmio de 2 lugar no 45 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte pela apresentação do trabalho entitulado "Efeito de um programa de exercícios físicos de força sobre a qualidade musuclar de mulheres idosas com e sem experiência prévia em treinamento resistido", organizado pelo CELAFISCS em 2022. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE) da Universidade Estadual de Londrina. Foi aluno bolsista de doutorado CAPES. A ênfase da formação tem sido na área de investigação do treinamento com pesos na população idosa.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Física - Uel - Uem
2020 - 2024
Universidade Estadual de Londrina
Título: Comportamento da força muscular, composição corporal e aptidão funcional de mulheres idosas submetidas a um programa de exercícios resistidos: impacto da experiência prévia ao treinamento
Edilson Serpeloni Cyrino. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Saúde.
Mestrado em Educação física - uel - uem
2011 - 2013
Universidade Estadual de Londrina
Título: Força muscular, composição corporal e flexibilidade de mulheres idosas submetidas a treinamento com pesos em diferentes frequências semanais, Ano de Obtenção: 2013
Edilson Serpeloni Cyrino.Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil. Palavras-chave: Exercícios fisicos e envelhecimento.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em Fisiologia de tr na saúde, na doença e no envelhec
2009 - 2011
instituto biodelta
Título: O efeito agudo do alongamento estático na força muscular de mulheres idosas.
Orientador: Sebastião Gobbi
Especialização em Ciências basicas do treinamento esportivo
2005 - 2007
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O efeito de um programa de treinamento com pesos sobre o comportamento da curva força-tempo isométrica
Orientador: Sebastião Gobbi
Graduação em Licenciatra em educação física
2000 - 2004
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os efeitos na pratica de capoeira adaptada a terceira idade
Orientador: Dino de Aguiar Cintra Filho
Formação complementar
2013 - 2013
Didát do Ens Super: Formaç Contin de Prof unoeste. (Carga horária: 4h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2012 - 2012
Revisitando o Sentido do Trabalho Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2012 - 2012
Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Grupo Muzenza de Capoeira, MUZENZA, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Bioestatística. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Envelhecimento e a interações entre sistemas. (Carga horária: 10h). , Grupo de Estudos e Pesquisa em Programas de Exercício Físico no Envelhecim, GEPPEFE, Brasil.
2009 - 2009
Orientação e prescrição de exerc físicos de idosos. (Carga horária: 8h). , Grupo de Estudos e Pesquisa em Programas de Exercício Físico no Envelhecim, GEPPEFE, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento resistido. (Carga horária: 20h). , Enforma treinamentos, ENFORMA, Brasil.
2009 - 2009
Fisiologia do exercicio. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2009 - 2009
Como escrever e publicar um artigo cientifico. (Carga horária: 4h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento resistido para grupo especiais. (Carga horária: 4h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2009 - 2009
Reabilitação cardiáca para a população idosa. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
Condutas praticas em musc. com bases em evid. cien. (Carga horária: 6h). , INSTITUTO BIODELTA, B, Brasil.
2009 - 2009
Físiologia do exercício e tr para grupos especiais. (Carga horária: 10h). , Grupo de Estudos e Pesquisa em Programas de Exercício Físico no Envelhecim, GEPPEFE, Brasil.
2009 - 2009
Atualização em treinamento resistido. (Carga horária: 20h). , Steven Fleck e Roberto Simão, SR, Brasil.
2009 - 2009
Envelhecimento e atividade física. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2009 - 2009
I workshop de treinamento de força para mulheres. (Carga horária: 8h). , I workshop de Treinamento de força para mulheres, TFM, Brasil.
2008 - 2008
Teoria e práttica de elabração de apren. cienticif. (Carga horária: 16h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Controle postural, quedas e atividade física as t. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Vários: hipertensão dislipidemia e doenças cardio. (Carga horária: 20h). , Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, SOCESP, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de força. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Tp para hipertrofia e resistência muscular local. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO PHORTE EDUCAÇÃO, PHORTE, Brasil.
2008 - 2008
Aspectos fisiologicos e met do treinamento de forç. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO PHORTE EDUCAÇÃO, PHORTE, Brasil.
2008 - 2008
Musculação feminina. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO PHORTE EDUCAÇÃO, PHORTE, Brasil.
2008 - 2008
Beneficios cardiovasculares no treinament com peso. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO PHORTE EDUCAÇÃO, PHORTE, Brasil.
2008 - 2008
Periodização do treinamento com peso. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO PHORTE EDUCAÇÃO, PHORTE, Brasil.
2008 - 2008
Atividade física na terceira idade. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Paraná, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Exercicios físicos para população especiais. (Carga horária: 12h). , Korppus, KORPPUS, Brasil.
2007 - 2007
Clinica de terceira idade. (Carga horária: 12h). , Korppus, KORPPUS, Brasil.
2006 - 2006
Musculação e farmacologia. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2006 - 2006
Intensivão de iniciação ao inglês. (Carga horária: 40h). , PLANET IDIOMAS, PLANET, Brasil.
2006 - 2006
Envelhecimento e atividade física. , CELAFISCS, CELAFISCS, Brasil.
2005 - 2005
Laboratorio de atividade física para idosos. (Carga horária: 12h). , FITNESS BRASIL, FITNESS, Brasil.
2005 - 2005
Terceira idade. (Carga horária: 8h). , IV MARILIA FITNESS, FITNESS, Brasil.
2005 - 2005
Atividade física e saude na terceira idade. (Carga horária: 16h). , Grupo de estudo e pesquisa em metabolismo, nutrição, GEPMN, Brasil.
2004 - 2004
Musculação. (Carga horária: 40h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
2003 - 2003
Musculação. (Carga horária: 160h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
1999 - 1999
Musculação. (Carga horária: 12h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
1999 - 1999
Controle de peso corporal. (Carga horária: 12h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
1999 - 1999
Recreação. (Carga horária: 12h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade física e saúde na terceira idade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Longevidade e saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Capoeira arte, cultura e luta.
Organização de eventos
CARNEIRO, N.H. . COMBRAMENE. 2023. (Congresso).
MENEZES, A. C. ; CARNEIRO, N.H. . Encontro mundial de capoeira muzenza. 2017. (Festival).
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . XIX Encontro interestadual de capoeira Muzenza/Sesc de Pres. Prudente. 2017. (Festival).
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . XVIII Encontro interestadual de capoeira Muzenza/Sesc. 2016. (Festival).
MENEZES, A. C. ; CARNEIRO, N.H. . Encontro mundial de capoeira muzenza. 2015. (Festival).
MENEZES, A. C. ; CARNEIRO, N.H. . Encontro mundial de capoeira muzenza. 2013. (Outro).
CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. . Coordenador de sessão de poster no IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2012. (Congresso).
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . XV Encontro Interestadual de Capoeira Muzenza/Sesc. 2011. (Outro).
CARNEIRO, N.H. ; CARVALHO FILHO, C.A. ; RIBEIRO, A.S. ; CREPALDI, M.L. . V Simpósio de educação física do oeste paulista. 2010. (Congresso).
Menezes, AC. ; CARNEIRO, N.H. . Festival Mundial de Capoeira Muzenza / RJ. 2010. (Festival).
CARNEIRO, N.H. . IV Viva melhor. 2009. (Outro).
CARNEIRO, N.H. ; GURJÃO, A.L.D. . Capacitação para desenvolver programas de exercícios físicos no envelhecimento. 2009. (Outro).
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . XIV Encontro interestadual muzenza de capoeira SESC/Presidente Prudente - SP. 2009. (Outro).
CARNEIRO, N.H. ; ATHIA, C.L. . III Viva melhor athia. 2008. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . III Simpósio de educação física do oeste paulista. 2008. (Congresso).
CARNEIRO, N.H. . II Viva melhor. 2007. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Iº Simpósio de educação física do oeste paulista. 2007. (Congresso).
CARNEIRO, N.H. . XIII Encontro Interestadual Muzenza de Capoeira de Presidente Prudente SP. 2007. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Campeonato Brasileiro de Capoeira. 2007. (Outro).
Menezes, AC. ; CARNEIRO, N.H. . 4º Campeonato Mundial Aberto de Capoeira Muzenza. 2007. (Festival).
CARNEIRO, N.H. . I Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício. 2006. (Congresso).
CARNEIRO, N.H. . I Viva melhor. 2006. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Nacional de Capoeira. 2005. (Festival).
CARNEIRO, N.H. . Copa Muzenza de Capoeira. 2004. (Festival).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Interestadual de Capoeira. 2003. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Intyerestadual de Capoeira. 2002. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Interestadual de Capoeira - Projeto Criança Cidadã. 2001. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Festival Brasileiro de Capoeira. 2000. (Festival).
CARNEIRO, N.H. . Encontro de Capoeira Interestadual. 1999. (Outro).
CARNEIRO, N.H. . Festival Folclórico de Capoeira. 1998. (Festival).
CARNEIRO, N.H. . Festival Folclórico de Capoeira. 1997. (Festival).
Participação em eventos
42º Simpósio internacional de ciências do esporte.Redução do volume de treinamento resistido sobre a composição corporal de mulheres idosas com obesidade sarcopênica. 2019. (Simpósio).
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Efeitos de 12 semanas de treinamento físico generalizado em mulheres idosas treinadas. 2015. (Congresso).
As novas diretrizes curriculares da educação, universidade e sociedade: horizontes possíveis e desafios imediatos. 2014. (Outra).
Demandas educacionais do ensino superior - elementos dinâmicos para educação. 2014. (Oficina).
Professor: ser ou estar. O desafio no ensino superior. 2014. (Outra).
Didática do ensino superior: formação continuada de professores do unoeste. 2013. (Oficina).
ECAMUZENZA Mundial de Capoeira Muzenza. Os efeitos da pratica da capoeira na capacidade funcional de mulheres idosas. 2013. (Congresso).
ENEPE.Efeito após 12 semanas de treinamento com pesos sobre a carga total de peso levantado em mulheres idosas. 2013. (Simpósio).
I Semana de Educação Física e do Esporte. 2012. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício. Efeitos após quatro anos e oito meses de treinamneto físico generalizado no comportamento da capacidade funcional de idoos. 2012. (Congresso).
34⁰ Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Efeitos após 16 semanas de treinamento físico no comportamento da capacidade funcional de idosos. 2011. (Simpósio).
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Efeito após 16 semanas de treinamento físico generalizado sobre a capacidade funcional de mulheresw idosas de 70n a 76 anos. 2011. (Congresso).
VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física. Comparação dos niveis de resistência de força entre homens de 60 a 69 e acima de 80 anos. 2011. (Congresso).
33º Simpósio internacional de ciências do esporte. Efeito de 40 meses de un programa de treinamento generalizado sobre as capacidades funcionais de idosos. 2010. (Congresso).
Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE).A agilidade e a flexibilidade de pessoas idosas dependem de maior estimulo induzido por programa de exercício com pesos. 2010. (Encontro).
Exercício e cardiopatia - sociedade de cardiologia do estado de são paulo (SOCESP). 2010. (Outra).
II Encontro pedagógico dos docentes ENPED/UNOESTE. 2010. (Encontro).
III Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício. Efeitos de 14 semanas de destreino sobre a coordenação motora e resistência de força de membros superiores de idosos previamente ativos. 2010. (Congresso).
32º Simpósio internacional de cîências do esporte. O impácto após 8 semanas destreinamento sobre os componentes da capaidade funciona de mulheres idosas. 2009. (Congresso).
Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste.Avaliação da flexibilidade de idosos após periodo de treinamento generalizado. 2009. (Simpósio).
III Congresso de atualização em treinamento reistido. 2009. (Congresso).
IV Simpósio de educação física do oeste paulista. 2009. (Simpósio).
IV Viva melhor. 2009. (Outra).
O papel do professor e a postura interdisciplinar - educação para felicidade. 2009. (Encontro).
Quinto mundial de capoeira muzenza aberto.A capoeira na universidadae. 2009. (Encontro).
Seminario internacional treinamento de força 2009. 2009. (Seminário).
X Seminário internacional sobre atividades físicas para terceira idade.Treinamento físico generalizado mantém as capacidades funcionais de idosos. 2009. (Seminário).
ENEPE encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste. 2008. (Encontro).
I Congresso internacional de educação física, esportes e lazer. Avaliação dos efeitos de um programa de exercícios físicos generalizados realizado ao longo de 32 meses sobre as capacidades funcionais de idosos. 2008. (Congresso).
II Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercicio. Efeitos da pratica da capoeira adaptada em mulheres idosas. 2008. (Congresso).
II Congresso paulista de ciencias da saude. A contração voluntária máxima em mulheres idosas pode ser afetada atraves do alongamento muscular?. 2008. (Congresso).
III Simpósio de educação física do oeste paulista.A importância do lúdico para a aprendizagem da capoeira e o desenvovimento das qualidades fisicas na pré-escola. 2008. (Simpósio).
III Viva melhor.Exercicios físicos: fonte da juventude. 2008. (Outra).
Multirão da saúde. 2008. (Outra).
Simpósio de educação física adaptada. 2008. (Simpósio).
visita técnica-científica. 2008. (Encontro).
XIII Simpósio de educação física e esporte. 2008. (Simpósio).
XXIX Congresso da sociedade de cardiologia do estado de São Paulo. 2008. (Congresso).
12º Encontro de ensino pesquisa e extensão da unoeste.Efeito do treinamento com pesos sobre o impulso contrátil de idosas sedentárias. 2007. (Encontro).
Fórum vida ativa. 2007. (Outra).
II Viva melhor.Atividade fisica e saude. 2007. (Outra).
Avaliação e prescrição de treinamento para idosos.Avaliação e prescrição de treinamento para idosos. 2006. (Outra).
Coletas de dados. 2006. (Outra).
I Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercicio. I Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercicio. 2006. (Congresso).
I Congresso internacional de biomecanica da UNESP. Efeitos de um protocolo especifico de treinamento de capoeira em mulheres idosas. 2006. (Congresso).
XXIX Simposio internacional de ciências do esporte.Efeitos do Treinamento de Força Sobre Alguns Indices de Aptidão Funcional em Idosas. 2006. (Simpósio).
5º Congresso nacional de atividade fisica e saude. Respostas hemodinâmicas após treinamento de capoeira em idosas fisicamente ativas. 2005. (Congresso).
VIII Ciclo de palestras Prof. Dr. Frank Perry Goldmam". 2005. (Outra).
Participação em bancas
CARNEIRO, N.H.; CARVALHO, A. S.. Treinamento de força motora tradicional versus treinamento de força motora funcional: caracteristicas, semelhanças e diferenças. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Funcional no Esporte e no Fitness) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; CARVALHO, A. S.. Qualidade de vida de iniciantes na prática do treinamento funcional: um estudo de caso. 2016 - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; MILANEZ, V.F.;CUNHA, L.A.. A importãncia do fortalecimento da musculatura do antebraço. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; PIERUCCI, A.. O saber da educação física em primeiros socorros nas academias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; CARVALHO FILHO, C.A.; MILANEZ, V.F.. Incidência de lesões em atletas participantes de Jiu Jitsu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; CARVALHO FILHO, C.A.; QUIMARAES, M. F.. A importância da posse de bola e passes corretos para um bom desempenho no futebol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; ALVES, M.J.;CUNHA, L.A.. Sedentarismo e sua influencia no processo de envelhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; RIBEIRO, A.S.; CINTRA, D.M.R.. A dança na terceira idade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; PIERUCCI, A.; QUIMARAES, M. F.. Aspecto cultural e histórico do futebol feminino no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; ZANUTO, E. A. C.;CUNHA, L.A.. Perfil cineantropométrico de praticantes de Jiu-Jitsu brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; Araujo G de. Efeitos agudos de diferentes tipos de treinamento reisitido em jovens adultos treinados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
QUIMARAES, M. F.;CARNEIRO, N.H.. Recreação na terceira idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; NASCIMENTO, E.P.. A importância dos jogos e atividades ludicas na educação física infantil e fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Análise de parâmetros de desempenho em corridas de velocidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Perfil da composição corporal de policiais militares do município de Presidente Prudente - SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Dietas hipocalóricas diminuem o gasto energético total e tornam-se ineficientes na reulação do peso corporal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Exercicio fisico como auxilio no tratamento de doenças cardiovasculares na terceira idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Uma nova concepção de ensino interdisciplinaridade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Contribuição da ginasica laboral para a melhoria do relacionamento interpessoal entre trabalhadores nas empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. O treinamento personalizado e os fatores motivacionais para praticantes de exercicios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; CARVALHO FILHO, C.A.. Os exercícios resistidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.. Os beneficios da atividade física relacionada com envelhecimento, flexibilidade e tarefas do cotidiano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.OLIVEIRA, W.G.A.. Atividades físicas e as doenças crônico-degenerativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; CINTRA, D.M.R.. Benefícios físicos e psicológicos da dança na terceira idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; NAJAS, C.S.. Capoeira na escola: atividade educacional, social e esportiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; KRAVCHYCHYN, C.. A recreação e suas contribuições na melhora do desenvolvimento motor das crianças de educação infantil compreendidas entre 4 a 6 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; CARVALHO FILHO, C.A.. Caracteristicas motivacionais, antopométricas e salutares de mulheres jovens de uma academia de ginástica feminina: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; ADALLA, J.F.. Capoeira esporte: análise histórica e documental dos regulamentos relacionados a competições nacionais e internacionais (2005-2006). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; ALVES, M.J.. Educação física escolar: a pedagogia da capoeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; FERNANI, D.C.G.L.. Efeitos da atividade física para a terceira idade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; MARCOS, F.M.. Influência do estresse psicológico sobre o desempenho esportivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; VIANA, M.. Teste de wingate em indivíduos ativos: influência da familiarização e do intervalo do teste re-teste. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARNEIRO, N.H.; ROSA, M.J.A.. Efeitos da prática de capoeira adaptada a terceira idade sobre a amplitude de movimento da articulação coxo-femural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Oeste Paulista.
Orientou
Efeitos do treinamento físicos em aparelhos da academia da terceira idade sobre as capacidades funcionais de indivíduos acima de 50 anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Efeitos de oito meses de treinamento combinado, sobre a capacidade funcional de idosos acima de 60 anos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Diferentes métodos de treinamento para ganho na flexibilidade em idosos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
O uso de esteróides androgênicos por adolescentes: Um risco em busca da forma física perfeita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Exercícios pliométricos e sua importância para o desempenho nas modalidades de voleibol e basquetebol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Atividade física e capacidade funcional do idoso: Uma revisão de literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Os benefícios do exercício físico para a melhora da capacidade funcional na terceira idade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
A influência do treinamento resistido na flexibilidade em idosos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Efeitos do exercício físico na osteoartrite em idosos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Martins e Glauber da Costa Silva; A influência do treinamento funcional na qualidade de vida na população idosa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
A influência do treinamento de força na flexibilidade de mulheres idosas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Mateus; Os efeitos da musculação na terceira idade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Os efeitos da musculação na terceira idade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Efeitos do treinamento físico em aparelhos da academia terceira idade sobre as capacidades funcionais de individuos acima de 50 anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Benefícios dos exercícios de flexibilidade aplicada em idosos:; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Beneficios do treinamento com peso para idosos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Comparação das cappacidades funcionais de mulheres idosas praticantes de exercicios fisicos durante 8 semanas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Benefícios do exercicio fisico na prevenção de quedas na terceira idade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
O efeito de seis meses de treinamento com pesos livres em idosos sedentarios; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
A correlação entre o desenvolvimento da força e resistência muscular e as capacidades funcionais de idosos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Efeitos do treinamento com pesos livres sobre variaveis antropométricas de mulheres idosas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
A importância do lúdico para a aprendizagem da capoeira e desenvolvimento das capacidades físicas na pré-escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Nelson Hilário Carneiro;
Produções bibliográficas
-
AMARANTE DO NASCIMENTO, MATHEUS ; NUNES, JOÃO PEDRO ; PINA, FÁBIO L.C. ; RIBEIRO, ALEX S. ; CARNEIRO, N.H. ; VENTURINI, DANIELLE ; BARBOSA, DÉCIO S. ; MAYHEW, JERRY L. ; CYRINO, E.S. . Comparison of 2 weekly frequencies of resistance training on muscular strength, body composition, and metabolic biomarkers in resistance-trained older women: effects of detraining and retraining. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 36, p. 1437-1444, 2022.
-
NUNES, JOÃO PEDRO ; PINA, FÁBIO L. C. ; RIBEIRO, ALEX S. ; CUNHA, PAOLO M. ; KASSIANO, WITALO ; COSTA, BRUNA D. V. ; KUNEVALIKI, GABRIEL ; NASCIMENTO, MATHEUS A. ; CARNEIRO, N.H. ; VENTURINI, DANIELLE ; BARBOSA, DÉCIO S. ; SILVA, ANALIZA M. ; MAYHEW, JERRY L. ; SARDINHA, LUÍS B. ; CYRINO, E.S. . Responsiveness to muscle mass gain following 12 and 24 weeks of resistance training in older women. AGING CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH , v. 33, p. 1071-1078, 2021.
-
PINA, FÁBIO L. ; NUNES, JOÃO P. ; RIBEIRO, ALEX S. ; NASCIMENTO, MATHEUS A. ; CYRINO, LETÍCIA T. ; CARNEIRO, NELSON H. ; VENTURINI, DANIELLE ; BARBOSA, DÉCIO S. ; MAYHEW, JERRY L. ; CYRINO, EDILSON S. . Comparison of the effects of different weekly frequencies of resistance training on metabolic health markers and body fat in older women. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 60, p. 618-624, 2020.
-
PINA, FÁBIO L.C. ; NUNES, JOÃO PEDRO ; SCHOENFELD, BRAD J. ; NASCIMENTO, MATHEUS A. ; GERAGE, ALINE M. ; JANUÁRIO, RENATA S. B. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. ; OLIVEIRA, ARLI R. . Effects of different weekly sets-equated resistance training frequencies on muscular strength, muscle mass, and body fat in older women. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 34, p. 2990-2995, 2020.
-
CARNEIRO, N.H. ; RIBEIRO, A. S. ; NASCIMENTO, M.A. ; GOBBO, L. A. ; SCHOENFELD, B. J. ; ACHOUR JUNIOR, A. ; GOBBI ; OLIVEIRA, A.R. ; CYRINO, E.S. . Effects of different resistance training frequencies on flexibility in older women. Clinical Interventions in Aging , v. 10, p. 531-538, 2015.
-
HILÁRIO CARNEIRO, NELSON ; ONOFRE VIEIRA DA SILVA, CARLOS . COMPARAÇÃO DAS CAPACIDADES FUNCIONAIS DE MULHERES IDOSAS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE OITO SEMANAS. Colloquim vitae , v. 6, p. 29-35, 2014.
-
GURJÃO, A.L.D. ; GONÇALVES, R. ; CARNEIRO, N.H. ; Ceccato, M ; Jambassi Filho, J. C. ; GOBBI . Efeito do treinamento com pesos na pressão arterial de repouso em idosas normotensas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 3, p. 160-163-163, 2013.
-
GURJÃO, A.L.D. ; GOBBI, L.T.B. ; CARNEIRO, N.H. ; GONÇALVES, R. ; MOURA, R.F. ; CYRINO, E.S. ; ALTIMARI, L.R. ; GOBBI . Effect of strength training on rate of force development in older women. Research Quarterly for Exercise and Sport , v. 83, p. 268-275, 2012.
-
CARNEIRO, N.H. ; CACCEATORE, R.O. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Aprendizagem da capoeira e desenvolvimento das capacidades físicas de pré-escolares por meio do lúdico. Colloquium , v. 2, p. 00-00, 2010.
-
GURJÃO, A.L.D ; CARNEIRO, N.H. ; GONÇALVES, R. ; MOURA, R. F. ; GOBBI, Sebastião . Efeito agudo do alongamento estático na força muscular de mulheres idosas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano , v. 12, p. 195-201, 2010.
-
CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeitos da prática da capoeira adaptada para terceira idade. Colloquium , v. 1, p. 17-24, 2009.
-
MENEZES, A. C. ; SOUZA, S. ; CARNEIRO, N.H. . Textos de Capoeira - Volume 3. 01. ed. Rio de Janeiro/RJ: Atual Design, 2018. v. 3. 258p .
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeira: Aptidão física e lesões. Um guia para o treinamento seguro e eficaz. 1. ed. Maringá PR: Juliana Dalbert, 2017. v. 1. 171p .
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeira & Alongamento: Reflexões sobre a flexibilidade e ensino arendizagem para crianças e idosos. 01. ed. Presidente Prudente. SP: Grafica Cipola, 2013. v. 01. 74p .
-
CARNEIRO, N.H. ; OLIMPIO, M. . Capoeira e seus benefícios para pessoas acometidas por Osteoartrite do Joelho. In: Antonio Carlos de Menezes.; Sergio Souza.. (Org.). Capoeira e seus benefícios para pessoas acometidas por Osteoartrite do Joelho. 4ed.Niteroi RJ: Muzenza Edições, 2019, v. 4, p. 03-192.
-
CARNEIRO, N.H. ; OLIMPIO, M. . Os efeitos da capoeira sobre articulações dos joelhos. In: Antonio Carlos de Manezes. (Org.). Textos de Capoeira Volume 2. 2ed.Niterói/RJ: Atual Disign, 2017, v. 22, p. 17-222.
-
CARNEIRO, N.H. ; OLIMPIO, M. . Efeitos da prática da capoeira na longevidade e saúde. In: Antonio Carlos de Menezes. (Org.). Textos de capoeira volume 1. 1ed.Niterói/RJ: Atual Design, 2015, v. 1, p. 13-245.
-
CARNEIRO, N.H. . Ação promove a capoeira como qualidade de vida. O Imparcial, Presidente Prudente/SP, 01 mar. 2018.
-
CARNEIRO, N.H. . Atletas de 27 cidades da região participam do campeonato no Sesc Thermas. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, 29 out. 2017.
-
CARNEIRO, N.H. . Interestadual de capoeira reúne 210 atletas no Sesc, 27 cidades. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, 29 out. 2017.
-
CARNEIRO, N.H. . Secretário de Esportes Claudinei Quirino foi o primeiro a receber o livro. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, p. 01 - 01, 16 set. 2017.
-
CARNEIRO, N.H. . Mestre lança livro em evento mundial de capoeira, em fortaleza. O Imparcial, Presidente Prudente/SP, 17 ago. 2017.
-
CARNEIRO, N.H. . Professor de PP lança livro sobre a história e prática da capoeira. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, 09 jul. 2013.
-
CARNEIRO, N.H. . Mestre de capoeira lança livro. O Imparcial, Presidente Prudente/SP, 08 jun. 2013.
-
CARNEIRO, N.H. . Aquecimento, alongamento e flexibilidade. Oeste Noticias, Região de Presidente Prudente, p. 1 - 1, 08 fev. 2012.
-
CARNEIRO, N.H. . Em Prudente, Sesc Thermas organiza semana da capoeira. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, 25 ago. 2011.
-
CARNEIRO, N.H. . ATIs em Prudente não possuem instrutores. Jornal Oeste Noticias, Presidente Prudente e região, p. 1.4 - 1.4, 03 ago. 2011.
-
CARNEIRO, N.H. . Idosos e o problema da perda de massa muscular. Oeste Noticias, Presidente Prudente e Região, p. 4.2 - 4.2, 11 abr. 2010.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeiristas do grupo muzenza participam do interestadual em PP. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, 09 ago. 2009.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeiristas de PP disputam mundial. O Imparcial, Presidente Prudente/SP, 17 jan. 2009.
-
CARNEIRO, N.H. . Grupo de estudos desenvolve pesquisas sobre saúde dos idosos. Caderno UNOESTE, Universidade do Oeste Paulista, p. 7 - 7, 05 maio 2008.
-
CARNEIRO, N.H. . Saúde e atividade. O Imparcia - Sinomar, Presidente Prudente - SP, p. 8 - 8, 04 maio 2008.
-
CARNEIRO, N.H. . Terceira idade de presidente prudente participa de um projeto ciêntifico desde 2004. O Imparcial, Presidente Prudente SP, p. 06 - 06, 06 mar. 2008.
-
CARNEIRO, N.H. . Prudentino ensina capoeira a idosos. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente e região, p. 1 - 1, 31 jul. 2007.
-
CARNEIRO, N.H. . copa e encontro interestaduais reuniu capoeiristas de oito estados. O IMPARCIAL, Presidente Prudente/SP, 27 maio 2007.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeirstas devem competir em Portugal. Jornal Imparcial, Presidente Prudente/SP, 01 abr. 2007.
-
CARNEIRO, N.H. . 400 Idosos participam do ´viva melhor´ em PP. O IMPARCIAL, Presidente Prudente, p. 4-B - 4-B, 03 dez. 2006.
-
CARNEIRO, N.H. . Idosos participam de programa de atividade física. O Iimparcial, Presidente Prudente, 07 out. 2005.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeira não tem idade.. Oeste Noticias, Presidente Prudente/SP, 15 dez. 2004.
-
CARNEIRO, N.H. . Festival interestadual de capoeira reune sete estados. Oeste noticias, Presidente Prudente/SP, 18 abr. 1999.
-
CARNEIRO, N.H. . Prudente sedia festival de capoeira. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Festival interestadual de capoeira. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Cerca de 250 capoeiristas estao sendo esperados no sesi/vila furquim para o batizado e troca de corda.. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Professor Nelson promove fetival nacioal de capoeira na associação prudentina de esportes atléticos. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeira muzenza ganha seis medalhas em marília. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Noite de autografos. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Equipe professor Nelson participou de 14a 16 de outubro do campeonato em Maringa. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Colégio inova e oferece capoeira à crianças. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeira no colégio cotiguara. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Grupo muzenza conquista dez medalhas no parana. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Professor realiza palestra durante a copa muzenza. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Integrantes do grupo muzenza, de capoeira, disputaram nos ultimos dias8, 9 e 10 do 2º campeonato mundial aberto da modalidade. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Grupo muzenza de prudente brilha em torneio nacional. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Diversificação cultural, encontro reunira capoeira e dança. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeiristas são destasques em torneio. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Tênis Clube reúne capoeiristas da região. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Só 14% de idosos fazem exercícios. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Pratica de esportes, segundo Carneiro, melhora a flexibilidade e equilibrio dos idosos. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeirista recebe homenagem. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Capoeiristas são destaques em curitiba. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Professor recomenda exercício físico. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . O porfessor universitario nelson hilario carneiro lançou com sucesso no sesc thermas o seu livro. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Roda de capoeira , mestre nelson hílario luta no mundial muzenza do rio de janeiro. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Paricipação do professor nelson hilario, no congresso de cardiologia do estado de são paulo. O Imparcial.
-
CARNEIRO, N.H. . Prudentino obtem titulo mundial de capoeira. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . Muzenza realiza encontro no sesc. O IMPARCIAL.
-
CARNEIRO, N.H. . o contramestre nelson hilario continua demonstrando a arte da capoeira no continente europeu. O IMPARCIAL.
-
CARNEIRO, N.H. . Nelson Hilario completou um mes de peregrinação no continente europeu. O IMPARCIAL.
-
CARNEIRO, N.H. . Atletas prudentinos jogam capoeira no parana. Oeste noticias.
-
CARNEIRO, N.H. . O capoeirista Nelson Hilario conquistou a sexta posição no campeonato europeu muzenza. O IMPARCIAL.
-
CARNEIRO, N.H. . Ginga adaptada, curso de capoeira adaptada para terceira idade. O IMPARCIAL.
-
CARNEIRO, N.H. . capoeirista tipo exportação. O IMPARCIAL.
-
TRICOLI, I. I. ; LIMA, L. A. ; LISBOA, F. O. ; CARNEIRO, N.H. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CYRINO, E.S. . O treinamento de força tradicional pode aumentar a força de preensão manual em mulheres idosas fisicamente independentes?. In: 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022. v. 01. p. 01-01.
-
CARNEIRO, N.H. ; KASSIANO, W. ; COSTA, B.D. ; TRICOLI, I. I. ; CYRINO, E. S. . Efeito de um programa de exercícios de força sobre a qualidade muscular de mulheres idosas com e sem experiência prévia em treinamento resistido. In: 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022. v. 01. p. 01-01.
-
LISBOA, F. O. ; CARNEIRO, N.H. ; CAVALCANTE, E.F. ; CARVALHO, T. M. ; KUNEVAILIKI, G. ; CYRINO, E.S. . Existe relação entre espessura de dobras cutâneas e a força muscular dinâmica relativa a massa corporal?. In: 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2022. v. 01. p. 01-01.
-
LIMA, L. A. ; LISBOA, F. O. ; CARNEIRO, N.H. ; CAVALCANTE, E.F. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CYRINO, E.S. . Impacto do treinamento resistido para a melhoria da percepção de saúde de mulheres idosas. In: 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022. v. 01. p. 01-01.
-
CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; COSTA, B. D. ; LIMA, N. G. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. . Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre indicadores de risco cardiometabólico em mulheres idosas de diferentes faixas etárias. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021, São Caetano do Sul. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2021. v. 01. p. 10.
-
CYRINO, L. T. ; CAMPOS FILHO, M. G. A. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. ; GOBBO, L.A. . Treinamento resistido promove aumento do ângulo de fase em mulheres idosas independente dos níveis de força muscular: estudo longitudinal envelhecimento ativo. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021, São Caetano do Sul. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2021. v. 01. p. 15.
-
STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, N.H. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; KASSIANO, W. ; SILVA, A. L. ; CYRINO, E.S. . Associação entre indicadores funcionais de sarcopenia e memória tardia entre adultos brasileiros acima de 50 anos em zona rural e urbana. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021, São Caetano do Sul. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2021. v. 01. p. 20.
-
CAMPOS FILHO, M. G. A. ; CARNEIRO, M. A. S. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, N.H. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; CYRINO, E.S. . Comparação de quatro ordens dos exercícios resistidos sobre a força e massa muscular em mulheres idosas treinadas. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021, São Caetano do Sul. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2021. v. 01. p. 25.
-
PICOLOTO, A. ; NUNES, J. P. A. ; KASSIANO, W. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. . Treinamento resistido com diferentes intensidades de carga promove recomposição corporal em mulheres idosas?. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021, São Caetano do Sul. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2021. v. 01. p. 30.
-
CARNEIRO, N.H. ; NUNES, J.P.A. ; KASSIANO, W. ; SILVA, A. L. ; COSTA, B. D. ; CYRINO, E.S. . Associação entre ganhos de força membro-dependente e correção de assimetrias de força entre membros após 12 semanas de treinamento resistido em mulheres idosas. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021, São Caetano do Sul. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2021. v. 01. p. 35.
-
CASTRO-E-SOUZA, P. ; ANTUNES, M. ; CYRINO, L. T. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CAVALCANTE, E.F. ; CYRINO, E.S. . Efeito da redução do volume de treinamento resistido sobre a massa muscular esquelética e gordura corporal em mulheres idosas obesas. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina PR. VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina/PR, 2021. v. 1. p. 1-11.
-
STAVINSKI, N. G. L. ; KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. ; CARNEIRO, N.H. ; ANTUNES, M. ; CYRINO, L. T. ; SANTOS, J. F. M. ; CYRINO, E.S. . Idosas mais responsivas ao aumento da massa muscular apresentam maior redução da gordura abdominal após 12 semanas de TR. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina PR. VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina PR, 2021. v. 1. p. 1-3.
-
COSTA, B. D. ; KASSIANO, W. ; NUNES, J. P. A. ; KUNEVALIKI, G. ; CAVALCANTE, E.F. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. . Força e massa muscular em 511 mulheres idosas fisicamente independentes com idade entre 60 e 88 anos. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina PR. VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina PR, 2021. v. 1. p. 1-5.
-
CARNEIRO, N.H. ; NUNES, J. P. A. ; KASSIANO, W. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; COSTA, B. D. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CYRINO, L. T. ; CYRINO, E.S. . Efeito do treinamento resistido sobre a força, massa muscular e aptidão funcional em mulheres idosas não-treinadas e destreinadas. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina PR. VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina PR, 2021. v. 1. p. 1-6.
-
CARNEIRO, N.H. ; BAPTISTON, A. L. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CYRINO, EDILSON S. . Influência do treinamento com pesos na função física de idosas não treinadas e destreinadas. In: XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI), 2020, Curitiba. XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI). Curitiba/PR: 1ª Edição Digital On-line, 2020. v. 1. p. 61-83.
-
BAPTISTON, A. L. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; CYRINO, EDILSON S. . Efeito do treinamento resistido sobre a velocidade da marcha de idosas não treinadas e destreinadas. In: XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI), 2020, Curitiba/PR. XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI). Curitiba/PR: 1ª Edição Digital On-line, 2020. p. 35-83.
-
CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P. ; BAPTISTON, A. L. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, EDILSON S. . Papel do treinamento com pesos sobre a velocidade da marcha de idosas com diferentes faixas etárias. In: XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI), 2020, Curitiba/PR. XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI). Curitiba/PR: 1ª Edição Digital On-line, 2020. p. 64-83.
-
CASTRO-E-SOUZA, P. ; CARNEIRO, M. A. S. ; BAPTISTON, A. L. ; CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, EDILSON S. . O treinamento com pesos promove melhorias na função física de idosas de diferentes faixas etárias?. In: XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI), 2020, Curitiba/PR. XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI). Curitiba/PR: 1ª Edição Digital On-line, 2020. p. 35-83.
-
CARNEIRO, N.H. ; ANTUNES, M. ; NUNES, J. P. A. ; CUNHA, P. M. ; CYRINO, E.S. . Redução do volume de treinamento resistido sobre a composição corporal de mulheres idosas com obesidade sarcopênica. In: 42º Simpósio internacional de ciências do esporte e 2º simpósio internacional de atividade física e comportamento sedentário, 2019, São Paulo. Envelhecimento e atividade física. São Paulo: Revista Brasileira de Ciências e Movimento, 2019. v. 27. p. 03-176.
-
CARNEIRO, N.H. ; MILANEZ, V.F. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; FREITAS, A. C. ; ZANRIROLAMO, L. R. S. . Efeitos de dois tipos de alongamento sobre a flexibilidade de mulheres idosas após 12 semanas de treinamento físico generalizado. In: ENEPE, 2015, Presidente Prudente. ENEPE.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; GOBBO, L. A. . Efeitos de 12 semanas de treinamento físico generalizado em mulheres idosas treinadas. In: ENEPE, 2015, Presidente Prudente. ENEPE. Presidente Prudente: Maria Aparecida Neris da Conceição.
-
CARNEIRO, N.H. . Comparação das capacidades funcionais de mulheres idosas praticantes de exercícios físicos durante oito semanas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; AVELAR, A. . Efeito do treinamento com pesos utilizando diferentes frequências semanais sobre a força muscular de membros inferiores de mulheres idosas. In: Econtro de ensino, pesquisa e extensão, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. . Efeito do treinamento com pesos realizados três vezes semanais sobre a composição corporal e a força muscular de mulheres idosas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; AVELAR, A. . Efeito do treinamento com pesos realizados duas vezes semanais sobre a composição corporal e a força muscular de mulheres idosas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; AVELAR, A. . Efeito do treinamento com pesos duas vezes por semana sobre a força muscular de membros inferiores em mulheres idosas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; AVELAR, A. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Efeitos de duas ou três sessôes semanais de treinamento com pesos sobre a flexibilidade em idosas não treinadas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; AVELAR, A. . Efeitos de 12 semanas de treinamento com pesos realizados em diferentes frequencias semanais sobre a carga total levatada de mulheres idosas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; AVELAR, A. . Efeito do treinamento com pesos executados duas vezes semanais sobre a força uscular de membros superiores de mulheres idosas. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2014.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; RIBEIRO, A. S. ; ANDRADE, D. F. ; SILVA, D. R. P. ; CARNEIRO, E.N. ; BARBOSA, T. C. ; CYRINO, E.S. . Efeito após 12 semanas de treinamento com pesos sobre a carga total de peso levantado em mulheres idosas. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2013, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste 2013. Presidente Prudente SP: Revista Colloquium, 2013. v. 01. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; RIBEIRO, A. S. ; ANDRADE, D. F. ; BARBOSA, T. C. ; SILVA, D. R. P. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; CYRINO, E.S. . Efeito do treinamento com pesos em uma série única duas vezes semanais sobre a força de mulheres idosas. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2013, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste 2013. Presidente Prudente SP: Revista Colloquium, 2013. v. 01. p. 01-01.
-
CARNEIRO, N.H. . Efeito do treinamento com pesos realizado em uma unica serie tres vezes semanais sobre a forca de mulheres idosas. In: encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2013, presidente prudente - SP. encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2013.
-
CARNEIRO, N.H. ; CYRINO, E.S. . Efeitos após quatro anos e oito meses de treinamento físico generalizado no comportamento da capacidade funcional de idosos. In: IV Congresso Brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício, 2012, Londrina / PR. IV Congresso Brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício. Londrina / PR: IDEALIZA, 2012. v. 01. p. 305-305.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito Após 11 Meses de Treinamento Físico na Capacidade Funcional em Idosas. In: : Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2012, Presidente Prudente SP. Revista Colloquium. Presidente Prudente SP: Revista Colloquium, 2012.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. . Impacto de Sete Anos de Treinamento Generalizado na Capacidade Funcional de Idosas Acima de 70 Anos. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2012, Presidente Prudente SP. Revista Coloquium, 2012.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; GARGANTINI, R.C. ; CARNEIRO, E.N. ; Prado, AKG ; CYRINO, E.S. . Comportamento da capacidade funcional após um ano de treinamento físico generalizado de individuos idosos. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, Rio Claro-SP. Anais do VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; GURJÃO, A.L.D. ; GONÇALVES, R. ; CARNEIRO, E.N. ; CYRINO, E.S. . Impacto de 30 meses de treinamento físico generalizado sobre a capacidade funcional de membros superiores de mulheres idosas. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, RIo Claro-SP. Anais do VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, E.N. ; MARCOS, F.M. ; GURJÃO, A.L.D. ; CYRINO, E.S. . Treinamento físico generalizado mantém a capacidade funcional de idosas após cinco anos de prática. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, Rio Claro-SP. Anais do VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SILVA, C.O.V. ; Ceccato, M ; GURJÃO, A.L.D. ; CYRINO, E.S. . Efeito de 36 meses de treinamento físico generalizado sobre as capacidades funcioanis com mais de 50 anos. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, Rio Claro-SP. Anais do evento VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
CUNHA, L.A. ; CARNEIRO, N.H. ; GARGANTINI, R.C. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; CYRINO, E.S. . Três anos e quatro meses de prática regular de treinamento físico mantém as capacidades funcionais de idosos. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, Rio CLaro-SP. Anais do VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
Jambassi Filho, J. C. ; GURJÃO, A.L.D. ; GONÇALVES, R. ; Prado, AKG ; CARNEIRO, N.H. ; GOBBI . Efeito agudo de diferentes intensidades sobre o desempenho muscular no exerrcício leg-press, em idosas treinadas. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, Rio Claro-SP. Anais do VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
Prado, AKG ; Gallo, L. H. ; GURJÃO, A.L.D. ; CARNEIRO, N.H. ; GOBBI . Comparação dos níveis de resistência de força entre homens de 60 a 69 e acima de 80 anos. In: VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011, Rio Claro - SP. Anais do VII Congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
Ceccato, M ; Jambassi Filho, J. C. ; Prado, AKG ; Gallo, L. H. ; CARNEIRO, N.H. ; GOBBI . Efeito agudo de diferentes intensidades de exercícios com pesos no volume total de mulheres joens treinadas. In: VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2011, Rio Claro - SP. Anais do VII congresso internacional de educação física e motricidade humana e XIII simpósio paulista de educação física, 2011.
-
CARNEIRO, N.H. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Efeito de 16 semanas de treinamento físico generalizado sobre a resistência de força de membros superior e inferior de idosas de 70 a 76 anos. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Presidente Prudente: 1, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Efeito após 16 semanas de treinamento físico generalizado sobre a capacidade funcional de mulheres idosas de 70 a 76 anos. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Presidente Prudente SP, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
GOMES, M.J. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CACEFO, C,C. ; MUCHIUT, A. P. L. ; GARGANTINI, R.C. ; GOYA, T. ; CARNEIRO, N.H. . Força de preensão manual em idosos ativos e sedentários. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Melhora na flexibilidade e na coordenação motora após 16 semanas de exercícios generalizados em mulheres idosas de 64 a 76 anos. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; PERUCHI, L.A.G. ; SANTOS, J. C. B. ; CARNEIRO, E.N. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito do treinamento orientado e não orientado na resistência de força de membro superior de idosos ativos. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
PERUCHI, L.A.G. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, E.N. ; SANTOS, J. C. B. ; CARNEIRO, N.H. . Comparação da resistência de força de membros superiores entre idosos ativos e sedentários. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
GARGANTINI, R.C. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; GOMES, M.J. ; GOYA, T. ; MUCHIUT, A. P. L. ; CACEFO, C,C. ; CARNEIRO, N.H. . Força de preensão manual em idosos de diferentes faixas etárias. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
OLIVEIRA, W.G.A. ; CACEFO, C,C. ; MUCHIUT, A. P. L. ; GOMES, M.J. ; GARGANTINI, R.C. ; GOYA, T. ; CARNEIRO, N.H. . Força de preensão manual entre idosos praticantes de exercício físico supervisionado e não supervisionado. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente/SP. ENEPE ? Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA, L.F.S.L. ; CARNEIRO, E.N. ; GOBBI ; CYRINO, E.S. . Efeitos após 16 semanas de treinamento físico no comportamento da capacidade funcional de idosos. In: 34⁰ Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São PaULO. 34⁰ Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; GOBBI ; CYRINO, E.S. . Efeitos de 22 meses de treinamento físico na capacidade funcional de idosos treinados de ambos os sexos. In: 34⁰ Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. 34⁰ Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
SERRA, A.V.A. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; PERUCHI, L.A.G. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; BERTOLINO, M.F. ; MARCOS, F.M. ; CARNEIRO, N.H. . Efeitos de 14 semanas de destreino sobre a pressão arterial e freguência cardíaca em idosos ativos. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina - PR, 2010. p. 18-18.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; BERTOLINO, M.F. ; CARNEIRO, E.N. . Efeitos de 14 semanas de destreino sobre a coordenação motora e resistência de força de membros superiores de idosos previamente ativos. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina, 2010. v. 01. p. 214-214.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; BERTOLINO, M.F. ; CARNEIRO, E.N. . Efeito de 14 semanas de destreinamento sobre a agilidade e a resistência aeróbia geral de idosos.. In: III Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício, 2010, Londrina. Anais do III congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Londrina, 2010. p. 214-214.
-
SERRA, A.V.A. ; SANTOS, K.E. ; CUNHA, L.A. ; OISHI, L.M. ; SGANZERLA, L. ; CARNEIRO, N.H. ; GARGANTINI, R.C. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Comparação da coordenação motora e resistência de força em idosos após 41 meses de exercícios físicos generalizados. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 583-583.
-
CARNEIRO, N.H. ; SERRA, A.V.A. ; SILVA, C.O.V. ; CUNHA, L.A. ; OISHI, L.M. ; SGANZERLA, L. ; GARGANTINI, R.C. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Comparação da flexibilidade e coordenação motora em idosos após 27 meses de programa de exercícios físicos generalizados. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 567-567.
-
GARGANTINI, R.C. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SGANZERLA, L. ; SERRA, A.V.A. ; OISHI, L.M. ; PERUCHI, L.A.G. ; SILVA, C.O.V. ; CARNEIRO, N.H. . Comparação da frequencia cardiaca e pressão arterial após caminhada de 804,67 metros em idosos particupantes de treinamento generalizado. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 570-570.
-
OISHI, L.M. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SERRA, A.V.A. ; SILVA, C.O.V. ; SGANZERLA, L. ; PERUCHI, L.A.G. ; GARGANTINI, R.C. ; CARNEIRO, N.H. . Comportamento da frequencia cardiaca, pressão arterial e duplo produto de idoso após nove meses de programa generalizado. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anaid do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 572-572.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; SILVA, C.O.V. ; SGANZERLA, L. ; SERRA, A.V.A. ; PERUCHI, L.A.G. ; OISHI, L.M. ; GARGANTINI, R.C. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito de quatro semanas de destreinamento sobre as capacidades funcionais de idosos previamente ativos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 587-587.
-
OISHI, L.M. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; PERUCHI, L.A.G. ; SGANZERLA, L. ; SERRA, A.V.A. ; GARGANTINI, R.C. ; SILVA, C.O.V. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito de três meses de um programa de treinamento generalizado sobre os parametros F.C. , P.A., DP e resistencia aerobia geral (RAG) em idosos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 577-577.
-
PERUCHI, L.A.G. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SGANZERLA, L. ; GARGANTINI, R.C. ; BERTOLINO, M.F. ; SERRA, A.V.A. ; OISHI, L.M. ; SILVA, C.O.V. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre resistência de força de membros superiores e agilidade em idosos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 568-568.
-
SERRA, A.V.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; GARGANTINI, R.C. ; SGANZERLA, L. ; PERUCHI, L.A.G. ; SILVA, C.O.V. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, N.H. . Efeitos de oito semanas de treinamento resistido com carga na academia da terceira idade (ATI) sobre parametros hemodinamicos de idosos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 578-578.
-
SERRA, A.V.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; GARGANTINI, R.C. ; SGANZERLA, L. ; BERTOLINO, M.F. ; CUNHA, L.A. ; CARNEIRO, N.H. . Efeitos de oito semanas sobre os testes de sentar e levantar e abdominal em idosos submetidos a um treinamento com sobrecarga na academia da terceira idade (ATI). In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 574-574.
-
SGANZERLA, L. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SERRA, A.V.A. ; OISHI, L.M. ; GARGANTINI, R.C. ; SILVA, C.O.V. ; PERUCHI, L.A.G. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, N.H. . Efeitos sobre flexibilidade e coordenação motora em idosos previamente ativos após 13 meses de programa de exercícios físicos generalizados. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 565-565.
-
SERRA, A.V.A. ; MILHOMEM, D. ; MARCOS, F.M. ; CUNHA, L.A. ; ALVES, M.J. ; GOMES, M.J. ; CARNEIRO, N.H. ; RASO, V. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; OLIVEIRA, W.G.A. . Individuos residentes em asilo têm menor força muscular. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010.
-
SGANZERLA, L. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SERRA, A.V.A. ; OISHI, L.M. ; GARGANTINI, R.C. ; SILVA, C.O.V. ; PERUCHI, L.A.G. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, N.H. . Manutenção das capacidades funcionais de idosos previamente ativos em programa de exercícios físicos durante 13 meses. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 576-576.
-
SERRA, A.V.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; GARGANTINI, R.C. ; SGANZERLA, L. ; PERUCHI, L.A.G. ; SILVA, C.O.V. ; CARNEIRO, N.H. . Oito semanas de treinamento resistido em academia da terceira idade (ATI) com carga melhora as capacidades funcioanais de idosos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 588-588.
-
MARCOS, F.M. ; CARNEIRO, E.N. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; SILVA, C.O.V. ; GARGANTINI, R.C. ; BERTOLINO, M.F. ; CARNEIRO, N.H. . Comparação das capacidades funcionais de mulheres idosas praticantes de exercícios físicos durante oito semanas. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina-PR. Anais do III congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 309-309.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SGANZERLA, L. ; PERUCHI, L.A.G. ; OISHI, L.M. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeitos de cinco anos em programa de treinamento generalizado sobre as capacidades funcionais de idosos de 60 a 70 anos. In: 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010, São Paulo-SP. Anais do 33º simpósio internacional de ciências do esporte, 2010. p. 91-91.
-
SGANZERLA, L. ; CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; PERUCHI, L.A.G. ; OISHI, L.M. ; CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeitos de 16 meses de programas de exercícios físicos nas capacidades funcionais de idosos. In: 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010, São Paulo-SP. Anais do 33º simpósio internacional de ciências do esporte, 2010. p. 91-91.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; PERUCHI, L.A.G. ; BERTOLINO, M.F. . Analise comparativa das capacidades funcionais de idosos iniciantes sedentátios com idosos veteranos previamente ativos. In: III Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício, 2010, Londrina-PR. Anais do III Congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício, 2010. p. 313-313.
-
SERRA, A.V.A. ; MILHOMEM, D. ; MARCOS, F.M. ; CUNHA, L.A. ; ALVES, M.J. ; GOMES, M.J. ; CARNEIRO, N.H. ; GARGANTINI, R.C. ; RASO, V. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; OLIVEIRA, W.G.A. . A agilidade e a flexibilidade de pessoas idosas dependem de maior estimulo induzido por programa de exercício com pesos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 579-579.
-
SERRA, A.V.A. ; MILHOMEM, D. ; MARCOS, F.M. ; CUNHA, L.A. ; ALVES, M.J. ; GOMES, M.J. ; CARNEIRO, N.H. ; RASO, V. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; OLIVEIRA, W.G.A. . A flexibilidade de mulheres idosas é mais instavel que a composição corporal em um intervalo de dois anos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 581-581.
-
RIBEIRO, A.S. ; CARVALHO FILHO, C.A. ; NASCIMENTO, E.P. ; NETTO, J.E.S. ; CUNHA, L.A. ; PAPOTI, M. ; CARNEIRO, N.H. ; OLIVEIRA, W.G.A. . Cine e antropometria em escolares pré-adolescentes do projeto atleta do futuro do SESI de Presidente Prudente-SP. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010.
-
CARNEIRO, N.H. ; SERRA, A.V.A. ; MARCOS, F.M. ; OISHI, L.M. ; SGANZERLA, L. ; GARGANTINI, R.C. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Comparação da capacidade funcional de idosos após 27 meses em um programa de exercícios físicos generalizados. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010, Presidente Prudente-SP. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste (ENEPE), 2010. p. 575-575.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; OISHI, L.M. ; CARNEIRO, E.N. ; SGANZERLA, L. ; PERUCHI, L.A.G. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Dois anos de treinamento postergam declinio das capacidades funcionais de idosos. In: 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010, São Paulo-SP. 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010. p. 103-103.
-
PERUCHI, L.A.G. ; CARNEIRO, N.H. ; SGANZERLA, L. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; OISHI, L.M. ; CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeitos de quatro meses de treinamento generalizado sobre as capacidades funcionais de idosos. In: 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010, São Paulo-SP. 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010. p. 320-320.
-
SERRA, A.V.A. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; SGANZERLA, L. ; BERTOLINO, M.F. ; OISHI, L.M. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; PERUCHI, L.A.G. ; CUNHA, L.A. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito do treinamento resistido com carga em academia da terceira idade (ATI) nas capacidades funcionais de idosos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2010, Presidente Prudente-SP. Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2010.
-
OISHI, L.M. ; CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, E.N. ; SGANZERLA, L. ; PERUCHI, L.A.G. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeito de 40 meses de um programa de treinamento generalizado sobre as capacidades funcionais de idosos. In: 33º Simpósio internacional de ciências do esporte, 2010, São Paulo-SP. Anais do 33º simpósio internacional de ciências do esporte, 2010.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; ADALLA, J.F. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . O impácto após 8 semanas destreinamento sobre os componentes da capaidade funciona de mulheres idosas. In: 32º Simpósio internacional de cîências do esporte, 2009, São Paulo-SP. Anais do 35 Anos Construindo Saúde Pela Atividade Física e o Esporte, 2009. v. 17. p. 211-211.
-
CARNEIRO, E.N. ; CARNEIRO, N.H. ; MÔRA, M.M. ; SILVA, A.Z. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Treinamento com pesos livres mantém estáveis variáveis antopométricas de mulheres idosas. In: 32º Simpósio internacional de cîências do esporte, 2009, São Paulo. Anais do 35 Anos Construindo Saúde Pela Atividade Física e o Esporte, 2009. v. 17. p. 278-278.
-
CARNEIRO, E.N. ; CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Efeito de dez semanas de destreinamento sobre a resistência de força de membro superior e resistência aeróbica geral em idosos previamente ativos. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 570-570.
-
CARNEIRO, E.N. ; CARNEIRO, N.H. ; BERTOLINO, M.F. ; SILVA, L.F.S.L. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Capacidades funcionais de resistência de força e aeróbica de idosos são mantidas pelo treinamento físico. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2009, Presidente Prudente. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 567-567.
-
CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. ; CARNEIRO, N.H. ; GARGANTINI, R.C. . Treinamento aeróbico associado ao treinamento resistido não influencia a pressão arterial e frequencia cardiaca de idosos em repouso e após o exercício. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 568-568.
-
CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Treinamento físico localizado com sobrecargas mantem as capacidades funcionais de idosos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 566-566.
-
SILVA, L.F.S.L. ; CARNEIRO, N.H. ; BERTOLINO, M.F. ; CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Correlação entre idade e peso corporal com a agilidade de idosos treinados. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 571-571.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA, L.F.S.L. ; BERTOLINO, M.F. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Correlação entre idade e peso corporal com a resistência a força e aeróbica de idosos treinados. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 573-573.
-
CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. ; SILVA, L.F.S.L. ; PERUCHI, L.A.G. ; CARNEIRO, N.H. . Variação das capacidades físicas de agilidade e coordenação de idosos após treinamento aeróbico associado com resistido. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae. Presidente Prudente - SP, 2009. v. 1. p. 576-576.
-
CARNEIRO, E.N. ; CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. ; BERTOLINO, M.F. ; SILVA, L.F.S.L. . Efeitos de diferentes tipos de treinamento sobre as capacidades funcionaise e qualidade de vida de individuo com mais de 50 anos. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2009, Presidente Prudente - SP. Colloquium vitae, 2009. v. 1. p. 583-583.
-
SILVA, M.V.A. ; CORTE, M.Z. ; GENARO, S.C. ; CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Avaliação nutricional antropométrica de idosos fisicamente ativos. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2009, Presidente Prudente-SP. Anais da Colloquin Vitae, 2009. v. 1. p. 500-500.
-
CORTE, M.Z. ; SILVA, M.V.A. ; GENARO, S.C. ; CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Diagnóstico de hábitos e frequência de consumo alimentar e prevalência de obesidade, hipertensão arterial e diabetes em idosos fisicamente ativos. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2009, Presidente Prudente-SP. Anais da Colloquium Vitae, 2009. v. 1. p. 500-500.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; ADALLA, J.F. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . O impacto destreinamento sobre os componentes da capacidade funcional de mulheres idosas. In: 32º Simpósio internacional de cîências do esporte, 2009, São Paulo. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; ADALLA, J.F. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Treinamento generalizado é importante para manutenção das capacidades funcionais de idosos previamente ativos. In: 32º Simpósio internacional de cîências do esporte, 2009, São Paulo-SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; GURJÃO, A.L.D. ; GOBBI . Efeito de oito semanas de treinamento com pesos sobre a pressão arterial média de idosas normotensas. In: X Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas Para Terceira Idade, 2009, Maceió_AL. Anais do X Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas Para Terceira Idade, 2009. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Treinamento físico generalizado mantém capacidades funcionais de idosos. In: X Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas Para Terceira Idade, 2009, Maceió-AL. Anais do X Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas Para Terceira Idade, 2009. v. 1. p. 1-1.
-
BERTOLINO, M.F. ; CARNEIRO, N.H. ; CARNEIRO, E.N. ; SILVA, L.F.S.L. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Avaliação de flexibilidade de idosos após periodo de treinamento generalizado. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da unoeste, 2009, Presidente Prudente-SP. Anais da Colloquium Vitae, 2009. v. 1. p. 569-569.
-
CARNEIRO, N.H. . Treinamento físico combinado de força e aeróbio mantem capacidades funcionais de idosos. In: III Congresso de atualização treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento, 2009, São paulo. III Congresso de atualização treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento, 2009.
-
CARNEIRO, N.H. . Efeito do treinamento com pesos sobre a pressão arterial de idosas normotensas. In: III Congresso de atualização treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento, 2009, São paulo. III Congresso de atualização treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento, 2009.
-
TORRES, L.B. ; CARNEIRO, N.H. ; TORRES, D.B. ; FERNANI, D.C.G.L. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeito agudo do teste de resistência aeróbia geral sobre a função hemodinâmica de mulheres de meia-idade e idosas. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio, 2008, Londrina - Paraná. Anais do II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio.. Londrina, 2008. v. 2. p. 80-80.
-
MIOLA, P.R. ; CARNEIRO, N.H. ; TORRES, L.B. ; TORRES, D.B. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeito do alongamento sobre a contração voluntária máxima em mulheres idosas. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio, 2008, Londrina - Paraná. Anais do II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio. Londrina, 2008. v. 2. p. 184-184.
-
TORRES, L.B. ; CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. ; FERNANI, D.C.G.L. . A contração voluntaria máxima em mulheres idosas pode ser afetada atraves do alongamento muscular?. In: II Congresso Paulista de Ciencias da Saude, 2008, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Anais do II Congresso Paulista de Ciencias da Saude. São José do Rio Preto, 2008.
-
CARNEIRO, N.H. ; GOBBI ; GURJÃO, A.L.D. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Evolução das capacidades funcionais de idosos praticantes de exercícios físicos generalizados ao longo de 20 meses. In: I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008.
-
CARNEIRO, N.H. ; GOBBI ; GURJÃO, A.L.D. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Avaliação dos efeitos de um programa exercícios físicos generalizados realizado ao longo de 32 meses sobre as capacidades funcionais de idosos.. In: I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2008, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2008.
-
LOURENÇÃO, K.D. ; CARNEIRO, N.H. ; SILVA, C.O.V. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Comparação das capacidades funcionais de idosos participantes de programa treinamento generalizado e de idosos avaliados no evento III Viva Melhor Athia. In: I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008.
-
SILVA, C.O.V. ; CARNEIRO, N.H. ; LOURENÇÃO, K.D. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Comparação das capacidades funcionais de idosos praticantes de exercícios físicos com diferentes freqüências durante 8 semanas. In: I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008.
-
SILVA JUNIOR, V.L. ; CARNEIRO, N.H. ; SILVA, C.O.V. ; CARNEIRO, E.N. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeito de oito semanas de treinamento generalizado sobre a capacidade funcional em idosos previamente ativos. In: I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Educação Física, Esportes e Lazer, 2008.
-
CACCEATORE, R.O. ; CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . A importância do lúdico para a aprendizagem da capoeira e o desenvolvimento das qualidade físicas na pré-escola. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO OESTE PAULISTA, 2008, PRESIDENTE PRUDENTE. Anais do II Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista. PRESIDENTE PREUDENTE: UNOESTE, 2008. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA, A.Z. ; CARNEIRO, N.H. ; MÔRA, M.M. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeitos do treinamento com pesos livres sobre variáveis antropometricas de mulheres idosas. In: II Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista, 2008, Presidente Prudente-SP. Anais do II Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista. PRESIDENTE PRUDENTE: UNOESTE, 2008. v. 1. p. 1-1.
-
TORRES, L.B. ; MARCOS, F.M. ; OLIVEIRA, W.G.A. ; HARADA. H. ; CARNEIRO, N.H. ; TORRES, D.B. . Capacitação dos alunos de fisioterapia em atletas profissionais de futebol: prevenção e reabilitaçào.. In: II Congresso Paulista de Ciencias da Saude, 2008, São José do Rio Preto/SP. Anais do 2º Congresso Paulista de Ciencias da Saude, 2008. v. 01. p. 01-01.
-
TORRES, L.B. ; GARCIA JUNIOR, J.R. ; TORRES, D.B. ; FERNANI, D.C.G.L. ; CARNEIRO, N.H. . Variação da funçào cardiovascular de mulheres de meia idade e idosas após teste de resistência aeróbia geral. In: II Congresso Paulista de Ciencias da Saude, 2008, São José do Rio Preto-SP. Anais do 2º Congresso Paulista de Ciencia da Saude, 2008. v. 01. p. 01-01.
-
OLIVEIRA, W.G.A. ; CARNEIRO, N.H. ; TORRES, L.B. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeito de 10 semanas de destreinamento sobre as capacidades funcionais de mulheres idosas. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008, Londrina-PR. Anais do II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008.
-
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Efeitos da prática da capoeira adaptada em mulheres idosas. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008, Londrina-PR. Anais do II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008.
-
CARNEIRO, N.H. ; GURJÃO, A.L.D. ; GONÇALVES, R. ; GOBBI . Efeito do treinamento com pesos sobre o impulso contratil de mulheres idosas sedentarias. In: 12º Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da UNOESTE, 2007, Presidnete Prudente. Anais do 12º Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da UNOESTE, 2007. p. 35-35.
-
GONÇALVES, C.G.S. ; CARNEIRO, N.H. ; FERREIRA, L. ; MILANEZ, V.F. . Treinamento de capoeira e indicadores de aptidão física em mulheres idosas. In: I Congresso Internacional de Biomecanica da Unesp, 2006, Rio Claro. Anais do I Congresso Internacional de Biomecanica da Unesp, 2006.
-
MILANEZ, V.F. ; CARNEIRO, N.H. ; GONÇALVES, C.G.S. ; FERREIRA, L. . Efeitos de um protocolo específico de treinamento de capoeira em mulheres idosas. In: I Congresso Internacional de Biomecanica da Unesp, 2006, Rio Claro. Anais do I Congresso Internacional de Biomecanica da Unesp. RIO CLARO: UNESP, 2006. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, N.H. ; OLIVEIRA, A.R. ; FERNANDES, R.A. ; CAVALI, N. . Efeito de 16 semanas de treinamento com pesos nas variáveis da aptidão relacionada á saúde em idosas fisicamente ativas de Presidente Prudente/SP. In: I Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio, 2006, LONDRINA. Anais do I Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio. LONDRINA/ PR, 2006. v. 01. p. 72-72.
-
CARNEIRO, N.H. ; GONÇALVES, C.G.S. ; FERREIRA, L. . Efeito do treinamento de força sobre alguns índices de aptidão funcional em idosas. In: XXIX Simpósio Internacional de Ciencias do Esporte, 2006, São Paulo. A Globalização do Esporte e da Atividade Física, 2006. v. 14. p. 262-262.
-
GONÇALVES, C.G.S. ; CARNEIRO, N.H. . Efeito de um treinamento com peso na capacidade funcional em mulheres idosas. In: XXIX Simpósio Internacional de Ciencias do Esporte, 2006, São Paulo. A Globalizãção do Esporte e da Atividade Física, 2006. v. 14. p. 61-61.
-
CARNEIRO, N.H. ; FERREIRA, L. ; ADALLA, J.F. . Respostas hemodinâmicas após treinamento de capoeira em idosas fisicamente ativas. In: 5º Congresso Nacional de Atividade Física e Saude, 2005, Florianópolis. Anais do Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2005. v. 10. p. 111-111.
-
GONÇALVES, C.G.S. ; CARNEIRO, N.H. ; FERREIRA, L. ; MILANEZ, V.F. . Efeito de 16 semanas de treinamento de capoeira sobre indicadores antropométricos em mulheres idosas. In: 5º Congresso Nacional de Atividade Física e Saude, 2005, Florianópolis. Anais do Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2005. v. 10. p. 170-170.
-
CARNEIRO, N.H. . A importância do exercício físico na promoção da saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . A importância da atividade física na promoção da saúde no envelhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . A importãncia do estilo de vida na promoção da saúde para melhor qualidade de vida no envelhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Exercícios físicos no envelhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Sedentarismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Exercício físicos: fonte da juventude. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Exercícios fisicos na promoção da saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Atividade física e qualidade de vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Atividade física e saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Os benificios de exercícis físicos na promoção da saúde no envelhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Atividade física e saude. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, N.H. . Avalição e prescrição de treinamento para idosos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CARNEIRO, N.H. . Academia terceira idade de pirapozinho. 2008.
CARNEIRO, N.H. . Sala de apresentação de trabalhos (Coordenador). 2021.
CARNEIRO, N.H. . Coordenação das avaliações físicas do III viva melhor athia 2008. 2008.
CARNEIRO, N.H. . Coordenação da bateria de teste da aahperd, pressão arterial, glicemia ect. 2006.
CARNEIRO, N.H. . Planejamento e org. nos esportes de combate e nas lutas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. ; CUNHA, L.A. . Planejamento e org. do treinamento funcional para os esp. de comb. e nas lutas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . Treinamento funcional para esportes de combate (LUTAS). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. ; MENEZES, A. C. . Curso de capacitação: a importância do treinamento resistido e funcional na capoeira. 2018. .
CARNEIRO, N.H. ; MENEZES, A. C. . Curso de capacitação: a importância do treinamento resistido e funcional na capoeira. 2018. .
CARNEIRO, N.H. ; MENEZES, A. C. . Curso de capacitação: a importância do treinamento resistido e funcional na capoeira. 2018. .
CARNEIRO, N.H. . Preparação física e lesões: Um treinamento seguro eficaz. 2017. .
CARNEIRO, N.H. . Treinamento funcional para esportes de combate (LUTAS). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . Capoeira das senzalas as universidades. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . A importância do lúdico na aprendizagem da capoeira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . Treinamento funcional para esportes de combate (LUTAS). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . Capoeira das senzalas as universidades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . A importância do lúdico na aprendizagem da capoeira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . A importância da pedagogia na aprendizagem da capoeira. 2015. .
CARNEIRO, N.H. . Capoeira das senzalas as universidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . A importância do lúdico na aprendizagem da capoeira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . Curso A importância da musculação na Capoeira (Mundial de Capoeira). 2013. .
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Curso Capoeira na Longevidade e Saúde. 2013. .
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Curso A importância do lúdico para o desenvolvimento da capoeira com crianças. 2013. .
CARNEIRO, N.H. . Curso: Capoeira das senzalas as universidades. 2012. .
CARNEIRO, N.H. . Curso Capoeira adaptada a terceira idade. 2012. .
CARNEIRO, N.H. . Curso Capoeira adaptada a terceira idade. 2012. .
CARNEIRO, N.H. . Oficina de Lutas II. I Semana da Educação Física e do Esporte UEL. 2012. .
CARNEIRO, N.H. . Curso A importãncia do aquecimento para evitar lesões e aumentar a flexibilidade. 2012. .
CARNEIRO, N.H. . Curso Longevidade e Saúde. 2011. .
CARNEIRO, N.H. . Curso A importância do lúdico para a aprendizagem da capoeira e desenvolvimento das capacidades físicas de pré-escolares. 2011. .
CARNEIRO, N.H. ; SILVA JUNIOR, V.L. . Curso Capoeira na Longevidade e Saúde. 2011. .
CARNEIRO, N.H. ; GOBBI . Curso Prescrição de treinamento para idosos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. . Curso de capoeira na pré-escola (México). 2011. .
CARNEIRO, N.H. ; GARCIA JUNIOR, J.R. . Fisiologia e biomecânica aplicadas à musculação. 2010. .
GOBBI ; GOBBI, L.T.B. ; CARNEIRO, N.H. . Curso Atividade fídica, saúde mental e nuerológica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARNEIRO, N.H. . Ginástica e elementos da capoeira para idosos. 2010. .
GOBBI ; CARNEIRO, N.H. . Curso Saúde mental e exercícios para promoção de saúde no idoso. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. . Aula Fisiologia e biomecânica aplicadas a musculação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARNEIRO, N.H. . Palestra Exercício e cardiopatia. 2010. .
CARNEIRO, N.H. . Curso de capoeira adaptada a terceira idade. 2009. .
CARNEIRO, N.H. . Curso de capoeira na pré-escola. 2009. .
CARNEIRO, N.H. . Curso de prescrição e orientação de programas de exercícios físicos no envelhecimento. 2009. .
CARNEIRO, N.H. . Curso Exercício físico na saúde e na doença. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. . Aula Orientação e prescrição de exercícios fisicos de idosos de projeto social e treinamento generalizado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . A importância da atividade física na promoção da saúde no envelhecimento. 2008. .
CARNEIRO, N.H. . Exercícios físicos e envelhecimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, N.H. . Multirão de saúde. 2008. (Avaliação física).
CARNEIRO, N.H. . Exercícios físicos no envelhecimento. 2008. (Aula no Curso de Fisioterapia).
CARNEIRO, N.H. . Aula de capoeira na escola para alunos da educ. fís. da UNESP. 2008. (Aula).
CARNEIRO, N.H. . Aula Curso de Fisioterapia Atividade física na terceira idade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. . Curso Capoeira adaptada a terceira idade (Mundial Capoeira). 2007. .
CARNEIRO, N.H. . Capoeira adaptada a terceira idade. 2007. .
CARNEIRO, N.H. ; OLIVEIRA, W.G.A. . Curso A importacia da atividade física na promoção da saúde na população idosa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. . Curso Capoeira adaptada a terceira idade (Espanã). 2007. .
CARNEIRO, N.H. . Curso Prática da capoeira adaptada a terceira idade (Portugal). 2007. .
CARNEIRO, N.H. ; GURJÃO, A.L.D. ; OLIVEIRA, W.G.A. . Curso Treinamento com pesos para idosos. 2007. .
CARNEIRO, N.H. . Prescrição de exercícios físicos para idosos. 2007. (Aula).
CARNEIRO, N.H. . Aula 4º ano educ. fís. UNESP prescrição e orientação de exercícios para idosos. 2007. (Aula).
CARNEIRO, N.H. . Aula UNESP - Avaliação e prescrição de treinamento para idosos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. ; GURJÃO, A.L.D. ; GOBBI . Coleta de dados do projeto de pesquisa. 2006. (Coleta de dados do Projeto de Pesquisa).
CARNEIRO, N.H. . Aulas UNOESTE - Programa de atividade física e esportes individuais III (Capoeira). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, N.H. . Ginga Prudente 2025. 2025 (CAPOEIRA).
CARNEIRO, N. H. ; CARNEIRO, N.H. . Ginga Prudente 2023. 2023 (CAPOEIRA).
CARNEIRO, N.H. . Ginga Prudente. 2022 (Encontro Interestadual de Capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Ginga Prudente. 2019 (Encontro Interestadual de Capoeira).
MENEZES, A. C. ; CARNEIRO, N.H. . Campeonato Mundial de Capoeira. 2017 (Encontro Mundial de Capoeira Muzenza).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Mundial de Capoeira Muzenza. 2015 (Socioculturalesportivo).
CARNEIRO, N.H. . XVII Encontro Interestadual Muzenza de Capoeira. 2013 (EVENTO DE CAPOEIRA).
CARNEIRO, N.H. . XVI Encontro Interestadual Muzenza de Capoeira. 2012 (EVENTO CULTURAL).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Mundial de Capoeira Muzenza. 2010 (Socioculturalesportivo).
CARNEIRO, N.H. . Encontro nacional de capoeira com terceira idade. 2004 (Encontro nacional de capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Mundial de Capoeira Muzenza. 2004 (Socioculturalesportivo).
CARNEIRO, N.H. . Encontro nacional de capoeira. 2002 (Encontro nacional de capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Mundial de Capoeira Muzenza. 2002 (Socio-Cultural-Esportivo).
CARNEIRO, N.H. . Encontro nacional de capoeira. 2001 (Encontro nacional de capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Campeonato e encontro nacional de capoeira. 2000 (Encontro nacional de capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Encontro Mundial de Capoeira Muzenza. 2000 (Encontro Mundial de Capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Encontro nacional de capoeira muzenza. 1999 (Encontro nacional de capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Encontro interestadual de capoeira. 1998 (Encontro interestadual de capoeira).
CARNEIRO, N.H. . Encontro interestadual de capoeira. 1997 (Encontro interestadual de capoeira).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Efeito de dois anos de treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal, aptidão funcional, biomarcadores metabólicos, cognição e parâmetros cardíacos em mulheres pós-menopausadas: Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo, Descrição: O ENVELHECIMENTO ESTÁ ASSOCIADO A INÚMERAS MODIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS, NEUROMUSCULARES,FISIOLÓGICAS, METABÓLICAS, COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS QUE PODEM ACARRETAR COMPROMETER A SAÚDE,APTIDÃO FUNCIONAL, AUTONOMIA, AUTOESTIMA, QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE. NESSE SENTIDO, A PRÁTICAREGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM IDOSOS PODE ATENUAR OU, ATÉ MESMO, REVERTER GRANDE PARTE DOSEFEITOS DELETÉRIOS CAUSADOS PELO ENVELHECIMENTO E PROPORCIONAR UMA VELHICE BEM-SUCEDIDA. ENTRE OSDIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO FÍSICO, O TREINAMENTO RESISTIDO TEM SIDO O MAIS RECOMENDADO PARA APOPULAÇÃO IDOSA, EM VIRTUDE DOS INÚMEROS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS À SUA PRÁTICA, COM DESTAQUE PARA OAUMENTO DA FORÇA E MASSA MUSCULAR, REDUÇÃO DA GORDURA VISCERAL E INTRAMUSCULAR, AUMENTO DO CONTEÚDOE DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, MELHORIA DO PERFIL METABÓLICO, REDUÇÃO DOS SINTOMAS DE ANSIEDADE EDEPRESSÃO. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA VISA PROPORCIONAR MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE, AUTONOMIA EQUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO IDOSA DO SEXO FEMININO (> 60 ANOS), DA COMUNIDADE DE LONDRINA EREGIÃO, POR MEIO DA PRÁTICA DE TREINAMENTO RESISTIDO PROGRESSIVO E SUPERVISIONADO. ALÉM DISSO, OPROJETO PROPORCIONARÁ CAPACITAÇÃO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO, DE DIVERSASÁREAS, PARA TRABALHAREM COM ESSA POPULAÇÃO. O PROJETO FUNCIONARÁ ÀS SEGUNDAS, QUARTAS ESEXTAS-FEIRAS DAS 8H00MIN ÀS 12H00MIN, COM A OFERTA DE TREINAMENTO RESISTIDO SUPERVISIONADO EAVALIAÇÕES PERIÓDICAS (COMPOSIÇÃO CORPORAL, APTIDÃO FUNCIONAL, BIOMARCADORES METABÓLICOS, HÁBITOSNUTRICIONAIS, FUNÇÃO CARDÍACA, FUNÇÃO COGNITIVA E ANÁLISE COMPORTAMENTAL). UMA EQUIPE DE TRABALHOCOMPOSTA POR PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NUTRIÇÃO,MEDICINA, PSICOLOGIA, FARMÁCIA E BIOQUÍMICA CONDUZIRÁ AS SESSÕES DE TREINAMENTO, APLICARÁ TESTES EMEDIDAS E OFERECERÁ AVALIAÇÃO E ACONSELHAMENTO AS PARTICIPANTES. AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS EMUMA SALA DE MUSCULAÇÃO, COM INFRAESTRUTURA ADEQUADA PARA RECEBER AS PARTICIPANTES, E CONTARÁ COM OAPOIO DO LABORATÓRIO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, AMBOS LOCALIZADOS NAS DEPENDÊNCIAS DOCENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (CEFE/UEL).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Integrante / Denilson de Castro Teixeira - Integrante / Rodrigo dos Reis Fernandes - Integrante / Paulo Sugihara Junior - Integrante / Décio S. Barbosa - Integrante / Pâmela de castro-e-Souza - Integrante / Marcelo A. S. Carneiro - Integrante / Natã Gomes de Lima Stavinski - Integrante / Jarlisson Francsuel Melo dos Santos - Integrante / Márcia Marques DIB - Integrante / Marcelo Vitor da Costa - Integrante / Ian Isikawa Tricoli - Integrante / Ricardo José Rodrigues - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Danielle Venturini - Integrante / Fabioa Luiz Cheche Pina - Integrante / Marcelo Romanzini - Integrante / Aline Prado dos Santos - Integrante / Edilaine Fungari Cavalcante - Integrante / Jhenephan Macedo da Silva - Integrante / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Integrante.
-
2022 - Atual
Impacto de um ano de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo, Descrição: INTRODUÇÃO: A PRÁTICA REGULAR SISTEMATIZADA DE TREINAMENTO RESISTIDO TEM SIDO AMPLAMENTE RECOMENDADA, SOBRETUDO PARA MULHERES IDOSAS, EM VIRTUDE DOS INÚMEROS BENEFÍCIOS QUE PODEM SER PROPORCIONADOS TANTO PARA À SAÚDE QUANTO PARA A QUALIDADE DE VIDA. ENTRETANTO, O EFEITO DESSE TIPO DE TREINAMENTO TEM SIDO INVESTIGADO NA MAIORIA DOS ESTUDOS POR PERÍODOS RELATIVAMENTE CURTOS DE TEMPO (OITO OU 12 SEMANAS), O QUE DIFICULTA A ANÁLISE DO IMPACTO DESSE TIPO DEINTERVENÇÃO AO LONGO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. OBJETIVO: ANALISAR OS EFEITOS DE UM ANO DE PRÁTICA REGULAR E SISTEMATIZADA DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A FORÇA MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E BIOMARCADORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSADAS. MÉTODOS: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO E CONTROLADO, COM A PARTICIPAÇÃO MULHERES FISICAMENTE INDEPENDENTES (> 60 ANOS). O PROTOCOLO DE TREINAMENTO RESISTIDO SERÁ COMPOSTO POR OITO EXERCÍCIOS PARA OS DIFERENTES SEGMENTOS CORPORAIS, A SABER: SUPINO VERTICAL, LEG PRESS HORIZONTAL, REMADA ARTICULADA, CADEIRA EXTENSORA, ROSCA SCOTT, MESA FLEXORA, TRÍCEPS NO PULLEY E PANTURRILHA SENTADA. A PROGRESSÃO AOLONGO DO TEMPO OCORRERÁ MEDIANTE DA MANIPULAÇÃO DE VARIÁVEIS QUE COMPÕEM ESTE TIPO DE TREINAMENTO (CARGAS, ORDEM DE EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS, NÚMERO DE SÉRIES E REPETIÇÕES, FREQUÊNCIA SEMANAL, SISTEMAS DE TREINAMENTO, PERIODIZAÇÃO) PARA EVITAR UM POSSÍVEL PLATÔ ADAPTATIVO. ANTROPOMETRIA, TESTES DE UMA REPETIÇÃO MÁXIMA (1-RM), MEDIDAS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL (ABSORTOMETRIA RADIOLÓGICA DE DUPLA ENERGIA, BIOIMPEDÂNCIA ESPECTRAL E ULTRASSONOGRAFIA) ECOLETAS DE SANGUE PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE BIOMARCADORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO (GLICOSE, TRIGLICÉRIDES, COLESTEROL TOTAL, HDL-C, LDL-C E PROTEÍNA C-REATIVA) SERÃO AS VARIÁVEIS A SEREM ANALISADAS NOS MOMENTOS PRÉ-TREINAMENTO E AO FINAL DE UM ANO DE INTERVENÇÃO. RESULTADOS ESPERADOS: ACREDITAMOS QUE A PRÁTICA DO TREINAMENTO RESISTIDO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSADAS, POR UM PERÍODO DE TEMPO PROLONGADO (UM ANO), POSSA PROPORCIONAR RESPOSTAS ADAPTATIVAS POSITIVAS E DURADOURAS SOBRE A FORÇA MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E INDICADORES CARDIOMETABÓLICOS. ADICIONALMENTE, VARIÁVEIS MENOS RESPONSIVAS A ESTE TIPO DE TREINAMENTO EM CURTOS PERÍODOS DE INTERVENÇÃO, COMO O CONTEÚDO E A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, BEM COMO INDICADORES DO PERFIL LIPÍDICO, PODERÃO SER ANALISADAS DE FORMA MAIS CONSISTENTE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Integrante / Michele Caroline de Costa Trindade - Integrante / Luís Alberto Gobbo - Integrante / Letícia Trindade Cyrino - Integrante / Danielle Venturini - Integrante / Rodrigo dos Reis Fernandes - Integrante / Paulo Sugihara Junior - Integrante / João Pedro Alves Nunes - Integrante / Melissa Antunes - Integrante / Paolo Marcello da Cunha Fabro - Integrante / Décio Sabbatini Barbosa - Integrante / Pâmela de castro-e-Souza - Integrante / Natã Gomes de Lima Stavinski - Integrante / Alexandre Picoloto - Integrante / Jarlisson Francsuel Melo dos Santos - Integrante / Ágatha Graça - Integrante / Leandro dos Santos - Integrante / Ian Isikawa Tricoli - Integrante / Luis Alves de Lima - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Aline Prado dos Santos - Integrante / Edilaine Fungari Cavalcante - Integrante / Jhenephan Macedo da Silva - Integrante / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Integrante.
-
2022 - Atual
Impacto de dois anos de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo, Descrição: INTRODUÇÃO: A PRÁTICA REGULAR SISTEMATIZADA DE TREINAMENTO RESISTIDO TEM SIDO AMPLAMENTE RECOMENDADA, SOBRETUDO PARA MULHERES IDOSAS, EM VIRTUDE DOS INÚMEROS BENEFÍCIOS QUE PODEM SER PROPORCIONADOS TANTO PARA À SAÚDE QUANTO PARA A QUALIDADE DE VIDA. ENTRETANTO, O EFEITO DESSE TIPO DE TREINAMENTO TEM SIDO INVESTIGADO NA MAIORIA DOS ESTUDOS POR PERÍODOS RELATIVAMENTE CURTOS DE TEMPO (OITO OU 12 SEMANAS), O QUE DIFICULTA A ANÁLISE DO IMPACTO DESSE TIPO DEINTERVENÇÃO AO LONGO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. OBJETIVO: ANALISAR OS EFEITOS DE DOIS ANOS DE PRÁTICA REGULAR E SISTEMATIZADA DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A FORÇA MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E BIOMARCADORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSADAS. MÉTODOS: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO E CONTROLADO, COM A PARTICIPAÇÃO MULHERES FISICAMENTE INDEPENDENTES (> 60 ANOS). O PROTOCOLO DE TREINAMENTO RESISTIDO SERÁ COMPOSTO POR OITO EXERCÍCIOS PARA OS DIFERENTES SEGMENTOS CORPORAIS, A SABER: SUPINO VERTICAL, LEG PRESS HORIZONTAL, REMADA ARTICULADA, CADEIRA EXTENSORA, ROSCA SCOTT, MESA FLEXORA, TRÍCEPS NO PULLEY E PANTURRILHA SENTADA. A PROGRESSÃO AOLONGO DO TEMPO OCORRERÁ MEDIANTE DA MANIPULAÇÃO DE VARIÁVEIS QUE COMPÕEM ESTE TIPO DE TREINAMENTO (CARGAS, ORDEM DE EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS, NÚMERO DE SÉRIES E REPETIÇÕES, FREQUÊNCIA SEMANAL, SISTEMAS DE TREINAMENTO, PERIODIZAÇÃO) PARA EVITAR UM POSSÍVEL PLATÔ ADAPTATIVO. ANTROPOMETRIA, TESTES DE UMA REPETIÇÃO MÁXIMA (1-RM), MEDIDAS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL (ABSORTOMETRIA RADIOLÓGICA DE DUPLA ENERGIA, BIOIMPEDÂNCIA ESPECTRAL E ULTRASSONOGRAFIA) E COLETAS DE SANGUE PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE BIOMARCADORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO (GLICOSE, TRIGLICÉRIDES, COLESTEROL TOTAL, HDL-C, LDL-C E PROTEÍNA C-REATIVA) SERÃO AS VARIÁVEIS A SEREM ANALISADAS NOS MOMENTOS PRÉ-TREINAMENTO, AO FINAL DE UM E DOIS ANOS DE INTERVENÇÃO. RESULTADOS ESPERADOS: ACREDITAMOS QUE A PRÁTICA DO TREINAMENTO RESISTIDO EM MULHERESPÓS-MENOPAUSADAS, POR UM PERÍODO DE TEMPO PROLONGADO (DOIS ANOS), POSSA PROPORCIONAR RESPOSTAS ADAPTATIVAS POSITIVAS E DURADOURAS SOBRE A FORÇA MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E INDICADORES CARDIOMETABÓLICOS. ADICIONALMENTE, VARIÁVEIS MENOS RESPONSIVAS A ESTE TIPO DE TREINAMENTO EM CURTOS PERÍODOS DE INTERVENÇÃO, COMO O CONTEÚDO E A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, BEM COMO INDICADORES DO PERFIL LIPÍDICO, PODERÃO SER ANALISADAS DE FORMA MAIS CONSISTENTE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (7) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Integrante / Alex Silva Ribeiro - Integrante / Luiz Alberto Gobbo - Integrante / Crisieli Maria Tomeleri - Integrante / Letícia Trindade Cyrino - Integrante / Danielle Venturini - Integrante / Rodrigo dos Reis Fernandes - Integrante / Paulo Sugihara Junior - Integrante / Edilaine Fungari Cavalcante - Integrante / Melissa Antunes - Integrante / Décio Sabbatini Barbosa - Integrante / Márcia Marques DIB - Integrante / Diego Giuliano Destro Chistofaro - Integrante / Marcelo Vitor da Costa - Integrante / Ágatha Graça - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Fábio Luiz Cheche Pina - Integrante / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Integrante / Nelson Hilario Carneiro - Integrante.
-
2015 - 2015
Analisar dois tipos de alongamento sobre a flexibilidade de mulheres idosas após 12 semanas de Treinameto Físico Generalizado, Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de dois métodos de alongamento sobre a flexibilidade em mulheres idosas após 12 semanas de treinamento físico generalizado (TFG). 41 mulheres com idade ≥ de 60 anos participaram do estudo, foram divididas em dois grupos, sendo grupo um (G1) que foi aplicado o alongamento de facilitação neuromuscular proprioceptivo (FNP) sendo cinco mulheres e o grupo dois (G2) foi aplicado o alongamento estático (AE) 36 mulheres. Todas as participantes fazem parte de um programa de treinamento físico generalizado. As avaliações foram realizadas antes da realização da intervenção (pré) e após a intervenção (pós). Foi realizada avaliação da massa corporal, da estatura, foi calculado o IMC, avaliação da flexibilidade com flexímetro e o teste de alcançar sentada. O programa de teve a duração de uma hora. O tratamento estatístico foi utilizado o Teste t de Student para amostras dependentes, considerando-se nível de significância p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Coordenador / Eduardo Neres Carneiro - Integrante / Vanderlei Lopes da Silva Junior - Integrante.
-
2011 - 2015
Efeitos de programa de treinamento fisico com sobrecarga sobre as variáveis da capacidade funcional em idosos, Descrição: Várias são as teorias que procuram explicar o envelhecimento do ponto de vista biológico. Algumas enfatizam o possível controle genético do envelhecimento celular, outras as agressões externas a que são permanentemente expostas. Em ambos os casos, o resultado seria uma síntese protéica deficiente, com conseqüente disfunção dos tecidos e sistemas que compõem. Outras teorias, ainda, preferem focalizar o equilíbrio entre os diversos sistemas orgânicos pelo prisma do seu controle hormonal e da comunicação entre eles. Um ritmo diferenciado no processo de degeneração desses sistemas contribuiria com a diminuição da capacidade de adaptação do organismo ao meio, Farinatti (2002). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Coordenador.
-
2008 - 2015
Avaliação, prescrição e acompanhamento de programas de exercícios físicos para idosos nas academias da terceira idade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Coordenador.
-
2008 - 2010
Efeitos de programa de treinamento fisico com sobrecarga sobre as variaveis da capacidade funcional em idosos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) . , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Coordenador / Weber Gutemberg Alves de Oliveira - Integrante / Jair Rodrigues Garcia Junior - Integrante / Eduardo Neres Carneiro - Integrante / Vanderlei Lopes da Silva Junior - Integrante.
-
2006 - 2008
Programas de exercícios físicos a para terceira idade, Descrição: 10 Minutos de alongamentos 20 Minutos de ginastica com música: aeróbia, cardiorrespiratório, muscular e cognitivo 30 Minutos de treinamento com pesos livres. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Coordenador., Financiador(es): Organização Social Athia - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2007
Prática da capoeira adaptada a terceira idade, Descrição: Aulas duas vezes por semana, com duração de uma hora, contendo dez minutos de alongamento passivo, 30 minutos de atividades físicas, dez minutos de musicalidade e dez minutos de alongamento ativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Hilário Carneiro - Coordenador., Financiador(es): Organização Social Athia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2016
Homenagem pelo trabalho realizado com idosos, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.
2007
Pesquisa - Profissional de Educação Física, CREF - Conselho Regonal de Educaçaõ Física.
2007
6º Lugar Campeonato Europeu de Capoeira 2007, Grupo Muzenza de Capoeira.
2005
Homenagem trabalho com a Terceira Idade, Camara Municipal Presidente Prudente.
2004
7º Lugar Mundial de Capoeira, Grupo Muzenza de Capoeira.
2000
3º Lugar Mundial de Capoeira, Super Liga Brasileira de Capoeira.
2000
Homenagem Campeonato Mundial de Capoeira, Camara Municipal de Presidente Prudente.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Paraná, Educação Física. , Rod. Celso Garcia Cid km 380, Campus Universitário, 86057970 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 4333715953, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2016
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Professor universitáio, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 24
2004 - 2006
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesor de capoeira, Carga horária: 2
Atividades
-
02/2012 - 12/2016
Estágios , Universidade do Oeste Paulista.Estágio realizado, Alunos da Graduação no Curso de Educação Física - Aula Prática - 03 horas semanais.
-
03/2008 - 06/2016
Extensão universitária , Universidade do Oeste Paulista.Atividade de extensão realizada, Aulas Práticas de Alongamentos, Ginástica Aeróbia e Treinamento com Pesos Livres.
-
03/2008 - 06/2016
Extensão universitária , Universidade do Oeste Paulista.Atividade de extensão realizada, Alongamentos, Avaliação e Prescrição de Programas de Treinamentos para a população acíma de 50 anos, Academia Terceira Idade (ATI), Parque do Povo Presidente Prudente.
-
03/2008 - 06/2016
Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Oeste Paulista, Universidade do Oeste Paulista.Atividade realizada, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Programas de Exercícios Físicos no Envelhecimento GEPPEFE.
-
08/2007 - 06/2016
Pesquisa e desenvolvimento, UNOESTE.Linhas de pesquisa
2007 - 2009
UnimedVínculo: Educador físico prof capoeira, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Trabalho desenvolvido com enfoque da melhora nas capacidades funcionais de mulheres acíma de 50 anos.
Capoeira adaptada é uma atividade ritimica psico-histórico- social
Atividades
-
02/2007 - 12/2009
Treinamentos ministrados , UNIMED.Treinamentos ministrados, Capoeira Adaptada a Pessoas acíma de 50 anos - Programa e Exercícios Físicos Aeróbios e Fortalecimento Muscular -
2004 - 2010
Organizações AthiaVínculo: Coord. exercícios no envelheci, Enquadramento Funcional: Educador físico, Carga horária: 9
Outras informações:
Ainda continuo como consultor
2004 - 2008
Colégo CotiguaraVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Trabalgo desenvolvido com capoeira no jardim, pré-escola, 1º e 2º série.
Enfoque motricidade e os componentes da aptidão física
Atividades
-
03/2004 - 05/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, Capoeira na Educação Física
1996 - 2007
Anaconda Sport CenterVínculo: Professor de capoeira, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2005 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Academia, Artes Marciais.Cargo ou função, Coordenador de artes marciais.
-
03/1996 - 06/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Capoeira, Capoeira esportica e cultural
-
02/2000 - 02/2007
Treinamentos ministrados , Academia Anaconda Sport Center.Treinamentos ministrados, Treinamento desportivo - campeonatos brasileiros e mundiais - vários atletas campeões.
1999 - 2023
Grupo Muzenza de CapoeiraVínculo: Grupo Muzenza de Capoeira, Enquadramento Funcional: Mestre, Carga horária: 0
Outras informações:
Ministro cursos de capacitações por vários estados brasileiros e outros países.
2020 - Atual
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: De Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nelson Hilário Carneiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?